APAIM | Hebraico: As Narinas, Ventas, Porção Dobrada, 1 Cr 2.30 |
APARIÇÃO | Ver "Teofania". |
APARIÇÃO | Ver "Teofania". |
APEDREJAMENTO | Entre os judeus era o apedrejamento método usual da execução da pena de morte. Qualquer crime que merecesse a morte, exceto se a lei estabelecesse expressamente outra forma, era punido com o apedrejamento. Êx 8.26 - 19.13 - 21.28 a 32 - Lv 20.2, 10, 27 - Dt 13.5, 10 - 1 Rs 21.10.,Lc 13.34 - Jo 8.5 - 10.31 a 33 - At 5.26 - 7.58, 59 - 14.19 |
APELES | Grego: Exclusão, Separação, Rm 16.10 |
APIO | Latim: Nome De Uma Cidade Da Itália, At 28.15 |
APLACAR | Amansar Jó 20:10 - Gênesis 32:20 |
APOCALIPSE | No grego é “Revelação”, tirar o véu, Livro de Apocalipse de João. Livro profundamente influenciado pelos termos e situações apocalípticos da literatura e religiosidade judaica, em relação ao domínio romano sobre Israel, o povo de Deus. Ver Apocaliptica. |
APOCALIPSE | Grego: Revelação |
APOCALÍPTICA | Ou gênero literário apocalíptico (cf. Introdução ao livro de Daniel). Amplamente difundido no judaísmo do séc. II aC ao II dC. Tal literatura se caracteriza por uma fantasia exuberante e mesmo bizarra. Nela, animais simbolizam pessoas e povos; números têm valor simbólico e a revelação sobre a história futura é feita por meio de visões explicadas por anjos intérpretes, apresentados como homens. Exemplos deste gênero literário já aparecem em Is 24-27; Ez 38-39; Zc 9-14. Mas ele é amplamente usado no livro de Daniel, no Apocalipse e na literatura apócrifa judaica e cristã. Gênero literário que apresenta revelações no que concerne ao fim do mundo. |
APÓCRIFOS | São escritos judaicos ou cristãos não usados na liturgia e na teologia. Promovem muitas vezes doutrinas estranhas e mesmo heréticas. Para recomendá-las aos leitores são apresentados como pretensas revelações de personagens bíblicos do AT e do NT. Mas não foram inseridos entre os livros canônicos. Há livros apócrifos tanto do AT como do NT. As Igrejas protestantes chamam de apócrifos aqueles livros do AT que os católicos consideram deuterocanônicos. Os que os católicos chamam apócrifos, os protestantes consideram pseudepígrafos. Para o NT adotam a mesma terminologia dos católicos. |
APÓCRIFOS | São escritos judaicos ou cristãos não usados na liturgia e na teologia. Promovem muitas vezes doutrinas estranhas e mesmo heréticas. Para recomendá-las aos leitores são apresentados como pretensas revelações de personagens bíblicos do Antigo Testamento e do Novo Testamento. Mas não foram inseridos entre os livros canônicos. Há livros apócrifos tanto do Antigo Testamento como do Novo Testamento. As Igrejas protestantes chamam de apócrifos aqueles livros do Antigo Testamento que os católicos consideram deuterocanônicos. Oséias que os católicos chamam apócrifos, os protestantes consideram pseudepígrafos. Para o Novo Testamento adotam a mesma terminologia dos católicos. |
APÓCRIFOS, AT | Livros que datam do período intertestamentário que, julgados pela igreja do Sec.1 e 2, como espúrios, não foram aceitos no cânon do Antigo Ibstamento. A partir de Jerônimo, no Sec.IV, e sua tradução, Vulgata, alguns livros e textos foram juntados aos textos canonizados, informando que não eram reconhecidos como inspirados. Na contra-Reforma, a Igreja Católica reconheceu como inspirados e juntou, definitivamente, aos textos canônicos. |
APÓCRIFOS, NT | Livros que datam do segundo século em diante que, julgados pela igreja, daquela e de épocas posteriores, como espúrios, não foram aceitos no cânon do Novo Testamento. |
APOKATÁLSTASIS | Palavra grega que significa restauração. Refere-se a uma restauração de todas as coisas em Cristo (At 1.6; Rm 8.18-25; ICo 15.24-28; 2Pe 3.13). Origenes e outros ensinaram que esta restauração implicaria a salvação de todos os seres humanos nos últimos tempos. |
APOLINÁLRIO (NASCIDO CERCA DE 310) | Bispo de Laodicéia que ensinava que na encarnação, o Logos divino tomou o lugar da psiquê humana, de tal forma que a humanidade de Jesus ficou restrita na realidade ao seu corpo físico. Apolinário e suas interpretações foram condenados pelo Concílio de Constantinopla em 381. |
APOLINARIANISMO | Interpretação da pessoa de Cristo datada do quarto século. O Cristo divino não assumiu uma forma humana completa mas somente sua carne. A alma humana (racionalidade ou nous) foi substituida pelo Logos ou Verbo. |
APOLIOM | Grego: Destruidor, Ap 9.11 |
APOLO | Cristão de Alexandria que pregou o Evangelho em Éfeso e Corinto, mas no começo conhecia apenas o batismo de João Batista (At 18,24-28; 1Cor 1,12). |
APOLO | Cristão de Alexandria que pregou o Evangelho em Éfeso e Corinto, mas no começo conhecia apenas o batismo de João Batista (Atos 18,24-28 1Coríntios 1,12). |
APOLO | Grego: Modificação Do Nome Apolônio Ou Apolidoro, Destruidor, At 18.24 |
APOLOGÉTICA | Ramo da teologia cristã que tem como proposta a defesa racional da fé cristã. Inclui tanto argumentos positivos em defesa do cristianismo como rebates de criticas levantadas contra ele. |
APOLOGIA | Defesa de um ponto de vista particular. |
APOLOGISTA | Aquele que está engajado na defesa da verdade de uma doutrina, especialmente da mensagem cristã. Em particular, um dos teólogos pertencentes ao segundo e terceiro séculos que defenderam vigorosamente o cristianismo. |
APOLONIA | Grego: Pertecente A Apolo, Destruição, At 17.1 |
APOLÔNIO | consagrado a Apolo. |
APOSTASIA | Ato de desviar-se ou afastar-se do relacionamento com Deus. Separação ou deserção deliberada do corpo constituído de doutrina ou da fé de uma igreja. Usualmente significa um abandono deliberado e total da fé anteriormente aceita. |
APÓSTATA | Alguém que abandona a fé. |
APOSTOLICIDADE | Posse de sanção e autoridade apostólica. |
APÓSTOLO | Alguém enviado como representante. No Novo Testamento, aquele que tivesse visto a Jesus e por Ele tivesse sido comissionado para ensinar outras pessoas a respeito Dele. Significa "enviado", " mensageiro". Nos evangelhos o termo é reservado aos doze discípulos escolhidos por Jesus (Mc 3,13-19; Lc 6,13-16), para agir em seu nome (Mt 10,5-8.40). Os apóstolos são escolhidos por Deus para pregar o Evangelho (Rm 1,1; 2Cor 5,20), são a base da Igreja (Ef 2,20; Ap 21,14) e constituem o novo Israel de Deus, recordando as doze tribos (Gn 35,23-26; At 7,8; Mt 19,28; Lc 22,30). Duas são as condições para ser apóstolo: Ter participado na vida pública de Jesus e ser testemunha da ressurreição (At 1,21s; 2,32; Mt 28,19; Jo 20,21). Por isso, contemporâneos de Paulo negavam-lhe a categoria de apóstolo, pois não pertencia aos Doze, nem havia compartilhado da vida pública do Senhor (1Cor 9,1-2; 15,3-9; 2Cor 11,5; 11,13; 12,11-13). Mas Paulo responde que também viu o Ressuscitado, dele recebeu o Evangelho e a investidura no apostolado. Por isso, ele se considera apóstolo de Cristo (1Cor 1,1; 2Cor 1,1; Gl 1,1; Ef 1,1) distinguindo-se dos apóstolos (enviados) das igrejas (Fl 2,25; 4,3; 2Cor 8,23; Rm 16,7), ainda que não pertença aos Doze e não seja testemunha da ressurreição (1Cor 12,28; 15,7-11; Gl 1,15s). Pedro aparece como o primeiro dos apóstolos (Lc 6,14; 12,41; 8,45; 9,32-33. Ele é a "rocha"e o portador das chaves da casa de Deus (Mt 16,17-18; Jo 1,41-42); é a primeira testemunha da ressurreição (At 1,15-20). |
APÓSTOLO | Significa "enviado", " mensageiro". Nos evangelhos o termo é reservado aos doze discípulos escolhidos por Jesus (Marcos 3,13-19 Lucas 6,13-16), para agir em seu nome (Mateus 10,5-8 Mateus 10,40). Oséias apóstolos são escolhidos por Deus para pregar o Evangelho (Romanos 1,1 2Coríntios 5,20), são a base da Igreja (Efésios 2,20 Apocalipse 21,14) e constituem o novo Israel de Deus, recordando as doze tribos (Gênese 35,23-26 Atos 7,8 Mateus 19,28 Lucas 22,30). Duas são as condições para ser apóstolo: Ter participado na vida pública de Jesus e ser testemunha da ressurreição (s; Atos 2,32 Mateus 28,19 João 20,21). Por isso, contemporâneos de Paulo negavam-lhe a categoria de apóstolo, pois não pertencia aos Doze, nem havia compartilhado da vida pública do Senhor (1Coríntios 9,1-2 1Coríntios 15,3-9 2Coríntios 11,5 2Coríntios 11,13 2Coríntios 12,11-13). Mas Paulo responde que também viu o Ressuscitado, dele recebeu o Evangelho e a investidura no apostolado. Por isso, ele se considera apóstolo de Cristo (1Coríntios 1,1 1Coríntios 1,1 Gálatas 1,1 Efésios 1,1) distinguindo-se dos apóstolos (enviados) das igrejas (Filipenses 2,25 Filipenses 4,3 2Coríntios 8,23 Romanos 16,7), ainda que não pertença aos Doze e não seja testemunha da ressurreição (1Coríntios 12,28 1Coríntios 15,7-11 Gálatas 1,15s). Pedro aparece como o primeiro dos apóstolos (Lucas 6,14 Lucas 12,41 Lucas 8,45 Lucas 9,32-33. Ele é a "rocha" e o portador das chaves da casa de Deus (Mateus 16,17-18 João 1,41-42); é a primeira testemunha da ressurreição (Atos 1,15-20). |
APOTÉGMA (HISTÓRIAS OU RELATOS) | De acordo com a escola da crítica da forma de interpretação da Bíblia, são história que fornecem o ambiente histórico por declarações ou pronunciamentos, particularmente os de Jesus nos Evangelhos. |
APREÇO | Estima. 1 Tessalonicenses 5:12 |
APREÇO | Estima. 1 Tessalonicenses 5:12 |
APREÇO | Estima. 1 Tessalonicenses 5:12 |
APTIDÃO. FALTA TOTAL DE | Pela ótica divina, a incapacidade do ser humano de fazer qualquer coisa meritória pelos seus próprios esforços. |
AQUIA | Grego: Irmão De, Ou Um Irmão De Jeová, 1 Sm 14.18 |
AQUIAS | Grego: Irmão De, Ou Irmão De Jeová, 1 Sm 14.18 |
AQUILA | Latim: Águia, At 18.2 |
ÁQÜILA | Judeu que se converteu com sua esposa Priscila em Roma, donde foi expulso por decreto de Cláudio, junto com outros judeus. Nesta ocasião Paulo o encontrou em Corinto, trabalhou e hospedou-se em sua casa (At 18,2s). Áqüila e Priscila acompanharam Paulo a Éfeso, onde encontraram Apolo e o instruíram na doutrina do Apóstolo (At 18,18-26). Paulo os tinha em grande estima como cooperadores no apostolado (Rm 16,3-5). |
ÁQÜILA | Judeu que se converteu com sua esposa Priscila em Roma, donde foi expulso por decreto de Cláudio, junto com outros judeus. Nesta ocasião Paulo o encontrou em Corinto, trabalhou e hospedou-se em sua casa (Atos 18,2s). Áqüila e Priscila acompanharam Paulo a Éfeso, onde encontraram Apolo e o instruíram na doutrina do Apóstolo (Atos 18,18-26). Paulo os tinha em grande estima como cooperadores no apostolado (Romanos 16,3-5). |
ÁQUILAS | homem do norte. |
AQUIM | Hebraico: Jeová Estabelecera, Nt 1.14 |
AQUIMELEQUE | Deus é rei. |
AQUIMNELEQUE | Hebraico: Irmão De Um Rei, Sm 21.1-9 |
AQUIMOTE | Hebraico: Irmão Da Morte, 1 Cr 6.25 |
AQUINO, TOMÁS DE | Ver Tomás de Aquino. |
AQUINOA | Hebraico: Irmão Gracioso, 1 Sm 14.50 |
AQUINOÃO | Deus é amável. |
AQUIOR | Deus é luz. |
AQUIOR | Hebraico: Estabelecera, Tb 12.20 |
AQUIS | Hebraico: Irado, 1 Sm 21.10 |
AQUISAMEQUE | Hebraico: Irmão Auxiliador, Ex 31.6 |
AQUITOBE | meu irmão (Deus) é bom. |
AQUITOBE | Hebraico: Filho De Benevolência, 1 Sm 27.3 |
AQUITOFEL | Hebraico: Irmão De Loucura, 2 Sm 15.12, 2 Sm 16.23 |
AR | Hebraico: Cidade Ou Vila, Nm 21.15 |
AR LIVRE, REUNIÕES | Reuniões de reavivamento religioso realizadas ao ar livre na fronteira americana na primeira parte do século 19. Com freqüência aconteceram experiências dramáticas de conversão envolvendo fenõmenos emocionais e mesmo físicos. ‘Ibis reuniões ao ar livre foram adotadas especialmente pelos metodistas. |
ARA | Hebraico: Bode Montes, Gn 36.28 |
ARA | Hebraico: Região De Montanhas, 1 Cr 7.38 |
ARA | Hebraico: Caminheiro Ou Viajante, Ed 2.5 |
ARABA | Hebraico: Planície, Dt 1.1 |
ARABE | Hebraico: Emboscada, Js 15.52 |
ARABIA | Grego: Região Deserta Ou Estéril, Js 10.18, Gn 29.1 |
ARADE | Hebraico: Asno Montanhês Ou Fugitivo, Nm 21.1 |
ARAM | Hebraico: Alto, Magnificante, Gn 10.22 |
ARAMAICO | Idioma falado na Palestina nos tempos de Jesus e da igreja primitiva. Uma linguagem semita. Uma cognata do hebraico, O aramaico foi provavelmente a linguagem falada por Jesus. Partes de Daniel foram escritas em aramaico. |
ARAO | Hebraico: Brilhante, Ou Serrano, Ex 6.20 |
ARARA | Turco, Montanha De Sofrimento, Jr 51.27 |
ARARATE | Hebraico: Terra Sagrada, Gn 8.4 |
ARAUNA | Hebraico: Ágil Ou Força De Baal, 1 Cr 21.15, 2 Sm 24.16 |
ARBA | Hebraico: Quatro Ou Força De Baal, Js 14.15 |
ARBE | Hebraico: Meu Servo, 1 Cr 6.44 |
ARCA DA ALIANÇA | Objeto mais sagrado de culto em Israel. Uma caixa feita de acácia e coberta com ouro. A arca ficava guardada no Santo dos Santos do tabernáculo durante o Êxodo e no Lugar Santíssimo do templo edificado por Salomão. Ela não podia ser tocada; era transportada por varapaus sobre argolas fixadas nos seus quatro cantos. A Arca da Aliança é descrita na Bíblia como o objeto em que as tábuas dos Dez mandamentos teriam sido guardadas, e também como veículo de comunicação entre Deus e seu povo escolhido. (Deuteronômio 31:26) Ou "arca de Deus" (1Sm 3,3), era um cofre de madeira recamado de ouro (Ex 25,1-22), sinal visível da presença do Deus invisível no meio do povo. Aos israelitas não era permitido representar a divindade por meio de imagens ou esculturas. No entanto a fé precisa de suportes sensíveis e a arca preenchia tal necessidade. Tanta era a fé do povo na arca sagrada, que por vezes a levavam ao campo de batalha, persuadidos de que assim Deus mesmo lutaria a seu lado (1Sm 4,2-11). Era chamada "da aliança"ou também "do testemunho", porque nela estavam guardadas as tábuas da Lei, base da aliança de Deus com Israel. A arca foi colocada no recinto do Santo dos Santos do templo de Jerusalém (1Rs 8,1-9). Perdeu-se com a destruição de Jerusalém em 587 aC (2Rs 25,1-21). Sobre o destino da arca da aliança veja a lenda em 2Mc 2,4-8 (nota). Ver "Imagem". |
ARCA DA ALIANÇA | Objeto mais sagrado de culto em Israel. Uma caixa feita de acácia e coberta com ouro. Dentro dela ficavam as duas tábuas dos Dez Mandamentos, um pote de ouro com maná e a vara de Arão. A arca ficava guardada no Santo dos Santos do tabernáculo durante o Êxodo e no Lugar Santíssimo do templo edificado por Salomão. Ela não podia ser tocada; era transportada por varapaus sobre argolas fixadas nos seus quatro cantos. (Deuteronômio 31:26) |
ARCA DA ALIANÇA | Ou "arca de Deus" (1Samuel 3,3), era um cofre de madeira recamado de ouro (Êxodo 25,1-22), sinal visível da presença do Deus invisível no meio do povo. Aos israelitas não era permitido representar a divindade por meio de imagens ou esculturas. No entanto a fé precisa de suportes sensíveis e a arca preenchia tal necessidade. Tanta era a fé do povo na arca sagrada, que por vezes a levavam ao campo de batalha, persuadidos de que assim Deus mesmo lutaria a seu lado (1Samuel 4,2-11). Era chamada "da aliança"ou também "do testemunho", porque nela estavam guardadas as tábuas da Lei, base da aliança de Deus com Israel. A arca foi colocada no recinto do Santo dos Santos do templo de Jerusalém (2Reis 8,1-9). Perdeu-se com a destruição de Jerusalém em 587 a.C.(2Reis 25,1-21). Sobre o destino da arca da aliança veja a lenda em 2Macabeus 2,4-8 (nota). Ver "Imagem". |
ARCA DA ALIANÇA | A Arca da Aliança é descrita na Bíblia como o objeto em que as tábuas dos Dez mandamentos teriam sido guardadas, e também como veículo de comunicação entre Deus e seu povo escolhido. (Deuteronômio 31:26) |
ARCA DA ALIANÇA | A Arca da Aliança é descrita na Bíblia como o objeto em que as tábuas dos Dez mandamentos teriam sido guardadas, e também como veículo de comunicação entre Deus e seu povo escolhido. (Deuteronômio 31:26) |
ARCAIZANTE | Ação de (ornar antigas as coisas modernas. O termo é usado para referir-se às tentativas de fazer com que pessoas modernas assumam o padrão de pensamento de culturas antigas. |
ARCANJO | Na teologia judaica, é o Chefe dos anjos. Palavra usada apenas para o anjo Miguel. Ele é o anjo chefe, que comanda os outros anjos de Deus. (Daniel 10:13,21) Anjos-chefes, O único cujo nome é mencionado na Escritura é Miguel (Jd 9). A outra única referência a “Arcanjo” (1 Ts 4.6) não fornece nome, O outro anjo nomeado na Escritura, Gabriel (Dn 8.16; 9.21; 1c 1.19,26), não é identificado como arcanjo. |
ARCANJO | Palavra usada apenas para o anjo Miguel. Ele é o anjo chefe, que comanda os outros anjos de Deus. (Daniel 10:13,21) |
ARCANJO | Palavra usada apenas para o anjo Miguel. Ele é o anjo chefe, que comanda os outros anjos de Deus. (Daniel 10:13,21) |
ARCANJO | Palavra usada apenas para o anjo Miguel. Ele é o anjo chefe, que comanda os outros anjos de Deus. (Daniel 10:13,21) |
ARCEBISPO | Nas formas episcopais de governo da Igreja, é um oficial que possui autoridade maior do que a de um bispo. Um arcebispo preside sobre uma arquidiocese, que por sua vez é formada por várias dioceses. |
ARCEU | Grego: Fugitivo, Gn 10.17 |
ARDE | Hebraico: Fugitivo, Nm 26.40 |
ARDOM | Hebraico: Rebento, 1 Cr 2.18 |
ÁREA (medida de) | Jeira: Área que uma junta de bois pode arar em um dia, mais ou menos um quarteirão quadrado com 50 m de lado, o que equivale a 2.500 m2 (1Sm.14:14) |
AREDI | Hebraico: Fugitivo, Ou Jumenta Brava, Nm 26.17 |
ARELI | Hebraico: Leão De Deus, Heróico, Gn 46.10 |
AREOPAGO | Grego: Monte De Ares Ou A Colina De Marte, At 17.22 |
AREÓPAGO | Colina de pedra junto à Acrópole de Atenas, onde havia santuários pagãos. Ali se reunia o Supremo Tribunal de Atenas. Colina de pedra junto à Acrópole de Atenas, onde havia santuários pagãos. Ali se reunia o Supremo Tribunal de Atenas. Paulo, no ano 50 dC, dirigiu um discurso aos membros do Areópago (At 17,19-34). |
AREÓPAGO | Colina de pedra junto à Acrópole de Atenas, onde havia santuários pagãos. Ali se reunia o Supremo Tribunal de Atenas. Paulo, no ano 50 d.C., dirigiu um discurso aos membros do Areópago (Atos 17,19-34). |
ARETAS | Grego: Virtude, 2 Cr 11.32 |
AREUNA | Hebraico: Jeová Está Firme, 2 Sm 24.48 |
ARFADE | Hebraico: Apoio, Is 36.19 |
ARFAXADE | Hebraico: Atolado Ou Brotando, Gn 10.22 |