MÃO (DE DEUS) | Simboliza o poder soberano e terrível de Deus (Dt 3,24; Jó 19,21; 1Pd 5,6), que intervém neste mundo (Sl 31,6-16) e domina a história dos homens (Ex 13,3.14; 1Sm 5,9; At 4,28-30). O Pai entregou todo o poder nas mãos de Jesus (Jo 3,35; 13,3). |
MÃO (DE DEUS) | Simboliza o poder soberano e terrível de Deus (Deuteronômio 3,24 Jó 19,21 1Pedro 5,6), que intervém neste mundo (Salmo 31,6-16) e domina a história dos homens (Êxodo 13,3 Êxodo 13,14 1Samuel 5,9 Atos 4,28-30). O Pai entregou todo o poder nas mãos de Jesus (João 3,35 João 13,3). |
MAOL | Hebraico: Dança, Alegria, 1 Rs 4.31 |
MAOLI | Hebraico: Doença, 1 Cr 23.11 |
MAOM | Hebraico: Habitação, Js 15.55 |
MAOMÉ (c.570-632) | Líder religioso árabe, que ao afirmar ter recebido uma revelação de Deus (que está escrito no Corão), tornou-se o fundador do islamismo, que o considera como o último e supremo profeta de Deus. |
MAOQUE | Hebraico: Opressão, 1 Sm 27.2 |
MAQUEDA | Hebraico: Lugar Dos Pastores, Js 15.41 |
MAQUEDE | Hebraico: Lugar De Pastores, 1 Mac 5.26 |
MAQUELOTE | Hebraico: Assembléias, Nm 33.25 |
MAQUI | Hebraico: Intriga, Diminuição, Nm 13.15 |
MAQUIR | Hebraico: Vendido, Gn 50.23 |
MAR | Os hebreus davam o nome de mar a qualquer grande massa de água. |
MAR | Oceano, Gn 1.10 |
MAR DA GALILEIA | Harpa, Mt 4.18 |
MAR DE FUNDIÇÃO | Um grande vaso de cobre, construído para fins cultuais, no serviço do templo. Foi feito para o tabernáculo estando situado entre o altar e a ‘tenda da congregação’. Era uma enorme bacia, sobre um pé ornamentado, na qual lavavam as mãos e os pés os sacerdotes, na ocasião em que iam cumprir os seus deveres rituais. Era feita de bronze. |
MAR MEDITERRANEO | Mar Interior, Nm 13.29 |
MAR MORTO | Mar interno da Palestina, onde desemboca o rio Jordão. Suas águas contêm 25% de sais minerais, não permitindo a existência de nenhuma forma de vida. Tem cerca de 80 km de comprimento por 15 de largura e está a 394 m abaixo do nível do mar. Na parte sul do mar Morto estavam, provavelmente, localizadas as cidades de Sodoma e Gomorra. A noroeste do mar Morto, no deserto de Judá, foram descobertos antigos manuscritos da Bíblia, relacionados com as ruínas do mosteiro de Qumrân. |
MAR MORTO | Mar interno da Palestina, onde desemboca o rio Jordão. Suas águas contêm 25% de sais minerais, não permitindo a existência de nenhuma forma de vida. Tem cerca de 80 km de comprimento por 15 de largura e está a 394 m abaixo do nível do mar. Na parte sul do mar Morto estavam, provavelmente, localizadas as cidades de Sodoma e Gomorra. A noroeste do mar Morto, no deserto de Judá, foram descobertos antigos manuscritos da Bíblia, relacionados com as ruínas do mosteiro de Qumrân. |
MAR MORTO OU MAR SALGADO | Que Não Tem Vida, Gn 14.3 |
MAR MORTO. DOCUMENTOS DO | Ver Documentos do Mar Morto. |
MAR OCIDENTAL | Mar Mediterrâneo, Dt 11.24 |
MAR ORIENTAL | Mar Morto, Nm 34.3 |
MAR SUFE | Lírio Roxo O Mesmo Que Mar Vermelho, Dt 1.1 |
MAR SUL | Mar Morto, Que Não Tem Vida, Ez 47.8 |
MAR VERMELHO | Tradução grega da expressão hebraica "mar dos Juncos" (yam suf). Foi identificado, no passado, com o Golfo de Suez ou o Golfo de Ácaba (Nm 14,25; 21,4; Dt 1,40), que teria sido atravessado pelos israelitas a pé enxuto, depois de saírem do Egito. Hoje se admite que o "mar dos Juncos"tenha sido uma pequena enseada do mar Mediterrâneo (mar Sirbônico), ou a zona pantanosa do norte do Delta do Nilo (cf. Ex 10,19; 14,21-31 e notas). |
MAR VERMELHO | Tradução grega da expressão hebraica "mar dos Juncos" (yam suf). Foi identificado, no passado, com o Golfo de Suez ou o Golfo de Ácaba (Números 14,25 Números 21,4 Deuteronômio 1,40), que teria sido atravessado pelos israelitas a pé enxuto, depois de saírem do Egito. Hoje se admite que o "mar dos Juncos"tenha sido uma pequena enseada do mar Mediterrâneo (mar Sirbônico), ou a zona pantanosa do norte do Delta do Nilo (cf. Êxodo 10,19 Êxodo 14,21-31). |
MARA | amargo. |
MARA | Hebraico: Amarga, Amargosa, Triste, Siriaco: Senhora, Rt 1.20 |
MARAI | Hebraico: Levantado Pelo Senhor Ou Rebelião, Ne 12.12 |
MARAIOTE | Hebraico: Rebelde, 1 Cr 6.6 |
MARALA | Hebraico: Tremor, Js 19.11 |
MARANATA | Palavra aramaica para "Venha, nosso Senhor!". |
MARANATA | Palavra aramaica para "Venha, nosso Senhor!". (I Coríntios 16:12) |
MARANATA | Expressão aramaica encontrada em lCo 16.22 que tanto pode ser traduzida como uma exortação (“vem, nosso Senhor”) ou como um indicativo (“Nosso Senhor vem”). |
MARANATA | Palavra aramaica para "Venha, nosso Senhor!". (I Coríntios 16:12) |
MARANATA | Aramaico: O Senhor Vem, 1 Co 16.22 |
MARAVILHAS | Termo usado para denotar a capacidade que os milagres têm para provocar espanto. |
MARCIÃO (falecido c.160) | Herético do 2 século que separava o Deus Criador no Antigo Testamento e o Deus Redentor no Novo Testamento. Alterou substancialmente o Novo Testamento, adaptando-o segundo o seu modo de ver. |
MARCIONISMO | Concepção teológica transmitida por Marcião em que se enfatizava a diferença entre os dois Testamentos. |
MARCIONITAS | Grupo fundado por Marcião no ano de 144 AD. quando este foi excomungado pela igreja de Roma. O grupo caracterizou-se por um ascetismo regido por práticas sacramentais diferentes e por uma Bíblia abreviada. |
MARCOS | servo de Marte. |
MARCOS | Latim: Martelo Grande, At 12.12 |
MARDIQUIDES | Hebraico: Adorador De Marte, Ne 7.7 |
MARDOQUEU | pertencente ao deus Marduque. |
MARDOQUEU | Hebraico: Homem Pequeno, Adorador De Marte, Et 2.5 |
MARES | Hebraico: Alto, Et 1.14 |
MARESSA | Hebraico: Frente, Ou Cabeça, Js 15.44 |
MARETI | Hebraico: Lugar De Arvores Nuas, Js 15.59 |
MARIA | Conhecem-se várias Marias na Bíblia: 1. Maria Madalena, curada por Jesus, que assistiu sua morte e sepultura e o viu ressuscitado (Lucas 8,2 Lucas 24,10 João 20,1 João 20,11 João 20,16). 2. Maria, mãe de Tiago Menor e José (Marcos 15,47 Mateus 27,56 Mateus 27,61 Lucas 24,10). 3. Maria de Betânia, irmã de Marta e Lázaro (Lucas 10,39 Lucas 10,42 João 1,11-12,3). 4. Maria, mãe de Marcos (Atos 12,12). 5. Maria, uma cristã de Roma (Romanos 16,6). 6. Maria, ou Míriam, irmã de Moisés (Números 26,59). 7. Maria, mãe de Jesus (Mateus 1-2 Lucas 1-2). |
MARIA | soberana, senhora ou amada por Javé. |
MARIA | Hebraico: Miria, Exaltada, Forte, Ex 15.20 |
MARIA (MÃE DE JESUS) | É a cheia de graça (Lucas 1,28): Indica a beleza e a fidelidade da esposa (Eclesiástico 26,13-15). Maria, Filha de Sião : Oséias profetas convidaram a Filha de Sião a "alegrar-se"pela presença do Messias (So 3,14-18 Zacarias 2,14 Isaías 12,6). Lucas (Lucas 1,28-38) saúda a Virgem com um grito de alegria. Em Atos 1,12-14, onde se narra o nascimento da "Nova Sião" (a Igreja), Maria encontra-se presente. Maria,a bendita entre as mulheres (Juízes 5,24 Judite 13,17s; Lucas 1,42). A aliança de Deus com Abraão é fonte de bênçãos (Gênese 12,2s; Gênese 13,16 Gênese 15,5 Gênese 17,2-6 Gênese 22,17). Deus abençoará o fruto das entranhas daqueles que lhe são fiéis (Deuteronômio 7,12s; Lucas 1,42). Maria, Arca da Aliança : A expressão "o Senhor está contigo" (Lucas 1,28) é uma fórmula da Aliança. Deus está com Maria como esteve com Abraão, Isaac, Jacó, Moisés, etc. (Gênese 26,3 Gênese 26,24 Gênese 31,3 Êxodo 3,12 2Samuel 7,9 Jeremias 1,6-8 Deuteronômio 20,1-4 Isaías 7,14 Isaías 41,8-14 Isaías 43,1-5). Maria, mãe do Messias, Servo Sofredor (Gênese 3,15-17 Isaías 7,14 Miquéias 5,1-15 Mateus 1,23 João 19,25-27 Apocalipse 12). Cântico da Serva do Senhor: No Magnificat distinguem-se três coisas: o cântico de vitória e de louvor (Lucas 1,47-49); o cântico dos pobres de Javé (Lucas 1,50-53); o cântico da Aliança com Abraã (Lucas 1,54s; Gênese 15,5s; Hebreus 11,8-19). |
MARIA MADALENA | Miria De Magdala, Jo 19.25 |
MARIA, ASSUNÇÃO DE | Dogma católico proclamado pelo Papa Pio XII, em 1950, em que a Virgem Maria não morreu: ela foi arrebatada aos céus, em corpo e alma. |
MARIOLATRIA | CultoaMaria, a mãe de Jesus, |
MARIOLOGIA | Ensinamentos sobre Maria, inclusive a imaculada concepção e a assunção do corpo (no catolicismo romano). |
MARISA | Hebraico: Aglutinação Dos Nomes Maria + Luzia, Ii Mac 12.35 |
MARITAIN, JACQUES (1882-1973) | Filósofo francês, figura proeminente do neotomismo do século 20. |
MARONITAS | Pequeno grupo cristão libanês. Muito embora católico romano, o grupo tem sua própria liturgia. |
MAROTE | Hebraico: Amargura, Fontes Amargosas, Mq 1.12 |
MAROURGO, COLÓQUIO DE | Encontro entre luteranos e zwinglianos em 1529, na tentativa de acertarem algumas diferenças. Os interlocutores chegaram a um acordo em catorze dos quinze artigos em pauta. A falta de consenso ficou por conta da questão se o corpo e sangue de Cristo estão realmente presentes no pão e no vinho, O encontro serviu mais para dividir que para unir os contendores. |
MARSENA | Hebraico: Alto, Elevado, Et 1.14 |
MARTA | senhora. |
MARTA | Grego: Senhora; Hebraico: Quem Fica Amarga, Lc 10.38 |
MARTIR | Grego: Testemunha, At 17.6 |
MÁRTIR | Originalmente aquele que dá testemunho de sua fé. Num sentido posterior, alguém que sela seu testemunho com a própria morte. |
MARX, KARL (1818-1883) | Filósofo social alemão cuja obra “O capita” transformou-se numa espécie de bíblia do comunismo. Aplicou a dialética de Georg Hegel em sua interpretação materialista da história, o que veio a ser conhecido como o materialismo dialético. |
MAS | Hebraico: Tirado, Gn 10.23 |
MASAI | Hebraico: Obra De Jeová, 1 Cr 9.12 |
MASEIAS | Hebraico: Jeová É Refugio, Jr 32.12 |
MASQUIL | Hebraico: Poema Didático Ou Reflexivo, Inteligência Ou Meditação Piedosa, Sl 31.8 |
MASRECA | Hebraico: Vinha, Gn 36.36 |
MASSA | Hebraico: Provocação, Carregar Pardo, Gn 25.14 |
MATA | Hebraico: Dádiva, Donativo, Nm 21.18 |
MATANA | Hebraico: Donativo, Nm 21.18 |
MATANAI | Hebraico: Dom Do Senhor, Dádiva, Ed 10.33 |
MATANIAS | Hebraico: Dom Do Senhor Ou Dádiva, Ed 10.33 Nome mudado de Zedequias, 2Rs.24:17 |
MATATA | Hebraico: Donativo, Lc 3.31 |
MATATE | Hebraico: Dom, Quem Da, Lc 3.29 |
MATATIAS | presente de Deus. |
MATATIAS | Grego: Dom De Jeová, Lc 3.25 |
MATENAI | Hebraico: Dádiva Ou Dom Do Senhor, Ne 12.19 |
MATÉRIA | Em linguagem comum, qualquer coisa concreta, física, perceptível. Nas reflexões filosóficas e teológicas, a matéria freqüentemente contrasta com a forma. |
MATERIAL DIDÁTICO | Material de natureza educacional, em particular, designa as partes instrucionais da Bíblia que se encontram em forma de prosa em contraste às porções narrativas. |
MATERIALISMO | Ensinamento em que a realidade última é a matéria. |
MATERIALISMO DIALÉTICO | Base filosófica do comunismo marxista. Uma adaptação do hegelianismo, o materialismo dialético substitui por matéria toda referência que Hegel fez à esfera espiritual ou ideal. |
MATEUS | presente de Deus. Hebraico: Dom De Deus, Homem De Deus, Mt 9.9 Um dos doze apóstolos, identificado com Levi, filho de Alfeu, cobrador de impostos (Mateus 9,9 Marcos 2,14). É considerado como o autor do Primeiro Evangelho. Consulte Levi, Mc.2:14, Lc.5:27, Mt.9:9 |
MATHEWS, SHAILER (1863- 1941) | Educador e teólogo batista, o maior expoente do liberalismo teológico. Foi professor de teologia e deão da escola de teologia da Universidade de Chicago. |
MATIAS | (forma reduzida de Matatias). |
MATIAS | Grego: Mateus; Hebraico: Dom De Jeová, At 1.23 |
MATINAS | Primeira parte do ofício divino rezada logo depois da meia-noite. Oficio matinal nas igrejas anglicanas. |
MATITIAS | Hebraico: Dom De Deus, 1 Cr 9.31 |
MATREDE | Hebraico: Puxar Para Adiante, Gn 36.39 |
MATRI | Hebraico: Chuvoso, 1 Sm 10.21 |
MATRIMÔNIO | Tem dupla finalidade: a ajuda mútua (Gn 2,18-24; Tb 8,5-8; Eclo 40,23; 1Cor 7,1-9) e a procriação (Gn 1,28; 9,1; Tb 8,9; Mt 22,24-28). A Lei permitia o divórcio (cf. Dt 24,1-4 e nota) e a poligamia (cf. Gn 4,19 e nota); mas Jesus condena ambas as práticas (Mt 5,32; 19,9; Mc 10,2-10; Lc 16,18; Rm 7,2s; 1Cor 7,10s.39) e exalta o valor do celibato por causa do Reino dos Céus (Mt 19,12; Lc 18,29). Aliança entre Deus e Israel é comparada com a relação existente entre os esposos (Os 1-2; Is 54,5-7; Jr 2,2; Ez 16,6-14; Sl 45; Ct 1,8). Deus é o esposo fiel e ciumento (Jr 31,3s; Ct 8,6; Is 62,3-5). Jesus se apresenta como o esposo da nova aliança (Lc 5,33-39; Jo 3,28-30; Mt 22,1-14; 25,1-13; Ap 19,7s; 21,1s). Nesta linha, Paulo vê na união matrimonial um sacramento (sinal) da relação entre Cristo e a Igreja (Ef 5,23-33). |
MATRIMÔNIO | Tem dupla finalidade: a ajuda mútua (Gênese 2,18-24 Tobias 8,5-8 Eclesiástico 40,23 1Coríntios 7,1-9) e a procriação (Gênese 1,28 Gênese 9,1 Tobias 8,9 Mateus 22,24-28). A Lei permitia o divórcio (cf. Deuteronômio 24,1-4 e nota) e a poligamia (cf. Gênese 4,19 e nota); mas Jesus condena ambas as práticas (Mateus 5,32 Mateus 19,9 Marcos 10,2-10 Lucas 16,18 Romanos 7,2s; 1Coríntios 7,10s. 1Coríntios 7,39) e exalta o valor do celibato por causa do Reino dos Céus (Mateus 19,12 Lucas 18,29). Aliança entre Deus e Israel é comparada com a relação existente entre os esposos (Oséias 1-2 Isaías 54,5-7 Jeremias 2,2 Ezequiel 16,6-14 Salmo 45 Ct 1,8). Deus é o esposo fiel e ciumento (Jeremias 31,3s; Ct 8,6 Isaías 62,3-5). Jesus se apresenta como o esposo da nova aliança (Lucas 5,33-39 João 3,28-30 Mateus 22,1-14 Mateus 25,1-13 Apocalipse 19,7s; Apocalipse 21,1s). Nesta linha, Paulo vê na união matrimonial um sacramento (sinal) da relação entre Cristo e a Igreja (Efésios 5,23-33). |
MATUSAEL | homem de Deus. |
MATUSALEM | Hebraico: Homem Armado Ou Homem De Paz, Gn 5.27 |
MATUSALÉM | Filho de Enoque, e pai de Lameque. Um daqueles que viveram antes do dilúvio. Matusalém viveu 969; ninguém viveu mais que ele. (Gênesis 5:21) |
MATUSALÉM | Filho de Enoque, e pai de Lameque; Um daqueles que viveram antes do dilúvio. Matusalém viveu 969; ninguém viveu mais que ele. (Gênesis 5:21) |
MATUSALÉM | Filho de Enoque, e pai de Lameque. Um daqueles que viveram antes do dilúvio. Matusalém viveu 969; ninguém viveu mais que ele. (Gênesis 5:21) |
MATUSALÉM | Filho de Enoque, e pai de Lameque. Um daqueles que viveram antes do dilúvio. Matusalém viveu 969; ninguém viveu mais que ele. (Gênesis 5:21) |
MATUTINA, ORAÇÃO | Nas igrejas anglicanas e episcopais, um serviço que faz parte do oficio diário. E também conhecido como matinas. |
MAUJAEL | Hebraico: Destruído De Deus, Gn 4.18 |
MAUMA | Aramaico: Fiel Eunuco, Et 1.10 |
MAUMAM | Hebraico: Fiel, Et 1.10 |
MAURICE, JOHN FREDERICK DENISON (1805-1872) | Teólogo anglicano, professor do King’s College, em Londres. Foi demitido por negar a doutrina da condenação eterna. Reprovou modismos teológicos e, de um certo modo, foi um precursor do movimento ecumênico moderno. |
MAVIAEL | Deus vivifica. |
MAZIAU | Hebraico: Consolação De Jeová, 1 Cr |
MCGIFFERT, A.C (ARTHUR CUSHMAN) (1861-1933) | Historiador da igreja e professor do Union Seminary de Nova York. Líder na proclamação do liberalismo teológico. Sua teologia foi bastante influenciada pela tese de que uma história “científica” que exclui o sobrenatural é mais objetiva que a história do envolvimento de Deus no mundo. Ele foi, também, um defensor do evangelho social. |
MCINTIRE, CARL (1906- ) | O grande líder do Conselho Americano de Igrejas Cristãs e do Conselho Internacional de Igrejas Cristãs, em oposição ao Concilio Mundial de Igrejas. |
MCPHERSON, AIMEE SEMPLE (1890.1944) | Pregador pentecostal e locutor de rádio. Foi pastor do Angelus Temple, em Los Angeles, e colaborou na fundação da Igreja do Evangelho Quadrangular. |