DICIONÁRIO OFICIAL (Bíblico -Teológico) ...ENCICLOPÉDIA............ Apresentação ...Artigos ... Cronologia ...Bibliografia ... --- ... IdadeMédia ... HebraicoGrego ... Dicionários ... Wikipédia ...

AAA ... ACA ... ADR ... ALA ... AMP ... APA ... ARG ... ASC ... AUG ... BAA ... BAQ ... BEM ... BET ... BIA ... BOA ... CAA ... CAN ... CBA ... CLA ... CON ... COO ... CPA ... CRO ... DAA ... DEM ... DET ... DFA ... DIV ... EAA ... EL ... EMA ... ESA ... ESP ... ETA ... EXA ... FAA ... FEB ... FIA ... FOC ... GAA ... GEE ... GOA ... HAA ... HAS ... HEP ... HIL ... HOA ... IAA ... IMA ... INA ... INT ... JAA ... JEJ ... JET ... JPA ... KAA ... LAA ... LEI ... LIA ... LOI ... MAA ... MAO ... MEA ... MES ... MIL ... MOA ... MUL ... NAA ... NEA ... NIA ... OAA ... ONO ... PAA ... PAO ... PAS ... PEA ... PEO ... PIA ... POS ... PRO ... PSA ... QAA ... RAA ... REE ... REN ... REU ... SAA ... SAL ... SAN ... SAO ... SCA ... SEO ... SIB ... SMA ... TAA ... TEM ... TEO ... TFA ... TRE ... UAA ... VAA ... VIO ... WAA ... XAA ... YAA ... ZAA ... ZER ...


UAA

UBIL
Hebraico: Trator De Camelo, 1 Cr 27.30
UCAL
Hebraico: Eu Sou Forte, Pv 30.1
UEL
Hebraico: Vontade De Deus, Ed 10.34
UFANAR
Envaidecer; orgulhar-se.
UFANAR
Envaidecer-se, rejubilar-se. 1 Coríntios 13:4
UFANAR
Envaidecer-se, rejubilar-se. 1 Coríntios 13:4
UFARSIM
Persa: Singular De Parsim, Dn 5.25
UFAZ
Hebraico: Ilha De Ouro, Jr 10.9
UIVO
Dar uivos (o cão, o lobo e outros animais). Produzir som semelhante ao uivo. Salmos 59:6
ULA
Hebraico: Julgo, 1 Cr 7.39
ULAI
Hebraico: Água Lamacenta, Dn 8.2
ULAO
Hebraico: Frente, 1 Cr 7.16
ÚLCERA
Perda de substância dos tecidos (pele, mucosa etc.), por processo endógeno, muitas vezes seguida de infecção por instalação decocos, e que não tende à cicatrização. Êxodo 9:9
ÚLCERA
Úlcera: Perda de substância dos tecidos (pele, mucosa etc.), por processo endógeno, muitas vezes seguida de infecção por instalação decocos, e que não tende à cicatrização. Êxodo 9:9
ÚLTIMA CEIA
A ceia que estabeleceu a Ceia do Senhor.
ÚLTIMOS DIAS
No Antigo Testamento, a expressão designa um wmpo futuro de julgamento e redenção; no Novo Testamento, designa tanto o período imediatamente precedente ou o período inaugurado pela vinda de Cristo,
ÚLTIMOS TEMPOS
Ver últimos Dias.
ULTRADISPENSACIONALISMO
Forma extrema de dispensacionalismo que vê o início da igreja acontecendo em Atos 28, quando Paulo, ao final do seu ministério, declarou que, uma vez que Israel rejeitou o reino de Deus, a salvação pertence agora aos gentios. Esta posição é geralmente chamada de ‘bullingerismo’, por causa de seu principal advogado, Ethelberl William Bullinger (1837- 1913). Outra forma de dispensacionalismo vê a igreja tendo seu inicio em Atos 13, quando Paulo foi enviado á sua primeira viagem missionária. O ultradispensacionalismo tende a identificar certas passagens como exclusivas para épocas particulares, diferentemente do dispensacionalismo moderado, que vê Aios 2 (Pentecostes) como o inicio da igreja.
ULTRAJE
Ação ou efeito de ultrajar; insulto, afronta, infamação. 1 Coríntios 5:2 - 1 Pedro 2:23
ULTRAJE
Ação ou efeito de ultrajar; insulto, afronta, infamação. 1 Coríntios 5:2 - 1 Pedro 2:23
ULTRAMONTANISMO
Movimento católico romano do século 19 que encorajou a descentralização do poder do papado como uma forma de renovação espiritual da igreja.
ULTRAPASSAR
Passar além de; transpor. Exceder. 2 Samuel 1:26
ULTRAPASSAR
passar além de; transpor. exceder. 2 samuel 1:26
UMA
Hebraico: Conjução, Js 19.30
UMBIGÜIDADE DE DEUS
A onipresença de Deus. O termo é usado também no pensamento luterano para explicar como o corpo de Cristo pode estar na eucaristia enquanto ele está no céu.
UMBRAIS
Portal superior. Deuteronômio 6:9
UMBRAIS
portal superior. deuteronômio 6:9
UMBREIRA
Portal, limiar, ombreira da porta. Isaías 57:8
UMBREIRA
Portal, limiar, ombreira da porta. Isaías 57:8
UNÂNIME
Que tem o mesmo espírito, o mesmo sentimento ou a mesma opinião que outrem. 1 Crônicas 12:38
UNÂNIME
Que tem o mesmo espírito, o mesmo sentimento ou a mesma opinião que outrem. 1 Crônicas 12:38
UNÇÃO
Ato ou efeito de ungir. Sentimento de piedade; doçura comovente na expressão; tonalidade suave e comovente no falar, que suscita sentimentos compassivos ou piedosos; aplicação dos Santos Óleos a uma pessoa para a consagrar.
Ato de dedicar uma pessoa através do derramamento de óleo sobre sua cabeça.
UNÇÃO
De altares, reis e sacerdotes (Gênese 28,11-19 1Samuel 10,1-8 1Samuel 16,1-13 1Reis 1,38-40 Êxodo 29,44 Êxodo 30,22s).
Depois do exílio, a unção é relacionada com o Espírito (Isaías 42,1-9 Isaías 61,1s).
Cristo, recebendo o Espírito sem o rito da unção, é o ungido pelo Espírito (Mateus 3,16 Atos 10,36-38).
A Unção ou Crisma é um rito muito apto para exprimir o dom do Espírito (2Coríntios 1,21s; Atos 13,2s; Atos 9,17 2Timóteo 1,6s).
A Unção dos Enfermos (Lucas 10,34 Marcos 6,12s; Tiago 5,14s).
UNGIDO
Ver "Cristo".
UNGIR
Ato simbólico de derramar azeite sobre objetos ou pessoas em sinal da consagração. O nome Messias significa o Ungido.
Derramar um óleo especial sobre uma pessoa ou coisa e separá-las como santa e prepará-la para o serviço de Deus. (Êxodo 30:22-33, I Reis 16:13)
UNI
Hebraico: Aflito Ou Afligido Pelo Senhor, 1 Cr 15.18
UNI VERSALISTA
Aquele que crê na salvação de todas as pessoas.
UNIAO COM DEUS
Restauração do crente ao relacionamento com Deus, como originalmente desejada. É realizada pela morte de Cristo.
UNIÃO DOS CRENTES
Dimensão básica da doutrina da salvação: ao serem identificados com Cristo em sua morte expiatória e no poder da sua ressurreição, os crentes alcançam a justificação e força para a vida.
UNIAO ESPIRITUAL
A união da divindade e da natureza humana de Jesus em uma só pessoa.
UNIÃO METAFÍSICA
Referência à idéia de que o homem é absorvido por Deus, tornando-se intrinsecamente um com ele.
UNIÃO MÍSTICA
Segundo os místicos, uma união enlrc o ser humano e Deus que transcende a compreensão usual da relação entre o crente e Deus. Alguns místicos crêem que esta união é permanente. Outros a crêem de Forma intermitente.
UNIAOJURIDICA
Aspecto da união dos crentes em Cristo pela virtude, naqual o pecado da humanidade é levado por Cristo e a justiça de Cristo é imputada ao crente.
UNICAMENTE
Exclusivamente. Excepcional, principal, essencial. Marcos 14:51
UNICIDADE DE DEUS
Um dos atributos de Deus. Sua unidade indivisível. Como um espírito puro, ele não é um composto. Sendo assim, é indivisível.
UNIDADE
A unidade existente entre o Pai e o Filho, entre Deus e os cren(es e entre os crentes entre si.
Todos os membros da Igreja receberam dos apóstolos a mesma vida cristã, que devem aceitar pela fé (1Coríntios 1,10-16 Romanos 10,14-17 1Tessalonicenses 1,8 Colossenses 2,6s; Gálatas 1,6-9).
Fé-Batismo-Espírito são os três laços que unem os cristãos (Romanos 10,9-11 Gálatas 2,16-20 Efésios 3,17 Efésios 4,1-6).
Cristo, Cabeça da Igreja e centro de unidade do universo (Colossenses 1,18-20 Colossenses 2,9s; Efésios 1,9 Efésios 1,22 João 17,21-26).
Serviço pastoral, fonte de unidade na Igreja (Mateus 16,18s; Mateus 12,25 Mateus 18,15-18 Lucas 22,32).
Paulo prega o mistério de Cristo que realiza a unidade entre judeus e gentios (Efésios 1,22 Efésios 2,13-18 1Coríntios 12,13 CL 3,10s).
Alegorias paulinas que exprimem a unidade da Igreja (1Coríntios 3,6-16 Romanos 11,17-29 2Coríntios 11,2-6 Efésios 4,2-6).
Unidade na variedade dos carismas (1Coríntios 12-14 Efésios 4,1-16 Filipenses 2,1-5). Ver "Eucaristia, sacramento da unidade".
UNIDADE CONDICIONAL DA PESSOA HUMANA
Referência á idéia de que conquanto seja verdadeiro que o estado normal do ser humano é o de uma unidade entre os aspectos material e o não-material (psicológico e espiritual), sob certas condições, tais como a da morte, essa unidade é quebrada e deixa de existir.
UNIDADE DE DEUS
Referência à idéia de que Deus é uno em essência em vez de ser três deuses.
UNIDADE DOS CRENTES
A unidade existente entre os crentes pelos quais Jesus orou em sua oração sumo-sacerdotal (Jo 17.21). Alguns consideram ser esta uma unidade espiritual baseada no fato de que Iodos crêem no mesmo Deus. Alguns acham que esta unidade é uma fraternidade ativa. Outros interpretam-na como uma unidade de filiação ou de relacionamento conciliar. Há ainda os que desejam uma união orgânica real de todos os crentes numa denominação.
UNIDADE ESPIRITUAL
O relacionamento não-visível que os cristãos têm entre si. Contrapõe-se com a unidade visível da igreja organizada.
UNIDADE ORGÂNICA
Uma união organizacional efetiva, seja numa membresia eclesiástica, seja na fusão de igrejas numa nova corporação; contra- põe-se à unidade espiritual, onde há apenas uma concordância em matérias de fé e prática.
UNIFICAÇÃO, IGREJA DA
Seita do século 20 fundada na Coréia por Suo Myung Moon e que sustenta que. uma vez que Jesus não se casou, sua obra redentiva foi apenas espiritualmente. Como conseqüência, deve haver um outro messias, o senhor do segundo advento, para realizar a redenção física. No Princípio divino, Moon deixa implícito que o senhor do segundo advento nascerá na Coréia e que todas as religiões serão unificadas por ele. Alguns crêem que Moon é este messias; no entanto, ele mesmo não se proclamou. Os seguidores do movimento, geralmente chamados de moonitas (moonies, em inglês), têm conseguido grande publicidade, embora não cheguem a um milhão.
UNIFORMISMO
Concepção científica, especialmente na geologia, de que os processos hoje em operação no universo físico são os mesmos do pa. sado. Assim, os eventos passados podem ser datados por extrapolação de processos presentes.
UNIGÊNITO
O único gerado. João 1:18
UNIO MYSTICA
Ver União Mística.
UNITARIANISMO
Crença em Deus como uma só pessoa.
UNITARIANOS
Geralmente. todos aqueles que sustentam que Deus e uma só pessoa; em particular, os mcm bros de um grupo religioso organizado que esposam esta crença.
UNIVERSALIDADE DA GRAÇA DE DEUS
Referência à idéia de que a obra redentiva imerecida de Deus foi estabelecida para todos.
UNIVERSALIDADE DA SALIVAÇÃO
Referência à idéia de que a graça redentora de Deus é oferecida a todos, e todos precisam se arrepender e crer.
UNIVERSALISMO
No AT aparecem certos impulsos universalistas (Gn 22,18; Is 2,2-4; Mq 4,1-3). Anuncia-se até a conversão dos pagãos (Is 66,18-24; Zc 2,15; Ml 1,11). Recordam-se personagens que não pertencem ao povo bíblico (Gn 14,18; Js 2,1; Rt 4,10).
Mas predomina a tendência ao fechamento, para não se contaminar (Dt 7,1-8; Ex 19,5).
Segundo os Evangelhos, Cristo nega-se a fazer apostolado entre os pagãos (Mt 10,5; 15,24; Mc 7,27). Acolhe, contudo, alguns estrangeiros (Mt 8,5-10; 15,28). Ante a recusa dos judeus, anuncia a passagem aos gentios (Mt 21,43; Lc 13,28). Após a ressurreição aparece a missão universalista (Mt 28,19; Mc 16,15; At 1,8).
A redação dos Evangelhos deixa transparecer a preocupação por afirmar o universalismo; magos (Mt 2,1-12), centurião romano (Mc 15,39), Simeão (Lc 2,29-32).
O universalismo da Igreja foi uma dura conquista (At 8,5; 10,1-11,26; 15,1-33; Gl 2,1-14; 5,11; Ef 1,1s; Cl 1,15-29).
O Apocalipse vê todas as raças na Jerusalém celeste (Ap 7,9; 21,24-26).
UNIVERSALISMO
Crença de que no fim dos tempos todos os seres humanos serão restaurados a Deus.
UNIVERSALISMO
No Antigo Testamento aparecem certos impulsos universalistas (Gênese 22,18 Isaías 2,2-4 Miquéias 4,1-3). Anuncia-se até a conversão dos pagãos (Isaías 66,18-24 Zacarias 2,15 Malaquias 1,11). Recordam-se personagens que não pertencem ao povo bíblico (Gênese 14,18 Josué 2,1 Rute 4,10).
Mas predomina a tendência ao fechamento, para não se contaminar (Deuteronômio 7,1-8 Êxodo 19,5).
Segundo os Evangelhos, Cristo nega-se a fazer apostolado entre os pagãos (Mateus 10,5 Mateus 15,24 Marcos 7,27). Acolhe, contudo, alguns estrangeiros (Mateus 8,5-10 Mateus 15,28). Ante a recusa dos judeus, anuncia a passagem aos gentios (Mateus 21,43 Lucas 13,28). Após a ressurreição aparece a missão universalista (Mateus 28,19 Marcos 16,15 Atos 1,8).
A redação dos Evangelhos deixa transparecer a preocupação por afirmar o universalismo; magos (Mateus 2,1-12), centurião romano (Marcos 15,39), Simeão (Lucas 2,29-32).
O universalismo da Igreja foi uma dura conquista (Atos 8,5 10,1-11,26; Atos 15,1-33 Gálatas 2,1-14 Gálatas 5,11 Efésios 1,1s; Colossenses 1,15-29).
O Apocalipse vê todas as raças na Jerusalém celeste (Apocalipse 7,9 Apocalipse 21,24-26).
UNIVERSALISMO HIPOTÉTICO
A idéia de que Jesus morreu pelos pecados de toda a humanidade e que lodos podem crer. Teoricamente, então, todos poderiam ser salvos. Todavia, na prática, isto pode não ocorrer.
UR
Hebraico: Estabelecimento, Luz, Fogo, 1 Cr 11.35
UR DOS CALDEUS
Cidade De Tera E Abrao, Gn 11.28
URBANO
civilizado.
Grego: Polido, Agradável; Latim: Citadina, Civilizado, Rm 16.9
URGESCHICHTE
Termo alemão para a pré-história ou falos ocorridos num plano além da história.
URI
Hebraico: Ardente Ou Luz De Jeová, Ex 31.2
URIAS
Deus é luz.
Hebraico: Jeová É Luz, 2 Sm 11.3
URIEL
Deus é luz.
Hebraico: Deus É Luz Ou Fogo De Deus, 1 Cr 15.5
URIJA
Hebraico: Jeová É Luz, 2 Rs 16.10
URIM
Hebraico: Luzes, Ex 28.30
Junto com o Tumim, algum tipo de método pelo qual o sacerdote do Antigo Testamento podia discernir a vontade de Deus. Possivelmente tratava-se de sortes ou pedras sagradas, lançadas como dados, para obter uma resposta positiva ou negativa da parte de Deus.
URIM E TUMIM
Ver Ex 28,30 e nota.
Nome de um ou mais objetos pertencentes ao Racional do Juízo que o sumo pontífice trazia ao peito de modo que estivesse sobre o coração do sacerdote quando se apresentava diante do Senhor (Ex 28.30; Lv 8.8). Estes objetos, provavelmente, eram guardados em uma dobra do Racional do Juízo, ou por baixo dele. Por meio do Urim e Tumim, o sumo sacerdote consultava a vontade de Deus em casos difíceis.
Objetos sacerdotais que determinavam a vontade de Deus usados primeiramente por Levi, e foi usado até os tempos de Davi. (Êxodo 28:0)
URSA
Grego: Guarda Do Urso, Jo 9.9
URSINUS, ZACHARIAS(1534 1583)
Um dos redatores do Catecismo de Heidelberg. Foi afastado do magistério em Breslau e Heidelberg por defender a doutrina calvinista da Ceia do Senhor.
URTIGA
plantas muito comuns em todas as partes do globo, e que se caracterizam pela presença de numerosos pêlos nas folhas e no caule, os quais, em contato com a pele, produzem comichão e irritação. Provérbios 24:31
URTIGA
plantas muito comuns em todas as partes do globo, e que se caracterizam pela presença de numerosos pêlos nas folhas e no caule, os quais, em contato com a pele, produzem comichão e irritação. Provérbios 24:31
USAL
Hebraico: Viandante Ou Velocidade Do Senhor, Gn 10.27
USASTE
Verbo Usar no passado. Gênesis 24:14
USASTE
Verbo Usar no passado. Gênesis 24:14
USSHER, JANtES (1581-1656)
Arcebispo e erudito irlandês, mais conhecido por ler datado a criação do mundo em 4004 a.C, uma conclusão que seria incluída em muitas edições da Biblia.
USURA
Juros, em geral excessivos, cobrados sobre quantias emprestadas.
USURA
Mesquinhez, avareza. Salmos 15:5
USURA
Mesquinhez, avareza. Salmos 15:5
USURPAR
Exercer indevidamente.
USURPAR
Exercer indevidamente; assumir de forma ilícita. Gênesis 27:36
USURPAR
Exercer indevidamente; assumir de forma ilícita. Gênesis 27:36
UTAI
Hebraico: Proveitoso, 1 Cr 9.4
UTENSÍLIO
Qualquer objeto, como instrumento, implemento ou vasilha, útil ou necessário aos usos da vida diária, ou ao exercício de certas artes ou profissões. Gênesis 31:37
UTENSÍLIO
Qualquer objeto, como instrumento, implemento ou vasilha, útil ou necessário aos usos da vida diária, ou ao exercício de certas artes ou profissões. Gênesis 31:37
UTILIDADE
Qualidade do que é útil. Serventia, préstimo, proveito. 1 Reis 15:15
UTILIDADE
Qualidade do que é útil. Serventia, préstimo, proveito. 1 Reis 15:15
UTILITARISMO
Teoria ética que avalia os aios por seus efeitos e mais particularmente pelo critério deque uma coisa é boa se funciona.
UTOPIA
Crença na possibilidade de uma sociedade perfeita na terra.
UTRECHT, DECLARAÇÃO DE
Fundamentos doutrinários ohciaisda Velha IgrejaCatólica. Formulada pelos cinco bispos velho-católicos em 1889, tenta definir o catolicismo sem compromisso com o papa.
UZ
Hebraico: Fértil, Gn 10.23
UZA
Hebraico: Força, 2 Sm 6.3
UZAI
Hebraico: Robusto, Ne 3.25
UZAL
Hebraico: Viandante, Gn 10.27
UZEM
Hebraico: Porção, 2 Sm 6.3
UZEM-SEERA
Hebraico: Porção De Sheera, 1 Cr 7.24
UZI
Hebraico: Minha Força, 1 Cr 6.5
UZIA
Hebraico: Força De Jeová, 1 Cr 11.44
UZIAS
Hebraico: Jeová É Minha Força, 2 Rs 15.13
Nome mudado de Azarias, 2Cr.26:1, Jz.6:1, 2Rs.15:1
UZIEL
forma tomada de Eleazar- Deus ajuda.
Deus É Minha Força Ou Poder De Deus, 1 Cr 6.2