AMPLIAS | Grego: Grande, Rm 16.8 |
AMPLIATO | aumentado. |
AMPLIATO | Grego: Alargado, Rm 16.8 |
ANA | cheia de graça. |
ANA | Hebraico: Que Ouve, Que Concede, Gn 36.20 |
ANA | Hebraico: Cheia De Graça, Lc 2.36 |
ANA | Hebraico: Nuvem, Ne 10.26 |
ANAARATE | Hebraico: Passagem Ou Caminho Estreito, Js 19.19 |
ANABATISTAS | Membros de uma ala radical da Reforma que denunciou o batismo infantil e defendeu insistentemente uma igreja composta só de crentes. Deforma geral çpftjjzavam a autoridade da Biblia e a separação entre a igreja e o estado. Dos anabatistas descendem os menonitas e vários grupos de Irmãos (Brethren Groups). |
ANABE | Hebraico: Que Produz Uvas, Js 11.21 |
ANACARATE | Hebraico: Passagem, Js 19.19 |
ANAIAS | Hebraico: Resposta Do Senhor, Ne 8.4 |
ANÁLISE FENOMENOLÓGICA | Exame das coisas como elas realmente aparecem em nossa experiência. |
ANÁLISE FUNCIONAL | Um tipo de análise filosófica Iíngüística que, em lugar de preservar um modo “correto” de uso da linguagem, descreve os diversos modos em que é realmente usada. Analise funcional também é conhecida como “filosofia da linguagem em oposição à ‘‘filosofia da linguagem ideal”. |
ANÁLISE LINGÜÍSTICA | Concepção filosófica do século 20 que enfatiza o significado da linguagem, de preferência ao julgamento normativo: se alguma coisa é verdadeira ou falsa, certa ou errada. |
ANALOGIA | Método de raciocínio segundo o qual um objeto ainda que não idêntico a outro com relação a determinada qualidade é aceito como possuindo uma medida daquela qualidade; também o método de inferir com base na natureza da criação algo acerca da natureza de Deus. |
ANALOGIA DA ESCRITURA | Crença que, baseada na unidade da Escritura, afirma ser o sentido deja. madolado elo estudo de outras passagens. |
ANALOGIA DA FÉ | routrina segundo a qual passagens da Escritura cujo sitido é conhecido iluminam porções escriturísticas de sentido obscuro. |
ANALOGIA DO SER | Idéia que estabelece um paralelo ou analogia entre Deus e sua criação, especialmente o ser humano, de tal formá que inferências podem ser feitas acerca de Deus com base no estudo do homem. |
ANALOGIA FIDEI | Ver Analogia da Fé. |
ANA-MALEQUE | O Deus Anu E Príncipe, 2 Rs 17.31 |
ANAMELEQUE | Persa: O Deus Anu E Príncipe, 2 Rs 17.31 |
ANAMIM | Hebraico: Homem De Rocha, Gn 10.13 |
ANANI | Hebraico: Nebuloso, Ele Cobriu Ou Nuvem Do Senhor, 1 Cr 3.24 |
ANANIA | Hebraico: Jeová É Protetor, Ne 11.32 |
ANANIAS | O nome em hebraico significa "o Senhor compadeceu-se". São conhecidos três personagens do NT com esse nome: 1. o marido de Safira (At 5,1-11); 2. o cristão que acolheu Paulo em Damasco, por ocasião de sua conversão (9,10-17; 22,12-16); 3. o Sumo Sacerdote que mandou esbofetear Paulo frente ao tribunal (23,2-5). Nesta ocasião, Paulo profetizou sua morte violenta; de fato, ele foi assassinado em 66 dC pelos zelotes. 4. Consulte Hananias, Dn.1:7 o Senhor tem sido misericordioso. Hebraico: Jeová Cobriu (novo Testamento), Ne 3.23 Grego: Resposta Do Senhor (novo Testamento), At 5.1 |
ANAQUE | Hebraico: Pescoço Comprido, Ou Colar, Nm 13.33 |
ANAS | Hebraico: Jeová Tem Sido Gracioso, Lc 3.2 |
ANÁS | Sumo Sacerdote, nomeado por Quirino, que exerceu o cargo entre 6 e 15 dC (Lc 3,2). É o sogro do Sumo Sacerdote Caifás, com quem presidiu ao interrogatório de Jesus (Jo 18,13-24) e ao de Pedro e João (At 4,6). |
ANÁS | Sumo Sacerdote, nomeado por Quirino, que exerceu o cargo entre 6 e 15 d.C. (Lucas 3,2). É o sogro do Sumo Sacerdote Caifás, com quem presidiu ao interrogatório de Jesus (João 18,13-24) e ao de Pedro e João (Atos 4,6). |
ANATE | Hebraico: Conceder, Homem Da Rocha, Jz 3.31 |
ANATEMA | Hebraico: Maldição, Dt 7.26 |
ANÁTEMA | exclusão temporária ou definitiva de uma pessoa do culto e da comunidade, maldição, reprovação, execração, réprobo. Ou "extermínio" (em hebraico herem ), significa uma pessoa, animal ou coisa que alguém subtrai do uso profano, consagrando-a a Deus (Dt 12,12-14; Js 11,11.14). Tal "anátema"não podia ser resgatado, e muitas vezes devia ser destruído (cf. Js 6,17 e 1Sm 15,3; Jz 11,30-31 e nota). Com o tempo, "anátema"indicava apenas objetos oferecidos a Deus (Lv 27,28; Ez 44,27; Mc 7,11; Lc 21,5). Neste sentido Paulo diz que desejava ser "anátema"de Cristo em favor dos judeus (cf. Rm 9,2-5 e nota). Mas no NT "anátema"podia significar também exclusão temporária ou definitiva de uma pessoa do culto e da comunidade (Jo 9,22; 1Cor 16,22; Gl 1,8-9; cf. Esd 10,8). Expressão que significa “amaldiçoado”. A palavra também é usada para msanMo. |
ANÁTEMA | Ou "extermínio" (em hebraico herem), significa uma pessoa, animal ou coisa que alguém subtrai do uso profano, consagrando-a a Deus (Deuteronômio 12,12-14 Josué 11,11 Josué 11,14). Tal "anátema"não podia ser resgatado, e muitas vezes devia ser destruído (cf. Josué 6,17 e nota). Com o tempo, "anátema"indicava apenas objetos oferecidos a Deus (Levítico 27,28 Ezequiel 44,27 Marcos 7,11 Lucas 21,5). Neste sentido Paulo diz que desejava ser "anátema"de Cristo em favor dos judeus (cf. Romanos 9,2-5 e nota). Mas no Novo Testamento "anátema"podia significar também exclusão temporária ou definitiva de uma pessoa do culto e da comunidade (João 9,22 1Coríntios 16,22 Gálatas 1,8-9 cf. Esdras 10,8). |
ANATOTE | Hebraico: Orações Respondidas, Js 21.28 |
ANCIÃO ou ANCIÃOS | Líder na sinagoga, na igreja primitiva ou na congregação local de algumas denominações da atualidade. As qualificações para o oficio encontram-se em Tito 1.5-9. No período tribal de Israel a autoridade era exercida pelos chefes das tribos, em geral os mais velhos. Em princípio, todos os chefes de família gozavam de iguais direitos, mas na realidade eram os poderosos que exerciam a autoridade na tribo. Assim, o termo "ancião"ficou vinculado mais à dignidade do que à idade. Aos anciãos cabia a chefia em tempos de guerra e o poder judicial em tempos de paz. No período da monarquia perderam sua importância, graças à centralização do poder administrativo e judiciário em Jerusalém. Mas continuavam a organizar a vida cotidiana nas pequenas localidades, função que também exerceram após o exílio (Esd 7,25; 10,8.14). Junto com os sacerdotes e escribas faziam parte do Sinédrio (Mt 27,41; Mc 11,27; 14,43-53). Nas primeiras comunidades cristãs os anciãos governavam as igrejas locais (At 11,30; 14,23; cf. 1Pd 5,1 e nota). |
ANCIÃOS | No período tribal de Israel a autoridade era exercida pelos chefes das tribos, em geral os mais velhos. Em princípio, todos os chefes de família gozavam de iguais direitos, mas na realidade eram os poderosos que exerciam a autoridade na tribo. Assim, o termo "ancião"ficou vinculado mais à dignidade do que à idade. Aos anciãos cabia a chefia em tempos de guerra e o poder judicial em tempos de paz. No período da monarquia perderam sua importância, graças à centralização do poder administrativo e judiciário em Jerusalém. Mas continuavam a organizar a vida cotidiana nas pequenas localidades, função que também exerceram após o exílio (Esdras 7,25 Esdras 10,8 Esdras 10,14). Junto com os sacerdotes e escribas faziam parte do Sinédrio (Mateus 27,41 Marcos 11,27 Marcos 14,43-53). Nas primeiras comunidades cristãs os anciãos governavam as igrejas locais (Atos 11,30 Atos 14,23 cf. 1Pedro 5,1 e nota). |
ANDRE | Grego: Varonil Ou Vencedor, Jo 1.44 |
ANDRÉ | forte, viril. |
ANDRONICO | Grego: Conquistador De Homens, Rm 16.7 |
ANDRÔNICO | vencedor dos homens. |
ANEL DE SINETE | Anel em que se encravava o nome ou símbolo de uma autoridade. Era empregado na impressão sobre barro não-seco ou cera para legitimar documentos oficiais. Símbolo de autoridade. |
ANEM | Hebraico: Duas Fontes, 1 Cr 6.73 |
ANGE | Grego: Mensageiro, Jt 2.12 |
ANGEOFANIAS | Termo usado para designar a anjos assumiram em ocasiões especiais. |
ANGEOLOGIA | O estudo ou doutrina dos anjos. |
ANGLO-CATOLICISMO | Anglicanismo de cúpula que demonstra uma forte afinidade com crenças e práticas católicas romanas- John I-lenry Newman, um dos primeiros líderes do movimento, converteu-se ao catolicismo romano em l845. |
ANI | Hebraico: Aflito, 1 Cr 15.20 |
ANIA | Hebraico: Tristeza Do Povo, 1 Cr 7.19 |
ANIAO | Hebraico: Suspiro, Ou Tristeza Do Povo, 1 Cr 7.19 |
ANIAS | Hebraico: Resposta Do Senhor, Ne 8.4 |
ANIM | Hebraico: Fontes, Js 15.50 |
ANIMISMO | Adoração de objetos físicos na crença de que forças espirituais estão presentes neles. |
ANIMOSIDADE | Aversão. Jó 16:9 |
ANIPOLIS | Hebraico: A Cingida Cidade Ou Cercada Pelo Mar, At 17.1 |
ANIPOSTASIA (ANTI-HIPOSTASIA) | Crença de que a dLpss soa da Trindade ao se encarnar não assrnmu a humanidade de uma pessoa específica mas sim a natureza humana genérica de forma impessoal. |
ANIQUILACIONISMO (ANIQUILAMENTO) | Doutrina que sustenta a idéia de que alguns seres humanos deixarão permanentemente de existir por ocasião da morte ou em algum ponto posterior. |
ANIQUILACIONISMO PROPRIAMENTE DITO | Idéia segundo a qual os que não crêem e conseqüentemente não estão salvos serão destruidos r um ato direto de Deus como resulta o o pecado que cometeram. |
ANIQUILAR | Reduzir a nada; destruir. Ester 7:4 |
ANJO | No texto bíblico, pela teologia judaica, significa mensageiro, enviado. Neste sentido Deus pode enviar profetas ou sacerdotes como seus mensageiros. Em textos anteriores à monarquia, o anjo é às vezes identificado com o próprio Deus ou uma pessoa enviada por ele (quer seja uma pessoa de carne e osso ou mesmo um ser da corte celestial). A crença nos anjos se desenvolveu muito após o exílio. Por isso, o NT insiste na superioridade da mediação de Cristo sobre a dos anjos (Hb 1,4-6; 2,5-16; Ef 1,20-23; Cl 1,15-20). Ser espiritual criado. A palavra significa literalmente “mensageiro”. Somente o ser humano foi criado com “livre arbítrio”, a condição de saber e escolher entre o bem e o mal, dentro da permissão de Deus. Qualquer outro ser, inclusive os anjos, não tiveram esta mesma condição, por isto é impossível que o diabo seja um anjo, criado por Deus. Significa "mensageiro", "enviado". Neste sentido Deus pode enviar profetas (Isaías 14,32) ou sacerdotes (Malaquias 2,7) como seus mensageiros. Em textos anteriores à monarquia, o anjo é às vezes identificado com o próprio Deus (cf. Gênese 16,7 e nota; Gênese 22,11-18 Gênese 31,11-13 Êxodo 3,2-5 Juízes 2,1-4). A preocupação com a transcendência divina (Deus, um ser distante e diferente), leva a falar dos anjos como intermediários (Êxodo 14 Êxodo 23,20-23 Números 22,22-35 Juízes 2,1-4 Juízes 6,11-24 Juízes 13,3-23 Gálatas 3,18-22 Êxodo 14,19-20). Eles são, portanto, os mediadores da Aliança. À maneira de um monarca oriental, cercado de cortesãos, Deus passa a ser visto como rodeado de anjos (Gênese 28,12 João 1,51 1Reis 22,19-23 Isaías 6,2-6 Jó 1,6-12 Mateus 16,27), organizados numa verdadeira hierarquia (Gênese 3,24 Isaías 6,2 Efésios 1,21 Colossenses 1,16 1Pedro 3,22 1Tessalonicenses 4,16). A crença nos anjos se desenvolveu muito após o exílio. Por isso, o Novo Testamento insiste na superioridade da mediação de Cristo sobre a dos anjos (Hebreus 1,4-6 Hebreus 2,5-16 Efésios 1,20-23 Colossenses 1,15-20). Hebraico: Mensageiro, Hb 2.7 Curso de Teologia IBC... Literalmente, no Antigo e Novo Testamento, é tudo que Deus usa para enviar um seu recado; como a mula de Balaão, a enfermidade de Paulo, pessoas, e qualquer outro meio que use. Seres angelicais é um dos meios cridos, o que torna-se pouco provável, pois, em si mesmo, Deus não precisa de seres para fazer o que Ele quer, Sua própria Palavra e Vontade se auto-executam espontaneamente dentro de todos os limites de suas atribuições. De qualquer forma, em hipótese nenhuma, o anjo, como ser angelical, é semelhante aos homens, com o livre-arbítrio, impossibilitando que tenha, ao menos, a opção de desobedecer ou ser rebelde aos desígnios do Criador. |
ANJO DA GUARDA | Anjo especial supostamente nomeado para vigiar um indivíduo, O conceito tem pouco amparo bíblico, As passagens às quais freqüentemente se recorrem encontram-se em Mateus 18.10 e Atos 12.15. |
ANJO DO SENHOR | Auto manifestação em forma perceptível do Senhor. |
ANJOS CAÍDOS ou MAUS | Na crendice apocaliptica judaica, são anjos que desobedeceram, se rebelaram contra a Deus, caíram de seu lugar especial de serviço a Deus, também são conhecidos como demônios, e agora servem a Satanás, o chefe dos anjos caídos; o que é impossível pela teologia bíblica, leia sobre Anjos. |
ANJOS SANTOS | Na crendice apocalíptica judaica, são os anjos que não caíram de sua posição de obediência. Ver Anjos Caídos. |
ANO | consulte TEMPO, medidas de |
ANO CRISTÃO | As várias épocas e datas importantes do ano determinadas pela Igreja. Começando com o Advento, determinadas datas são estabelecidas tendo em vista eventos e verdades importantes da fé cristã. |
ANO SABÁTICO | Tempo de Sábado para a terra. Os israelitas deviam observá-lo deixando de plantar ou colher qualquer alimento a cada período de sete anos. Era o último de um período de sete anos. Nele o escravo hebreu tinha direito de recuperar a liberdade (Ex 21,2-6); os campos, vinhas e olivais deviam ficar inexplorados (23,10s). Ver Lv 25,2; Dt 15,1; Jr 34,8 e respectivas notas. |
ANO SABÁTICO | Tempo de Sábado para a terra. Os israelitas deviam observá-lo deixando de plantar ou colher qualquer alimento a cada período de sete nos. O Exílio sobreveio porque os israelitas falharam em obedecer a este mandamento. (Levítico 25:1-7) |
ANO SABÁTICO | Era o último de um período de sete anos. Nele o escravo hebreu tinha direito de recuperar a liberdade (Êxodo 21,2-6); os campos, vinhas e olivais deviam ficar inexplorados (Êxodo 23,10s). Ver Levítico 25,2 Deuteronômio 15,1 Jeremias 34,8. |
ANRA | Hebraico: Vermelho, Ex 6.18 |
ANRAFEL | a boca de Deus falou. |
ANRAFEL | Hebraico: Guarda Dos Deuses, Gn 14.1 |
ANRAO | Hebraico: Inexperiência, Ex 6.18 |
ANRI | Hebraico: Eloqüente, Ne 3.2 |
ANSELMO DE CANTUÁRIA (1033-1109) | Monge e teóIoaoiiedieva1 que exerceu forte influência no pensamento cristão. Foi seguidor de Agostinho no usQ filosofia platônica na elaboração da sua teo uas principais bui&s incluem seu ponto de vista acerca da fé e razão, o argumento ontológico da existência de Deus e sua interpretação da expiação. |
ANSI | Hebraico: Robusto Ou Força De Deus, 1 Cr 6.46 |
ANSIEDADE-DE-FINITUDE | Ver Pecado, ‘Iboria da Limitação e Ansiedadedo. |
ANTIAUTORITARISMO | Rejeição de e oposição a qualquer autoridade externa. |
ANTICLERICALISMO | Oposição à autoridade do clero. |
ANTICRISTO | Ou "homem da iniqüidade" (2Ts 2,1-11), é tudo o que se opõe a Cristo, ao Messias. É um personagem que se dedica totalmente ao mal (cf. 1Jo 2,18; 2Jo 7) e que se atribui honras divinas. Em Mateus e Marcos parece ser um personagem coletivo (Mt 24,23s; Mc 13,14-20). É a encarnação das forças políticas e religiosas que se opõem ao reino de Deus inaugurado por Cristo (Ap 13,1-18). Cristo, iniciando o combate escatológico contra o mal, já se encontrou com o anticristo, "o príncipe deste mundo" (Jo 12,31-32; 14,30; 16,11), a quem aniquilará no fim dos tempos (2Ts 2,8; 1,7-10). Ver "Parusia". Um opositor e imitador de Cristo Em 1João 2:18-22 e 4.3 o anticristo parece ser um espírito presente durante toda a história da igreja. Alguns procuraram identificar pessoas ou ofícios específicos como o anticristo. Os reformadores e outros de linha evangélica o identificaram com o papado. Parece que há um espírito ou princípio de rebelião operando no mundo que nos últimos dias assumirá uma forma pessoal. |
ANTICRISTO | Ou "homem da iniqüidade" (2Tessalonicenses 2,1-11), é tudo o que se opõe a Cristo, ao Messias. É um personagem que se dedica totalmente ao mal (cf. 1João 2,18 2João 1,7) e que se atribui honras divinas. Em Mateus e Marcos parece ser um personagem coletivo (Mateus 24,23s; Marcos 13,14-20). É a encarnação das forças políticas e religiosas que se opõem ao reino de Deus inaugurado por Cristo (Apocalipse 13,1-18). Cristo, iniciando o combate escatológico contra o mal, já se encontrou com o anticristo, "o príncipe deste mundo" (João 12,31-32 João 14,30 João 16,11), a quem aniquilará no fim dos tempos (2Tessalonicenses 2,8 2Tessalonicenses 1,7-10). Ver "Parusia". |
ANTI-CRISTO | Grego: Conta Cristo, Em Lugar De Cristo, 1 Jo 2.18 |
ANTIDENOMINACIONALISMO | Posição contrária à reunião de igrejas em convenções, associações ou uniões, buscadas na aderência comum a determinadas doutrinas diferenciadoras. |
ANTIGA ESCOLA TEOLÓGICA | Teologia do tradicional calvinismo norte-americano, a partir dos anos de 1830 aos anos de 1860- Alinhada a nomes como Archibald Alexander e Charles Hodge, de Princeton. A Antiga Escola tentou manter uma posição estritamente calvinista. |
ANTIGO CREDO ROMANO | O mais importante antecessor do credo dos apóstolos, provavelmente revelado durante a segunda metade do 2? século. |
ANTIGO TESTAMENTO | Os 39 livros bíblicos reunidos pelos judeus e que foram, de um modo geral, identificados, ao tempo de Cristo, como revestidos de autoridade. |
ANTILEGÔMENA | Termo referente aos livros sobre os quais não há conseso acerca de sua inserção no Novo Testamento. |
ANTIMETAFISICO | Atitude de oposição ao levantamento de questões metafísicas ou tentativas de se encontrar explicações metafísicas. Ver Metafisica. |
ANTINATURAL | Contrário à natureza. O termo é usado pelos defensores do ponto de vista de que os milagres violam ou quebram as leis do universo físico. |
ANTINOMIA | Contradição ou tensão entre duas ou mais leis, regras ou princípios, sendo que cada uma delas é tido como verdadeira. |
ANTINOMIANISMO | Ver Antinomismo. |
ANTINOMISMO | Oposição à lei, especificamente rejeição da idéia de que a vida do cristão precisa ser governada por leis ou regras. O mesmo que antinomianismO |
ANTIOCO | Grego: Sofredor, Valoroso Como Um Carro De Guerra, Mc 1.10 |
ANTIOQUIA | Cidade fundada por Seleuco I, que se tornou um rico centro comercial, foco da cultura helênica e residência dos Selêucidas. Em 64 aC tornou-se capital da província romana da Síria. Ali foi fundada a primeira comunidade cristã mista, composta de judeus e pagãos convertidos. Os membros desta comunidade pela primeira vez foram chamados cristãos. Dela partiram Paulo e Barnabé para as suas viagens missionárias (At 13,1-3; 14,26-28; 15,35-40; 18,22). Na Ásia Menor, na Pisídia, havia outra Antioquia, onde também Paulo e Barnabé fundaram uma comunidade cristã (At 13,14-52). |
ANTIOQUIA | Cidade fundada por Seleuco I, que se tornou um rico centro comercial, foco da cultura helênica e residência dos Selêucidas. Em 64 a.C.tornou-se capital da província romana da Síria. Ali foi fundada a primeira comunidade cristã mista, composta de judeus e pagãos convertidos. Oséias membros desta comunidade pela primeira vez foram chamados cristãos. Dela partiram Paulo e Barnabé para as suas viagens missionárias (Atos 13,1-3 Atos 14,26-28 Atos 15,35-40 Atos 18,22). Na Ásia Menor, na Pisídia, havia outra Antioquia, onde também Paulo e Barnabé fundaram uma comunidade cristã (Atos 13,14-52). |
ANTIOQUIA | Grego: Pertecente A Antíoco, At 13.1 |
ANTIPARO | Hebraico: Igual Ao Pai, 1 Mac 12.16 |
ANTIPAS | Ou Herodes Antipas, um dos filhos de Herodes o Grande, que de 4 aC a 39 dC governou a tetrarquia da Galiléia e da Peréia. Nos Evangelhos é chamado simplesmente Herodes (Lc 3,19; 9,9; 13,31-33) e foi denunciado por João Batista por ter tomado a mulher de seu irmão, Herodes Filipe. Instigado por Herodíades, Antipas mandou degolar o Batista (Mt 14,1-12). Ver "Herodes". |
ANTIPAS | Ou Herodes Antipas, um dos filhos de Herodes o Grande, que de 4 a.C.a 39 d.C. governou a tetrarquia da Galiléia e da Peréia. Nos Evangelhos é chamado simplesmente Herodes (Lucas 3,19 Lucas 9,9 Lucas 13,31-33) e foi denunciado por João Batista por ter tomado a mulher de seu irmão, Herodes Filipe. Instigado por Herodíades, Antipas mandou degolar o Batista (Mateus 14,1-12). Ver "Herodes". |
ANTIPAS | Grego: Contratação De Antipater, Contra Todos, Ap 2.13 |
ANTIPATRIDE | Grego: Que Pertence A Antipter, At 23.31 |
ANTIPATRIS | Grego: Que Pertence A Antipater Ou Contra O Pai, At.23.31 |
ANTÍPATRO | o retrato do pai. |
ANTI-SEMITISMO | Hostilidade para com os judeus e freqüentemente perseguição contra eles. |
ANTI-SOBRENATURALISMO | Aversão à crença na atividade miraculosa de Deus na esfera humana e terrena. |
ANTI-SUBSTANCIALISMO | Aversão à crença e uso de categorias que denotam substância. Com freqüência envolve uma ênfase na função em lugar da substãncia. |
ANTÍTESE | Oposição entre idéias ou palavras; contrário. Oposição ou contraste; do pensamento hegeliano um evento, idéia ou movimento que surge em contradição a lima tese precedente. |
ANTITÉTICO | Que contém antítese. |
ANTÍTIPO | Realidades neotestamentárias das quais certas pessoas, objetos ou práticas do Antigo Testamento são tipos ou figuras. |
ANTITRINITARIANISMO | Um sistema de doutrinação que rejeita a doutrina da Trindade. |
ANTONIA(O) | Latim: Inestimável, Que Não Tem Preço, At 22.40 |
ANTONIA(O) | Grego: O Que Enfrenta Inimigo, At 22.40 |
ANTOTIAS | Hebraico: Resposta Do Senhor, 1 Cr 8.24 |
ANTOTIJA | Hebraico: Resposta Do Senhor, 1 Cr 8.24 |
ANTROPOCENTRISMO | Perspectiva segundo a qual os seres e os valores humanos, em lugar de Deus e valores divinos, constituem o fato central do universo. |
ANTROPOLOGIA | Estudo da natureza e cultura humana. A teologia antropológica é uma interpretação teológica da humanidade. |
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA | O estudo da natureza humana a partir da ótica da teologia e da revelação. |
ANTROPOMORFISMO | Concepção de Deus como possuindo características humanas ou existindo em forma humana. |
ANTROPOPATISMO | Atribuição de emoções humanas a Deus. |
ANTROPOSOFIA | Sistema de idéias religiosas e filosóficas que combina conceitos de diferentes fontes. Ensina que a pessoa pode e deve escapar do mundo material através da descoberta de verdades no interior dos seres humanos. |
ANUBE | Hebraico: Reunidos, 1 Cr 4.8 |
ANZI | Hebraico: Robusto, 1 Cr 6.40 |
AOA | Hebraico: Calor Ou Irmão Do Senhor, 1 Cr 8.4 |
AODE | glória. |
AODI | Hebraico: Irmão De Jeová, 1 Cr 8.6 |
AOI | Hebraico: Calor, 2 Sm 23.9 |
AOITA | Hebraico: Amado Do Senhor Ou Irmão Do Senhor, 1 Cr 11.12 |
AOLA | Hebraico: Ele Tem Sua Tenda, Ez 23.4 |
AOLIABE | Hebraico: Tenda De Meu Pai, Ex 31.6 |
AOLIBANA | Hebraico: A Minha Tenda Está No Lugar, Gn 36.2 |