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TEM

 TEMA
Hebraico: Meridional, Gn 36.11
 TEMA
Hebraico: Riso, Ed 2.53
 TEMENI
Hebraico: Pais Do Sul Ou Afortunado, 1 Cr 4.6
TEMERÁRIO
Que se arroja aos perigos, sem pensar nas conseqüências que daí possam advir; imprudente. Deuteronômio 1:41
TEMERÁRIO
Que se arroja aos perigos, sem pensar nas conseqüências que daí possam advir; imprudente. Deuteronômio 1:41
TEMOR DE DEUS
Na evolução bíblica podem perceber-se duas classes de temor: o temor sagrado (Gn 15,1-7; 18,27; 28,15-17; Ex 3,1-5; 34,10-13; Jz 6,22s); e o temor moral, ocasionado pelo pecado (Gn 3,9s; Is 6,3-7).
Mas a noção de temor interioriza-se: deixa de ser terror para se transformar na atitude religiosa de evitar o mal e observar os mandamentos (Dt 5,28-6,13; 17,19s; Ex 20,18-21; Jó 1,6-12; Pr 8,12-21; Eclo 2,14-18).
Desse modo, o temor é o grande mandamento e o princípio da sabedoria (Dt 31,12s; Pr 1,7; 9,7-12; Jó 28,23-28; Eclo 1,11-20 e notas; 15,1-6).
Os justos -judeus ou pagãos -são os tementes a Deus (Gn 22,11-13; Ex 1,17-21; Jó 1,1-8; At 9,31; 10,1s); os ímpios são os que não temem a Deus (Sl 35,2-4; Is 63,17s; Rm 3,10-18).
O temor teofânico transforma-se em admiração ante as palavras e as obras de Cristo (Mt 8,27; Lc 4,22; 2,9-18.33.47); o temor de Javé passa a ser o "temor do Senhor" (At 9,31; 2Cor 5,11; Ef 5,21).
O AT foi o período do temor; o NT é o do amor (Rm 8,14-16; 2Tm 1,6s; 1Jo 1,3-8; Hb 12,18-24).
TEMOR DE DEUS
Na evolução bíblica podem perceber-se duas classes de temor: o temor sagrado (Gênese 15,1-7 Gênese 18,27 Gênese 28,15-17 Êxodo 3,1-5 Êxodo 34,10-13 Juízes 6,22s); e o temor moral, ocasionado pelo pecado (Gênese 3,9s; Isaías 6,3-7).
Mas a noção de temor interioriza-se: deixa de ser terror para se transformar na atitude religiosa de evitar o mal e observar os mandamentos (Deuteronômio 5,28-6,13 Deuteronômio 17,19s; Êxodo 20,18-21 Jó 1,6-12 Provérbios 8,12-21 Eclesiástico 2,14-18).
Desse modo, o temor é o grande mandamento e o princípio da sabedoria (Deuteronômio 31,12s; Provérbios 1,7 Provérbios 9,7-12 Jó 28,23-28 Eclesiástico 1,11-20 Eclesiástico 15,1-6).
Oséias justos - judeus ou pagãos - são os tementes a Deus (Gênese 22,11-13 Êxodo 1,17-21 Jó 1,1-8 Atos 9,31 Atos 10,1s); os ímpios são os que não temem a Deus (Salmo 35,2-4 Isaías 63,17s; Romanos 3,10-18).
O temor teofânico transforma-se em admiração ante as palavras e as obras de Cristo (Mateus 8,27 Lucas 4,22 Lucas 2,9-18 Lucas 2,33 Lucas 2,47); o temor de Javé passa a ser o "temor do Senhor" (Atos 9,31 2Coríntios 5,11 Efésios 5,21).
O Antigo Testamento foi o período do temor; o Novo Testamento é o do amor (Romanos 8,14-16 2Timóteo 1,6s; 1João 1,3-8 Hebreus 12,18-24).
TEMPERANÇA
Uma das sete virtudes cardeais: moderação em tudo. O termo teve aplicação especifica com respeito ao consumo de bebidas aicoólicas (o movimento de temperança, na verdade, propõe não apenas moderação, mas abstinência).
Combinação de características congênitas que consciente ou inconsciente, afetam o procedimento humano. São basicamente quatro os temperamentos reconhecidos; o fleumático, o sangüineo, o colérico e o melancólico. Ver sobre cada um no verbete apropriado
Não devemos deixar-nos levar por excessos no comer e no beber (Eclo 31,12-31; 32,1-13; 37,27-31; Pr 23,1-3.20s.29-35; Is 28,1-4).
No contexto hebraico, os jovens são convidados a afastar-se das mulheres estrangeiras por causa do perigo de idolatria (Pr 2,16-19; 5,3-14; 6,24-35; Eclo 9,9; 23,22-27; Ecl 7,26-28).
Por falta de temperança o homem porta-se às vezes como os animais (Rm 1,26-29; 1Cor 6,9s; 1Tm 1,9s; 1Pd 4,3).
O cristão, filho da luz pelo batismo, não deve tomar parte nas orgias noturnas (Rm 13,11-14; Jo 12,36; 1Jo 1,6s; 5,7s; Gl 5,19-21; Cl 3,5-10; 1Cor 6,11).
O cristão, chamado a receber o prêmio eterno, deve portar-se como um atleta (1Cor 9,25; 1Ts 5,6-8; Ef 5,18; 1Pd 1,13; 2Tm 4,7s; Ap 2,10; 21,8; 22,15).
Uma das paixões mais difíceis de dominar é o amor do dinheiro. A temperança ajuda a vencê-la (Eclo 31,1-11; Pr 10,2; 11,4; Jr 17,11; Mt 6,24; 19,21-26; Lc 16,9-24).
Outra paixão humana, que a temperança deve moderar, é o orgulho. Ver "Humildade".
TEMPLE, WILLIAM (l881-l944)
 Erudito e clérigo anglicano que serviu como arcebispo de Cantuária. Dentre seus livros mais importantes incluem-se Christus ventas, Natune, mcm and Goil e Chnistianity and social order.
TEMPLO
 Edificação para definir o local de culto. Tinha divisões internas para Gentios, Judeus homens, mulheres, classes dentro do judaísmo, além do Santo dos Santos.
TEMPLO (em Jerusalém)
Templo construído por Salomão; o mais conhecido templo na bíblia, uma grande edificação de pedra e madeira constrída em Jerusalém ao longo de um período de sete anos. (I Reis 6)
O primeiro templo, construído por Salomão entre 967 e 964 (1Rs 6-8), foi destruído por Nabucodonosor em 587 aC.
O segundo templo, construído por Zorobabel em 515 aC, foi profanado por Antíoco Epífanes em 167 aC (cf. 1Mc 4,59; 2Mc 1,9 e notas). Herodes o Grande o restaurou a partir do ano 20 aC, tornando-o uma das construções mais grandiosas do Médio Oriente. Mas foi destruído pelos romanos no ano 70 dC.
Estrutura erigida em Jerusalém para o culto a Deus. Diferentemente do tabernáculo que era temporário e portátil, o templo era uma casa permanente de culto. Ademais, suas dimensões eram o dobro do tamanho do tabernáculo. O primeiro templo foi construído sob a liderança do rei Salomão.
Ver "Cristo", "Peregrinação", "Festa", "Jerusalém"e "Sião".
TEMPO
O período entre o princípio da criação e a consumação; contrapôe-se com a eternidade. No Novo Testamento, a palavra “chronos” se refere, geralmente, a um período ou lapso de tempo; “kairos”, por outro lado, refere-se a um ponto definitivo no tempo.
A eternidade é o "tempo"de Deus: Ele existia antes de qualquer criatura (Jr 1,5; 2Tm 1,9; Sl 89,2; 1Cor 2,7); e existirá depois (Ap 21,6; 22,13).
O tempo de Israel decorre entre a libertação do Egito e o "dia de Javé" (Is 13,6-11; Am 5,18-20; Ez 7,5-10; Zc 12-14).
No NT, o "século presente", o reino de Satã, estende-se desde a Criação até a Parusia (Rm 12,2; 1Cor 10,11; Gl 1,4; Hb 9,26). Opõe-se ao "século futuro", o Reino de Deus, que não terá fim (Ap 14,1-5; 21,2; 22,5; Rm 8,18-23; Hb 6,5). Entre a Redenção e o "século futuro"decorre o "tempo favorável"da conversão (Rm 13,11s; 2Cor 6,1s; Tt 2,11-14). É um tempo breve, um tempo de prova (1Pd 1,6; 2Cor 6,1-10; Cl 4,5; Ef 5,16; Jo 16,16-22).
Nenhum cálculo humano pode fixar o tempo determinado por Deus (Mt 12,38s; 16,1-4; At 1,1-7).
Hora de Jesus, ver "Caná".
TEMPO (medidas de)
Hora... 1/12 do dia e 1/12 da noite; a extensão da hora variava de acordo com a estação do ano. As horas do dia eram contadas a partir do nascer do sol e as da noite, a partir do por-do-sol (MT.20:3).
Vigília... Os israelitas dividiam a noite em 3 vigílias, sendo cada uma de 4 horas (Jz.7:19); os romanos da dividiam em 4 vigílias, com 3 horas cada uma (Mt.14:25).
Noite... 12 horas, do pôr-do-sol até o seu nascer (Gn.7:4)
Dia... 12 horas, do nascer do sol ao pôr-do-sol (Gn.7:4); 24 horas, de um por-do-sol até outro (Ex.20:8-11).
Semana... 7 dias, terminando com o sábado (Ex.20:10).
Mês... 29 a 30 dias, iniciando com a lua nova (Nm.28:14).
Ano... 12 meses lunares (354 dias; 1Cr.27:1-15). De três em três anos acrescentava-se um mês (pela repetição do último mês) para tirar a diferença entre os 12 meses lunares e o ano solar.
TEMPO IMAGINÁRIO, TEORIA DO
 Teoria em que a idade aparente de alguma criatura pode ser mais importante que a idade real. Assim, Adão, um minuto após sua criação, na verdade, tinha um minuto de vida, mas ele podia estar numa idade imaginária, ou aparente, de talvez vinte anos. Esta teoria foi apresentada pela primeira vez por Philip Henry Gosse em 1857.
TEMPORAL
 Que diz respeito ao mundo atual, ou seja, o secular.
TENAZ
Constante, firme, porfiado, vigoroso. 2 Crônicas 4:21
TENAZ
Constante, firme, porfiado, vigoroso. 2 Crônicas 4:21
TENAZES
 Instrumento parecido com uma tesoura para segurar coisas para um determinado fim.
TENDA
 Forma de habitação. Local para habitar.
TENDA
Tipo de habitação desmontável Gênesis 4:20
TENDA
Tipo de habitação desmontável Gênesis 4:20
TENDA DA REUNIÃO
Chamada também "tabernáculo", "tenda do encontro", "tenda da aliança" (Nm 7,89 e nota), "tenda do testemunho" (At 7,44) ou "morada" (Ex 25,9 e nota), é o santuário israelita do deserto. Neste santuário portátil Moisés encontrava-se com Deus para receber revelações ou suplicar pelo povo. A tenda da reunião tinha duas repartições, separadas por um véu: o Santo e o Santo dos Santos.
TENDA DA REUNIÃO
Chamada também "tabernáculo", "tenda do encontro", "tenda da aliança" (Números 7,89 e nota), "tenda do testemunho" (Atos 7,44) ou "morada" (Êxodo 25,9 e nota), é o santuário israelita do deserto. Neste santuário portátil Moisés encontrava-se com Deus para receber revelações ou suplicar pelo povo. A tenda da reunião tinha duas repartições, separadas por um véu: o Santo e o Santo dos Santos.
TENDÊNCIA UNIVERSAL
 Disposição encontrada em todas as pessoas; basicamente, uma inclinação para o pecado.
TENEBROSO
Cheio ou coberto de trevas. Muito escuro e denso; caliginoso. Salmos 35:6
TENEBROSO
Cheio ou coberto de trevas. Muito escuro e denso; caliginoso. Salmos 35:6
TENNANT, FREDERICK ROBERT (1866-1957)
 Teólogo anglicano e filósofo da religião que ensinou na Universidade de Cambridge. Seu trabalho mais importante foi feito a partir de uma epistemologia empírica.
TENRO
Que facilmente se pode cortar ou mastigar; mole. Jovem, inocente. Gênesis 18:7
TENRO
Que facilmente se pode cortar ou mastigar; mole. Jovem, inocente. Gênesis 18:7
TENTAÇÃO
A tentação bíblica não se situa propriamente no quadro da luta pessoal por adquirir a perfeição, mas na realização do plano de Deus. A tentação, portanto, é a fuga do homem ao plano de Deus: tentação de Abraão (Gn 22,1-18; Eclo 44,20; 1Mc 2,52): tentação do Povo no deserto (Dt 8,2-5; Ex 16,4; Sl 77,17-56; 94,6-11); tentação de Cristo por um falso messianismo (Mt 4,1-11; 16,21-23; 26,36-46; Hb 2,14-18; 4,15).
A tentação tem uma origem (Gn 3,1s; Jo 13,2; At 5,3; Rm 7,22s; 1Pd 5,8s). Todos nós somos tentados (1Cor 7,5; 1Ts 3,5). Deus a permite porque nos chama para a vida do Homem-Novo (Tg 1,13-15; 1Cor 10-13). Liberta da tentação aos que lhe pedem (Eclo 33,1; Mt 6,13). A tentação deve ser combatida (Mt 18,7s; 26,41; Ef 6,11-16; 1Pd 5,9), e pode ser vencida (Lc 22,31s; 1Cor 10,13; 2Cor 3,5; Fl 4,13; Tg 1,12; 2Pd 2,9; Ap 2,10).
TENTAÇÃO
 Ato ou efeito de tentar, desejo veemente, disposição ou impulso para a prática de ações condenáveis.
TENTAÇÃO
Impulso íntimo dirigido para o pecado, originado dos instintos inferiores ou da malignidade do tentador. Mateus 6:13
TENTAÇÃO
 Ato de induzir a pecar ou a condição de ser levado a pecar.
TENTAÇÃO
A tentação bíblica não se situa propriamente no quadro da luta pessoal por adquirir a perfeição, mas na realização do plano de Deus. A tentação, portanto, é a fuga do homem ao plano de Deus: tentação de Abraão (Gênese 22,1-18 Eclesiástico 44,20 1Macabeus 2,52): tentação do Povo no deserto (Deuteronômio 8,2-5 Êxodo 16,4 Salmo 77,17-56 Salmo 94,6-11); tentação de Cristo por um falso messianismo (Mateus 4,1-11 Mateus 16,21-23 Mateus 26,36-46 Hebreus 2,14-18 Hebreus 4,15).
A tentação tem uma origem (Gênese 3,1s; João 13,2 Atos 5,3 Romanos 7,22s; 1Pedro 5,8s). Todos nós somos tentados (1Coríntios 7,5 1Tessalonicenses 3,5). Deus a permite porque nos chama para a vida do Homem-Novo (Tiago 1,13-15 1Coríntios 10-13). Liberta da tentação aos que lhe pedem (Eclesiástico 33,1 Mateus 6,13). A tentação deve ser combatida (Mateus 18,7s; Mateus 26,41 Efésios 6,11-16 1Pedro 5,9), e pode ser vencida (Lucas 22,31s; 1Coríntios 10,13 2Coríntios 3,5 Filipenses 4,13 Tiago 1,12 2Pedro 2,9 Apocalipse 2,10).
TENTAÇÃO
Impulso íntimo dirigido para o pecado, originado dos instintos inferiores ou da malignidade do tentador. Mateus 6:13
TENTADOR
 O agente da tentação. Também se denomina ‘o diabo’ e Satanás.
TENTADOR
 O que induz a pecar, especialmente Satanás.