FIADOR | Pessoa que abona outra, responsabilizando-se pelo cumprimento de uma sua obrigação ou dever; abonador. Gênesis 44:32 |
FIADOR | Pessoa que abona outra, responsabilizando-se pelo cumprimento de uma sua obrigação ou dever; abonador. Gênesis 44:32 |
FIALAS | Hebraico: Tem Bacias, 2 Cr 4.9 |
FIAT, CRIACIONISMO | Crença deque Deus criou por um ato direto. Freqüentemente também inclui a idéia de que a criação aconteceu em um breve período de tempo e que não houve desenvolvimentos naturais de formas intermediárias. |
FICOL | Hebraico: Grande Que Fala A Todos, Gn 21.22 |
FIDEÍSMO | Perspectiva de que os objetos da crença e dedicação religiosa devem ser aceitos pela fé e não provados pela razão, |
FIDELIDADE | Lealdade de Deus para com o seu povo na base dos compromissos do pacto que ele fez, euma atitude semelhante de fidelidade do povo de Deus para com os seus compromissos implícitos e explícitos no pacto. |
FIGELO | Grego: Fugitivo, 2 Tm 1.15 |
FIGUEIRA | Árvore do gênero Fícus, particularmente qualquer árvore cultivada ou não, derivada da figueira comum. Gênesis 3:7 |
FIGUEIRA | Árvore do gênero Fícus, particularmente qualquer árvore cultivada ou não, derivada da figueira comum. Gênesis 3:7 |
FIGUEIRA BRAVA | A expressão “figueira brava” usada por Jesus, se refere à religião dos judeus e à nossa quando é inoperante. |
FILACTÉRIOS | Dt 6,4-9 e nota. |
FILACTÉRIOS | Deuteronômio 6,4-9 e nota. |
FILADELFIA | Grego: Amor Fraternal, Ap 3.7 |
FILEGONTE | Grego: Ardente, Zeloso, Rm 16.14 |
FILEMOM | Grego: Amante Ou Que Beija, Fl 1.1 |
FILÊMON | que ama. |
FILETO | o amado. |
FILETO | Grego: Amado Ou De Amor, 2 Tm 2.17 |
FILHO DA PERDIÇÃO | Alguém cuja vida é controlada pelas forças da destruição, estando, portanto, destinado à ruína eterna (2Ts 2.3). O termo é aplicado a Judas em João 17.12. |
FILHO DE DEUS | Expressão bíblica que indica um relacionamento especial com Deus. E usado para definir Israel, os reis e, principalmente, a Jesus, referindo-se à sua divindade. Nos livros apocalípticos judaicos, este título referia-se a alguém de Deus atuando no mundo com toda autoridade de Deus. |
FILHO DO HOMEM | Expressão do Antigo Testamento com que Jesus se autodenomina no Novo Testamento. Utilizou o termo para demonstrar que era o Messias prometido por Daniel. |
FILHO DO HOMEM | A expressão bíblica significa muitas vezes simplesmente "homem", "criatura pequena, frágil" (Sl 8,5; 51,12; Jó 25,6). O profeta Ezequiel é chamado pelo Senhor de "filho do homem", para acentuar a distância entre Deus e o homem (cf. Ez 2,1 e nota). Em Daniel a expressão indica os israelitas (cf. Dn 7,13 e nota), "os santos do Altíssimo" (7,18s). Para afastar as falsas esperanças de um messianismo político, Jesus aplicou esta expressão a si mesmo. Deste modo sublinhava ao mesmo tempo sua fragilidade humana, enquanto Servo Sofredor (Mc 8,31; 10,45; Is 53,10) e sua grandeza sobrenatural e gloriosa (Mc 8,38; 12,36; 14,62). Após a ressurreição14 a expressão "filho do Homem"foi entendida em sentido messiânico (At 7,56; Ap 1,13). |
FILHO DO HOMEM | Titulo cristológico um tanto enigmático, usado por Cristo, para se referir a si mesmo. Confrontando com o contexto de Daniel 7.13,14, aponta alguém que tem os próprios atributos de Deus. |
FILHO DO HOMEM | A expressão bíblica significa muitas vezes simplesmente "homem", "criatura pequena, frágil" (Salmo 8,5 Salmo 51,12 Jó 25,6). O profeta Ezequiel é chamado pelo Senhor de "filho do homem", para acentuar a distância entre Deus e o homem (cf. Ezequiel 2,1 e nota). Em Daniel a expressão indica os israelitas (cf. Daniel 7,13 e nota), "os santos do Altíssimo" (Daniel 7,18s). Para afastar as falsas esperanças de um messianismo político, Jesus aplicou esta expressão a si mesmo. Deste modo sublinhava ao mesmo tempo sua fragilidade humana, enquanto Servo Sofredor (Marcos 8,31 Marcos 10,45 Isaías 53,10) e sua grandeza sobrenatural e gloriosa (Marcos 8,38 Marcos 12,36 Marcos 14,62). Após a ressurreição 14 a expressão "filho do Homem"foi entendida em sentido messiânico (Atos 7,56 Apocalipse 1,13). |
FILHO UNIGÊNITO | Expressão que enfatiza a primazia de Cristo como sendo o Filho de Deus (Jo 3.16). Nós, os humanos, somos filhos de Deus, no sentido qualitativo. |
FILHOS | São a honra dos pais (Pr 17,6; Sl 128,3): devem ser educados (Pr 22,15; Eclo 22,3; cf. Mt 11,16-19; Ef 4,14; Gl 4,1s); devem honrar os pais (Ex 20,12; 21,17; Dt 27,16; Eclo 3,3; 7,27s); devem obedecer-lhes (Dt 21,18-21; Pr 1,8s; Eclo 3,7s; Lc 2,51; Ef 6,1-3; Cl 3,20); aceitar a correção (Pr 12,1; 13,1; Eclo 3,16; 20,5s; Lm 3,27; Hb 12,9); mostrar gratidão (Tb 4,4; 9,4; Pr 10,1; 23,22; Eclo 3,11s). Ver "Adoção". |
FILHOS | São a honra dos pais (Provérbios 17,6 Salmo 128,3): devem ser educados (Provérbios 22,15 Eclesiástico 22,3 cf. Mateus 11,16-19 Efésios 4,14 Gálatas 4,1s); devem honrar os pais (Êxodo 20,12 Êxodo 21,17 Deuteronômio 27,16 Eclesiástico 3,3 7,27s); devem obedecer-lhes (Deuteronômio 21,18-21 Provérbios 1,8s; Eclesiástico 3,7s; Lucas 2,51 Efésios 6,1-3 Colossenses 3,20); aceitar a correção (Provérbios 12,1 Provérbios 13,1 Eclesiástico 3,16 20,5s; Lm 3,27 Hebreus 12,9); mostrar gratidão (Tobias 4,4 Tobias 9,4 Provérbios 10,1 Provérbios 23,22 Eclesiástico 3,11s). Ver "Adoção". |
FILHOS DE DEUS | No Novo Testamento, designa os cristãos. Também um grupo cúltico organizado por David Berg na cidade de Los Angeles em 1967. Principiando com um grupo evangélico, foi modificando seus ensinos à medida que recebiam novas revelações. |
FILHOS ESPIRITUAIS | Indivíduos influenciados pelo ministério de alguém, especialmente os que se converteram a Cristo por intermédio disto. |
FILIAÇÃO | A relação única para com o Pai que concede a alguém certas prerrogativas. |
FILIOQUE | Literalmente, “e no Filho”, termo nas versões latinas ou ocidentais do Credo Niceno. Refere-se ao conceito de que o Espírito Santo procede tanto do Pai como do Filho. Uma vez que não se encontra na forma original do Credo a palavra filioque, parece ter sido inserida no Concilio de Toledo (589). A Igreja Oriental ou Grega não aceita tal ensino e este foi o ponto doutrinário principal que ocasionou a separação entre ela e a Ocidental em 1054. |
FILIPE | Há vários personagens bíblicos com este nome:
7. Filipe, um dos sete diáconos (At 6,5s), pregador do evangelho (8,5-13.26-40), visitado por Paulo antes de ser preso em Jerusalém (21,9). |
FILIPE | Há vários personagens bíblicos com este nome: 1. Filipe, rei da Macedônia, pai de Alexandre Magno (1Macabeus 1,1 1Macabeus 6,2); 2. Filipe III da Macedônia (1Macabeus 8,5), derrotado pelos romanos em 197 a.C.; 3. Filipe, amigo de Antíoco Epífanes (1Macabeus 6,14-63 2Macabeus 9,29 2Macabeus 13,23); 4. Filipe, filho de Herodes o Grande e Cleópatra, tetrarca da Ituréia e Traconites (Lucas 3,1), do ano 2 a 34 d.C.; ao morrer, sua tetrarquia passou ao controle da província romana da Síria; 5. Filipe, filho de Herodes com Mariamne II. Era casado com Herodíades, que o abandonou para viver com Herodes Antipas (Mateus 14,3); 6. Filipe, um dos apóstolos, natural de Betsaida (João 1,43-46). É mencionado na multiplicação dos pães (João 6,5-7), como intermediário entre Jesus e alguns pagãos (João 12,21s) e num diálogo com Jesus (João 14,8-10); 7. Filipe, um dos sete diáconos (Atos 6,5s), pregador do evangelho (Atos 8,5-13 Atos 8,26-40), visitado por Paulo antes de ser preso em Jerusalém (Atos 21,9). |
FILIPE | amador de cavalos. |
FILIPE | Grego: Domador De Cavalos, Mt 10.3 |
FILIPENSES | Grego: Nome Dos Naturais De Filipo |
FILIPISTAS | Os seguidores de Philipp Melanchthon, considerados pelos gnésio-luteranos, ou “luteranos genuínos”, como muito propensos a transigir com o catolicismo romano. |
FILIPOS | Grego: Pertence A Filipe, At 16.12 |
FILISTEUS | inimigos constantes de Israel. |
FILISTEUS | Descendentes de Casluim. Golias foi um dos mais conhecidos filisteus, inimigos constantes de Israel. (Juízes 13:5) |
FILISTEUS | Povo não-semita (cf. 1Sm 17,26 e nota), proveniente de Cáftor, ou Creta (Dt 2,23; Am 9,7). Invadiram a costa marítima de Canaã no séc. XII aC, pelo que depois esta região foi denominada Palestina. Oprimiram Israel na época dos juízes (Jz 14-16) e de Saul. Mas Davi os subjugou (2Sm 5,17-25). Com a divisão do reino (931 aC) tornaram-se praticamente independentes e no tempo dos Macabeus desapareceram como povo. |
FILISTEUS | Descendentes de Casluim. Golias foi um dos mais conhecidos filisteus, inimigos constantes de Israel. (Juízes 13:5) |
FILISTEUS | Povo não-semita (cf. 1Samuel 17,26 e nota), proveniente de Cáftor, ou Creta (Deuteronômio 2,23 Amós 9,7). Invadiram a costa marítima de Canaã no séc. XII a.C., pelo que depois esta região foi denominada Palestina. Oprimiram Israel na época dos juízes (Juízes 14-16) e de Saul. Mas Davi os subjugou (2Samuel 5,17-25). Com a divisão do reino (931 a.C.) tornaram-se praticamente independentes e no tempo dos Macabeus desapareceram como povo. |
FILISTEUS | Descendentes de Casluim. Golias foi um dos mais conhecidos filisteus, inimigos constantes de Israel. (Juízes 13:5) |
FILISTEUS | Descendentes de Casluim. Golias foi um dos mais conhecidos filisteus, inimigos constantes de Israel. (Juízes 13:5) |
FILISTIA | Hebraico: Terra De Estrangeiros, Sl 60.8 |
FILO, JUDEU ALEXANDRINO (c. 20 a.C.—42 aD.) | Filósofo judeu que misturou o pensamento vétero testamentário com o estoicismo e o platonismo gregos. Muito da primitiva pregação da Bíblia foi influenciada por sua obra. |
FILOLOGO | Grego: Amigo Das Letras, Rm 16.15 |
FILOMETOR | Grego: Amável, 2 Mac 4.21 |
FILOSOFIA | Literalmente, “amor da sabedoria”, reflexão sobre um dos temas mais cruciais da vida, tais como a natureza da realidade, o conhecimento da verdade e as decisões morais. |
FILOSOFIA ANALÍTICA | Tentativa de transferir o foco da filosofia de suas questões tradicionais (justiça, verdade e beleza) para o sentido e função da linguagem. O termo está ligado especialmente a um movimento do século 20. |
FILOSOFIA DO PROCESSO | Sistema metafísico que enfatiza o crescimento, o progresso e a evolução em vez de entidades ou substâncias fixas. Teve sua origem principalmente no pensamento de Alfred North Whitehead. |
FILOSOFIA TEÍSTA | Filosofia que inclui a crença em um Deus pessoal. |
FIM DO MUNDO | Ver "Parusia". |
FIM DO MUNDO | Término da história terrena. No pensamento cristão, tal ocorrerá por ocasião da segunda vinda de Cristo. |
FIM DO MUNDO | Ver "Parusia". |
FINÉIAS | Sacerdote da família de Aarão. Por ter-se mostrado zeloso pela pureza religiosa e racial de Israel nos campos de Moab (cf. Nm 25,8 e nota), recebeu a garantia de um sacerdócio permanente para seus descendentes. |
FINÉIAS | Sacerdote da família de Aarão. Por ter-se mostrado zeloso pela pureza religiosa e racial de Israel nos campos de Moab (cf. Números 25,8 e nota), recebeu a garantia de um sacerdócio permanente para seus descendentes. |
FINÉIAS | egípcio ou mouro. |
FINEMAS | Hebraico: Negro, Ex 6.25 |
FINITISMO | Crença na limitação (ou finitude) de Deus. |
FINITUDE, ANSIEDADE DA | Ver Pecado, Teoria da Limitação e Ansiedade do. |
FINNEY, CHARLES GRANDISON (1792-1875) | Pastor, evangelista, teólogo e professor americano e presidente do Oberlin Coilege. Ensinava um sistema de teologia do tipo arminiano e uma perspectiva perfeccionista da santificação. |
FIRMAMENTO | Expansão. Gênesis 1:6 |
FIRMAMENTO | O céu era imaginado como uma abóbada consistente, na qual Deus pendurou as luminárias (sol, lua e estrelas: Gn 1,14-18). Ver "Céu". |
FIRMAMENTO | No pensamento hebreu, o vazio aparente no qual as nuvens e relâmpagos dos céus estão firmados. |
FIRMAMENTO | O céu era imaginado como uma abóbada consistente, na qual Deus pendurou as luminárias (sol, lua e estrelas: Gênese 1,14-18). Ver "Céu". |
FIRMAMENTO | Expansão. Gênesis 1:6 |
FIRMEZA | Uma das sete virtudes cardeais; força da mente que capacita uma pessoa a enfrentar adversidade com coragem. |
FISON | Hebraico: Grande Difusão De Água, Gn 2.11 |
FITAR | Fixar a vista, cravar ou pregar os olhos em. Provérbios 23:5 |
FITAR | Fixar a vista, cravar ou pregar os olhos em. Provérbios 23:5 |
FITON | Hebraico: Cercado, Ex 1.11 |
FLACIUS, MATTHIAS (1520- 1575) | Teólogo luterano nascido na Croácia, líder de um grupo chamado de gnésio-luteranos (“verdadeiros luteranos”). Opunham-se a Philipp Metanchthon e seus seguidores (os filipistas) por serem muito conciliatórios com os católicos romanos. |
FLAGELO | Castigo. Calamidade. 2 Crônicas 21:14 |
FLAGELO | Castigo. Calamidade. 2 Crônicas 21:14 |
FLAGELOS | Pragas, castigo, peste. |
FLEGONTE | o fervoroso. |
FLETCHER, JOSEPH (1905-) | Clérigo episcopal e principal defensor da ética de situação, perspectiva que defende a idéia de que a noção de valor ético de uma ação depende da situação ou do contexto em que ela se localiza, A única medida real acerca do acerto e justeza de uma ação é se ela é a resposta do amor (ágape) naquela circunstância especifica. |
FLEUMÁTICO | Um dos quatro temperamentos humanos; é calmo, frio e bem equilibrado, raramente explode em riso ou raiva, mantendo sempre suas emoções sobre controle. É o único tipo de temperamento coerente, mas tem muito mais emoção do que demonstra. Partes negativas: calculista, Temeroso, indeciso, contemplativo, desconfiado, pretensioso, introvertido, desmotivado Exemplo... Abraão – o Fleumático As pessoas de mais fácil convivência são as fleumáticas. Sua natureza calma e sossegada faz com que sejam benquistas por todos. Por ser um tanto introvertido, suas fraquezas e virtudes não são tão perceptíveis. Um de seus maiores problemas é a falta de motivação. Tem a tendência de olhar a situação como mero espectador, evitando a todo custo envolver-se em atividades; o medo de errar perante as outras pessoas, gera relutância em lançar-se a algum projeto. Vários homens dos tempos bíblicos parecem ter possuído boa parcela deste temperamento: Noé, Samuel, Daniel, José (esposo de Maria), Natanael, Felipe e Tiago, porém, o melhor exemplo é Abraão. Características do Abraão Fleumático Cauteloso – a hesitação, indecisão e o medo, naturais no fleumático, são vistos em Abraão em Gênesis 12, ao receber o chamado do Senhor, era tão dependente de seus pais que em vez de obedecer inteiramente a ordem de Deus, levou consigo seus familiares o que lhe causou sérios problemas. Muitos cristãos fleumáticos relutam diante das oportunidades, não pela falta de capacidade, mas pela hesitação de aventurarem-se pelo desconhecido. Pacífico – uma das características mais admiráveis é o seu amor à paz. Tendem a demonstrar serenidade e calma, seu desejo de paz e harmonia é, em geral, maior do que o de possuir bens pessoais. Em Gn 13:8-9 na discussão entre os pastores de Ló e Abraão, este intervém de maneira ordeira, dando ao sobrinho o direito de escolha. Leal – sua atitude quando pressionado, revela sua personalidade. De todos os tipos de temperamentos, os fleumáticos são os que melhor trabalham sob pressão, demonstram calma e eficiência em tempos de crise. Em Gn 14, ao saber que a terra de Ló estava em guerra e que este havia sido levado cativo, Abraão age como seu defensor demonstrando características latentes de liderança e que sua amizade ao sobrinho estava acima de suas diferenças pessoais. Passivo – junto à sua inclinação natural para a paz, há a passividade face aos conflitos. Em Gn 16 vemos a exagerada influência de Sara sobre Abraão, o que resultou em sérias conseqüências que permanecem até os dias de hoje. Uma das lições que os fleumáticos precisam aprender é que nada se consegue pela acomodação. Temeroso – o fleumático possui doses generosas de medo e Abraão tinha grande problema com seus temores íntimos. Por causa da grande fome que assolava a terra, Abraão deixou de lado a vontade de Deus e foi para o Egito; por causa de seu temor a Faraó, nega que Sara era sua esposa. A covardia de Abraão resultou em sua expulsão da terra, dando um péssimo testemunho do Senhor naquela terra pagã (Gn 12). Abraão negou a Sara novamente para conseguir os favores de Abimeleque. Se não fosse a intervenção divina, os dois teriam sido envolvidos em um pecado trágico (Gn 20). Os nossos pretextos e as nossas concessões jamais melhoram o plano e a provisão de Deus. A transformação de Abraão O crescimento de Abraão na fé mostra-nos um crescimento gradual que Deus dá a todo crente. Uma das maiores provas deste crescimento está no sacrifício de Isaque (Gn 22). O resultado desta fé está na confiança que Abraão depositou na Palavra de Deus, agindo conforme sua promessa. A fé não precisa de respostas, só de direção. |
FLEW, ANTONY (1923-) | Filósofo da escola analítica que afirma ser o papel principal da filosofia o de analisar a linguagem. |