LEI | A lei mosaica do Antigo Testamento. Contrasta com a nova aliança ou a aliança da graça. |
LEI | Hebraico: Queixada, Jz 15.9 |
LEI CANÔNICA | Regras oficiais da Igreja no que diz respeito a seus procedimentos e disciplina. |
LEI DA REVERSÃO | Conceito de Ethelbert Stauffer em que Deus permite que determinado pecado venha a ocorrer. Porém, ele o direciona de tal maneira que o mal é transformado em bem. Este é um dos principais pontos da doutrina da providência. |
LEI DE MOISÉS | Ou Lei de Deus (Josué 24,26), é o conjunto das leis e prescrições religiosas e civis colecionadas nos cinco livros de Moisés (Pentateuco), atribuídos a Moisés. Estes livros, que constituíam a parte básica da leitura e instrução nas sinagogas, contêm, além de coleções (Êxodo 25-31 Êxodo 36-40 Levítico 1-16 Levítico 23-27 Números 1-10 Números 17-19), alguns códigos mais amplos: Código da Aliança (Êxodo 20,23-23,19), a Lei de Santidade (Levítico 17-22) e o Código Deuteronômico (Deuteronômio 12-26). Além destas leis escritas, os fariseus observavam a tradição oral, a Mixná, também atribuída a Moisés. Posição de Jesus perante a Lei de Moisé s: Jesus não veio para abolir a Lei de Moisés mas cumpri-la no seu essencial (Mateus 5,17). Observa a Lei (João 2,13 João 5,1 João 7,10 Mateus 26,17-19 Lucas 22,7-15). Jesus, porém, além de criticar o abandono da Lei de Moisés por parte dos fariseus em favor de suas tradições (Mateus 15,2-9), contesta a própria Lei (Mateus 12,1-8 Mateus 12,9 Mateus 12,14 Lucas 13,1-17 João 5,9-12 Marcos 1,41 Marcos 7,14-23 Lucas 7,14 Mateus 5,21-48). A atuação de Cristo frente à Lei é um esforço por tirar as conseqüências da sua redução ao amor de Deus e do próximo (Mateus 7,12 Mateus 22,34-40 Marcos 12,28-34 Lucas 10,25-29). Posição de Paulo perante a Lei: A polêmica que aparece em Atos 7,1-53; 10,1-11,18 atinge o seu ponto culminante com o apóstolo dos pagãos (Gálatas 1,16 Atos 15,1-33): somos justificados não pelas obras da Lei mas pela fé em Cristo (Romanos 3,20-28 Gálatas 2,16-21 Gálatas 3,11). A Lei não justificou nem a judeus nem a gentios (Romanos 2,12-24). A Lei era transitória (Romanos 5,20 Romanos 7,1-6 Gálatas 2,19 Gálatas 3,13). A Lei de Cristo (1Coríntios 9,21 Gálatas 6,2) é a "plenitude"da Lei mosaica (Romanos 13,8-10). É a pessoa de Cristo (Efésios 4,20). É a lei do Espírito (Romanos 8,2). É a lei da liberdade (Gálatas 5,1 Gálatas 5,13), a lei da fé (Romanos 3,27). É o mandamento novo (João 13,34 João 15,12 1João 3,23). Além da Lei de Moisés e da Lei de Cristo existe a Lei natural (Atos 14,16 Romanos 1,19s; Romanos 2,14s). |
LEI E GRAÇA | Referência à polêmica questão dos papéis relativos da lei e da graça. |
LEI JUDAICA | A lei transmitida por Moisés juntamente com as interpretações e acréscimos adicionados pelos rabinos judeus. |
LEI NATURAL | Princípios básicos encontrados na natureza como a lei da gravidade. |
LEIA | Hebraico: Vaca Brava, Anglo-saxão: Igual Abrigo, Gn 29.16 |
LEIBNITZ, GOTTFRIED WILHELM VON (1646-1716)- | Filósofo e epistemólogo racionalista alemão que argumentou que Deus criou o melhor dos mundos. |
LEIGO | Quem não é ordenado. |
LEIGO, BATISMO | A ministração do batismo por uma pessoa não- ordenada. |
LEIGOS, PRESBÍTEROS | Oficiais com cargos de liderança mas não formalmente ordenados ministros. Nas igrejas presbiterianas, a direção é compartilhada entre os presbíteros e o clérigo que formam o conselho. |
LEILA | Hebraico: Fortaleza, Castelo, O Mesmo Que Abiqueila, 1 Cr 4.19 |
LEIPZIG, DISPUTA DE | Debate ocorrido na Universidade de Leipzig de 27 de junho a 15 de julho de 1519, do qual participaram Johann Eck, Martinho Lutero e Andreas Carlstadt. |
LEIS CERIMONIAIS | Em contraste à lei moral, designam as leis relativas às práticas religiosas tais como ofertas de sacrifício e purificação. |
LEITE E MEL | São produtos naturais da terra de Canaã, obtidos sem muito trabalho. Por isso a Terra Prometida é descrita, em oposição ao deserto, como "terra onde corre leite e mel" (Êxodo 3,8 Números 13,27 Deuteronômio 6,3). Leite e mel simbolizam as bênçãos divinas da Terra Prometida. A abundância de leite é sinal de prosperidade e riqueza e imagem da felicidade dos tempos messiânicos (Joel 4,18 Isaías 55,1 Isaías 60,16). |
LEITO | Armação de ferro ou madeira, com estrado ou sem ele; cama. Gênesis 49:4 |
LEMBRANÇA SERIAL | Na classificação de Frederic Bartlett dos tipos de transmissão oral, a passagem em cadeira de uma história de uma pessoa para outra. |
LEMUEL | Hebraico: Dedicado A Deus, Pv 31.1 |
LENDAS | Contos de fatos ocorridos no passado; na crítica-da-forma, são histórias sobre personagens importantes da tradição judaico-cristã. |
LENITIVO | Alívio; consolação; coisa que suaviza. Colossenses 4:11 |
LENTILHA | Pequena erva cultivada, da família das Leguminosas ( Lens esculenta), de folhas penadas e vagens com sementes altamente nutritivas. Gênesis 25:34 |
LEPRA | Hoje conhecida como hanseníase, se bem que o termo bíblico abarcasse também outros tipos de doença da pele. Pode provocar paralisia, deformidades e gangrena. Duvida-se que esta palavra nas traduções bíblicas indique a mesma doença que nós hoje conhecemos por lepra ou "mal de Hansen". De fato, "lepra"nas versões da Bíblia traduz o termo hebraico sara'at, que inclui qualquer doença de pele e mesmo manchas em paredes ou roupas (cf. Levítico 13-14). Não se justifica, pois, pela Bíblia o ostracismo social em que nossa sociedade coloca os "leprosos" (hansenianos). O motivo pelo qual na Bíblia se isola o "leproso"não é o medo de um contágio por algum bacilo, mas o da impureza ritual ( puro-impuro). Cristo curou o leproso tocando-o com a mão (Marcos 1,40-45), sem temor algum de contágio ou impureza, mostrando assim que a impureza que contamina é aquela que vem do coração (Marcos 7,15-23). A lepra (hanseníase ou hansenose) que nós hoje conhecemos é uma enfermidade crônica, moderadamente contagiosa, com alterações principalmente na pele e nos nervos periféricos. Primeiros sinais: manchas mais claras na pele que se caracterizam pela "dormência" (insensibilidade à dor, ao frio e ao calor); aos poucos as inflamações nos nervos periféricos vão produzindo deformidades nas extremidades (mãos e pés). Hoje a ciência descobriu vários remédios que curam ou interrompem o processo da doença, sobretudo se a assistência médica for logo procurada. Feito o tratamento adequado a pessoa pode voltar ao seu trabalho e ao convívio familiar, sem perigo nenhum de contágio. É, pois, um preconceito desumano, destruidor da fraternidade e nada cristão negar emprego ou vaga na escola a um hanseniano, ou, pior ainda, rejeitá-lo do convívio familiar. |
LEPROSO | hanseniano. Contaminado de vícios; corrupto. Levítico 13:44 |
LEPTO | consulte MOEDAS |
LEQUIS | Hebraico: Queixo, Js 15.9 |
LESEM | Hebraico: Pedra Preciosa Ou Fortaleza, Js 19.47 |
LESSING, GOTTHOLD EPHRAIM (1729-1781) | Filósofo critico e dramaturgo alemão que rejeitou a revelação bíblica e interpretou de forma naturalista a origem do cristianismo. Muito embora não fosse teólogo, ele preparou o caminho para o estudo crítico da Biblia, particularmente do Novo Testamento, bem como para a teologia liberal. |
LETEQUE | consulte CAPACIDADE, medidas de |
LETUSIM | Hebraico: Marteladores, Gn 25.3 |
LEUTUMIM | Hebraico: Povos E Nações, Gn 25.3 |
LEVEDADO | Que fermentou. |
LEVEDADO | Que se levedou; fermentado, crescido. Êxodo 12:19 |
LEVEDADO | Que se levedou; fermentado, crescido. Êxodo 12:19 |
LEVI | unido, ajuntado. Hebraico: Associado, Úmido, Adesão, Gn 29.34 Nome mudado de Mateus, Mc.2:14, Lc.5:27, Mt.9:9 |
LEVIATA | Hebraico: Ferida Em Espiral Ou Dragão Dos Mares, Jo 41.1 |
LEVIATÃ | Grande animal marinho - possivelmente um crocodilo ou uma serpente marinha. Considerado por alguns o antigo dragão mitológico que supostamente provocava eclipses ao se contorcer em torno do sol. Criatura que, segundo a antiga mitologia, representava as águas do caos vencidas por Deus na criação. |
LEVIRATO | Tomar por mulher a esposa de um irmão falecido. O termo vem do latim levir, "cunhado". Normalmente o casamento entre cunhados era proibido (Levítico 18,16 Levítico 20,21). Mas a lei do levirato obriga o cunhado a casar-se com a cunhada, quando esta ficou viúva sem ter tido um filho homem (cf. Deuteronômio 25,5s e nota). O primeiro filho desta união era considerado filho e herdeiro do falecido. A finalidade principal de tal matrimônio era conservar o nome do falecido e a propriedade dentro do clã (cf. Gênese 38 Rute 4,3-5 Mateus 22,24). |
LEVITA | Membro da tribo de Levi; servo ou sacerdote da antiga Jerusalém; responsáveis pelo tabernáculo. Na tradição israelita é um membro da tribo de Levi, o terceiro filho de Jacó e Lia (Gênese 29,34 Gênese 35,22-26). Mas originariamente "levita"era alguém que exercia funções sacerdotais. Com o tempo, todos os que exerciam funções sacerdotais foram identificados com a tribo de Levi. Mais tarde, quando o sacerdócio de Jerusalém passou a ser considerado o único legítimo, os sacerdotes que exerciam as funções fora de Jerusalém foram degradados à função de auxiliares do culto (1Crônicas 23,4-6). Ver Números 3,11-13 Números 8,10-12 Números 18,20-25. Descendente de Levi e membro desta tribo. Deus deu aos levitas algumas tarefas especiais no serviço do tabernáculo e do culto. (Êxodo 4:14 e II Crônicas 20:14) |
LEVITAS | De um modo geral, os membros da tribo de Levi. Os sacerdotes foram tomados dos levitas; os remanescentes da tribo pertenceram à equipe de apoio nos trabalhos do templo. São estas que se tem em mente quando se pensa no termo levitas. |
LEVÍTICO | 3º Livro Da Bíblia, Referente Aos Levitas, Leis Relativo aos levitas. Hebreus 7:11 |
LEVÍTICO, SISTEMA | o conjunto de leis sobre os sacrifícios e cerimoniais encontrado no Antigo Testamento. |
LEWIS, C.S. (Clive Staples) (1898-1963) | Ficcionista e teólogo leigo, inglês, cujos textos populares de apologia ao cristianismo exerceram muita influência entre os intelectuais. |
LEX TALIONIS | Retribuição ou punição com a mesma moeda; a idéia de dente por dente e olho por olho. |
LEZA | Hebraico: Furado, Gn 10.19 |