BAQUEBUQUIAS | Hebraico: Fraco Ou Jeová Vazio, Ne 11.17 |
BAQUEDACAR | Hebraico: Procura Diligente, 1 Cr 9.15 |
BAQUEDUQUE | Hebraico: Frasco, Ne 7.53 |
BAR | Aramaico: Filho (i), Prefixo De Nome De Pessoas |
BARAQUE | raio. |
BARAQUE | Hebraico: Relâmpago, Jz 4.6 |
BARAQUEL | Hebraico: Abençoado Por Deus, Jo 32.2 |
BARAQUIAS | Hebraico: Jeová Abençoou, Mt 23.35 |
BARCLAV, WILLIAM (1907-1978) | Pastor e erudito bíblico escocês que ensinou na Universidade Glasgow. Universalista em sua teologia, é mais conhecido por sua obra Daily Stwiy Bible. |
BARCLAY, ROBERT (1648- 1690) | O primeiro grande teólogo Quacre. |
BARCOS | Modo de transporte no mar. Lucas 5:2 |
BARCOS | Modo de transporte no mar. Lucas 5:2 |
BARCOS | Hebraico: Pintor, Filho Que Segue O Pai, Ed 2.53 |
BARIA | Hebraico: Fugitivo, 1 Cr 3.22 |
BAR-JESUS | Grego: Filho De Jesus Ou Josué, At 13.6 |
BARJÉSUS | filho de Jesus. |
BARJONA | filho de Jona. |
BAR-JONAS | Grego: Filho De Jonas, Mt 16.17 |
BARNABÉ | Apelido, que significa "filho da consolação" (Atos 4,36), dado a José, um levita de Chipre, convertido ao cristianismo. Era um modelo de generosidade e vivia em Jerusalém. Foi ele quem acolheu Saulo, recém-convertido, e serviu de intermediário entre Saulo e os apóstolos (Atos 9,27). Foi companheiro de apostolado de Paulo até o concílio dos apóstolos (Atos 11,22-30 Atos 13-14 Atos 15,2-30; Gálatas 2,1 Gálatas 2,9). A partir da segunda viagem separou-se de Paulo (Atos 15,36-39), com quem voltou a colaborar mais tarde (1Coríntios 9,6). Nome mudado de José, At.4:36 |
BARRABAS | Grego: Filho De Rabi, Mt 27.16 |
BARRABÁS | Filho do pai, ou do Rabi (Mestre). Aquele a quem Pilatos libertou, em conformidade a um antigo costume na Páscoa, deixando Jesus preso. (Mateus 16-20) |
BARRO | Era de várias espécies o barro, usado para edificação e para obra de olaria. Êxodo 1:14 |
BARSABAS | nascido em sábado. Aramaico: Filho De Saba, Ou Filho De Exaltação, At 1.23, At 15.22 |
BARTH. KARL (1886-1968) | Teólogo suíço geralmente conhecido como fundador do movimento da neo-ortodoxia. É reconhecido como o mais influente teólogo protestante do século 20. |
BARTIMEU | filho de Timeu. Aramaico: Filho De Timeu, Filho Honroso, Mc 10.46 |
BARTOLOMEU | Nome de um dos doze apóstolos (Mateus 10,3 Atos 1,13). Provavelmente deve ser identificado com Natanael (João 1,45). filho de Tolmai ou Talmai. Aramaico: Filho De Tolmai Ou Timeu Ou Filho Que Levante, As Águas, |
BARUC | Hebraico: Abençoado, Ba 1.1 |
BARUQUE | Hebraico: Abençoado, Jr 32.12 Deus seja bendito. |
BARZILAI | Hebraico: Feito De Ferro Do Senhor, 2 Sm 19.31 |
BASA | Hebraico: Terra Fértil, Dt 3.4 |
BASA-HONOTE-JAIR | Hebraico: Nome Da Terra De Jair, Dt 3.14 |
BASAIAS | Hebraico: Obra Do Senhor, 1 Cr 6.40 |
BASEMÁ | bálsamo. |
BASEMATE | Hebraico: Fragrância, Cheiro Agradável, Gn 26.34 |
BASIA | Hebraico: Obra De Jeová, 1 Cr 6.40 |
BASÍLICO, O GRANDE (C330--379). | Bispo de Cesaréia, conhecido como um dos teólogos capadócios que desenvolveu uma fórmula para explicar a Trindade, que consistia de uma substância (ousía) em três pessoas (hypóstases). A fórmula foi adotada pela igreja no Concílio de Constantinopla (381 AD.). |
BASILISCO | Serpente lendária que matava com um simples olhar. |
BASLITE | Hebraico: Nudeza, Ne 7.54 |
BASMATE | Hebraico: Fragrância, Cheiro Agradável |
BATALHA ESPIRITUAL | A luta do cristão contra as hostes espirituais da iniqüidade (Ef 10.17). Luta esta que, pela Bíblia, graças a Jesus na cruz, ao Espírito Santo no salvo, já está vencida pelos crentes, pois não estão mais sob o domínio do pecado (Rm.6:4), não permanecem mais no pecado (1Jo.3:9), e o maligno não os pode mais nem tocar (1Jo.5:18-19). A luta existe e forte (Gl.5:17-18), mas o fruto da presença do Espírito Santo faz o salvo ser vencedor, sempre (Gl.5:22-21). |
BATESAIDA | Hebraico: Casa De Comida Ou Frutas, Jo 1.44 |
BATE-SEBA | Hebraico: Filho Do Juramento, Ou Sétima Filha 2 Sm 11.3 |
BATE-SUA | Hebraico: Filha Da Opulência Ou Filha Sua, Gn 38.2, 1 Cr 3.5 |
BATISMO | Ordenança do Senhor Jesus. Simboliza a morte do velho homem (velha natureza) e a ressurreição da nova criatura em Cristo. Alguns afirmam que a forma correta é a imersão, levando em conta o simbolismo empregado prinicipalmente por Paulo, comparando o batismo ao sepultamento. Só não podemos nos esquecer que na época que Paulo fez essa comparação, o sepultamento não era feito como hoje, abaixando a pessoa na terra, mas sim colocando num buraco, normalmente numa rocha ou montanha. Logo, por conta desse simbolismo, não dá pra chegar a essa forma como a correta. Assim, o batismo pode ser realizado como era normalmente nos primórdios do cristianismo (atestato por documentos como a Didaqué): por aspersão, derramamento ou imersão. Além disso, precisamos lembrar que o batismo surgiu (nas páginas da Bíblia) com João Batista e ele queria chamar a atenção de judeus, que faziam banhos de purificação, que eram realizados normalmente por aspersão. Banhos sacros de purificação de impurezas morais ou rituais, ou para conceder forças vitais, eram conhecidos por vários povos antigos. Na religião israelita a imersão na água era usada para a purificação da lepra curada (Lv 14,8), para tirar a impureza sexual (15,16-18) ou resultante do contato com um cadáver (Nm 19,19). Tal rito purificatório, aplicado aos prosélitos, tornou-se uma espécie de rito de iniciação do judaísmo, quase tão importante como a circuncisão. Semelhante ao batismo dos prosélitos é o batismo administrado por João Batista. Mas sua característica é o forte apelo à conversão moral, que prepara a vinda do Reino de Deus (Mc 1,4). João Batista batiza apenas em água, sem o espírito. Por isso seu batismo é imperfeito (Mt 3,11; At 1,4s), o mesmo acontecendo com o batismo que os Doze administravam, antes do dom do Espírito (Jo 4,1-2; 7,37-39). O batismo cristão é considerado superior ao de João porque não é feito apenas com água, mas com o Espírito Santo (Mt 3,11; Jo 1,33; At 1,5; 11,16). A associação água-espírito já aparece nos profetas (Ez 36,25-26; Jl 3,1-2; Is 32,15-18; 55,1-10), e se verifica no Batismo de Jesus, que constitui a sua investidura messiânica (Mt 3,13-16; Jo 1,29-34). Batismo e fé: Para salvar-se é preciso ter fé (Jo 3,36; Rm 10,9-11; Mc 16,16) e ser batizado (Rm 6,3-7; Tt 3,4-5; Jo 3,5; 4,2-30). Por isso se batizavam até os mortos (1Cor 15,29). Daqui o trinômio: Pregação, Fé, Batismo (Hb 6,1-2; 10,22; Mt 28,19). Batismo e Igreja: o batismo incorpora à Igreja (1Cor 12,12-13; 10,1-2); é o sacramento das bodas de Cristo com a Igreja (Ef 5,25-27); é um revestimento de Cristo (Gl 3,27); é um sepultar-se com ele (Rm 6,1-11; Cl 2,11-13); perdoa os pecados, concede o dom do Espírito e a participação na Ressurreição de Cristo (At 2,38; Cl 2,2; Rm 6,3-11; 1Pd 3,21). Ver "Ablução", "Penitência". Ato de iniciação cristã no qual se aplica água em uma pessoa por imersão, derramamento ou aspersão. Notado Tradutor: DisçQr4o com a etimplogiado verbo grego baptizo, os batistas iceitam e defendem a forma de batismo por imersão e apenas parapessoas convertidas. |
BATISMO | Banhos sacros de purificação de impurezas morais ou rituais, ou para conceder forças vitais, eram conhecidos por vários povos antigos. Na religião israelita a imersão na água era usada para a purificação da lepra curada (Levítico 14,8), para tirar a impureza sexual (Levítico 15,16-18) ou resultante do contato com um cadáver (Números 19,19). Tal rito purificatório, aplicado aos prosélitos, tornou-se uma espécie de rito de iniciação do judaísmo, quase tão importante como a circuncisão. Semelhante ao batismo dos prosélitos é o batismo administrado por João Batista. Mas sua característica é o forte apelo à conversão moral, que prepara a vinda do Reino de Deus (Marcos 1,4). João Batista batiza apenas em água, sem o espírito. Por isso seu batismo é imperfeito (Mateus 3,11 Atos 1,4s), o mesmo acontecendo com o batismo que os Doze administravam, antes do dom do Espírito (João 4,1-2 João 7,37-39). O batismo cristão é considerado superior ao de João porque não é feito apenas com água, mas com o Espírito Santo (Mateus 3,11 João 1,33 Atos 1,5 Atos 11,16). A associação água-espírito já aparece nos profetas (Ezequiel 36,25-26 Joel 3,1-2 Isaías 32,15-18 Isaías 55,1-10), e se verifica no Batismo de Jesus, que constitui a sua investidura messiânica (Mateus 3,13-16 João 1,29-34). Batismo e fé: Para salvar-se é preciso ter fé (João 3,36 Romanos 10,9-11 Marcos 16,16) e ser batizado (Romanos 6,3-7 Tito 3,4-5 João 3,5 João 4,2-30). Por isso se batizavam até os mortos (1Coríntios 15,29). Daqui o trinômio: Pregação, Fé, Batismo (Hebreus 6,1-2 Hebreus 10,22 Mateus 28,19). Batismo e Igreja: o batismo incorpora à Igreja (1Coríntios 12,12-13 1Coríntios 10,1-2); é o sacramento das bodas de Cristo com a Igreja (Efésios 5,25-27); é um revestimento de Cristo (Gálatas 3,27); é um sepultar-se com ele (Romanos 6,1-11 Colossenses 2,11-13); perdoa os pecados, concede o dom do Espírito e a participação na Ressurreição de Cristo (Atos 2,38 Colossenses 2,2 Romanos 6,3-11 1Pedro 3,21). Ver "Ablução", "Penitência". |
BATISMO DA FAMÍLIA | O batismo de toda casa como em Atos 16.33. Para alguns, inclui os bebês e as crianças. |
BATISMO DE ADULTOS | Ver Batismo de crente. |
BATISMO DE CRENTES | Batismo no qual é inicialmente requerida uma profissão de fé válida. |
BATISMO DO ESPÍRITO SANTO | Bênção que João Batista prometeu iria acompanhar o ministério de Jesus (Mt 3.11-12; Mc 1.8; Lc.3.16); o fogo seria a condenação dos ímpios para o fogo eterno. Alguns, como os pentecostais, ensinam que o batismo do Espírito um ato especial do Espírito subseqüente à regeneração, como “segunda bênção”, ao passo que outros entendem, à luz de ICorintios 12 e 13, que todas as pessoas regeneradas já experimentaram esse batismo, pois não há conversão sem a atuação interior do Espírito no arrependido. |
BATISMO INFANTIL | Prática de batizar crianças. Alguns que o praticam entendem que o batismo infantil efetua regeneração (católicos romanos, luteranos). Ao passo que outros o consideram como sinal de um pacto (presbiterianos e reformados). |
BATISMO LEIGO | Administração do batismo para uma pessoa não-ordenada por uma igreja. |
BATISMO PELOS MORTOS | Prática dos marcionitas, novacianos e mórmons de batizar uma pessoa viva em benefício de uma morta. Geralmente, um ancestral. Alguns crêem que a base para esta prática está em ICorintios 15.29, citação de Paulo a uma prática isolada, feita por alguns, em seita judaica, só a título de argumento, sem que isto fosse uma doutrina, uma prática orientada às igrejas; por isto que não se fala disto em nenhum outro lugar da Bíblia. |
BATISMO, FÓRMULA BATISMAL | Declaração formal pronunciada em conexão com a administração do batismo. |
BATISMO, MODOS DE | Maneira pela qual a água é aplicada ao candidato, quer por imersão, derramamento ou aspersão. |
BATISMO, PERSPECTIVA DO PACTO | A idéia de que o batismo é um sinal de participação no pacto ou aliança. Em conseqüência disso, somente crentes adultos e filhos de pais crentes devem ser batizados. De acordo com esta interpretação, o batismo, na nova aliança, desempenha o mesmo papel que a circuncisão linha na antiga aliança. |
BATISMO, REGENERAÇÃO BATISMAL | Doutrina que afirma o batismo resultar na regeneração da pessoa batizada. Usualmente baseada em João 3i e Tito 3.5, esta doutrina é encontrada particularmente na teologia dos grupos católico romano e luterano. |
BATISTAS | Designa o crente que acredita em doutrinas tais como: igreja composta somente de pessoas regeneradas, batismo por imersão, forma congregacional de governo da igreja, separação entre Igreja e Estado e sacerdócio universal de todos os crentes. Este nome foi atribuído em 1660, na Inglaterra, a um grupo anabatista, bíblicos, vindos da Holanda, que não aceitavam o arminianismo pregado por outro grupo, menonita, da mesma origem. |
BATO | consulte CAPACIDADE, medidas de |
BATUEL | homem de Deus. |
BAUL | Hebraico: Pela Misericórdia De Deus, Ne 3.18 |
BAUR, FERDINAND CHRISTIAN (1792-1860) | Teólogo protestante alemão da Universidade de Tübingen que exerceu uma forte influência no desenvolvimento dos métodos da crítica histórica. |
BAURIM | Hebraico: Vila De Jovens, 2 Sm 16.5 |
BAVAI | Hebraico: Pela Misericórdia De Deus, Ne 3.18 |
BAVAL | Hebraico: Pela Misericórdia De Deus, Ne 3.18 |
BAVINCK, HERMAN (1854- 1921) | Teólogo reformado holandês que ensinou no Seminário de Kampen e na Universidade Livre de Amsterdam. |
BAXTER, RICHARD (1615- 1691) | Influente teólogo e pastor puritano. Entre suas mais importantes obras encontram-se Tire Saint ‘s eveasting rest, Tire reformed pastor e A coR to tire miconverted. |
BAZLUTE | Hebraico: Nudeza, Ed 2.52 |
BEALIAS | Hebraico: Jeová É O Senhor, 1 Cr 12.5 |
BEALOTE | Hebraico: Senhora Ou Senhoras Possuidoras, Js 15.24 |
BEATIFICAÇÃO | Na Igreja Católica Romana, é o primeiro passo no processo legal que permite a alguém se tornar um santo da igreja. |
BEBAI | Hebraico: Pai, Ed 8.11 |
BECA | Hebraico: Metade, Ex 38.26 Também, consulte PESOS |
BECOR | Hebraico: Camelo Novo, Gn 46.21 |
BECORATE | Hebraico: Primogenitura, 1 Sm 9.1 |
BEDA | Hebraico: Filho De Da Ou Filho De Juízo, 1 Cr 7.17 |
BEDADE | Hebraico: Sozinho, Gn 36.35 |
BEDEIAS | Hebraico: Servo De Jeová, Ed 10.35 |
BEDIAS | Hebraico: Servo De Jeová, Ed 10.35 |
BEELIADA | Hebraico: Conhecido De Baal, O Senhor Tem Conhecido, 1 Cr 14.7 |
BEEMOTE | Hebraico: Cavalo Do Rio, Ou Hipopótamo, Jo 40.15 |
BEER | Hebraico: Poço, Nm 21.16 |
BEERA | Hebraico: Poço, 1 Cr 5.6 |
BEER-ELIM | Poço De Elim, Ou Os Heróis, Is 15.8 |
BEERI | Hebraico: Meu Poço, Gn 26.34 |
BEER-LAAI-ROI | Hebraico: Aquele Que Me Vê Ou Vive, Gn 16.14 |
BEEROTE | Hebraico:, Poços, 2 Sm 4.2 |
BEEROTE-BENE-JACA | Hebraico: Poços Dos Filhos De Jaca, Dt 10.6 |
BEESTERA | Hebraico: Templo Ou Casa De Astarate, Js 21.27 |
BEGGING THE QUESTION | Ver Raciocínio Circular, Forma de. |
BEHAVIORISMO | Escola de psicologia no século 20 liderada especialmente por John Watsonque, em lugar de basear-se na introspecção, fundamenta seu conteúdo na experimentação e observação do comportamento. |
BEL | Hebraico: Senhor, Is 46.1 |
BELA | Hebraico: Destruição, Gn 36.22 |
BELARMINO, ROBERTO (1542-1621) | Teólogo jesuíta que muito contribuiu a fim de estabelecer a Summa theologica de Tomás de Aquino como a autoridade teológica básica para o catolicismo romano. |
BELEM | Hebraico: Casa De Pão, Gn 35.19 |
BELÉM | Pequena cidade de Judá, a alguns quilômetros de Jerusalém. Foi nesta cidade em que Jesus nasceu. Pequena cidade de Judá, a 9 Km de Jerusalém. Foi nesta cidade em que Jesus nasceu. (I Samuel 16:1) |
BELGA | Hebraico: Prazenteiro, Iimac 3.4 |
BELIAL | Nome usado para designar o Diabo (2Co 6.15). Hebraico: Indignidade, Perversidade, Senhor Da Morte, Dt 13.13 |
BELMA | Hebraico: Ilustre, Jt 7.3 |
BELSAZAR | Babilônico: Bel Protege O Rei, Dn 5.1 |
BELTESSAZAR | Babilônico: Bel Ou Belatsu-sur Protege Sua Vida, Dn 1.7 Nome mudado de Daniel, Dn.1:7 |
BELZEBU | Um deus dos filisteus (2Rs 1.2). O nome foi usado pelos judeus no Novo Testamento para fazer referência ao príncipe dos demônios (Mt 12.24). Significa "senhor do esterco", isto é, dos sacrifícios oferecidos aos ídolos. É o nome do deus cananeu, chamado no AT Baal-Zebub ("senhor das moscas"), divindade da cidade filistéia de Acaron. No NT "Belzebu"era o nome que os fariseus davam ao príncipe dos demônios (Mc 3,22; Mt 12,24s). Hebraico: Senhor Da Mosca, Lc 11.15 |