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BAQ


 BAQUEBUQUIAS
Hebraico: Fraco Ou Jeová Vazio, Ne 11.17
 BAQUEDACAR
Hebraico: Procura Diligente, 1 Cr 9.15
 BAQUEDUQUE
Hebraico: Frasco, Ne 7.53
 BAR
Aramaico: Filho (i), Prefixo De Nome De Pessoas
BARAQUE
raio.
 BARAQUE
Hebraico: Relâmpago, Jz 4.6
 BARAQUEL
Hebraico: Abençoado Por Deus, Jo 32.2
 BARAQUIAS
Hebraico: Jeová Abençoou, Mt 23.35
BARCLAV, WILLIAM (1907-1978)
 Pastor e erudito bíblico escocês que ensinou na Universidade Glasgow. Universalista em sua teologia, é mais conhecido por sua obra Daily Stwiy Bible.
BARCLAY, ROBERT (1648- 1690)
 O primeiro grande teólogo Quacre.
BARCOS
Modo de transporte no mar. Lucas 5:2
BARCOS
Modo de transporte no mar. Lucas 5:2
 BARCOS
Hebraico: Pintor, Filho Que Segue O Pai, Ed 2.53
 BARIA
Hebraico: Fugitivo, 1 Cr 3.22
 BAR-JESUS
Grego: Filho De Jesus Ou Josué, At 13.6
BARJÉSUS
filho de Jesus.
BARJONA
filho de Jona.
 BAR-JONAS
Grego: Filho De Jonas, Mt 16.17
BARNABÉ
Apelido, que significa "filho da consolação" (Atos 4,36), dado a José, um levita de Chipre, convertido ao cristianismo. Era um modelo de generosidade e vivia em Jerusalém. Foi ele quem acolheu Saulo, recém-convertido, e serviu de intermediário entre Saulo e os apóstolos (Atos 9,27). Foi companheiro de apostolado de Paulo até o concílio dos apóstolos (Atos 11,22-30 Atos 13-14 Atos 15,2-30; Gálatas 2,1 Gálatas 2,9). A partir da segunda viagem separou-se de Paulo (Atos 15,36-39), com quem voltou a colaborar mais tarde (1Coríntios 9,6).
Nome mudado de José, At.4:36
 BARRABAS
Grego: Filho De Rabi, Mt 27.16
BARRABÁS
Filho do pai, ou do Rabi (Mestre). Aquele a quem Pilatos libertou, em conformidade a um antigo costume na Páscoa, deixando Jesus preso. (Mateus 16-20)
BARRO
Era de várias espécies o barro, usado para edificação e para obra de olaria. Êxodo 1:14
 BARSABAS
nascido em sábado.
Aramaico: Filho De Saba, Ou Filho De Exaltação, At 1.23, At 15.22
BARTH. KARL (1886-1968)
 Teólogo suíço geralmente conhecido como fundador do movimento da neo-ortodoxia. É reconhecido como o mais influente teólogo protestante do século 20.
 BARTIMEU
filho de Timeu.
Aramaico: Filho De Timeu, Filho Honroso, Mc 10.46
BARTOLOMEU
Nome de um dos doze apóstolos (Mateus 10,3 Atos 1,13). Provavelmente deve ser identificado com Natanael (João 1,45).
filho de Tolmai ou Talmai.
Aramaico: Filho De Tolmai Ou Timeu Ou Filho Que Levante, As Águas,
 BARUC
Hebraico: Abençoado, Ba 1.1
BARUQUE
Hebraico: Abençoado, Jr 32.12
Deus seja bendito.
 BARZILAI
Hebraico: Feito De Ferro Do Senhor, 2 Sm 19.31
 BASA
Hebraico: Terra Fértil, Dt 3.4
 BASA-HONOTE-JAIR
Hebraico: Nome Da Terra De Jair, Dt 3.14
 BASAIAS
Hebraico: Obra Do Senhor, 1 Cr 6.40
BASEMÁ
bálsamo.
 BASEMATE
Hebraico: Fragrância, Cheiro Agradável, Gn 26.34
 BASIA
Hebraico: Obra De Jeová, 1 Cr 6.40
BASÍLICO, O GRANDE (C330--379).
 Bispo de Cesaréia, conhecido como um dos teólogos capadócios que desenvolveu uma fórmula para explicar a Trindade, que consistia de uma substância (ousía) em três pessoas (hypóstases). A fórmula foi adotada pela igreja no Concílio de Constantinopla (381 AD.).
BASILISCO
 Serpente lendária que matava com um simples olhar.
 BASLITE
Hebraico: Nudeza, Ne 7.54
 BASMATE
Hebraico: Fragrância, Cheiro Agradável
BATALHA ESPIRITUAL
 A luta do cristão contra as hostes espirituais da iniqüidade (Ef 10.17). Luta esta que, pela Bíblia, graças a Jesus na cruz, ao Espírito Santo no salvo, já está vencida pelos crentes, pois não estão mais sob o domínio do pecado (Rm.6:4), não permanecem mais no pecado (1Jo.3:9), e o maligno não os pode mais nem tocar (1Jo.5:18-19). A luta existe e forte (Gl.5:17-18), mas o fruto da presença do Espírito Santo faz o salvo ser vencedor, sempre (Gl.5:22-21).
 BATESAIDA
Hebraico: Casa De Comida Ou Frutas, Jo 1.44
 BATE-SEBA
Hebraico: Filho Do Juramento, Ou Sétima Filha 2 Sm 11.3
 BATE-SUA
Hebraico: Filha Da Opulência Ou Filha Sua, Gn 38.2, 1 Cr 3.5
BATISMO
 Ordenança do Senhor Jesus. Simboliza a morte do velho homem (velha natureza) e a ressurreição da nova criatura em Cristo. Alguns afirmam que a forma correta é a imersão, levando em conta o simbolismo empregado prinicipalmente por Paulo, comparando o batismo ao sepultamento. Só não podemos nos esquecer que na época que Paulo fez essa comparação, o sepultamento não era feito como hoje, abaixando a pessoa na terra, mas sim colocando num buraco, normalmente numa rocha ou montanha. Logo, por conta desse simbolismo, não dá pra chegar a essa forma como a correta. Assim, o batismo pode ser realizado como era normalmente nos primórdios do cristianismo (atestato por documentos como a Didaqué): por aspersão, derramamento ou imersão. Além disso, precisamos lembrar que o batismo surgiu (nas páginas da Bíblia) com João Batista e ele queria chamar a atenção de judeus, que faziam banhos de purificação, que eram realizados normalmente por aspersão.
Banhos sacros de purificação de impurezas morais ou rituais, ou para conceder forças vitais, eram conhecidos por vários povos antigos. Na religião israelita a imersão na água era usada para a purificação da lepra curada (Lv 14,8), para tirar a impureza sexual (15,16-18) ou resultante do contato com um cadáver (Nm 19,19). Tal rito purificatório, aplicado aos prosélitos, tornou-se uma espécie de rito de iniciação do judaísmo, quase tão importante como a circuncisão. Semelhante ao batismo dos prosélitos é o batismo administrado por João Batista. Mas sua característica é o forte apelo à conversão moral, que prepara a vinda do Reino de Deus (Mc 1,4). João Batista batiza apenas em água, sem o espírito. Por isso seu batismo é imperfeito (Mt 3,11; At 1,4s), o mesmo acontecendo com o batismo que os Doze administravam, antes do dom do Espírito (Jo 4,1-2; 7,37-39).
O batismo cristão é considerado superior ao de João porque não é feito apenas com água, mas com o Espírito Santo (Mt 3,11; Jo 1,33; At 1,5; 11,16). A associação água-espírito já aparece nos profetas (Ez 36,25-26; Jl 3,1-2; Is 32,15-18; 55,1-10), e se verifica no Batismo de Jesus, que constitui a sua investidura messiânica (Mt 3,13-16; Jo 1,29-34).
Batismo e fé: Para salvar-se é preciso ter fé (Jo 3,36; Rm 10,9-11; Mc 16,16) e ser batizado (Rm 6,3-7; Tt 3,4-5; Jo 3,5; 4,2-30). Por isso se batizavam até os mortos (1Cor 15,29). Daqui o trinômio: Pregação, Fé, Batismo (Hb 6,1-2; 10,22; Mt 28,19).
Batismo e Igreja: o batismo incorpora à Igreja (1Cor 12,12-13; 10,1-2); é o sacramento das bodas de Cristo com a Igreja (Ef 5,25-27); é um revestimento de Cristo (Gl 3,27); é um sepultar-se com ele (Rm 6,1-11; Cl 2,11-13); perdoa os pecados, concede o dom do Espírito e a participação na Ressurreição de Cristo (At 2,38; Cl 2,2; Rm 6,3-11; 1Pd 3,21). Ver "Ablução", "Penitência".
Ato de iniciação cristã no qual se aplica água em uma pessoa por imersão, derramamento ou aspersão. Notado Tradutor: DisçQr4o com a etimplogiado verbo grego baptizo, os batistas iceitam e defendem a forma de batismo por imersão e apenas parapessoas convertidas.
BATISMO
Banhos sacros de purificação de impurezas morais ou rituais, ou para conceder forças vitais, eram conhecidos por vários povos antigos. Na religião israelita a imersão na água era usada para a purificação da lepra curada (Levítico 14,8), para tirar a impureza sexual (Levítico 15,16-18) ou resultante do contato com um cadáver (Números 19,19). Tal rito purificatório, aplicado aos prosélitos, tornou-se uma espécie de rito de iniciação do judaísmo, quase tão importante como a circuncisão. Semelhante ao batismo dos prosélitos é o batismo administrado por João Batista. Mas sua característica é o forte apelo à conversão moral, que prepara a vinda do Reino de Deus (Marcos 1,4). João Batista batiza apenas em água, sem o espírito. Por isso seu batismo é imperfeito (Mateus 3,11 Atos 1,4s), o mesmo acontecendo com o batismo que os Doze administravam, antes do dom do Espírito (João 4,1-2 João 7,37-39).
O batismo cristão é considerado superior ao de João porque não é feito apenas com água, mas com o Espírito Santo (Mateus 3,11 João 1,33 Atos 1,5 Atos 11,16). A associação água-espírito já aparece nos profetas (Ezequiel 36,25-26 Joel 3,1-2 Isaías 32,15-18 Isaías 55,1-10), e se verifica no Batismo de Jesus, que constitui a sua investidura messiânica (Mateus 3,13-16 João 1,29-34).
Batismo e fé: Para salvar-se é preciso ter fé (João 3,36 Romanos 10,9-11 Marcos 16,16) e ser batizado (Romanos 6,3-7 Tito 3,4-5 João 3,5 João 4,2-30). Por isso se batizavam até os mortos (1Coríntios 15,29). Daqui o trinômio: Pregação, Fé, Batismo (Hebreus 6,1-2 Hebreus 10,22 Mateus 28,19).
Batismo e Igreja: o batismo incorpora à Igreja (1Coríntios 12,12-13 1Coríntios 10,1-2); é o sacramento das bodas de Cristo com a Igreja (Efésios 5,25-27); é um revestimento de Cristo (Gálatas 3,27); é um sepultar-se com ele (Romanos 6,1-11 Colossenses 2,11-13); perdoa os pecados, concede o dom do Espírito e a participação na Ressurreição de Cristo (Atos 2,38 Colossenses 2,2 Romanos 6,3-11 1Pedro 3,21). Ver "Ablução", "Penitência".
BATISMO DA FAMÍLIA
 O batismo de toda casa como em Atos 16.33. Para alguns, inclui os bebês e as crianças.
BATISMO DE ADULTOS
 Ver Batismo de crente.
BATISMO DE CRENTES
 Batismo no qual é inicialmente requerida uma profissão de fé válida.
BATISMO DO ESPÍRITO SANTO
Bênção que João Batista prometeu iria acompanhar o ministério de Jesus (Mt 3.11-12; Mc 1.8; Lc.3.16); o fogo seria a condenação dos ímpios para o fogo eterno. Alguns, como os pentecostais, ensinam que o batismo do Espírito um ato especial do Espírito subseqüente à regeneração, como “segunda bênção”, ao passo que outros entendem, à luz de ICorintios 12 e 13, que todas as pessoas regeneradas já experimentaram esse batismo, pois não há conversão sem a atuação interior do Espírito no arrependido.
BATISMO INFANTIL
 Prática de batizar crianças. Alguns que o praticam entendem que o batismo infantil efetua regeneração (católicos romanos, luteranos). Ao passo que outros o consideram como sinal de um pacto (presbiterianos e reformados).
BATISMO LEIGO
 Administração do batismo para uma pessoa não-ordenada por uma igreja.
BATISMO PELOS MORTOS
 Prática dos marcionitas, novacianos e mórmons de batizar uma pessoa viva em benefício de uma morta. Geralmente, um ancestral. Alguns crêem que a base para esta prática está em ICorintios 15.29, citação de Paulo a uma prática isolada, feita por alguns, em seita judaica, só a título de argumento, sem que isto fosse uma doutrina, uma prática orientada às igrejas; por isto que não se fala disto em nenhum outro lugar da Bíblia.
BATISMO, FÓRMULA BATISMAL
 Declaração formal pronunciada em conexão com a administração do batismo.
BATISMO, MODOS DE
 Maneira pela qual a água é aplicada ao candidato, quer por imersão, derramamento ou aspersão.
BATISMO, PERSPECTIVA DO PACTO
 A idéia de que o batismo é um sinal de participação no pacto ou aliança. Em conseqüência disso, somente crentes adultos e filhos de pais crentes devem ser batizados. De acordo com esta interpretação, o batismo, na nova aliança, desempenha o mesmo papel que a circuncisão linha na antiga aliança.
BATISMO, REGENERAÇÃO BATISMAL
 Doutrina que afirma o batismo resultar na regeneração da pessoa batizada. Usualmente baseada em João 3i e Tito 3.5, esta doutrina é encontrada particularmente na teologia dos grupos católico romano e luterano.
BATISTAS
 Designa o crente que acredita em doutrinas tais como: igreja composta somente de pessoas regeneradas, batismo por imersão, forma congregacional de governo da igreja, separação entre Igreja e Estado e sacerdócio universal de todos os crentes. Este nome foi atribuído em 1660, na Inglaterra, a um grupo anabatista, bíblicos, vindos da Holanda, que não aceitavam o arminianismo pregado por outro grupo, menonita, da mesma origem.
BATO
consulte CAPACIDADE, medidas de
BATUEL
homem de Deus.
 BAUL
Hebraico: Pela Misericórdia De Deus, Ne 3.18
BAUR, FERDINAND CHRISTIAN (1792-1860)
 Teólogo protestante alemão da Universidade de Tübingen que exerceu uma forte influência no desenvolvimento dos métodos da crítica histórica.
 BAURIM
Hebraico: Vila De Jovens, 2 Sm 16.5
 BAVAI
Hebraico: Pela Misericórdia De Deus, Ne 3.18
 BAVAL
Hebraico: Pela Misericórdia De Deus, Ne 3.18
BAVINCK, HERMAN (1854- 1921)
 Teólogo reformado holandês que ensinou no Seminário de Kampen e na Universidade Livre de Amsterdam.
BAXTER, RICHARD (1615- 1691)
Influente teólogo e pastor puritano. Entre suas mais importantes obras encontram-se Tire Saint ‘s eveasting rest, Tire reformed pastor e A coR to tire miconverted.
 BAZLUTE
Hebraico: Nudeza, Ed 2.52
 BEALIAS
Hebraico: Jeová É O Senhor, 1 Cr 12.5
 BEALOTE
Hebraico: Senhora Ou Senhoras Possuidoras, Js 15.24
BEATIFICAÇÃO
 Na Igreja Católica Romana, é o primeiro passo no processo legal que permite a alguém se tornar um santo da igreja.
 BEBAI
Hebraico: Pai, Ed 8.11
 BECA
Hebraico: Metade, Ex 38.26
Também, consulte PESOS
 BECOR
Hebraico: Camelo Novo, Gn 46.21
 BECORATE
Hebraico: Primogenitura, 1 Sm 9.1
 BEDA
Hebraico: Filho De Da Ou Filho De Juízo, 1 Cr 7.17
 BEDADE
Hebraico: Sozinho, Gn 36.35
 BEDEIAS
Hebraico: Servo De Jeová, Ed 10.35
 BEDIAS
Hebraico: Servo De Jeová, Ed 10.35
 BEELIADA
Hebraico: Conhecido De Baal, O Senhor Tem Conhecido, 1 Cr 14.7
 BEEMOTE
Hebraico: Cavalo Do Rio, Ou Hipopótamo, Jo 40.15
 BEER
Hebraico: Poço, Nm 21.16
 BEERA
Hebraico: Poço, 1 Cr 5.6
 BEER-ELIM
Poço De Elim, Ou Os Heróis, Is 15.8
 BEERI
Hebraico: Meu Poço, Gn 26.34
 BEER-LAAI-ROI
Hebraico: Aquele Que Me Vê Ou Vive, Gn 16.14
 BEEROTE
Hebraico:, Poços, 2 Sm 4.2
 BEEROTE-BENE-JACA
Hebraico: Poços Dos Filhos De Jaca, Dt 10.6
 BEESTERA
Hebraico: Templo Ou Casa De Astarate, Js 21.27
BEGGING THE QUESTION
 Ver Raciocínio Circular, Forma de.
BEHAVIORISMO
 Escola de psicologia no século 20 liderada especialmente por John Watsonque, em lugar de basear-se na introspecção, fundamenta seu conteúdo na experimentação e observação do comportamento.
 BEL
Hebraico: Senhor, Is 46.1
 BELA
Hebraico: Destruição, Gn 36.22
BELARMINO, ROBERTO (1542-1621)
 Teólogo jesuíta que muito contribuiu a fim de estabelecer a Summa theologica de Tomás de Aquino como a autoridade teológica básica para o catolicismo romano.
 BELEM
Hebraico: Casa De Pão, Gn 35.19
BELÉM
 Pequena cidade de Judá, a alguns quilômetros de Jerusalém. Foi nesta cidade em que Jesus nasceu.
Pequena cidade de Judá, a 9 Km de Jerusalém. Foi nesta cidade em que Jesus nasceu. (I Samuel 16:1)
 BELGA
Hebraico: Prazenteiro, Iimac 3.4
BELIAL
Nome usado para designar o Diabo (2Co 6.15).
Hebraico: Indignidade, Perversidade, Senhor Da Morte, Dt 13.13
 BELMA
Hebraico: Ilustre, Jt 7.3
 BELSAZAR
Babilônico: Bel Protege O Rei, Dn 5.1
 BELTESSAZAR
Babilônico: Bel Ou Belatsu-sur Protege Sua Vida, Dn 1.7
Nome mudado de Daniel, Dn.1:7
BELZEBU
Um deus dos filisteus (2Rs 1.2). O nome foi usado pelos judeus no Novo Testamento para fazer referência ao príncipe dos demônios (Mt 12.24).
Significa "senhor do esterco", isto é, dos sacrifícios oferecidos aos ídolos. É o nome do deus cananeu, chamado no AT Baal-Zebub ("senhor das moscas"), divindade da cidade filistéia de Acaron. No NT "Belzebu"era o nome que os fariseus davam ao príncipe dos demônios (Mc 3,22; Mt 12,24s).
Hebraico: Senhor Da Mosca, Lc 11.15