WALDENSTRÜM. PETER PAUL (1838-1917) | Teólogo pietista sueco cuja influência pode ser notada nas duas denominações norte-americanas de origem sueca, a Igreja Evangélica da Aliança (Evangelical Covenant Church) e a Igreja Evangélica Livre (Evangelical Free Church). Seu ensino mais controvertido foi uma variação da teoria da influência moral na expiação: a cruz reconcilia o homem com Deus e não Deus com o homem. |
WARFIELD, BENJAMIN BRECKINRIDGE (1851-1921) | Professor de teologia no Seminário de Princeton conhecido por uma resoluta defesa do calvinismo ortodoxo, particularmente da doutrina da inspiração verbal e da inerrância da Bíblia. |
WATTS, ISAAC (1674-1748) | Famoso autor de hinos sacros da Inglaterra. |
WAY INTERNATIONAL (CAMINHO INTERNACIONAL) | Organização religiosa iniciada na metade dos anos 50, cujos seguidores negam a divindade de Cristo e sustentam que o verdadeiro culto a Deus está no falar em línguas. |
WEISS, JOHANNES (1863-1914) | Erudito protestante alemão do Novo Testamento, cujo livro A proclamação do reino de Deus por Jesus Crista sustenta que a mensagem de Jesus tinha uma escatologia coerente. A obra de Weiss, junto com a de Albert Schweitzer, marcou o fim das biografias liberais de Jesus. |
WESLEYANA, TRADIÇÃO | Crenças e práticas vindas desde John Wesley. |
WESLEYANISMO | Teologia baseada nos ensinos de John Wesley. De orientação arminiana, sua ênfase está na graça preveniente, pela qual Deus restaura todas as pessoas a ponto de serem capazes de crer e na possibilidade da santificação total ou perfeição. |
WESTCOTT, BROOKE FOSS (1825-1901) | Destacado erudito inglês do Novo Testamento que lecionou em Cambridge e atuou como bispo em Durham. Conservador em teologia e profundamente envolvido com as questões sociais, É mais conhecido por sua edição do texto do Novo Testamento Grego, produzido em cooperação com Fenton John Anthony Hort e pelos comentários do Evangelho de João, das Epistolas de João e da Epistola aos Hebreus. |
WESTMINSTER, CATECISMO DE | Dois catecismos elaborados pela Assembléia de Westminster, juntamente com a Confissão de Fé de Westminster. Terminados em 1647, o Pequeno foi dirigido à juventude e o Grande aos ministros. |
WESTMINSTER, CONFISSAO DE FE DE | Declaração de fé terminada em 1646 por um grupo de clérigos reunidos no decanato de Westminster. Elaborado para aproximar a Igreja Anglicana da Igreja da Escócia e de outros grupos reformados, acabou por se tornar a posição calvinista clássica. Embora orientasse a Igreja da Inglaterra por pouco tempo, a confissão tem sido amplamente usada como um padrão de fé para muitos grupos presbiterianos e reformados. |
WESTMINSTER, SEMINÁRIO TEOLÓGICO | Seminário ligado à teologia presbiteriana calvinista ortodoxa. Foi fundado em Filadélfia em 1929, por um grupo composto por Robert Dick Wilson, Oswald T. Atlis e J. Gresbam Machen, anteriormente membros do corpo docente do Seminário Teológico de Princeton. |
WHITBY, SÍNODO DE | Reunião eclesiástica acontecida em 664 para discutir algumas diferenças, especialmente a data da Páscoa, entre os grupos romano e celta do cristianismo inglês. O grupo romano prevaleceu e os perdedores se retiraram para a Escócia, mas não houve um cisma. |
WHITE, ELLEN GOULD (1827-1915) | Líder do Adventismo do Sétimo Dia, cujos livros Testemunho dos séculos e Steps to Chnst exerceram uma grande influência sobre o movimento. |
WHITEFIELD, GEORGE (1714-1770) | Evangelista metodista que fez grande sucesso ao ar livre. Ao contrário de Wesley, sua teologia era basicamente calvinista. |
WHITEHEAD. ALFRED NORTH (1861-1947) | Matemático e filósofo cujas idéias se tornaram a matriz da filosofia e da teologia do processo. |
WHITSUNDAY | Termo anglicano para Domingo de Pentecostes, |
WILLIAM DE OCKHAM (c. 1300-1349) | Teólogo medieval inglês grandemente influenciado por John Duns Scotus. Ele se opôs à teologia de Tomás de Aquino, insistindo que a razão não nos pode levar ao conhecimento de Deus, o qual só pode ser obtido pelo caminho da revelação e da fé. |
WISDOM, JOIIN (1904-) | Filósofo analítico britânico muito ligado a Ludwig Wittenstein. |
WITTENBERG, FÓRMULA DE | Acordo firmado por luteranos e zwinglianos em 1536 sobre a questão da Ceia do Senhor. |
WITTENBERG, UNIVERSIDADE DE | Escola onde Martinho Lutero obteve seu bacharelato em estudos bíblicos em 1509 e seu doutorado em 1512. |
WITTGENSTEIN, LUDWIG (1889-1951) | Filósofo analítico nascido na Austria, cuja carreira docente se deu na Universidade de Cambridge. Sua obra exerceu grande influência sobre o positivismo lógico e sobre a análise linguística. |
WOOLMAN, JOHN (1720-1772) | Quacre norte-americano defensor da abolição da escravidão. |
WORLWIDE CHURCH QF GOD | Ver Igreja Mundial de Deus. |
WORMS, DIETA DE | Encontro realizado em 1521 em Worms, Alemanha, no qual Martinho Lutero foi convidado mas se recusou a negar seus ensinos- O resultado desta dieta, convocada por Carlos V, o Sacro Imperador Romano, foi o banimento de Lutero da igreja católica. |
WREDE, WILLIAM (1859-1906) | Erudito alemão do Novo Testamento que considerava Paulo o segundo fundador do cristianismo. Segundo Wrede, as doutrinas paulinas da encarnação, expiação e ressurreição mudaram a religião de Jesus. |
WURTTEMBERG, CONFISSÃO DE | Documento produzido pelos teólogos protestantes em 155 1 para apresentar sua oposição ao Concilio de Trento. |
WYCLIFFE, JOHN (c.l330- 1384) | Reformador inglês, cognominado a Esirela da Manhã da Reforma. A maior parte de sua vida ele a passou na Universidade de Oxford. Como conseqüência de sua critica à Igreja Católica, seus seguidores em Oxford foram exconiungados e em 1428 seu corpo foi exumado, queimado e suas cinzas lançadas no rio Swift As contribuições mais significativas de Wycliffe foram as Summa theologica e uma tradução da Vulgata para o inglês, |