CLANGOR | Som rijo e estridente. (Êxodo 19:16) |
CLANGOR | Som rijo e estridente. (Êxodo 19:16) |
CLANGOR | Som rijo e estridente. (Êxodo 19:16) |
CLANGOR | Som estridente de trombeta. |
CLAUDA | Latim: Voz Quebrada, At 27.16 |
CLAUDIA | Latim: Coxa, At 11.28, 2 Tm 4.21 |
CLAUDIO | Latim: Coxo, At 11.28, 2 Tm 4.21 |
CLÁUDIO | Nome do imperador romano (41-54 dC) que sucedeu a seu primo Calígula. O profeta Ágabo anunciou uma fome que devia vir para o mundo inteiro sob seu governo (At 11,28). No ano 49 dC Cláudio decretou a expulsão dos judeus de Roma, entre os quais estavam Áqüila e Priscila (18,2). |
CLÁUDIO | Nome do imperador romano (41-54 d.C.) que sucedeu a seu primo Calígula. O profeta Ágabo anunciou uma fome que devia vir para o mundo inteiro sob seu governo (Atos 11,28). No ano 49 d.C. Cláudio decretou a expulsão dos judeus de Roma, entre os quais estavam Áqüila e Priscila (18,2). |
CLAUDIO-LISIAS | Latim: Coxo De Lisias, At 23.26 |
CLEMÊNCIA | Disposição para perdoar. 2 Samuel 22:36 |
CLEMÊNCIA | Disposição para perdoar. 2 Samuel 22:36 |
CLEMÊNCIA | Disposição para perdoar. 2 Samuel 22:36 |
CLEMENTE | Grego: Benigno, Misericordioso, Fl 4.3 |
CLEMENTE DE ALEXANDRIA (c.150-220) | Teólogo grego, a primeira grande figura da Escola de Alexandria. |
CLEMENTE DE ROMA (?c.l00 a.D) | Presbítero e bispo, do final do primeiro século, em Roma, autor de uma carta primitiva à Igreja de Corinta |
CLÉOFAS | Esposo da Maria que estava aos pés da cruz com a mãe de Jesus (Jo 19,25). Ele teria sido irmão de José, esposo de Maria, Mãe de Jesus; isto é, tio de Jesus. É distinto do outro Cléofas, um dos discípulos de Emaús (Lc 24,8). |
CLÉOFAS | Esposo da Maria que estava aos pés da cruz com a mãe de Jesus (João 19,25). Ele teria sido irmão de José, esposo de Maria, Mãe de Jesus; isto é, tio de Jesus. É distinto do outro Cléofas, um dos discípulos de Emaús (Lucas 24,8). |
CLEOPAS | Grego: A Glória Inteira, Lc 24.18 |
CLEOPATRA | Grego: Glória Do Pai, Gn 10.57 |
CLÉRIGO | Designa aqueles que foram ordenados de forma especial ao serviço religioso em contraste aos leigos. |
CLÉRIGO SECULAR | Clérigos na Igreja Católica Romana que não têm compromisso com nenhuma comunidade ou ordem religiosa particular. |
CLERO SECULAR | Clérigos católicos romanos que não são membros de qualquer ordem religiosa particular. |
CLOE | Grego: 1 Rebento Das Ervas, 1 Co 1.11 |
CLOÉ | folhagem viçosa. |
CLOPAS | Grego: Glória Inteira, Js 19.25 |
CNIDO | Grego: Urtiga Ou Dedicadora Vênus, At 27.7 |
COA | Hebraico: Garanhão, Ez 23.23 |
COABITAÇÃO | Designa a situação de pessoas que embora não casadas vivem juntas maritalmente. |
COATE | Hebraico: Assembléia, Gn 46.11 |
COBAR | Hebraico: Abundantemente, Ez 1.1 |
COBIÇA | Desejo veemente de possuir; ambição de riquezas. Êxodo 20:17 |
COBIÇA | Desejo forte ou ardente por alguma coisa. Muito embora. originalmente. a palavra pudesse ser entendida tanto positiva quanto negativamente, o termo hoje em dia tem conotação de desejo mau, especificamente de uma paixão sexual descontrolada. |
COBIÇA | Desejo veemente de possuir; ambição de riquezas. Êxodo 20:17 |
COBIÇA | Desejo veemente de possuir; ambição de riquezas. Êxodo 20:17 |
COBRADOR DE IMPOSTOS | Ver "Publicano". |
COBRADOR DE IMPOSTOS | Ver "Publicano". |
COCCEIUS, JOHANNES (1603-1669) | Teólogo reformado alemão que desenvolveu a idéia do pacto das obras e da graça. |
COCU | Ver Igreja Unida de Cristo. |
CÓDICE | Inicialmente os livros eram escritos à mão, em rolos, isto é, em, tiras de papiro ou de pergaminho. Aos poucos surgiu uma nova técnica de fazer livros: as folhas avulsas de um documento escrito eram dobradas, colocadas uma sobre a outra e costuradas, dando origem ao "códice". Quatro folhas, cada uma dobrada ao meio, davam um caderno de oito folhas ou dezesseis páginas. Tal técnica, já conhecida no séc. II aC, tornou-se comum nos manuscritos cristãos. São famosos os códices gregos da Bíblia, conhecidos pelos nomes Vaticano, Alexandrino e Sinaítico. Ver "Manuscrito". |
CÓDICE | Inicialmente os livros eram escritos à mão, em rolos, isto é, em, tiras de papiro ou de pergaminho. Aos poucos surgiu uma nova técnica de fazer livros: as folhas avulsas de um documento escrito eram dobradas, colocadas uma sobre a outra e costuradas, dando origem ao "códice". Quatro folhas, cada uma dobrada ao meio, davam um caderno de oito folhas ou dezesseis páginas. Tal técnica, já conhecida no séc. II a.C., tornou-se comum nos manuscritos cristãos. São famosos os códices gregos da Bíblia, conhecidos pelos nomes Vaticano, Alexandrino e Sinaítico. Ver "Manuscrito". |
CÓDIGO ESCRITO | Um conjunto de padrões reduzidos a um documento escrito. Geralmente trata de moralidade ou conduta. |
CÓDIGO ÉTICO | Regulamentos que definem o certo ou errado acerca de conduta, atitudes ou escolhas. |
CODORNA | Ave pequena, sarapintada, semelhante à perdiz; as codornas migravam da África do Norte através do Egito, do Sinai e da Palestina. Deus providenciou codornas junto com o maná como alimento para sustentar os israelitas nas peregrinações pelo deserto. |
CODORNIZ | Uma pequena ave da família das perdizes. Êxodo 16:13 |
CODORNIZ | Uma pequena ave da família das perdizes. Êxodo 16:13 |
CODORNIZ | Uma pequena ave da família das perdizes. Êxodo 16:13 |
COFE | Hebraico: 1ª Letra Do Alfabeto Hebraico, Macaco, Sl 119.81 |
CO-HERDEIROS DE CRISTO | Uma referência em Romanos 8.17 a um dos aspectos da união do crente com Cristo: “se padecemos com ele, também com ele seremos glorificados”. |
CÓI)IGO MORAL | Conjunto de regras de comportamento moral. |
COITO | Cópula carnal. Êxodo 22:19 |
COITO | Cópula carnal. Êxodo 22:19 |
COITO | Cópula carnal. Êxodo 22:19 |
COKE, THOMAS (1747-1814) | Importante pregador e líder metodista pertencente à geração que sucedeu John Wesley. |
COLAIAS | Hebraico: A Voz Do Senhor, Ne 11.7 |
COLCHETE | Pequeno gancho de fio de arame. Êxodo 26:6 |
COLCHETE | Pequeno gancho de fio de arame. Êxodo 26:6 |
COLCHETE | Pequeno gancho de fio de arame. Êxodo 26:6 |
COLEGIALISMO | Crença que a Igreja e o Estado são associações voluntárias mutuamente independentes criadas pelos seus membros. |
COLÉRICO | Um dos quatro temperamentos humanos; é ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se auto-suficiente e muito independente. Por ser ativo, estimula os que estão ao seu redor, não cede sobre pressões. Possui uma firmeza no que faz, o que o faz freqüentemente obter sucesso. Não é dado as emoções, por ser pouco analista, não vê as armadilhas na sua trajetória. Muitos líderes mundiais e grandes generais foram coléricos. São sempre bons gerentes, planejadores, produtores ou ditadores. Partes positivas: energético, resoluto, independente, otimista, prático, eficiente, decidido, líder, audacioso, Partes negativas: intolerante, vaidoso, auto-suficiente, insensível Fraquezas e problemas causados pelo colérico Fraquezas: É impaciente, não tem compaixão, é inflexível, impetuoso, incontrolável. Problemas causados: Torna-se exigente com os seus, é uma pessoa de muitos argumentos, impiedoso nas decisões, ausência de bondade, cria padrões difíceis de serem alcançados, utiliza-se das situações. Exemplo.... Paulo – O Colérico Personagem bíblico que melhor ilustra o temperamento colérico é o apóstolo Paulo. Ele é de fato excelente exemplo da maneira como o Espírito Santo modifica uma pessoa de vontade férrea, após sua conversão. Saulo de Tarso era um colérico de aprimorada educação e muita religiosidade. Aparece no cenário bíblico, participando do apedrejamento de Estevão (At 7:54-58). As testemunhas deixaram suas vestes aos seus pés de um jovem chamado Saulo, o que indica ser ele o líder do grupo. Estudiosos afirmam que ele era membro do Sinédrio - o conselho dos setenta anciões de Israel. E Saulo que era jovem na época, isto seria um privilégio fora do comum. Características do Paulo Colérico Cruel – a Bíblia descreve Saulo como “respirando ameaças e morte contra os discípulos do Senhor”(At 9:1-2). A maioria dos coléricos tem forte tendência a astúcia e a ardilosidade quando motivados pelo ódio ou pela intolerância. Antes de sua conversão era por instinto um líder zeloso e ativo, implacavelmente cruel com os que o contrariavam. Força de vontade – uma das maiores vantagens do indivíduo com este temperamento é sua força de vontade, o que pode fazer dele uma pessoa muito bem sucedida. Paulo se refere a isso em 1 Co 9:24-27. Suas atitudes tinham metas definidas, Paulo sabia o que queria e para onde ia. Ele sabia que autodisciplina começa ne mente. Se você não resolver em sua mente que faça determinada coisa, provavelmente jamais conseguirá fazê-la (2 Co 10). Esta imensa força de vontade fez dele um líder com capacidade de dirigir e motivar outras pessoas. Agressivo – ira e agressividade são características deste temperamento. Vimos que tais sentimentos o influenciaram antes de sua conversão, mas depois desta, raramente aquelas aparecem. Um desses casos é relatado em At 15, sua discussão com Barnabé. Paulo mostrou-se intolerante e inflexível. Outra erupção de ira do apóstolo se encontra em At 23, ao ser levado preso perante o Sinédrio. Isto mostra que um colérico, mesmo cristão, tem na ira um problema. A transformação de Paulo Apesar do grande potencial, ele é, provavelmente por natureza, o mais carente das características proporcionadas pela plenitude do Espírito Santo do que qualquer dos outros temperamentos. A carta aos Gálatas 5:22-23 – revela-nos as características necessárias ao temperamento colérico. Todas elas se encontram na vida do apóstolo após sua conversão. Amor – o Espírito Santo, de maneira maravilhosa, transformou um indivíduo irado, amargo e perseguidor, em uma pessoa calorosa e compassiva (Rm 10:1, 9:1-3). Paz – O Espírito Santo de Deus fez com que Paulo compreendesse que a paz não depende de circunstâncias ideais. Quando o apóstolo foi encarcerado, um sentimento sobrenatural de paz tomou conta de seu ser (Fp 4:11-12; 6,7) Humildade – O Espírito Santo conhecia bem a necessidade que Paulo tinha de humildade, pois após sua visão do céu relatada em 2 Co 12, foi-lhe posto um espinho na carne (Rm 8:28). Paulo tinha necessidade de sempre relembrar sua dependência de Deus. Conclusão: Paulo entregou sua férrea vontade ao Senhor Jesus na estrada de Damasco. Quando tomou esta decisão parecia ter muito a perder, porém, sua vida é um exemplo claro das palavras de Jesus “Quem perder a sua vida por minha causa, achá-la há (Mt 10:39). |
COLHEITAS | O que se colhe, o que se ajunta. Gênesis 47:24 |
COLHEITAS | O que se colhe, o que se ajunta. Gênesis 47:24 |
COLHEITAS | O que se colhe, o que se ajunta. Gênesis 47:24 |
COLHOZE | Hebraico: Que Vê Tudo, Ne 3.15 |
COLOCÍNTIDA | Coloquíntida; planta medicinal; espécie de pepino amargo e purgativo. |
COLÔNIA | Povoação de colonos. Atos 16:12 |
COLÔNIA | Povoação de colonos. Atos 16:12 |
COLÔNIA | Povoação de colonos. Atos 16:12 |
COLOSSENSES | Grego: Epístolas De Paulo Para Os Irmãos De Colossos |
COLOSSOS | Grego: Castigo, Correção, Cl 1.2 |
COMÉRCIO | Profissão perigosa porque leva facilmente à apropriação indébita dos frutos do trabalho alheio (Ez 26-28; Eclo 26,29; 27,1; Ap 18,15). Os abusos são denunciados e condenados (Dt 23,19; Pr 11,26; 20,10.23; Ez 18,18; Am 2,6s; 5,11s; 8,5s). Como proceder: Lv 19,35s; 25,14; Dt 23,13-16; Pr 11,1; 1Cor 7,30). |
COMÉRCIO | Profissão perigosa porque leva facilmente à apropriação indébita dos frutos do trabalho alheio (Ezequiel 26-28 Eclesiástico 26,29 Eclesiástico 27,1 Apocalipse 18,15). Oséias abusos são denunciados e condenados (Deuteronômio 23,19 Provérbios 11,26 Provérbios 20,10 Provérbios 20,23 Ezequiel 18,18 Amós 2,6s; Amós 5,11s; Amós 8,5s). Como proceder: Levítico 19,35s; Levítico 25,14 Deuteronômio 23,13-16 Provérbios 11,1 1Coríntios 7,30). |
COMINHO | É uma pequena e tenra semente,que era debulhada, batendo-a com uma vara . Isaías 28:25 |
COMINHO | É uma pequena e tenra semente,que era debulhada, batendo-a com uma vara . Isaías 28:25 |
COMINHO | É uma pequena e tenra semente,que era debulhada, batendo-a com uma vara . Isaías 28:25 |
COMISSAO, GRANDE | Ordem dada por Jesus aos seus discípulos para evangelizar o mundo (Mt 28.19-20). |
COMPAIXÃO | Dor que nos causa o mal alheio; comiseração, dó, pena, piedade. Êxodo 2:6 |
COMPAIXÃO | Dor que nos causa o mal alheio; comiseração, dó, pena, piedade. Êxodo 2:6 |
COMPASSIVO | Que tem ou revela compaixão. Êxodo 34:6 |
COMPASSIVO | Que tem ou revela compaixão. Êxodo 34:6 |
COMPASSIVO | Que tem ou revela compaixão. Êxodo 34:6 |
COMPETÊNCIA MORAL | Capacidade de interpretar e de julgar questões de moralidade. |
COMPORTAMENTO HUMANO | As atitudes do ser humano. - |
COMPRAZ | Alegrar; deleitar-se. Levítico 19:15 |
COMPREENSÃO | Conhecimento profundo de um assunto. |
COMPRIMENTO (Medidas de) | Dedo (Jr.52:21); correspondente bíblico: ¼ de quatro dedos; proporção 1/24; equivalente atual: 1,8 cm 4Dedos (Ex.37:12); correspondente bíblico: 1/3 do palmo ou 1/6 do côvado; proporção 1/6; equivalente atual: 7,4 cm (medida da palma da mão, Ex.37:12, na base dos quatro dedos) Palmo (Ex.28:16); correspondente bíblico: ¼ do côvado; proporção 1/2; equivalente atual: 22,2 cm (distância entre a ponta dos dedos extremos com a mão espalmada) Côvado (unidade básica, Gn.6:15)); correspondente bíblico: 2 Palmos; proporção 1; equivalente atual: 44,4 cm (distância entre o cotovelo e a ponta do dedo médio; em Ez.43:13 equivale a 51,8 cm, é um côvado mais 4 dedos.) (a Cana, Ez.41:8, equivale a 3,11 m, pois é igual a seis côvados de Ezequiel) Braça (At.27:28); correspondente bíblico: 4 Côvados; proporção 4; equivalente atual: 1,80 m |
COMPUNGIR | Magoar; afligir; arrepender; pesar profundo |
COMUNHÃO | Ver "Eucaristia", "Participação". |
COMUNHÃO | Sentimento de comunidade que os cristãos compartilham ao ministrarem e orarem juncos, encorajando e confortando um ao outro. Também palavra usada para designar a Ceia do Senhor. |
COMUNHÃO | Ver "Eucaristia", "Participação". |
COMUNHÃO COM DEUS | Relação entre o crente e Deus que envolve o compartilhar de preocupações, interesses, e valores comuns. |
COMUNHÃO DOS SANTOS | Referência à unidade de lodosos crentes. Pode também enfatizar a comunhão que há em Cristo entre os crentes vivos e aq ueles que já morreram. |
COMUNHÃO ÍNTIMA | O relacionamento entre as três pessoas da Trindade. |
COMUNHÃO SANTA | A Ceia do Senhor. |
COMUNICAÇÃO DE ATRIBUTOS | Ensino encontrado especialmente na teologia escolástica luterana, de que os atributos da deidade dc Cristo são comunicados à humanidade e vice-versa, ou que os atributos de cada natureza são também atributos de uma das pessoas. |
COMUNIDADE DO PACTO | Um povo que veio a existir em virtude de um pacto divino, quer se faça referência à nação de Israel ou à Igreja. |
COMUNISMO | Ordem social, política e econômica na qual os meios de produção pertencem ao Estado e não a companhias particulares. |
COMUNITARISMO | A partilha dos bens na igreja primitiva, prática que levou a algumas experiências posteriores devida comunitária e socialismo cristão. |