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FIA

FIADOR

Pessoa que abona outra, responsabilizando-se pelo cumprimento de uma sua obrigação ou dever; abonador. Gênesis 44:32

FIADOR

Pessoa que abona outra, responsabilizando-se pelo cumprimento de uma sua obrigação ou dever; abonador. Gênesis 44:32

FIALAS

Hebraico: Tem Bacias, 2 Cr 4.9

FIAT, CRIACIONISMO

Crença deque Deus criou por um ato direto. Freqüentemente também inclui a idéia de que a criação aconteceu em um breve período de tempo e que não houve desenvolvimentos naturais de formas intermediárias.

FICOL

Hebraico: Grande Que Fala A Todos, Gn 21.22

FIDEÍSMO

Perspectiva de que os objetos da crença e dedicação religiosa devem ser aceitos pela fé e não provados pela razão,

FIDELIDADE

Lealdade de Deus para com o seu povo na base dos compromissos do pacto que ele fez, euma atitude semelhante de fidelidade do povo de Deus para com os seus compromissos implícitos e explícitos no pacto.

FIGELO

Grego: Fugitivo, 2 Tm 1.15

FIGUEIRA

Árvore do gênero Fícus, particularmente qualquer árvore cultivada ou não, derivada da figueira comum. Gênesis 3:7

FIGUEIRA

Árvore do gênero Fícus, particularmente qualquer árvore cultivada ou não, derivada da figueira comum. Gênesis 3:7

FIGUEIRA BRAVA

A expressão “figueira brava” usada por Jesus, se refere à religião dos judeus e à nossa quando é inoperante.

FILACTÉRIOS

Dt 6,4-9 e nota.

FILACTÉRIOS

Deuteronômio 6,4-9 e nota.

FILADELFIA

Grego: Amor Fraternal, Ap 3.7

FILEGONTE

Grego: Ardente, Zeloso, Rm 16.14

FILEMOM

Grego: Amante Ou Que Beija, Fl 1.1

FILÊMON

que ama.

FILETO

o amado.

FILETO

Grego: Amado Ou De Amor, 2 Tm 2.17

FILHO DA PERDIÇÃO

Alguém cuja vida é controlada pelas forças da destruição, estando, portanto, destinado à ruína eterna (2Ts 2.3). O termo é aplicado a Judas em João 17.12.

FILHO DE DEUS

Expressão bíblica que indica um relacionamento especial com Deus. E usado para definir Israel, os reis e, principalmente, a Jesus, referindo-se à sua divindade. Nos livros apocalípticos judaicos, este título referia-se a alguém de Deus atuando no mundo com toda autoridade de Deus.

FILHO DO HOMEM

Expressão do Antigo Testamento com que Jesus se autodenomina no Novo Testamento. Utilizou o termo para demonstrar que era o Messias prometido por Daniel.

FILHO DO HOMEM

A expressão bíblica significa muitas vezes simplesmente "homem", "criatura pequena, frágil" (Sl 8,5; 51,12; Jó 25,6). O profeta Ezequiel é chamado pelo Senhor de "filho do homem", para acentuar a distância entre Deus e o homem (cf. Ez 2,1 e nota). Em Daniel a expressão indica os israelitas (cf. Dn 7,13 e nota), "os santos do Altíssimo" (7,18s). Para afastar as falsas esperanças de um messianismo político, Jesus aplicou esta expressão a si mesmo. Deste modo sublinhava ao mesmo tempo sua fragilidade humana, enquanto Servo Sofredor (Mc 8,31; 10,45; Is 53,10) e sua grandeza sobrenatural e gloriosa (Mc 8,38; 12,36; 14,62). Após a ressurreição14 a expressão "filho do Homem"foi entendida em sentido messiânico (At 7,56; Ap 1,13).

FILHO DO HOMEM

Titulo cristológico um tanto enigmático, usado por Cristo, para se referir a si mesmo. Confrontando com o contexto de Daniel 7.13,14, aponta alguém que tem os próprios atributos de Deus.

FILHO DO HOMEM

A expressão bíblica significa muitas vezes simplesmente "homem", "criatura pequena, frágil" (Salmo 8,5 Salmo 51,12 Jó 25,6). O profeta Ezequiel é chamado pelo Senhor de "filho do homem", para acentuar a distância entre Deus e o homem (cf. Ezequiel 2,1 e nota). Em Daniel a expressão indica os israelitas (cf. Daniel 7,13 e nota), "os santos do Altíssimo" (Daniel 7,18s). Para afastar as falsas esperanças de um messianismo político, Jesus aplicou esta expressão a si mesmo. Deste modo sublinhava ao mesmo tempo sua fragilidade humana, enquanto Servo Sofredor (Marcos 8,31 Marcos 10,45 Isaías 53,10) e sua grandeza sobrenatural e gloriosa (Marcos 8,38 Marcos 12,36 Marcos 14,62). Após a ressurreição 14 a expressão "filho do Homem"foi entendida em sentido messiânico (Atos 7,56 Apocalipse 1,13).

FILHO UNIGÊNITO

Expressão que enfatiza a primazia de Cristo como sendo o Filho de Deus (Jo 3.16). Nós, os humanos, somos filhos de Deus, no sentido qualitativo.

FILHOS

São a honra dos pais (Pr 17,6; Sl 128,3): devem ser educados (Pr 22,15; Eclo 22,3; cf. Mt 11,16-19; Ef 4,14; Gl 4,1s); devem honrar os pais (Ex 20,12; 21,17; Dt 27,16; Eclo 3,3; 7,27s); devem obedecer-lhes (Dt 21,18-21; Pr 1,8s; Eclo 3,7s; Lc 2,51; Ef 6,1-3; Cl 3,20); aceitar a correção (Pr 12,1; 13,1; Eclo 3,16; 20,5s; Lm 3,27; Hb 12,9); mostrar gratidão (Tb 4,4; 9,4; Pr 10,1; 23,22; Eclo 3,11s). Ver "Adoção".

FILHOS

São a honra dos pais (Provérbios 17,6 Salmo 128,3): devem ser educados (Provérbios 22,15 Eclesiástico 22,3 cf. Mateus 11,16-19 Efésios 4,14 Gálatas 4,1s); devem honrar os pais (Êxodo 20,12 Êxodo 21,17 Deuteronômio 27,16 Eclesiástico 3,3 7,27s); devem obedecer-lhes (Deuteronômio 21,18-21 Provérbios 1,8s; Eclesiástico 3,7s; Lucas 2,51 Efésios 6,1-3 Colossenses 3,20); aceitar a correção (Provérbios 12,1 Provérbios 13,1 Eclesiástico 3,16 20,5s; Lm 3,27 Hebreus 12,9); mostrar gratidão (Tobias 4,4 Tobias 9,4 Provérbios 10,1 Provérbios 23,22 Eclesiástico 3,11s). Ver "Adoção".

FILHOS DE DEUS

No Novo Testamento, designa os cristãos. Também um grupo cúltico organizado por David Berg na cidade de Los Angeles em 1967. Principiando com um grupo evangélico, foi modificando seus ensinos à medida que recebiam novas revelações.

FILHOS ESPIRITUAIS

Indivíduos influenciados pelo ministério de alguém, especialmente os que se converteram a Cristo por intermédio disto.

FILIAÇÃO

A relação única para com o Pai que concede a alguém certas prerrogativas.

FILIOQUE

Literalmente, “e no Filho”, termo nas versões latinas ou ocidentais do Credo Niceno. Refere-se ao conceito de que o Espírito Santo procede tanto do Pai como do Filho. Uma vez que não se encontra na forma original do Credo a palavra filioque, parece ter sido inserida no Concilio de Toledo (589). A Igreja Oriental ou Grega não aceita tal ensino e este foi o ponto doutrinário principal que ocasionou a separação entre ela e a Ocidental em 1054.

FILIPE

Há vários personagens bíblicos com este nome:

  1. Filipe, rei da Macedônia, pai de Alexandre Magno (1Mc 1,1; 6,2);
  2. Filipe III da Macedônia (1Mc 8,5), derrotado pelos romanos em 197 aC;
  3. Filipe, amigo de Antíoco Epífanes (1Mc 6,14-63; 2Mc 9,29; 13,23);
  4. Filipe, filho de Herodes o Grande e Cleópatra, tetrarca da Ituréia e Traconites (Lc 3,1), do ano 2 a 34 dC; ao morrer, sua tetrarquia passou ao controle da província romana da Síria;
  5. Filipe, filho de Herodes com Mariamne II. Era casado com Herodíades, que o abandonou para viver com Herodes Antipas (Mt 14,3);
  6. Filipe, um dos apóstolos, natural de Betsaida (Jo 1,43-46). É mencionado na multiplicação dos pães (6,5-7), como intermediário entre Jesus e alguns pagãos (12,21s) e num diálogo com Jesus (14,8-10);

7. Filipe, um dos sete diáconos (At 6,5s), pregador do evangelho (8,5-13.26-40), visitado por Paulo antes de ser preso em Jerusalém (21,9).

FILIPE

Há vários personagens bíblicos com este nome:

1. Filipe, rei da Macedônia, pai de Alexandre Magno (1Macabeus 1,1 1Macabeus 6,2);

2. Filipe III da Macedônia (1Macabeus 8,5), derrotado pelos romanos em 197 a.C.;

3. Filipe, amigo de Antíoco Epífanes (1Macabeus 6,14-63 2Macabeus 9,29 2Macabeus 13,23);

4. Filipe, filho de Herodes o Grande e Cleópatra, tetrarca da Ituréia e Traconites (Lucas 3,1), do ano 2 a 34 d.C.; ao morrer, sua tetrarquia passou ao controle da província romana da Síria;

5. Filipe, filho de Herodes com Mariamne II. Era casado com Herodíades, que o abandonou para viver com Herodes Antipas (Mateus 14,3);

6. Filipe, um dos apóstolos, natural de Betsaida (João 1,43-46). É mencionado na multiplicação dos pães (João 6,5-7), como intermediário entre Jesus e alguns pagãos (João 12,21s) e num diálogo com Jesus (João 14,8-10);

7. Filipe, um dos sete diáconos (Atos 6,5s), pregador do evangelho (Atos 8,5-13 Atos 8,26-40), visitado por Paulo antes de ser preso em Jerusalém (Atos 21,9).

FILIPE

amador de cavalos.

FILIPE

Grego: Domador De Cavalos, Mt 10.3

FILIPENSES

Grego: Nome Dos Naturais De Filipo

FILIPISTAS

Os seguidores de Philipp Melanchthon, considerados pelos gnésio-luteranos, ou “luteranos genuínos”, como muito propensos a transigir com o catolicismo romano.

FILIPOS

Grego: Pertence A Filipe, At 16.12

FILISTEUS

inimigos constantes de Israel.

FILISTEUS

Descendentes de Casluim. Golias foi um dos mais conhecidos filisteus, inimigos constantes de Israel. (Juízes 13:5)

FILISTEUS

Povo não-semita (cf. 1Sm 17,26 e nota), proveniente de Cáftor, ou Creta (Dt 2,23; Am 9,7). Invadiram a costa marítima de Canaã no séc. XII aC, pelo que depois esta região foi denominada Palestina. Oprimiram Israel na época dos juízes (Jz 14-16) e de Saul. Mas Davi os subjugou (2Sm 5,17-25). Com a divisão do reino (931 aC) tornaram-se praticamente independentes e no tempo dos Macabeus desapareceram como povo.

FILISTEUS

Descendentes de Casluim. Golias foi um dos mais conhecidos filisteus, inimigos constantes de Israel. (Juízes 13:5)

FILISTEUS

Povo não-semita (cf. 1Samuel 17,26 e nota), proveniente de Cáftor, ou Creta (Deuteronômio 2,23 Amós 9,7). Invadiram a costa marítima de Canaã no séc. XII a.C., pelo que depois esta região foi denominada Palestina. Oprimiram Israel na época dos juízes (Juízes 14-16) e de Saul. Mas Davi os subjugou (2Samuel 5,17-25). Com a divisão do reino (931 a.C.) tornaram-se praticamente independentes e no tempo dos Macabeus desapareceram como povo.

FILISTEUS

Descendentes de Casluim. Golias foi um dos mais conhecidos filisteus, inimigos constantes de Israel. (Juízes 13:5)

FILISTEUS

Descendentes de Casluim. Golias foi um dos mais conhecidos filisteus, inimigos constantes de Israel. (Juízes 13:5)

FILISTIA

Hebraico: Terra De Estrangeiros, Sl 60.8

FILO, JUDEU ALEXANDRINO (c. 20 a.C.—42 aD.)

Filósofo judeu que misturou o pensamento vétero testamentário com o estoicismo e o platonismo gregos. Muito da primitiva pregação da Bíblia foi influenciada por sua obra.

FILOLOGO

Grego: Amigo Das Letras, Rm 16.15

FILOMETOR

Grego: Amável, 2 Mac 4.21

FILOSOFIA

Literalmente, “amor da sabedoria”, reflexão sobre um dos temas mais cruciais da vida, tais como a natureza da realidade, o conhecimento da verdade e as decisões morais.

FILOSOFIA ANALÍTICA

Tentativa de transferir o foco da filosofia de suas questões tradicionais (justiça, verdade e beleza) para o sentido e função da linguagem. O termo está ligado especialmente a um movimento do século 20.

FILOSOFIA DO PROCESSO

Sistema metafísico que enfatiza o crescimento, o progresso e a evolução em vez de entidades ou substâncias fixas. Teve sua origem principalmente no pensamento de Alfred North Whitehead.

FILOSOFIA TEÍSTA

Filosofia que inclui a crença em um Deus pessoal.

FIM DO MUNDO

Ver "Parusia".

FIM DO MUNDO

Término da história terrena. No pensamento cristão, tal ocorrerá por ocasião da segunda vinda de Cristo.

FIM DO MUNDO

Ver "Parusia".

FINÉIAS

Sacerdote da família de Aarão. Por ter-se mostrado zeloso pela pureza religiosa e racial de Israel nos campos de Moab (cf. Nm 25,8 e nota), recebeu a garantia de um sacerdócio permanente para seus descendentes.

FINÉIAS

Sacerdote da família de Aarão. Por ter-se mostrado zeloso pela pureza religiosa e racial de Israel nos campos de Moab (cf. Números 25,8 e nota), recebeu a garantia de um sacerdócio permanente para seus descendentes.

FINÉIAS

egípcio ou mouro.

FINEMAS

Hebraico: Negro, Ex 6.25

FINITISMO

Crença na limitação (ou finitude) de Deus.

FINITUDE, ANSIEDADE DA

Ver Pecado, Teoria da Limitação e Ansiedade do.

FINNEY, CHARLES GRANDISON (1792-1875)

Pastor, evangelista, teólogo e professor americano e presidente do Oberlin Coilege. Ensinava um sistema de teologia do tipo arminiano e uma perspectiva perfeccionista da santificação.

FIRMAMENTO

Expansão. Gênesis 1:6

FIRMAMENTO

O céu era imaginado como uma abóbada consistente, na qual Deus pendurou as luminárias (sol, lua e estrelas: Gn 1,14-18). Ver "Céu".

FIRMAMENTO

No pensamento hebreu, o vazio aparente no qual as nuvens e relâmpagos dos céus estão firmados.

FIRMAMENTO

O céu era imaginado como uma abóbada consistente, na qual Deus pendurou as luminárias (sol, lua e estrelas: Gênese 1,14-18). Ver "Céu".

FIRMAMENTO

Expansão. Gênesis 1:6

FIRMEZA

Uma das sete virtudes cardeais; força da mente que capacita uma pessoa a enfrentar adversidade com coragem.

FISON

Hebraico: Grande Difusão De Água, Gn 2.11

FITAR

Fixar a vista, cravar ou pregar os olhos em. Provérbios 23:5

FITAR

Fixar a vista, cravar ou pregar os olhos em. Provérbios 23:5

FITON

Hebraico: Cercado, Ex 1.11

FLACIUS, MATTHIAS (1520- 1575)

Teólogo luterano nascido na Croácia, líder de um grupo chamado de gnésio-luteranos (“verdadeiros luteranos”). Opunham-se a Philipp Metanchthon e seus seguidores (os filipistas) por serem muito conciliatórios com os católicos romanos.

FLAGELO

Castigo. Calamidade. 2 Crônicas 21:14

FLAGELO

Castigo. Calamidade. 2 Crônicas 21:14

FLAGELOS

Pragas, castigo, peste.

FLEGONTE

o fervoroso.

FLETCHER, JOSEPH (1905-)

Clérigo episcopal e principal defensor da ética de situação, perspectiva que defende a idéia de que a noção de valor ético de uma ação depende da situação ou do contexto em que ela se localiza, A única medida real acerca do acerto e justeza de uma ação é se ela é a resposta do amor (ágape) naquela circunstância especifica.

FLEUMÁTICO

Um dos quatro temperamentos humanos; é calmo, frio e bem equilibrado, raramente explode em riso ou raiva, mantendo sempre suas emoções sobre controle. É o único tipo de temperamento coerente, mas tem muito mais emoção do que demonstra.
Por gostar do convívio social, não lhe faltam amigos, mas sempre encontra algo de engraçado nos outros. É simpático e tem bom coração. Não se envolve nas atividades alheias, sendo muito capaz e eficiente.
É conciliador e pacificador. São bons diplomatas, administradores, professores e técnicos.
Partes positivas: Calmo, cumpridor, eficiente, conservador, prático, líder, diplomata, bem humorado,

Partes negativas: calculista, Temeroso, indeciso, contemplativo, desconfiado, pretensioso, introvertido, desmotivado
fraquezas: ser indiferente ao que o cerca, indolência, sabe como provocar os outros.
Problemas causados: magoa as pessoas através das suas piadas, não se esforça para realizar suas tarefas em ritmo satisfatório.

Exemplo... Abraão – o Fleumático

As pessoas de mais fácil convivência são as fleumáticas. Sua natureza calma e sossegada faz com que sejam benquistas por todos. Por ser um tanto introvertido, suas fraquezas e virtudes não são tão perceptíveis. Um de seus maiores problemas é a falta de motivação. Tem a tendência de olhar a situação como mero espectador, evitando a todo custo envolver-se em atividades; o medo de errar perante as outras pessoas, gera relutância em lançar-se a algum projeto. Vários homens dos tempos bíblicos parecem ter possuído boa parcela deste temperamento: Noé, Samuel, Daniel, José (esposo de Maria), Natanael, Felipe e Tiago, porém, o melhor exemplo é Abraão.

Características do Abraão Fleumático

Cauteloso – a hesitação, indecisão e o medo, naturais no fleumático, são vistos em Abraão em Gênesis 12, ao receber o chamado do Senhor, era tão dependente de seus pais que em vez de obedecer inteiramente a ordem de Deus, levou consigo seus familiares o que lhe causou sérios problemas. Muitos cristãos fleumáticos relutam diante das oportunidades, não pela falta de capacidade, mas pela hesitação de aventurarem-se pelo desconhecido.

Pacífico – uma das características mais admiráveis é o seu amor à paz. Tendem a demonstrar serenidade e calma, seu desejo de paz e harmonia é, em geral, maior do que o de possuir bens pessoais. Em Gn 13:8-9 na discussão entre os pastores de Ló e Abraão, este intervém de maneira ordeira, dando ao sobrinho o direito de escolha.

Leal – sua atitude quando pressionado, revela sua personalidade. De todos os tipos de temperamentos, os fleumáticos são os que melhor trabalham sob pressão, demonstram calma e eficiência em tempos de crise. Em Gn 14, ao saber que a terra de Ló estava em guerra e que este havia sido levado cativo, Abraão age como seu defensor demonstrando características latentes de liderança e que sua amizade ao sobrinho estava acima de suas diferenças pessoais.

Passivo – junto à sua inclinação natural para a paz, há a passividade face aos conflitos. Em Gn 16 vemos a exagerada influência de Sara sobre Abraão, o que resultou em sérias conseqüências que permanecem até os dias de hoje. Uma das lições que os fleumáticos precisam aprender é que nada se consegue pela acomodação.

Temeroso – o fleumático possui doses generosas de medo e Abraão tinha grande problema com seus temores íntimos. Por causa da grande fome que assolava a terra, Abraão deixou de lado a vontade de Deus e foi para o Egito; por causa de seu temor a Faraó, nega que Sara era sua esposa. A covardia de Abraão resultou em sua expulsão da terra, dando um péssimo testemunho do Senhor naquela terra pagã (Gn 12). Abraão negou a Sara novamente para conseguir os favores de Abimeleque. Se não fosse a intervenção divina, os dois teriam sido envolvidos em um pecado trágico (Gn 20). Os nossos pretextos e as nossas concessões jamais melhoram o plano e a provisão de Deus.

A transformação de Abraão

O crescimento de Abraão na fé mostra-nos um crescimento gradual que Deus dá a todo crente. Uma das maiores provas deste crescimento está no sacrifício de Isaque (Gn 22). O resultado desta fé está na confiança que Abraão depositou na Palavra de Deus, agindo conforme sua promessa. A fé não precisa de respostas, só de direção.

FLEW, ANTONY (1923-)

Filósofo da escola analítica que afirma ser o papel principal da filosofia o de analisar a linguagem.