IMACULADA CONCEIÇÃO | Doutrina católica romana em que Maria foi preservada do pecado original, muito embora tivesse ela passado pelos efeitos temporais do pecado de Adão. As referências bíblicas a que se recorre normalmente estão em Gênesis 3.15 e em bicas 1.28.0 dogma foi proclamado pelo Papa Pio IX em 1854. |
IMACULADO | Que não tem mácula ou mancha de pecado, puro, inocente. |
IMACULADO | Puro, inocente. 1 Timóteo 6:14 |
IMACULADO | Puro, inocente. 1 Timóteo 6:14 |
IMACULADO | Puro, inocente. 1 Timóteo 6:14 |
IMAGEM | Reflexo de um objeto na água, num espelho etc. Gênesis 1:26 - Deuteronômio 5:8 |
IMAGEM | Cristo é a imagem visível do Deus invisível (Gn 1,26s; 1Cor 11,7; Sb 7,6; 2Cor 4,1-6; Cl 1,15). O cristão é imagem de Deus (2Cor 3,18; Cl 3,1-11; Rm 8,29; 1Cor 15,49). O homem e a mulher são imagem de Deus (Gn 1,26s; 9,6; 5,1; 1Cor 11,7; Tg 3,9). No AT é proibido fabricar imagens de Deus (Dt 4,9-28; 27,1-5; Ex 20,4). Entretanto, Deus manifesta a sua glória, não através dos bezerros de ouro (Ex 32; 1Rs 12,26-33), nem de outras imagens fabricadas pelos homens, mas através da criação (Os 8,5s; Sb 13; Rm 1,19-23). |
IMAGEM | Cristo é a imagem visível do Deus invisível (Gênese 1,26s; 1Coríntios 11,7 Cântico dos Cânticos 7,6 2Coríntios 4,1-6 Colossenses 1,15). O cristão é imagem de Deus (2Coríntios 3,18 Colossenses 3,1-11 Romanos 8,29 1Coríntios 15,49). O homem e a mulher são imagem de Deus (Gênese 1,26s; Gênese 9,6 Gênese 5,1 1Coríntios 11,7 Tiago 3,9). No Antigo Testamento é proibido fabricar imagens de Deus (Deuteronômio 4,9-28 Deuteronômio 27,1-5 Êxodo 20,4). Entretanto, Deus manifesta a sua glória, não através dos bezerros de ouro (Êxodo 32 1Reis 12,26-33), nem de outras imagens fabricadas pelos homens, mas através da criação (Oséias 8,5s; Cântico dos Cânticos 13 Romanos 1,19-23). |
IMAGEM | Reflexo de um objeto na água, num espelho etc. Gênesis 1:26 - Deuteronômio 5:8 |
IMAGEM DE DEUS | O que distingue o homem do restante da criação de Deus. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26). |
IMAGEM DE DEUS, TEORIA ESTRUTURAL OU SUBSTANTIVA DA | Idéia de que a imagem de Deus significa uma qualidade ou um conjunto de qualidades físicas ou psicológicas em uma pessoa. |
IMAGEM DE DEUS, TEORIA FUNCIONAL DA | Concepção de que a imagem de Deus não é algo intrínseco à natureza humana e sim à ação do ser humano. |
IMAGEM DE DEUS, TEORIA RELACIONAL DE | Doutrina segundo a qual a imagem de Deus não é inerente à pessoa, mas presente quando o indivíduo está em íntima relação com ele. |
IMAGEM FORMAL DE DEUS | Na obra de Emil Brunner, a idéia de que, muito embora os pecadores tivessem se afastado de Deus, não perderam a afinidade com Deus. São seres racionais, responsáveis e livres. A imagem formal contrapõe-se à imagem material, os atos de resposta a Deus; ou seja, o ser humano moldado por Deus de forma completa. |
IMAGENS, ADORAÇÃO DE | Prática de adorar a Deus, a anjos ou santos pela representação visual. |
IMAGO DEI | Expressão latina para a “imagem de Deus”. |
IMANÊNCIA | Qualidade do que está em si mesmo, e não transita a outrem. Atributos que caracterizam a imanência divina: onipotência, onisciência e onipresença. |
IMANÊNCIA | Presença e atividade de Deus na criação e na história da humanidade. |
IMANENTE | Que existe sempre em algo e é inseparável dele. |
IMANENTISMO | Crença na imanência divina. |
IMARCESCÍVEL | Que não murcha; incorruptível |
IMER | Hebraico: Loquaz, Ou Ele Prometeu, 1 Cr 24.14 |
IMERSÃO | Forma de batismo no qual a pessoa é imersa na água. |
IMINÊNCIA | O estado de algo que pode ocorrer em qualquer tempo ou que estão por acontecer. Quando aplicado à segunda vinda, o termo significa que Cristo pode voltar a qualquer momento (os que defendem este ponto de vista sustentam, contudo, que uma seqüência de fatos pode anteceder a segunda vinda) |
IMINENTE | Próximo; a qualquer momento. Provérbios 10:14 |
IMINENTE | Próximo; a qualquer momento. Provérbios 10:14 |
IMINENTE | Próximo; a qualquer momento. Provérbios 10:14 |
IMITAÇÃO DE CRISTO | O cristão deve assemelhar-se a ele (Mt 10,38; 11,29; 16,24; Jo 8,12; 12,26; 13,14-16; Fl 2,5; 1Pd 4,1; 1Jo 2,6; 3,16), a exemplo de Paulo (1Cor 4,16; 10,33; 11,1; Gl 2,19s; Fl 3,10s), na esperança da recompensa (Mt 10,22; Jo 12,26; Rm 8,17; 2Tm 2,11s). |
IMITAÇÃO DE CRISTO | Tentativa do cristão de viver de acordo com o exemplo de Cristo. A idéia deu origem a uma coleção de textos devocionais como A imitação de Crista de Thomas à Kempis, e Em seus p05505 que faria Jesus?, de Charles M. Sheldon. |
IMITAÇÃO DE CRISTO | O cristão deve assemelhar-se a ele (Mateus 10,38 Mateus 11,29 Mateus 16,24 João 8,12 João 12,26 João 13,14-16 Filipenses 2,5 1Pedro 4,1 1João 2,6 1João 3,16), a exemplo de Paulo (1Coríntios 4,16 1Coríntios 10,33 1Coríntios 11,1 Gálatas 2,19s; Filipenses 3,10s), na esperança da recompensa (Mateus 10,22 João 12,26 Romanos 8,17 2Timóteo 2,11s). |
IMNA | Grego: Retém, 1 Cr 7.35 |
IMNA | Hebraico: Felicidade Ou Ele Restringe, Gn 46.17 |
IMOLADO | Sacrificado. Levítico 4:15 |
IMOLADO | Sacrificado. Levítico 4:15 |
IMOLADO | Sacrificado. Levítico 4:15 |
IMOLAR | Sacrificar. |
IMORTALIDADE | A condição de estar apto para viver eternamente. |
IMORTALIDADE CONDICIONAL | A expressão designa um tipo de aniqüilacionismo segundo o qual a imortalidade é um dom especial dado aos crentes; os não-crentes simplesmente deixam de existir por ocasião de sua morte. |
IMPASSIBILIDADE DIVINA | Referência à idéia de que Deus não é afetado pelos acontecimentos no mundo, mais especificamente, ele não passa por sofrimento ou dor. |
IMPENITENTE | Que não é penitente. Que continua no pecado. Romanos 2:5 |
IMPENITENTE | Que persiste no erro ou no crime. Romanos 2:5 |
IMPENITENTE | Que não é penitente. Que continua no pecado. Romanos 2:5 |
IMPERATIVO CATEGÓRICO | No pensamento de Immanuel Kant, designa uma ordem moral que deve ser obedecida incondicional e universal- mente. |
IMPERFEIÇÃO | Falta de perfeição. Incorreção, defeito. Deuteronômio 17:1 |
IMPERFEIÇÃO | Falta de perfeição. Incorreção, defeito. Deuteronômio 17:1 |
IMPETUOSO | Manifestação súbita e violenta; encolerizado. |
IMPETUOSO | Manifestação súbita. Corajoso Jó 8:2 |
IMPETUOSO | Manifestação súbita. Corajoso Jó 8:2 |
IMPETUOSO | Manifestação súbita. Corajoso Jó 8:2 |
IMPIEDADE | Ausência de Deus em assuntos espirituais ou morais. |
IMPIGEM | Doença de pele. Levítico 13:39 |
IMPIGEM | Doença de pele. Levítico 13:39 |
IMPIGEM | Doença de pele. Levítico 13:39 |
IMPOSIÇÃO DAS MÃOS | Na Bíblia, a mão significa poder (Ex 14,31; Sl 19,2; 1Rs 18,46; Ez 3,14; 30,21). O gesto de impor as mãos criava uma relação especial entre o sujeito e o objeto da ação, comunicando-lhe algo da força do agente (Lv 9,22; Lc 24,50). É sinal de consagração (Nm 8,10; Dt 34,9), símbolo de identificação com a vítima do sacrifício (Lv 1,4; 3,2; 4,4). Servia assim para transmitir a culpa (Lv 16,21) ou poderes (Nm 27,18-23); era usado para abençoar (Gn 48,14-20), curar doentes (Mt 9,18; Mc 8,23; Lc 4,40; 13,13), abençoar crianças (Mc 10,16). Como Jesus, os discípulos também impunham as mãos para curar os doentes (Mc 16,18; At 9,12; 28,8), comunicar o Espírito Santo (At 8,17; 19,6) ou conferir um ministério ou missão (At 6,6; 13,3; 1Tm 4,14; 2Tm 1,6s). |
IMPOSIÇÃO DAS MÃOS | Prática cerimonial de tocar uma pessoa para consagrá-la ou ordená-la. |
IMPOSIÇÃO DAS MÃOS | Na Bíblia, a mão significa poder (Êxodo 14,31 Salmo 19,2 1Reis 18,46 Ezequiel 3,14 Ezequiel 30,21). O gesto de impor as mãos criava uma relação especial entre o sujeito e o objeto da ação, comunicando-lhe algo da força do agente (Levítico 9,22 Lucas 24,50). É sinal de consagração (Números 8,10 Deuteronômio 34,9), símbolo de identificação com a vítima do sacrifício (Levítico 1,4 Levítico 3,2 Levítico 4,4). Servia assim para transmitir a culpa (Levítico 16,21) ou poderes (Números 27,18-23); era usado para abençoar (Gênese 48,14-20), curar doentes (Mateus 9,18 Marcos 8,23 Lucas 4,40 Lucas 13,13), abençoar crianças (Marcos 10,16). Como Jesus, os discípulos também impunham as mãos para curar os doentes (Marcos 16,18 Atos 9,12 Atos 28,8), comunicar o Espírito Santo (Atos 8,17 Atos 19,6) ou conferir um ministério ou missão (Atos 6,6 Atos 13,3 1Timóteo 4,14 2Timóteo 1,6s). |
IMPRECAÇÃO | Ato de imprecar; amaldiçoar; praga. |
IMPRECAÇÃO | Pedir que envie a alguém males ou bens. Levítico 5:1 |
IMPRECAÇÃO | Pedir que envie a alguém males ou bens. Levítico 5:1 |
IMPRECAÇÃO | Pedir que envie a alguém males ou bens. Levítico 5:1 |
IMPRECAÇÃO (MALDIÇÃO) | Fórmula composta de palavras próprias para amaldiçoar. Os primitivos atribuíam a tais fórmulas um efeito mágico: bastava pronunciá-las para se obter o resultado desejado. Israel também conhece fórmulas de bênção ou maldição, mas o efeito é atribuído ao poder de Deus (Gn 12,3). A maldição uma vez pronunciada deve se cumprir (Js 6,26; 1Rs 16,34; 2Sm 21,3 e nota). Mas Deus pode impedir que uma maldição seja pronunciada e transformá-la em bênção, como no caso de Balaão (Nm 22,12; Dt 23,6). Em alguns salmos o orante faz imprecações contra os que lhe causam sofrimentos (Sl 109; 129). Tais salmos devem ser entendidos no contexto e mentalidade daquele tempo. Jesus, porém, proíbe amaldiçoar os inimigos ou perseguidores (Lc 9,51-56; 23,34); ao contrário, manda amar os inimigos (Mt 5,44; Rm 12,14) para imitar a perfeição de Deus (Mt 5,45.48). |
IMPRECAÇÃO (MALDIÇÃO) | Fórmula composta de palavras próprias para amaldiçoar. Oséias primitivos atribuíam a tais fórmulas um efeito mágico: bastava pronunciá-las para se obter o resultado desejado. Israel também conhece fórmulas de bênção ou maldição, mas o efeito é atribuído ao poder de Deus (Gênese 12,3). A maldição uma vez pronunciada deve se cumprir (Josué 6,26 1Reis 16,34 2Samuel 21,3 e nota). Mas Deus pode impedir que uma maldição seja pronunciada e transformá-la em bênção, como no caso de Balaão (Números 22,12 Deuteronômio 23,6). Em alguns salmos o orante faz imprecações contra os que lhe causam sofrimentos (Salmo 109 Salmo 129). Tais salmos devem ser entendidos no contexto e mentalidade daquele tempo. Jesus, porém, proíbe amaldiçoar os inimigos ou perseguidores (Lucas 9,51-56 Lucas 23,34); ao contrário, manda amar os inimigos (Mateus 5,44 Romanos 12,14) para imitar a perfeição de Deus (Mateus 5,45 Mateus 5,48). |
IMPROPÉRIO | Palavra afrontosa. Ultraje, vitupério. Mateus 27:44 |
IMPROPÉRIO | Palavra ofensiva. Mateus 27:44 |
IMPROPÉRIO | Palavra afrontosa. Ultraje, vitupério. Mateus 27:44 |
IMPROVISO | De repente; súbito. Juízes 9:44 |
IMPROVISO | De repente; súbito. Juízes 9:44 |
IMPROVISO | De repente; súbito. Juízes 9:44 |
IMPUDENTE | Sem vergonha. Provérbios 7:13 |
IMPUDENTE | Sem vergonha. Provérbios 7:13 |
IMPUDENTE | Sem vergonha. Provérbios 7:13 |
IMPUDÍCIA | Sem pudor; sem vergonha. |
IMPUGNADA | Contestada. Atos 28:22 |
IMPUGNADA | Contestada. Atos 28:22 |
IMPUGNADA | Contestada. Atos 28:22 |
IMPULSO | Referência às ações instantâneas em contraste com processo refletido. |
IMPULSOS NATURAIS | Tendências ou inclinações decorrentes de uma natureza humana pecaminosa. |
IMPUREZA | A condição de estar violando a lei ritual de Israel. |
IMPURO | Ver "Puro-Impuro"e as notas de Lv 11,1-47 e 12,1-8. |
IMPURO | Pertencente a uma pessoa ou coisa que de alguma forma viola as exigências rituais da lei de Israel. |
IMPURO | Ver "Puro-Impuro"e Levítico 11,1-47 Levítico 12,1-8. |
IMPUTAÇÃO | É a declaração ou atribuição que se faz de que determinada ação pertence a uma pessoa ou foi por ela praticada. |
IMPUTAÇÃO CONDICIONAL DO PECADO | Idéia de que o pecado da queda de Adão é imputado a seus descendentes. No entanto, isto só se concretiza quando ratificado pelos seus próprios pecados ou por não renunciarem a suas naturezas pecaminosas. |
IMPUTAÇÃO DA JUSTIÇA DE DEUS | Ação de Deus de oferecer sua justiça aos pecadores que nele crêem e aceitam sua dádiva. |
IMPUTAÇÃO DE CULPA | Indicação de que uma pessoa é culpada pela ação de outra. |
IMPUTADO | Atribuído; dar; conceder. |
IMPUTADO | Atribuído. Gênesis 15:6 |
IMPUTADO | Atribuído. Gênesis 15:6 |
IMPUTADO | Atribuído. Gênesis 15:6 |
IMUNDO | Manchado ou contaminado, o que requeria vários ritos de purificação. Pelo sangue de Jesus, pecadores imundos são purificados, tendo a possibilidade de levar uma vida cristã frutífera. |
IMUNDO | Impuro, sujo. Gênesis 7:2 - Levítico 13:3 |
IMUNDO | Impuro, sujo. Gênesis 7:2 - Levítico 13:3 |
IMUTABILIDADE DE DEUS | Constância de Deus em todas as suas qualidades, o que significa que se pode confiar nele no futuro do mesmo modo que no passado- Isto não significa, entretanto, uma imobilidade ou falta de atividade da parte de Deus. |
IMUTÁVEL | Não sujeito a mudança. |
IMUTÁVEL | Sem mudança. Hebreus 7:24 |
IMUTÁVEL | Sem mudança. Hebreus 7:24 |
IMUTÁVEL | Sem mudança. Hebreus 7:24 |