EMA | Hebraico: Fiel, 1 Cr 2.5 |
EMANAÇÃO | Designa um fluxo geralmente associado à idéia de que a criação não se originou do nada, mas surgiu como um fluxo da própria natureza de Deus, |
EMANUEL | Palavra hebraica que significa Deus conosco. |
EMANUEL | Palavra ebraica que significa Deus conosco. (Isaías 7:14) |
EMANUEL | Literalmente “Deus conosco”. Nome hebraico aplicado a Jesus Cristo (Is 7.14). |
EMANUEL | Palavra ebraica que significa Deus conosco. (Isaías 7:14) |
EMANUEL | Palavra ebraica que significa Deus conosco. (Isaías 7:14) |
EMANUEL | Deus conosco. |
EMANUEL | Palavra ebraica que significa Deus conosco. (Isaías 7:14) |
EMANUEL | Hebraico: Deus Conosco, Is 7.14 |
EMATE | Hebraico: Fontes Quentes, Js 19.35 |
EMAUS | Hebraico: Quentes, Ou Pessoas Desprezadas, Formas, Lc 24.13 |
EMBOTAR | Tirar a energia. |
EMEQUE-QUEZIZ | Hebraico: Vale De Queziz, Js 18.21 |
EMER | Hebraico: Ele Prometeu, 1 Cr 9.12 |
EMINÊNCIA, MÉTODO DA | Método de procurar conhecer Deus que assume qualidades na natureza humana que reflete o ser de Deus e as eleva a um grau máximo. |
EMINUS | Hebraico: Gigantes, Dt 2.9 |
EM-MISPATE | Hebraico: Fonte Do Juízo, Fonte Do Julgamento, Gn 14.7 |
EMONA | Hebraico: Coberta Ou Aldeia Dos Amonitais, Js 18.24 |
EMOR | Hebraico: Jumento, At 7.16 |
EMPANAÇÃO | Referência à idéia de que na eucaristia o pão não é transubstanciado na carne de Cristo, mas Cristo se incorpora ao pão. Assim, o comungante recebe a ambos; o corpo de Cristo e o pão. Esta doutrina foi ensinada principalmente por Guitmund de Aversa e João de Paris. |
EMPÍRICO | Pertencente aos sentidos ou àquilo que pode ser conhecido através da percepção dos sentidos. |
EMPIRISMO | Teoria filosófica que afirma que todo conhecimento passa pela percepção sensorial. |
EMPIRISMO LÓGICO | Ver Positivismo Lógico. |
EMPROADO | Orgulhoso; presunçoso. (Isaías 3:16) |
EMPROADO | Orgulhoso; presunçoso. (Isaías 3:16) |
EMPROADO | Orgulhoso; presunçoso. (Isaías 3:16) |
EMULAÇÃO | Estímulo; incentivo. (Romanos 11:14 ) |
EMULAÇÃO | Estímulo; incentivo. (Romanos 11:14 ) |
EMULAÇÃO | Estímulo; incentivo. (Romanos 11:14 ) |
ENA | Hebraico: Que Tem Olhos, Lugar Das Fontes, Nm 1.15 |
ENACORA | Hebraico: Fonte De Chamada, Jz 15.19 |
ENAIM | Hebraico: Duas Fontes, Gn 38.14 |
ENAQUE | Hebraico: Pescoço Comprido, Nm 13.22 |
ENAQUITAS | População legendária de gigantes que ocupava a região de Hebron, quando os israelitas começaram a conquista de Canaã (Nm 13,22; Dt 2,10-12 e notas). |
ENAQUITAS | População legendária de gigantes que ocupava a região de Hebron, quando os israelitas começaram a conquista de Canaã (Números 13,22 Deuteronômio 2,10-12). |
ENAZOR | Hebraico: Fonte De Aldeia, Js 19.37 |
ENCANECIDO | Que aprendeu muito pela longa prática; experiente. |
ENCARNAÇÃO | Grande mistério (Rm 11,33; 1Tm 3,16), no qual participou Deus Pai (Jo 3,16; Rm 8,3; Gl 4,4), Deus Filho (Jo 1,14; Hb 1,2; 10,7-10; 1Jo 4,2) e Deus Espírito Santo (Is 7,14; Mt 1,18; Lc 1,35; Rm 1,3-4; Cl 2,9). |
ENCARNAÇÃO | Referência à doutrina na qual a segunda pessoa da Trindade se faz carne e habita entre nós, sem, no entanto, ter perdido seu caráter divino. |
ENCARNAÇÃO | Grande mistério (Romanos 11,33 1Timóteo 3,16), no qual participou Deus Pai (João 3,16 Romanos 8,3 Gálatas 4,4), Deus Filho (João 1,14 Hebreus 1,2 Hebreus 10,7-10 1João 4,2) e Deus Espírito Santo (Isaías 7,14 Mateus 1,18 Lucas 1,35 Romanos 1,3-4 Colossenses 2,9). |
ENCARNAÇÃO, DINÂMICA DA | Idéia de que Cristo não era uma divindade ontológica, mas que o poder ou a influência de Deus era ativo e eficaz em Jesus. Esta idéia é oriunda do monarquismo dinâmico, uma antiga heresia trinitariana, bem como em textos do século 20, como em “God was in Christ”, de Donald Baillie. |
ENCARNAÇÃO, TEOLOGIA DA | Declaração teológica de que a segunda pessoa da Trindade realmente se faz carne, na pessoa de Jesus Crista Crença popular do século 20 de que cada um de nós personifica Cristo no mundo. |
ENCÍCLICA | Uma carta circular; nos tempos modernos designa especialmente um documento papal. |
EN-CORE | Hebraico: Fonte Do Que Clama, Js 15.19 |
ENDOR | Hebraico: Fonte De Habitação, Js 17.11 |
EN-DOR | Hebraico: Fonte De Dor, Ou Fonte De Habitação, Js 17.11 |
EN-EGLAIN | Hebraico: Fonte De Bezerros, Ez 47.10 |
ENEIAS | Grego: Louvável, Famoso, Curado, At 9.34 |
ENÉIAS | herói da lenda. |
ENFERMIDADE | É conseqüência do pecado (Gn 2,17; 3,19; Dt 28,20-22; Eclo 31,22; 38,15; Jo 5,14); é provação de Deus (Tb 2,9-14; 12,13s; Jó 5,17-19; Sl 34,20; Jo 9,3). Como proceder na enfermidade: chamar o médico e usar remédios (Eclo 18,20s; 38,9-14); rezar a Deus (2Rs 20,1-7; Sb 16,6-13; Eclo 38,13s; Fl 2,25-27); chamar o padre e receber a unção dos enfermos (Tg 5,14s); cuidar mais da vida espiritual (Sl 39,7s; Lc 10,41s; 12,31; Rm 8,18; 1Cor 11,30; Hb 13,14; 1Pd 5,7); visitar os enfermos (Gn 48,1; Jó 2,11; Eclo 7,34s; Mt 25,39s). |
ENFERMIDADE | É conseqüência do pecado (Gênese 2,17 Gênese 3,19 Deuteronômio 28,20-22 Eclesiástico 31,22 Eclesiástico 38,15 João 5,14); é provação de Deus (Tobias 2,9-14 Tobias 12,13s; Jó 5,17-19 Salmo 34,20 João 9,3). Como proceder na enfermidade: chamar o médico e usar remédios (Eclesiástico 18,20s; Eclesiástico 38,9-14); rezar a Deus (2Reis 20,1-7 Cântico dos Cânticos 16,6-13 Eclesiástico 38,13s; Filipenses 2,25-27); chamar o padre e receber a unção dos enfermos (Tiago 5,14s); cuidar mais da vida espiritual (Salmo 39,7s; Lucas 10,41s; Lucas 12,31 Romanos 8,18 1Coríntios 11,30 Hebreus 13,14 1Pedro 5,7); visitar os enfermos (Gênese 48,1 Jó 2,11 Eclesiástico 7,34s; Mateus 25,39s). |
ENGANADOR | Satanás. |
EN-GANIN | Hebraico: Fonte De Jardins, Js 19.21 |
ENGANO PRÓPRIO | Dificuldade em admitira verdade sobre si mesmo. |
ENGASTE | Guarnição de metal que segura a pedraria nas jóias. |
EN-GEDI | Hebraico: Fonte De Cabrito, Is 15.62 |
EN-HACORE | Hebraico: Fonte Do Que Clama, Jz 15.19 |
EN-HADA | Hebraico: Fonte De Veemência, Js 19.21 |
EN-HAZOR | Hebraico: Fonte Do Recinto, Fonte Da Aldeia, Js 19.37 |
ENON | Grego: Fontes, Jo 3.23 |
ENOQUE | Hebraico: Iniciado, Dedicado, Gn 5.21 |
ENOS | Hebraico: Mortal, Homem, Gn 5.9 |
ENÓS | homem. |
EN-RIMON | Hebraico: Fonte De Rimon, Trovejador, Ou Fonte Da Romeira, Ne 11.29 |
EN-ROGEL | Hebraico: Fonte De Rogel Ou Canal De Água, Js 15.7 |
EN-SEMES | Hebraico: Fonte Do Sol, Js 17.7 |
ENSINO ÉTICO | Ensino que pertence ao modo pelo qual a vida de alguém deve ser conduzida. Em particular, designa o ensino de Jesus sobre a moralidade. |
ENSINO, DOM DO | Um dos dons espirituais; a habilidade de transmitir o conhecimento(Rm 12.7; lCo 12.28,29). |
ENTIMEMA | Argumento lógico no qual uma das premissas é suprimida ou deixa de ser declarada e conseqüentemente não é testada. |
ENTRANHAS | Qualquer víscera do abdome ou do tórax. |
ENTRETECER | Tecer; tornar. |
ENTRONIZADO | Exaltado; elevado. |
ENTRONIZADO | Exaltado; elevado (1 Samuel 4:4 ) |
ENTRONIZADO | Exaltado; elevado (1 Samuel 4:4 ) |
ENTRONIZADO | Exaltado; elevado (1 Samuel 4:4 ) |
ENXÁRCIAS | Conjunto de cabos que seguram os mastros. (Isaías 33:23) |
ENXÁRCIAS | Conjunto de cabos que seguram os mastros. (Isaías 33:23) |
ENXÁRCIAS | Conjunto de cabos que seguram os mastros. (Isaías 33:23) |
ENXOVIA | Cárcere térreo ou subterrâneo. (Êxodo 12:29) |
ENXOVIA | Cárcere térreo ou subterrâneo. (Êxodo 12:29) |
ENXOVIA | Cárcere térreo ou subterrâneo. (Êxodo 12:29) |
ENXÚNDIA | Gordura. (Jó 15:27) |
ENXÚNDIA | Gordura. (Jó 15:27) |
ENXÚNDIA | Gordura. (Jó 15:27) |
EPAFRAS | forma reduzida de. Grego: Forma Abreviada De Epafrodito, Amável, Cl 1.7 Nome mudado de Epafrodito, Cl.1:7, Fp.2:25 |
EPAFRODITO | o encantador. Grego: Amável, Fl 2.25 Consulte "Epafras" |
EPÊNETO | Grego: Digno De Louvor, Rm 16.5 o elogiado. |
EPICURISMO | Abordagem ética grega cuja ênfase é que o bem supremo consiste no prazer. |
EPIFANES | Grego: Revelação, 1 Mac 2.19 |
EPIFANIA | Palavra grega que significa “manifestação”, designando no vocabulário cristão a primeira ou a segunda vinda de Cristo. Também é uma das festas do ano cristão (6 de janeiro). |
EPISCOPAIS | Pessoas que pertencem às igrejas episcopais ou subscrevem doutrinas episcopais. |
EPISCOPAL | Sistema de governo eclesiástico que coloca a autoridade maior no oficio do bispo. Também designa o próprio ofício. |
EPISCOPAL, SISTEMA DE GOVERNO DA IGREJA | Forma de governo da Igreja que coloca a autoridade primária no oficio do bispo. |
EPISCOPEUS, SIMON (1583-1643) | Teólogo e líder protestante holandês banido pelo Sínodo de Dort. Sua obra incompleta em quatro volumes, Instilutiones theo(ogicae, onde formulou a doutrina na linha arminiana, foi publicada depois de sua morte. |
EPISTEMOLOGIA | Teoria do conhecimento ou pesquisa acerca de como obtemos conhecimento. |
EPISTEMOLOGIA RELIGIOSA | Estudo sobre como obter conhecimento religioso. |
EPÍSTOLA | carta. |
EPÍSTOLAS PASTORAIS | As cartas de Paulo relacionadas a assuntos pastorais, especificamente em 1 e 2 Timóteo e em Tito. |
EPODE | Hebraico: Coberta, Ex 28.4 |
EQUER | Hebraico: Estrangeiro Que Se Estabelece Em Outro Lugar, 1 Cr 2.27 |
EQÜIPROBABILISMO | Doutrina moral concernente aos casos dúbios que só aceita uma maneira de agir como lícita caso esteja esta fundamentada em probabilidades de igual valor aos fundamentos da atitude oposta. |
ER | Hebraico: Vigia, Ergue-te Na Vigília, Gn 38.3 |
ERA | Hebraico: Vigilante, Nm 26.36 |
ERA PORVIR | Uma ordem futura sob o reinado de Cristo. Este domínio divino futuro já se manifesta parcialmente presente no mundo. |
ERA PRESENTE | A presente estrutura da realidade terrena que é controlada por Satanás (2Co 4.4; Ef 6.12). |
ERASMO, DESIDÉRIO (1466- 1536) | Humanista cristão exponencial do período da Reforma. Procurou retornar a Igreja pela erudição. No princípio esteve ao lado de Lutero, mas depois rompeu com ele em virtude da diferença de opiniões a respeito do livre-arbítrio, |
ERASTIANISMO | Título derivado do nome e pensamento de Thomas Erastus (1524-1 583) que defendeu a autoridade do estado sobre a Igreja em todas as questões. |
ERASTO | o amado. |
ERASTO | Grego: Amado, At 19.22 |
ERCUA | Hebraico: Fugitivo, Ed 4.9 |
EREQUE | Persa: Comprimento, Gn 10.10 |
ERI | Hebraico: Vigilância, Gn 46.16 |
ERIGENA, JOHN SCOTUS (c.8lO-877) | Filósofo irlandês sob cuja influência o pensamento europeu principiou a mover-se do platonismo para o aristotelismo. Muito embora considerasse a Escritura como sua principal fonte de autoridade, também enfatizava o papel da razão na descoberta do sentido do texto bíblico. Afirmava que a melhor interpretação da Escritura é aquela que mais intimamente se aproxima da razão. |
ERSOM | Hebraico: Dado De Gozo, Ou Sitiado, Mt 1.3 (v.b) |