PÁ DE JOEIRAR | Espécie de garfo grande, de madeira, usado nos tempos bíblicos para lançar ao ar os grãos debulhados. Com esse processo, o vento levava a palha, mais leve, e os grãos, mais pesados, caíam de volta ao chão. |
PAARAI | Hebraico: Rouquidão, 2 Sm 23.35 |
PAATE | Hebraico: Governador, Ed 2.6 |
PAATE-MOABE | Hebraico: Governador De Moabe, Ed 2.6 |
PACIÊNCIA | Virtude de quem suporta males e incômodos sem queixumes nem revolta. Jó 36:2 |
PACIÊNCIA | A paciência de Deus é um aspecto do seu amor (Ex 34,6; Jn 4,2; Jl 2,13). O nosso Deus é um Deus de paz, de paciência, de consolação e de esperança (Rm 15,5.13.33). Àqueles que se maravilham da demora da parusia, Pedro responde que Deus é paciente porque espera a conversão dos pecadores (2Pd 3,4-9; 1Pd 3,20; Rm 11,25-27). A paciência de Deus faz parte da sua pedagogia (Hb 12,5-7; Tg 1,12; Rm 5,3s; 15,4). A paciência é uma virtude humana (Jó 2,10; Pr 3,11; 14,29; Eclo 2,13s) e cristã (Hb 12,1; Rm 12,12; Tg 1,2-4; 2Cor 1,6; 1Pd 2,19s; 2Tm 2,10-12), que favorece a convivência com o próximo (Pr 19,11; 1Ts 5,14; 1Pd 3,14-17). |
PACIÊNCIA | Capacidade de suportar o sofrimento, autocontrole, demência - uma qualidade de Deus que deve fazer-se presente também nos crentes. |
PACIÊNCIA | A paciência de Deus é um aspecto do seu amor (Êxodo 34,6 João 4,2 Joel 2,13). O nosso Deus é um Deus de paz, de paciência, de consolação e de esperança (Romanos 15,5 Romanos 15,13 Romanos 15,33). Àqueles que se maravilham da demora da parusia, Pedro responde que Deus é paciente porque espera a conversão dos pecadores (2Pedro 3,4-9 1Pedro 3,20 Romanos 11,25-27). A paciência de Deus faz parte da sua pedagogia (Hebreus 12,5-7 Tiago 1,12 Romanos 5,3s; Romanos 15,4). A paciência é uma virtude humana (Jó 2,10 Provérbios 3,11 Provérbios 14,29 Eclesiástico 2,13s) e cristã (Hebreus 12,1 Romanos 12,12 Tiago 1,2-4 2Coríntios 1,6 1Pedro 2,19s; 2Timóteo 2,10-12), que favorece a convivência com o próximo (Provérbios 19,11 1Tessalonicenses 5,14 1Pedro 3,14-17). |
PACIÊNCIA | Virtude de quem suporta males e incômodos sem queixumes nem revolta. Jó 36:2 |
PACIFISMO | De um modo geral, diz respeito àqueles que se recusam a participar de uma guerra, desejo de evitar o uso da força, principalmente com violência. |
PACTO | Ver Aliança. |
PACTO DA GRAÇA | Oferta da salvação que Deus faz por meio da obra de Cristo a todos os que o aceitam. |
PACTO DA REDENÇÃO | Acordo feito entre Deus o Pai e Deus o Filho pelo qual o último daria sua vida para a salvação da raça humana. |
PACTO DE OBRAS | Pacto feito entre Deus e Adão no qual se estabeleceu que a obediência seria recompensada com a vida eterna e a desobediência punida com a morte eterna. |
PADA | Hebraico: Planície, Gn 48.7 |
PADA-ARA | Hebraico: Planície De Ara, Gn 25.20 |
PADÃ-ARÃ | Região em torno de Arã na alta Mesopotâmia entre os rios Eufrates e Habur. Abrão viveu em Padã-Arã antes de se mudar para Canaã. (Gênesis 28:5-7) |
PADÃ-ARÃ | Região em torno de Arã na alta Mesopotâmia entre os rios Eufrates e Habur. Abrão viveu em Padã-Arã antes de se mudar para Canaã. (Gênesis 28:5-7) |
PADÃ-ARÃ | Região em torno de Arã na alta Mesopotâmia entre os rios Eufrates e Habur. Abrão viveu em Padã-Arã antes de se mudar para Canaã. (Gênesis 28:5-7) |
PADÃ-ARÃ | Região em torno de Arã na alta Mesopotâmia entre os rios Eufrates e Habur. Abrão viveu em Padã-Arã antes de se mudar para Canaã. (Gênesis 28:5-7) |
PADA-HARA | Hebraico: Uma Planície Pertencente A Hara, Gn 25.20 |
PADAIAS | Hebraico: Jeová Remiu Ou Jeová Tem Salvo, 2 Rs 23.36 |
PADEJAR | Atirar com pá. |
PADEJAR | Atirar (o pão ou grão) ao ar com a pá a fim de o limpar na eira. Isaías 41:16 |
PADEJAR | Atirar (o pão ou grão) ao ar com a pá a fim de o limpar na eira. Isaías 41:16 |
PADOM | Hebraico: Liberdade, Ed 2.44 |
PADRÃO CONFESSIONAL | Um credo ou confissão que serve como a definição teológica oficial de um grupo. |
PADRE | Ver "Sacerdote". |
PADRE | Ver "Sacerdote". |
PÃES DA PROPOSIÇÃO | Ou "pães sagrados"são os pães oferecidos cada sábado a Deus. Eram colocados sobre uma mesa de ouro, que estava no recinto do templo (cf. Nm 4,7). Só os sacerdotes os podiam comer (Ex 25,30 e nota; Lv 24,5-9; 1Sm 21,2-7; Mc 2,26). |
PÃES DA PROPOSIÇÃO | Ou "pães sagrados"são os pães oferecidos cada sábado a Deus. Eram colocados sobre uma mesa de ouro, que estava no recinto do templo (cf. Números 4,7). Só os sacerdotes os podiam comer (Êxodo 25,30 e nota; Levítico 24,5-9 1Samuel 21,2-7 Marcos 2,26). |
PAFOS | Latim: Que Ferve, At 13.6 |
PAGANISMO | De um modo geral, sistema ético e religioso não-cristão. |
PAGÃO | Do latim paganus, "camponês", o que vive nas vilas do interior. Nome dado aos não-cristãos que tiveram de retirar-se para o interior em conseqüência da expansão do cristianismo no mundo romano. Na Bíblia "pagão"designa o não-judeu (Mt 5,47; 6,7), chamado também gentio, em oposição ao povo eleito. Mesmo desconhecendo a Deus (Gl 2,14s) os pagãos são guiados por ele (Is 45,14-25; Mt 8,10; At 14,16) e chamados à fé (Rm 9-11). Ver "Grego". |
PAGÃO | Do latim paganus, "camponês", o que vive nas vilas do interior. Nome dado aos não-cristãos que tiveram de retirar-se para o interior em conseqüência da expansão do cristianismo no mundo romano. Na Bíblia "pagão"designa o não-judeu (Mateus 5,47 Mateus 6,7), chamado também gentio, em oposição ao povo eleito. Mesmo desconhecendo a Deus (Gl 2,14s) os pagãos são guiados por ele (Isaías 45,14-25 Mateus 8,10 Atos 14,16) e chamados à fé (Romanos 9-11). Ver "Grego". |
PAGIEL | Hebraico: Encontro Com Deus, Nm 1.13 |
PAI | Pai terreno: A autoridade paterna é protegida pelo decálogo (Ex 20,12; Dt 5,16). Rebelar-se contra o pai, maldizê-lo ou bater-lhe eram crimes castigados com a morte (Ex 21,15-17; Dt 21,18-21). A literatura sapiencial insiste no respeito aos pais (Eclo 3,1-16; Tb 4,3-5; Pr 1,8; 4,1; 6,20). Os pais, por sua vez, têm obrigações para com os seus filhos: devem amá-los (1Sm 1,11-20; Mt 7,9; Lc 11,11; Tt 2,4); devem educá-los (Dt 6,20s; 32,46; Dn 13,3); vigiá-los (Eclo 26,10s; 42,9-11; 1Tm 5,8); castigá-los (1Sm 3,13; Pr 13,24; 22,15; 23,13s; Eclo 42,5), mas sem ira (Pr 19,18s; Eclo 20,2; Cl 3,21; Ef 6,4); devem dar-lhes o bom exemplo (Ez 16,44; 2Mc 6,28; 7,20-22; 2Jo 4). Jesus confirmou o sentido do quarto mandamento (Mc 7,10-13; 10,19; Mt 15,4-7). As exigências do amor de Deus podem levar a renunciar ao amor paterno (Mt 8,21s; 10,37; 19,29; Lc 9,59s; 14,26). Deus-Pai: No AT raramente se aplica a Deus o nome de Pai (Dt 32,6s; 2Sm 7,14; Sl 89,27; Eclo 51,10). Jesus fala com freqüência de " vosso Pai", "teu Pai", "vosso Pai do céu"e chama a Deus pelo nome de "Pai": quando anuncia o Reino de Deus (Mt 13,43; 20,23; 25,34; Lc 12,32); quando se refere à ação do Espírito (Mt 10,20), ao conhecimento de Cristo (Mt 16,17), à oração (Mt 18,19), à recompensa (Mt 6,1); quando insiste na Providência do Pai (Mt 6,26-32; 10,29; Lc 12,30). Cristo dá a Deus o nome de Pai (Mt 5,16.45.48; 7,21; 11,25; 24,36; Lc 10,22; Mc 13,32). Revela a Deus como seu próprio Pai (Mc 14,36; Mt 7,21; 11,27; 16,27; 26,39; Jo 2,16; Lc 2,49). Para Paulo Deus é o "nosso Deus e Pai" (1Ts 3,13; 2Ts 2,16; 1Cor 1,3; 2Cor 1,2; Gl 1,3; 4,6; Ef 1,2; Cl 1,12s; Rm 8,15). João penetra mais no sentido da paternidade divina ao dizer que o homem é "gerado por Deus" (Jo 2,16; 3,3). |
PAI | Pai terreno: A autoridade paterna é protegida pelo decálogo (Êxodo 20,12 Deuteronômio 5,16). Rebelar-se contra o pai, maldizê-lo ou bater-lhe eram crimes castigados com a morte (Êxodo 21,15-17 Deuteronômio 21,18-21). A literatura sapiencial insiste no respeito aos pais (Eclesiástico 3,1-16 Tobias 4,3-5 Provérbios 1,8 Provérbios 4,1 Provérbios 6,20). Oséias pais, por sua vez, têm obrigações para com os seus filhos: devem amá-los (1Samuel 1,11-20 Mateus 7,9 Lucas 11,11 Tito 2,4); devem educá-los (Deuteronômio 6,20s; Deuteronômio 32,46 Daniel 13,3); vigiá-los (Eclesiástico 26,10s; Eclesiástico 42,9-11 1Timóteo 5,8); castigá-los (1Samuel 3,13 Provérbios 13,24 Provérbios 22,15 Provérbios 23,13s; Eclesiástico 42,5), mas sem ira (Provérbios 19,18s; Eclesiástico 20,2 Colossenses 3,21 Efésios 6,4); devem dar-lhes o bom exemplo (Ezequiel 16,44 2Macabeus 6,28 2Macabeus 7,20-22 2João 1,4). Jesus confirmou o sentido do quarto mandamento (Marcos 7,10-13 Marcos 10,19 Mateus 15,4-7). As exigências do amor de Deus podem levar a renunciar ao amor paterno (Mateus 8,21s; Mateus 10,37 Mateus 19,29 Lucas 9,59s; Lucas 14,26). Deus-Pai: No Antigo Testamento raramente se aplica a Deus o nome de Pai (Deuteronômio 32,6s; 2Samuel 7,14 Salmo 89,27 Eclesiástico 51,10). Jesus fala com freqüência de "vosso Pai", "teu Pai", "vosso Pai do céu" e chama a Deus pelo nome de "Pai": quando anuncia o Reino de Deus (Mateus 13,43 Mateus 20,23 Mateus 25,34 Lucas 12,32); quando se refere à ação do Espírito (Mateus 10,20), ao conhecimento de Cristo (Mateus 16,17), à oração (Mateus 18,19), à recompensa (Mateus 6,1); quando insiste na Providência do Pai (Mateus 6,26-32 Mateus 10,29 Lucas 12,30). Cristo dá a Deus o nome de Pai (Mateus 5,16 Mateus 5,45 Mateus 5,48 Mateus 7,21 Mateus 11,25 Mateus 24,36 Lucas 10,22 Marcos 13,32). Revela a Deus como seu próprio Pai (Marcos 14,36 Mateus 7,21 Mateus 11,27 Mateus 16,27 Mateus 26,39 João 2,16 Lucas 2,49). Para Paulo Deus é o "nosso Deus e Pai" (1Tessalonicenses 3,13 2Tessalonicenses 2,16 1Coríntios 1,3 2Coríntios 1,2 Gálatas 1,3 Gálatas 4,6 Efésios 1,2 Colossenses 1,12s; Romanos 8,15). João penetra mais no sentido da paternidade divina ao dizer que o homem é "gerado por Deus" (João 2,16 João 3,3). |
PAI | Hebraico: Primogenitor, 1 Cr 1.50 |
PAI CELESTIAL | A primeira pessoa da Trindade. A expressão é muito utilizada nas orações. |
PAI DA MENTIRA | Uma referência a Satanás (Jo L44). |
PAI, DEUS O | A primeira pessoa da Trindade divina. |
PAI, OBRA DO | Aquelas atividades de Deus que são particularmente associadas com o Pai, tais como ouvir e atender as orações. |
PAIRAR | Sustentar-se (uma ave) noar, de asas abertas e aparentemente sem agitá-las. Juízes 9:9 |
PAIRAR | Sustentar-se (uma ave) noar, de asas abertas e aparentemente sem agitá-las. Juízes 9:9 |
PAIS | O termo designa os líderes e pensadores cristãos dos primeiros séculos de nossa era. Foram os responsáveis por darem forma e estrutura ao movimento cristão. |
PAIS APOSTÓLICOS | Grupo de escritores cristãos primitivos que sucederam aos apóstolos e precederam os apologistas (aproximadamente a primeira metade do 2 século). |
PAIS DA IGREJA | Principais teólogos dos seis primeiros séculos da era cristã. |
PAIS GREGOS | Pais da igreja primitiva do ramo oriental do cristianismo - |
PAIXÃO | Mais comumente paixão designa amor, atração de um sexo pelo outro. Ezequiel 23:11 |
PAIXÃO | Experiência emocional intima. Segundo Sõren Kierkegaard, a paixão interior, antes de ser objetiva, é, com certeza, a medida correta da verdade e da fé. |
PAIXÃO | Mais comumente paixão designa amor, atração de um sexo pelo outro. Ezequiel 23:11 |
PAIXÃO DE CRISTO | O sofrimento de Cristo, especialmente a crucificação. |
PALAL | Hebraico: Juiz, Julgador, Ne 3.25 |
PALAMAS, GREGORIUS (c,1296-1359) | teólogo ortodoxo grego, mais conhecido por sua defesa do êxtase e que desenvolveu uma teologia da experiência direta com Deus. |
PALATÁVEL | Aceitável, tolerante, que é grato ao paladar ou gosto. |
PALAVRA | Na Bíblia, "palavra"não é apenas a manifestação do pensamento ou da vontade, mas é algo concreto que continua existindo, carregado com a força da pessoa que a pronuncia. Assim, a bênção pronunciada sobre Jacó não podia ser revogada (Gn 27,35-37) e a maldição proferida por Josué (Js 6,26) ou pelos gabaonitas (cf. 2Sm 21,1-14 e notas) continua agindo muito tempo depois (1Rs 16,34). A Palavra de Deus é eficaz na criação (Gn 1,1s; Sl 147,15-18; Mt 8,24-27; Jó 36,5-13; Is 44,26-28; 55,11; Sb 18,14-19). A palavra é simbolizada no pão que um dia se converterá no pão da Eucaristia (Am 8,11; Ex 16,4-15; Dt 8,3; Mt 4,3s; Jo 6,28-51). Cristo é a Palavra encarnada (Jo 1,1s; 8,31-47; 1Jo 1,1; Ap 19,11-16; Mc 13,31), que continua a atuar na Igreja (At 4,29-31; Fl 1,12-14; Hb 13,7-9; Lc 10,16; 2Cor 2,14-16; 2Tm 4,1-5). O mutismo dos profetas prova que Deus já não está com o seu povo (1Sm 3,1; Is 28,7-13; Am 8,11s). A abundância da Palavra é sinal da presença dos tempos messiânicos (Jl 3,1s; At 2,1-4). Por isso, se desata a língua de Zacarias e Cristo faz ouvir os surdos e falar os mudos (Lc 1,64-67; 11,14-28; Mt 9,32-34; 12,22-24; Mc 9,17-27). Termo muito usado como uma referência à Bíblia ou a Jesus Cristo. Na Bíblia, "palavra" não é apenas a manifestação do pensamento ou da vontade, mas é algo concreto que continua existindo, carregado com a força da pessoa que a pronuncia. Assim, a bênção pronunciada sobre Jacó não podia ser revogada (Gênese 27,35-37) e a maldição proferida por Josué (Josué 6,26) ou pelos gabaonitas (cf. 2Samuel 21,1-14) continua agindo muito tempo depois (1Reis 16,34). A Palavra de Deus é eficaz na criação (Gênese 1,1s; Salmo 147,15-18 Mateus 8,24-27 Jó 36,5-13 Isaías 44,26-28 Isaías 55,11 Cântico dos Cânticos 18,14-19). A palavra é simbolizada no pão que um dia se converterá no pão da Eucaristia (Amós 8,11 Êxodo 16,4-15 Deuteronômio 8,3 Mateus 4,3s; João 6,28-51). Cristo é a Palavra encarnada (João 1,1s; João 8,31-47 1João 1,1 Apocalipse 19,11-16 Marcos 13,31), que continua a atuar na Igreja (Atos 4,29-31 Filipenses 1,12-14 Hebreus 13,7-9 Lucas 10,16 2Coríntios 2,14-16 2Timóteo 4,1-5). O mutismo dos profetas prova que Deus já não está com o seu povo (1Samuel 3,1 Isaías 28,7-13 Amós 8,11s). A abundância da Palavra é sinal da presença dos tempos messiânicos (Joel 3,1s; Atos 2,1-4). Por isso, se desata a língua de Zacarias e Cristo faz ouvir os surdos e falar os mudos (Lucas 1,64-67 Lucas 11,14-28 Mateus 9,32-34 Mateus 12,22-24 Marcos 9,17-27). |
PALAVRA DE DEUS | A mensagem que veio de Deus. Os escritores do Novo Testamento e Jesus se referem ao Antigo Testamento como a Palavra de Deus (ver J0 1035). A Bíblia em sua inteireza é hoje considerada a Palavra de Deus. Curso de Teologia IBC... Palavra de Deus é o conteúdo contextual que a Bíblia tem, na somatória de registros, relatos, ensinos e até mentiras, erros e enganos proferidos e cometidos por seus personagens, inclusive o diabo. Tudo está dentro de um contexto que reflete a Palavra de Deus. Assim, é que pode-se afirmar que a Palavra de Deus, na Bíblia, está mais no contexto do que no texto a ser estudado. |
PALAVRA DO SENHOR | Termo muito usado pelos profetas do Antigo Testamento para identificar sua mensagem como vinda de Deus. |
PALAVRA SACRAMENTAL | Na teologia católica romana, a declaração formal necessária para a eficácia de um sacramento. |
PALEONTOLOGIA | Estudo dos fósseis como meio para a determinação do passado. |
PALESTINA | Latim: Terra Dos Filisteus Ou Peregrinações |
PALETE | Hebraico: Casa De Fuga, 15.27 |
PALEY, WILLIAM (1743-1805) | Teólogo anglicano que lecionou no Christ’s College, em Cambridge. Um tanto liberal na teologia, entendia que muitas das 24O proposições distintas contidas nos Trinta e Nove Artigos da Igreja da Inglaterra são inconsistentes entre si. Seu trabalho mais notável foi A view ofthe evidences of chrislianity. Naquele livro, bem como em seu Natural theology, ele apresenta argumentos teológicos para a existência de Deus. |
PALHA | Cobertura da espiga ou remanescentes da cultura das gramíneas (arroz, milho etc.). Êxodo 5:7 |
PALHA | Cobertura da espiga ou remanescentes da cultura das gramíneas (arroz, milho etc.). Êxodo 5:7 |
PALHOÇA | Casa coberta de palha; palhota, palhote. Gênesis 33:17 |
PALHOÇA | Casa coberta de palha; palhota, palhote. Gênesis 33:17 |
PALMIRA | Grego: Admiração, 2 Cr 8.4 |
PALMO | Extensão da ponta do polegar à ponta do mínimo, estando a mão bem aberta. Êxodo 28:16 Também, consulte COMPRIMENTO, medidas de |
PALPITAR | Ter palpitações; bater, pulsar. Gênesis 45:26 |
PALPITAR | Ter palpitações; bater, pulsar. Gênesis 45:26 |
PALRADOR | Que, ou aquele que palra; tagarela. Tito 1:10 |
PALRADOR | Que, ou aquele que palra; tagarela. Tito 1:10 |
PALT | Hebraico: Libertado Por Deus, Nm 13.9 |
PALTIEL | Hebraico: Salvação Por Deus Ou Libertação De Deus, Nm 34.26 |
PALU | Hebraico: Notável, Gn 46.9 |
PANAGUE | Hebraico: Doce, Ez 27.17 |
PÂNDEGA | Vadiagem alegre e ruidosa. Amós 6:7 |
PÂNDEGA | Vadiagem alegre e ruidosa. Amós 6:7 |
PANENTEÍSMO | Crença de que Deus está em todas as coisas, mas não pode ser comparado com qualquer outro ser vivo- Difere do panteísmo em que Deus é o conjunto de tudo que existe. |
PANFILIA | Latim: Nação Composta De Todas As Tribos, At 2.10 |
PANNENBERG, CÍRCULO DE | Grupo interdisciplinar que se juntava para elaborar uma teologia em equipe. A linha de pensamento do grupo era afinada principalmente com Wotfhart Panncnberg. |
PANNENBERG, WOLFHART (1928- ) | Teólogo da Universidade de Munique, cuja teologia racional é baseada na história, representa uma negação às abordagens de Bultmann. |
PANO DE SACO | Tecido grosseiro, de cor escura, em geral de pêlos de cabra. Era usado como roupa sobretudo em período de luto ou de protesto social. Símbolo de tristeza e de luto. |
PANO DE SACO | Tecido grosso feito geralmente de pêlo de cabra usado como saco. As pessoas também o vestiam como forma de demonstrar aflição, tristeza ou arrependimento. (Gênesis 37:4) |
PANO DE SACO | Tecido grosso feito geralmente de pêlo de cabra usado como saco. As pessoas também o vestiam como forma de demonstrar aflição, tristeza ou arrependimento. (Gênesis 37:4) |
PANO DE SACO | Tecido grosso feito geralmente de pêlo de cabra usado como saco. As pessoas também o vestiam como forma de demonstrar aflição, tristeza ou arrependimento. (Gênesis 37:4) |
PANO DE SACO | Tecido grosso feito geralmente de pêlo de cabra usado como saco. As pessoas também o vestiam como forma de demonstrar aflição, tristeza ou arrependimento. (Gênesis 37:4) |
PANO-DE-FUNDO (Sitz im Leben) | O ambiente original onde um evento ocorreu ou uma doutrina foi apresentada. |
PANTEÍSMO | Crença de que tudo na natureza é divino. Mais especificamente, que tudo é Deus, Ele está em tudo. |