DICIONÁRIO OFICIAL (Bíblico -Teológico) ...ENCICLOPÉDIA............ Apresentação ...Artigos ... Cronologia ...Bibliografia ... --- ... IdadeMédia ... HebraicoGrego ... Dicionários ... Wikipédia ...

AAA ... ACA ... ADR ... ALA ... AMP ... APA ... ARG ... ASC ... AUG ... BAA ... BAQ ... BEM ... BET ... BIA ... BOA ... CAA ... CAN ... CBA ... CLA ... CON ... COO ... CPA ... CRO ... DAA ... DEM ... DET ... DFA ... DIV ... EAA ... EL ... EMA ... ESA ... ESP ... ETA ... EXA ... FAA ... FEB ... FIA ... FOC ... GAA ... GEE ... GOA ... HAA ... HAS ... HEP ... HIL ... HOA ... IAA ... IMA ... INA ... INT ... JAA ... JEJ ... JET ... JPA ... KAA ... LAA ... LEI ... LIA ... LOI ... MAA ... MAO ... MEA ... MES ... MIL ... MOA ... MUL ... NAA ... NEA ... NIA ... OAA ... ONO ... PAA ... PAO ... PAS ... PEA ... PEO ... PIA ... POS ... PRO ... PSA ... QAA ... RAA ... REE ... REN ... REU ... SAA ... SAL ... SAN ... SAO ... SCA ... SEO ... SIB ... SMA ... TAA ... TEM ... TEO ... TFA ... TRE ... UAA ... VAA ... VIO ... WAA ... XAA ... YAA ... ZAA ... ZER ...


MOA

Pedra arrendoda grande que fica no moinho. Jó 41:24 -Isaías 47:2
MOAB
Um dos filhos de Ló. A origem dos moabitas, descendentes de Moab, é descrita de modo vergonhoso (cf. Gn 19,30-38 e nota), por causa de sua constante rivalidade com os israelitas (Nm 22,1-4; Is 15; Jr 48; Ez 25,8-11). Ver "Amon".
MOABITA
Proveniente de Moabe, um território próximo a Jericó. Gênesis 19:37
MOCIDADE
Estado ou idade de moço; juventude. Gênesis 8:21
MOCIDADE
Idade das paixões (Sl 25,7; Ecl 11,9s; Jr 31,19; 2Tm 2,22; Tt 2,6); temor de Deus (Sl 119,9; Ecl 12,1; Eclo 51,13-15; 1Pd 5,5); disciplina necessária (1Sm 2,26; Pr 1,8s; 4,1; Eclo 6,18-20; 25,3; Lc 2,46; 1Pd 5,5).
MODALISMO
 Idéia de que as três pessoas da Trindade são, antes, um simples modo de uma única pessoa em Deus e não pessoas distintas.
MODERADOR
Quem preside os negócios de um grupo ou de uma igreja local.
MODERNISMO
 Geralmente sinônimo de liberalismo teológico. Trata-se de uma tentativa de atualizar doutrinas antigas, cujos elementos são freqüentemente alterados no processo,
MODERNISMO CATÓLICO
 Pequeno movimento iniciado no século 19 no contexto da Igreja Católica Romana. Procurou modernizar a afirmação da fé. Entre os líderes associados com o modernismo católico se incluem Alfred Loisy, George ‘R’rrell e Edouard Le Roy
MODERNISTA
 Aquele que tenta atualizar ou modernizar a fé.
MODERNISTA-FUNDAMENTALISTA, CONTROVERSIA
 Polêmica entre cristãos conservadores e liberais no século 20, geralmente ocorrida no interior de uma denominação.
MODERNO, HOMEM
 Ver Homem Moderno.
MODUS PONENS
 Forma de raciocínio lógico com a presunção deque o antecedente tem relação com o conseqüente. Assim, afirmar o antecedente significa, automaticamente, confirmar o conseqüente. Em outras palavras, se A se relaciona com B e sendo A verdadeiro, B também o é.
MODUS TOLLENS
 Forma de raciocínio lógico baseado na presunção de que o antecedente relaciona-se com o conseqüente. Assim, se o conseqüente é falso, o antecedente pode ser considerado falso, também. Em outras palavras se A se relaciona com B e B sendo falso, A também o é.
MOEDA
Inicialmente as transações comerciais se faziam pelos sistemas de permuta de mercadorias. Depois as mercadorias passaram a ser avaliadas por unidades de peso de metal precioso (ouro ou prata). O costume de cunhar moedas, enquanto dinheiro garantido pelas autoridades quanto ao peso e pureza do metal, foi introduzido no séc. VI aC pelos persas. No tempo de Cristo circulavam na Palestina moedas romanas, gregas e locais, cunhadas em ouro, prata e bronze. Sobre o tipo e valor das moedas, veja a tabela específica.
ANTIGO TESTAMENTO
   Siclo, Mina e Talento eram peças ou barras de metal (prata ou ouro) usadas como meio de pagamento (2Rs.18:14)
   Como moeda, o Darico (1Cr.29:7, Ed.2:69, 8:27, Ne.7:70, “dracma”) era uma moeda de ouro que pesava 8,4 g.
   Peça de Dinheiro (Gn.33:19, quesita) é de valor ignorado
NOVO TESTAMENTO
   Lepto (Mc.12:42, pequenas moedas), era de cobre ou de bronze; correspondente bíblico: ½ do quadrante ou 1/28 do Denário; proporção 1/28
   Quadrante (Mc.12:42, “cinco réis”), moeda romana de cobre ou 1/64 do Denário; correspondente bíblico: ¼ do asse; proporção: 1/64
   Asse (Mt.10:29, ceitil), moeda romana de cobre; correspondente bíblico: 1/16 do Denário; proporção: 1/16
   Denário (unidade básica, Mt.20:2, dinheiro), moeda romana de prata; correspondente bíblico: salário de um dia de trabalho; proporção: 1
   Dracma (unidade básica, Lc.15:8), moeda grega de prata; correspondente bíblico: 1 Denário; proporção: 1
   Didracma (Mt.17:24), moeda romana de prata; correspondente bíblico: 2 Denários ou Drácmas; proporção: 2
   TetraDracma (Mt.26:15, moedas de prata), moeda grega de prata; correspondente bíblico: 4 Dracmas ou Denários; proporção: 4
   Estáter (Mt.17:27), moeda grega de ouro; correspondente bíblico: 2 Didracmas ou 4 Denários; proporção: 4
   Mina (Lc.19:13), moeda grega de ouro; correspondente bíblico: 100 Denários; proporção: 100
   Talento (Mt.25:15), prata ou ouro; correspondente bíblico: 6.000 do Denários; proporção: 6.000
MOFAR
Zombar. 2 Crônicas 36:16
MOÍDO
Cansado, fatigado. Isaías 53:5 -Jó 34:25
MOINHO
Engenho ou máquina de moer grãos, ou de triturar determinadas substâncias. Números 11:8
MOISÉS
O nome é de origem egípcia (cf. Ex 2,10 e nota). Casado com uma madianita (2,11-22) ou etíope (Nm 12,1), Moisés é apresentado na tradição bíblica como um homem de origem israelita. É o libertador dos israelitas da opressão egípcia, promulgou as leis de Deus e conduziu o povo a Canaã, mas morreu sem ali entrar. A ele se atribui a "Lei de Moisés", um cântico (Dt 32,1-43), uma bênção (33,1-29) e um salmo (90).
Para o judaísmo Moisés é o personagem mais importante da história da salvação, uma figura do Messias (Dt 18,15-18). No NT é visto como mensageiro de Deus e mediador da Lei, que recebeu no Sinai; é a testemunha e o modelo de fé (At 7,17-44; Hb 11,23-29). Mas Jesus lhe é superior como chefe, redentor, legislador e profeta (Mt 17,3; Jo 1,45; At 7,35; Hb 3,2s). Ver "Lei de Moisés".
MOISÉS
 Líder de Israel durante o Êxodo, através de quem Deus revelou a lei. Moisés foi, ainda, o autor do Pentateuco.
MOLOC
Divindade cananéia a que se ofereciam sacrifícios humanos (Lv 20,5; 2Rs 16,3; 23,10).
MOLOQUE
 Tradicionalmente entendido como o nome de um deus pagão, cujo ritual incluía o sacrifício de crianças, que eram queimadas.
MOLTMANN, JURGEN (1926-)
Teólogo protestante contemporâneo da Universidade de Tübingen que propôs a Teologia da Esperança, a qual interpreta o presente, inclusive a natureza de Deus, hoje à luz do futuro ou do que será o futuro. Moltmann fez da escatologia não apenas o último tópico da teologia, mas o horizonte pelo qual toda teologia deve ser entendida.
MONARQUIANISMO
 Movimento do 2º e 3º séculos que realça a unidade de Deus. O movimento tomou duas formas: monarquianismo dinâmico e monarquianismo modalista.
MONARQUIANISMO MODALISTA
 Movimento iniciado no 3º século que interpretava a Trindade como revelações continuas de Deus: primeiro o Pai, depois o Filho e finalmente o Espírito Santa
MONÁRQUICO, SISTEMA DE GOVERNO ECLESIASTICO
 Qualquer tipo de igreja cujo governo seja episcopal. Como num governo civil monárquico, a autoridade é confiada a um determinado cargo e pessoa.
MONASTICISMO
 Movimento que defende a retirada ou saída da pessoa do convívio social para grupos privados que praticam o ascetismo e outras formas de disciplina espiritual.
MONÁSTICO, ARGUMENTO
 Qualquer argumento que combata a idéia de que a natureza do homem é dualista ou composta.
MONERGISMO
 Idéia de que a conversão é completada por inteiro, pela ação de Deus.
MONISMO
 Idéia de que a natureza humana é indivisível, não se tratando, portanto, de um complexo de elementos.
MONOFISISMO
 Doutrina em que Jesus teve só uma natureza e não duas. Sua característica básica é de que a humanidade de Jesus foi absorvida em sua divindade.
MONOGENISMO
 Idéia deque toda raça humana é originária de um único casal.
MONOTEÍSMO
 Crença em um só Deus.
MONTANHA
Monte elevado e de base extensa. Gênesis 8:4
MONTANHA
Em oposição ao Egito e à Babilônia, a Palestina é uma região de montanhas; por isso a expressão "subir do Egito" ou "subir a Jerusalém". Montanhas caracterizam a região da Judéia, Samaria e Galiléia em oposição à planície costeira do Mediterrâneo.
A montanha é considerada habitação da divindade. Por isso os santuários se localizavam muitas vezes no topo dos montes ( lugares altos).
Foi nos montes Sinai (Dt 33,2) e Tabor (Mt 17,1-8) que Deus se revelou. A colina de Sião, sobre a qual estão Jerusalém e o templo, é a montanha "onde o Senhor habitará para sempre" (Sl 68,17) e implantará seu reino escatológico (Is 2,2-5).
MONTANISMO
 Movimento derivado dos ensinamentos de Montano, principalmente a idéia de que o Espírito Santo continua a falar através da profecia. Tertuliano se converteu ao montanismo, que prosperou na Ásia Menor a partir do 2º século.
MONTURO
 Lixão.
MONZER, THOMAS (c.1489--1525)
 Reformador fanático que acreditava que Deus fala diretamente com os cristãos, revelando sua vontade através de visões e sonhos. Comumente considerado um antigo anabatista, ele foi um líder na Revolta dos Camponeses.
MOON, SUN MYUNG(1920-)
 Clérigo coreano, principal líder da Igreja da Unificação. Publicou suas idéias no “The divine principle”.
MOORE, GEORGE EDWARD (G.E.) (1873-1958)
 Epistemólogo e moralista inglês, principal intérprete da filosofia analítica.
MORAL
 Princípios que regem a conduta em termos do que é certo e errado.
MORAL, TEORIA DA INFLUENCIA MORAL DA EXPIAÇÃO
 Idéia de que a conseqüência da morte de Cristo foi de demonstrar o amor de Deus a nos impelir a responder o oferecimento da salvação.
MORALIDADE
 Conduta ética.
MORALISTA
 Estudante e professor de moralidade ou ética.
MORASTITA
Natural de Morasete. Jeremias 26:18 - Miquéias 1:1
MORÁVIOS, IRMÃOS
 Movimento cristão, pietista, evangélico, voltado para missões e que surgiu na Morávia. John Wesley se converteu graças a seu contato com um grupo de irmãos morávios.
MORDOMIA
 Manejo responsável dos recursos do reino de Deus que foram confiados a uma pessoa ou a um grupo.
MORDOMO
 Administrador dos bens de uma casa.
MORFOLÓGICAS, CATEGORIAS
 Classificações baseadas na forma.
MORMENTE
Principalmente; sobretudo. Atos 25:26
MÓRMON, LIVRO DE
 O cânone oficial do mormonismo, Consiste nas revelações que Joseph Smith afirma ter recebido. Dentre suas doutrinas destacam-se a de que Deus o Pai tem um corpo físico e de que os seres humanos estão destinados a alcançar a divindade.
MORMONISMO
 Grupo religioso iniciado por Joseph Smith em 1830 a partir de Nova York. Após a morte de Smith em 1844, o grupo se dividiu entre a Igreja de Jesus Cristo do Santo dos Últimos Dias, cuja sede está em Salt Lake, Utah, e a Igreja Reorganizada de Jesus Cristo do Santo dos Últimos Dias, baseada em Independence, Missouri.
MORTAL, CARNE
 Ver Corpo Mortal.
MORTAL, CORPO
 O corpo que possuímos, sujeito à morte.
MORTAL, PECADO
 Ver. Pecado Mortal.
MORTALIDADE
 Suscetibilidade e realidade da morte.
MORTALISMO PURO
 Forma de aniquilacionismo segundo o qual a vida humana está tão identificada com o organismo físico, que a morte do corpo resulta na interrupção da vida.
MORTE
 Fim da vida física. A morte espiritual significa separação em relação a Deus. A palavra é também empregada nos seguintes sentidos: 1) o fim de um modo pecaminoso de viver; 2) a derradeira irreversível separação em relação a Deus após o juízo.
MORTE
É o destino universal do homem (Js 23,14; 1Rs 2,2; Ecl 12,7). A Escritura não reflete sobre a morte como processo fisiológico. Mesmo quando diz "exalou o espírito"ou "Deus retira o hálito de vida"não se refere à alma em sentido atual, mas à aparência externa da cessação de respiração (Jó 34,14; Ecl 12,7; Mt 27,50; Lc 23,46; Jo 19,30).
A morte repentina e prematura é considerada efeito da ira de Deus (Jó 15,32; Sl 55,24; Nm 27,3), especialmente a morte dos pecadores (Sl 34,23; Pr 11,7; Eclo 41,1; Lc 16,22).
Deus é o Senhor da vida e da morte (1Sm 2,6; Jó 14,5). Esta aparece como hostil a Deus, pertencendo ao império de Satã (1Cor 15,26; Ap 6,8; 20,12s; Hb 2,14).
A morte é vista como conseqüência do pecado (Gn 2,17; 3,19; Sb 2,23s; Eclo 25,24; Rm 5,12; 1Cor 15,21s).
O Xeol é o reino da morte, considerado como uma gruta subterrânea debaixo das águas do abismo (Gn 37,35; 1Rs 2,6; Pr 9,18; Jó 10,21s).
No AT é difícil encontrar a idéia de uma vida para além da morte. Contudo, alguns textos mais tardios falam duma futura ressurreição (Dn 12,2; 2Mc 7,9.11.14.23) e de uma vida junto de Deus (Sb 5,15s; 6,18s).
No NT Cristo aniquilou a morte com a sua própria morte (Rm 5,6-8; 2Cor 5,14s; Gl 3,13; Cl 1,18). Descendo ao Xeol (1Pd 3,19; 4,6), recebeu as chaves do reino da morte (Ap 1,18), o último inimigo a ser vencido (1Cor 15,25s; Ap 20,14).
O cristão, batizado em Cristo, deve morrer diariamente (Rm 6,11s; 8,10; 2Cor 4,7-12; 6,9).
MORTE DE DEUS, TEOLOGIA DA
 Ver Teologia da Morte de Deus.
MORTE ESPIRITUAL
 Separação de Deus.
MORTE ETERNA
 Finalização da morte espiritual. Separação permanente do pecador de Deus.
MORTE FÍSICA
 O término da vida no corpo humano, com a ruptura da unidade psicossomática da pessoa.
MORTE UNIVERSAL
 Referência ao fato de que todas as pessoas morrem.
MORTE VICÁRIA DE CRISTO
 Ver Cristo, Morte Vicária de.
MORTE, CESSAÇÃO DA VIDA FISICA
 Ver também Morte Eterna; Morte Espiritual.
MORTE, PRIMEIRA
 Morte física.
MORTE, SEGUNDA
 O estado final dos que morreram sem experimentar a salvação oferecida por Deus, O termo é encontrado em Apocalipse 2.11; 20.6,14; 21.8.
MORTOS EM CRISTO
 Aqueles que morreram crendo em Cristo (Ver e.g. 2Ts 4.16),
MORTOS ESPIRITUAIS
 o estado dos incrédulos. Face aos efeitos do pecado, eles são insensíveis às coisas espirituais.
MORTOS, ORAÇÃO PELOS
 Prática de orar pelos mortos. Encontrada especialmente no catolicismo romano, as orações em favor dos mortos são baseadas em grande medida no texto apócrifo de 2Macabeus 12.44.
MOSAICA. LEI
 O conjunto de normas transmitidas por Moisés.
MOSAICO
Desenho feito com embutidos de pedras de várias cores. 1 Crônicas 29:2
MOSAICO, PERÍODO
Períodos na história de tsrael que vai desde o Êxodo até a entrada na Terra Prometida.
MOSCA
Inseto díptero cujo tipo é a mosca doméstica. Êxodo 8:21
MOSTARDA
Semente da mostardeira. Mateus 13:31
MOSTO
Sumo das uvas antes de terminar a fermentação. Números 18:12
MOTEJO
Dito picante, gracejo, zombaria. Deuteronômio 28:37
MOTT, JOHN RALEIGH (1865-1955)
 Líder eclesiástico norte--americano, mencionado como a maior personalidade do ecumenismo até o século 20. Atuou como secretário geral do Comitê Internacional da Associação Cristã de Moços de 1915 a 1931.
MOVIMENTO CARISMÁTICO
 Movimento que enfatiza os dons espirituais, especialmente o surgimento de tal interesse e prática no começo da década de 50.
MOVIMENTO DA TEOLOGIA BIBLICA
 Movimento que surgiu, floresceu e declinou entre 1945-1965. Esse movimento enfatizou as dimensões teológicas da Bíblia e teve estreitas afinidades com a neo-ortodoxia.
MOVIMENTO ECUMÊNICO MODERNO
 Movimento do século 20 destinado a unir os crentes. Iniciou-se em 1910 como um esforço corporativo missionário para realizar a obra de Cristo. De uma certa forma, a intenção foi de unir todas as denominações em um grande grupo.
MOVIMENTO PENTECOSTAL MODERNO
 Movimento iniciado no princípio do século 20 que se considerava como uma renovação da obra do Espírito Santo do século primeiro.
MOVIMENTOS JUDAICOS
 Grupos que defendem a manutenção da cultura judaica no cristianismo. Surgiram em vários períodos, tanto na história bíblica quanto na história subseqüente da igreja.