DICIONÁRIO OFICIAL (Bíblico -Teológico) ...ENCICLOPÉDIA............ Apresentação ...Artigos ... Cronologia ...Bibliografia ... --- ... IdadeMédia ... HebraicoGrego ... Dicionários ... Wikipédia ...

AAA ... ACA ... ADR ... ALA ... AMP ... APA ... ARG ... ASC ... AUG ... BAA ... BAQ ... BEM ... BET ... BIA ... BOA ... CAA ... CAN ... CBA ... CLA ... CON ... COO ... CPA ... CRO ... DAA ... DEM ... DET ... DFA ... DIV ... EAA ... EL ... EMA ... ESA ... ESP ... ETA ... EXA ... FAA ... FEB ... FIA ... FOC ... GAA ... GEE ... GOA ... HAA ... HAS ... HEP ... HIL ... HOA ... IAA ... IMA ... INA ... INT ... JAA ... JEJ ... JET ... JPA ... KAA ... LAA ... LEI ... LIA ... LOI ... MAA ... MAO ... MEA ... MES ... MIL ... MOA ... MUL ... NAA ... NEA ... NIA ... OAA ... ONO ... PAA ... PAO ... PAS ... PEA ... PEO ... PIA ... POS ... PRO ... PSA ... QAA ... RAA ... REE ... REN ... REU ... SAA ... SAL ... SAN ... SAO ... SCA ... SEO ... SIB ... SMA ... TAA ... TEM ... TEO ... TFA ... TRE ... UAA ... VAA ... VIO ... WAA ... XAA ... YAA ... ZAA ... ZER ...


CPA

CRETA

Grego: Canal, At 27.7

CRIAÇÃO

O tema constitui uma das noções básicas da fé de Israel. A Bíblia projeta na contemplação da criação a experiência da Aliança e da sua vivência religiosa. Assim, o autor inspirado conforme seja um narrador ou um poeta, um sábio, um sacerdote, um cantor, admirará na criação ora a onipotência divina, ora a sua sabedoria, ora o seu governo real, ora a sua manifestação.

A mais antiga narração da criação é do séc. X aC. Numa linguagem popular, atribui a Deus a criação do ser humano e pretende responder a vários "porquês": da vida a dois, do trabalho, da dor (Gn 2,4-25). Um poeta admira a onipotência de Deus na criação (Jó 38,1-40,5; 26,5-14; Sl 89,10-13). Louva a Deus com entusiasmo pela grandeza de seu poder criador (Sl 8; 19,3-7; 104), pois ele criou todas as coisas do nada (cf. 2Mc 7,28 e nota). Louva a Deus pela sabedoria da criação (Is 40,12-17; Pr 8,22-35; Eclo 43,33; Sl 19,1-3).

Deus é o criador do mundo (Jr 27,5; 31,35) e da história (Is 22,11; 37,26). Na literatura pós-exílica as afirmações sobre o poder criador de Deus são mais freqüentes. Ele cria o universo pela sua palavra (Sl 33,6-9; 148,5; Is 40-55) e renova a criação, realizando a salvação prometida (Is 41,20; 45,8; 48,7) e transformando o coração do homem arrependido (Sl 51).

No NT sabemos que tudo foi criado em Cristo e por Cristo (1Cor 8,6; Cl 1,16; Hb 1,2), e que a sua obra redentora é uma nova criação (Rm 8,18-22; 1Cor 15,45-48; 2Cor 5,17; Ef 4,24; Tg 1,18; 2Pd 3,13; Ap 21,1-5; cf. Is 65,17-18).

CRIAÇÃO

Aquilo que Deus trouxe a existência.

CRIAÇÃO

O tema constitui uma das noções básicas da fé de Israel. A Bíblia projeta na contemplação da criação a experiência da Aliança e da sua vivência religiosa. Assim, o autor inspirado conforme seja um narrador ou um poeta, um sábio, um sacerdote, um cantor, admirará na criação ora a onipotência divina, ora a sua sabedoria, ora o seu governo real, ora a sua manifestação.

A mais antiga narração da criação é do séc. X a.C.. Numa linguagem popular, atribui a Deus a criação do ser humano e pretende responder a vários "porquês": da vida a dois, do trabalho, da dor (Gênese 2,4-25). Um poeta admira a onipotência de Deus na criação (Jó 38,1-40,5 Jó 26,5-14 Salmo 89,10-13). Louva a Deus com entusiasmo pela grandeza de seu poder criador (Salmo 8 Salmo 19,3-7 Salmo 104), pois ele criou todas as coisas do nada (cf. 2Macabeus 7,28 e nota). Louva a Deus pela sabedoria da criação (Isaías 40,12-17 Provérbios 8,22-35 Eclesiástico 43,33 Salmo 19,1-3).

Deus é o criador do mundo (Jeremias 27,5 Jeremias 31,35) e da história (Isaías 22,11 Isaías 37,26). Na literatura pós-exílica as afirmações sobre o poder criador de Deus são mais freqüentes. Ele cria o universo pela sua palavra (Salmo 33,6-9 Salmo 148,5 Isaías 40-55) e renova a criação, realizando a salvação prometida (Isaías 41,20 Isaías 45,8 Isaías 48,7) e transformando o coração do homem arrependido (Salmo 51).

No Novo Testamento sabemos que tudo foi criado em Cristo e por Cristo (1Coríntios 8,6 Colossenses 1,16 Hebreus 1,2), e que a sua obra redentora é uma nova criação (Romanos 8,18-22 1Coríntios 15,45-48 2Coríntios 5,17 Efésios 4,24 Tiago 1,18 2Pedro 3,13 Apocalipse 21,1-5 cf. Isaías 65,17-18).

CRIAÇÃO CONTINUA

Perspectiva encontrada especialmente no pensamento de Karl I-leim de que a criação não apenas permanece em existência, mas está constantemente sendo recriada por Deus em cada momento de tempo.

CRIAÇÃO DO HOMEM

Ato de Deus em criar o ser humano.

CRIAÇÃO EX-NIHILO

Ver Creatio Ex-Nihilo

CRIAÇÃO FÍSICA-

Aquilo que Deus criou e que tem uma natureza material ou corporal, isto é, localização, extensão, tangibilidade etc.

CRIAÇÃO NOVA

Criação sem o uso de matéria preexistente. É, conseqüentemente, criação genuína e não remolduramento do que já existe.

CRIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO DENTRO DA

A idéia de que tenha havido desenvolvimento ou elaboração dentro da criação - partes da obra das mãos de Deus não foram criadas em sua forma final.

CRIAÇÃO, DIAS DA

Ver Teoria Dias-Eras

CRIAÇÃO, DOUTRINA DA

Ensinos concernentes ao ato de Deus em trazer à existência ludo o que existe.

CRIAÇÃO, NOVA

Aquilo que Deus está operando no sentido de renovar a criação caída, tanto em termos de regeneração no plano individual como a renovação da totalidade do cosmos.

CRIAÇÃO, TEOLOGIA DA

Teologia que dá ênfase à doutrina da criação.

CRIACIONISMO

Crença de que o Universo e a vida (especialmente a humana) tiveram sua origem em uma ação definida de Deus em lugar de se originarem de fatores aleatórios

CRIACIONISMO PROGRESSIVO

É o ensino que Deus criou de novo em várias etapas; ou seja, ele criou o primeiro membro de cada “espécie” que então se desenvolveu (ou evoluiu). As espécies, então, não evoluíram de uma para a outra como se pertencentes a uma corrente causal ininterrupta. Esta perspectiva que algumas vezes é chamada de micro-evolução (evolução dentro das espécies) em oposição à macro-evolução (evolução entre todas as espécies) coloca ênfase no fato da criação e não da evolução, Deus criou o homem “in Toto”, criando de novo, tanto os aspectos materiais como imateriais da natureza humana; ele não usou um ser existente resultado de um processo de evolução física para posteriormente adaptá-lo e transformá-lo em um ser humano-

CRIACIONISMO, PERSPECTIVA SOCRE A ORIGEM DA ALMA—

Ver Alma, Teoria Criacionista da Origem da

CRIADOR

Referência a Deus como aquele que criou tudo o que existe. O termo é freqüentemente usado pelo povo como um sinônimo para Deus.

CRIADOR EMÊRITO

Referência ao ponto de vista basicamente deista de que Deus, tendo começado o processo evolucionário, não se envolve diretamente nele,

CRIATURA

Qualquer ser que deriva sua existência de Deus.

CRIATURA, NOVA

Uma pessoa que foi regenerada ou nascida de novo.

CRIPTO-CALVINISTA

Termo suscitado na acusação contra Philipp Melanchthon e seus seguidores pela sua alegada aceitação de muitos dos ensinos de Calvino, e que os constituía, assim, em seguidores secretos de Calvino.

CRIS1O, OBEDIÊNCIA ATIVA DE

O cumprimento positivo por parte de Jesus com relação à vontade do Pai.

CRISE, TEOLOGIA DA

Um dos sinônimos para designar a neo-ortodoxia; a expressão foi utilizada especialmente nos primeiros anos do movimento.

CRISMA

Ver "Confirmação".

CRISMA

Ver "Confirmação".

CRISOPRASO

Grego: Pedra De Ouro, Ap 21.20

CRISÓSTOMO, JOÃO (347-407)

Pregador e teólogo da Igreja Oriental Grega, conhecido especialmente por sua eloqüência na pregação.

CRISPO

de cabelo crespo.

CRISPO

Latim: Crespo No Cabelo, At 18.8

CRISTADELFIANOS

Pequena seita originada nos Estados Unidos por volta de 1850. São unitarianos e se consideram irmãos de Cristo.

CRISTANDADE

A esfera de domínio do cristianismo, ou seja, povos e terras onde o cristianismo é a religião dominante.

CRISTANDADE NÃO-CATÓLICA

Cristandade não identificada com a igreja Católica Romana, como o protestantismo e as várias igrejas ortodoxas orientais.

CRISTÃO

O nome vem de Cristo, o Ungido. Deve ter sido dado pelos magistrados romanos aos seguidores de Jesus Cristo. Esta denominação foi dada aos discípulos de Jesus pela primeira vez em Antioquia da Síria (At 11,26; cf. 26,28; 1Pd 4,16).

CRISTÃO

Alguém que crê em Cristo e procura viver de acordo com os seus ensinos.

CRISTÃO

O nome vem de Cristo, o Ungido. Deve ter sido dado pelos magistrados romanos aos seguidores de Jesus Cristo. Esta denominação foi dada aos discípulos de Jesus pela primeira vez em Antioquia da Síria (Atos 11,26 cf. Atos 26,28 1Pedro 4,16).

CRISTÃOS ANÔNIMOS

Idéia encontrada especialmente no pensamento de Karl Rahner deque pode haver pessoas que embora não se identifiquem como cristãs sejam mesmo assim recipientes da salvação divina.

CRISTÃOS PROFESSOS

Pessoas que afirmam serem cristãs

CRISTIANISMO

A expressão designa a religião erigida com base na vida e nos ensinos de Jesus.

CRISTIANISMO CONVERSIONISTA

Variedade de cristianismo onde se enfatiza a necessidade que a pessoa tem de dar um passo decisivo ao iniciar a vida cristã.

CRISTIANISMO E CULTURA

Relação entre o cristianismo e a cultura, tanto em termos das bases bíblicas da fé cristã como de sua expressão e prática contemporâneas.

CRISTIANISMO HISTÓRJCO

As doutrinas e ensinos tradicionais da cristandade.

CRISTIANISMO JUDEU

Núcleos cristãos localizados em igrejas e que originalmente foram judeus.

CRISTIANISMO SEM RELIGIÃO

A conclusão lógica de Dietrich Bonhoeffer, para quem a religião que necessita de Deus para a solução de seus problemas ou explicação dos seus mistérios caiu no desuso. O cristianismo sem religião se exultará em Deus, em vez de servir-se dele.

CRISTIANISMO SOLITÁRIO

Tentativa de praticar o cristianismo separado das pessoas. A ênfase está na relação pessoal e individual com Deus em detrimento do conjunto da cristandade.

CRISTO

O termo de origem grega significa "ungido"e traduz o termo hebraico "messias". Os sumos sacerdotes (Lv 4,3-16; 6,15) e os reis de Israel (1Sm 12,3-5; 24,7.11) eram chamados "ungidos". Os discípulos de Jesus deram-lhe o nome de "Cristo" (Ungido), reconhecendo-o como o messias prometido (Jo 1,41; 4,25; Mt 16,16).

Em alguns textos Jesus é diretamente chamado "Deus" devido ao monoteísmo hebraico (Jo 1,1; 20,28). Cristo exprime sua divindade com a expressão "Eu sou" (Jo 8,24.28.58; 13,19; cf. Ex 3,14; Is 43,10-13).

É o Filho de Deus: O povo de Israel (Ex 4,22; Os 11,1; Is 1,2; 30,1; Jr 3,22; Is 63,16); o rei e certos chefes (2Sm 7,14; Sl 2,7); os anjos e os justos (Sb 5,1-5; 2,13-18; Jó 1,6) são chamados também filhos de Deus. Jesus recebe este título no batismo (Mc 1,11) e na fidelidade à sua missão (Mc 9,7; 15,39).

Cristo é a fonte de água viva (1Cor 10,1-11; Jo 2,1-11; Ap 21,6; Jo 19,34-37; 7,37-39; Ap 22,1-2) e a Luz dos povos (Lc 1,78s; Jo 1,4-13; 8,12; 9,1s; 12,46-47; At 13,46-47; 26,22s; 1Ts 5,2-7; Ap 21,22-27; 22,16; cf. Is 9,1-6; 42,6-9; 60,1-9).

Cristo é o "Senhor" (Kyrios), título que proclama a divina soberania de Jesus (1Cor 8,5-6; At 10,36; Rm 10,2; 14,7-10; Fl 2,10-11; Jo 20,24-28; 21,7.15-17). Por isso o temor de Javé (Senhor, nesta Bíblia) passa a ser temor do "Senhor" (At 9,31; 2Cor 5,11; Ef 5,21). A "glória"de Javé transforma-se na glória do "Senhor" (Jo 1,14; 2,11; 1Cor 2,8; 2Tm 4,18; 1Tm 3,16; Fl 2,9-11). O dia de Javé -anunciado pelos profetas -passa a ser o "Dia do Senhor" (At 2,20; 17,3; 1Cor 1,8; Fl 1,6-10).

Cristo é o bom Pastor (1Sm 16,10-16; 17,33-37; Ez 34; Mt 25,31-33; Ap 12,5; 19,15; 1Pd 5,4; Jo 10,1-18; Lc 15,1-7); o juiz misericordioso (Lc 7,37; 9,10; 19,5; Jo 8,3; 10,11) e justo (Mt 24,30s; Jo 5,22; At 10,42; 17,31; Rm 2,16).

É a imagem visível do Deus invisível, o novo Adão, a divina Sabedoria (Sb 7,6); é a imagem da "glória"ou resplendor de Deus (2Cor 4,1-6; Cl 1,15); batizados em Cristo, também somos suas imagens (2Cor 3,18; Cl 3,1-11; Rm 8,29; 1Cor 15,49).

Cristo é o Servo do Senhor (Lc 22,20.37; Jo 13,1-15; At 8,30-35; 1Pd 2,21-25; cf. Is 52,13-53,12); manso como um cordeiro, sofre pelos pecados do seu povo (cf. Jo 1,29.36; 1Pd 1,19; Ap 5,6; 8,12).

É o Salvador do mundo (Is 62,11; Zc 9,9; At 5,31; Fl 3,20; Lc 19,10; 1Jo 4,10), a luz do mundo (Mt 4,16; Lc 2,30-32; Jo 8,12; 1Jo 1,5). É aquele que nos remiu do erro e da ignorância (Lc 1,79; Jo 1,9; 3,19; 8,12; 12,46), do pecado e conseqüências (Jo 8,51; Rm 3,24s; 4,25; 5,6-9; Cl 1,14; 1Pd 1,18s; 2,24; 1Jo 1,7; Ap 1,5; 5,9). Ver "Palavra".

CRISTO

Literalmente significa ‘ungido”, titulo que designa Jesus como Messias.

CRISTO

O termo de origem grega significa "ungido"e traduz o termo hebraico "messias". Oséias sumos sacerdotes (Levítico 4,3-16 Levítico 6,15) e os reis de Israel (1Samuel 12,3-5 1Samuel 24,7 1Samuel 24,11) eram chamados "ungidos". Oséias discípulos de Jesus deram-lhe o nome de "Cristo" (Ungido), reconhecendo-o como o messias prometido (João 1,41 João 4,25 Mateus 16,16).

Em alguns textos Jesus é diretamente chamado "Deus" devido ao monoteísmo hebraico (João 1,1 João 20,28). Cristo exprime sua divindade com a expressão "Eu sou" (João 8,24 João 8,28 João 8,58 João 13,19 cf. Êxodo 3,14 Isaías 43,10-13).

É o Filho de Deus: O povo de Israel (Êxodo 4,22 Oséias 11,1 Isaías 1,2 Isaías 30,1 Jeremias 3,22 Isaías 63,16); o rei e certos chefes (2Samuel 7,14 Salmo 2,7); os anjos e os justos (Cântico dos Cânticos 5,1-5 Cântico dos Cânticos 2,13-18 Jó 1,6) são chamados também filhos de Deus. Jesus recebe este título no batismo (Marcos 1,11) e na fidelidade à sua missão (Marcos 9,7 Marcos 15,39).

Cristo é a fonte de água viva (1Coríntios 10,1-11 João 2,1-11 Apocalipse 21,6 João 19,34-37 João 7,37-39 Apocalipse 22,1-2) e a Luz dos povos (Lucas 1,78s; João 1,4-13 João 8,12 João 9,1s; João 12,46-47 Atos 13,46-47 Atos 26,22s; 1Tessalonicenses 5,2-7 Apocalipse 21,22-27 Apocalipse 22,16 cf. Isaías 9,1-6 Isaías 42,6-9 Isaías 60,1-9).

Cristo é o "Senhor" (Kyrios), título que proclama a divina soberania de Jesus (1Coríntios 8,5-6 Atos 10,36 Romanos 10,2 Romanos 14,7-10 Filipenses 2,10-11 João 20,24-28 João 21,7 João 21,15-17). Por isso o temor de Javé (Senhor, nesta Bíblia) passa a ser temor do "Senhor" (Atos 9,31 2Coríntios 5,11 Efésios 5,21). A "glória"de Javé transforma-se na glória do "Senhor" (João 1,14 João 2,11 1Coríntios 2,8 2Timóteo 4,18 1Timóteo 3,16 Filipenses 2,9-11). O dia de Javé -anunciado pelos profetas -passa a ser o "Dia do Senhor" (Atos 2,20 Atos 17,3 1Coríntios 1,8 Filipenses 1,6-10).

Cristo é o bom Pastor (1Samuel 16,10-16 1Samuel 17,33-37 Ezequiel 34 Mateus 25,31-33 Apocalipse 12,5 Apocalipse 19,15 1Pedro 5,4 João 10,1-18 Lucas 15,1-7); o juiz misericordioso (Lucas 7,37 Lucas 9,10 Lucas 19,5 João 8,3 João 10,11) e justo (Mateus 24,30s; João 5,22 Atos 10,42 Atos 17,31 Romanos 2,16).

É a imagem visível do Deus invisível, o novo Adão, a divina Sabedoria (Cântico dos Cânticos 7,6); é a imagem da "glória" ou resplendor de Deus (2Coríntios 4,1-6 Colossenses 1,15); batizados em Cristo, também somos suas imagens (2Coríntios 3,18 Colossenses 3,1-11 Romanos 8,29 1Coríntios 15,49).

Cristo é o Servo do Senhor (Lucas 22,20 Lucas 22,37 João 13,1-15 Atos 8,30-35 1Pedro 2,21-25 cf. Isaías 52,13-53,12); manso como um cordeiro, sofre pelos pecados do seu povo (cf. João 1,29 João 1,36 1Pedro 1,19 Apocalipse 5,6 Apocalipse 8,12).

É o Salvador do mundo (Isaías 62,11 Zacarias 9,9 Atos 5,31 Filipenses 3,20 Lucas 19,10 1João 4,10), a luz do mundo (Mateus 4,16 Lucas 2,30-32 João 8,12 1João 1,5). É aquele que nos remiu do erro e da ignorância (Lucas 1,79 João 1,9 João 3,19 João 8,12 João 12,46), do pecado e conseqüências (João 8,51 Romanos 3,24s; Romanos 4,25 Romanos 5,6-9 Colossenses 1,14 1Pedro 1,18s; 1Pedro 2,24 1João 1,7 Apocalipse 1,5 Apocalipse 5,9). Ver "Palavra".

CRISTO

Ungido, (hebraico) Messias.

CRISTO

Hebraico: Messias, Grego: Ungido, Mt 16.16

CRISTO COMO PROFETA

Expressão que designa um dos três ofícios de Cristo, sua obra revelatória.

CRISTO COMO REI

Expressão que designa um dos três ofícios de Custo, seu poder é soberano.

CRISTO COMO SACERDOTE

Expressão que designa um dos três ofícios de Cristo, sua obra expiatória e intercessória em favor dos homens.

CRISTO COMO SACRIFÍCIO

A idéia de que Cristo em sua morte desempenhou o papei que os animais sacrificados tiveram no sistema sacrifica! do Antigo Testamento.

CRISTO COMO SUBSTITUTO

A idéia de que a morte de Cristo ocorreu em nosso lugar.

CRISTO DA FÉ

O Cristo crido e pregado pelos cristãos primitivos. O Cristo da Fé contrasta com o Jesus histórico que pode ser identificado e investigado pela pesquisa histórica.

CRISTO ENCARNADO

O modo de ser de Cristo ao tempo em que se fez homem.

CRISTO JESUS, EM

Freqüentemente citada por Paulo, uma referência ao fato de que o crente está identificado e influenciado por Cristo (Ver e.g. O! 2.20).

CRISTO, ADVENTO DE

A vinda de Cristo. Quando faz referência a Cristo, o Novo Testamento usa o termo porcas/a apenas• para fazer menção de sua segunda vinda, mas nos escritos cristãos do 2? século foi usado para fazer referências ãs duas vindas de Cristo.

CRISTO, DEIDADE DE

A idéia de que Cristo é Deus da mesma forma como o é o Pai.

CRISTO, DOUTRINA DE

Ensinos acerca da natureza e significado da pessoa e obra de Cristo.

CRISTO, DUAS NATUREZAS DE

A doutrina de que Jesus foi ao mesmo tempo divino e humano em uma só pessoa.

CRISTO, EVENTO

A encarnação. O termo é usado com freqüência por aqueles que concebem a revelação primariamente como um evento histórico em lugarde um descortinamento da natureza e atributos de Crista

CRISTO, EXALTAÇÃO DE

A expressão designa os vários passos ascendentes logo após a morte e sepultamento de Jesus, incluindo a Ressurreição e Ascensão, e a reassunção de seu lugar à destra de Deus.

CRISTO, FUNÇÃO REVELATÔRIA DE

A expressão designa a ohm de Cristo de tornar conhecido aos homens o Pai celestial e sua vontade. Este asecLo cumpre o oficio profético de Jesus.

CRISTO, HUMANII)Al)E DE

Designa a idéia de que Jesus foi tão humano como nós, à exceção de nossa natureza pecaminosa e atos pecaminosos concretos.

CRISTO, HUMILHAÇÃO DE

Estágios de auto-esvaziamento que Jesus assumiu, incluindo sua vida terrena, sofrimento, morte e sepultamento (alguns incluiriam uma descida ao 1-fades).

CRISTO, IDENTIFICAÇÃO COM

Designa a união do crente com Cristo. A doutrina está baseada em várias afirmações bíblicas acerca do crente estar em Cristo e Cristo estar no crente.

CRISTO, IMITAÇÃO DE

Tentativa do cristão de viver de acordo com o exemplo de Jesus. A idéia deu origem a uma vasta coleção de Literatura devocional incluindo as obras Imitação de Cristo, de autoria de Thomas à Nempis e Em seus passos, que faria Jesus? de Charles Sheldon.

CRISTO, IMPECABILIDADE DE

A idéia de que Cristo era incapaz de pecar.

CRISTO, JESUS

Plena referência que inclui tanto o nome como o título para Jesus de Nazaré à segunda pessoa encarnada da Trindade.

CRISTO, MINISTÉRIO PROFETICO PRE-ENCARNADO DE

A idéia de que antes de sua encarnação Jesus ministrou através da mensagem dos profetas.

CRISTO, MORTE VICÁLRIA DE

A doutrina de que a morte de Cristo ocorreu em nosso favor.

CRISTO, NATUREZA DE

Designa aquilo que Cristo foi e é.

CRISTO, O PREEXISTENTE

Conceito de que a pessoa que nasceu em Belém como Jesus de Nazaré era a preexistente segunda pessoa da Trindade.

CRISTO, O SEGUNDO ADÃO

Estudo doutrinal centrado especialmente na figura de Cristo como o segundo Adão, que foi guardado dos efeitos do pecado de Adão.

CRISTO, OBRA DE

O que Cristo fez contrastado com quem e o que ele foi.

CRISTO, OBRA INTERCESSORIA DE

A expressão designa tanto a morte expiatória de Cristo como sua obra contínua de intercessão em nosso favor junto ao Pai (Hb 7.25).

CRISTO, OFÍCIOS DE

O tríplice oficio de Cristo como profeta, sacerdote e Rei.

CRISTO, PESSOA DE

A expressão designa o que Cristo é em contraste com o que faz.

CRISTO, REINO DE

Designao governo de Cristo que presentemente se mostra de forma incompleta, mas que ao tempo de sua volta completar-se-á de maneira insofismável.

CRISTO, SANGUE DE

Expressão que faz referência à morte de Cristo e seu valor expiatório.

CRISTO, SEGUIDOR DE

Alguém que procura pautar a sua vida pelos ensinos de Jesus.

CRISTO, SEGUNDA VINDA DE

Ver Segunda Vinda de Cristo.

CRISTO, SENHORIO DE

Ver Senhorio de Cristo.

CRISTO, VINDA DE

Vinda de Cristo à terra, tanto fazendo referência à primeira como à segunda vinda,

CRISTOCÊNTRICO

A expressão designa qualquer sistema de pensamento ou prática no qual Cristo tem um lugar central e predominante.

CRISTOLOGIA

O estudo doutrinal da pessoa e obra de Cristo.

CRISTOLOGIA ALTA

A expressão designa a cristologia que aborda a pessoa de Cristo a partir de um conceito doutrinário e não através da pesquisa histórica.

CRISTOLOGIA BAIXA

Cristologia que aborda a pessoa de Cristo através da pesquisa do Jesus histórico.

CRISTOLOGIA CALCEDÔNICA

Cristologia que concorda com a definição ortodoxa prescrita pelo Concilio de Calcedônia: Jesus Cristo como plenamente Deus e plenamente homem, duas naturezas em uma só pessoa.

CRISTOLOGIA DE TRÊS ESTAGIOS

O ensino de que a segunda pessoa pré-encarnada da Trindade encarnou-se como humano e posteriormente por ocasião da ascensão retornou aos céus.

CRISTOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO

A doutrina de Cristo conforme enunciada nos livros do Novo Testamento. (Nota do Tradutor: é incorreto afirmar-se que o Novo Testamento enuncia uma doutrina de Cristo, sendo mais apropriado dizer-se que cristologia do Novo Testamento é uma sistematização feita pela Igreja a partir dos testemunhos históricos encontrados no Novo Testamento.)

CRISTOLOGIA FUNCIONAL

Cristologia que enfatiza o que Jesus Cristo fez em lugar do que ele foi. Assim, esta cristologia concebe Jesus como alguém que agiu em favor de Deus em lugar de alguém que era Deus. Uma vez que essa teologia geralmente afirma que a Biblia faz apenas declarações funcionais e não ontológicas acerca de Cristo, ela pode tanto limitar-se à perspectiva bíblica como considerar o pensamento ontológico posterior legitimo e consistente com o ensino bíblico.

CRISTOLOGIA VERBO-CARNE

O ensino de que o Verbo (a segunda pessoa da Trindade), assumiu uma natureza humana física, mas não uma alma humana.

CRISTOLOGIA VERBO-HOMEM

O ensino de que o Verbo (a segunda pessoa da Trindade) assumiu natureza humana plena.

CRISTOLÓGICO

Pertencente a Cristo, ou mais especificamente à doutrina de Cristo.

CRISTOLOGLA PATRISTICA

A cristologia dos pais da Igreja.

CRITÉRIOS DE AUTENTICIDADE

Ver Autenticidade, Critérios de.

CRITËRIOS EXTERNOS

Meios independentes de avaliar-se um conceito teológico ou passagem bíblica. Estes podem consistir de uma outra passagem da Escritura ou de outro conceito teológico. No pensamento de Emil Brunner, a expressão faz referência a considerações empíricas (e.g. a evidência das ciências da natureza) à medida que essas tenham relação com a doutrina da criação.

CRÍTICA BÍBLICA

É o estudo que procura determinar o verdadeiro sentido da Bíblia pelo uso das mesmas técnicas aplicadas ao estudo de outros documentos escritos.

CRÍTICA DA FORMA (FORMGESCHICHTE)

Método de critica bíblica que procura ir além das fontes escritas a fim de determinar o que foi realmente dito ou feito. Procura identificar e avaliar estruturas de matérias que foram acrescentadas à tradição durante o período da transmissão oral.

CRÍTICA DA REDAÇÃO

Método de crítica bíblica que procura identificar as fontes que o escritor usou e o trabalho editorial recebido pelo texto.

CRÍTICA ESTRUTURAL

Método crítico que procura encontrar certos elementos genéricos da existência e experiência humana dentro do texto bíblico. Também é denominado de “exegese estrutural’.

CRÍTICA HISTÓRICA

Método que procura avaliar a evidência histórica, particularmente o texto bíblico. O objetivo último é determinar aquilo que realmente aconteceu.

CRÍTICA LITERÁRIA DA FONTE

Método de estudo que procura isolar as várias fontes escritas sobre as quais o texto bíblico atual está baseado.

CRÍTICA TEXTUAL

Estudo crítico que procura identificar a forma exata do texto original.

CRÍTICA, RELIGIÕES COMPARADAS

Abordagem que explica a história da tradição judaico-cristã em termos dos padrões de desenvolvimento Lidos como comuns a todas as demais religiões.

CRITICADAS FONTES

Disciplina que procura isolar e identificar as diferentes fontes escritas subjacentes à forma atual em que o texto se encontra.