PÃO | Ver "Eucaristia". |
PÃO | Ver "Eucaristia". |
PÃO ASMO | Este pão é feito somente de farinha e água, sem fermento, e cozido em porções de pequena espessura. Para se comer não deve ser cortado, mas partido com os dedos. |
PÃO ASMO | Pão feito sem fermento que era comido durante a Páscoa e outras festas. O fermento era símbolo do pecado. (Êxodo 12:17-20, I Coríntios 5:7,8) |
PÃO ASMO | Pão feito sem fermento que era comido durante a Páscoa e outras festas. O fermento era símbolo do pecado. (Êxodo 12:17-20, I Coríntios 5:7,8) |
PÃO ASMO | Pão feito sem fermento que era comido durante a Páscoa e outras festas. O fermento era símbolo do pecado. (Êxodo 12:17-20, I Coríntios 5:7,8) |
PÃO ASMO | Pão feito sem fermento que era comido durante a Páscoa e outras festas. O fermento era símbolo do pecado. (Êxodo 12:17-20, I Coríntios 5:7,8) |
PÃO NÃO LEVEDADO | Pão que não cresce por ser cozido sem fermento. É comido na refeição pascal. |
PAPA | Ver "Pedro". |
PAPA | Líder da Igreja Católica Romana, também conhecido como sumo pontífice ou o bispo de Roma. |
PAPA | Ver "Pedro". |
PAPADO | O cargo de bispo de Roma, o supremo pontífice do cristianismo católico romano. |
PAPIRO | Junco. Isaías 18:2 - Jó 8:11 |
PAPIRO | Ver "Manuscrito", "Códice". |
PAPIRO | Ver "Manuscrito", "Códice". |
PAPIRO | Junco. Isaías 18:2 - Jó 8:11 |
PARA | Hebraico: Região Das Cavernas, Gn 21.21 |
PARA | Hebraico: Vitela, Js 18.23 |
PARÁBOLA | Dito ou história que aplica uma lição fazendo uso de ilustrações do cotidiano; comparação entre dois objetos com o propósito de ensinar. Jesus contou muitas parábolas enquanto viveu aqui na terra. |
PARÁBOLA | Narração alegórica que contém algum preceito moral. Salmos 78:2 |
PARÁBOLA | É o desenvolvimento de uma comparação de dois termos, resultando numa narrativa. Por exemplo, a comparação "A palavra de Deus é como a semente" foi desenvolvida na parábola do semeador. A parábola é uma historieta inventada, mas baseada em fatos corriqueiros da vida. Como na comparação, assim também na parábola os termos devem ser tomados no sentido próprio. Na parábola, porém, o confronto não se verifica entre dois termos, e sim entre duassituações. É desse confronto que se deve tirar o ensinamento, fim principal da parábola. |
PARÁBOLA | Uma história simples que ilustra uma verdade espiritual. Jesus se utilizou bastante desse recurso de ensino. |
PARÁBOLA | História curta com o fim de ensinar lições a respeito do reino de Deus, ou de sabedoria ou moral. (Mateus 13:3-23) |
PARÁBOLA | É o desenvolvimento de uma comparação de dois termos, resultando numa narrativa. Por exemplo, a comparação "A palavra de Deus é como a semente" foi desenvolvida na parábola do semeador. A parábola é uma historieta inventada, mas baseada em fatos corriqueiros da vida. Como na comparação, assim também na parábola os termos devem ser tomados no sentido próprio. Na parábola, porém, o confronto não se verifica entre dois termos, e sim entre duassituações. É desse confronto que se deve tirar o ensinamento, fim principal da parábola. |
PARÁBOLA | História curta com o fim de ensinar lições a respeito do reino de Deus, ou de sabedoria ou moral. (Mateus 13:3-23) |
PARÁBOLA | Narração alegórica que contém algum preceito moral. Salmos 78:2 |
PARÁBOLA ESCATOLÕGICA | Uma parábola que trata das últimas coisas como as que se encontram em Mateus 25. |
PARÁBOLAS DE JESUS: | Administrador infiel: Lc 16,1-13. Amigo importuno: Lc 11,5-8. Avarento insensato: Lc 12,16-21. Bodas do filho do rei: Mt 22,1-14. Bom Pastor: Jo 10,1-16. Bom samaritano: Lc 10,30-37. Casa sobre rocha: Mt 7,24-27; Lc 6,47-49. Cem moedas de prata: Lc 19,11-26. Dez virgens: Mt 25,1-13. Dois devedores: Lc 7,41s. Fariseu e o cobrador de impostos: Lc 18,9-14. Fermento: Mt 13,33; Lc 13,20s. Figueira estéril: Lc 13,6-9. Filho fingido: Mt 21,28-32. Filho pródigo: Lc 15,11-32. Grande ceia: Lc 14,16-24. Grão de mostarda: Mt 13,31s; Mc 4,30-32; Lc 13,18-21. Grão de trigo: Jo 12,24. Joio entre o trigo: Mt 13,24-30.36-43. Juiz iníquo: Lc 18,1-8. Lavradores homicidas: Mt 21,33-46; Mc 12,1-12; Lc 20,9-19. Moeda perdida: Lc 15,8-10. Ovelha extraviada: Mt 18,12-14; Lc 15,1-7. Pai de família: Mt 13,52. Pérola preciosa: Mt 13,45s. Rede de pesca: Mt 13,47-50. Rei que vai guerrear: Lc 14,31-33. Rico avarento e o pobre Lázaro: Lc 16,19-31. Roupa velha: Mt 9,16; Mc 2,21; Lc 5,36. Semeador: Mt 13,1-9.18-23; Mc 4,3-20; Lc 8,4-15. Semente que cresce: Mc 4,26-29. Servo cruel: Mt 18,23-35. Servos inúteis: Lc 17,7-10. Servos vigilantes: Mt 24,42-51; Lc 12,35-48. Talentos: Mt 25,14-30. Tesouro no campo: Mt 13,44. Torre a ser construída: Lc 14,28-30. Trabalhadores na vinha: Mt 20,1-16. Videira e ramos: Jo 15,1-8. Vinho novo: Mt 9,17; Mc 2,22; Lc 5,37-39. |
PARÁBOLAS DI’ JESUS | Histórias contadas por Jesus para ilustrar e comunicar verdades espirituais. |
PARÁCLETO | Termo grego usado para se referir ao Espírito Santo (Jo 14.16,26; 15.26; 16.7). E comumente traduzido como “Consolador”. |
PARÁCLITO | Significa "advogado", "consolador". Termo com que João designa o Espírito Santo e sua função em relação a Cristo e na Igreja (cf. Jo 14,16 e nota). |
PARÁCLITO | Significa "advogado", "consolador". Termo com que João designa o Espírito Santo e sua função em relação a Cristo e na Igreja (cf. João 14,16 e nota). |
PARADOXO | Aparente contradição na qual duas teses opostas são cotejadas entre si. |
PARADOXO, TEOLOGIA DO | Teologia existencial ou neo-ortodoxa que entende a presença de uma contradição aparente como uma indicação positiva da verdade. Neste ponto ocorre a crise da fé. |
PARAÍSO | Termo grego que traduz o hebraico "jardim do Éden", ou de delícias. É o símbolo da alegria e da felicidade (Gn 2,15), da morada da divindade (Ez 28,12-19). No NT é o lugar onde se espera viver a felicidade eterna com Deus (2Cor 12,4; Ap 2,7). Para o judaísmo era o lugar onde ficavam os mortos à espera da ressurreição (Lc 16,23; 23,43). Ver "Éden". |
PARAÍSO | Céu ou a presença de Deus. |
PARAÍSO | Termo grego que traduz o hebraico "jardim do Éden", ou de delícias. É o símbolo da alegria e da felicidade (Gênese 2,15), da morada da divindade (Ezequiel 28,12-19). No Novo Testamento é o lugar onde se espera viver a felicidade eterna com Deus (2Coríntios 12,4 Apocalipse 2,7). Para o judaísmo era o lugar onde ficavam os mortos à espera da ressurreição (Lucas 16,23 Lucas 23,43). Ver "Éden". |
PARALOGISMO | Raciocínio contrário às regras da lógica. |
PARAMENTADO | Revestido com paramentos. Adornado, engalanado, enfeitado. Esdras 3:10 |
PARAMENTADO | Revestido com paramentos. Adornado, engalanado, enfeitado. Esdras 3:10 |
PARAPEITO | Parede ou resguardo que se eleva à altura do peito ou pouco menos, à borda de terraços, pontes, galerias, janelas etc Deuteronômio 22:8 |
PARAPEITO | Parede ou resguardo que se eleva à altura do peito ou pouco menos, à borda de terraços, pontes, galerias, janelas etc Deuteronômio 22:8 |
PARBAR | Hebraico: Colunada, Átrio, 1 Cr 26.18 |
PARCIALIDADE | Qualidade de parcial. 2 Crônicas 19:7 |
PARCIALIDADE | Qualidade de parcial. 2 Crônicas 19:7 |
PARDAL | Pequeno pássaro conirrostro da família dos Ploceídeos. Salmos 84:3 |
PARDAL | Pequeno pássaro conirrostro da família dos Ploceídeos. Salmos 84:3 |
PARENTE | Que pertence à mesma família. Gênesis 13:8 |
PARENTE | Que pertence à mesma família. Gênesis 13:8 |
PARENTELA | Casta, família, raça. Gênesis 12:1 |
PARENTELA | Casta, família, raça. Gênesis 12:1 |
PARHAM, CHARLES (1873-1929) | Diretor de uma pequena escola bíblica em Topeka, Kansas, onde o fenômeno carismático emergiu após ter ele incumbido aos estudantes a investigação de tópicos sobre batismo do Espírito Santo. O fato é freqüentemente associado com o início do moderno movimento pentecostal. |
PARMENAS | Grego: Firme, Fiel, Que Permanece, At 6.5 |
PÁRMENES | aquele que fica. |
PARNA | Grego: Muito Ágil, Nm 34.25 |
PARNAQUE | Grego: Muito Ágil, Nm 34.25 |
PAROLA | Palanfrório, palavras ocas Jó 11:3 |
PAROLA | Palanfrório, palavras ocas Jó 11:3 |
PARÓQUIA | A congregação local ou a área geográfica por ela abrangida. Termo muito usado no catolicismo para indicar a circunscrição de uma igreja, ou um templo. |
PAROS | Hebraico: Pulga, Ed 2.3 |
PAROUSÍA | A segunda vinda. |
PARSANDATA | Persa: Nascimento Nobre, Et 9.7 |
PARSIM | Aramaico: Plural De Mene, Acabou O Teu Reino, Dn 5.25 |
PARTEIRA | Mulher, formada ou não, que assiste partos. Gênesis 35:17 |
PARTEIRA | Mulher, formada ou não, que assiste partos. Gênesis 35:17 |
PARTICIPAÇÃO | Herança comum, ou sorte comum que os cristãos terão com Cristo no fim do mundo (Mt 24,51; Lc 10,42; Jo 13,8; Ap 20,6; 21,8). Significa também ter comunhão ou parte em alguma coisa. Os cristãos têm parte no Evangelho (Fl 1,5), no Espírito (2Cor 2,13), na ressurreição de Cristo (1Cor 1,9). Esta participação na glória de Cristo supõe uma participação na sua paixão (Rm 6,4-8; 8,17; Cl 2,12s; Fl 3,10). Pela Eucaristia o cristão entra em comunhão com o corpo do Senhor sacrificado e pelo seu sangue derramado entra em comunhão de vida com Cristo (1Cor 10,14-22; 11,17-29), garantindo para si a ressurreição no último dia (Jo 6,48-58). |
PARTICIPAÇÃO | Herança comum, ou sorte comum que os cristãos terão com Cristo no fim do mundo (Mateus 24,51 Lucas 10,42 João 13,8 Apocalipse 20,6 Apocalipse 21,8). Significa também ter comunhão ou parte em alguma coisa. Oséias cristãos têm parte no Evangelho (Filipenses 1,5), no Espírito (2Coríntios 2,13), na ressurreição de Cristo (1Coríntios 1,9). Esta participação na glória de Cristo supõe uma participação na sua paixão (Romanos 6,4-8 Romanos 8,17 Colossenses 2,12s; Filipenses 3,10). Pela Eucaristia o cristão entra em comunhão com o corpo do Senhor sacrificado e pelo seu sangue derramado entra em comunhão de vida com Cristo (1Coríntios 10,14-22 1Coríntios 11,17-29), garantindo para si a ressurreição no último dia (João 6,48-58). |
PARTICULARISMO | Idéia de que a salvação está alicerçada na resposta individual à graça de Deus. Alguns, então, estarão perdidos. Contrapondo-se à posição universalista, afirma que Deus irá restaurar em definitivo todo ser humano para a fraternidade com ele. |
PARTIR DO PÃO | Ver Ceia do Senhor. |
PARTO | Ato ou efeito de parir. Gênesis 35:17 |
PARTO | Ato ou efeito de parir. Gênesis 35:17 |
PARTOS | Persa: Desterrados, At 2.9 |
PARUA | Hebraico: Florescentes, 1 Rs 4.17 |
PARUSIA | Significa a entrada solene do rei na sua capital (2Sm 6; 1Rs 1,38-53; 2Rs 11,1-16). No AT aparecem duas tendências: parusia futura -vinda do Rei-Messias (Zc 9,9s; Is 40,9-11); outra, recordando que é Deus o Rei de Israel, anuncia uma vinda de Deus em pessoa (Is 46,9-13; 52,7s; Zc 1,3.16; 2,9-13; 8,2s). A entrada de Cristo em Jerusalém é narrada num contexto de Parusia (Mt 21,1-11). O Batista é o arauto desta chegada (Mt 3,11s). Cristo, porém, diz que a hora de sua manifestação não chegou (Jo 7,2-9; 18,35; 14,3). Na linha da segunda tendência do AT, acima descrita, a vinda do Filho do homem é apresentada com elementos divinos (Mt 16,27s; 24-25; Lc 21,25-33). Textos relativos à Parusia gloriosa (1Cor 1,8; 15,23; 1Ts 2,19; 3,13; 4,15; 2Pd 1,16; 3,4.12; 1Jo 2,28). Veja "Dia do Senhor"e a nota em 2Ts 2,1-12. |
PARUSIA | Significa a entrada solene do rei na sua capital (2Samuel 6 1Reis 1,38-53 2Reis 11,1-16). No Antigo Testamento aparecem duas tendências: parusia futura -vinda do Rei-Messias (Zacarias 9,9s; Isaías 40,9-11); outra, recordando que é Deus o Rei de Israel, anuncia uma vinda de Deus em pessoa (Isaías 46,9-13 Isaías 52,7s; Zacarias 1,3 Zacarias 1,16 Zacarias 2,9-13 Zacarias 8,2s). A entrada de Cristo em Jerusalém é narrada num contexto de Parusia (Mateus 21,1-11). O Batista é o arauto desta chegada (Mateus 3,11s). Cristo, porém, diz que a hora de sua manifestação não chegou (João 7,2-9 João 18,35 João 14,3). Na linha da segunda tendência do Antigo Testamento,acima descrita, a vinda do Filho do homem é apresentada com elementos divinos (Mateus 16,27s; Mateus 24-25 Lucas 21,25-33). Textos relativos à Parusia gloriosa (1Coríntios 1,8 1Coríntios 15,23 1Tessalonicenses 2,19 1Tessalonicenses 3,13 1Tessalonicenses 4,15 2Pedro 1,16 2Pedro 3,4 2Pedro 3,12 1João 2,28). Veja "Dia do Senhor" e a nota em 2Tessalonicenses 2,1-12. |
PARVAIM | Mesmo Que Ofir; Regiões Orientais, 2 Cr 3.6 |