DICIONÁRIO OFICIAL (Bíblico -Teológico) ...ENCICLOPÉDIA............ Apresentação ...Artigos ... Cronologia ...Bibliografia ... --- ... IdadeMédia ... HebraicoGrego ... Dicionários ... Wikipédia ...

AAA ... ACA ... ADR ... ALA ... AMP ... APA ... ARG ... ASC ... AUG ... BAA ... BAQ ... BEM ... BET ... BIA ... BOA ... CAA ... CAN ... CBA ... CLA ... CON ... COO ... CPA ... CRO ... DAA ... DEM ... DET ... DFA ... DIV ... EAA ... EL ... EMA ... ESA ... ESP ... ETA ... EXA ... FAA ... FEB ... FIA ... FOC ... GAA ... GEE ... GOA ... HAA ... HAS ... HEP ... HIL ... HOA ... IAA ... IMA ... INA ... INT ... JAA ... JEJ ... JET ... JPA ... KAA ... LAA ... LEI ... LIA ... LOI ... MAA ... MAO ... MEA ... MES ... MIL ... MOA ... MUL ... NAA ... NEA ... NIA ... OAA ... ONO ... PAA ... PAO ... PAS ... PEA ... PEO ... PIA ... POS ... PRO ... PSA ... QAA ... RAA ... REE ... REN ... REU ... SAA ... SAL ... SAN ... SAO ... SCA ... SEO ... SIB ... SMA ... TAA ... TEM ... TEO ... TFA ... TRE ... UAA ... VAA ... VIO ... WAA ... XAA ... YAA ... ZAA ... ZER ...


MEA

 MEA
Hebraico: Um Cento, Nm 3.1
 MEARA
Hebraico: Caverna, Js 13.4
 MEBUNAI
Hebraico: Edifício Do Senhor, Construído, 2 Sm 23.27
 MECBIS
Hebraico: Congregação Fortaleza, Ed 2.30
 MECONA
Hebraico: Fundação, Ne 11.28
 MEDA
Hebraico: Contenda Ou Juízo, Gn 25.2
 MEDADE
Hebraico: Amor, Nm 11.26
 MEDEBA
Hebraico: Água Tranqüila, Amor, Nm 21.30, Js 13.9
 MEDIA
Hebraico: Entendido Do Senhor, Ed 6.2
MEDIAÇÃO
 Ação de se tentar a reconciliação entre duas partes.
MEDIAÇÃO. TEOLOGIA DA
 Tentativa, em meados do século 19, principalmente na Alemanha, de se encontrar um terreno comum para as teologias divergentes.
MEDIADOR
Que, ou o que intervém; medianeiro. Isaías 42:6 - Gálatas 3:19
Grego: Aquele Que Intervém, Intercessor, Gl 3.20
O que está no meio entre duas partes, com o fim de as reconciliar.
Alguém que ajuda na reconciliação de duas partes. No cristianismo, Jesus Crista é o mediador entre Deus e a humanidade.
É o intermediário entre duas partes que procuram entrar em acordo. As religiões sentem necessidade de mediadores entre Deus e os homens. Moisés (Números 14,13-20), os anjos, os reis, os profetas e sacerdotes exercem esta função no judaísmo. As mediações do Antigo Testamento são insuficientes (2Coríntios 3,6-9 Romanos 7,7-13 Gálatas 3,10s; Hebreus 10,1-11) para colocar o homem em comunhão com Deus. Jesus é o único verdadeiro mediador (1Timóteo 2,5 Hebreus 8,6 Hebreus 9,14s), solidário com os homens (Hebreus 5,7-9), pelo qual temos acesso ao Pai (Hebreus 9,11-25 Hebreus 12,24).
MEDIDA
consulte CAPACIDADE, medidas de
MEDIDAS DE ÁREA
consulte ÁREA, medidas de
MEDIDAS DE CAPACIDADE
consulte CAPACIDADE, medidas de
MEDIDAS DE COMPRIMENTO
consulte COMPRIMENTO, medidas de
MEDIDAS DE DISTÂNCIA
consulte DISTÂNCIA, medidas de
MEDIDAS DE TEMPO
consulte TEMPO, medidas de
MEDITAÇÃO ESPIRITUAL
 Reflexões de caráter espiritual.
MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL (MT)
 Prática de meditação oriental, popularizada no Ocidente, por Maharishi Mahesh Yogi. Muito embora pretenda ser simplesmente uma técnica científica para transmitir a felicidade e a paz, críticos do movimento argumentam tratar-se de uma prática religiosa hindu.
MEDITAÇÃO, SILENCIOSA OU ÍNTIMA
 Ato de ponderar ou refletir sobre um pensamento.
MÉDIUM
 Pessoas que se acreditava poder consultar fantasmas ou espíritos; pessoa por quem o espírito de algum morto se comunicaria com os vivos. Tal prática é condenada e proibida na Bíblia.
MEDO, TEMOR
 Experiência negativa de antecipação de sofrimento ou grande problema; também reverência e respeito por alguém ou alguma coisa, particularmente Deus.
 MEETABEL
Hebraico: Deus Abençoa, Gn 36.39
 MEFAATE
Hebraico: Beleza, Js 13.18
 MEFIBOSETE
Hebraico: Vergonha Destruidora, 2 Sm 21.8
MEGIDO
 Antiga cidade de Canaã, dentro do território de Issacar, mas cedida a Manassés, que não expulsou os cananeus . Foi teatro da derrota de Sísera pela ação de Baraque e ali foi morto Josias pelo Faraó Neco - por esta razão é nome sugestivo de terrível conflito e perturbações. Estava situada num dos comissariados de Salomão, e para ali fugiu Acazias, onde morreu. Megido é a moderna povoação de Al-Lejjun, à distância de 24 km de Nazaré, na estrada de caravanas no Egito a Damasco.
 MEGIDO
Hebraico: Lugar De Tropas, Js 12.21
 MEIDA
Hebraico: União, Ed 2.52
MEIO EXCLUÍDO, LEI DO
 Princípio lógico de que uma coisa deve ser ou .A ou não-A. Em outras palavras, uma proposição deve ser verdadeira ou falsa.
MEIO TRIBULACIONISMO
 Idéia de que a igreja continuará até a primeira metade da grande tribulação, quando, então, será arrebatada.
 MEIR
Hebraico: Preço, 1 Cr 4.11
 ME-JACOM
Hebraico: Água De Grande Verdura Ou Água Amarela, Js 19.46
 ME-JARCOM
Hebraico: Água Amarela, Ou Água De Grande Verdura, Js 19.46
MELANCHTHON, PHILIPP (1497-1560)
 Reformador alemão que sucedeu a Lutero, como o maior teólogo luterano. Sua Loci communes foi o primeiro tratado sistemático da teologia luterana.
MELANCÓLICO
Um dos quatro temperamentos humanos; é analítico, abnegado, bem dotado e perfeccionista. Isto o faz admirar as belas artes.
É introvertido por natureza. Mas as vezes é levado por seu ânimo a ser extrovertido. Outras vezes enclausura-se como caramujo, chegando a ser hostil.
É amigo fiel, mas não faz amigo facilmente, por ser desconfiado. Tem habilidade de analisar os perigos que o envolve. Força-se a sofrer e sempre escolhe uma vocação difícil, que envolva grande sacrifício pessoal.
Muitos dos grandes gênios do mundo, artistas, músicos, inventores, filósofos, educadores e teóricos, eram melancólicos. Podemos ver estas características em personagens bíblicos de projeção como, Moisés, Elias, Salomão, o apóstolo João e muitos outros.
Partes positivas: habilidoso, minucioso, sensível, perfeccionista, esteta, idealista, leal, dedicado,
Partes negativas: egoísta, Amuado, Pessimista, teórico, confuso, antisocial, crítico, vingativo, inflexível
fraquezas: é uma pessoa crítica, voluntariosa em excesso.
Problemas causados: espera muito das pessoas, em troca do que faz. Intromete onde não deve, gasta tempo com o que não deve, atrapalhando seu serviço, tem aversão as pessoas que tem ponto de vista diferente, entra em atrito com as pessoas que se opõe ao seu caminhar.
Exemplo... Moisés – O Melancólico
O melancólico Moisés nos fornece excelente material para um estado analítico do temperamento porque as Escrituras nos dão muitas informações a seu respeito. O melancólico líder de Israel ilustra claramente a diferença que o poder de Deus faz na vida de um homem. Depois de educado aprimoradamente durante quarenta anos na sede da cultura egípcia, este brilhante melancólico passou 40 anos cuidando de animais num deserto distante. Com 80 ouviu o chamado de Deus da sarça ardente, e durante os 40 anos seguintes foi um dos maiores líderes do mundo. Como qualquer cristão dos dias de hoje, Moisés só foi produtivo para Deus quando controlado pelo Espírito Santo.
Características do Moisés Melancólico
Talentoso – em At 7:22, Estevão, 1º mártir do cristianismo, nos informa que Moisés foi educado em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em palavras e obras. O Egito era na época o centro da civilização e ele absorveu todo o conhecimento dos egípcios sem se deixar dominar. A habilidade de Moisés em conduzir três milhões de pessoas através do deserto; como juiz, profeta reflete sua natureza excepcionalmente bem dotada.
Abnegado – os indivíduos melancólicos têm dificuldades em desfrutar do conforto ou do sucesso sem sentir alguma culpa. Têm freqüentemente a inclinação de se dedicar a causas que exijam sacrifício. Na vida de Moisés isto é visto claramente em Hb 11:23-27, seu exemplo de abnegação e renúncia é prova de que homem algum sai perdendo quando dá sua vida a Deus.
A lealdade de Moisés – um dos traços mais admiráveis do melancólico é a sua lealdade e fidelidade. Embora não seja fácil fazer amigos, é intensamente leal àqueles que adquire. Esta característica fez com que tivesse facilidade em ser de maneira especial devotado a Deus. A devoção de Moisés cresceu durante os 40 anos no deserto. Quando os problemas surgiram, buscava direção divina e como líder deu várias provas de sua fidelidade ao Senhor (Ex 14;16;17). Isto não significa que Moisés era perfeito. Você encontrará diversas falhas em sua vida indicando que era muito humano, durante os anos em que serviu a Deus.
Complexo de inferioridade – os talentos de Moisés são negligenciados devido ao seu excessivo sentimento de inferioridade. As desculpas que Moisés deu ao Deus Todo-Poderoso quando conversaram junto à sarça ardente são um exemplo clássico da depreciação que os melancólicos fazem de si mesmos:
1. Não tenho talento – “quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?”
(Ex 3:11). Moisés depreciava suas habilidades pessoais e recuava diante da idéia de colocar seus talentos à disposição do Senhor. A resposta de Deus a Moisés é válida para todos os cristãos: “Certamente Eu serei contigo”(Ex 3:12) Do que mais Moisés precisava?
2. Ninguém acredita em mim – “Mas eis que não crerão nem acudirão à minha voz”(Ex 4:1)
O medo de ser rejeitado faz parte do complexo de inferioridade do melancólico. Este temor é totalmente egoísta, e quanto mais cedo for reconhecido como pecado, mais depressa experimentaremos o poder transformador de Deus em nossas vidas.
3. Não sei falar em público – “Nunca fui eloqüente...pois sou pesado de boca e pesado de língua”(Ex 4:10). A resposta de Deus a Moisés é hoje tão pertinente quanto foi o passado: “Quem fez a boca do homem?... Eu serei com tua boca e te ensinarei o que hás de falar” (Ex 4:11). Pregar e ensinar a palavra de Deus não tem nada a ver com eloqüência e sim com obediência. A resposta do Senhor a Moisés esclarece que o êxito espiritual é alcançado pelo poder de Deus e não pelo nosso potencial e nossos talentos.
4. A ira de Moisés – além do medo, a ira reprimida freqüentemente espreita o temperamento melancólico. Sua incapacidade de controlar essa emoção o impediu de entrar na terra prometida (Ex 16:20; 32:19). A ira auto-indulgente desagrada a Deus e leva a graves pecados. Nenhuma pessoa compreensiva criticaria Moisés por se irritar com aquele povo ingrato, mas Deus, O Todo-Poderoso, assim o fez, pois o Senhor lhe tinha oferecido toda orientação e poder necessário.
5. A depressão de Moisés – Moisés é um dos três grandes servos de Deus que ficaram deprimidos a ponto de se desesperar e pedir a Deus que lhes permitisse morrer. Os outros dois foram Elias (1 Rs 19) e Jonas (Jn 4:1-3). De todos os temperamentos, o maior problema das pessoas melancólicas é a depressão. O relato da depressão de Moisés é dado em Nm 11:1-15. Deus jamais pediu a Moisés que suportasse a todo aquele peso de responsabilidade, os quais eram Dele. Porém Moisés cultivou de tal forma a auto-piedade que pediu ao Senhor: “Se assim me tratas mata-me de uma vez, eu Te peço, se tenho achado favor aos Teus olhos”. Lembre-se de que a reação de Moisés, face aos acontecimentos, foi o que causou a sua depressão, e não as circunstâncias em si mesmas.
 MELATIAS
Hebraico: Jeová Libertou, Ne 3.7
MELCHIORITAS
Seguidores de Melchior Hoffmann, pregador anabatista do século 16.
 MELEA
Hebraico: Plenitude, Lc 3.31
 MELEA
Hebraico: Rainha, Gn 11.29
 MELEQUE
Hebraico: Rei, 1 Cr 8.35
 MELITA
Latim: Doce Como Mel, At 28.1
 MELO
Hebraico: Monte Ou Plenitude, 2 Sm 5.9
 MELOTI
Hebraico: Deus Fala, 1 Cr 25.4
 MELQUI
Hebraico: Jeová É Rei, Lc 3.24
 MELQUIAS
Hebraico: Meu Rei E Senhor, 1 Cr 9.12
 MELQUIEL
Hebraico: Meu Rei E Deus, Gn 46.17
 MELQUIRAO
Hebraico: Meu Rei E Exaltado, 1 Cr 3.18
MELQUISEDEC
Rei e sacerdote que ofereceu pão e vinho após a vitória de Abraão sobre os seqüestradores de Ló (cf. Gn 14,18-20 e nota). É considerado uma figura de Cristo (Hb 5,6.10; 7,1-18), eterno sacerdote.
MELQUISEDEC
Rei e sacerdote que ofereceu pão e vinho após a vitória de Abraão sobre os seqüestradores de Ló (cf. Gênese 14,18-20 e nota). É considerado uma figura de Cristo (Hebreus 5,6 Hebreus 5,10 Hebreus 7,1-18), eterno sacerdote.
MELQUISEDEQUE
 Sacerdote a quem Abraão pagou dízimo (1* 7.9-lO). O nome significa ‘‘Rei da Justiça”.
MELQUISEDEQUE
rei da justiça.
 MELQUISEDEQUE
Hebraico: Rei E Justiça, Gn 14.18
 MELQUISUA
Hebraico: Meu Rei E Prosperidade, 1 Sm 14.49
 MELTIAS
Hebraico: O Senhor Livrou, Ne 3.7
MEMBRESIA DA IGREJA
 Ver Igreja, Membresia da.
 MEME
10ª Letra Do Alfabeto Hebraico, Sl 119.97
MEMORIAL
É a parte dos sacrifícios de cereais que, com ou sem incenso, é queimada pelo sacerdote no altar, em combinação com a oferta de comestíveis (cf. Lv 2,2 e nota), sendo o restante reservado à manutenção dos sacerdotes. É, pois, a parte do sacrifício que pertence exclusivamente a Deus: a oferta faz Deus lembrar-se do homem, ou leva o homem a lembrar-se de Deus, a quem pertencem todos os sacrifícios.
MEMORIAL
É a parte dos sacrifícios de cereais que, com ou sem incenso, é queimada pelo sacerdote no altar, em combinação com a oferta de comestíveis (cf. Levítico 2,2 e nota), sendo o restante reservado à manutenção dos sacerdotes. É, pois, a parte do sacrifício que pertence exclusivamente a Deus: a oferta faz Deus lembrar-se do homem, ou leva o homem a lembrar-se de Deus, a quem pertencem todos os sacrifícios.
MEMORIALISMO
 Doutrina sustentada por Ulrich Zwinglio em que a Ceia do Senhor é somente a comemoração da morte de Cristo.
 MEMUCA
Persa: Forte Em Autoridade, Et 1.14
 MENA
Hebraico: Consolação, Lc 3.31
 MENAEM
Hebraico: Consolador, 2 Rs 15.14
 MENE MENE
Aramaico: Contou Deus O Teu Reino E Acabou, Dn 5.25
 MENELAU
Grego: O Que Não Se Curva Ao Povo, 2 Mac 4.23
 MENFIS
Egípicio: O Bom Lugar Ou O Lugar Do Bem, Hebraico: Porta Dos
MENNO SIMONS (1496-1561)
 Padre católico romano que deixou a igreja católica devido a algumas doutrinas, como a transubstanciação. Enfatizou a paz, a não-resistência, a proibição do juramento e a separação entre a Igreja e o Estado. Defendia o arminianismo
 MENOFER
Egípicio: Bom Lugar, Is 19.13
MENONITAS
 Grupo, fundado por Menno Simons, de descendente dos anabatistas holandeses, alemães e suíços. Enfatizam principalmente o batismo dos crentes, pureza de vida e não-resistência ou pacifismo.
MENTE
 Centro da consciência do pensamento e da razão. Contrapõe-se ao conceito do corpo.
MENTE, TEORIA DA SUBSTANCIA DA
 Aspecto do dualismo de René Descartes em que sustenta que a mente, assim como o corpo, é Lima substância distinta.
MENTE, TEORIA DO FEIXE DA
 Idéia defendida por David Hume de que a mente é, simplesmente, um feixe ou um conjunto de percepções.
MENTIRA
É proibida (Ex 23,7; Pr 12,22; Mt 5,37; 12,35-37; Jo 8,44; Ef 4,25; Cl 3,9); é perniciosa (Pr 19,9.22; Eclo 20,24-26; Ap 22,15); veracidade (Zc 8,16; Jo 1,47; Rm 9,1; 1Cor 13,6; Gl 1,20).
MENTIRA
 Transmissão ativa de algo falso, com a intenção de enganar uma pessoa, a quem se devia dizer a verdade.
MENTIRA
É proibida (Êxodo 23,7 Provérbios 12,22 Mateus 5,37 Mateus 12,35-37 João 8,44 Efésios 4,25 Colossenses 3,9); é perniciosa (Provérbios 19,9 Provérbios 19,22 Eclesiástico 20,24-26 Apocalipse 22,15); veracidade (Zacarias 8,16 João 1,47 Romanos 9,1 1Coríntios 13,6 Gálatas 1,20).
 MEONA
Hebraico: Fundação, Ne 11.28
 MEONATI
Hebraico: Habitações Do Senhor, 1 Cr 4.14
 MEONEMIM
Hebraico: Entendidos Dos Tempos, Jz 9.37
 MEONOTAL
Hebraico: Minhas Moradas, 1 Cr 4.14
 MERABE
Hebraico: Aumento, 1 Sm 14.49
 MERAIAS
Hebraico: Levantado Pelo Senhor, Grego: Contumácia, Ne 12.12
 MERAIOTE
Hebraico: Rebeliões, 1 Cr 6.6
MERARI
o robusto.
 MERARI
Hebraico: Amargoso, Infeliz, Gn 46.11
 MERATAIM
Hebraico: Dupla Rebelião, Jr 50.21
MERCAR
 Comprar para vender; adquirir por dinheiro, comprar; apregoar para vender; conseguir com esforço.
MERCERSBURGO, TEOLOGIA DE
 Teologia reformada romântica de meados do século 19. Está firmemente ligada aos nomes de John Williamson Nevin e Philip Schaff que lecionaram no Seminário Reformado Alemão, de Mercersburgo, Pensilvânia.
 MERCURIO
Grego: Comprar Ou Vender, Deus Da Mitologia, At 14.12
MERECIMENTO
Nosso (Eclo 16,14; Jr 25,14; At 3,12; 1Cor 3,3); de Cristo (Jo 1,17; 3,16s; 15,5.8; Rm 3,23s; 5,8-10.20; 6,23; Ef 1,2; Fl 2,8; Cl 1,14).
MERECIMENTO
Nosso (Eclesiástico 16,14 Jeremias 25,14 Atos 3,12 1Coríntios 3,3); de Cristo (João 1,17 João 3,16s; João 15,5 João 15,8 Romanos 3,23s; Romanos 5,8-10 Romanos 5,20 Romanos 6,23 Efésios 1,2 Filipenses 2,8 Colossenses 1,14).
 MEREDE
Hebraico: Rebelião, 1 Cr 4.17
 MEREMOTE
Hebraico: Alturas, Ed 8.33
 MERES
Hebraico: Alto Ou Digno, Et 1.14
 MERESA
Hebraico: O Que Está A Cabeceira, Gn 36.39
 MERIAS
Hebraico: Levantado Pelo Senhor Ou Rebelião, Ne 12.12
 MERIBA
Hebraico: Contenda, Águas Rebeldes, Nm 20.13
MERIBÁ
contenda.
MERIBAAL
adversário de Baal.
 MERIBE-BAAL
Hebraico: Baal Contende, 1 Cr 8.34
 MERIBOTE-CADES
Hebraico: Contendas De Cades, Ez 47.9
MÉRITO
 O merecimento de algo bom.
 MEROBE
Hebraico: Multiplicação, 1 Sm 18.17
 MERODAQUE
Babilônico: Morte, Jr 50.2
 MERODAQUE-BALADA
Babilônico: Marte E Adorador De Baal, 2 Rs 20.12
 MEROM
Hebraico: Altura Ou Lugar Alto, Js 11.7
 MEROTAIM
Hebraico: Rebelião Dupla, Jr 50.21
 MEROZ
Hebraico: Lugar De Refugio, Jz 5.23