DICIONÁRIO OFICIAL (Bíblico -Teológico) ...ENCICLOPÉDIA............ Apresentação ...Artigos ... Cronologia ...Bibliografia ... --- ... IdadeMédia ... HebraicoGrego ... Dicionários ... Wikipédia ...

AAA ... ACA ... ADR ... ALA ... AMP ... APA ... ARG ... ASC ... AUG ... BAA ... BAQ ... BEM ... BET ... BIA ... BOA ... CAA ... CAN ... CBA ... CLA ... CON ... COO ... CPA ... CRO ... DAA ... DEM ... DET ... DFA ... DIV ... EAA ... EL ... EMA ... ESA ... ESP ... ETA ... EXA ... FAA ... FEB ... FIA ... FOC ... GAA ... GEE ... GOA ... HAA ... HAS ... HEP ... HIL ... HOA ... IAA ... IMA ... INA ... INT ... JAA ... JEJ ... JET ... JPA ... KAA ... LAA ... LEI ... LIA ... LOI ... MAA ... MAO ... MEA ... MES ... MIL ... MOA ... MUL ... NAA ... NEA ... NIA ... OAA ... ONO ... PAA ... PAO ... PAS ... PEA ... PEO ... PIA ... POS ... PRO ... PSA ... QAA ... RAA ... REE ... REN ... REU ... SAA ... SAL ... SAN ... SAO ... SCA ... SEO ... SIB ... SMA ... TAA ... TEM ... TEO ... TFA ... TRE ... UAA ... VAA ... VIO ... WAA ... XAA ... YAA ... ZAA ... ZER ...


TEO

TEOCÊNTRICO
 Que diz respeito ao que é centrado em Deus como o valor mais elevado.
TEOCRACIA
 Forma de governo que tem como fundamento a lei de Deus.
TEODICËIA
 Tentativa de demonstrar que Deus não é responsável pelo mal. corrompeu a essência da mensagem cristã.
TEODICÉIA AGOSTINIANA
 Tentativa de explicar o mal como parte da criação que é necessário para o seu bem maior
TEODICÉIA IRENAICA
 Sugestão feita por Irineu de que o mal faz parte do processo de criação da alma, da formação espiritual do ser humano.
TEODORETO (c.393-458)
 Bispo de Cyrrhus, na Síria, que adotou uma postura conciliadora entre as duas partes na polêmica nestoriana. Deposto e exilado pelo Sínodo de Latrão, realizado em Éfeso, foi reintegrado pelo Concílio de Calced6nia em 451, que exigiu sua rticipação no processo de condenação- de Nestório.
 TEODOTO
Grego: Dado Por Deus, Ii Mac 14.19
TEÓDOTO
 Comerciante bizantino de couro que lançou em Roma o monarquianismo dinâmico, por volta de 190 aD. Em outros aspectos da doutrina ele era um ortodoxo.
TEOFANIA
Revelação ou manifestação sensível da glória de Deus, ou através de um anjo, ou através de fenômenos impressionantes da natureza. Assim Deus apareceu a Abraão (Gn 18), a Isaac (26,2) e a Jacó (32,25-31; 35,9); revelou seu nome a Moisés (Ex 3), sua Lei a Israel (Ex 19s).
No NT Deus já não aparece nas forças da natureza. Aparece no Homem-Cristo: na encarnação (Lc 2,1-2; Jo 1,14-18; Tt 2,11-14; 3,4-7; 1Jo 3,2-8); na ressurreição (Mc 16,9-20; Lc 24,1s; Jo 20,21).
Manifestações teofânicas temos nas descrições do batismo de Jesus (Mt 3,16s), de sua transfiguração (17,1-8), ressurreição (28,1-7) e ascensão ao céu (At 1,3-11).
TEOFANIA
 Aparição ou manifestação de Deus especialmente no Antigo Testamento.
TEOFANIA
Revelação ou manifestação sensível da glória de Deus, ou através de um anjo, ou através de fenômenos impressionantes da natureza. Assim Deus apareceu a Abraão (Gênese 18), a Isaac (Gênese 26,2) e a Jacó (Gênese 32,25-31 Gênese 35,9); revelou seu nome a Moisés (Êxodo 3), sua Lei a Israel (Êxodo 19s).
No Novo Testamento Deus já não aparece nas forças da natureza. Aparece no Homem-Cristo: na encarnação (Lucas 2,1-2 João 1,14-18 Tito 2,11-14 Tito 3,4-7 1João 3,2-8); na ressurreição (Marcos 16,9-20 Lucas 24,1s; João 20,21).
Manifestações teofânicas temos nas descrições do batismo de Jesus (Mateus 3,16s), de sua transfiguração (Mateus 17,1-8), ressurreição (Mateus 28,1-7) e ascensão ao céu (Atos 1,3-11).
 TEOFILO
Grego: Amigo De Deus, Lc 1.3
TEÓFILO
amado por Deus.
TEOLOGIA
 Teologia é a doutrina ou ciência de Deus. A Teologia cristã, aquela que mais nos interessa, é, na aceitação geral, a ciência da religião evangélica, como se acha ela revelada na Bíblia, desenvolvida na História, e continuada na vida progressiva da igreja cristã.
TEOLOGIA
 Estudo da doutrina de Deus.
TEOLOGIA ALEXANDRINA
 Escola de teólogos que floresceu do terceiro ao quinto séculos e que procurava utilizar a filosofia platônica na elabora. ção da teologia cristã.
TEOLOGIA APOFÁTICA
 Uma forma de relacionar-se com Deus de acordo com a crença de que Deus não pode ser conceitualizado em categorias humanas.
TEOLOGIA ASCÉTICA
 ibologia que defende a possibilidade de se alcançar a perfeição cristã através de várias práticas ascéticas.
TEOLOGIA ASIÁTICA
 Teologia desenvolvida pelos asiáticos na tentativa de conceitualizar a mensagem cristã de forma tal que seja relevante para a cultura asiática. ‘lkis tentativas, com freqüência, surgem em virtude de percepção de que a Teologia Ocidental
TEOLOGIA BÍBLICA
 Sistematização dos ensinos teológicos de acordo com as suas ocorrências nas diversas partes da Bíblia. Essa sistematização utiliza um critério fenomenal e não o de tópicos. A teologia bíblica não tem como propósito reafirmar as expressões da Bíblia em uma moldura contemporânea.
TEOLOGIA CONSTRUTIVA
 Tentativa de sintetizar ou formular uma teologia e, especialmente, a obra de um grupo de teólogos neo-evangelicais americanos firmada na década de 1970. Crendo que a teologia tradicional ou ortodoxa não é mais sustentável, procuraram reformular as doutrinas da fé de tal forma que se adequassem ao mundo moderno.
TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA CATÓLICA ROMANA
 A expressão designa a teologia católica romana, especialmente, a teologia produzida a partir do Concílio Vaticano II. Contrasta com o escolasticismo tradicional.
TEOLOGIA DA CRUZ
 Doutrina formulada por Martinho Lutero em que se afirma que é na cruz onde Deus mais se revela e se encontra. O pleno conhecimento de Deus não se encontra, pois, em seus naturais e gloriosos atributos (teologia da glória), mas no lugar onde se esconde sua glória pela fraqueza aparente.
TEOLOGIA DA ESPERANÇA
 Tentativa de construção teológica em termos do futuro. Está associada particularmente a Jürgen Moltmanst
TEOLOGIA DA GLÓRIA
 termo de Lutero para a forma com que se afirma conhecer Deus através de suas obras, ou seja, pela teologia natural. O termo pode ser aplicado, também, ao triunfalismo de certos carismáticos modernos que vêem Deus em ação em visões dramáticas em curas miraculosas e na glossolalia. A teologia da glória é a antítese da teologia da cruz.
TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO
 Uma série de movimentos teológicos (movimentos de libertação no Terceiro Mundo, da mulher e do negro), que dão mais ênfase à libertação dos seres humanos das várias formas de escravidão temporal (econômica, política e social) que a redenção pessoal do pecado. A tendência é de valorizar mais as ciências sociais que as bases bíblicas e teológicas.
TEOLOGIA DA MORTE DE DEUS
 Movimento teológico que floresceu brevemente na década de 1960. Os principais expoentes foram Thomas J.J.Altizer, William l-Iamilton e Paul Van Buren. Embora com algumas diferenças entre si. os três concordaram ao afirmar que a idéia de um Deus transcendente já não fazia parte da experiência do homem moderno. A teologia também foi referida com os designativos de ateísmo cristão e teologia secular.
TEOLOGIA DA NOVA INGLATERRA
 Tradição teológica decorrente do trabalho de Jonathan Edwards que teve continuidade no século l9 O movimento caracterizou-se não por um conjunto comum de doutrinas, mas pelo interesse comum em torno de questões, como liberdade da vontade humana e a moralidade da justiça divina
TEOLOGIA DE SITUAÇÃO
 Teologia desenvolvida em resposta a uma circunstância ou ocorrência especial, tal como a teologia do sofrimento de Deus, desenvolvida no Japão por Kazo Kitamori, após ali Guerra Mundial.
TEOLOGIA DIALÉTICA
 Termo usado para descrever a neo -ortodoxia, especialmente nos seus períodos primitivos.
TEOLOGIA DO PACTO
 Teologia que considera a relação entre Deus e a humanidade como um tipo de acordo entre as duas partes que orienta as ações de Deus para com os homens.
TEOLOGIA DO PARADOXO
 Ver Paradoxo, Teologia do.
TEOLOGIA DO PROCESSO
 Movimento teológico do século 20 que se originou em grande parte do pensamento de AlfredNorth Whitehead, que considerava a realidade como tendo uma natureza progressiva ou evolutiva. Ademais, Deus está tão intimamente ligado com o restante da realidade que ele também é visto como estando crescendo e se desenvolvendo.
TEOLOGIA DO REAVIVAMENTO
 Teologia que realça o estado pecaminoso do ser humano e, especialmente, a necessidade da conversão imediata e definitiva. Geralmente, inclui o aspecto emocional na natureza da conversão.
TEOLOGIA DOS SENTIMENTOS
 Teologia semelhante à de Friedrich Schleiermacher que realça as emoções ou sentimentos e não a crença ou ação.
TEOLOGIA EMPÍRICA
 Teologia baseada nos dados do sentido; Teologia Natural.
TEOLOGIA EVANGELICAL
 Teologia que afirma as doutrinas tradicionais do cristianismo ortodoxo com uma ênfase na necessidade da regeneração pessoal do individuo.
TEOLOGIA EXISTENCIAL
 Teologia que é baseada numa filosofia existencial.
TEOLOGIA FEDERAL
 Escola de pensamento teológico identificado especialmente com Johannes Cocceius (1603-1669). Afirmava que Adão represenlava a raça humana no pacto de obras estabelecido por Deus.
TEOLOGIA FILOSÓFICA
 teologia que usa os recursos da filosofia. Isto pode envolver tanto a reflexão sobre as questões filosóficas da teologia, como a existência de Deus e o problema do mal, quanto o uso mais da filosofia do que das Escrituras.
TEOLOGIA FUNCIONAL
 Uma teologia baseada no funcionalismo.
TEOLOGIA HISTÓRICA
 Estudo do desenvolvimento cronológico do pensamento teológico. No cristianismo, o estudo do desenvolvimento da teologia cristã desde os tempos bíblicos até aos atuais.
TEOLOGIA INVERTIDA
 Tendência do ser humano de se colocar acima de Deus e esperar ser servido por ele. Com efeito, esta teologia transforma o homem em Deus e este em servo do homem.
TEOLOGIA MODERNA
 Teologia dos séculos 19 e 20, inicialmente como uma reação aos pensamentos de lmmanuel Kant.
TEOLOGIA MORAL
 Disciplina católica romana equivalente à cadeira de ética cristã para os protestantes.
TEOLOGIA NATURAL
 Teologia desenvolvida à parte de qualquer revelação das Escrituras. E construída através de observações e de experiências.
TEOLOGIA NEGRA
 Movimento teológico norte-americano desenvolvido no século 20 que possui muitas afinidades com a ‘Ièologia da Libertação. Considera o interesse de Deus pela salvação dos seres humanos não apenas como sendo de uma orientação exclusivamente espiritual, mas tendo também relevância para a libertação nas áreas política, econômica e social. James Cone é o teólogo mais destacado do movimento.
TEOLOGIA ORTODOXA
 Teologia que está em concordância com determinado padrão de crença oficialmente estabelecido.
TEOLOGIA RADICAL
 Teologia que assume uma posição extrema, principalmente a teologia da morte de Deus em meados dos anos 60.
TEOLOGIA RELACIONAL
 Uma visão do cristianismo que acentua o relacionamento pessoa a pessoa em preferência à crença doutrinal da relação direta com Deus.
TEOLOGIA SECULAR
 Teologia que enfatiza o envolvimento com o mundo; em lugar de um distanciamento dele para um adequado relacionamento com Deus. Dietrich Bonhoeffer foi um dos precursores dessa concepção.
TEOLOGIA SISTEMÁTICA
 Disciplina que busca organizar o conteúdo doutrinal das Escrituras, de modo coerente, expressando-o de forma atual e relacionando-o com as questões referentes à prática do cristianismo.
TEOLOGIA TRADICIONAL
 Diz respeito tanto à teologia ortodoxa convencional, quanto aquela habitualmente aceita sem qualquer verificação.
TEOLÓGICO
 Que diz respeito à teologia, que está conforme aos ensinamentos da teologia.
TEÓLOGO
 Aquele que busca entender as bases doutrinais de uma religião, normalmente a religião a que pertence. Teólogo profissional é uma pessoa com instrução avançada em estudos doutrinais e que geralmente atua como professor e escritor.
TEÓLOGOS CAPADÓCIOS
 Três teólogos na Província da Capadóçia na segunda metade do 4° século; Basílio (O Grande) de Cesaréia; seu irmão Gregório de Nyssa e Gregório de Nazianzio. Fomm grandemente responsáveis pela enunciação da doutrina ortodoxa da Trindade em contraposição ao arianismo.
TEÓLOGOS DO EQUILÍBRIO
 Na classificação de James Fowler da teologia da libertação, aqueles que vêem erros nos dois lados das lutas sociais, políticas e econômicas da atualidade: os opressores e os oprimidos.
TEÓLOGOS IDEOLÓGICOS
Teólogos cujas concepções se relacionam, derivam ouse preocupam em defender uma ideologia em particular. James Fowler usou este termo para se referir às mais extremadas teologias da libertação que vêem tudo de bom em suas idéias e tudo de ruim nas idéias opostas.
TEONOMIA
 Crença de que Deus é livre pan decidir conforme a sua vontade, que é boa e justa. Dessa forma, no que diz respeito especialmente à questão do mal, a teologia antecede à lógica.
TEORIA DA INFLUÊNCIA MORAL NA EXPIAÇAO
 Perspectiva segundo a qual o efeito da morte de Cristo foi demonstrar-nos o amor de Deus e, assim, induzir-nos a responderão oferecimento de salvação feito por Deus na pessoa do seu filho.
TEORIA DA NATUREZA ANIMAL DO PECADO
 Ver Pecado, Teoria da Natureza Animal do.
TEORIA DA SUBSTITUIÇÃO PENAL DA EXPIAÇAO
 Idéia de que a morte de Cristo é um sacrifício oferecido em favor dos nossos pecados. É aceito por Deus, o Pai, como pagamento em substituição à punição de vida por nós.
TEORIA DA TÁBULA RASA
 Ver Mente, Teoria da Tábula Rasa.
TEORIA DAS LACUNAS
 Crença de que Gênesis L2a, deveria ser traduzido: “A terra tornou-se sem forma e vazia”, o verso 3, então, começa uma descrição da recriação ou reforma da terra. Virtualmente, todas as eras geológicas situam-se assim na lacuna entre o ato criador original de Deus no verso 1 e sua subseqüente recriação do mundo.
TEORIA DIAS-ERAS
 Teoria segundo a qual os dias da criação em Gênesis 1 são longos períodos de tempo e não dias de 24 horas.
TEORIA DO RESGATE PELA EXPIAÇÃO
 Idéia de que o sangue de Cristo foi o resgate pago a Satanás para libertar o ser humano de seu controle.
TEOSOFIA
 Filosofia mística que implica um sistema de auto-salvação. O ser humano evolui progressivamente em busca de sua natureza divina através de uma série de reencarnações, bem como da sabedoria recebida diretamente do mundo dos espíritos ou dos ensinamentos dos que estão mais perto da perfeição.
 TEQUEL
Persa: Dn 5.25
 TERA
Babilônico: Demora, Gn 11.24
TERÇA-FEIRA DA CONFISSAO
 O dia anterior à quarta-feira de cinzas, quando tem inicio a Quaresma.
TERCEIRA PESSOA DA TRINDADE
 O Santo Espírito de Deus.
TERCEIRA REFORMA
 Ver Reforma Radical.
TERCEIRO MUNDO, TEOLOGIAS DO
 Contextualizações da teologia cristã aos cenários do Terceiro Mundo.
 TERCIO
Latim: O Terceiro, Rm 16.22
TÉRCIO
o terceiro.
TEREBINTO
 Esta árvore tem um tronco pequeno e nodoso, crescendo até à altura de quase 6 metros - muitas vezes acha-se isolada, e por isso é facilmente reconhecida à distância, sendo boa para debaixo delas se realizarem especiais práticas religiosas. Em outros lugares, fora da Palestina, dela se extrai a terebentina, para fins comerciais.
TEREBINTO
Pequena árvore européia ( Pistacia terebinthus), sempre verde, que produz resina semelhante à terebintina. Isaías 6:13
TEREBINTO
Pequena árvore européia ( Pistacia terebinthus), sempre verde, que produz resina semelhante à terebintina. Isaías 6:13
 TERES
Hebraico: Austero, Et 2.21
 TERFAL
Hebraico: Porta Dos Touros, Ed 4.9
TERMINISMO
 Doutrina segundo a qual Deus determinou o limite de tempo para a oportunidade de conversão e de salvação de cada indivíduo.
TERMO
Disposição, modo, maneira. Gênesis 22:20
TERMO
Disposição, modo, maneira. Gênesis 22:20
TERRA PROMETIDA
 A terra da Palestina que Deus prometeu a seu povo, Israel.
TERRA, NOVA
 Universo do futuro completamente redimido. E referido como “novos céus e nova terra”.
TERRITORIALISMO
 Idéia de que o código civil tem o direito de estabelecer uma religião oficial em seus domínios.
TERTIUM QUID
Uma alternativa aos termos de um dilema.
TERTULIANO (c.155-220)
 Pai latino que no final de seus anos tornou-se um montanista. Suas contribuições mais importantes foram dar origem ao termo “Trindade” e sugeriu que a divindade devia ser entendida como uma substância manifestada em três pessoas. Apresentou significativa contribuição ao entendimento do pecado original e da relação entre fé e razão.
 TERTULO
Latim: Diminutivo De Tercio, Mentiroso, At 24.1
TÉRTULO
forma diminutiva de Tércio.
 TESBITA
Hebraico: O Estrangeiro, Natural De Tisbi, 1 Rs 17.1
TESSALÔNICA
Fundada em 315 aC, tornou-se cidade livre e capital da província romana da Macedônia. Na sua segunda viagem missionária, Paulo visitou a cidade e fundou ali uma florescente comunidade, para a qual escreveu duas epístolas (At 17,1-13; 20,4; 27,2).
TESSALÔNICA
Fundada em 315 a.C., tornou-se cidade livre e capital da província romana da Macedônia. Na sua segunda viagem missionária, Paulo visitou a cidade e fundou ali uma florescente comunidade, para a qual escreveu duas epístolas (Atos 17,1-13 Atos 20,4 Atos 27,2).
 TESSALONICENSES
Morador De Tessalônica (carta De Paulo)
TESTADOR
Diz-se do indivíduo que testa ou faz testamento. Hebreus 9:16
TESTADOR
Diz-se do indivíduo que testa ou faz testamento. Hebreus 9:16
TESTAMENTO
O termo significa "disposição testamentária", ato jurídico pelo qual alguém divide seus bens em favor dos herdeiros, após sua morte (Lc 22,29; Gl 3,15-17; Hb 9,16). Significa também a aliança, ou pacto, pelo qual Deus se compromete a cumular de bens o seu povo, desde que este cumpra certas condições. O "Antigo Testamento" (2Cor 3,14) é a aliança do Sinai; o "Novo Testamento"é o pacto que Deus estabeleceu por meio de Jesus Cristo (Jr 31,31; Lc 22,20), superando o AT (2Cor 3,6).
TESTAMENTO
 Uma das duas grandes divisões das Escrituras, escrito no período anterior a Cristo e posterior à sua vinda. O termo literalmente significa “aliança”.
TESTAMENTO
O termo significa "disposição testamentária", ato jurídico pelo qual alguém divide seus bens em favor dos herdeiros, após sua morte (Lucas 22,29 Gálatas 3,15-17 Hebreus 9,16). Significa também a aliança, ou pacto, pelo qual Deus se compromete a cumular de bens o seu povo, desde que este cumpra certas condições. O "Antigo Testamento" (2Coríntios 3,14) é a aliança do Sinai; o "Novo Testamento"é o pacto que Deus estabeleceu por meio de Jesus Cristo (Jeremias 31,31 Lucas 22,20), superando o Antigo Testamento (2Coríntios 3,6).
TESTEMUNHA
 Aquele que testifica algo que viu ou experimentou, especialmente no evangelho.
TESTEMUNHAS DEJEOVÁ
Movimento fundado na década de 70 do século 19 por Charles Taze Russell, que nega a doutrina da Trindade eda perspectiva tradicional da pessoa e obra de Cristo. Em alguns aspectos, segue as interpretações da Bíblia de forma literal. O nome testemunha de Jeová foi adotado em 1931.
TESTEMUNHO
O testemunho humano está regulado pela Lei (Nm 5,13; 35,30; Dt 6,7); o falso testemunho é severamente sancionado (Ex 20,16; 23,1; Dt 5,20; 19,16-20; Pr 19,5; 24,28; Dn 13; Mc 10,19).
Os profetas dão testemunho do nome de Deus (Mq 1,2; Jr 29,23; Ml 3,5). Mas é sobretudo o povo de Deus que deve dar testemunho (Is 43,9-10; 44,8; 55,4).
Jesus, a grande testemunha (Jo 18,37; 1Tm 6,13; Ap 1,5; Jo 13,11.32; 5,31-40; 8,12-14; 15,26; 1Jo 5,6-8).
Os cristãos devem ser testemunhas (At 1,8.21s; 10,41; 5,32).
O martírio é o testemunho supremo (At 7; Ap 2,13; 6,9).
O falso testemunho em juízo é proibido porque prejudica inocentes e inocenta culpados (Ex 20,16; 23,1; Dt 5,20; Pr 19,5; 24,28; Mt 19,18; Mc 10,19).
TESTEMUNHO
 Evidência autêntica ou o ato de presenciar algum fato ou acontecimento.
TESTEMUNHO
O testemunho humano está regulado pela Lei (Números 5,13 Números 35,30 Deuteronômio 6,7); o falso testemunho é severamente sancionado (Êxodo 20,16 Êxodo 23,1 Deuteronômio 5,20 Deuteronômio 19,16-20 Provérbios 19,5 Provérbios 24,28 Daniel 13 Marcos 10,19).
Oséias profetas dão testemunho do nome de Deus (Miquéias 1,2 Jeremias 29,23 Malaquias 3,5). Mas é sobretudo o povo de Deus que deve dar testemunho (Isaías 43,9-10 Isaías 44,8 Isaías 55,4).
Jesus, a grande testemunha (João 18,37 1Timóteo 6,13 Apocalipse 1,5 João 13,11 João 13,32 João 5,31-40 João 8,12-14 João 15,26 1João 5,6-8).
Oséias cristãos devem ser testemunhas (Atos 1,8 Atos 1,21s; Atos 10,41 Atos 5,32).
O martírio é o testemunho supremo (Atos 7 Apocalipse 2,13 Apocalipse 6,9).
O falso testemunho em juízo é proibido porque prejudica inocentes e inocenta culpados (Êxodo 20,16 Êxodo 23,1 Deuteronômio 5,20 Provérbios 19,5 Provérbios 24,28 Mateus 19,18 Marcos 10,19).
TESTEMUNHO DO ESPÍRITO SANTO
 Ver Testemunho Interior do Espírito Santo.
TESTEMUNHO INTERIOR DO ESPIRITO SANTO
 Obra do Espírito Santo de testemunhar e convencer o coração e mente do homem sobre a origem divina e a autoridade das Escrituras.
TESTIMONIUM SPIRITUS SANCTI INTERNUM
 Ver Testemunho Interior do Espírito Santo.
 TETANAI
Persa: Um Dom, Ed 5.3
 TETE
9ª Letra Do Alfabeto Hebraico, Sl 119.65
TETRADRACMA
consulte MOEDAS
TETRAGRAMA
 As quatro letras em hebraico para o nome do Deus de Israel: YI-JWH.
TETRAPOLITANA, CONFISSAO
 Confissão elaborada em 1530 por Martin Bucer e Wolfgang Capito, durante a Dieta de Augsburgo. na tentativa de promover uma conciliação entre as posições de Lutero e Zwinglio. Tal fato provocou confronto na Confissão de Augsburgo, mas conseguiu reconciliar a maneira de tratar a Ceia do Senhor. No entanto, o encontro não atingiu o objetivo da união dos dois grupos.
TETRARCA
Governador da quarta parte de um determinado território. No NT o título indica qualquer governante de um reino dividido, ou um príncipe inferior ao rei (Mt 14,1; Lc 3,1; 9,7), ou mesmo igual ao rei (Mt 14,9).
TETRARCA
 Governador de uma quarta parte. Acha-se aplicado o termo a Herodes Antipas, tetrarca da Galiléia, a Herodes Filipe, tetrarca da Ituréia e Traconites, e a Lisânias, tetrarca da Abilene (Lc 3.1). Parece que os romanos usavam esse título, nos tempos do Novo Testamento, para designar príncipes tributários, que não tinham suficiente importância para serem chamados reis.
TETRARCA
Governador da quarta parte de um determinado território. No Novo Testamento o título indica qualquer governante de um reino dividido, ou um príncipe inferior ao rei (Mateus 14,1 Lucas 3,1 Lucas 9,7), ou mesmo igual ao rei (Mateus 14,9).
 TEUDAS
Latim: Ensinador Falso, At 5.36
TEXTO MASSORÉTICO (TM)
É o texto crítico da Bíblia Hebraica, estabelecido definitivamente entre 750 e 1000 dC. É o fruto do trabalho árduo dos massoretas, iniciado após a destruição de Jerusalém, para chegar a um texto hebraico definitivo. A massorá (= tradição) consta de sinais de vocalização do texto consonantal, para a pronúncia correta das palavras, e de estatísticas marginais sobre ocorrências do texto. O TM das atuais edições críticas do texto hebraico da Bíblia baseia-se num manuscrito hebraico do séc. X dC, e apresenta poucas divergências em relação aos manuscritos descobertos em Qumrân.
TEXTO MASSORÉTICO (TM)
É o texto crítico da Bíblia Hebraica, estabelecido definitivamente entre 750 e 1000 d.C.. É o fruto do trabalho árduo dos massoretas, iniciado após a destruição de Jerusalém, para chegar a um texto hebraico definitivo. A massorá (= tradição) consta de sinais de vocalização do texto consonantal, para a pronúncia correta das palavras, e de estatísticas marginais sobre ocorrências do texto. O TM das atuais edições críticas do texto hebraico da Bíblia baseia-se num manuscrito hebraico do séc. X d.C., e apresenta poucas divergências em relação aos manuscritos descobertos em Qumrân.