SEOL | A derivação desta palavra hebraica é incerta. Duas teorias tem sido colocadas: primeiro, seol significaria interrogar, perguntar; e segundo, seol significaria o oco ou lugar mais profundo. No Antigo Testamento, Seol significa "lugar dos mortos." A palavra Seol, aparece em outros textos Bíblicos com outros sentidos, mas primariamente, significa lugar dos mortos. |
SEOL | Termo usado no Novo Testamento para o estado intermediário das almas, entre a vida na terra e o estado final. |
SEOL | Hebraico: Partes Baixas, Inferno, Gn 42.38 |
SEOM | Hebraico: Escova, Nm 21.21 |
SEORIM | Hebraico: Cevada, 1 Cr 24.8 |
SEPARAÇÃO | Prática de afastar-se do que é profano ou nocivo. |
SEPARAÇÃO ECLESIÁSTICA | Ato de apartar-se de grupos eclesiásticos considerados como impuros tanto na doutrina como no estilo devida. |
SEPARAÇÃO ENTRE IGREJA E ESTADO | Referência à doutrina de que a igreja e o Estado têm esferas especificas de ação. Portanto, devem ser legalmente independentes um do outro. |
SEPARAÇÃO SECUNDÁRIA | Remoção das pessoas que não se auto-separaram deste mundo. |
SEPARATISTA | Quem interrompe a associação com um grupo religioso específico ou abandona a prática de um estilo de vida. |
SEPTUAGÉSIMA | O terceiro domingo antes da Quaresma. |
SEPTUAGINTA | A mais antiga tradução do Antigo Testamento do hebraico para o grego. Supostamente atribuida a setenta (ou setenta e dois) tradutores judeus. Geralmente, utiliza-se a abreviatura LXX, que era como os romanos grafavam setenta. |
SEPULTADO COM CRISTO | Referência ao batismo (Rm 6.4). |
SEQUIAS | Hebraico: Habitar, 1 Cr 8.10 |
SEQUIDÃO | Secura. Salmos 32:4 |
SEQUIDÃO | Secura. Salmos 32:4 |
SEQUIOSO | Que tem sede; sedento. Isaías 29:8 |
SEQUIOSO | Que tem sede; sedento. Isaías 29:8 |
SER | Uma propriedade de tudo o que existe ou é; de certa forma, é a categoria mais básica na metafísica. |
SER CONTINGENTE | Alguma coisa que não existe por si mesma ou em si mesma, mas cuja existência depende de algum outro ser. |
SER HUMANO | A maior criação de Deus, O ser humano foi feito à sua imagem e semelhança e teve domínio sobre o restante da criação. (Gn 1 .26) |
SER PRIMORDIAL | Segundo os teólogos da “Morte de Deus”, principalmente Thomas J.J.Altizer, uma referência ao Deus transcendente, anterior à sua própria encarnação progressiva no mundo. |
SER, ANALOGIA DO | Doutrina que afirma existir uma semelhança ou proporcionalidade entre entidades e particularmente entre Deus e os seres humanos. |
SERA | Hebraico: Abundância, Gn 46.17 |
SERAFIM | O termo vem do hebraico saraf, "arder". Em Nm 21,8s (ver a nota) indica as serpentes "ardentes"ou venenosas. Mais tarde designa uma espécie de seres celestiais que purificavam pelo fogo (Is 6,2). Os serafins simbolizam a santidade divina que purifica o pecador. |
SERAFIM | Ser com seis asas, que representa a presença, grandeza e majestade de Deus. (Isaias 6:1-7) |
SERAFIM | Ser com seis asas, que representa a presença, grandeza e majestade de Deus. (Isaias 6:1-7) |
SERAFIM | O termo vem do hebraico saraf, "arder". Em Nm 21,8s (ver a nota) indica as serpentes "ardentes"ou venenosas. Mais tarde designa uma espécie de seres celestiais que purificavam pelo fogo (Isaías 6,2). Oséias serafins simbolizam a santidade divina que purifica o pecador. |
SERAFIM | Ser com seis asas, que representa a presença, grandeza e majestade de Deus. (Isaias 6:1-7) |
SERAFIM | Ser com seis asas, que representa a presença, grandeza e majestade de Deus. (Isaias 6:1-7) |
SERAFIM | Hebraico: Queimadores Ou Sublimes, Is 6.2 |
SERAFINS | Seres celestiais, geralmente entendidos como pertencentes a uma classe de anjos (Is 6.2). |
SERAIAS | Hebraico: Príncipe Ou Soldado Do Senhor, 2 Sm 8.17 |
SEREBIAS | Hebraico: Jeová Fez Tremor Ou Libertação Do Senhor, Ne 12.8 |
SEREDE | Hebraico: Temor, Tremura, Gn 46.14 |
SERES | Hebraico: Raiz Ou Renovo, 1 Cr 7.16 |
SERES VIVENTES | Expressão usada em Gênesis 1-2 para se referir às várias formas de vida. O homem se tornou um ser vivente quando Deus “soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida” (Gn 2.7). |
SERETE | Hebraico: Brilho, 1 Cr 4.7 |
SERGIO | Hebraico: Uma Rede, Latim: Servo Ou Escravo, At 13.7 |
SERGIO PAULO | Latim: Uma Rede Pequena, At 13.7 |
SERMÃO DO MONTE | O discurso de Jesus em Mateus 5-7 tem sido amplamente aceito como o padrão mais elevado para a vida cristã. |
SERÔDIA | Que aparece no fim da época própria. |
SERÔDIA | Diz-se do fruto que vem ou amadurece nos fins da estação própria ou depois dela. Provérbios 16:15 |
SERÔDIA | Diz-se do fruto que vem ou amadurece nos fins da estação própria ou depois dela. Provérbios 16:15 |
SEROM | Hebraico: Nobreza, 1 Mac 3.13 |
SERPENTE | Havia muitas serpentes venenosas na Palestina (Am 5,19; Pr 30,19; Sl 140,4). Segundo a opinião popular alimentavam-se de pó (Gn 3,14; Mq 7,17; Is 65,25). Os israelitas associavam serpentes e espíritos maus. Ela era símbolo do mal e da desgraça (Gn 3,1-5; Is 27,1; Sl 74,13s; Jó 3,8), da falsidade (Gn 49,17), da astúcia (Gn 3,1; Mt 3,7; 10,16; 23,33); constituindo, por isso, um perigo mortal (Eclo 21,2; Pr 23,32). Também em Israel havia encantadores de serpentes (Sl 58,5s; Jr 8,17; Ecl 10,11; Eclo 12,13; Tg 3,7). Entre os orientais, certas serpentes são adoradas, como deuses da fecundidade e transmissores da vida (emblemas fálicos). Por isso, no templo se adorava a serpente de bronze (Nm 21,4-9; 2Rs 18,4; Sb 16,7). Cristo, pendurado na árvore da morte (a cruz) é a serpente que dá a vida (Jo 8,28; 12,32s), vencendo a serpente que se pendurara na "árvore da vida" (Gn 3,1s). |
SERPENTE | Cobra. Gênesis 3:1 |
SERPENTE | Criatura que tentou Eva no jardim do Éden. Muitos acreditam é que se trata de uma forma pela qual Satanás aparece. O termo é usado na Bíblia para identificá-lo (Ap 20.2). Outros acreditam que, como Pedro tentou Jesus e não era Satanás, a serpente, involuntariamente, talvez, fez o mesmo, e mais tarde, depois que a teologia judaica passou a entender sobre Satanás, após o exílio, passou a usar o animal e aquela ação como do próprio diabo. |
SERPENTE | Havia muitas serpentes venenosas na Palestina (Amós 5,19 Provérbios 30,19 Salmo 140,4). Segundo a opinião popular alimentavam-se de pó (Gênese 3,14 Miquéias 7,17 Isaías 65,25). Oséias israelitas associavam serpentes e espíritos maus. Ela era símbolo do mal e da desgraça (Gênese 3,1-5 Isaías 27,1 Sl 74,13s; Jó 3,8), da falsidade (Gênese 49,17), da astúcia (Gênese 3,1 Mateus 3,7 Mateus 10,16 Mateus 23,33); constituindo, por isso, um perigo mortal (Eclesiástico 21,2 Provérbios 23,32). Também em Israel havia encantadores de serpentes (Salmo 58,5s; Jeremias 8,17 Eclesiastes 10,11 Eclesiástico 12,13 Tiago 3,7). Entre os orientais, certas serpentes são adoradas, como deuses da fecundidade e transmissores da vida (emblemas fálicos). Por isso, no templo se adorava a serpente de bronze (Números 21,4-9 2Reis 18,4 Cântico dos Cânticos 16,7). Cristo, pendurado na árvore da morte (a cruz) é a serpente que dá a vida (João 8,28 12,32s), vencendo a serpente que se pendurara na "árvore da vida" (Gênese 3,1s). |
SERPENTE | Cobra. Gênesis 3:1 |
SERTA | Hebraico: Frigideira, Ou Torradeira, 1 Cr 9.31 |
SERUQUE | Hebraico: Rebento, Gn 11.20 |
SERVIÇO | Ver "Ministérios". |
SERVIÇO | Aspecto do estilo de vida cristão que busca antes servir do que a ser servido. |
SERVIÇO | Ver "Ministérios". |
SERVIR, DOM DE | Um dos dons do Espírito (Rm 12.7; IPe 4.11). A qualidade de ajudar ao próximo. |
SERVO | Deus libertou Israel do Egito para que o servisse no deserto (Ex 7,16; 1Rs 8,23). Por isso o povo de Deus em geral (Sl 34,23; 35,27) e os escolhidos de Deus (Gn 26,24; Ex 14,31; Ap 10,7) são chamados servos. Por causa do uso do termo nos cânticos do "servo do Senhor" (Is 42,1-9; 49,1-13; 50,4-11; 52,13-53,12) o título foi aplicado em sentido messiânico a Jesus (Mt 12,18; At 3,13; Fl 2,7-9). |
SERVO | Pessoa de serviço; escravo ou que está a serviço de alguém para ajudar. Gênesis 19:2 Gênesis 19:2 |
SERVO | Deus libertou Israel do Egito para que o servisse no deserto (Êxodo 7,16 1Reis 8,23). Por isso o povo de Deus em geral (Salmo 34,23 Salmo 35,27) e os escolhidos de Deus (Gênese 26,24 Êxodo 14,31 Apocalipse 10,7) são chamados servos. Por causa do uso do termo nos cânticos do "servo do Senhor" (Isaías 42,1-9 Isaías 49,1-13 Isaías 50,4-11 Isaías 52,13-53,12) o título foi aplicado em sentido messiânico a Jesus (Mateus 12,18 Atos 3,13 Filipenses 2,7-9). No Antigo Testamento e no Novo Testamento, o termo tem a ver com a idéia de escravo, totalmente submetido à vontade do seu Senhor; expressão muito diferente do que hoje se tem idéia, quando servo tem a ver com empregado com todos os direitos trabalhistas garantido, que pode até fazer greve, e pedir dispensa da responsabilidade. |
SERVO | Pessoa de serviço; escravo ou que está a serviço de alguém para ajudar. Gênesis 19:2 Gênesis 19:2 |
SERVO DO SENHOR | Geralmente, um seguidor devoto do Senhor. Em Isaias 40 a 53, o termo servo aparece vinte vezes de forma alternada, referindo-se ora a Israel, ora ao Messias. |
SERVO SOFREDOR | Referência isaiana ao Messias, e à angústia a que ele foi submetido a nosso favor. Há quem acredite que este termo foi pronunciado pelo Deutero-Isaías em referência ao ministério e sofrimento de Jeremias na proclamação da Palavra de Deus, mas que serve, perfeitamente, para indicar Jesus como o Messias de Deus. |
SESA | Hebraico: Lírio, 1 Cr 2.31 |
SESAI | Hebraico: Alvacento, Nm 13.22 |
SESAN | Hebraico: Lírio, 1 Cr 2.31 |
SESAQUE | Persa: Confusão, Jr 25.26 |
SESBAZAR | Persa: Adorador De Fogo, Ed 1.8 |
SETAR | Hebraico: Uma Estrela, Et 1.4 |
SETAR-BOZENAI | Hebraico: Uma Estrela Resplandecente, Ed 5.3 |
SETE | compensação. |
SETE | Hebraico: Designado Ou Túmulo, Gn 5.3 |
SETE PECADOS MORTAIS | Ver Pecados Mortais, Os Sete. |
SETE-ESTRELO | Hebraico: Nome Vulgar Da Constelação Pleides, Jo 38.31 |
SETENTA | (Septuaginta, LXX). Nome dado à tradução dos livros do AT, escritos em hebraico e aramaico, para o grego. Foi feita no Egito entre 250 e 100 aC. O nome "Setenta"provém da lenda, segundo a qual a tradução foi levada a termo por setenta e dois doutores da Lei enviados de Jerusalém. Os escritores do NT e os cristãos dos primeiros séculos utilizaram esta tradução. No Ocidente, a partir do século V foi substituída pela Vulgata. |
SETENTA | (Septuaginta, LXX). Nome dado à tradução dos livros do Antigo Testamento,escritos em hebraico e aramaico, para o grego. Foi feita no Egito entre 250 e 100 a.C.. O nome "Setenta" provém da lenda, segundo a qual a tradução foi levada a termo por setenta e dois doutores da Lei enviados de Jerusalém. Oséias escritores do Novo Testamento e os cristãos dos primeiros séculos utilizaram esta tradução. No Ocidente, a partir do século V foi substituída pela Vulgata. Também foi o grupo de discípulos, entre os comuns seguidores de Jesus, enviados por Cristo a pregar o evangelho. Neste caso, este número pode ter outra conotação que não seja a de quantiade propriamente dita. |
SETIM | Hebraico: Acácia, Ex 25.10 |
SÉTIMO DIA, ADVENTISMO DO | Seita conhecida pela guarda essencial do sétimo dia como sendo o sábado e pela sua crença de que a volta de Cristo é iminente. O grupo foi, pela primeira vez, formalizado, em New Hampshire, em 1844. |
SETRI | Hebraico: Proteção Do Senhor, Ex 6.22 |
SETUR | Hebraico: Escondido, Nm 13.13 |
SEVA | Hebraico: Vaidade Ou Habitação, 2 Sm 20.25 |
SEVENE | Egípicio: Que Da Entrada, Ez 29.10 |
SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO | A sexta-feira que antecede ao domingo de Páscoa. E observada como uma comemoração da morte de Cristo. |
SEXTÁRIO | consulte CAPACIDADE, medidas de |
SHACIA | Hebraico: Castigo Do Senhor, 1 Cr 8.10 |
SHADAI | o Todo-Poderoso, nome divino usado no Antigo Testamento. |
SHADAI | Hebraico: Todo Poderoso, Ex 6.2 |
SHEDD, WILLIAM GREENOUGH THAYER (1820-1894) | Teólogo norte-americano calvinista, conservador, e que lecionou por 30 anos no Seminário teológico Union em Nova York. Seu trabalho mais conhecido é Dogmatie fheology em três volumes. |
SHEKINAH | Palavra não-bíblica que expressa proximidade de Deus com seu povo, como por exemplo Êxodo 40,34, “Então a nuvem cobriu a tenda da revelação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo”. |
SHEOL | Ver Xeol |
SHEOL | Hebraico: Inferno, Ou Partes Baixas Da Terra Ou Mundo Dos Mortos, Gn |
SIA | Hebraico: Assembléia, Ed 2.44 |
SIAA | Hebraico: Assembléia, Ed 2.44 |
SIAO | Hebraico: Lugar Seco, Banhado De Sol, 2 Rs 19.21 |
SIÃO | Colina de Jerusalém situada ao sul do templo e ao norte da piscina de Siloé. Em geral se identifica com Jerusalém (2Sm 5,7; Is 2,2s). Na fenomenologia religiosa, a montanha é o lugar da presença divina. Deus se revela no Sinai ou Horeb (Ex 3,1; 33,6; 19,11-20; 1Rs 19,1s). Na Palestina, o povo sente atração pelos lugares altos (Ex 17,9; Nm 22-24; 1Sm 7,1; 9,12-25; 1Rs 3,4; 1Cr 16,39). Cristo escolhe os apóstolos, anuncia as bem-aventuranças, transfigura-se, aparece ressuscitado sobre uma montanha (Lc 6,12; 9,28; Mc 3,13; 6,46; 2Pd 1,18; Mt 5,1s; 17,1-9; 28,16-20). A luta contra os lugares altos é uma das causas da centralização do culto no templo, situado no monte Sião. Paulatinamente, vão sendo atribuídas a Sião todas as prerrogativas do Sinai (Dt 12,1-14; 14,22-26; 2Cr 30; 2Rs 23,1s; Sl 9,12-15; 84,5-8; 20,2s; Jo 4,20). Em Sião aparecem a Lei, a "Glória"e os fenômenos teofânicos do Sinai (2Rs 22-23; Is 2,3; Sl 99; Gl 4,25s; Hb 12,18-24). |
SIÃO | uma das colinas em que Jerusalém foi edificada. Muitas vezes usada em referência ao templo, ou a Jerusalém como um todo. |
SIÃO | Colina de Jerusalém situada ao sul do templo e ao norte da piscina de Siloé. Em geral se identifica com Jerusalém (2Samuel 5,7 Isaías 2,2s). Na fenomenologia religiosa, a montanha é o lugar da presença divina. Deus se revela no Sinai ou Horeb (Êxodo 3,1 Êxodo 33,6 Êxodo 19,11-20 1Reis 19,1s). Na Palestina, o povo sente atração pelos lugares altos (Êxodo 17,9 Números 22-24 1Samuel 7,1 1Samuel 9,12-25 1Reis 3,4 1Crônicas 16,39). Cristo escolhe os apóstolos, anuncia as bem-aventuranças, transfigura-se, aparece ressuscitado sobre uma montanha (Lucas 6,12 Lucas 9,28 Marcos 3,13 Marcos 6,46 2Pedro 1,18 Mateus 5,1s; Mateus 17,1-9 Mateus 28,16-20). A luta contra os lugares altos é uma das causas da centralização do culto no templo, situado no monte Sião. Paulatinamente, vão sendo atribuídas a Sião todas as prerrogativas do Sinai (Deuteronômio 12,1-14 Deuteronômio 14,22-26 2Crônicas 30 2Reis 23,1s; Salmo 9,12-15 Salmo 84,5-8 Salmo 20,2s; João 4,20). Em Sião aparecem a Lei, a "Glória"e os fenômenos teofânicos do Sinai (2Reis 22-23 Isaías 2,3 Salmo 99 Gálatas 4,25s; Hebreus 12,18-24). |