PÓS-APOSTÓLICA, ERA | Período da igreja após a morte dos apóstolos. |
PÓS-CONVERSÃO, A EXPERIENCIA DA | Experiência cristã que ocorre após a conversão; mais especificamente, a idéia de uma ação especial ou batismo do Espírito Santo, subseqüente à conversão e regeneração. |
PÓS-CRISTÃ, ERA | Referência ao conceito de que no século 20, crenças e ideais se tornaram obsoletos, de modo que estamos vivendo em uma época em que a influência cristã tem diminuído enormemente. |
PÓS-CRÍTICO | Que diz respeito ao estágio na vida de um indivíduo ou de uma cultura, que, tendo superado o período critico, emerge com uma visão mais positiva, sem, no entanto, retroceder a uma concepção não-critica. |
PÓS-EXÍLIO | Que diz respeito à vida e ã nação judaica após o exílio. |
POSITIVISMO | Filosofia criada por Auguste Comte que restringe as ciências positivas e os limites do conhecimento humano ao senso de percepções. Contrapõe-se á leitura metafisica da realidade. |
POSITIVISMO LÓGICO | Movimento filosófico do século 20 que sustenta que uma declaração só é significativa se houver um conjunto de dados sensoriais que possam confirmá-la ou negá-la. A tendência do positivismo lógico é de restringir o significado a declarações analíticas e observações empíricas. |
PÓS-LAPSARIANISMO | Concepções infra e sublapsarianas. |
PÓS-MILENISMO | Abordagem escatológica que acredita que Cristo voltará após o reinado de mil anos. Significa que ele reinará sem estar fisicamente presente. |
PÓS-RESSURREIÇÃO, COMUNIDADE | Crentes da época posterior a ressurreição de Cristo. |
PÓS-RESSURREIÇÃO. PESSOA DA | A natureza do ser humano após a ressurreição do corpo. |
POSSESSÃO DEMONÍACA | Uma condição em que alguém se encontra habitado e dominado por demônios. |
POSTES SAGRADOS | Chamados também "estacas sagradas"ou "estacas da idolatria", são símbolos de Asera, deusa fenícia da vegetação, considerada como companheira do deus da fertilidade, Baal. Em geral o seu símbolo é uma árvore verde. Na falta desta, podia ser uma estaca ou poste de madeira. |
POSTES SAGRADOS | Chamados também "estacas sagradas"ou "estacas da idolatria", são símbolos de Asera, deusa fenícia da vegetação, considerada como companheira do deus da fertilidade, Baal. Em geral o seu símbolo é uma árvore verde. Na falta desta, podia ser uma estaca ou poste de madeira. |
POSTES-ÍDOLOS | Postes de madeira, talvez entalhados com a imagem de Aserá, deusa cananéia do amor e da guerra, erigidos para homenageá-la e colocados perto dos altares do culto cananeu. |
PÓS-TRIBULACIONISMO | Crença em que a igreja atravessará a tributação e não será arrebatada até a volta de Cristo, ao final daquele período. Os que sustentam esta idéia são chamados, comumente, de pré-milenistas. |
PÓS-TRIBULACIONISMO IMINENTE | Crença de que embora a segunda vinda de Cristo ocorrerá após a tribulação, esta poderá acontecer a qualquer momento Esta doutrina pressupõe que já podemos estar na fase de tribulação, |
POTEOLI | Grego: Poços Pequeninos, At 28.13 |
POTESTADE | Poder, potência. |
POTESTADES | Ver "Dominações". |
POTESTADES | Problemático conceito paulino (Rm 8-38-39; Ef 6.12); conforme Hendrikus Berkhof e John Yoder, a verdadeira organização da sociedade que forma a estrutura na qual as pessoas agem. |
POTESTADES | Ver "Dominações". |
POTIFAR | Egípicio: Que Pertence Ao Sol Ou Promessa De Touro, Gn 37.36 |
POTIFERA | Egípicio: Que Pertence Ao Sol Ou Sacerdote, Gn 41.45 |
POVO DE DEUS | A expressão "povo de Deus" está ligada à terminologia da aliança (Rm 9,24s; Os 1,9; 2,25; 2Cor 6,16; Hb 4,9; 8,10; Jr 31,33; 1Pd 2,10; Ap 18,4; 21,3). |
POVO DE DEUS | A comunidade dos crentes em Deus: Israel no Antigo Testamento. O Vaticano II incluíaentreo ‘povo de Deus”, os cristãos não-católicos que estão ligados à Igreja e os não-cristãos que têm alguma relação com ela. |
POVO DE DEUS | A expressão "povo de Deus" está ligada à terminologia da aliança (Romanos 9,24s; Oséias 1,9 Oséias 2,25 2Coríntios 6,16 Hebreus 4,9 Hebreus 8,10 Jeremias 31,33 1Pedro 2,10 Apocalipse 18,4 Apocalipse 21,3). |
POVO DO PACTO | No Antigo Testamento: Israel. No Novo Testamento: a Igreja. |
PRAGMÁTICO | Na teoria semântica de Charles Morris, a relação entre um signo e o conhecedor ou intérprete. |
PRAGMATISMO | Movimento segundo o qual o significado ou a verdade de qualquer proposição está em seus efeitos práticos. Tendo-se iniciado no final do século 19 e se tornado mais influente na primeira metade do século 20, principalmente, nos Estados Unidos, o movimento está associado a Charles S.Ikirce, William James e John Dewey. |
PRECEITOS | Mandamentos, em geral injunções divinas, que definem obrigações humanas. |
PRECONCEITO RACIAL | Discriminação contra grupos de uma diferente formação étnica, os quais são julgados como raças inferiores. |
PRÉ-CRÍTICA | Abordagem que não leva em conta a metodologia crítica. |
PREDESTINAÇÃO | É o plano e o conhecimento prévio que Deus tem de nossa salvação: Sb 15,7; Eclo 33,10-14; Mt 20,16; Rm 8,28-30; Ef 1,5; 2Tm 2,20. É um mistério: Eclo 3,22s; Jo 15,16; Rm 9,14s.18-21; 11,5s. O conhecimento prévio que Deus tem de nossa salvação não tolhe nossa responsabilidade e deve provocar uma atitude de temor e de confiança; Ecl 9,1s; Jo 3,16s; Rm 11,20; 1Cor 4,4; Fl 2,12; 1Tm 2,4; 4,10; 2Pd 1,10. |
PREDESTINAÇÃO | Decisão de Deus ao escolher quem será salvo e quem estará perdido. Predestinação única é o ensinamento deque Deus escolhe somente os que serão salvos; na dupla, ele escolhe ambas as classes. De acordo com o arminianismo, Deus antevê a fé dos que irão crer e, então, o elege, mas mesmo assim, a pessoa pode desmerecer, deixar de crer, e perder sua salvação. De conformidade com o calvinismo, a fé resulta do próprio crente do que da escolha de Deus. |
PREDESTINAÇÃO | É o plano e o conhecimento prévio que Deus tem de nossa salvação: Cântico dos Cânticos 15,7 Eclesiástico 33,10-14 Mateus 20,16 Romanos 8,28-30 Efésios 1,5 2Timóteo 2,20. É um mistério: Eclesiástico 3,22s; João 15,16 Romanos 9,14s. Romanos 9,18-21 Romanos 11,5s. O conhecimento prévio que Deus tem de nossa salvação não tolhe nossa responsabilidade e deve provocar uma atitude de temor e de confiança; Eclesiastes 9,1s; João 3,16s; Romanos 11,20 1Coríntios 4,4 Filipenses 2,12 1Timóteo 2,4 1Timóteo 4,10 2Pedro 1,10. |
PREDESTINAÇÃO DUPLA | Ver Dupla Predestinação. |
PREDESTINAÇÃO INCONDICIONA | Referência á doutrina calvinista de que a escolha que Deus faz de certas pessoas para a salvação não depende de qualquer virtude humana. |
PREEMINÊNCIA | Lugar de suprema posição. Diferentemente dos gnósticos, que exaltavam os anjos, Paulo destacava a preeminência de Deus (Cl 1.15-20). |
PRÉ-ENCARNAÇÃO | Alusão à crença de que Jesus foi humano antes de sua concepção e nascimento como Jesus de Nazaré; ele trouxe consigo sua natureza humana. |
PREEXISTÊNCIA | Estado de existência antes desta vida. O cristianismo clássico usa o termo da pré-encarnada pessoa da Trindade que veio a se encarnar como Jesus de Nazaré, Algumas formas de religião oriental e o platonismo usam o termo para se referir à existência da alma humana anterior a esta vida. |
PREEXISTÊNCIA DAS ALMAS | Alusão á crença de que a alma do ser humano existia antes da concepção e do nascimento de um indivíduo, neste mundo. |
PREGAÇÃO | A pregação neotestamentária tem três objetos centrais: O Evangelho ou o anúncio do Reino aos pobres (Lc 4,16-22.43s; 6,20-23; Mc 1,1; Mt 3,2; 4,23; 11,2-6; At 13,32s; Is 40,9-15; 61,2). É o anúncio do "mistério", do plano de Deus, realizado em Cristo e na Igreja e inclui também o que Jesus disse e fez (At 1,1s; 1Cor 1,17-25; 15,3-5; Cl 1,24-29; 4,2-4; Ef 3,1-7; Rm 1,1-6). O convite à conversão e à participação no banquete messiânico (Pr 9,2-5; Mt 22,2-10; 25,6; Jo 2,2). O "nome"de Jesus, isto é, a sua elevação à categoria de "Senhor" (Kyrios), título obtido pela sua morte e ressurreição (Rm 1,4s; At 8,12; 5,41s). |
PREGAÇÃO | Exposição das verdades das Escrituras a um público. |
PREGAÇÃO | A pregação neotestamentária tem três objetos centrais: O Evangelho ou o anúncio do Reino aos pobres (Lucas 4,16-22 Lucas 4,43s, Lucas 6,20-23 Marcos 1,1 Mateus 3,2 Mateus 4,23 Mateus 11,2-6 Atos 13,32s; Isaías 40,9-15 Isaías 61,2). É o anúncio do "mistério", do plano de Deus, realizado em Cristo e na Igreja e inclui também o que Jesus disse e fez (Atos 1,1s; 1Coríntios 1,17-25 1Coríntios 15,3-5 Colossenses 1,24-29 Colossenses 4,2-4 Efésios 3,1-7 Romanos 1,1-6). O convite à conversão e à participação no banquete messiânico (Provérbios 9,2-5 Mateus 22,2-10 Mateus 25,6 João 2,2). O "nome" de Jesus, isto é, a sua elevação à categoria de "Senhor" (Kyrios), título obtido pela sua morte e ressurreição (Romanos 1,4s; Atos 8,12 Atos 5,41s). |
PREGUIÇA | Corporal: Pr 6,6-11; 12,11; Ez 16,49s; 1Tm 5,11-13; espiritual: Mt 21,19; 25,24-30; Hb 12,1-3. Ver "Trabalho". |
PREGUIÇA | Corporal: Provérbios 6,6-11 Provérbios 12,11 Ezequiel 16,49s; 1Timóteo 5,11-13; espiritual: Mateus 21,19 Mateus 25,24-30 Hebreus 12,1-3. Ver "Trabalho". |
PRELAZIA | Termo originário do latim medieval para “uma alta posição na estrutura civil religiosa”, forma de governo de uma igreja na qual o controle é investido em cargos como arcebispos (como na Igreja Católica Romana) ou metropólitas e patriarcas (como na Igreja Ortodoxa Oriental). |
PRÉ-MILENISMO | Crença na qual Cristo vai voltar e irá estabelecer um período de mil anos para seu reino na terra. Alguns pré-milenistas sustentam queo período não tem que ser exatamente de mil anos, segundo o calendário. |
PRÉ-MILENISTAS | Quem defende a idéia do pré-milenismo. |
PRÉ-NOÇÃO | Conjunto de concepções ou disposições que fazem parte do processo de entendimento teológico ou existencial. |
PREPARAÇÃO MORAL | Na teologia e prática católica romana, a preparação antecipada de alguém para participar de um sacramento, O processo prevê a remoção de qualquer indisposição prévia que possa comprometer o caráter do sacramento. |
PRESBITERIANISMO | Movimento cristão seguidor da política e doutrina presbiteriana. |
PRESBITÉRIO | Na forma de governo da igreja presbiteriana, o grupo executivo que decide quanto à organização de igrejas em uma área local; é composto de um presbitero leigo de cada seção local e de todos os ministros da área. |
PRESBÍTERO | Ver "Anciãos", "Ministérios". |
PRESBÍTERO | Oficial incumbido de ensinar ou de dirigir em uma igreja local. No sistema de governo presbiteriano, os presbíteros de determinada igreja local formam sua seção e os presbUeros de igreja de certa área geográfica formam seu presbitério. |
PRESBÍTERO | Ver "Anciãos", "Ministérios". |
PRESBÍTEROS DISCIPLINARES | Nas igrejas que acompanham o tipo de governo presbiteriano, leigos que auxiliam na assembléia da igreja local. |
PRESBÍTEROS PROFESSORES | Presbíteros que ensinam e pregam como pastores. |
PRESCIÊNCIA | Conhecimento prévio ou antecipado que Deus (em dos acontecimentos futuros. |
PRESENÇA CORPÓREA | Doutrina de que o corpo e sangue de Cristo se fazem realmente presentes no pão e vinho por ocasião da celebração da Ceia do Senhor. |
PRESENÇA DE CRISTO | A permanência de Cristo com sua igreja como ele prometeu a seus discípulos (Mt 28.20; Jo 14.23; 15.4). A natureza de sua presença na Ceia do Senhor tem sido tema de controvérsia. |
PRESENÇA DE DEUS | Ver Presença Divina. |
PRESENÇA DINÂMICA | Referência ao ponto de vista de que o corpo e sangue de Cristo estão presentes na Ceia do Senhor não de forma literal e física, mas de modo influencial e espiritual. |
PRESENÇA DIVINA | Deus está em toda parte, principalmente entre seu povo e no céu, |
PRESENÇA ESPIRITUAL | Referência á crença de que Cristo não está presente física ou corporeamenle nos elementos da Ceia do Senhor, Sua presença é espiritual. |
PRESENÇA INDIRETA | Idéia de que mesmo que Deus não esteja pessoalmente presente, sua influência espiritual está em ação. |
PRESENÇA INVISÍVEL | Referência ao fato de que Cristo, mesmo invisível, está presente entre os crentes. |
PRESENÇA REAL DE CRISTO | Idéia de que o corpo e o sangue de Cristo estão, na verdade, presentes fisicamente no pão e no vinho do sacramento da Ceia do Senhor. |
PRESERVAÇÃO | Aspecto da providência divina que diz respeito ao fato de Deus sustentar vivos todos os seres por ele criados. |
PRESSÁGIO | Previsão; pressentimento. |
PRESSÁGIO | Pressentimento, previsão, prognóstico, vaticínio. 1 Reis 20:33 |
PRESSÁGIO | Pressentimento, previsão, prognóstico, vaticínio. 1 Reis 20:33 |
PRESSUPOSIÇÕES | Noções prévias presentes no processo do pensamento ou da razão. Algumas vezes, elas não são consideradas. |
PRESUNÇÃO | Inferência ou opinião baseada na probabilidade; suposição. 1 Samuel 17:28 |
PRESUNÇÃO | Inferência ou opinião baseada na probabilidade; suposição. 1 Samuel 17:28 |
PRETERIÇÃO | Palavra latina que significa “ignorar”: é o ato de Deus ignorar os não-eleitos, permitindo-lhes tão-somente escolherem seus próprios caminhos. Preterição se contrapõe ao conceito de reprovação, no qual Deus determina especificamente os não-eleitos que serão condenados. |
PRETERIDA | Deixar de parte; desprezar; omitir. Gênesis 29:33 |
PRETERIDA | Deixar de parte; desprezar; omitir. Gênesis 29:33 |
PRETORIO | Hebraico: Pertencente Ao Pretor, Mc 15.16 |
PRETÓRIO | Residência ou tribunal do pretor. Mateus 27:27 |
PRETÓRIO | Residência do pretor, magistrado ou governador romano com poderes militares, encarregado dos julgamentos (Mt 27,27; Mc 15,16). |
PRETÓRIO | Residência do pretor, magistrado ou governador romano com poderes militares, encarregado dos julgamentos (Mateus 27,27 Marcos 15,16). |
PRETÓRIO | Residência ou tribunal do pretor. Mateus 27:27 |
PRÉ-TRIBULACIONISMO | Crença de que Cristo arrebatará ou restaurará a igreja do mundo antes da grande tribulação. |
PREVALECER | Ter primazia; predominar, superar, vencer. Gênesis 7:20 |
PREVALECER | Ter primazia; predominar, superar, vencer. Gênesis 7:20 |
PREVARICAR | Faltar a, deixar de cumprir. Números 31:16 |
PREVARICAR | Faltar a, deixar de cumprir. Números 31:16 |
PREVENIENTE, GRAÇA | Ver Graça Preveniente. |
PRIMAZIA | Primeiro lugar; prioridade. João 1:30 |
PRIMAZIA | Primeiro lugar; prioridade. João 1:30 |
PRIMEIRA MORTE | Morte física, diferente da segunda morte, que é a espiritual, |
PRIMEIRA PESSOA DA TRINDADE | Deus, o Pai. |
PRIMEIRA RESSURREIÇÃO | Ver Ressurreição, Primeira. |
PRIMEIRO DIA DA SEMANA | É O Domingo ou Dia do Senhor. Os cristãos observam o domingo como dia de adoração em virtude de a ressurreição do Senhor ter acontecido nesse dia. |
PRIMEIROS FRUTOS | Oferendas do Antigo Testamento das primícias da colheita de cada ano. Foram ofertadas ao Senhor em reconhecimento de que a terra e tudo oque ela produz vêm do Senhor e a ele pertencem. |
PRIMÍCIAS | Primeiras colheitas a amadurecer na estação. A oferta das primícias era uma dádiva da primeira e melhor parte da colheita, o que deixava entendido que todo o sustento de Israel provinha de Deus. |
PRIMÍCIAS | Primeiros frutos da terra oferecidos a Deus (cf. Lv 23,10-17; Dt 26,2s e notas). No sentido simbólico, o termo é aplicado a Israel (Jr 2,3), a Jesus ressuscitado (1Cor 15,20.23), aos primeiros convertidos ao cristianismo (Rm 16,5). |
PRIMÍCIAS | Primeiros frutos da terra oferecidos a Deus (cf. Levítico 23,10-17 Deuteronômio 26,2s). No sentido simbólico, o termo é aplicado a Israel (Jeremias 2,3), a Jesus ressuscitado (1Coríntios 15,20 1Coríntios 15,23), aos primeiros convertidos ao cristianismo (Romanos 16,5). |
PRIMÍRA | Diz-se da fêmea que teve ou vai ter o primeiro parto. Jeremias 4:31 |
PRIMÍRA | Diz-se da fêmea que teve ou vai ter o primeiro parto. Jeremias 4:31 |
PRIMITIVO | Que foi o primeiro a existir; que não foi derivado; original, inicial, primevo, primordial. 2 Crônicas 3:3 |
PRIMITIVO | Que foi o primeiro a existir; que não foi derivado; original, inicial, primevo, primordial. 2 Crônicas 3:3 |
PRIMOGÊNITO | Filho mais velho e possuidor de privilégios especiais, como parte maior na herança. No Antigo Testamento, o termo muitas vezes denotava os privilégios e o favor que Deus outorgava a Israel. No Novo Testamento, JESUS é chamado primogênito do Pai, aquele que governa sobre tudo. |
PRIMOGÊNITO | Tanto a primeira cria de um animal, como os primeiros frutos das árvores deviam ser oferecidos ao Senhor no santuário, em agradecimento pelo dom da vida. A mesma lei se aplicava ao primeiro filho do casal: ele era considerado propriedade do Senhor (Ex 13,2; 22,29). Mas como sacrifícios humanos eram severamente proibidos, os pais, depois de oferecer o menino no templo, o resgatavam mediante uma oferta material. Esse costume devia lembrar aos israelitas a noite do êxodo, quando Deus fez morrer os primogênitos dos egípcios, ao passo que preservou os filhos dos israelitas (Ex 12,29). Também Jesus, aos quarenta dias de idade, foi levado ao templo por seus pais, oferecido ao Senhor e em seguida resgatado (Lc 2,28s; cf. Ex 13,12s e nota). Ao filho primogênito cabiam os direitos de primogenitura, como dupla herança (Dt 21,17), supremacia entre os irmãos e chefia da família (Gn 27,29.40; 49,8). Mas às vezes, como no caso de Jacó e de Judá (27,30-37; 49,4-8), este direito não foi respeitado. Jesus é chamado "primogênito de toda criatura" (Cl 1,15; Hb 1,6) em razão da supremacia que o Pai lhe concedeu entre os homens (Rm 8,29). |
PRIMOGÊNITO | O filho Legítimo de maior idade. De acordo com um costume antigo, o primogênito recebia uma herança especial (em alguns casos, tudo; em Outros uma porção dobrada). No Novo Testamento, o termo designa Cristo como o herdeiro do Pai, |
PRIMOGÊNITO | Tanto a primeira cria de um animal, como os primeiros frutos das árvores deviam ser oferecidos ao Senhor no santuário, em agradecimento pelo dom da vida. A mesma lei se aplicava ao primeiro filho do casal: ele era considerado propriedade do Senhor (Êxodo 13,2 Êxodo 22,29). Mas como sacrifícios humanos eram severamente proibidos, os pais, depois de oferecer o menino no templo, o resgatavam mediante uma oferta material. Esse costume devia lembrar aos israelitas a noite do êxodo, quando Deus fez morrer os primogênitos dos egípcios, ao passo que preservou os filhos dos israelitas (Êxodo 12,29). Também Jesus, aos quarenta dias de idade, foi levado ao templo por seus pais, oferecido ao Senhor e em seguida resgatado (Lucas 2,28s; cf. Êxodo 13,12s e nota). Ao filho primogênito cabiam os direitos de primogenitura, como dupla herança (Deuteronômio 21,17), supremacia entre os irmãos e chefia da família (Gênese 27,29 Gênese 27,40 Gênese 49,8). Mas às vezes, como no caso de Jacó e de Judá (Gênese 27,30-37 Gênese 49,4-8), este direito não foi respeitado. Jesus é chamado "primogênito de toda criatura" (Colossenses 1,15 Hebreus 1,6) em razão da supremacia que o Pai lhe concedeu entre os homens (Romanos 8,29). |
PRIMOGÊNITO DE TODA A CRIAÇAO | Uma referência a Cristo (Cl 1,15; Hb 1.6). |
PRIMOGÊNITO DOS MORTOS | Uma referência a Cristo como o primeiro a ressurgir (Cl 1.18; Ap 1.5). (Nota do Tradutor Deve-se fazer distinção entre ressurreição e ressuscitação. Ressurreição é voltar da morte para não morrer mais. Já ressuscitação significa voltar da morte por algum tempo para, depois, tornar a morrer. Neste sentido a experiência de Cristo não só foi a primeira como a única em toda a história. Por ocasião da segunda vinda de Cristo os crentes vão experimentar a sua ressurreição). Outros teólogos distinguem os termos dizendo que, respectivamente, a primeira é quando a própria pessoa se ressuscita, e a segunda é quando alguém é que ressuscita outra pessoa. |
PRIMOGENITURA, DIREITO DE | No Antigo Testamento, o filho primogênito recebia direitos especiais, incluindo a autoridade para ser líder da família. |
PRINCETON, SEMINÁRIO TEOLOGICO DE | Seminário presbiteriano fundado em 1812. Até o inicio do século 20 era conhecido como um centro de referência da ortodoxia calvinista. |
PRINCETON. TEOLOGIA VELHA DE | Teologia do Seminário Teológico de Princeton, enunciada no século 19 por Charles Hodge, A.A. Hodge, Benjamin Warfield e outros. Foi especialmente marcada pela fidelidade ao calvinismo, bem como pela visão restrita da autoridade, inspiração e infalibilidade da Bíblia. |
PRINCIPADO | Dignidade de príncipe ou princesa. Gênesis 36:30 |
PRINCIPADO | Dignidade de príncipe ou princesa. Gênesis 36:30 |
PRINCIPADOS | Ver "Dominações". |
PRINCIPADOS | Forças espirituais referidas por Pauto (Rm 8.38; Ef 6.12). |
PRINCIPADOS | Ver "Dominações". |
PRINCIPADOS MUNDIAIS | Expressão paulina para os poderes que controlam o mundo mau (Ef 6.12). |
PRÍNCIPE DAS POTESTADES DO AR | Satanás (Ef 2.2). |
PRINCÍPIO DA ESPERANÇAS (Das Prinzip Hoffnung) | Trabalho de autoria do marxista Ernst Bloch que estimulou Jürgen Moltmann a escrever sua obra Teologia da esperança. |
PRINCÍPIO DE IDENTIDADE | Princípio lógico de que A é A. |
PRISCA | anciã, a venerável. |
PRISCA | Hebraico: Velha Ou Antiga, At 18.2 E 2 Tim 4.19 |
PRISCILA | Hebraico: Velha Ou Antiga, At 18.2 |