BEM-AMI | Hebraico: Filho Do Meu Povo, Gn 19.38 |
BEM-AVENTURADO | Hebraico: Feliz, Sl 32.1 |
BEM-AVENTURANÇAS | As bem-aventuranças são um tema da literatura sapiencial. São a ciência da felicidade. Bem-aventuranças aplicadas à felicidade humana (Sl 127; 128; Eclo 25,8-11; 26,1-4). Israel é feliz por ter a Deus como o rei (Sl 33,12-17; 144,15; Br 4,4; Dt 33,29). O rei era considerado fonte de felicidade para os seus vassalos (1Rs 10,8). A observância da Lei torna o homem feliz (Sl 1; 119,1-2; 106,3; Is 56,2; Pr 29,18). O mesmo sucede com a meditação da sabedoria (Pr 3,13; 8,32-33; Eclo 14,2); ou com o temor de Deus (Sl 119,1-2; 128,1; Eclo 25,8-11); ou com a confiança nele (Sl 2,12; 34,9; 84,13; Pr 16,20). Partindo da experiência de que nem o justo é, às vezes, feliz neste mundo, os profetas proclamam a bem-aventurança dos que virem os últimos tempos (Dn 12,12; Is 32,20; Eclo 48,11; Tb 13,14-16; Ml 3,12-15). No NT, muitas bem-aventuranças declaram que a felicidade está à porta, pois chegaram os últimos tempos (Mt 13,16; Lc 1,45; 11,27-28; Jo 20,29). Neste sentido Jesus proclamou as bem-aventuranças: O Reino traz a felicidade aos cegos, aos que choram, etc. Lc 6,20-26 deu-lhes uma feição social (cf. Lc 4,18-19; 14,13s; 1Pd 3,14; 4,14) e Mateus, uma dimensão moral, a justificação (Mt 5,3-11). As bem-aventuranças do Apocalipse conservam a sua característica escatológica (Ap 14,13; 16,15; 19,9; 20,6; 22,7.14). |
BEM-AVENTURANÇAS | As bem-aventuranças são um tema da literatura sapiencial. São a ciência da felicidade. Bem-aventuranças aplicadas à felicidade humana (Salmo 127 Salmo 128 Eclesiástico 25,8-11 Eclesiástico 26,1-4). Israel é feliz por ter a Deus como o rei (Salmo 33,12-17 Salmo 144,15 Baruc 4,4 Deuteronômio 33,29). O rei era considerado fonte de felicidade para os seus vassalos (1Reis 10,8). A observância da Lei torna o homem feliz (Salmo 1 Salmo 119,1-2 Salmo 106,3 Isaías 56,2 Provérbios 29,18). O mesmo sucede com a meditação da sabedoria (Provérbios 3,13 Provérbios 8,32-33 Eclesiástico 14,2); ou com o temor de Deus (Salmo 119,1-2 Salmo 128,1 Eclesiástico 25,8-11); ou com a confiança nele (Salmo 2,12 Salmo 34,9 Salmo 84,13 Provérbios 16,20). Partindo da experiência de que nem o justo é, às vezes, feliz neste mundo, os profetas proclamam a bem-aventurança dos que virem os últimos tempos (Daniel 12,12 Isaías 32,20 Eclesiástico 48,11 Tobias 13,14-16 Malaquias 3,12-15). No Novo Testamento,muitas bem-aventuranças declaram que a felicidade está à porta, pois chegaram os últimos tempos (Mateus 13,16 Lucas 1,45 Lucas 11,27-28 João 20,29). Neste sentido Jesus proclamou as bem-aventuranças: O Reino traz a felicidade aos cegos, aos que choram, etc. Lucas 6,20-26 deu-lhes uma feição social (cf. Lucas 4,18-19 Lucas 14,13s; 1Pedro 3,14 1Pedro 4,14) e Mateus, uma dimensão moral, a justificação (Mateus 5,3-11). As bem-aventuranças do Apocalipse conservam a sua característica escatológica (Apocalipse 14,13 Apocalipse 16,15 Apocalipse 19,9 Apocalipse 20,6 Apocalipse 22,7 Apocalipse 22,14). |
BEM-HAMAM | Hebraico: Compassivo, 1 Cr 3.23 |
BEMOTE | Hebraico: Animal Monstruoso Ou Hipopótamo, Jo 40.15 |
BEN | Hebraico: Filho, 1 Cr 15.18 |
BENADINADABE | Hebraico: Filho De Abinadabe, 1 Rs 4.11 |
BENAIS | Hebraico: Jeová Edificou, Virtuoso, 2 Sm 23.20 |
BENANA | Hebraico: Compassivo, 1 Cr 3.20 |
BENCAIL | Hebraico: Filho Da Fortaleza, 2 Cr 17.7 |
BÊNÇÃO | Pode ser entendida como louvor do homem que bendiz a Deus por suas obras ou benefícios recebidos. Tal tipo de bênção (bendição) é freqüente nos Salmos. Bênção é também a ação de Deus em relação ao homem, enquanto objeto de seus benefícios, como a vida, a fecundidade, a paz e o bem-estar em geral (cf. Salmo 131 Salmo 134). Na Bíblia a bênção pode ser pronunciada pelo homem. Assim, os sacerdotes abençoam diariamente os israelitas (cf. Números 6,23-27 e nota); os patriarcas abençoam os filhos antes de morrer (Gênese 9,26s; Gênese 27,27-29 Gênese 49 Deuteronômio 33). O homem pode ser também intermediário da bênção divina, como Abraão, escolhido para nele ser abençoada toda a humanidade (Gênese 12,1-3). No Antigo Oriente as fórmulas de bênção ou de maldição eram consideradas eficazes, no sentido de que realizavam o que diziam, sobretudo quando escritas (cf. Números 5,23). Por isso, os códigos de leis e tratados de aliança eram concluídos com fórmulas de bênção e maldição (cf. Levítico 26 Deuteronômio 28). Sua finalidade era impedir o desprezo das leis ou a violação dos tratados e promover a fiel observância dos mesmos. A vontade de Deus é que a bênção tome o lugar da maldição (Ezequiel 34,24-30 Zacarias 8,13 Isaías 44,3 Isaías 53,1-12). Isto se deu em Jesus: fazendo-se por nós maldito, cobriu-nos de bênçãos divinas (Gálatas 3,10-11 1Pedro 2,22-24 cf. Romanos 8,3 2Coríntios 5,21). Algum bem particular recebido, especialmente da divindade. |
BEN-DEQUER | Hebraico: Filho De Dequer, Ou Furo, Ne 8.6, 1 Rs 4.9 |
BEN-DEZER | Hebraico: Filho De Dezer, 1 Rs 4.9 |
BENDIÇÃO | Pronunciamento de uma bênção em favor de alguém. |
BENDITO | Aquele a quem se abençoou. Gênesis 14:20 |
BENDITO | Aquele a quem se abençoou. Gênesis 14:20 |
BENDITO | Hebraico: Abençoado, Gn 12.3 |
BENDIZER | Louvar grandemente, glorificar. Neemias 9:5 |
BENDIZER | Louvar grandemente, glorificar. Neemias 9:5 |
BENE | Hebraico: Filho, 1 Cr 15.18 |
BENE-ABINADADE | Hebraico: Filho De Abinadabe, 1 Rs 4.11 |
BENE-BERAQUE | Hebraico: Filho De Beraque, Js 19.45 |
BENEDITO | Hebraico: Abençoado, Gn 12.3 |
BENE-GEBER | Hebraico: Filho De Geber, 1 Rs 4.13 |
BENE-GEDER | Hebraico: Filho De Um Herói, 1 Rs 4.13 |
BENE-HADADE | Hebraico: Filho De Hadade, Supremo Deus Da Síria, 1 Rs 15.18 |
BENE-HAIL | Hebraico: Filho De Força, 2 Cr 17.7 |
BENE-HANA | Hebraico: Filho Da Graça, 1 Cr 4.20 |
BENE-HESEDE | Hebraico: Filho De Benevolência, 1 Rs 4.10 |
BENE-JAACA | Hebraico: Filhos De Inteligência Ou Da Necessidade, Nm 33.31 |
BENE-JACAM | Hebraico: Filho Da Necessidade, Nm 33.31 |
BENE-JASEM | Hebraico: Filho Admirável, Ou Dormindo, 2 Sm 23.32 |
BENEPLÁCITO | Consentimento; aprovação. Efésios 1:5 |
BENEPLÁCITO | Consentimento; aprovação. Efésios 1:5 |
BENESEDE | Hebraico: Filho De Benevolência Ou Hesede, 1 Rs 4.10 |
BENEVOLÊNCIA | Boa vontade; complacência. Gênesis 24:49 |
BENEVOLÊNCIA | Boa vontade; complacência. Gênesis 24:49 |
BENEVOLÊNCIA DE DEUS | Ver Deus, Benevolência de. |
BENEVOLÊNCIA, DOM DA | Um dom do Espírito Santo (Rm 12.8) que envolve uma generosidade especial na contribuição de jfjganios para a Causa de Cristo. |
BENE-ZOETE | Hebraico: Filho De Zoete, 1 Cr 4.20 |
BENFEITOR | Aquele que pratica o bem; o que beneficia. Lucas 22:25 |
BENFEITOR | Aquele que pratica o bem; o que beneficia. Lucas 22:25 |
BENGEBER | Hebraico: Poço De Geber, 1 Rs 4.13 |
BEN-HADADE | Hebraico: Filho De Hadade, 1 Rs 15.18 |
BEN-HANA | Hebraico: Filho Bondoso, 1 Cr 4.20 |
BEN-HESENDE | Hebraico: Filho Da Piedade, 1 Rs 4.10 |
BEN-HUR | Hebraico: Filho De Hur, 1 Rs 4.8 |
BENIGNIDADE | Qualidade de ser bom. Gênesis 24:27 |
BENIGNIDADE | Qualidade de ser bom. Gênesis 24:27 |
BENINON | Hebraico: Lamentação, Ne 3.18 |
BENINU | Hebraico: Nosso Filho, Ne 10.13 |
BENJAMIM | filho da minha mão direita Hebraico: Filho Da Minha Mão Direita, Filho Da Felicidade, Ou Filho Da Nome mudado de Benoni, Gn.35:18 |
BENO | Hebraico: Seu Filho, 1 Cr 24.26 |
BENONI | filho da minha dor. Consulte Benjamim |
BENONI | Hebraico: Filho Da Minha Tristeza Ou Tribulação, Gn 35.18 |
BENUI | Hebraico: Pela Misericórdia De Deus, 2 Cr 28.3 |
BENZOETE | Hebraico: Filho De Zoete, Corpulento, 1 Cr 4.20 |
BEN-ZOETE | Hebraico: Filho De Zoete, 1 Cr 4.20 |
BEOM | Hebraico: Casa De Habitação, Nm 32.3 |
BEOR | Hebraico: Facho, Gn 36.32 |
BEQUEL | Hebraico: Camelo Novo, Gn 46.21 |
BEQUER | Hebraico: Primogênito Ou Camelo Novo, Gn 46.21 |
BERA | Hebraico: Poço, Excelência, Dom, 1 Cr 5.6 |
BERACA | Hebraico: Benção, 1 Cr 12.3 |
BERAIAS | Hebraico: Jeová Criou, 1 Cr 8.21 |
BEREDE | Hebraico: Saraiva, 1 Cr 7.20 |
BEREIA | Grego: Pesado, At 17.10 |
BERENICE | que leva à vitória. |
BERENICE | Grego: Vitoriosa, Portadora Da Vitoria, At 25.13 |
BEREQUIAS | Hebraico: Jeová Abençoa Ou Abençoou, 1 Cr 6.39 |
BERGSON, HENRI (1859-1941) | Filósofo francês que ensinou a doutrina de uma evolução criativa ou emergente, segundo a qual um elan vital(força vitai) dentro da matéria desenvolve a realidade em novas direções. |
BERI | Hebraico: Homem De Um Poço, 1 Cr 7.36 |
BERIA | Hebraico: Grito De Dor, Gn 46.17 |
BERIAS | Hebraico: Dom, 1 Cr 7.23 |
BERILO | Turqueza. Esta jóia era a décima pedra, ou a primeira da quarta ordem, engastada no peitoral do sumo sacerdote. Não se sabe bem que espécie de pedra era essa. É, também, a oitava das pedras preciosas que formavam os fundamentos da Jerusalém Celestial onde, provavelmente, significa o moderno berilo, que é muito semelhante à esmeralda. |
BERITE | Hebraico: Poço De Deus, 1 Cr 7.36 |
BERKHOF, LOUIS (1873-1957) | Teólogo calvinista que serviu por muitos anos como professor de Teologia Sistemática e reitor do Calvin Theological Seminary. Sua mais conhecida obra é Teologia sistemática |
BERODAQUE-BALADA | Persa: Merodaque Deu Um Filho, 2 Rs 20.12 |
BEROTA | Hebraico: Poços, Ez 47.16 |
BEROTAL | Hebraico: Poços Do Senhor, 2 Sm 8.8, Ez 47.16 |
BERSABÉIA | O nome hebraico significa "poço dos sete"ou "poço do juramento". É uma antiga cidade cananéia do sul da Palestina, onde se prestava culto ao Deus Eterno (Am 5,5; 8,14). O santuário foi venerado por Abraão (Gn 21,21-23), Isaac (26,23-33) e Jacó (46,1-4). Ali os filhos de Samuel foram juízes (1Sm 8,2). Bersabéia marca o extremo sul do limite de Israel (2Sm 3,10). |
BERSABÉIA | O nome hebraico significa "poço dos sete"ou "poço do juramento". É uma antiga cidade cananéia do sul da Palestina, onde se prestava culto ao Deus Eterno (Amós 5,5 Amós 8,14). O santuário foi venerado por Abraão (Gênese 21,21-23), Isaac (Gênese 26,23-33) e Jacó (Gênese 46,1-4). Ali os filhos de Samuel foram juízes (1Samuel 8,2). Bersabéia marca o extremo sul do limite de Israel (2Samuel 3,10). |
BERSEBA | Poço do Juramento, mas segundo outros, Poço dos sete (Gn 21.22 a 33 - 26.26 a 33). Tendo sido outrora um sítio de certa importância, é hoje, sob o nome moderno de Bir-es-Seba, apenas um lugar de ruínas, com dois imensos poços, cercados de bebedouros de pedra para uso dos animais. Embora não estivesse na extremidade de Judá, pois estava a uns 95 km para dentro do território da Palestina, existia à beira das terras cultivadas de Simeão, e por isso era costume na conversação vulgar significar Berseba o limite meridional de todo o país: nisto se originaram as freqüentes frases: ‘De Dã até Berseba’ (2 Sm 17.11), de ‘Geba até Berseba’ (2 Rs 23.8). Foi perto deste poço, ou poços, que Abraão, isaque e Jacó, residiram, ali matando a sede de seus rebanhos. Situada a cidade cerca de 32 km ao sul de Hebrom, caiu, por fim, nas mãos de Simeão (Js 15.28 e 19.2). Em Berseba também viviam os filhos de Samuel (1 Sm 8.2), e em tempos posteriores chegou a haver nesta povoação imagens, com as quais pretendiam representar o verdadeiro Deus (Am 5.5 - 8.14). Alguns dos que voltaram do exílio estabeleceram ali a sua residência no tempo de Neemias (Ne 11.27,30). |
BERSEBA | Poço do Juramento, mas segundo outros, Poço dos sete (Gn 21.22 a 33 - 26.26 a 33). Tendo sido outrora um sítio de certa importância, é hoje, sob o nome moderno de Bir-es-Seba, apenas um lugar de ruínas, com dois imensos poços, cercados de bebedouros de pedra para uso dos animais. Embora não estivesse na extremidade de Judá, pois estava a uns 95 km para dentro do território da Palestina, existia à beira das terras cultivadas de Simeão, e por isso era costume na conversação vulgar significar Berseba o limite meridional de todo o país: nisto se originaram as freqüentes frases: ‘De Dã até Berseba’ (2 Sm 17.11), de ‘Geba até Berseba’ (2 Rs 23.8). Foi perto deste poço, ou poços, que Abraão, isaque e Jacó, residiram, ali matando a sede de seus rebanhos. Situada a cidade cerca de 32 km ao sul de Hebrom, caiu, por fim, nas mãos de Simeão (Js 15.28 e 19.2). Em Berseba também viviam os filhos de Samuel (1 Sm 8.2), e em tempos posteriores chegou a haver nesta povoação imagens, com as quais pretendiam representar o verdadeiro Deus (Am 5.5 - 8.14). Alguns dos que voltaram do exílio estabeleceram ali a sua residência no tempo de Neemias (Ne 11.27,30). |
BERSEBA | Hebraico: Poço De Juramento Ou Os Sete, 2 Sm 17.11 |
BERXELEV, GEORGE (1685- 1153) | Filósofo teista irlandês. Um idealista subjetivo, Berkeley afirmava que os objetos materiais existem somente como percebidos por nós. Ele também argumentava que para essas idéias existirem, Deus deve existir. |
BERZELAI | homem de ferro. |
BESAI | Hebraico: Pisado Pelo Senhor, Ed 2.49 |
BESELEEL | na sombra de Deus. |
BESEQUE | Hebraico: Relâmpago, Jz 1.4 |
BESODEIAS | Hebraico: No Concilio Do Senhor, Ne 3.6 |
BESODIAS | Hebraico: Familiar De Jeová, Ne 3.6 |
BESOR | Hebraico: Frialdade, 1 Sm 30.9 |
BESTA | Animal Levítico 5:2 |
BESTA | Animal Levítico 5:2 |
BESUNTAR | Lambuzar, sujar Jó 13:4 |
BESUNTAR | Lambuzar, sujar Jó 13:4 |