DICIONÁRIO OFICIAL (Bíblico -Teológico) ...ENCICLOPÉDIA............ Apresentação ...Artigos ... Cronologia ...Bibliografia ... --- ... IdadeMédia ... HebraicoGrego ... Dicionários ... Wikipédia ...

AAA ... ACA ... ADR ... ALA ... AMP ... APA ... ARG ... ASC ... AUG ... BAA ... BAQ ... BEM ... BET ... BIA ... BOA ... CAA ... CAN ... CBA ... CLA ... CON ... COO ... CPA ... CRO ... DAA ... DEM ... DET ... DFA ... DIV ... EAA ... EL ... EMA ... ESA ... ESP ... ETA ... EXA ... FAA ... FEB ... FIA ... FOC ... GAA ... GEE ... GOA ... HAA ... HAS ... HEP ... HIL ... HOA ... IAA ... IMA ... INA ... INT ... JAA ... JEJ ... JET ... JPA ... KAA ... LAA ... LEI ... LIA ... LOI ... MAA ... MAO ... MEA ... MES ... MIL ... MOA ... MUL ... NAA ... NEA ... NIA ... OAA ... ONO ... PAA ... PAO ... PAS ... PEA ... PEO ... PIA ... POS ... PRO ... PSA ... QAA ... RAA ... REE ... REN ... REU ... SAA ... SAL ... SAN ... SAO ... SCA ... SEO ... SIB ... SMA ... TAA ... TEM ... TEO ... TFA ... TRE ... UAA ... VAA ... VIO ... WAA ... XAA ... YAA ... ZAA ... ZER ...


PEA


 PECA
Hebraico: Olhos Abertos, 2 Rs 15.25
PEÇA DE DINHEIRO
consulte MOEDAS
PECADO
 Transgressão de preceito religioso, maldade, culpa, vício. Fazer algo contrário a vontade de Deus.
PECADO
 Qualquer ação, atitude ou disposição que fracasse em cumprir ou alcançar de modo completo os padrões da justiça de Deus. Pode ser uma transgressão real da lei de Deus ou uma falha em viver segundo suas normas.
PECADO
O primeiro conceito de pecado está ligado à violação de um tabu (Josué 7,24-26 Josué 9,20 1Samuel 15,3-32 2Samuel 1,14s; 2Samuel 6,1s).
No Antigo Testamento o pecado está ligado à relação do homem com Deus. O pecado implica em infidelidade à aliança, em traição ao amor de Deus, em separação da comunidade. Para Jesus, pecador é quem não observa a vontade de Deus expressa pela Lei (Mateus 9,13 Mateus 19,17-29). Jesus denuncia o pecado, mas é amigo dos pecadores (Mateus 11,19 Lucas 15,1s) e lembra que Deus está pronto a perdoar (Lucas 11,4 Lucas 15,1-34 Lucas 18,13).
O pecado é a tentação do ser humano de dominar a Deus (Gênese 3,1-19 Eclesiástico 3,26-29 Eclesiástico 10,12s; Jó 21,14-16 Jó 22,17s; 1Samuel 2,1-10).
O pecado é uma desobediência a Deus, um atentado contra o amor de uma pessoa (Deuteronômio 11,16 Daniel 9,5-9 Isaías 50,1 Oséias 2,4-9 Jeremias 3 Ezequiel 16 Tiago 4,4-10).
Paulo descreve a origem do pecado, mal que aflige a humanidade toda (Romanos 1-5), mas que encontra o remédio na redenção operada por Cristo (Romanos 6-8). O pecado para ele é uma escravidão à Lei e ao mundo (Romanos 6,6 Romanos 7,5-23 Gálatas 4,3). Mas pela fé em Cristo e pela prática do amor ao próximo o cristão fica livre de todo pecado (Romanos 13,8-10 1Coríntios 13,4-7).
Para João, o pecado por excelência é o "príncipe deste mundo" (João 3,19-21 João 8,44 João 16,11).
Do coração procede todo o pecado (Êxodo 20,17 Jó 31,4-37 Mateus 12,33-37 Mateus 15,19s).
Cristo veio por causa dos pecadores, não por causa dos justos (Lucas 12,1s; Lucas 5,32 Lucas 19,1-10 Mateus 9,1-13).
Pecado original (Gênese 3,1-24 Gênese 11,1-9 Romanos 5,12-21 1Coríntios 15,21s; Romanos 3,23).
PECADO, NATUREZA DO
 Ver Pecado, Caráter do.
PECADO CAPITAL—
Expressão usada para designar os pecados capitais: orgulho, cobiça, lascívia, ira, glutonaria, inveja e preguiça.
PECADO DA SENSUALIDADE, TEORIA DO
Idéia de que pecado é, essencialmente, a tendência de nossa natureza física em dominar nossa natureza espiritual.
PECADO DE ADÃO
 Ver Pecado Original.
PECADO DELIBERADO —
Erro em que alguém se envolve mesmo tendo consciência disto.
PECADO DO EGOÍSMO, TEORIA DO
 Idéia de que o pecado é, essencialmente, uma excessiva preocupação consigo mesmo.
PECADO E DA MORTE, LEI DO
 O domínio do pecado (Rm 8.2).
PECADO ENQUANTO SUBSTITUIÇAO DE DEUS
 Referência à idéia de que a essência do pecado é de substituir a Deus em nossa vida, ou seja, impedir que Deus seja Deus.
PECADO ESCRAVIDÃO DO
 Ver Pecado, Servidão do.
PECADO IMPUTAÇÃO DO
 O peso ou tributo das conseqüências do pecado sobre outras pessoas; especialmente, o peso do pecado de Mão para seus descendentes.
PECADO INCONSCIENTE
 Atos errados cometidos sem consciência do mal praticado.
PECADO INDIVIDUAL
 Pecado cometido por uma pessoa; contrapõe-se aos pecados da sociedade ou da humanidade.
PECADO MORTAL
 O pecado que provoca morte espiritual. Na teologia católica romana, o pecado mortal extingue a existência de Deus na alma, enquanto que o pecado venial apenas diminui sua intensidade, O pecado mortal é uma determinação deliberada e intencional de resistência a Deus em tudo que se faz. Já no pecado venial há uma tensão entre a ação iníqua e o comprometimento do individuo,
PECADO NÃO PERDOADO
 Algo errado que não foi perdoado, basicamente, porque não foi confessado.
PECADO ORIGINAL
 O efeito do pecado de nossos antepassados sobre nós. Ao afetar nosso comportamento independentemente de ser anterior a qualquer ato nosso, o pecado original pode incluir tanto a corrupção da natureza humana quanto a culpa (ou a susceptibilidade ao castigo).
PECADO PARA A MORTE
 Pecado imperdoável mencionado por Jesus (lJo 5.16). Ver também, Pecado sem Perdão.
PECADO RACIAL
 Referência ao fato de que em Adão toda a raça humana pecou coletivamente,
PECADO SEM PERDÃO
 A blasfêmia contra o Espírito Santo é um pecado “eterno” conforme afirmação de Jesus (Mt 12.31-32; Mc 3.28-29; L.c 12.10). Jesus fez esta declaração após os fariseus terem atribuído a Belzebu a obra realizada por ele sobre o poder do Espírito Santo. O pecado imperdoável é geralmente entendido como uma persistente negação à obra de Deus. Esta negação tem como resultado o endurecimento do coração que impede ao individuo o reconhecimento da verdade e o arrependimento dos pecados.
PECADO VENIAL
 No sistema católico romano, um pecado que não leva á morte espiritual. O pecado venial é cometido, mas sem o propósito de resistir a Deus em tudo que é feito.
PECADO VOLUNTÁRIO
 Atos maus que são perpetrados conscientemente e com uma clara intenção de desobedecer.
PECADO, CARÁTER DO
 A natureza subjacente que está prescrita a todos os tipos de pecado. O caráter do pecado é distinto dos acontecimentos específicos do pecado.
PECADO, CONFISSÃO DO
 Ver Confissão de Pecados.
PECADO, CONSEQUÊNCIAS NATURAIS DO
 Os efeitos que acompanham uma transgressão, numa relação de causa e efeito.
PECADO, CONSEQÜÊNCIAS TEMPORAIS DO
 O resultado do pecado nesta vida.
PECADO, CONVICÇÃO DO
 Ver Convicção do Pecado.
PECADO, EFEITO CORPORATIVO DO
 Conseqüências exercidas pelo erro sobre um grupo de pessoas, seja no plano da família, da igreja ou no caso do pecado de Adão sobre toda a humanidade.
PECADO, EFEITOS INDIVIDUAIS DO
 Conseqüências do pecado sobre a pessoa que o cometeu ou, em alguns casos, sobre o indivíduo contra quem o pecado foi cometido. As estruturas grupais e sociais não participam deste efeito.
PECADO, EFEITOS INTERNOS DO
 Conseqüências do pecado sobre a personalidade e natureza do pecador.
PECADO, HOMEM DO
 Ver Homem do Pecado.
PECADO, LIVRAMENTO DO
Referência ao conceito de que a salvação implica não somente o cancelamento das conseqüências do pecado, mas a liberdade de ser controlado por ele.
PECADO, ORIGEM DO “TEORIA DO GERME”
 A idéia de que para alguém pecar é necessário que a substância do pecado já exista; ou seja, o pecado é derivado de uma origem preexistente.
PECADO, PODER DO
 O efeito natural do pecado.
PECADO, PRIVATIZAÇÃO DO
 Tentativa de se considerar como pecado apenas a ruptura do relacionamento individual com Deus. Os efeitos sobre outras pessoas e sobre a sociedade em gemi não são considerados.
PECADO, REMISSÃO DO—
Ver Remissão dos Pecados.
PECADO, TEORIA DA LIMITAÇAO E ANSIEDADE DO
 Posição sustentada por Reinhold Niebuhr de que o pecado origina-se de nossas limitações e da ansiedade decorrente, que, por sua vez, resulta no esforço de construir nossa própria segurança, geralmente à custa dos outros ou independentemente de Deus.
PECADO, TEORIA DA NATUREZA ANIMAL DO
 Idéia deque nosso Comportamento pecaminoso decorre de não nos termos desligado completamente de nossa natureza animal,
PECADO, TEORIA REALÍSTICA DA IMPUTAÇÃO DO
 Crença de Agostinho e outros de que todas as pessoas estavam presentes seminalmente em Adão, que foi, na verdade, o disseminador da raça humana, Quando Adão pecou, por conseguinte, todos nós estávamos verdadeiramente presentes e participamos do ato, muito embora não individualmente nem auto conscientemente.
PECADO, UNIVERSALIDADE DO
 Referência ao fato de que todas as pessoas são pecadoras e de que o pecado é encontrado em todas as culturas, raças e classes sociais.
PECADO. SERVIDÃO DO
 Efeitos da escravidão ou do controle do pecado (Rm 7).
PECADOS CONTRA A CARNE
 Pecados que envolvem o mau uso do corpo: fornicação, libertinagem e embriaguez. Contrapõem-se a atitudes e pecados sociais.
PECADOS DA IGNORÂNCIA
 Atos injustos praticados por falta de consciência das questões. A lei do Antigo Testamento prevê alívio nas penas por pecados cometidos sem intenção. Por exemplo: a lei estabelecia “cidade de refúgio” (Nm 35.9-34; J5 20).
PECADOS DA NEGLIGÊNCIA
 Pecados resultantes da falta de atenção. De acordo com as Escrituras, eles geralmente implicam conseqüências de menos gravidade. Ainda assim, o pecador é responsável por eles.
PECADOS DE OMISSÃO
 Pecados por deixar de fazer alguma coisa ou de dar cumprimento a uma responsabilidade. Contrapõem-se à violação de fato das normas de Deus.
PECADOS DE REBELDIA
 Pecados que envolvem a indisposição de se submeter á autoridade e direção de Deus.
PECADOS ESPIRITUAIS
 Atitudes e comportamentos que não se enquadram nos padrões de virtude de Deus. Os pecados espirituais se contrapõem aos atos errados praticados no plano físico.
PECADOS MORTAIS, OS SETE
 No catolicismo romano, uma relação das sete faltas morais, particularmente graves: orgulho, cobiça, luxúria, inveja, glutonaria, ira e preguiça, São considerados mais como tendência do pecado do que pecados mortais.
PECADOS, CARREGAR OS
 Referência ao conceito de que Cristo, à semelhança do bode expiatório do Antigo Testamento, levou fora os nossos pecados.
PECADOS, OFERTA PELOS
 Oferta que cada israelita era obrigado a fazer: 1) nos rituais de purificação; 2) por um pecado intencional contra a lei de Deus e 3) por ocasião das festas dos hebreus. A oferta sacrifical dependia do status da pessoa.
 PECAIAS
Hebraico: Jeová Abriu Os Olhos, 2 Rs 15.22
PECOCK, REGINALD (c.t395- -1460)
 Bispo de Chichester e pioneiro da crítica histórica, defendia, em 1450, que a “Doação de Constantino” não foi legítima. Ele ainda adulterou o Credo dos Apóstolos. Acusado de herege, retratou-se e passou a viver confinado em um mosteiro pelo resto de sua vida.
 PECODE
Hebraico: Castigo, Ez 23.23
PEÇONHA
Veneno. Malícia. Maldade, perversidade. Deuteronômio 32:24
PEÇONHA
Veneno. Malícia. Maldade, perversidade. Deuteronômio 32:24
 PEDAEL
Hebraico: Deus Salvou, Nm 34.28
 PEDAZUR
Hebraico: Rocha, Deus Tem Salvo, Nm 1.10
PEDOBATISMO —.
Prática do batismo infantil,
PEDRA ANGULAR
 O canto inferior de uma construção (alicerce) ou a chave de uma abóbada. Refere-se a Jesus, a Pedra que os construtores rejeitaram. Refere-se a Cristo, a declaração de Pedro sobre quem era Jesus, declaração que deu conta do que Jesus era e sobre aquela declaração (de que Ele era o Cristo), a Igreja foi edificada. Muitos interpretam que é sobre Pedro, mas Jesus fez trocadilho com as palavras. Jesus não se referia a Pedro e sim à declaração que Pedro fez ao dizer que edificaria a Sua Igreja. Pedro disse que Jesus era o Cristo e Jesus fez o mesmo com Pedro, dizendo que ele era pedra. Apenas trocadinhos com as palavras, para deixar claro que da mesma forma que o nome de Pedro significava pedra, Ele era o Cristo. E a Pedra que Ele edificou a Sua Igreja foi a declaração de Pedro, de que Ele era o Cristo. Logo, sobre Ele mesmo. Da mesma forma que na representação do corpo, Ele é a cabeça, a parte principal, pensante, comandante, no exemplo da construção Ele é a pedra angular, a principal, a que mantém em ordem a construção.
PEDRA DE ESQUINA, CRISE) COMO
 Parte das metáforas da Igreja como um templo espiritual. Significa o quão fundamental e crucial é Cristo para toda a igreja. (Is 28.16; Ef 2.20; IPe 2.6).
PEDRA DE MOINHO
 Uma de duas pedras usadas para esmagar os grãos a fim de obter farinha.
PEDRA DE TROPEÇO
 Qualquer coisa ou pessoa que leve alguém a pecar.
PEDRO
Recebe um novo nome que significa a sua nova função (João 1,41s; Mateus 16,17s).
Ocupa o primeiro lugar como rocha da Igreja (Lucas 6,14 Lucas 8,45 Lucas 9,32s; Lucas 12,41 Mateus 16,13-20 João 21,15-17). É a primeira testemunha da ressurreição (Atos 1,15-20).
Pedro faz-se missionário (Atos 8,14-25 Atos 9,32-10,48 Gálatas 2,8).
Oséias milagres proclamam a sua ação messiânica (Atos 3,1-8 Atos 9,31-43).
Predição, pecado e arrependimento de Pedro (Mateus 26,30-35 João 13,36-38 João 18,15-27 Mateus 26,69-75 Lucas 22,54-61).
Nome mudado de Simão ou Cefas, Jo.1:42
PEDRO
pedra, rocha.
PEDRO
Grego: Pedra, Grego: Rocha, Jo 1.42
PEDRO LOMBARDO (c.ll00--1160)
Teólogo medieval que ensinou na escola catedralicia de Paris e se tornou bispo dessa cidade em 1159. Tributária de Abelardo e Bernardo de Clairvaux (Claraval), sua teologia buscava unir a lógica ao compromisso devocional. Suas Sententiae foi o grande livro-texto das escolas católico romanas até o século 17, quando foi substituída pela Suma Teológica, de Tomás de Aquino.
PEDRO MÁRTIR VERMIGLI (1499-1562)
 Grande reformador que, ao fugir de sua terra, a Itália, em 1542, escreveu e ensinou na Suíça, na Inglaterra e na França.
PEDRO, PRIMAZIA DE
 Idéia aceita geralmente tanto por protestantes quanto por católicos de que Pedro foi o primeiro líder dos apóstolos. No catolicismo romano, este ensino se constitui na base do papado (Pedro foi supostamente o primeiro papa).
PEITORAL
 Bolso colorido, medindo 23 por 23 cm, preso às vestes do sumo sacerdote no Antigo Testamento. Doze pedras preciosas no bolso representavam as 12 tribos de Israel de modo que, ao ser pendurado no pescoço do sacerdote, o povo ficasse perto do seu coração. Dentro do peitoral havia o Urim e o Tumim.
PEITORAL
Peça de estofo, guarnecido de pedras preciosas, que os faraós e o sumo-sacerdote dos judeus usavam sobre o peito. Êxodo 35:9
PEITORAL
Peça do ornamento do Sumo Sacerdote, vestida sobre o efod. Ver Ex 28,15-30 e nota.
PEITORAL
Peça do ornamento do Sumo Sacerdote, vestida sobre o efod. Ver Êxodo 28,15-30 e nota.
PEITORAL
Peça de estofo, guarnecido de pedras preciosas, que os faraós e o sumo-sacerdote dos judeus usavam sobre o peito. Êxodo 35:9
PEJADAS
-se da, ou a mulher ou qualquer fêmea animal que se tornou prenhe. Salmos 144:14
PEJADAS
-se da, ou a mulher ou qualquer fêmea animal que se tornou prenhe. Salmos 144:14
PEJO
Pudor, acanhamento, vergonha. Samuel 6:20
PEJO
Pudor, acanhamento, vergonha. Samuel 6:20
PELADO, O SALÁRIO DO
 A conseqüência da transgressão é a morte (Rm 6.23).
PELAGIANISMO
 Teologia originária do pensamento de Pelágio que enfatizava mais a capacidade e a liberdade do ser humano do que a corrupção e a pecaminosidade. Segundo a maioria dos pelagianos, é possível viver sem pecado. O efeito do pecado de Adão sobre sua descendência foi apenas o mau exemplo.
PELÁGIO (c.36O-42O)
 Monge britânico, cujas idéias de que a natureza humana é essencialmente boa e de que o batismo infantil não é necessário provocaram conflito com os pensamentos de Agostinho.
 PELAIAS
Hebraico: Jeová Ilustre, 1 Cr 3.24
 PELALAIAS
Hebraico: Jeová Julgos, Ne 11.12
 PELATIAS
Hebraico: Jeová Libertou, Ne 10.22
 PELEGUE
Hebraico: Divisão, Gn 10.25
PELEJAR
Luta pela vida, ou por algo; esforço. Números 10:9
PELEJAR
Luta pela vida, ou por algo; esforço. Números 10:9
PELES FINAS
 Peles de vaca-marinha (que é o mesmo que dugongo), animal marinho encontrado em abundância nos bancos de corais do mar Vermelho e em outras águas tropicais. Esse animal chegava a ter cerca de 3,3m de comprimento, com cabeça arredondada, cauda semelhante à dos peixes e nadadeiras em forma de membros anteriores. Assemelha-se à foca. Como o mar Vermelho margeava o antigo Egito, não é de surpreender que Israel usasse essas peles para vários fins.
 PELETE
Hebraico: Libertação, Velocidade, Nm 16.1
PELONITA
Helez, indivíduo da tribo de Efraim e um dos valentes de Davi, era chamado pelonita . 1 Crônicas 27:10
PELONITA
Helez, indivíduo da tribo de Efraim e um dos valentes de Davi, era chamado pelonita . 1 Crônicas 27:10
PENA
 Disciplina imposta pela igreja aos pecadores após a confissão. Trata-se de um sacramento nas igrejas Ortodoxas Orientais e Católica Romana que exige a prática de certos atos como forma de pagamento parcial pela culpa dos pecados.
PENA CAPITAL
 Ver Pena de Morte.
PENA DE MORTE
 Prática de executar-se pessoas que são culpadas de terem cometido crimes hediondos, especialmente assassinatos.
PENDÃO
Bandeira, estandarte. Salmos 20:5
PENDÃO
Bandeira, estandarte. Salmos 20:5
PENDENTE
Jóia que se traz ao pescoço, suspensa de uma corrente Gênesis 24:22
PENDENTE
Jóia que se traz ao pescoço, suspensa de uma corrente Gênesis 24:22
PENHOR
Contrato acessório pelo qual o devedor, ou terceiro, entrega ao credor ou a quem o represente uma coisa móvel, que é por ele retida com o fim de assegurar, preferencialmente, o cumprimento da obrigação. Gênesis 38:17
PENHOR
Contrato acessório pelo qual o devedor, ou terceiro, entrega ao credor ou a quem o represente uma coisa móvel, que é por ele retida com o fim de assegurar, preferencialmente, o cumprimento da obrigação. Gênesis 38:17
PENHORAR
Afiançar, garantir. Deuteronômio 24:6
PENHORAR
Afiançar, garantir. Deuteronômio 24:6
 PENIEL
Hebraico: A Face De Deus, Gn 32.30
 PENINA
Hebraico: Coral, 1 Sm 1.2
PENITÊNCIA
É metanóia -conversão -mudança de vida (2Sm 12,14-23; Is 1,16-19; Jl 2,12-19; Ez 18,30s; 33,10s; Lc 13,4s; 24,46s; Mt 3,2.8; 11,21s; Lc 13,3; Ap 2,5; At 3,19; Ef 4,20-24; 1Jo 1,8-10).
A penitência deve ser interior (Is 58,5-7; Jr 4,4; 9,24s; Rm 2,29; Cl 2,11; Gl 5,6; 6,15), mas manifesta-se também em ritos exteriores (Lv 4-5; 16,1-19; Nm 29,7-11; Lc 5,8; 18,9).
É uma virtude: Dt 4,9; Jó 42,6; Sl 51,10; Eclo 2,18; 1Cor 11,31; Cl 3,9.
O Batismo - sacramento da penitência ou da conversão: Batismo de João (Mt 3,6; Mc 1,4s; Lc 3,3-14). Batismo cristão (At 2,38; 3,19; 5,31; 11,18; 17,30; 22,16; 26,20).
PENITÊNCIA
 De um modo geral, um sinônimo de arrependimento. A penitência pode também ser entendida como remorso pelos pecados, o que a distingue do arrependimento, que na verdade é o abandono do pecado.
PENITÊNCIA
É metanóia -conversão -mudança de vida (2Samuel 12,14-23 Isaías 1,16-19 Joel 2,12-19 Ezequiel 18,30s; Ezequiel 33,10s; Lucas 13,4s; Lucas 24,46s; Mateus 3,2 Mateus 3,8 Mateus 11,21s; Lucas 13,3 Apocalipse 2,5 Atos 3,19 Efésios 4,20-24 1João 1,8-10).
A penitência deve ser interior (Isaías 58,5-7 Jeremias 4,4 Jeremias 9,24s; Romanos 2,29 Colossenses 2,11 Gálatas 5,6 Gálatas 6,15), mas manifesta-se também em ritos exteriores (Levítico 4-5 Levítico 16,1-19 Números 29,7-11 Lucas 5,8 Lucas 18,9).
É uma virtude: Deuteronômio 4,9 Jó 42,6 Salmo 51,10 Eclesiástico 2,18 1Coríntios 11,31 Colossenses 3,9.
O Batismo - sacramento da penitência ou da conversão: Batismo de João (Mateus 3,6 Marcos 1,4s; Lucas 3,3-14). Batismo cristão (Atos 2,38 Atos 3,19 Atos 5,31 Atos 11,18 Atos 17,30 Atos 22,16 Atos 26,20).
PENSAMENTO POSITIVO
 Proposta cristã que salienta o pensamento positivo como fator que capacita uma pessoa a realizar ideais ou a viver a carreira cristã.
PENSAMENTOS
Podem ser pecaminosos (Pr 6,18; Sb 1,3; Zc 8,17; Mt 15,19; Hb 4,12). É preciso evitá-los (Sl 1,2; 39,4; 85,9; 119,92.97; Rm 1,19s).
PENSAMENTOS
Podem ser pecaminosos (Provérbios 6,18 Cântico dos Cânticos 1,3 Zacarias 8,17 Mateus 15,19 Hebreus 4,12). É preciso evitá-los (Salmo 1,2 Salmo 39,4 Salmo 85,9 Salmo 119,92 Salmo 119,97 Romanos 1,19s).
PENTATEUCO
O termo vem do grego e significa "cinco rolos", isto é, os cinco primeiros livros da Bíblia, chamados também "Lei de Moisés" (2Cr 23,18) ou "Lei" (Ne 8,2). Os samaritanos reconhecem apenas o Pentateuco como canônico. Ver Introdução geral .
PENTATEUCO
 Os primeiros cinco livros do Antigo Testamento.
PENTATEUCO
O termo vem do grego e significa "cinco rolos", isto é, os cinco primeiros livros da Bíblia, chamados também "Lei de Moisés" (2Crônicas 23,18) ou "Lei" (Neemias 8,2). Oséias samaritanos reconhecem apenas o Pentateuco como canônico.
PENTECOSTALISMO
 Movimento que salienta tanto o batismo especial do Espírito Santo subseqüente à regeneração e à sua obra sobrenatural, quanto o falar em línguas e a cura divina.
 PENTECOSTE
Grego: Quinquagésimo, At 2.1
PENTECOSTES
Ver "Festa".
PENTECOSTES
 Palavra originária do grego para qüinquagésimo. Termo que designa o qüinquagésimo dia após a oferta dos molhos de cevada, durante a celebração da Páscoa. Designa especificamente o evento ocorrido no Pentecostes após a ressurreição de Cristo, no qual o Espírito Santo desceu sobre os crentes de modo que, quando eles falaram, a multidão, vinda de várias nações, ouviu a mensagem em suas próprias línguas. Este fato é geralmente aceito como o tempo do cumprimento da promessa de Jesus de que enviaria o Espírito Santo, O termo também designa o calendário em que se comemora aquele evento.
PENTECOSTES
Ver "Festa".
 PENUEL
Hebraico: A Face, Jz 8.8