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CON

CONANIAS
Hebraico: Jeová Estabeleceu, 2 Cr 31.12
CONCEPÇÃO MIRACULOSA
Usualmente uma referência ao nascimento virginal de Cristo.
CONCEPÇÃO VIRGINAL
Expressão usada pelos protestantes e alguns outros para marcar sua crença de que Maria era uma virgem no ato da concepção de Jesus, diferentemente do ensino católico romano de que, no nascimento, Jesus simplesmente passou pelo tecido do útero de Maria em vez de ser dado ã luz pelo canal normal, para que seu hímen não fosse rompido. Este ensino católico é parte da doutrinada virgindade perpétua de Maria.
CONCILIARISMO
Movimento reformador da Igreja ocidental .surgido no século 15. Afirmava a autoridade dos concílios gerais sobre o papa.
CONCÍLIO DA IGREJA
Reunião na qual representantes da Igreja procuram determinar linhas de ação.
CONCÍLIO DE ÉFESO
Ver Éfeso, Concilio de.
CONCÍLIO DE JERUSALÉM
Conforme Atos I5, um concilio realizado em Jerusalém para discutir se os crentes gentios deveriam ser circuncidados e cumprirem as leis de Moisés. A igreja de Antioquia enviou Paulo, Barnabé e outros crentes em busca de uma resposta definitiva por parte dos apóstolos.
CONCILIO DE TRENTO
Ver Trento, Concílio de.
CONCÍLIO FEDERAL DE IGREJAS
Nome original do movimento conciliar entre as igrejas nos Estados Unidos. Foi posteriormente chamado de National Council of the Churches of Christ.
CONCÍLIO MISSIONÁRIO INTERNACIONAL
Movimento originário da Conferência Missionária de Edimburgo, em 1910. Incorporou-se ao Conselho Mundial de Igrejas em 1961.
CONCÍLIO VATICANO II
Ver Vaticano II, Concílio.
CONCÍLIOS DA IGREJA
Grupos de representantes de igrejas ou denominações convocados para discutir assuntos de preocupação comum.
CONCÍLIOS ECUMÊNICOS
Concílios da Igreja convocados na tentativa de resolver questões controvertidas, geralmente problemas de doutrina.
CONCOMITÂNCIA
Na teologia católico romana, designa o ensino de que tanto o corpo como o sangue de Cristo estão presentes no pão e no vinho tia celebração da eucaristia.
CONCÓRDIA, FÓRMULA DA
Confissão doutrinal adotada em 1577 pelo luteranismo depois de aproximadamente trinta anos de estudo e discussão. A intenção foi dar uma solução à controvérsia existente entre os filipistas (seguidores de Philipp Melanchthon) e os luteranos genuínos.
CONCÓRDIA, LIVRO DA
Ver Livro da Concórdia.
CONCUBINA
Mulher que pertencia a um homem num relacionamento inferior ao conjugal. A concubina, comum nas culturas antigas, nas quais se praticava a poligamia, muitas vezes integrava os despojos da guerra com o propósito fundamental de gerar filhos para o homem.
CONCUPISCÊNCIA
Tendência ou inclinação da natureza humana para o pecado.
CONCUPISCÊNCIA
Desejo ou apetite excessivo. Geralmente se entende do relacionado com a inclinação sexual, embora abarque também outros âmbitos.
CONCURSOS
Ação contínua de Deus em confronto com a ação de suas criaturas.
CONDENAÇÃO
Julgamento negativo sobre o pecado.
CONDENAÇÃO ETERNA
Condenação que perdura além desta vida por toda a eternidade.
CONDIÇÃO HUMANA
O estado do próprio ser humano, geralmente a queda; o estado pecaminoso do ser humano afastado de Cristo.
CONDICIONAMENTO GENÉTICO
Referência à idéia de que o comportamento humano é determinado por fatores hereditários.
CONDIÇÕES ESPIRITUAIS
Estado relacionado a questões espirituais: está alguém perdido ou salvo? espiritual ou carnal? etc.
CONDIÇÕES GEOGRÁFICAS
Fatores topográficos e climáticos que afetam o comportamento de um grupo de pessoas, inclusive suas práticas religiosas. Em um clima seco, por exemplo, são comuns as orações que pedem por chuva.
CONDIÇÕES SOCIAIS
Referência à idéia de que as ações de uma pessoa podem ter sido influenciadas e até mesmo determinadas pelos efeitos da sociedade.
CONDUTA MORAL
Comportamento de alguém no que diz respeito a questões relacionadas ao que é certo e errado.
CONE, JAMES (1938-)
Teólogo negro, um dos maiores representantes da teologia negra.
CONFERÊNCIA MISSIONÁRIA MUNDIAL
Conferência missionária realizada em Edimburgo em 1910 como um esforço para organizar em termos cooperativos a obra missiontiria mundial. Tornou-se um estimulo para o ecumenismo moderno.
CONFESSAR
Significa professar a fé em Cristo (Romanos 10,9 Filipenses 2,11), louvar a Deus pelas suas maravilhas (Lucas 1,46-54 Lucas 1,68-79 Mateus 11,25-27), ou reconhecer os próprios pecados (Levítico 5,5 Números 5,7 1João 1,9).
Quer nos sacrifícios da Antiga Lei, quer no batismo de João, as pessoas confessavam-se pecadoras (Levítico 4 Levítico 23,26-32 Mateus 3,6 Marcos 1,4-5 Lucas 3,3-14). Cristo, com efeito, veio para os que se confessam pecadores (Mateus 9,13 Mateus 11,19 1Timóteo 1,5). Oséias evangelistas contam-nos algumas destas confissões (Lucas 5,8 Lucas 7,36-50 Lucas 19,1-10 João 4,5-42 Lucas 15,11-32 Lucas 18,9-14). Oséias apóstolos falam da confissão dos pecados (1João 1,9-10 Atos 19,18 João 20,23 Mateus 18,18 Tiago 5,16).
CONFIRMAÇÃO
Um dos sacramentos da Igreja Católica Romana (e de um pequeno número de outros grupos confessionais) no qual a pessoa cônscia e intencionalmente confirma ou ratifica a fé testificada por ocasião de seu batismo.
João Batista anunciava um batismo no Espírito e no fogo (Lucas 3,16). O evangelista João fala dum renascimento da água e do Espírito (João 3,5 cf. 1João 2,20 1João 2,27). O próprio Jesus anunciou um outro "Paráclito" (João 14,16 João 14,26 João 15,26 João 16,7-15 Atos 1,4-8).
No Pentecostes a ligação Espírito-fogo é evidente, bem como o tema da reunião frente à dispersão babilônica (Atos 2,1-13 Atos 4,31-33 Gênese 11,1-9).
Para os primeiros cristãos Batismo e Espírito estavam unidos (Atos 8,14-17 Atos 19,1-7 Atos 10,44-47 Atos 9,17-18). Batizados e confirmados recebemos em nós o "selo", a assinatura do Espírito Santo, como os hebreus a recebiam na carne pela circuncisão (Romanos 4,11 Ezequiel 9,4-7 Apocalipse 9,4 Filipenses 3,3 2Coríntios 1,14-22 Efésios 1,13-14 Efésios 4,30 1João 2,20-27).
CONFISSÃO
Ato pelo qual a pessoa reconhece o seu pecado ou declara a sua fé.
CONFISSÃO DE 1967
Declaração de fé que substituiu a Confissão de Westminster como o padrão doutrinal provisório e básico da Igreja Presbiteriana Unida nos Estados Unidos da América.
CONFISSÃO DE AUGSBURG
Confissão fundamental da fé luterana escrita por Philipp MelanchthOn apresentada à Dieta de Augsburg em 1530.
CONFISSÃO DE FÉ
Declaração formal de convicções doutrinárias.
CONFISSÃO E)E PECADOS
O reconhecimento ou admissão de peca- dos feito quer a Deus, diretamente, quer a outras pessoas. Na Igreja Católica Romana, a confissão deve ser feita a um sacerdote que, então, promulgará a remissão das conseqüências do pecado.
CONFISSÃO GÁLICA
Declaração de fé religiosa elaborada pelos protestantes franceses em 1559.
CONFISSÃO GERAL
No catolicismo romano, a confissão feita em uma oração particular de todos ou de parte dos pecados da vida da pessoa, mesmo que ela creia que alguns deles já tenham sido perdoados. No Livro da oração comum dos anglicanos, a expressão designa uma oração proferida pelo ministro e pela congregação no início das celebrações matinais e vespertinas.
CONFISSÃOPADRÃO
Ver Padrão Confessional.
CONGREGACIONALISMO
Ver Igreja Congregacional.
CONGRUISMO
Uma forma de calvinismo que afirme que Deus determina o que ocorre, mas o faz de tal modo que trabalha junto à vontade do homem a ponto de o ser humano escolher livremente aquilo que Deus planejou para ele.
CONHECIMENTO
O que é identificado e compreendido, podendo se referir a Deus, a outras pessoas ou qualquer outra criatura.
CONHECIMENTO OBJETIVO
Conhecimento de um fenômeno que existe por si só, e independe de seu conhecedor.
CONHECIMENTO SUBJETIVO
Compreensão informal. Não se trata de uma simples observaçã8insensí- vel, mas que diz respeito diretamente à pessoa.
CONHECIMENTO, DOM DO
Um dos dons espirituais mencionados em ICoríntios 12.8 e 13.8.
CONHECIMENTO, PLENITUDE DO
Uma perspectiva da glorificação do crente (ICo 13.12).
CONIAS
Nome mudado de Joaquim, ou Jeconias, Jr.27:20, 37:1, 2Rs.24:6
CONSAGRAÇÃO
Ato de separar uma pessoa, lugar ou objeto para o serviço divino.
CONSAGRAÇÃO
Ritual do Antigo Testamento que simbolizava as responsabilidades e os privilégios do sacerdócio levítico. A palavra hebraica traduzida por consagrar significava literalmente encher a mão e provavelmente se referia a ofertas depositadas nas mãos deles.
CONSAGRAÇÃO DA HÓSTIA
Na missa da Igreja Católica Romana, designa o ato pelo qual o elemento da eucaristia é transubstanciado no corpo do Senhor.
CONSAGRAR
Separar ou dedicar para o uso de Deus.
Retirar um objeto ou uma pessoa do uso profano, para transferi-los de modo permanente ao domínio de Deus (Ex 13,1; 30,29). Ver "Anátema".
CONSCIÊNCIA
Senso de alguém sentir-se compelido a fazer o que é certo e evitar o que é errado. De acordo com alguns pensadores, trata-se de uma faculdade inerente à natureza humana.
Esta realidade, sobretudo no Antigo Testamento,existe sob o nome de coração e rins. Estes últimos englobam o mundo passional do inconsciente. Deus é aquele que penetra e julga os rins e o coração (Salmo 7,9-13 Salmo 16,7-9 Salmo 139 Jeremias 11,19-20 Jeremias 12,1-3 Jeremias 17,9-11 1Reis 8,37-40 1João 3,19-21 1Samuel 16,6-11 Jó 27,1-7). Afasta os corações endurecidos (Isaías 6,9-10 Atos 7,51-54 João 12,37-43).
A consciência arrependida é um coração despedaçado (Joel 2,12-17 Salmo 51,18-19 2Crônicas 6,36-39 2Crônicas 15,11-14). É preciso circuncidar o coração, evitando o formalismo (Jeremias 4,1-4 Jeremias 9,24-25 Deuteronômio 10,15-17 Romanos 2,25-29).
Deus dá um coração novo, isto é, uma nova consciência (Jeremias 31,31-34 Jeremias 32,37-41 Ezequiel 11,17-21 Ezequiel 36,23-28). Daqui a expressão "amar a Deus com todo o coração" (Deuteronômio 6,4-6 Deuteronômio 10,12-13 Deuteronômio 13,4-5 Deuteronômio 30,1-6 Mateus 22,34-37). Assim a moral do Novo Testamento é uma moral interior, do "coração puro" (Salmo 64,10-11 Mateus 5,8 Mateus 5,28 Mateus 6,1-6 1Pedro 1,21-23 Hebreus 9,13-14 Hebreus 10,19-23 1Coríntios 4,3-5 2Coríntios 1,12-14 Romanos 2,12-16 Romanos 13,5 Romanos 14,10-23).
CONSCIÊNCIA MESSIÂNICA
Referência à idéia de que Jesus eslava cônscio de sua missão messiânica.
CONSCIÊNCIA MORAL
Sentimento do que é justo ou injusto à luz dos direitos e obrigações de uma determinada pessoa.
CONSELHO AMERICANO DE IGREJAS CRISTÃS
Comunhão de igrejas e denominações fundada em 1941. CarI Mclntire foi uma das maiores forças no movimento. Muito de sua atividade se relaciona à oposição ao Conselho Nacional (originalmente federal) de Igrejas Cristãs e Conselho Mundial de Igrejas.
CONSELHO INTERNACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS
Organização que reuniu igrejas de várias denominações em protesto contra o Conselho Mundial de Igrejas. Surgiu sob a liderança de CarI Mclntire.
CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS
Agência cooperativa de igrejas e denominações, fuidada em 1948. A partir da confissão do “Senhor Jesus como Deus e Salvador segundo as Escrituras”, os membros do Conselho “procuram cumprir juntos sua vocação comum de glorificar o Único Deus, Pai, Filho e Espírito Santo”.
CONSEQÜÊNCIAS ETERNAS DO PECADO
Resultados incessantes do pecado em contraste aos resultados tempomis que cessam com a morte.
CONSERVAÇÃO
Ver Preservação.
CONSERVADORES
Designa aqueles que procuram manter ou preservar o que existe; na teologia, os que dão ênfase especial no que diz respeito à aceitação da autoridade dos ensinos da Bíblia.
CONSERVADORISMO TEOLÓGICO
Posição onde certas verdades básicas devem ser aceitas, bem como autoridades devem ser obedecidas.
CONSOLADOR
Referência à função do Espírito Santo em orientar e encorajar o crente (Jo 14.16).
CONSOLADOR
Grego: Advogado Ou O Que Consola, Jo 14.26
CONSTÂNCIA
Ver Firmeza.
CONSTANTINO, O GRANDE (c.275-337)
Imperador romano que em 313 AD. A ceitou a legitimidade do cristianismo e, com efeito, estabeleceu o cristianismo como a religião oficial do Império Romano.
CONSTANTINOPLA, PRIMEIRO CONCILIO DE (381)
Concílio ecumênico cuja função principal foi reafirmar decisões conciliares anteriores, contribuindo, assim, para a formação de uma cristologia ortodoxa.
CONSTANTINOPLA, SÍNODO PERMANENTE DE
Sínodo permanente que em novembro de 448 condenou as formulações doutrinárias de Eutiques.
CONSTITUIÇÃO DA IGREJA
Ver Igreja, Constituição da.
CONSUBSTANCIAÇÃO
A idéia, característica da teologia luterana, de que na celebração da Ceia do Senhor o pão e o vinho são transformados no corpo e no sangue de Cristo, mas que as moléculas da carne e do sangue estão presentes “em, com e sob” as moléculas do pão e do vinho.
CONSULTATION ON CHURCH UNION (COCU)
Ver Igreja Unidade Cristo,
CONSUMAÇÃO DOS TEMPOS
Fim da história, particularmente como introduzido pela segunda vinda de Cristo.
CONSUMAÇÂO FINAL
Fim da história; o cumprimento do plano de Deus na segunda vinda e eventos sucedâneos.
CONTEMPORANEIZAÇÃO
Designa a ação de formular-se verdades perenes em formas atualizadas.
CONTEXTUALIZAÇÃO DA TEOLOGIA
Tentativa de adaptar a formulação teológica a uma época, lugar, cultura ou audiência específica.
CONTEXTUALIZAÇÃO TEOLÓGICA
Declaração de doutrinas religiosas em termos compreensíveis e apropriados a dada cultura.
CONTÍGUA
próximo, adjacente. (Atos 18:7)
CONTÍGUA
próximo, adjacente. (Atos 18:7)
CONTÍGUA
próximo, adjacente. (Atos 18:7)
CONTINGENCIA. ARGUMENTO DA
Ve, Existência de Deus, Argumento da Contingência.
CONTINUUM HERMÉTICO
No pensamento de Rudolf Bultmann e de outros, a idéia que o Universo é governado e sustentado por leis naturais fixas e invioláveis, tornando assim impossíveis os milagres.
CONTRADIÇÃO, LEI DA
Princípio de lógica que afirma que uma coisa não pode ser simultaneamente e no mesmo sentido A e nào-A.
CONTRA-REFORMA
Movimento de reforma do século 16, cuja intenção era purificar e fortalecer a Igreja Católica Romana de dentro para fora.
CONTRIBUIÇÃO, DOM DA
Um dom espiritual mencionado por Paulo em Romanos 12.8 para designar a habilidade de contribuir de forma inusitada e com alegria.
CONTRIÇÃO
Tristeza pelo pecado porque ele é uma ofensa contra Deus e não porque pode levar a conseqüências indesejáveis para o pecado (a última é conhecida na teologia católico romana como “atrição”).
CONTROVÉRSIA AGOSTINIANA-DONATISTA
Ver Donatismo.
CONVENTÍCULO
Grupo ou encontro religioso para fins de culto que acontece fora da, e de certa forma em protesto contra, a igreja estabelecida.
CONVERSÃO
Ação de uma pessoa de voltar-se para Cristo. Inclui arrependimento (renúncia ao pecado) e fé (aceitação de Cristo).
É a mudança moral, pela qual o homem renuncia à sua conduta anterior, volta-se para Deus e cumpre a sua vontade. Na pregação dos profetas conversão é abandonar o serviço dos ídolos, que leva a descuidar do serviço de Deus e da observância de seus preceitos (Jeremias 7 cf. 1Tessalonicenses 1,9). Esta conversão, porém, não é obra humana, mas fruto da intervenção de Deus na vida moral do homem (Jeremias 24,7 Jeremias 31,31-34 Ezequiel 11,18-21 Oséias 14,2-10).
Tanto João Batista como Jesus começaram sua pregação exortando à conversão, em vista da proximidade do Reino de Deus (Mateus 3,2 Mateus 4,17 Marcos 1,15). Depois de Pentecostes os apóstolos convidam seus ouvintes à conversão para serem batizados (Atos 2,38 Atos 20,21). Ver "Confissão" e "Penitência".
CONVERSÃO UNIVERSAL
Referência à teoria de que todas as pessoas se voltarão do pecado pan Cristo e, logo, serão salvas; em outras palavras, Lodos responderão favoravelmente ao evangelho.
CONVICÇÃO DE PECADO
A persuasão de que se é pecador. De acordo com o ensino de Jesus em João 16.8,9, é produzida pela ação do Espírito Santo.
CONVOCAÇÃO
Literalmente, “uma chamada conjunta”, significa uma reunião para fim de culto ou instrução.