DICIONÁRIO OFICIAL (Bíblico -Teológico) ...ENCICLOPÉDIA............ Apresentação ...Artigos ... Cronologia ...Bibliografia ... --- ... IdadeMédia ... HebraicoGrego ... Dicionários ... Wikipédia ...

AAA ... ACA ... ADR ... ALA ... AMP ... APA ... ARG ... ASC ... AUG ... BAA ... BAQ ... BEM ... BET ... BIA ... BOA ... CAA ... CAN ... CBA ... CLA ... CON ... COO ... CPA ... CRO ... DAA ... DEM ... DET ... DFA ... DIV ... EAA ... EL ... EMA ... ESA ... ESP ... ETA ... EXA ... FAA ... FEB ... FIA ... FOC ... GAA ... GEE ... GOA ... HAA ... HAS ... HEP ... HIL ... HOA ... IAA ... IMA ... INA ... INT ... JAA ... JEJ ... JET ... JPA ... KAA ... LAA ... LEI ... LIA ... LOI ... MAA ... MAO ... MEA ... MES ... MIL ... MOA ... MUL ... NAA ... NEA ... NIA ... OAA ... ONO ... PAA ... PAO ... PAS ... PEA ... PEO ... PIA ... POS ... PRO ... PSA ... QAA ... RAA ... REE ... REN ... REU ... SAA ... SAL ... SAN ... SAO ... SCA ... SEO ... SIB ... SMA ... TAA ... TEM ... TEO ... TFA ... TRE ... UAA ... VAA ... VIO ... WAA ... XAA ... YAA ... ZAA ... ZER ...


ALA

ALABASTRO
 espécie de mármore branco e de pouca dureza, utilizado nos trabalhos de escultura; vaso, sem asas, para queimar perfumes; medida de capacidade equivalente a 26 centilitros.
 ALABE
Hebraico: Gordo, Jz 1.31
 ALAI
Hebraico: Oh!isso!, 1 Cr 11.41
 ALAMELEQUE
Hebraico: Carvalho Do Rei, Js 19.26
 ALAMETE
Hebraico: Vigor De Juventude, 1 Cr 7.8
 ALAMOTE
Hebraico: Virgens, 1 Cr 15.20
ALBERTO MAGNO (1193- 1280)
Erudito dominicano que procurou inteirar o ensinamento de Aristóteles ao cristianismo. Exerceu grande influência sobre Tomás de Aquino.
ALÇAR
Suspender; elevar; erguer. Gênesis 37:28
 ALCIMO
Grego: Que Tem Forte, 1 Mac 7.5
ÁLCIMO
elevado por Deus.
ALCORÃO
 O livro santo do islamismo. Os muçulmanos acreditam que seus 114 capítulos foram literalmente ditados pelo anjo Gabriel ao profeta Maomé.
 ALEFE
1ª Letra Do Alfabeto Hebraico, Boi, Sl 119.1
ALEGORIA
 Artifício literário utilizado para expressar uma verdade de forma pictórica ou figurativa. (Ver também Interpretação Alegórica).
ALEGRIA
 Sensação de  satisfação e regozijo independentemente das circunstâncias. Conforme as Escrituras, faz parte dos frutos do Espírito (Gl. 5.22).
ALELUIA 
É uma exclamação litúrgica em Tb 13,22 e especialmente nos Salmos (Sl 111-112; 104-105; 115-117; 146-150). O termo significa "louvai ao Senhor". É pois um convite do salmista para participar no alegre louvor de Deus, que passou para o uso da liturgia cristã.
 Palavra hebraica que significa Louvai ao Senhor, Louvado seja o Senhor
ALELUIA
É uma exclamação litúrgica em Tobias 13,22 e especialmente nos Salmos (Salmo 111-112 Salmo 104-105 Salmo 115-117 Salmo 146-150). O termo significa "louvai ao Senhor". É pois um convite do salmista para participar no alegre louvor de Deus, que passou para o uso da liturgia cristã.
 ALELUIA
Latim: Louvado Seja Deus, Ap 19.1
 ALEMA
Hebraico: Esconderijo, 1 Mac 5.26
 ALEME
Hebraico: Um Esconderijo, 1 Mac 5.26
 ALEMETE
Hebraico: Cobertura, 1 Cr 7.8
 ALEXANDRE
Grego: Que Defende Ou Auxilia Os Homens, At 19.33
 ALEXANDRE MAGNO
Grego: O Grande Defensor Do Gênero Humano, Mac 1.1
 ALEXANDRIA
Grego: Cidade De Alexandre, At 27.6
ALEXANDRIA, TEOLOGIA DE
 Ver Teologia Alexandrina.
 ALFA
Grego: 1ª Letra Do Alfabeto Grego, Princípio, Ap 1.8
ALFA E ÔMEGA
Termo para Deus e Jesus encontrado apenas no Apocalipse. Alfa e Ômega são a primeira e última letras do alfabeto grego (respectivamente) . O termo significa que Deus é eterno e soberano. (Apocalipse 1:8)
 Primeira e última letras do alfabeto grego. Com referência à eternidade de Deus, a frase pode ser traduzida “o primeiro e o último’ (Ap 1.8; 216; 22.13, Cf. Is 44.6).
ALFEU
Deus substituiu.
 ALFEU
Grego: Passageiro, Transitório, Mc 2.14
ALFORGE
 Um saco que os viajantes usam para levar dinheiro e mantimento para a jornada. Era feito de diversos materiais, geralmente pele ou couro, e estava preso à cintura.
 ALIA
Hebraico: Sublime, Gn 36.40, 1 Cr 1.40
ALIANÇA
 Acordo bilateral de obrigação mútua entre as partes.
Pacto. Gênesis 6:18
Na época da monarquia de Israel (1030-587) a relação entre Deus e o povo passou a ser vista como um pacto de mútuo amor e fidelidade. Mas não como um pacto entre duas partes iguais, pois a iniciativa cabe unicamente a Deus. É ele quem escolhe gratuitamente Israel como seu povo. Em virtude desta eleição e aliança, Israel contrai obrigações.
O historiador sacerdotal (séc. VI aC) descreve a história salvífica desde a criação até à época de Moisés como uma sucessão de alianças divinas. Após o dilúvio, Deus faz com Noé uma aliança de caráter universal, que tem como preceito a proibição de comer sangue (cf. Gn 9,1-17 e nota). Após a dispersão de Babel, Deus faz aliança com Abraão, restringindo o seu plano salvífico aos descendentes do patriarca, que são obrigados a praticar a circuncisão (cf. Gn 17,3-14 e nota). Esta aliança inclui a promessa de descendência e duma terra (Gn 12,3-7; 15,1s; 22,16-18; 50,24; Sl 105,8-11). Depois da opressão do Egito, Deus sela com Israel a aliança do Sinai (cf. Ex 24,3-8 e nota), por meio do rito de sangue. Assim Israel nasceu como povo livre (Lv 26,42-45; Dt 4,31; Eclo 44,21-23) e comprometido em observar os mandamentos e a Lei (Ex 20,1; 20,22-23,33 e nota; Dt 5,1-21). Em contrapartida, Deus promete fazê-lo seu povo particular (Ex 19,4-8) e cercá-lo com sua proteção (Dt 11,22-25; 28,1-14).
Mas o povo foi muitas vezes infiel aos compromissos desta aliança. Os profetas denunciaram a infidelidade e anunciaram o exílio como castigo. Ao mesmo tempo, porém, prometeram uma nova aliança para os tempos messiânicos; ela será como um novo vínculo matrimonial entre Deus e Israel (Os 2,20-24), e a Lei será inscrita nos corações humanos transformados (Jr 31,33s; 32,37-41; Ez 36,26s).
Esta aliança cumpriu-se com a vinda de Cristo e foi selada pelo seu próprio sangue (Mt 26,28; Hb 9,20; 1Cor 11,25). Na nova aliança o pecado será apagado (Rm 11,27), os corações humanos serão transformados pelo Espírito Santo (5,5) e Deus passará a habitar entre os homens (2Cor 6,16).
Em grego o termo "aliança"significa também " testamento", ou última vontade que entra em vigor com a morte do testador. Por isso, a nova aliança inaugurada por Cristo é chamada também "Novo Testamento", em contraposição com a antiga aliança ou "Antigo Testamento" (Hb 9,16). Ver: Testemunho ou documento da aliança em Ex 25,16 e nota; o matrimônio como aliança em Ml 2,14 e nota.
Acordo feito entre Deus e o homem no qual Deus promete abençoar aqueles que o aceitam e se dedicam a fazer a sua vontade.
ALIANÇA
Pacto. Gênesis 6:18
ALIANÇA DA GRAÇA
 Ver Pacto da Graça.
ALIANÇA INCONDICIONAL DE DEUS
 Acordo com o homem e que será cumprido por Deus simplesmente porque ele disse que o faria. Contrapõe-se à aliança condicional, cumprimento que depende de alguma ação ou resposta humana.
ALIANÇA PARCIAL
 Um compromisso dos puritanos norte- -americanos em 1662: as crianças da segunda geração dos puritanos podiam ser batizadas ainda que seus pais não tivessem feito a profissão de fé. No entanto, ninguém desta segunda ou terceira geração podia participar da Ceia do Senhor ou ter o privilégio de ser membro da igreja até que testemunhasse sua conversão. A oposição de Jonathan Edwards resultou na eliminação desse acordo.
ALIENAÇÃO EXISTENCIAL
 No pensamento de Paul Tiltich, designa a condição humana de dependência com relação ao fundamento do ser (Oround of being) para sua existência e, também, o estado de alienação em que se encontra com relação a esse fundamento em virtude de não realizar aquilo que essencialmente deveria ser.
ALIENAR
Desviar; afastar. Ezequiel 14:7
ALIMÁRIA
 Animal irracional; bruto.
 ALIMAS
Hebraico: Um Esconderijo, 1 Mac 5.26
ALJAVA
 o receptáculo em que se levavam as setas. Pode também ser uma espada ou outra arma, suspensa do ombro.
ALMA

Não é noção bíblica, mas grega. Ver "Carne", "Homem".
 Para as Escrituras a vida, o ser ou a própria pessoa. Teologicamente, o aspecto espiritual do ser humano.
ALMA
Não é noção bíblica, mas grega. Ver "Carne", "Homem".
ALMA HUMANA
 Acredita-se ser uma entidade que é a fonte da vida psicológica e espiritual do homem. Referindo-se a Jesus, a expressão designa que sua natureza tanto espiritual quanto natural era humana.
ALMA VIVENTE
 Distinção entre o corpo natural ou físico e o corpo espiritual da ressurreição conforme ICorintios 15,44.
ALMA, TEORIA CRIACIONISTA DA ORIGEM DA
 Crença em que Deus criou a alma especifica de cada indivíduo no momento de sua concepção ou nascimento. Em outras palavras, a alma não é transmitida pelos pais.
ALMA, TEORIA TRADUCIONISTA DA ORIGEM DA
 Crença em que a alma e o corpo são transmitidos pelos pais.
ALMA, TRANSMIGRAÇÃO DA
 Referência à crença de que uma alma pode se reencarnar sucessivamente em pessoas diferentes ou até mesmo em outros tipos de criaturas.
 ALMATA
Hangamatana, Cidade Da Media, Hoje Chamada Hamada, No Ira Imenso, Ed 6.2
ALMEJAR
Desejar. Salmos 63:1
 ALMODADE
Hebraico: Agitador, 1 Cr 1.20
 ALMOM
Hebraico: Escondido No Pé De Figo, Nm 33.46
 ALMON-DIBLATAIM
Hebraico: Coisa Escondida No Pé De Figo, Nm 33.46
 ALOM
Hebraico: Carvalho Ou Forte, 1 Cr 4.37
 ALOM-BACUTE
Hebraico: Carvalho De Lágrimas Ou Choro, Gn 35.8
ALOSNA
 Nome comum de várias plantas, entre elas o absinto; normalment, a união de várias plantas.
 ALOTE
Hebraico: Que Produz Leite, 1 Rs 4.16
ALPARCA
 Tipo de sandália que se amarra no pé com tiras de pano ou couro.
ALPENDRE
Cobertura saliente duma só água em geral à entrada de um prédio. Mateus 26:71
ALTA CRÍTICA
 Método de interpretação bíblica que busca determinar a autoria e data dos livros, suas fontes literárias e sua confiabilidade histórica. A alta crítica contrasta com a baixa, mais preocupada com os problemas da correia leitura do texto.
ALTAR
 Feito de terra ou de pedras (Ex 20,24), o altar servia em geral para oferecer sacrifícios; ocasionalmente é um monumento que lembra experiências religiosas dos patriarcas (Gn 12,8; 13,8; 26,25; 33,20). O altar tinha nos ângulos quatro pontas salientes, chamadas também chifres; elas simbolizavam o poder e a força de Deus (Ex 27,2; 37,25). Um criminoso agarrando-se nelas poderia garantir para si o asilo (21,14; 1Rs 1,50) e escapar à vingança de sangue. No templo havia o altar dos holocaustos e o altar do incenso. No NT o altar perde sua importância, pois Cristo aboliu com seu sangue os sacrifícios cruentos do AT (Hb 9,28). Em seu lugar ganhou importância a mesa, pois a eucaristia celebra a ceia do Senhor (1Cor 11,20).
Feito de terra ou de pedras (Ex 20,24), o altar servia em geral para oferecer sacrifícios; ocasionalmente é um monumento que lembra experiências religiosas dos patriarcas (Gn 12,8; 13,8; 26,25; 33,20). O altar tinha nos ângulos quatro pontas salientes, chamadas também "chifres"; elas simbolizavam o poder e a força de Deus (Ex 27,2; 37,25). Um criminoso agarrando-se nelas poderia garantir para si o asilo (21,14; 1Rs 1,50) e escapar à vingança de sangue. No templo havia o altar dos holocaustos e o altar do incenso.
No NT o altar perde sua importância, pois Cristo aboliu com seu sangue os sacrifícios cruentos do AT (Hb 9,28). Em seu lugar ganhou importância a mesa, pois a eucaristia celebra a ceia do Senhor (1Cor 11,20).
ALTÍSSIMO

Ver "Deus".
Uma identificação para Deus.
Latim: Muito Alto, Nm 24.16
ALTÍSSIMO, PODER DO
 Expressão usada para a ação de Deus como no anúncio a Maria de que ela conceberia o Messias (1_e 1.35).
ALTIVEZ
Elevado; nobre. Gênesis 49:3
ALTOS (LUGARES ALTOS)
 Lugares de adoração muitas vezes associados às práticas religiosas pagãs, à imoralidade e aos sacrifícios humanos.
ALQUEIRE
consulte CAPACIDADE, medidas de
 ALUS
Hebraico: Túmulos De Homens Ou Lugar Deserto, Nm 33.13
 ALUSHE
Hebraico: Lugar Deserto, Nm 33.13
ALVA
A primeira luz do dia. Gênesis 19:17
 ALVA
Hebraico: Grande, Alto, Gn 36.23
ALVORADA
Amanhecer. Salmos 139:9
 AMA
Hebraico: Côvado, 2 Sm 2.24
 AMA
Hebraico: Conjunção, Js 15.26
AMÃ
o grande.
 AMADE
Hebraico: Gente Que Dura, Estação, Domicilio, Js 19.26
 AMAL
Hebraico: Tristeza Ou Enfado, 1 Cr 7.35
AMALEC
É o neto de Esaú e antepassado dos amalecitas. Esta tribo nômade do sul da Palestina tentou impedir a passagem de Israel rumo à Terra Prometida (Êxodo 17,8-16).
 AMALEQUE
Hebraico: Belicoso, Gn 36.12
 AMANA
Hebraico: Firmeza, Tratado Ou Confusão, Ct 4.8
 AMARIAS
Hebraico: Jeová Prometeu, 1 Cr 6.7
 AMASA
Hebraico: Pardo Ou Fardo, 1 Cr 2.17
AMASÁ
auxiliado por Deus ou Deus é forte.
 AMASAI
Hebraico: Penoso, Pesado, 1 Cr 6.25
AMASIAS
o Senhor é forte.
 AMASIAS
Hebraico: Fortaleza De Deus, 2 Cr 17.16
 AMASSAI
Hebraico: Pesado, Ne 11.13
 AMAZIAS
Hebraico: Jeová Fortalece, 2 Rs 14.1
AMBRÓSIO (340-397)
Teólogo e líder da igreja que em bem versado tanto em grego como em latim, ‘lbve influência especial sobre Agostinho, a quem ele ensinou e batizou.
 AMEM
Latim: Assim Seja, Firme, Estabelecido, Sl 106.48
AMÉM
Termo hebraico que significa "certamente", "verdadeiramente" (cf. Dt 27,15 e nota). Assim seja.
AMÉM
Termo hebraico que significa "certamente", "verdadeiramente" (cf. Deuteronômio 27,15 e nota).
 AMETISTA
Grego: Pedra De Sonho, Ex 28.19
 AMI
Hebraico: Meu Povo, Os 2.1
 AMIEL
Hebraico: Povo De Deus, Ou Deus É Fiel Aliado, Nm 13.12
AMIGO
 Nome usado para designar os cristãos em Atos 27.3 e 3João 15. Aparentemente, este uso baseia-se na declaração de Jesus em João l513-15 onde ele chama seus seguidores de “amigos”.
AMIGOS, SOCIEDADE DOS (QUACRES)
 Grupo fundado no século 17 por George Fox. Dão ênfase à simplicidade de vida, ao pacifismo, ao governo democrático da igreja e a uma ‘‘luz interior” de revelação que Deus concede ás pessoas.
AMILENISMO
Doutrina segundo a qual não haverá período de Reino terrestre de Cristo, nem antes nem depois de sua segunda vinda.
AMINADABE
o Senhor mostrou-se generoso.
 AMINADABE
Hebraico: Meu Povo E Nobre E Intimo, Rt 4.19
AMINOM
digno de confiança.
AMIROM
Deus é sublime.
 AMISADAI
Hebraico: O Todo Poderoso E Meu Parente, Nm 1.12
 AMITAI
Hebraico: Fiel, 2 Rs 14.25
 AMIUDE
Hebraico: Povo Glorioso, Nm 1.10
 AMIUR
Hebraico: O Meu Povo Deu, 1 Cr 27.6
 AMIZABADE
Hebraico: O Meu Povo Deu Ou O Parente Doou, 1 Cr 27.6
 AMMOM
Hebraico: Fiel Ou Patrício, 2 Sm 3.2
 AMOM
Hebraico: Artesão, 2 Rs 21.19
AMON
É um clã que vive na Transjordânia, nas cabeceiras do rio Jaboc, onde está a atual cidade de Amã. Oséias amonitas tentaram barrar a passagem de Israel à Terra Prometida (Deuteronômio 23,5). Desde a época dos juízes se tornaram inimigos do povo eleito (Juízes 3,13 Juízes 10,6-9) e foram derrotados por Jefté (Juízes 11,1-12,4), Saul (1Samuel 11,1-11) e Davi (2Samuel 12,26-31). Segundo uma anedota popular são descendentes de Ben-Ami, nascido de um incesto de uma das filhas de Ló com o pai (Cf. Gênese 19,30-38 e nota).
 AMOQUE
Hebraico: Fundo, Ne 12.7
AMOR
O amor a Deus é o primeiro e o maior dos mandamentos (Dt 6,5; Js 22,5; Mc 12,28-30). É a resposta do ser humano à iniciativa de Deus, que nos amou primeiro (Os 9,10; 11,1-4; Jr 2,2-4; 31,3; Is 63,9; Gl 2,20; 1Jo 4,19). O amor imenso de Deus se manifesta na cruz de Cristo (Jo 3,16s; 1Jo 3,1-16; 4,7-19; Rm 5,8; 8,32).
O amor a Deus implica obediência à vontade de Deus (Dt 5,8-10; 10,12-21; Mt 7,21-28; Jo 15,9-11; 1Jo 2,3; 5,3Dt 5,8-10), o desapego ao mundo (Mt 6,24; Rm 8,7-11; Tg 4,4; 1Jo 2,15-17) e o amor a Jesus (Mt 10,37; Jo 14,21-23; 1Cor 16,24; Fl 1,21-23; At 5,41).
O amor ao próximo, junto com o amor a Deus, resume a Lei e os Profetas (Lv 19,16-18; 1Ts 4,9-12; Gl 5,13-15; Rm 13,8-10; Mt 22,35-40; 1Jo 2,7); é o "nó"da perfeição (Cl 3,14) e apaga os pecados (1Pd 4,7-11). O amor aos inimigos foi revelado progressivamente (Dt 15,1-3; Lv 19,33-34; Pr 25,21-22; Rm 12,20; Mt 5,43-48).
O amor ao próximo conhece degraus: a) amar o próximo como a si mesmo (Mt 22,26); b) amar o próximo como a Cristo (Mt 25,31-46); c) amar o próximo como Cristo o ama (Jo 15,9s; 1Jo 3,16-19; 1Pd 1,22-23Jo 15,9s); d) amar o próximo à imagem do amor trinitário (Jo 17,21-23; 1Jo 4,7-16).
O amor fraterno é um sinal de contradição para o mundo (1Jo 3,11-15; Jo 15,18-21); é um sinal de que amamos a Deus (1Jo 2,3-11; 4,19-21; Tg 2,1-3.14-26). Ver "Próximo".
 Um dos supremos atributos de Deus. Preocupação e ação na busca de realizar o bem-estar de alguém. Há vários termos gregos para definir o amor como) (paixão sexual) e (ia amizade). Mas a mais sublime liiia de amor é aquel,e procura o bem-estar dos outros agapi).
No texto grego, o amor, entre outros termos, é expressado como “Agape” (amor incondicional, fruto de desejo de amar alguém), “Fileo" (amor sentimento, entre amigos, parentes etc.) e o “Eros” (amor sentimento entre homem e mulher).
AMOR
O amor a Deus é o primeiro e o maior dos mandamentos (Deuteronômio 6,5 Josué 22,5 Marcos 12,28-30). É a resposta do ser humano à iniciativa de Deus, que nos amou primeiro (Oséias 9,10 Oséias 11,1-4 Jeremias 2,2-4 Jeremias 31,3 Isaías 63,9 Gálatas 2,20 1João 4,19). O amor imenso de Deus se manifesta na cruz de Cristo (1João 3,1-16 1João 4,7-19 Romanos 5,8 Romanos 8,32).
O amor a Deus implica obediência à vontade de Deus (Deuteronômio 5,8-10 Deuteronômio 10,12-21 Mateus 7,21-28 João 15,9-11 1João 2,3 1João 5,3 Deuteronômio 5,8-10), o desapego ao mundo (Mateus 6,24 Romanos 8,7-11 Tiago 4,4 1João 2,15-17) e o amor a Jesus (Mateus 10,37 João 14,21-23 1Coríntios 16,24 Filipenses 1,21-23 Atos 5,41).
O amor ao próximo, junto com o amor a Deus, resume a Lei e os Profetas (Levítico 19,16-18 1Tessalonicenses 4,9-12 Gálatas 5,13-15 Romanos 13,8-10 Mateus 22,35-40 1João 2,7); é o "nó"da perfeição (Colossenses 3,14) e apaga os pecados (1Pedro 4,7-11). O amor aos inimigos foi revelado progressivamente (Deuteronômio 15,1-3 Levítico 19,33-34 Provérbios 25,21-22 Romanos 12,20 Mateus 5,43-48).
O amor ao próximo conhece degraus:
a) amar o próximo como a si mesmo (Mateus 22,26);
b) amar o próximo como a Cristo (Mateus 25,31-46);
c) amar o próximo como Cristo o ama (João 15,9s; 1João 3,16-19 1Pedro 1,22-23 João 15,9s); d) amar o próximo à imagem do amor trinitário (João 17,21-23 1João 4,7-16).
O amor fraterno é um sinal de contradição para o mundo (1João 3,11-15 João 15,18-21); é um sinal de que amamos a Deus (1João 2,3-11 1João 4,19-21 Tiago 2,1-3 Tiago 2,14-26). Ver "Próximo".
AMOR HUMANO
 Amor de um ser humano por outro.
AMOR, FESTA DO
 Refeição comunitária, compartilhada pelos membros da igreja primitiva. Em algumas circunstâncias ela ocorreu antes da celebração da Ceia do Senhor (ICo ll.20-21).
AMOR, GENTILEZA
 Bondade ou amor inabalável pelo próximo.
AMORAL
 Matéria pertencente áquilo que não é nem moral nem imoral. O termo pode referir-se tanto a matérias que não são relevantes ao juízo moral quanto a pessoas que são insensíveis a questões morais.
AMOR-PRÓPRIO
 Estima e consideração consigo mesmo, de forma exagerada é egoísmo.
AMORREUS
 Nome de um dos povos que ocupavam a Palestina e a Transjordânia Antes dos israelitas. Foram derrotados pelos israelitas ao iniciarem a conquista de Canaã, após a saída do Egito.
Nome de um dos povos pré-israelitas que ocupavam a Palestina e a Transjordânia. Foram derrotados pelos israelitas ao iniciarem a conquista de Canaã, após a saída do Egito (Nm 21,21-35). Na Cisjordânia, Josué derrotou cinco reis amorreus (Js 10,1-14).
AMORREUS
Nome de um dos povos pré-israelitas que ocupavam a Palestina e a Transjordânia. Foram derrotados pelos israelitas ao iniciarem a conquista de Canaã, após a saída do Egito (Números 21,21-35). Na Cisjordânia, Josué derrotou cinco reis amorreus (Josué 10,1-14).
 AMORREUS
Hebraico: Montanheses, Gn 10.16
 AMOS
Hebraico: Carregador De Fardo, Am 1.1
AMÓS
Profeta do antigo Testamento. Deus o chamou para pregar ao reino do norte (Israel). (Amós 1:1)
AMÓS
Profeta de Tecoa em Judá. Deus o chamou para pregar ao reino do norte (Israel). (Amós 1:1)
AMÓS
Profeta do antigo Testamento. Deus o chamou para pregar ao reino do norte (Israel). (Amós 1:1)
AMÓS
Profeta do antigo Testamento. Deus o chamou para pregar ao reino do norte (Israel). (Amós 1:1)
 AMOZ
Hebraico: Forte, Firme, 2 Rs 19.2