ALABASTRO | espécie de mármore branco e de pouca dureza, utilizado nos trabalhos de escultura; vaso, sem asas, para queimar perfumes; medida de capacidade equivalente a 26 centilitros. |
ALABE | Hebraico: Gordo, Jz 1.31 |
ALAI | Hebraico: Oh!isso!, 1 Cr 11.41 |
ALAMELEQUE | Hebraico: Carvalho Do Rei, Js 19.26 |
ALAMETE | Hebraico: Vigor De Juventude, 1 Cr 7.8 |
ALAMOTE | Hebraico: Virgens, 1 Cr 15.20 |
ALBERTO MAGNO (1193- 1280) | Erudito dominicano que procurou inteirar o ensinamento de Aristóteles ao cristianismo. Exerceu grande influência sobre Tomás de Aquino. |
ALÇAR | Suspender; elevar; erguer. Gênesis 37:28 |
ALCIMO | Grego: Que Tem Forte, 1 Mac 7.5 |
ÁLCIMO | elevado por Deus. |
ALCORÃO | O livro santo do islamismo. Os muçulmanos acreditam que seus 114 capítulos foram literalmente ditados pelo anjo Gabriel ao profeta Maomé. |
ALEFE | 1ª Letra Do Alfabeto Hebraico, Boi, Sl 119.1 |
ALEGORIA | Artifício literário utilizado para expressar uma verdade de forma pictórica ou figurativa. (Ver também Interpretação Alegórica). |
ALEGRIA | Sensação de satisfação e regozijo independentemente das circunstâncias. Conforme as Escrituras, faz parte dos frutos do Espírito (Gl. 5.22). |
ALELUIA | É uma exclamação litúrgica em Tb 13,22 e especialmente nos Salmos (Sl 111-112; 104-105; 115-117; 146-150). O termo significa "louvai ao Senhor". É pois um convite do salmista para participar no alegre louvor de Deus, que passou para o uso da liturgia cristã. Palavra hebraica que significa Louvai ao Senhor, Louvado seja o Senhor |
ALELUIA | É uma exclamação litúrgica em Tobias 13,22 e especialmente nos Salmos (Salmo 111-112 Salmo 104-105 Salmo 115-117 Salmo 146-150). O termo significa "louvai ao Senhor". É pois um convite do salmista para participar no alegre louvor de Deus, que passou para o uso da liturgia cristã. |
ALELUIA | Latim: Louvado Seja Deus, Ap 19.1 |
ALEMA | Hebraico: Esconderijo, 1 Mac 5.26 |
ALEME | Hebraico: Um Esconderijo, 1 Mac 5.26 |
ALEMETE | Hebraico: Cobertura, 1 Cr 7.8 |
ALEXANDRE | Grego: Que Defende Ou Auxilia Os Homens, At 19.33 |
ALEXANDRE MAGNO | Grego: O Grande Defensor Do Gênero Humano, Mac 1.1 |
ALEXANDRIA | Grego: Cidade De Alexandre, At 27.6 |
ALEXANDRIA, TEOLOGIA DE | Ver Teologia Alexandrina. |
ALFA | Grego: 1ª Letra Do Alfabeto Grego, Princípio, Ap 1.8 |
ALFA E ÔMEGA | Termo para Deus e Jesus encontrado apenas no Apocalipse. Alfa e Ômega são a primeira e última letras do alfabeto grego (respectivamente) . O termo significa que Deus é eterno e soberano. (Apocalipse 1:8) Primeira e última letras do alfabeto grego. Com referência à eternidade de Deus, a frase pode ser traduzida “o primeiro e o último’ (Ap 1.8; 216; 22.13, Cf. Is 44.6). |
ALFEU | Deus substituiu. |
ALFEU | Grego: Passageiro, Transitório, Mc 2.14 |
ALFORGE | Um saco que os viajantes usam para levar dinheiro e mantimento para a jornada. Era feito de diversos materiais, geralmente pele ou couro, e estava preso à cintura. |
ALIA | Hebraico: Sublime, Gn 36.40, 1 Cr 1.40 |
ALIANÇA | Acordo bilateral de obrigação mútua entre as partes. Pacto. Gênesis 6:18 Na época da monarquia de Israel (1030-587) a relação entre Deus e o povo passou a ser vista como um pacto de mútuo amor e fidelidade. Mas não como um pacto entre duas partes iguais, pois a iniciativa cabe unicamente a Deus. É ele quem escolhe gratuitamente Israel como seu povo. Em virtude desta eleição e aliança, Israel contrai obrigações. O historiador sacerdotal (séc. VI aC) descreve a história salvífica desde a criação até à época de Moisés como uma sucessão de alianças divinas. Após o dilúvio, Deus faz com Noé uma aliança de caráter universal, que tem como preceito a proibição de comer sangue (cf. Gn 9,1-17 e nota). Após a dispersão de Babel, Deus faz aliança com Abraão, restringindo o seu plano salvífico aos descendentes do patriarca, que são obrigados a praticar a circuncisão (cf. Gn 17,3-14 e nota). Esta aliança inclui a promessa de descendência e duma terra (Gn 12,3-7; 15,1s; 22,16-18; 50,24; Sl 105,8-11). Depois da opressão do Egito, Deus sela com Israel a aliança do Sinai (cf. Ex 24,3-8 e nota), por meio do rito de sangue. Assim Israel nasceu como povo livre (Lv 26,42-45; Dt 4,31; Eclo 44,21-23) e comprometido em observar os mandamentos e a Lei (Ex 20,1; 20,22-23,33 e nota; Dt 5,1-21). Em contrapartida, Deus promete fazê-lo seu povo particular (Ex 19,4-8) e cercá-lo com sua proteção (Dt 11,22-25; 28,1-14). Mas o povo foi muitas vezes infiel aos compromissos desta aliança. Os profetas denunciaram a infidelidade e anunciaram o exílio como castigo. Ao mesmo tempo, porém, prometeram uma nova aliança para os tempos messiânicos; ela será como um novo vínculo matrimonial entre Deus e Israel (Os 2,20-24), e a Lei será inscrita nos corações humanos transformados (Jr 31,33s; 32,37-41; Ez 36,26s). Esta aliança cumpriu-se com a vinda de Cristo e foi selada pelo seu próprio sangue (Mt 26,28; Hb 9,20; 1Cor 11,25). Na nova aliança o pecado será apagado (Rm 11,27), os corações humanos serão transformados pelo Espírito Santo (5,5) e Deus passará a habitar entre os homens (2Cor 6,16). Em grego o termo "aliança"significa também " testamento", ou última vontade que entra em vigor com a morte do testador. Por isso, a nova aliança inaugurada por Cristo é chamada também "Novo Testamento", em contraposição com a antiga aliança ou "Antigo Testamento" (Hb 9,16). Ver: Testemunho ou documento da aliança em Ex 25,16 e nota; o matrimônio como aliança em Ml 2,14 e nota. Acordo feito entre Deus e o homem no qual Deus promete abençoar aqueles que o aceitam e se dedicam a fazer a sua vontade. |
ALIANÇA | Pacto. Gênesis 6:18 |
ALIANÇA DA GRAÇA | Ver Pacto da Graça. |
ALIANÇA INCONDICIONAL DE DEUS | Acordo com o homem e que será cumprido por Deus simplesmente porque ele disse que o faria. Contrapõe-se à aliança condicional, cumprimento que depende de alguma ação ou resposta humana. |
ALIANÇA PARCIAL | Um compromisso dos puritanos norte- -americanos em 1662: as crianças da segunda geração dos puritanos podiam ser batizadas ainda que seus pais não tivessem feito a profissão de fé. No entanto, ninguém desta segunda ou terceira geração podia participar da Ceia do Senhor ou ter o privilégio de ser membro da igreja até que testemunhasse sua conversão. A oposição de Jonathan Edwards resultou na eliminação desse acordo. |
ALIENAÇÃO EXISTENCIAL | No pensamento de Paul Tiltich, designa a condição humana de dependência com relação ao fundamento do ser (Oround of being) para sua existência e, também, o estado de alienação em que se encontra com relação a esse fundamento em virtude de não realizar aquilo que essencialmente deveria ser. |
ALIENAR | Desviar; afastar. Ezequiel 14:7 |
ALIMÁRIA | Animal irracional; bruto. |
ALIMAS | Hebraico: Um Esconderijo, 1 Mac 5.26 |
ALJAVA | o receptáculo em que se levavam as setas. Pode também ser uma espada ou outra arma, suspensa do ombro. |
ALMA | Não é noção bíblica, mas grega. Ver "Carne", "Homem". Para as Escrituras a vida, o ser ou a própria pessoa. Teologicamente, o aspecto espiritual do ser humano. |
ALMA | Não é noção bíblica, mas grega. Ver "Carne", "Homem". |
ALMA HUMANA | Acredita-se ser uma entidade que é a fonte da vida psicológica e espiritual do homem. Referindo-se a Jesus, a expressão designa que sua natureza tanto espiritual quanto natural era humana. |
ALMA VIVENTE | Distinção entre o corpo natural ou físico e o corpo espiritual da ressurreição conforme ICorintios 15,44. |
ALMA, TEORIA CRIACIONISTA DA ORIGEM DA | Crença em que Deus criou a alma especifica de cada indivíduo no momento de sua concepção ou nascimento. Em outras palavras, a alma não é transmitida pelos pais. |
ALMA, TEORIA TRADUCIONISTA DA ORIGEM DA | Crença em que a alma e o corpo são transmitidos pelos pais. |
ALMA, TRANSMIGRAÇÃO DA | Referência à crença de que uma alma pode se reencarnar sucessivamente em pessoas diferentes ou até mesmo em outros tipos de criaturas. |
ALMATA | Hangamatana, Cidade Da Media, Hoje Chamada Hamada, No Ira Imenso, Ed 6.2 |
ALMEJAR | Desejar. Salmos 63:1 |
ALMODADE | Hebraico: Agitador, 1 Cr 1.20 |
ALMOM | Hebraico: Escondido No Pé De Figo, Nm 33.46 |
ALMON-DIBLATAIM | Hebraico: Coisa Escondida No Pé De Figo, Nm 33.46 |
ALOM | Hebraico: Carvalho Ou Forte, 1 Cr 4.37 |
ALOM-BACUTE | Hebraico: Carvalho De Lágrimas Ou Choro, Gn 35.8 |
ALOSNA | Nome comum de várias plantas, entre elas o absinto; normalment, a união de várias plantas. |
ALOTE | Hebraico: Que Produz Leite, 1 Rs 4.16 |
ALPARCA | Tipo de sandália que se amarra no pé com tiras de pano ou couro. |
ALPENDRE | Cobertura saliente duma só água em geral à entrada de um prédio. Mateus 26:71 |
ALTA CRÍTICA | Método de interpretação bíblica que busca determinar a autoria e data dos livros, suas fontes literárias e sua confiabilidade histórica. A alta crítica contrasta com a baixa, mais preocupada com os problemas da correia leitura do texto. |
ALTAR | Feito de terra ou de pedras (Ex 20,24), o altar servia em geral para oferecer sacrifícios; ocasionalmente é um monumento que lembra experiências religiosas dos patriarcas (Gn 12,8; 13,8; 26,25; 33,20). O altar tinha nos ângulos quatro pontas salientes, chamadas também chifres; elas simbolizavam o poder e a força de Deus (Ex 27,2; 37,25). Um criminoso agarrando-se nelas poderia garantir para si o asilo (21,14; 1Rs 1,50) e escapar à vingança de sangue. No templo havia o altar dos holocaustos e o altar do incenso. No NT o altar perde sua importância, pois Cristo aboliu com seu sangue os sacrifícios cruentos do AT (Hb 9,28). Em seu lugar ganhou importância a mesa, pois a eucaristia celebra a ceia do Senhor (1Cor 11,20). Feito de terra ou de pedras (Ex 20,24), o altar servia em geral para oferecer sacrifícios; ocasionalmente é um monumento que lembra experiências religiosas dos patriarcas (Gn 12,8; 13,8; 26,25; 33,20). O altar tinha nos ângulos quatro pontas salientes, chamadas também "chifres"; elas simbolizavam o poder e a força de Deus (Ex 27,2; 37,25). Um criminoso agarrando-se nelas poderia garantir para si o asilo (21,14; 1Rs 1,50) e escapar à vingança de sangue. No templo havia o altar dos holocaustos e o altar do incenso. No NT o altar perde sua importância, pois Cristo aboliu com seu sangue os sacrifícios cruentos do AT (Hb 9,28). Em seu lugar ganhou importância a mesa, pois a eucaristia celebra a ceia do Senhor (1Cor 11,20). |
ALTÍSSIMO | Ver "Deus". Uma identificação para Deus. Latim: Muito Alto, Nm 24.16 |
ALTÍSSIMO, PODER DO | Expressão usada para a ação de Deus como no anúncio a Maria de que ela conceberia o Messias (1_e 1.35). |
ALTIVEZ | Elevado; nobre. Gênesis 49:3 |
ALTOS (LUGARES ALTOS) | Lugares de adoração muitas vezes associados às práticas religiosas pagãs, à imoralidade e aos sacrifícios humanos. |
ALQUEIRE | consulte CAPACIDADE, medidas de |
ALUS | Hebraico: Túmulos De Homens Ou Lugar Deserto, Nm 33.13 |
ALUSHE | Hebraico: Lugar Deserto, Nm 33.13 |
ALVA | A primeira luz do dia. Gênesis 19:17 |
ALVA | Hebraico: Grande, Alto, Gn 36.23 |
ALVORADA | Amanhecer. Salmos 139:9 |
AMA | Hebraico: Côvado, 2 Sm 2.24 |
AMA | Hebraico: Conjunção, Js 15.26 |
AMÃ | o grande. |
AMADE | Hebraico: Gente Que Dura, Estação, Domicilio, Js 19.26 |
AMAL | Hebraico: Tristeza Ou Enfado, 1 Cr 7.35 |
AMALEC | É o neto de Esaú e antepassado dos amalecitas. Esta tribo nômade do sul da Palestina tentou impedir a passagem de Israel rumo à Terra Prometida (Êxodo 17,8-16). |
AMALEQUE | Hebraico: Belicoso, Gn 36.12 |
AMANA | Hebraico: Firmeza, Tratado Ou Confusão, Ct 4.8 |
AMARIAS | Hebraico: Jeová Prometeu, 1 Cr 6.7 |
AMASA | Hebraico: Pardo Ou Fardo, 1 Cr 2.17 |
AMASÁ | auxiliado por Deus ou Deus é forte. |
AMASAI | Hebraico: Penoso, Pesado, 1 Cr 6.25 |
AMASIAS | o Senhor é forte. |
AMASIAS | Hebraico: Fortaleza De Deus, 2 Cr 17.16 |
AMASSAI | Hebraico: Pesado, Ne 11.13 |
AMAZIAS | Hebraico: Jeová Fortalece, 2 Rs 14.1 |
AMBRÓSIO (340-397) | Teólogo e líder da igreja que em bem versado tanto em grego como em latim, ‘lbve influência especial sobre Agostinho, a quem ele ensinou e batizou. |
AMEM | Latim: Assim Seja, Firme, Estabelecido, Sl 106.48 |
AMÉM | Termo hebraico que significa "certamente", "verdadeiramente" (cf. Dt 27,15 e nota). Assim seja. |
AMÉM | Termo hebraico que significa "certamente", "verdadeiramente" (cf. Deuteronômio 27,15 e nota). |
AMETISTA | Grego: Pedra De Sonho, Ex 28.19 |
AMI | Hebraico: Meu Povo, Os 2.1 |
AMIEL | Hebraico: Povo De Deus, Ou Deus É Fiel Aliado, Nm 13.12 |
AMIGO | Nome usado para designar os cristãos em Atos 27.3 e 3João 15. Aparentemente, este uso baseia-se na declaração de Jesus em João l513-15 onde ele chama seus seguidores de “amigos”. |
AMIGOS, SOCIEDADE DOS (QUACRES) | Grupo fundado no século 17 por George Fox. Dão ênfase à simplicidade de vida, ao pacifismo, ao governo democrático da igreja e a uma ‘‘luz interior” de revelação que Deus concede ás pessoas. |
AMILENISMO | Doutrina segundo a qual não haverá período de Reino terrestre de Cristo, nem antes nem depois de sua segunda vinda. |
AMINADABE | o Senhor mostrou-se generoso. |
AMINADABE | Hebraico: Meu Povo E Nobre E Intimo, Rt 4.19 |
AMINOM | digno de confiança. |
AMIROM | Deus é sublime. |
AMISADAI | Hebraico: O Todo Poderoso E Meu Parente, Nm 1.12 |
AMITAI | Hebraico: Fiel, 2 Rs 14.25 |
AMIUDE | Hebraico: Povo Glorioso, Nm 1.10 |
AMIUR | Hebraico: O Meu Povo Deu, 1 Cr 27.6 |
AMIZABADE | Hebraico: O Meu Povo Deu Ou O Parente Doou, 1 Cr 27.6 |
AMMOM | Hebraico: Fiel Ou Patrício, 2 Sm 3.2 |
AMOM | Hebraico: Artesão, 2 Rs 21.19 |
AMON | É um clã que vive na Transjordânia, nas cabeceiras do rio Jaboc, onde está a atual cidade de Amã. Oséias amonitas tentaram barrar a passagem de Israel à Terra Prometida (Deuteronômio 23,5). Desde a época dos juízes se tornaram inimigos do povo eleito (Juízes 3,13 Juízes 10,6-9) e foram derrotados por Jefté (Juízes 11,1-12,4), Saul (1Samuel 11,1-11) e Davi (2Samuel 12,26-31). Segundo uma anedota popular são descendentes de Ben-Ami, nascido de um incesto de uma das filhas de Ló com o pai (Cf. Gênese 19,30-38 e nota). |
AMOQUE | Hebraico: Fundo, Ne 12.7 |
AMOR | O amor a Deus é o primeiro e o maior dos mandamentos (Dt 6,5; Js 22,5; Mc 12,28-30). É a resposta do ser humano à iniciativa de Deus, que nos amou primeiro (Os 9,10; 11,1-4; Jr 2,2-4; 31,3; Is 63,9; Gl 2,20; 1Jo 4,19). O amor imenso de Deus se manifesta na cruz de Cristo (Jo 3,16s; 1Jo 3,1-16; 4,7-19; Rm 5,8; 8,32). O amor a Deus implica obediência à vontade de Deus (Dt 5,8-10; 10,12-21; Mt 7,21-28; Jo 15,9-11; 1Jo 2,3; 5,3Dt 5,8-10), o desapego ao mundo (Mt 6,24; Rm 8,7-11; Tg 4,4; 1Jo 2,15-17) e o amor a Jesus (Mt 10,37; Jo 14,21-23; 1Cor 16,24; Fl 1,21-23; At 5,41). O amor ao próximo, junto com o amor a Deus, resume a Lei e os Profetas (Lv 19,16-18; 1Ts 4,9-12; Gl 5,13-15; Rm 13,8-10; Mt 22,35-40; 1Jo 2,7); é o "nó"da perfeição (Cl 3,14) e apaga os pecados (1Pd 4,7-11). O amor aos inimigos foi revelado progressivamente (Dt 15,1-3; Lv 19,33-34; Pr 25,21-22; Rm 12,20; Mt 5,43-48). O amor ao próximo conhece degraus: a) amar o próximo como a si mesmo (Mt 22,26); b) amar o próximo como a Cristo (Mt 25,31-46); c) amar o próximo como Cristo o ama (Jo 15,9s; 1Jo 3,16-19; 1Pd 1,22-23Jo 15,9s); d) amar o próximo à imagem do amor trinitário (Jo 17,21-23; 1Jo 4,7-16). O amor fraterno é um sinal de contradição para o mundo (1Jo 3,11-15; Jo 15,18-21); é um sinal de que amamos a Deus (1Jo 2,3-11; 4,19-21; Tg 2,1-3.14-26). Ver "Próximo". Um dos supremos atributos de Deus. Preocupação e ação na busca de realizar o bem-estar de alguém. Há vários termos gregos para definir o amor como) (paixão sexual) e (ia amizade). Mas a mais sublime liiia de amor é aquel,e procura o bem-estar dos outros agapi). No texto grego, o amor, entre outros termos, é expressado como “Agape” (amor incondicional, fruto de desejo de amar alguém), “Fileo" (amor sentimento, entre amigos, parentes etc.) e o “Eros” (amor sentimento entre homem e mulher). |
AMOR | O amor a Deus é o primeiro e o maior dos mandamentos (Deuteronômio 6,5 Josué 22,5 Marcos 12,28-30). É a resposta do ser humano à iniciativa de Deus, que nos amou primeiro (Oséias 9,10 Oséias 11,1-4 Jeremias 2,2-4 Jeremias 31,3 Isaías 63,9 Gálatas 2,20 1João 4,19). O amor imenso de Deus se manifesta na cruz de Cristo (1João 3,1-16 1João 4,7-19 Romanos 5,8 Romanos 8,32). O amor a Deus implica obediência à vontade de Deus (Deuteronômio 5,8-10 Deuteronômio 10,12-21 Mateus 7,21-28 João 15,9-11 1João 2,3 1João 5,3 Deuteronômio 5,8-10), o desapego ao mundo (Mateus 6,24 Romanos 8,7-11 Tiago 4,4 1João 2,15-17) e o amor a Jesus (Mateus 10,37 João 14,21-23 1Coríntios 16,24 Filipenses 1,21-23 Atos 5,41). O amor ao próximo, junto com o amor a Deus, resume a Lei e os Profetas (Levítico 19,16-18 1Tessalonicenses 4,9-12 Gálatas 5,13-15 Romanos 13,8-10 Mateus 22,35-40 1João 2,7); é o "nó"da perfeição (Colossenses 3,14) e apaga os pecados (1Pedro 4,7-11). O amor aos inimigos foi revelado progressivamente (Deuteronômio 15,1-3 Levítico 19,33-34 Provérbios 25,21-22 Romanos 12,20 Mateus 5,43-48). O amor ao próximo conhece degraus: a) amar o próximo como a si mesmo (Mateus 22,26); b) amar o próximo como a Cristo (Mateus 25,31-46); c) amar o próximo como Cristo o ama (João 15,9s; 1João 3,16-19 1Pedro 1,22-23 João 15,9s); d) amar o próximo à imagem do amor trinitário (João 17,21-23 1João 4,7-16). O amor fraterno é um sinal de contradição para o mundo (1João 3,11-15 João 15,18-21); é um sinal de que amamos a Deus (1João 2,3-11 1João 4,19-21 Tiago 2,1-3 Tiago 2,14-26). Ver "Próximo". |
AMOR HUMANO | Amor de um ser humano por outro. |
AMOR, FESTA DO | Refeição comunitária, compartilhada pelos membros da igreja primitiva. Em algumas circunstâncias ela ocorreu antes da celebração da Ceia do Senhor (ICo ll.20-21). |
AMOR, GENTILEZA | Bondade ou amor inabalável pelo próximo. |
AMORAL | Matéria pertencente áquilo que não é nem moral nem imoral. O termo pode referir-se tanto a matérias que não são relevantes ao juízo moral quanto a pessoas que são insensíveis a questões morais. |
AMOR-PRÓPRIO | Estima e consideração consigo mesmo, de forma exagerada é egoísmo. |
AMORREUS | Nome de um dos povos que ocupavam a Palestina e a Transjordânia Antes dos israelitas. Foram derrotados pelos israelitas ao iniciarem a conquista de Canaã, após a saída do Egito. Nome de um dos povos pré-israelitas que ocupavam a Palestina e a Transjordânia. Foram derrotados pelos israelitas ao iniciarem a conquista de Canaã, após a saída do Egito (Nm 21,21-35). Na Cisjordânia, Josué derrotou cinco reis amorreus (Js 10,1-14). |
AMORREUS | Nome de um dos povos pré-israelitas que ocupavam a Palestina e a Transjordânia. Foram derrotados pelos israelitas ao iniciarem a conquista de Canaã, após a saída do Egito (Números 21,21-35). Na Cisjordânia, Josué derrotou cinco reis amorreus (Josué 10,1-14). |
AMORREUS | Hebraico: Montanheses, Gn 10.16 |
AMOS | Hebraico: Carregador De Fardo, Am 1.1 |
AMÓS | Profeta do antigo Testamento. Deus o chamou para pregar ao reino do norte (Israel). (Amós 1:1) |
AMÓS | Profeta de Tecoa em Judá. Deus o chamou para pregar ao reino do norte (Israel). (Amós 1:1) |
AMÓS | Profeta do antigo Testamento. Deus o chamou para pregar ao reino do norte (Israel). (Amós 1:1) |
AMÓS | Profeta do antigo Testamento. Deus o chamou para pregar ao reino do norte (Israel). (Amós 1:1) |
AMOZ | Hebraico: Forte, Firme, 2 Rs 19.2 |