DIA | Na Escritura designa as horas da luz do dia, uma era longa ou um período específico. Também, consulte TEMPO, medidas de |
DIA DA EXPIAÇÃO | Ver as notas em Lv 16,1-34 e At 27,9; ver também " Expiação", "Bode Expiatório". |
DIA DA EXPIAÇÃO | Ver Levítico 16,1-34 e Atos 27,9; ver também "Expiação", "Bode Expiatório". |
DIA DA IRA | O dia do juízo do Senhor. |
DIA DA PREPARAÇÃO | O dia anterior à Páscoa. Recebeu esse nome pelo fato de serem feitos muitos preparativos para a festa. (Mateus 27:62-64) |
DIA DA PREPARAÇÃO | O dia anterior à Páscoa. Recebeu esse nome pelo fato de serem feitos muitos preparativos para a festa. (Mateus 27:62-64) |
DIA DA PREPARAÇÃO | O dia anterior à Páscoa. Recebeu esse nome pelo fato de serem feitos muitos preparativos para a festa. (Mateus 27:62-64) |
DIA DA PREPARAÇÃO | O dia anterior à Páscoa. Recebeu esse nome pelo fato de serem feitos muitos preparativos para a festa. (Mateus 27:62-64) |
DIA DA PREPARAÇÃO | O dia anterior à Páscoa. Recebeu esse nome pelo fato de serem feitos muitos preparativos para a festa. |
DIA DO SENHOR | É o dia em que Deus vem para julgar. Este dia em geral é visto como um dia de punição para os pagãos, para os inimigos de Deus e de seu povo, e de salvação para Israel (cf. Is 13; Ez 7,1-27 e nota; Jl 4,9-14). Mais tarde os profetas anunciaram o dia do Senhor como punição também para Israel, para quem a eleição divina não é uma garantia incondicional (cf. Am 3,1s; 5,18 e nota). Segundo o NT este dia vai coincidir com o da vinda gloriosa de Cristo, para o qual se volta toda a esperança cristã (1Cor 1,8; 1Ts 5,2-4). No NT, o primeiro dia da semana, por ser o dia da Ressurreição do Senhor Jesus Cristo, foi chamado "Dia do Senhor" (Ap 1,10). Ver "Parusia", "Culto"e "Sábado". |
DIA DO SENHOR | Um dia de julgamento futuro identificado no Novo Testamento com a segunda vinda de Cristo. Também o primeiro dia da semana, o domingo. |
DIA DO SENHOR | É o dia em que Deus vem para julgar. Este dia em geral é visto como um dia de punição para os pagãos, para os inimigos de Deus e de seu povo, e de salvação para Israel (cf. Isaías 13 Ezequiel 7,1-27 e nota; Joel 4,9-14). Mais tarde os profetas anunciaram o dia do Senhor como punição também para Israel, para quem a eleição divina não é uma garantia incondicional (cf. Amós 3,1s; Amós 5,18 e nota). Segundo o Novo Testamento este dia vai coincidir com o da vinda gloriosa de Cristo, para o qual se volta toda a esperança cristã (1Coríntios 1,8 1Tessalonicenses 5,2-4). No Novo Testamento,o primeiro dia da semana, por ser o dia da Ressurreição do Senhor Jesus Cristo, foi chamado "Dia do Senhor" (Apocalipse 1,10). Ver "Parusia", "Culto"e "Sábado". |
DIA DO SENHOR | Conceito do Antigo Testamento referente à ocasião em que Deus agirá para fazer justiça aos retos e condenar os ímpios. O Novo Testamento relaciona-o mais especificamente com a Segunda Vinda de Jesus. O Dia do Senhor era um momento tanto de salvação quanto de condenação. |
DIABO | Satanás o ser espiritual supremo do mal que rebelou-se contra Deus e agora está engajado numa ação que se opõe a ele. Nos últimos tempos o diabo será finalmente subjugado. |
DIABO | Grego: Caluniado, 1 P 5.8 |
DIABO | Por sua etimologia, Demônio, de dia-ballo = dividir, o caluniador, e Satã (do hebraico: adversário), o acusador. É o mesmo sujeito com esses e outros muitos nomes (Dragão, Maligno, Belial, Inimigo, Tentador). |
DIÁCONO | O termo significa "assistente", alguém que serve à mesa (Jo 2,5.9). Foram chamados "diáconos"os cristãos escolhidos pelos apóstolos para servirem aos pobres da Igreja de Jerusalém (At 6,1-7). Mas estes diáconos logo começaram a dedicar-se também à pregação do Evangelho (6,8-7,53; 8,5-13). Eles são os auxiliares dos "epíscopos" (cf. At 20,28 e nota) na direção das jovens comunidades cristãs (Fl 1,1; 1Tm 3,8-13). Ver "Anciãos", "Bispo"e "Culto". |
DIÁCONO | O termo significa "assistente", alguém que serve à mesa (João 2,5 João 2,9). Foram chamados "diáconos"os cristãos escolhidos pelos apóstolos para servirem aos pobres da Igreja de Jerusalém (Atos 6,1-7). Mas estes diáconos logo começaram a dedicar-se também à pregação do Evangelho (Atos 6,8-7,53 Atos 8,5-13). Eles são os auxiliares dos "epíscopos" (cf. Atos 20,28 e nota) na direção das jovens comunidades cristãs (Filipenses 1,1 1Timóteo 3,8-13). Ver "Anciãos", "Bispo"e "Culto". |
DIÁCONO, DIACONISA | Designa um oficial da igreja local. O termo deriva de um verbo que significa “servir”, As qualificações para exercer a função cuja Origem aparentemente se encontra registrada em Atos 6,1-6, são encontradas em ITimóteo 3.8-13. Que mulheres serviam como diaconisas éindicado em Romanos 16.1 e lTimóleo 3.11. |
DIADEMA | Umacoroa; símbolo de realeza. |
DIAMANTE | Grego: Adamas, Pedra Preciosa Indomável, Ex 28.18 |
DIAMANTE | Hebraico: Galabom, Ex 28.18 |
DIANA | Latim: Nome Latino Da Deusa, Luminosa, Perfeita, Deusa Da Caça, At 19.24 |
DIAS-FIGURADOS, TEORIA DOS | Interpretação da contagem dos seis dias da criação (Gênesis l)como mais lógica que a representação cronológica. A consequência, então, não necessariamente está relacionada com a geologia. |
DIÁSPORA | Ou "dispersão", é o termo aplicado aos judeus espalhados pelo mundo pagão do Império Romano (Jo 7,35). Na era apostólica a população do Império Romano era de aproximadamente 55 milhões, dos quais 4,5 milhões (8%) eram judeus da diáspora. |
DIÁSPORA | Termo usado para fazer referênciaàs comunidades judais localizadas fora da Palestina. |
DIÁSPORA | Ou "dispersão", é o termo aplicado aos judeus espalhados pelo mundo pagão do Império Romano (João 7,35). Na era apostólica a população do Império Romano era de aproximadamente 55 milhões, dos quais 4,5 milhões (8%) eram judeus da diáspora. |
DIBLA | Hebraico: Massa Esférica, Bolo, Ez 6.14 |
DIBLAIM | Hebraico: Bolos, Gêmeos Ou Abraço Duplo, Os 1.3 |
DIBLATAIM | Hebraico: Escondido No Pé De Figo, Nm 33.46 |
DIBOM | Hebraico: Caminho Devastado, Nm 21.30 |
DIBOM-GADE | Hebraico: Caminho Devastado De Gade, Nm 21.30 |
DIBRI | Hebraico: Promessa, Eloqüente, Lv 24.11 |
DICLA | Hebraico: Palmeira, Gn 20.27 |
DICO1OMISMO | Interpretação que considera a natureza humana como constituída de duas partes, usualmente de um elemento material e outro espiritual (Le., corpo e alma). |
DICOTOMIA | A divisão de qualquer coisa em duas partes. Ver também Dicotomismo. |
DIDAQUÊ | Manual primitivo de instrução cujo conteúdo abordava a vida cristã co governo da igreja. |
DIDIMO | Grego: Gêmeo, Jo 11.16 Nome mudado de Tomé, Jo.11:16, (20:24, 21:2) |
DIDRACMA | consulte MOEDAS |
DIFAMAR | Tirar a boa fama ou o crédito a; caluniar. Tito 2:5 |
DIFATE | Hebraico: Um Terror, Gn 10.3 |
DIFERENCIAÇÃO DE ESPÍRITOS | Ver Discernimento de Espíritos. |
DIGNIDADE | Modo de proceder que infunde respeito. 1 Reis 15:13 |
DIGNITÁRIO | Indivíduo que exerce um cargo elevado ou goza de um título proeminente. Marcos 6:21 |
DILA | Hebraico: Campo De Pepinos, Ou Uma Grande Abóbora, Js 15.38 |
DILATAR | Aumentar(-se) o volume de. Deuteronômio 19:8 |
DILEA | Hebraico: Campos De Pepinos, Ou Uma Grande Abóbora, Js 15.38 |
DILETO | Preferido na estima e no afeto. Romanos 16:8 |
DILIGENTE | Zeloso, cuidadoso. Êxodo 19:5 |
DILÚVIO | Tempo quando Deus cobriu a terra com água para destruir todo o mundo, exceto Noé, sua família e os animais que estavam na arca. (Gênesis 7:7) |
DILÚVIO | A grande inundação narrada em Gênesis 7. No tempo de Noé, a grande inundação que durou quarenta dias e quarenta noites, resultando na morte de todas as criaturas vivas, exceto aquelas que estavam na Arca. Alguns eruditos afirmam que as águas do dilúvio cobriram o mundo todo (Teoria do dilúvio universal) ao passo que outros defendem a idéia deque o dilúvio ocorreu apenas na área na qual Noé viveu (teoria localizada). Evidências bíblicas e outras, de vários tipos, são citadas como suporte de cada teoria. |
DILÚVIO | A narrativa de Gênese 6,5-9,19 descreve uma inundação catastrófica, chamada dilúvio, do qual salvaram-se apenas Noé, sua família e os animais que o acompanhavam na arca. Muitos povos antigos falam de extraordinárias inundações que em épocas muito remotas destruíram a terra. As narrativas mais próximas ao Gênese são as da Mesopotâmia. É possível que no fundo destas narrativas esteja a lembrança remota de inundações catastróficas mas de proporções limitadas (cf. Gênese 7,19s e nota). |
DILÚVIO, TEORIA DO | Crença de que o grande dilúvio criou condições geológicas inusitadas que, por sua vez, dão base para alguns afirmarem a aparentemente grande idade da Terra. |
DIMNA | Hebraico: Monte De Lixo, Nm 21.35 |
DIMON | Hebraico: Monte De Lixo, Is 15.9 |
DIMONA | Hebraico: Descanso Seguro, Js 15.22 |
DINA | Hebraico: Julgado, Ou Julgamento, Gn 30.21 |
DINA OU DINÁ | a julgada. |
DINABA | Hebraico: Pronunciou Julgamento, Gn 36.32 |
DIOCESE | Nas igrejas católica romana, ortodoxa oriental e anglicana, designa uma unidade geográfica que se encontra sob a direção de um bispo. |
DIOMEDES | Grego: Claro A Divindade, 1 Mac 4.45 |
DIONISIO | Grego: Pertence A Baco, At 17.34 |
DIONÍSIO | filho de zeus (o deus do vinho). |
DIONÍSIO O AREOPAGITA, PSEUDO | Um escritor que provavelmente viveu na Sina no século 5 ou 6. Inicialmente identificado com Dionisio, o Areopagita (At 17.34); o pseudo Dionisio procurou amalgamar a teologia cristã com o pensamento neoplaLônico. |
DIOSCORO | Grego: Filho De Júpiter, 1 Mac 11.22 |
DIÔSÇORUS | Patriarca de Alexandria de 444 a 451, destacou-se como oponente do nestorianismo e apoiador de Eutiques. |
DIOSCUROS | Grego: Navio Que Paulo Viajou De Malta Para Regio, Filho De Zeus, |
DIOTREFES | Grego: Nutrido Por Zeus, Deuses Da Mitologia, 3 Jo 9.11 |
DIÓTREFES | alimentado por Zeus. |
DIREITA | Grego: Destra, Gazeta, At 9.11 |
DIREITOS CIVIS | Direitos fundamentais que o Estado tem o dever de garantir aos seus cidadãos. |
DISA | Hebraico: Pigarga, Ave, Gn 36.21 |
DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS | A capacidade de avaliar aquilo que é dito pelos profetas (ICo t4.29). |
DISCERNIMENTO ESPIRITUAL | Habilidade em julgar com sabedoria questões de ordem espiritual. |
DISCIPLINA | Instrução particular que envolve correção. |
DISCIPLINA DA IGREJA | Ver Igreja, Disciplina da. |
DISCÍPULO | Um aprendiz ou seguidor de outro. O termo é usado para designar de modo especial os doze seguidores mais íntimos de Jesus. aluno ou seguidor; partidário de determinado mestre ou escola de pensamento. No Novo Testamento, discípulo em geral se refere a um seguidor de Jesus. Para ser de Discípulo de Jesus basta ser convertido (conbinação de arrependimento pessoal e a fé salvadora, que é dom de Deus a todo arrependido); a partir da conversão, a Graça de Deus opera no salvo, fazendo-o um discípulo em crescimento. Ef.2:8-10, Tt.2:11-14 |
DISCÓRDIA | Deve ser evitada (Provérbios 6,19 1Coríntios 3,3 1Coríntios 6,7 1Coríntios 11,16 Filipenses 2,3 2Timóteo 2,14 Tiago 4,1. Tem conseqüências funestas (Eclesiástico 28,12 Mateus 12,25 Marcos 3,24s; ; Tiago 3,14-17). |
DISCORRER | Difundir-se, espalhar-se. Atos 19:9 |
DISCRIÇÃO | Qualidade de quem sabe guardar segredo; reserva. 2 Crônicas 2:12 |
DISCRIMINAÇÃO | Tratar certas pessoas de modo não digno eia virtude de pertencerem a determinado grupo racial ou social. |
DISENTERIA | Infecção, bacilar ou amebiana, dos intestinos, de que resultam evacuações freqüentes; diarréia. Atos 28:8 |
DISOM | Hebraico: Antílope, 1 Cr 1.38 |
DISPENSAÇÃO | Concessão de graças divinas. Dispensa, licença Efésios 3:2 |
DISPENSAÇÃO | O termo faz referência à mordomia ou à administração de tarefas. No sistema teológico conhecido como dispensacionalismo refere-se a um período de tempo no qual Deus lida com a raça humana de um modo distinto. |
DISPENSAÇÃO DA INOCÊNCIA | No dispensacionalismo designa o período de relacionamento de Deus com Adão e Eva antes da queda. |
DISPENSAÇÃO DA LEI | No dispensacionalismo designa o período das ações de Deus na história desde a outorga da Lei a Moisés no Sinai até a era do Novo Testamento. |
DISPENSACIONALISMO | Sistema de interpretação bíblica e teológica que divide a ação de Deus na história em diferentes períodos que são por ele administrados em bases diferentes. Envolve uma interpretação literal da Escritura, uma distinção entre Israel e a Igreja e uma escatologia pré-milenista e pré-tribulacionista. |
DISPERSÃO | Ato ou efeito de dispersar. Dispersar = disseminar, espalhar. Sofonias 3:10 |
DISPOR | Ficar a disposição. Gênesis 34:10 |
DISPUSERA | Ficaram à disposição. Gênesis 42:20 |
DISSEMINAR | Difundir, divulgar. Gênesis 10:32 |
DISSERTANDO | Exposição argumentada. Atos 19:8 |
DISSIMULAÇÃO | Disfarce; ocultar-se. Gálatas 2:13 |
DISSOLUÇÃO | Viver somente para prazer próprio; esbanjar a vida em prazeres tolos ou perversos. |
DISSOLUTO | Devasso; libertino. Deuteronômio 21:20 |
DISSUADIR | Convencer Jó 23:13 |
DISTÂNCIA (medida de) | Tiro de Pedra (Lc.22:41); equivalente atual: 20 a 30 m Tiro de Arco (Gn.21:16); Correspondente bíblico: 100 a 150 m Jornada de um Sábado (At.1:12); correspondente bíblico: 2.000 Côvados; Equivalente atual: 888m Jornada de um Dia (Gn.31:23); correspondente bíblico: 30 a 40 Km; Estádio (romano, Lc.24:13); correspondente bíblico: 185 m Milha (romano, Mt.5:41; correspondente bíblico: 8 Estádios; Equivalente atual: 1.479 m |
DISTELEOLÓGICO | Aparentemente designa aquilo que não contribui para um propósito racional ou construtivo. |
DISTINÇÃO | Diferença, separação. Êxodo 8:23 |
DISTINÇÃO QUALITATIVA | Diferença de espécie e não de grau. De acordo com o pensamento de Sõren Kierkegaard, existe uma infinita distinção qualitativa entre Deus e o ser humano. |
DISTINTIVO, CARÁTER DIFERENCIADOR DE | Critério de autenticidade no estudo critico dos Evangelhos. O termo é usado por Reginald Fuller para fazer referência aos ensinos que não são encontrados nojudaismo ou na Igreja, e assim são assumidos como ensinos autênticos de Jesus. |
DITADO VERBAL, TEORIA DO | Ver Inspiração Verbal, Teoria da. |
DITOS DE JESUS | As verdadeiras palavras de Jesus. |
DITOSO | Venturoso; feliz. (Salmos 112:5 ) |