DIVINAÇÃO | Tentativa de obter conhecimento sobrenatural, especialmente do futuro, por meios de augúrios ou médiuns. |
DIVINAMENTE INSPIRADO | Uma referência às Escrituras como inspiradas por Deus (2Tm 3.16). |
DIVINDADE | A trindade completa. |
DIVINDADE ONTOLÓGICA DE JESUS | Referência à doutrina segundo a qual Jesus Cristo realmente experimentou todas as qualidades da divindade. Esta doutrina se contrapõe à perspectiva funcionalista, para a qual ele apenas fez a obra de Deus ou agiu em nome de Deus. |
DIVISA | Distintivo; lema Salmos 16:6 |
DIVISA | Distintivo; lema Salmos 16:6 |
DIVISA | Distintivo; lema Salmos 16:6 |
DIVÓRCIO | Separação de casal. Deuteronômio 24:1 |
DIVÓRCIO | É a ruptura do laço matrimonial, permitida pela Lei de Moisés (cf. Dt 24,1-4 e nota). Nas tribos do Médio-Oriente era usual a poligamia (Jz 8,30; 2Sm 3,7; 16,21; 1Rs 11,1-8; Gn 4,19). Mas o progresso da fé num Deus único orientará os costumes para a fidelidade a uma só mulher, como sinal da fidelidade a um só Deus (Esd 9,1s; 10,3; Ml 2,10-11; Tb 8,1s; Ecl 9,1-9; Eclo 26,1-18). A própria criação postula a monogamia (Gn 2,18-24; 1,26-31). A este ideal se refere Jesus (Mc 10,2-9; Mt 19,3-9; 1Cor 7,10-11; Lc 16,18) ao proibir o divórcio (Mt 5,31s; cf. Rm 7,2s; 1Cor 7,10s.27.39) e proclamar a indissolubilidade do Matrimônio, sacramento de união entre Cristo e a Igreja (Ef 5,22-23). |
DIVÓRCIO | Dissolução legal de um casamento válido. |
DIVÓRCIO | É a ruptura do laço matrimonial, permitida pela Lei de Moisés (cf. Deuteronômio 24,1-4 e nota). Nas tribos do Médio-Oriente era usual a poligamia (Juízes 8,30 2Samuel 3,7 2Samuel 16,21 1Reis 11,1-8 Gênese 4,19). Mas o progresso da fé num Deus único orientará os costumes para a fidelidade a uma só mulher, como sinal da fidelidade a um só Deus (Esdras 9,1s; Esdras 10,3 Malaquias 2,10-11 Tobias 8,1s; Eclesiastes 9,1-9 Eclesiástico 26,1-18). A própria criação postula a monogamia (Gênese 2,18-24 Gênese 1,26-31). A este ideal se refere Jesus (Marcos 10,2-9 Mateus 19,3-9 1Coríntios 7,10-11 Lucas 16,18) ao proibir o divórcio (Mateus 5,31s; cf. Romanos 7,2s; 1Coríntios 7,10s. 1Coríntios 7,27 1Coríntios 7,39) e proclamar a indissolubilidade do Matrimônio, sacramento de união entre Cristo e a Igreja (Efésios 5,22-23). |
DIVÓRCIO | Separação de casal. Deuteronômio 24:1 |
DIVÓRCIO | Separação de casal. Deuteronômio 24:1 |
DI-ZAABA | Hebraico: Abundante Em Ouro, Dt 1.1 |
DIZIMAR | Prática de entregar ao Senhor a décima parte dos rendimentos. |
DÍZIMO | Décima parte. Abraão apresentouo dizimo de tudo a Melquisedeque, o sacerdote do Deus Altíssimo (Gn 14.20). Jacó, depois de ter a visão dos anjos, prometeu ao Senhor o dízimo do que o Senhor lhe desse, se de novo voltasse em paz à casa de seu pai (Gn 28.22). |
DÍZIMO | Era a contribuição obrigatória, entregue ao santuário para sustentar os sacerdotes e levitas (Nm 18,21-32), os pobres, os órfãos e as viúvas (cf. Dt 14,22-29; Tb 1,7s e notas). A contribuição referia-se à décima parte dos cereais, do vinho e do azeite. Os fariseus pagavam, porém, o dízimo até dos produtos mais insignificantes, como as hortaliças (Mt 23,23). Ver "Esmola". |
DÍZIMO | A décima parte de uma renda. |
DÍZIMO | Era a contribuição obrigatória, entregue ao santuário para sustentar os sacerdotes e levitas (Números 18,21-32), os pobres, os órfãos e as viúvas (cf. Deuteronômio 14,22-29 Tobias 1,7s). A contribuição referia-se à décima parte dos cereais, do vinho e do azeite. Oséias fariseus pagavam, porém, o dízimo até dos produtos mais insignificantes, como as hortaliças (Mateus 23,23). Ver "Esmola". |
DÍZIMO | Décima parte. Abraão apresentouo dizimo de tudo a Melquisedeque, o sacerdote do Deus Altíssimo (Gn 14.20). Jacó, depois de ter a visão dos anjos, prometeu ao Senhor o dízimo do que o Senhor lhe desse, se de novo voltasse em paz à casa de seu pai (Gn 28.22). |
DÍZIMO | Décima parte. Abraão apresentouo dizimo de tudo a Melquisedeque, o sacerdote do Deus Altíssimo (Gn 14.20). Jacó, depois de ter a visão dos anjos, prometeu ao Senhor o dízimo do que o Senhor lhe desse, se de novo voltasse em paz à casa de seu pai (Gn 28.22). |
DÍZIMO | Décima parte dos rendimentos. |
DOAÇÃO DE CONSTANTINO | Documento que se pretende foi elaborado por Constantino doando a parte ocidental de seu império ao Papa Silvestre 1. Nicolau de Cusa e Laurentius Valia demonstraram que esse documento era forjado. |
DOC | Hebraico: Vigia, 1 Mac 16.15 |
DOCETISMO | Crença de que a humanidade de Jesus não era genuína |
DOCUMENTOS DO MAR MORTO | Coleção de escritos encontrados em cavernas perto do Mar Morto e especialmente em Qumran. Tais documentos em forma de rolos, o primeiro dos quais descoberto em 1947. foram provavelmente produzidos por uma comunidade de essênios. |
DOCUS | Hebraico: Vigia, 1 Mac 16.15 |
DODA | Hebraico: Amado Do Senhor, 2 Cr 20.37 |
DODAI | Hebraico: Amado Do Senhor, 1 Cr 27.4 |
DODANIM | Hebraico: Chefes, Gn 10.4 |
DODAVA | Hebraico: Amor De Jeová, Ou Amado Por Jeová, 2 Cr 20.37 |
DODAVAU | Hebraico: Amado Do Senhor, 2 Cr 20.37 |
DODD, C.H. (Charles Harold, 1884-1973) | Ministro congregacional inglês e professor de Novo Testamento em Oxford, Manchester e Cambridge, que é particularmente conhecido por seu conceito de escatologia realizada. |
DODO | Hebraico: Amante, Jz 10.1 |
DODO DO PAI | Hebraico: Amado Do Senhor, 1 Cr 27.4 |
DOEGUE | Hebraico: Tímido, Medrosa, 1 Sm 21.7 |
DOFCA | Hebraico: Guiando Rebanho, Nm 33.12 |
DOGMA | Uma doutrina comumente em forma de uma declaração eclesiástica oficial ou autoritativa. |
DOGMÁTICA | O estudo sistemático da doutrina, O termo é sinônimo de Teologia Sistemática. |
DOGMATISMO | A qualidade de ser categórico e de opinião nas convicções pessoais. Com freqüência é injustificado. |
DOGUE | Hebraico: Vigia, 1 Mac 16.15 |
DOLO | Ato consciente de induzir alguém ao erro. Gênesis 34:13 |
DOLO | Ato consciente de induzir alguém ao erro. Gênesis 34:13 |
DOLO | Ato consciente de induzir alguém ao erro. Gênesis 34:13 |
DOM | Dádiva, presente. Eclesiastes 3:13 |
DOM | Dádiva, presente. Eclesiastes 3:13 |
DOM | Dádiva, presente. Eclesiastes 3:13 |
DOM CELESTIAL | Uma complexa expressão em Hebreus 6.4, Aparentemente, alguém que já passou pela experiência do dom celestial, e que veio a cair, mais tarde. Os arminianos sustentavam que o dom celestial é a salvação. Muitos calvinistas afirmam que se trata simplesmente de uma inspiração. |
DOM DE PROFECIA | Um dos dons do Espírito (ICo 12.10 e cap. 14). Os profetas também são referidos como um dom do Espírito (Ef 4.11). |
DOMINAÇÕES | Personificação de poderes supraterrestres, relacionados com Satã, príncipe deste mundo (Rm 8,38; 1Cor 15,24; Ef 1,21), mas que não são os anjos maus. O cristão não deve temê-los pois são criaturas de Deus (Cl 1,16), mesmo que possam hostilizá-lo (Ef 6,12), porque Cristo os subjugou (Cl 2,10-15; 1Pd 3,22). Ver "Principados", "Potestades", "Satã". |
DOMINAÇÕES | Termo usado em Efésios 6.12 que alguns interpretam como referência a seres espirituais e outros como referência a forças dentro das estruturas da sociedade. |
DOMINAÇÕES | Personificação de poderes supraterrestres, relacionados com Satã, príncipe deste mundo (Romanos 8,38 1Coríntios 15,24 Efésios 1,21), mas que não são os anjos maus. O cristão não deve temê-los pois são criaturas de Deus (Colossenses 1,16), mesmo que possam hostilizá-lo (Efésios 6,12), porque Cristo os subjugou (Colossenses 2,10-15 1Pedro 3,22). Ver "Principados", "Potestades", "Satã". |
DOMINGO | Ver "Sábado". |
DOMINGO | O primeiro dia da semana; na era cristã, tornou-se o dia de culto (O Dia do Senhor). |
DOMINGO | Ver "Sábado". |
DOMINGO DE RAMOS | O domingo em que se comemora a entrada ‘ triunfal de Jesus em Jerusalém. Ocorre na semana que antecede a Páscoa. |
DOMÍNIO, TER DOMÍNIO SOBRE | Uma referência à ordem que Adão recebeu de Deus em Gênesis 1.28 de ter domínio sobre o resto da criação. Algumas teologias vêem esse domínio como a imagem de Deus na raça humana. |
DONATISMO | Movimento separatista africano que objetava a reconciliação dos cristãos que haviam renunciado às Escrituras sob perseguição, Em oposição aos donatistas, Agostinho desenvolveu o conceito de Igreja invisíveL |
DONIM | Hebraico: Fim De Sangue (uva), 1 Cr 11.13 |
DONS CARISMÁTICOS | Designa qualquer LipO de dom espiritual, mas especialmente os inusitados ou miraculosos, tais como o falar em línguas, curas, e ressuscitação dos mortos. |
DONS ESPECIAIS | Determinadosdonsdo Espirito que são incomuns ou espetaculares. |
DONS ESPIRITUAIS | São os poderes ou graças que o Espírito Santo confere a certos crentes em benefício da igreja. 1 Coríntios 12:1 |
DONS ESPIRITUAIS | Capacitaçôes especiais conferidas à Igreja pelo Espírito Santo. Pede ser na forma de capacidade inusitada, qualidades espirituais ou indivíduos superdotados. Nas Escrituras, podem ser encontradas quatro listas dos dons espirituais: Romanos 12.6-8; 1Coríntios 12:4—11; Efésios 4.11 e IPedro 4.11. |
DONS ESPIRITUAIS | São os poderes ou graças que o Espírito Santo confere a certos crentes em benefício da igreja. 1 Coríntios 12:1 |
DONS ESPIRITUAIS | São os poderes ou graças que o Espírito Santo confere a certos crentes em benefício da igreja. 1 Coríntios 12:1 |
DONS EVIDENTES | Certos dons do espírito como os de língua e de cura que são considerados evidências especiais de sua obra. |
DONS SOBRENATURAIS | Dons espirituais de caráter extraordinário, tais como: falar em línguas, cura e ressurreição de mortos. |
DONUM SUPERADDITUM | A idéia de um acréscimo sobrenatural à natureza humana, acréscimo este que foi perdido por ocasião da queda, deixando a natureza humana intacta- Dc acordo com a teologia católica medieval, foi a semelhança de Deus (o donum superadditum) que o homem perdeu. Ao passo que a imagem de Deus não foi afetada pela queda. |
DOOYEWEERD, HERMAN (1894-1977) | Filósofo reformado holandês cuja maior obra foi os quatro volumes da JVew critique o! lheoretical thought (I953-l958)- |
DOR | Sensação desagradável que tanto pode ser física, emocional ou mental. |
DOR | Hebraico: Habitação, Js 11.2 |
DORA | Grego: Dádiva, 1 Mac 15.11 |
DORCAS | Grego: Gazela, Aramaico: Talita, At 9.36 |
DORDA | Hebraico: Pérola Da Sabedoria, 1 Cr 2.6, 1 Rs 4.31 |
DORGUE | Hebraico: Tímido, 1 Sm 21.7 |
DORNER, ISAAK AUGUST (1809-1884) | Teólogo alemão que ensinou em Tübingen, KieI, Kbnigsberg, Bonn, Góttingene BerlimL Suaidéia princspal era de que a encarnação de Cristo se deu de forma gradual e progressiva. |
DORSO | Costas; parte posterior. Jó 41:13 |
DORSO | Costas; parte posterior. Jó 41:13 |
DORSO | Costas; parte posterior. Jó 41:13 |
DORT SÍNODO DE (1618-1619) | Uma assembléia internacional da Igreja convocada para tratar de questões teológicas e eclesiásticas da Igreja Reformada na Holanda. Sua maior contribuição foi a promulgação dos cânones de Port que articularam a posição Reformada no que diz respeito à eleição e matérias pertinentes. |
DOTA | Hebraico: Dois Poços, Gn 37.17 |
DOTAÇÃO SOBRENATURAL | Segundo lrineu e a igreja católica medieval, um dom sobrenatural concedido à natureza humana básica, mas que foi perdido com a queda. Esta semelhança com Deus, que consistia de seus atributos morais, era distinta da imagem de Deus. Seus atributos naturais da razão e da vontade que o homem conservou, |
DOTAIM | Hebraico: Dois Poços, Gn 37.17 |
DOTE | Bens que recebe uma pessoa, em especial uma mulher quando se casa. Gênesis 34:12 |
DOTE | Bens que recebe uma pessoa, em especial uma mulher quando se casa. Gênesis 34:12 |
DOTE | Bens que recebe uma pessoa, em especial uma mulher quando se casa. Gênesis 34:12 |
DOUTOR DA LEI | Ou escriba, é o homem entendido nas coisas da Lei (Lc 5,17; Mt 23,3). Eles recebiam o título honorífico de rabi (Mt 23,7s) e ensinavam a Lei ao povo (Lc 2,46; Rm 2,20). Seu trabalho de instrução é elogiado em Eclo 39,1-11; mas Jesus os criticou por seu casuísmo teológico-jurídico e sua conduta hipócrita. O cristão que tem o dom de ensinar é também chamado doutor (At 13,1; 1Cor 12,28s). |
DOUTOR DA LEI | Ou escriba, é o homem entendido nas coisas da Lei (Lucas 5,17 Mateus 23,3). Eles recebiam o título honorífico de rabi (Mateus 23,7s) e ensinavam a Lei ao povo (Lucas 2,46 Romanos 2,20). Seu trabalho de instrução é elogiado em Eclesiástico 39,1-11; mas Jesus os criticou por seu casuísmo teológico-jurídico e sua conduta hipócrita. O cristão que tem o dom de ensinar é também chamado doutor (Atos 13,1 1Coríntios 12,28s). |
DOUTRINA | Conjunto de princípios em que se baseia um sistema religioso, político ou filosófico. Deuteronômio 32:2 |
DOUTRINA | Crença ou ensino a respeito de temas teológicos, ou seja, um aspecto relacionado à natureza de Deus e sua ação no mundo. |
DOUTRINA | Conjunto de princípios em que se baseia um sistema religioso, político ou filosófico. Deuteronômio 32:2 |
DOUTRINA | Conjunto de princípios em que se baseia um sistema religioso, político ou filosófico. Deuteronômio 32:2 |
DOUTRINA ORTODOXA | A posição convencional, tradicional ou correta- |
DOUTRINAS CRISTÃS | Ensinos do cristianismo acerca da natureza de Deus, sua obra e sua relação com a criação. |
DOXOLOGIA | Declaração de louvor a Deus, O termo freqüentemente faz referência a certas expressões fixas que em geral tomam a forma “Deus seja louvado”. |
DOXOLOGIA | Fórmula litúrgica de louvor a Deus, geralmente ritmada. |
DOZE | Na Bíblia, "doze"é o número sagrado da "eleição": Os doze patriarcas, pais das doze tribos (Gn 35,22-26; 42,13.32; 49,28; At 7,8; Js 24,1s). Cristo elege doze apóstolos (Mc 3,13-19; Jo 6,70); que recebem uma especial instrução e seguem o Mestre (Lc 8,1s; 9,12; 18,31-34; Mc 4,10-11; 14,17s; Lc 9,2.5; Mc 6,7). Constituem o fundamento da Igreja (Ef 2,20; Ap 21,14; 7,4-12; Mt 19,28; Lc 22,30). Cristo come com eles a Ceia Pascal (Jo 13,1-20; Mt 26,20-29); ora por eles ao Pai (Jo 17,17); é a eles que as mulheres anunciam o encontro do túmulo vazio (Lc 24,9-10.45-49; Jo 20,19-23; Mt 28,18-20). Ver "Apóstolos". |
DOZE | Na Bíblia, "doze"é o número sagrado da "eleição": Oséias doze patriarcas, pais das doze tribos (Gênese 35,22-26 Gênese 42,13 Gênese 42,32 Gênese 49,28 Atos 7,8s). Cristo elege doze apóstolos (Marcos 3,13-19 João 6,70); que recebem uma especial instrução e seguem o Mestre (Lucas 8,1s; Lucas 9,12 Lucas 18,31-34 Marcos 4,10-11 Marcos 14,17s; Lucas 9,2 Lucas 9,5 Marcos 6,7). Constituem o fundamento da Igreja (Efésios 2,20 Apocalipse 21,14 Apocalipse 7,4-12 Mateus 19,28 Lucas 22,30). Cristo come com eles a Ceia Pascal (João 13,1-20 Mateus 26,20-29); ora por eles ao Pai (João 17,17); é a eles que as mulheres anunciam o encontro do túmulo vazio (Lucas 24,9-10 Lucas 24,45-49 João 20,19-23 Mateus 28,18-20). Ver "Apóstolos". |
DOZE DISCÍPULOS | Grupo original dos doze chamados por Jesus: Simão Pedro; seu irmão André; Tiago e seu irmão João (os filhos de Zebedeu); Filipe; Bartolomeu; Tomé; Mateus, o coletor de impostos; Tiago, o filho de Alfeu; Tadeu; Simão, o Zelote; e Judas Iscariotes. Devido à apostasia e morte de Judas Iscariotes, foi substituído por Matias. |
DRACMA | consulte MOEDAS |
DRAGAO | Grego: Enganador, Ap 12.3 |
DROMEDÁRIO | Camelo de corrida, de uma só corcova. |
DRUSILA | Hebraico: Regada Pelo Orvalho, At 24.24 |
DUALISMO | Qualquer perspectiva da realidade baseada em dois princípios fundamentais, tais como: matéria e espírito, natural e sobrenatural ou o bem e o mal. |
DUALISMO GREGO | A tendência na filosofia grega de distinguir com precisão o material do espiritual. Por exemplo, o corpo da alma. |
DUAS ESPADAS, TEORIA DAS | Doutrina de que há dois domínios e poderes na terra: o estado e a igreja. Foi inicialmente firmada pelo Papa Gelásio 1 em 494. O exato relacionamento entre o estado e a igreja tem sido objeto de um enorme debate por teólogos e jurisconsultos canônicos. |
DÚBIO | Duvidoso, incerto; ambíguo. |
DUDIA | Hebraico: Amado Do Senhor, 1 Cr 27.4 |
DUMA | Hebraico: Silencio, Gn 25.14 |
DUNS SCOTUS, JOHN (c.1266 | 1308)— Escolástico franciscano nascido na Escócia, Lendo estudado em Oxford e Paris. Ensinou em Oxford, Paris e Colônia. Em oposição a Tomás de Aquino, afirmava que a fé é primariamente uma questão da vontade e não da razão; conseqüentemente, ela não é estabelecida para provas racionais. |
DUPLA PREDESTINAÇÃO | Designa o ensino de que Deus escolheu não somente alguns para serem salvos, mas também a outros para serem perdidos. |
DURA | Hebraico: Circulo, Dn 3.1 |
DUREZA DE CORAÇÃO | Ação (ou estado) de resistência e rejeição á palavra e vontade de Deus. |
DÚVIDA RELIGIOSA | Incerteza a respeito da veracidade de certas proposições ou falta de um compromisso consistente para com o objeto da fé religiosa. Não deve ser confundido com descrença. |
DWIGHT. TIMOTHY (1752-1817) | Clérigo, teólogo e educador congregacional. De 1795 até sua morte, foi reitor e professor de Teologia na Universidade de Yale. Defensor do calvinismo conservador, exerceu grande influência no segundo grande despertamento espiritual nos Estados Unidos. Sua obra principal foi a coleção de sermões em cinco volumes com o titulo Theology explainedznd defended. |