DICIONÁRIO OFICIAL (Bíblico -Teológico) ...ENCICLOPÉDIA............ Apresentação ...Artigos ... Cronologia ...Bibliografia ... --- ... IdadeMédia ... HebraicoGrego ... Dicionários ... Wikipédia ...

AAA ... ACA ... ADR ... ALA ... AMP ... APA ... ARG ... ASC ... AUG ... BAA ... BAQ ... BEM ... BET ... BIA ... BOA ... CAA ... CAN ... CBA ... CLA ... CON ... COO ... CPA ... CRO ... DAA ... DEM ... DET ... DFA ... DIV ... EAA ... EL ... EMA ... ESA ... ESP ... ETA ... EXA ... FAA ... FEB ... FIA ... FOC ... GAA ... GEE ... GOA ... HAA ... HAS ... HEP ... HIL ... HOA ... IAA ... IMA ... INA ... INT ... JAA ... JEJ ... JET ... JPA ... KAA ... LAA ... LEI ... LIA ... LOI ... MAA ... MAO ... MEA ... MES ... MIL ... MOA ... MUL ... NAA ... NEA ... NIA ... OAA ... ONO ... PAA ... PAO ... PAS ... PEA ... PEO ... PIA ... POS ... PRO ... PSA ... QAA ... RAA ... REE ... REN ... REU ... SAA ... SAL ... SAN ... SAO ... SCA ... SEO ... SIB ... SMA ... TAA ... TEM ... TEO ... TFA ... TRE ... UAA ... VAA ... VIO ... WAA ... XAA ... YAA ... ZAA ... ZER ...


LEI


LEI
 A lei mosaica do Antigo Testamento. Contrasta com a nova aliança ou a aliança da graça.
 LEI
Hebraico: Queixada, Jz 15.9
LEI CANÔNICA
 Regras oficiais da Igreja no que diz respeito a seus procedimentos e disciplina.
LEI DA REVERSÃO
 Conceito de Ethelbert Stauffer em que Deus permite que determinado pecado venha a ocorrer. Porém, ele o direciona de tal maneira que o mal é transformado em bem. Este é um dos principais pontos da doutrina da providência.
LEI DE MOISÉS
Ou Lei de Deus (Josué 24,26), é o conjunto das leis e prescrições religiosas e civis colecionadas nos cinco livros de Moisés (Pentateuco), atribuídos a Moisés. Estes livros, que constituíam a parte básica da leitura e instrução nas sinagogas, contêm, além de coleções (Êxodo 25-31 Êxodo 36-40 Levítico 1-16 Levítico 23-27 Números 1-10 Números 17-19), alguns códigos mais amplos: Código da Aliança (Êxodo 20,23-23,19), a Lei de Santidade (Levítico 17-22) e o Código Deuteronômico (Deuteronômio 12-26).
Além destas leis escritas, os fariseus observavam a tradição oral, a Mixná, também atribuída a Moisés.
Posição de Jesus perante a Lei de Moisé s: Jesus não veio para abolir a Lei de Moisés mas cumpri-la no seu essencial (Mateus 5,17). Observa a Lei (João 2,13 João 5,1 João 7,10 Mateus 26,17-19 Lucas 22,7-15). Jesus, porém, além de criticar o abandono da Lei de Moisés por parte dos fariseus em favor de suas tradições (Mateus 15,2-9), contesta a própria Lei (Mateus 12,1-8 Mateus 12,9 Mateus 12,14 Lucas 13,1-17 João 5,9-12 Marcos 1,41 Marcos 7,14-23 Lucas 7,14 Mateus 5,21-48). A atuação de Cristo frente à Lei é um esforço por tirar as conseqüências da sua redução ao amor de Deus e do próximo (Mateus 7,12 Mateus 22,34-40 Marcos 12,28-34 Lucas 10,25-29).
Posição de Paulo perante a Lei: A polêmica que aparece em Atos 7,1-53; 10,1-11,18 atinge o seu ponto culminante com o apóstolo dos pagãos (Gálatas 1,16 Atos 15,1-33): somos justificados não pelas obras da Lei mas pela fé em Cristo (Romanos 3,20-28 Gálatas 2,16-21 Gálatas 3,11). A Lei não justificou nem a judeus nem a gentios (Romanos 2,12-24). A Lei era transitória (Romanos 5,20 Romanos 7,1-6 Gálatas 2,19 Gálatas 3,13).
A Lei de Cristo (1Coríntios 9,21 Gálatas 6,2) é a "plenitude"da Lei mosaica (Romanos 13,8-10). É a pessoa de Cristo (Efésios 4,20). É a lei do Espírito (Romanos 8,2). É a lei da liberdade (Gálatas 5,1 Gálatas 5,13), a lei da fé (Romanos 3,27). É o mandamento novo (João 13,34 João 15,12 1João 3,23).
Além da Lei de Moisés e da Lei de Cristo existe a Lei natural (Atos 14,16 Romanos 1,19s; Romanos 2,14s).
LEI E GRAÇA
 Referência à polêmica questão dos papéis relativos da lei e da graça.
LEI JUDAICA
 A lei transmitida por Moisés juntamente com as interpretações e acréscimos adicionados pelos rabinos judeus.
LEI NATURAL
 Princípios básicos encontrados na natureza como a lei da gravidade.
 LEIA
Hebraico: Vaca Brava, Anglo-saxão: Igual Abrigo, Gn 29.16
LEIBNITZ, GOTTFRIED WILHELM VON (1646-1716)-
Filósofo e epistemólogo racionalista alemão que argumentou que Deus criou o melhor dos mundos.
LEIGO
 Quem não é ordenado.
LEIGO, BATISMO
 A ministração do batismo por uma pessoa não- ordenada.
LEIGOS, PRESBÍTEROS
 Oficiais com cargos de liderança mas não formalmente ordenados ministros. Nas igrejas presbiterianas, a direção é compartilhada entre os presbíteros e o clérigo que formam o conselho.
 LEILA
Hebraico: Fortaleza, Castelo, O Mesmo Que Abiqueila, 1 Cr 4.19
LEIPZIG, DISPUTA DE
 Debate ocorrido na Universidade de Leipzig de 27 de junho a 15 de julho de 1519, do qual participaram Johann Eck, Martinho Lutero e Andreas Carlstadt.
LEIS CERIMONIAIS
 Em contraste à lei moral, designam as leis relativas às práticas religiosas tais como ofertas de sacrifício e purificação.
LEITE E MEL
São produtos naturais da terra de Canaã, obtidos sem muito trabalho. Por isso a Terra Prometida é descrita, em oposição ao deserto, como "terra onde corre leite e mel" (Êxodo 3,8 Números 13,27 Deuteronômio 6,3). Leite e mel simbolizam as bênçãos divinas da Terra Prometida. A abundância de leite é sinal de prosperidade e riqueza e imagem da felicidade dos tempos messiânicos (Joel 4,18 Isaías 55,1 Isaías 60,16).
LEITO
Armação de ferro ou madeira, com estrado ou sem ele; cama. Gênesis 49:4
LEMBRANÇA SERIAL
 Na classificação de Frederic Bartlett dos tipos de transmissão oral, a passagem em cadeira de uma história de uma pessoa para outra.
 LEMUEL
Hebraico: Dedicado A Deus, Pv 31.1
LENDAS
Contos de fatos ocorridos no passado; na crítica-da-forma, são histórias sobre personagens importantes da tradição judaico-cristã.
LENITIVO
Alívio; consolação; coisa que suaviza. Colossenses 4:11
LENTILHA
Pequena erva cultivada, da família das Leguminosas ( Lens esculenta), de folhas penadas e vagens com sementes altamente nutritivas. Gênesis 25:34
LEPRA
Hoje conhecida como hanseníase, se bem que o termo bíblico abarcasse também outros tipos de doença da pele. Pode provocar paralisia, deformidades e gangrena.
Duvida-se que esta palavra nas traduções bíblicas indique a mesma doença que nós hoje conhecemos por lepra ou "mal de Hansen". De fato, "lepra"nas versões da Bíblia traduz o termo hebraico sara'at, que inclui qualquer doença de pele e mesmo manchas em paredes ou roupas (cf. Levítico 13-14).
Não se justifica, pois, pela Bíblia o ostracismo social em que nossa sociedade coloca os "leprosos" (hansenianos). O motivo pelo qual na Bíblia se isola o "leproso"não é o medo de um contágio por algum bacilo, mas o da impureza ritual ( puro-impuro). Cristo curou o leproso tocando-o com a mão (Marcos 1,40-45), sem temor algum de contágio ou impureza, mostrando assim que a impureza que contamina é aquela que vem do coração (Marcos 7,15-23).
A lepra (hanseníase ou hansenose) que nós hoje conhecemos é uma enfermidade crônica, moderadamente contagiosa, com alterações principalmente na pele e nos nervos periféricos. Primeiros sinais: manchas mais claras na pele que se caracterizam pela "dormência" (insensibilidade à dor, ao frio e ao calor); aos poucos as inflamações nos nervos periféricos vão produzindo deformidades nas extremidades (mãos e pés). Hoje a ciência descobriu vários remédios que curam ou interrompem o processo da doença, sobretudo se a assistência médica for logo procurada. Feito o tratamento adequado a pessoa pode voltar ao seu trabalho e ao convívio familiar, sem perigo nenhum de contágio.
É, pois, um preconceito desumano, destruidor da fraternidade e nada cristão negar emprego ou vaga na escola a um hanseniano, ou, pior ainda, rejeitá-lo do convívio familiar.
LEPROSO
hanseniano. Contaminado de vícios; corrupto. Levítico 13:44
LEPTO
consulte MOEDAS
LEQUIS
Hebraico: Queixo, Js 15.9
LESEM
Hebraico: Pedra Preciosa Ou Fortaleza, Js 19.47
LESSING, GOTTHOLD EPHRAIM (1729-1781)
 Filósofo critico e dramaturgo alemão que rejeitou a revelação bíblica e interpretou de forma naturalista a origem do cristianismo. Muito embora não fosse teólogo, ele preparou o caminho para o estudo crítico da Biblia, particularmente do Novo Testamento, bem como para a teologia liberal.
LETEQUE
consulte CAPACIDADE, medidas de
LETUSIM
Hebraico: Marteladores, Gn 25.3
LEUTUMIM
Hebraico: Povos E Nações, Gn 25.3
LEVEDADO
 Que fermentou.
LEVEDADO
Que se levedou; fermentado, crescido. Êxodo 12:19
LEVEDADO
Que se levedou; fermentado, crescido. Êxodo 12:19
LEVI
unido, ajuntado.
Hebraico: Associado, Úmido, Adesão, Gn 29.34
Nome mudado de Mateus, Mc.2:14, Lc.5:27, Mt.9:9
LEVIATA
Hebraico: Ferida Em Espiral Ou Dragão Dos Mares, Jo 41.1
LEVIATÃ
 Grande animal marinho - possivelmente um crocodilo ou uma serpente marinha. Considerado por alguns o antigo dragão mitológico que supostamente provocava eclipses ao se contorcer em torno do sol. Criatura que, segundo a antiga mitologia, representava as águas do caos vencidas por Deus na criação.
LEVIRATO
Tomar por mulher a esposa de um irmão falecido.
O termo vem do latim levir, "cunhado". Normalmente o casamento entre cunhados era proibido (Levítico 18,16 Levítico 20,21). Mas a lei do levirato obriga o cunhado a casar-se com a cunhada, quando esta ficou viúva sem ter tido um filho homem (cf. Deuteronômio 25,5s e nota). O primeiro filho desta união era considerado filho e herdeiro do falecido. A finalidade principal de tal matrimônio era conservar o nome do falecido e a propriedade dentro do clã (cf. Gênese 38 Rute 4,3-5 Mateus 22,24).
LEVITA
Membro da tribo de Levi; servo ou sacerdote da antiga Jerusalém; responsáveis pelo tabernáculo.
Na tradição israelita é um membro da tribo de Levi, o terceiro filho de Jacó e Lia (Gênese 29,34 Gênese 35,22-26). Mas originariamente "levita"era alguém que exercia funções sacerdotais. Com o tempo, todos os que exerciam funções sacerdotais foram identificados com a tribo de Levi. Mais tarde, quando o sacerdócio de Jerusalém passou a ser considerado o único legítimo, os sacerdotes que exerciam as funções fora de Jerusalém foram degradados à função de auxiliares do culto (1Crônicas 23,4-6). Ver Números 3,11-13 Números 8,10-12 Números 18,20-25.
Descendente de Levi e membro desta tribo. Deus deu aos levitas algumas tarefas especiais no serviço do tabernáculo e do culto. (Êxodo 4:14 e II Crônicas 20:14)
LEVITAS
 De um modo geral, os membros da tribo de Levi. Os sacerdotes foram tomados dos levitas; os remanescentes da tribo pertenceram à equipe de apoio nos trabalhos do templo. São estas que se tem em mente quando se pensa no termo levitas.
LEVÍTICO
3º Livro Da Bíblia, Referente Aos Levitas, Leis
Relativo aos levitas. Hebreus 7:11
LEVÍTICO, SISTEMA
 o conjunto de leis sobre os sacrifícios e cerimoniais encontrado no Antigo Testamento.
LEWIS, C.S. (Clive Staples) (1898-1963)
 Ficcionista e teólogo leigo, inglês, cujos textos populares de apologia ao cristianismo exerceram muita influência entre os intelectuais.
LEX TALIONIS
 Retribuição ou punição com a mesma moeda; a idéia de dente por dente e olho por olho.
LEZA
Hebraico: Furado, Gn 10.19