|     BEM-AMI  |        Hebraico: Filho Do   Meu Povo, Gn 19.38  |   
|     BEM-AVENTURADO  |        Hebraico: Feliz, Sl   32.1  |   
|     BEM-AVENTURANÇAS  |        As bem-aventuranças   são um tema da literatura sapiencial. São a ciência da felicidade.   Bem-aventuranças aplicadas à felicidade humana (Sl 127; 128; Eclo 25,8-11;   26,1-4). Israel é feliz por   ter a Deus como o rei (Sl 33,12-17; 144,15; Br 4,4; Dt 33,29). O rei era   considerado fonte de felicidade para os seus vassalos (1Rs 10,8). A observância da   Lei torna o homem feliz (Sl 1; 119,1-2; 106,3; Is 56,2; Pr 29,18). O mesmo   sucede com a meditação da sabedoria (Pr 3,13; 8,32-33; Eclo 14,2); ou com o   temor de Deus (Sl 119,1-2; 128,1; Eclo 25,8-11); ou com a confiança nele (Sl   2,12; 34,9; 84,13; Pr 16,20). Partindo da   experiência de que nem o justo é, às vezes, feliz neste mundo, os profetas   proclamam a bem-aventurança dos que virem os últimos tempos (Dn 12,12; Is   32,20; Eclo 48,11; Tb 13,14-16; Ml 3,12-15). No NT, muitas   bem-aventuranças declaram que a felicidade está à porta, pois chegaram os   últimos tempos (Mt 13,16; Lc 1,45; 11,27-28; Jo 20,29). Neste sentido Jesus   proclamou as bem-aventuranças: O Reino traz a felicidade aos cegos, aos que   choram, etc. Lc 6,20-26 deu-lhes uma feição social (cf. Lc 4,18-19; 14,13s;   1Pd 3,14; 4,14) e Mateus, uma dimensão moral, a justificação (Mt 5,3-11). As bem-aventuranças   do Apocalipse conservam a sua característica escatológica (Ap 14,13; 16,15;   19,9; 20,6; 22,7.14).  |   
|     BEM-AVENTURANÇAS  |        As bem-aventuranças   são um tema da literatura sapiencial. São a ciência da felicidade.   Bem-aventuranças aplicadas à felicidade humana (Salmo 127 Salmo 128   Eclesiástico 25,8-11 Eclesiástico 26,1-4). Israel é feliz por ter a Deus como o rei (Salmo 33,12-17 Salmo 144,15 Baruc 4,4 Deuteronômio 33,29). O rei era considerado fonte de felicidade para os seus vassalos (1Reis 10,8). A observância da Lei torna o homem feliz (Salmo 1 Salmo 119,1-2 Salmo 106,3 Isaías 56,2 Provérbios 29,18). O mesmo sucede com a meditação da sabedoria (Provérbios 3,13 Provérbios 8,32-33 Eclesiástico 14,2); ou com o temor de Deus (Salmo 119,1-2 Salmo 128,1 Eclesiástico 25,8-11); ou com a confiança nele (Salmo 2,12 Salmo 34,9 Salmo 84,13 Provérbios 16,20). Partindo da experiência de que nem o justo é, às vezes, feliz neste mundo, os profetas proclamam a bem-aventurança dos que virem os últimos tempos (Daniel 12,12 Isaías 32,20 Eclesiástico 48,11 Tobias 13,14-16 Malaquias 3,12-15). No Novo Testamento,muitas bem-aventuranças declaram que a felicidade está à porta, pois chegaram os últimos tempos (Mateus 13,16 Lucas 1,45 Lucas 11,27-28 João 20,29). Neste sentido Jesus proclamou as bem-aventuranças: O Reino traz a felicidade aos cegos, aos que choram, etc. Lucas 6,20-26 deu-lhes uma feição social (cf. Lucas 4,18-19 Lucas 14,13s; 1Pedro 3,14 1Pedro 4,14) e Mateus, uma dimensão moral, a justificação (Mateus 5,3-11). As bem-aventuranças do Apocalipse conservam a sua característica escatológica (Apocalipse 14,13 Apocalipse 16,15 Apocalipse 19,9 Apocalipse 20,6 Apocalipse 22,7 Apocalipse 22,14).  |   
|     BEM-HAMAM  |        Hebraico:   Compassivo, 1 Cr 3.23  |   
|     BEMOTE  |        Hebraico: Animal   Monstruoso Ou Hipopótamo, Jo 40.15  |   
|     BEN  |        Hebraico: Filho, 1   Cr 15.18  |   
|     BENADINADABE  |        Hebraico: Filho De   Abinadabe, 1 Rs 4.11  |   
|     BENAIS  |        Hebraico: Jeová   Edificou, Virtuoso, 2 Sm 23.20  |   
|     BENANA  |        Hebraico:   Compassivo, 1 Cr 3.20  |   
|     BENCAIL  |        Hebraico: Filho Da   Fortaleza, 2 Cr 17.7  |   
|     BÊNÇÃO  |        Pode ser entendida   como louvor do homem que bendiz a Deus por suas obras ou benefícios   recebidos. Tal tipo de bênção (bendição) é freqüente nos Salmos. Bênção é   também a ação de Deus em relação ao homem, enquanto objeto de seus   benefícios, como a vida, a fecundidade, a paz e o bem-estar em geral (cf.   Salmo 131 Salmo 134). Na Bíblia a bênção pode ser pronunciada pelo homem.   Assim, os sacerdotes abençoam diariamente os israelitas (cf. Números 6,23-27   e nota); os patriarcas abençoam os filhos antes de morrer (Gênese 9,26s;   Gênese 27,27-29 Gênese 49 Deuteronômio 33). O homem pode ser também   intermediário da bênção divina, como Abraão, escolhido para nele ser   abençoada toda a humanidade (Gênese 12,1-3). No Antigo Oriente   as fórmulas de bênção ou de maldição eram consideradas eficazes, no sentido   de que realizavam o que diziam, sobretudo quando escritas (cf. Números 5,23).   Por isso, os códigos de leis e tratados de aliança eram concluídos com   fórmulas de bênção e maldição (cf. Levítico 26 Deuteronômio 28). Sua finalidade   era impedir o desprezo das leis ou a violação dos tratados e promover a fiel   observância dos mesmos. A vontade de Deus é   que a bênção tome o lugar da maldição (Ezequiel 34,24-30 Zacarias 8,13 Isaías   44,3 Isaías 53,1-12). Isto se deu em Jesus: fazendo-se por nós maldito,   cobriu-nos de bênçãos divinas (Gálatas 3,10-11 1Pedro 2,22-24 cf. Romanos 8,3   2Coríntios 5,21). Algum bem   particular recebido, especialmente da divindade.  |   
|     BEN-DEQUER  |        Hebraico: Filho De   Dequer, Ou Furo, Ne 8.6, 1 Rs 4.9  |   
|     BEN-DEZER  |        Hebraico: Filho De   Dezer, 1 Rs 4.9  |   
|     BENDIÇÃO  |        Pronunciamento de   uma bênção em favor de alguém.  |   
|     BENDITO  |        Aquele a quem se   abençoou. Gênesis 14:20  |   
|     BENDITO  |        Aquele a quem se   abençoou. Gênesis 14:20  |   
|     BENDITO  |        Hebraico:   Abençoado, Gn 12.3  |   
|     BENDIZER  |        Louvar grandemente,   glorificar. Neemias 9:5  |   
|     BENDIZER  |        Louvar grandemente,   glorificar. Neemias 9:5  |   
|     BENE  |        Hebraico: Filho, 1   Cr 15.18  |   
|     BENE-ABINADADE  |        Hebraico: Filho De   Abinadabe, 1 Rs 4.11  |   
|     BENE-BERAQUE  |        Hebraico: Filho De   Beraque, Js 19.45  |   
|     BENEDITO  |        Hebraico:   Abençoado, Gn 12.3  |   
|     BENE-GEBER  |        Hebraico: Filho De   Geber, 1 Rs 4.13  |   
|     BENE-GEDER  |        Hebraico: Filho De   Um Herói, 1 Rs 4.13  |   
|     BENE-HADADE  |        Hebraico: Filho De   Hadade, Supremo Deus Da Síria, 1 Rs 15.18  |   
|     BENE-HAIL  |        Hebraico: Filho De   Força, 2 Cr 17.7  |   
|     BENE-HANA  |        Hebraico: Filho Da   Graça, 1 Cr 4.20  |   
|     BENE-HESEDE  |        Hebraico: Filho De   Benevolência, 1 Rs 4.10  |   
|     BENE-JAACA  |        Hebraico: Filhos De   Inteligência Ou Da Necessidade, Nm 33.31  |   
|     BENE-JACAM  |        Hebraico: Filho Da   Necessidade, Nm 33.31  |   
|     BENE-JASEM  |        Hebraico: Filho   Admirável, Ou Dormindo, 2 Sm 23.32  |   
|     BENEPLÁCITO  |        Consentimento;   aprovação. Efésios 1:5  |   
|     BENEPLÁCITO  |        Consentimento;   aprovação. Efésios 1:5  |   
|     BENESEDE  |        Hebraico: Filho De   Benevolência Ou Hesede, 1 Rs 4.10  |   
|     BENEVOLÊNCIA  |        Boa vontade;   complacência. Gênesis 24:49  |   
|     BENEVOLÊNCIA  |        Boa vontade;   complacência. Gênesis 24:49  |   
|     BENEVOLÊNCIA DE   DEUS  |        Ver Deus,   Benevolência de.  |   
|     BENEVOLÊNCIA, DOM   DA  |        Um dom do Espírito   Santo (Rm 12.8) que envolve uma generosidade especial na contribuição de   jfjganios para a Causa de Cristo.  |   
|     BENE-ZOETE  |        Hebraico: Filho De   Zoete, 1 Cr 4.20  |   
|     BENFEITOR  |        Aquele que pratica   o bem; o que beneficia. Lucas 22:25  |   
|     BENFEITOR  |        Aquele que pratica   o bem; o que beneficia. Lucas 22:25  |   
|     BENGEBER  |        Hebraico: Poço De   Geber, 1 Rs 4.13  |   
|     BEN-HADADE  |        Hebraico: Filho De   Hadade, 1 Rs 15.18  |   
|     BEN-HANA  |        Hebraico: Filho   Bondoso, 1 Cr 4.20  |   
|     BEN-HESENDE  |        Hebraico: Filho Da   Piedade, 1 Rs 4.10  |   
|     BEN-HUR  |        Hebraico: Filho De   Hur, 1 Rs 4.8  |   
|     BENIGNIDADE  |        Qualidade de ser   bom. Gênesis 24:27  |   
|     BENIGNIDADE  |        Qualidade de ser   bom. Gênesis 24:27  |   
|     BENINON  |        Hebraico:   Lamentação, Ne 3.18  |   
|     BENINU  |        Hebraico: Nosso   Filho, Ne 10.13  |   
|     BENJAMIM  |        filho da minha mão   direita Hebraico: Filho Da   Minha Mão Direita, Filho Da Felicidade, Ou Filho Da Nome mudado de   Benoni, Gn.35:18  |   
|     BENO  |        Hebraico: Seu   Filho, 1 Cr 24.26  |   
|     BENONI  |        filho da minha dor. Consulte Benjamim  |   
|     BENONI  |        Hebraico: Filho Da   Minha Tristeza Ou Tribulação, Gn 35.18  |   
|     BENUI  |        Hebraico: Pela   Misericórdia De Deus, 2 Cr 28.3  |   
|     BENZOETE  |        Hebraico: Filho De   Zoete, Corpulento, 1 Cr 4.20  |   
|     BEN-ZOETE  |        Hebraico: Filho De   Zoete, 1 Cr 4.20  |   
|     BEOM  |        Hebraico: Casa De   Habitação, Nm 32.3  |   
|     BEOR  |        Hebraico: Facho, Gn   36.32  |   
|     BEQUEL  |        Hebraico: Camelo   Novo, Gn 46.21  |   
|     BEQUER  |        Hebraico:   Primogênito Ou Camelo Novo, Gn 46.21  |   
|     BERA  |        Hebraico: Poço,   Excelência, Dom, 1 Cr 5.6  |   
|     BERACA  |        Hebraico: Benção, 1   Cr 12.3  |   
|     BERAIAS  |        Hebraico: Jeová   Criou, 1 Cr 8.21  |   
|     BEREDE  |        Hebraico: Saraiva,   1 Cr 7.20  |   
|     BEREIA  |        Grego: Pesado, At   17.10  |   
|     BERENICE  |        que leva à vitória.  |   
|     BERENICE  |        Grego: Vitoriosa,   Portadora Da Vitoria, At 25.13  |   
|     BEREQUIAS  |        Hebraico: Jeová   Abençoa Ou Abençoou, 1 Cr 6.39  |   
|     BERGSON, HENRI   (1859-1941)  |        Filósofo francês   que ensinou a doutrina de uma evolução criativa ou emergente, segundo a qual   um elan vital(força vitai) dentro da matéria desenvolve a realidade em novas   direções.  |   
|     BERI  |        Hebraico: Homem De   Um Poço, 1 Cr 7.36  |   
|     BERIA  |        Hebraico: Grito De   Dor, Gn 46.17  |   
|     BERIAS  |        Hebraico: Dom, 1 Cr   7.23  |   
|     BERILO  |        Turqueza. Esta jóia   era a décima pedra, ou a primeira da quarta ordem, engastada no peitoral do   sumo sacerdote. Não se sabe bem que espécie de pedra era essa. É, também, a   oitava das pedras preciosas que formavam os fundamentos da Jerusalém   Celestial onde, provavelmente, significa o moderno berilo, que é muito   semelhante à esmeralda.  |   
|     BERITE  |        Hebraico: Poço De   Deus, 1 Cr 7.36  |   
|     BERKHOF, LOUIS   (1873-1957)  |        Teólogo calvinista   que serviu por muitos anos como professor de Teologia Sistemática e reitor do   Calvin Theological Seminary. Sua mais conhecida obra é Teologia sistemática  |   
|     BERODAQUE-BALADA  |        Persa: Merodaque   Deu Um Filho, 2 Rs 20.12  |   
|     BEROTA  |        Hebraico: Poços, Ez   47.16  |   
|     BEROTAL  |        Hebraico: Poços Do   Senhor, 2 Sm 8.8, Ez 47.16  |   
|     BERSABÉIA  |        O nome hebraico   significa "poço dos sete"ou "poço do juramento". É uma   antiga cidade cananéia do sul da Palestina, onde se prestava culto ao Deus   Eterno (Am 5,5; 8,14). O santuário foi venerado por Abraão (Gn 21,21-23),   Isaac (26,23-33) e Jacó (46,1-4). Ali os filhos de Samuel foram juízes (1Sm   8,2). Bersabéia marca o extremo sul do limite de Israel (2Sm 3,10).  |   
|     BERSABÉIA  |        O nome hebraico   significa "poço dos sete"ou "poço do juramento". É uma   antiga cidade cananéia do sul da Palestina, onde se prestava culto ao Deus   Eterno (Amós 5,5 Amós 8,14). O santuário foi venerado por Abraão (Gênese   21,21-23), Isaac (Gênese 26,23-33) e Jacó (Gênese 46,1-4). Ali os filhos de   Samuel foram juízes (1Samuel 8,2). Bersabéia marca o extremo sul do limite de   Israel (2Samuel 3,10).  |   
|     BERSEBA  |        Poço do Juramento,   mas segundo outros, Poço dos sete (Gn 21.22 a 33 - 26.26 a 33). Tendo sido   outrora um sítio de certa importância, é hoje, sob o nome moderno de   Bir-es-Seba, apenas um lugar de ruínas, com dois imensos poços, cercados de   bebedouros de pedra para uso dos animais. Embora não estivesse na extremidade   de Judá, pois estava a uns 95 km para dentro do território da Palestina,   existia à beira das terras cultivadas de Simeão, e por isso era costume na   conversação vulgar significar Berseba o limite meridional de todo o país:   nisto se originaram as freqüentes frases: ‘De Dã até Berseba’ (2 Sm 17.11), de   ‘Geba até Berseba’ (2 Rs 23.8). Foi perto deste poço, ou poços, que Abraão,   isaque e Jacó, residiram, ali matando a sede de seus rebanhos. Situada a   cidade cerca de 32 km ao sul de Hebrom, caiu, por fim, nas mãos de Simeão (Js   15.28 e 19.2). Em Berseba também viviam os filhos de Samuel (1 Sm 8.2), e em   tempos posteriores chegou a haver nesta povoação imagens, com as quais   pretendiam representar o verdadeiro Deus (Am 5.5 - 8.14). Alguns dos que   voltaram do exílio estabeleceram ali a sua residência no tempo de Neemias (Ne   11.27,30).  |   
|     BERSEBA  |        Poço do Juramento,   mas segundo outros, Poço dos sete (Gn 21.22 a 33 - 26.26 a 33). Tendo sido   outrora um sítio de certa importância, é hoje, sob o nome moderno de   Bir-es-Seba, apenas um lugar de ruínas, com dois imensos poços, cercados de   bebedouros de pedra para uso dos animais. Embora não estivesse na extremidade   de Judá, pois estava a uns 95 km para dentro do território da Palestina,   existia à beira das terras cultivadas de Simeão, e por isso era costume na   conversação vulgar significar Berseba o limite meridional de todo o país:   nisto se originaram as freqüentes frases: ‘De Dã até Berseba’ (2 Sm 17.11),   de ‘Geba até Berseba’ (2 Rs 23.8). Foi perto deste poço, ou poços, que   Abraão, isaque e Jacó, residiram, ali matando a sede de seus rebanhos.   Situada a cidade cerca de 32 km ao sul de Hebrom, caiu, por fim, nas mãos de   Simeão (Js 15.28 e 19.2). Em Berseba também viviam os filhos de Samuel (1 Sm   8.2), e em tempos posteriores chegou a haver nesta povoação imagens, com as   quais pretendiam representar o verdadeiro Deus (Am 5.5 - 8.14). Alguns dos   que voltaram do exílio estabeleceram ali a sua residência no tempo de Neemias   (Ne 11.27,30).  |   
|     BERSEBA  |        Hebraico: Poço De   Juramento Ou Os Sete, 2 Sm 17.11  |   
|     BERXELEV, GEORGE   (1685- 1153)  |        Filósofo teista   irlandês. Um idealista subjetivo, Berkeley afirmava que os objetos materiais   existem somente como percebidos por nós. Ele também argumentava que para   essas idéias existirem, Deus deve existir.  |   
|     BERZELAI  |        homem de ferro.  |   
|     BESAI  |        Hebraico: Pisado   Pelo Senhor, Ed 2.49  |   
|     BESELEEL  |        na sombra de Deus.  |   
|     BESEQUE  |        Hebraico:   Relâmpago, Jz 1.4  |   
|     BESODEIAS  |        Hebraico: No   Concilio Do Senhor, Ne 3.6  |   
|     BESODIAS  |        Hebraico: Familiar   De Jeová, Ne 3.6  |   
|     BESOR  |        Hebraico:   Frialdade, 1 Sm 30.9  |   
|     BESTA  |        Animal Levítico 5:2  |   
|     BESTA  |        Animal Levítico 5:2  |   
|     BESUNTAR  |        Lambuzar, sujar Jó   13:4  |   
|     BESUNTAR  |        Lambuzar, sujar Jó   13:4  |   


