CANÁ | Cidade da Galiléia onde teve lugar o casamento ao qual foram convidados Jesus e os apóstolos (Jo 2,2) e onde foi curado o filho do oficial da corte (4,46). Era a terra natal de Natanael (21,2). Nas bodas de Caná, Cristo se manifesta como o Esposo da Igreja, no terceiro dia após seu batismo (Jo 2,1-11; Mt 22,1-14; Jo 3,29-30). A intercessão de Maria mostra a sua participação no milagre, mas também a independência de Cristo (Jo 2,3-5; Mc 3,20-35; Lc 11,27-28; 2,49). A Hora de Jesus é a sua glorificação. Os milagres são a antecipação desta glória. São sete os milagres, "sinais", manifestadores de diversos aspectos do Cristo joanino (Jo 2,1-11; 4,46-50; 5,1-15; 6,1-15.16-21; 9,1-41; 11,33-44). Jesus, a nova videira, muda em vinho a água das purificações rituais, pois é o seu sangue e a sua palavra o que purifica os homens (Jo 15,1-8; Mt 26,26-29; Is 5,1-4; 24,8-11; Mc 7,3-4; 1Jo 1,7; Ap 1,5; 7,14; 22,14). |
CANÁ | Cidade da Galiléia onde teve lugar o casamento ao qual foram convidados Jesus e os apóstolos (João 2,2) e onde foi curado o filho do oficial da corte (4,46). Era a terra natal de Natanael (21,2). Nas bodas de Caná, Cristo se manifesta como o Esposo da Igreja, no terceiro dia após seu batismo (João 2,1-11 Mateus 22,1-14 João 3,29-30). A intercessão de Maria mostra a sua participação no milagre, mas também a independência de Cristo (João 2,3-5 Marcos 3,20-35 Lucas 11,27-28 Lucas 2,49). A Hora de Jesus é a sua glorificação. Oséias milagres são a antecipação desta glória. São sete os milagres, "sinais", manifestadores de diversos aspectos do Cristo joanino (João 2,1-11 João 4,46-50 João 5,1-15 João 6,1-15 João 6,16-21 João 9,1-41 João 11,33-44). Jesus, a nova videira, muda em vinho a água das purificações rituais, pois é o seu sangue e a sua palavra o que purifica os homens (João 15,1-8 Mateus 26,26-29 Isaías 5,1-4 Isaías 24,8-11 Marcos 7,3-4 1João 1,7 Apocalipse 1,5 Apocalipse 7,14 Apocalipse 22,14). |
CANA AROMÁTICA | Cálamo: Seu sumo era um dos ingredientes das ofertas de incensos. |
CANAÃ | Terra ocupada pelos descendentes de Canaã, neto de Noé; Palestina; a terra bem ao sul da Fenícia ou Líbano, a oeste da Síria e ao noroeste da Arábia. (Josué 3:10) |
CANAÃ | Terra ocupada pelos descendentes de Canaã, neto de Noé; Palestina; a terra bem ao sul da Fenícia ou Líbano, a oeste da Síria e ao noroeste da Arábia. (Josué 3:10) |
CANAÃ | Terra ocupada pelos descendentes de Canaã, neto de Noé; Palestina; a terra bem ao sul da Fenícia ou Líbano, a oeste da Síria e ao noroeste da Arábia. (Josué 3:10) |
CANAÃ | Terra ocupada pelos descendentes de Canaã, neto de Noé; Palestina; a terra bem ao sul da Fenícia ou Líbano, a oeste da Síria e ao noroeste da Arábia. (Josué 3:10) |
CANANEU | Habitante de Canaã, terra prometida por Deus e conquistada pelos israelitas, situada entre o vale do rio Jordão e a costa do Mediterrâneo. No NT o termo aparece como nome de um partido político, chamado também dos zelotes. O apóstolo Simão era membro deste partido (Mc 10,4-11). |
CANANEU | Habitante de Canaã, terra prometida por Deus e conquistada pelos israelitas, situada entre o vale do rio Jordão e a costa do Mediterrâneo. No Novo Testamento o termo aparece como nome de um partido político, chamado também dos zelotes. O apóstolo Simão era membro deste partido (Marcos 10,4-11). |
CANDEEIRO | Utensílio de várias formas, com ou de suspensão, utilizado para iluminação. |
CANDEEIRO | Utensílio de várias formas, em que se coloca azeite, querosene ou gás inflamável para iluminação. Levítico 24:4 |
CANDEEIRO | Utensílio de várias formas, em que se coloca azeite, querosene ou gás inflamável para iluminação. Levítico 24:4 |
CANDEEIRO | Utensílio de várias formas, em que se coloca azeite, querosene ou gás inflamável para iluminação. Levítico 24:4 |
CANIÇO | Vara para pescar (bambu). Mateus 11:7 |
CANIÇO | Vara para pescar (bambu). Mateus 11:7 |
CANIÇO | Vara para pescar (bambu). Mateus 11:7 |
CÂNON | Lista dos livros do AT e NT inspirados por Deus e, conseqüentemente, normativos para a fé e vida moral dos fiéis. O cânon dos livros inspirados formou-se definitivamente já na era apostólica. Mas houve dúvidas sobre determinados livros do AT e do NT, sobretudo entre o II e o IV séculos, devido à proliferação de livros apócrifos. Tais livros são chamados deuterocanônicos, porque foram reconhecidos como canônicos pela Igreja universal num segundo momento. Os deuterocanônicos do NT são: Hebreus, 2Pedro, Judas, Tiago, 2-3João e Apocalipse; os do AT são: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc e 1-2Macabeus. Estes últimos não constam nas Bíblias editadas pelas Igrejas protestantes, que os consideram apócrifos. A Igreja Católica pronunciou-se definitivamente sobre o cânon no Concílio de Trento (1546). |
CÂNON | Coleção de livros reconhecidos como autoridade pela Igreja. |
CÂNON | Lista dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento inspirados por Deus e, conseqüentemente, normativos para a fé e vida moral dos fiéis. O cânon dos livros inspirados formou-se definitivamente já na era apostólica. Mas houve dúvidas sobre determinados livros do Antigo Testamento e do Novo Testamento,sobretudo entre o II e o IV séculos, devido à proliferação de livros apócrifos. Tais livros são chamados deuterocanônicos, porque foram reconhecidos como canônicos pela Igreja universal num segundo momento. Oséias deuterocanônicos do Novo Testamento são: Hebreus, 2Pedro, Judas, Tiago, 2-3João e Apocalipse; os do Antigo Testamento são: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc e 1-2Macabeus. Estes últimos não constam nas Bíblias editadas pelas Igrejas protestantes, que os consideram apócrifos. A Igreja Católica pronunciou-se definitivamente sobre o cânon no Concílio de Trento (1546). |
CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO | Relação de livros aceitos pela igreja como sendo a revelação particular de Deus que antecedeu a vinda de Cristo. |
CÂNON DO NOVO TESTAMENTO | Relação final dos livros constantes no Novo Testamento. |
CÂNON, LEI | Ver Lei Canônica. |
CANÔNICO | Em sentido ativo, diz-se da Sagrada Escritura, enquanto é critério de verdade, norma de fé e de costumes. Em sentido passivo é o livro que está incluído no cânon ou lista oficial dos livros reconhecidos pela Igreja como inspirados. Distinguem-se livros protocanônicos sobre cuja inspiração houve desde o início consenso em toda a Igreja, e livros deuterocanônicos, de cuja inspiração em determinadas igrejas locais duvidou-se durante algum tempo. Ver "Cânon". |
CANÔNICO | Em sentido ativo, diz-se da Sagrada Escritura, enquanto é critério de verdade, norma de fé e de costumes. Em sentido passivo é o livro que está incluído no cânon ou lista oficial dos livros reconhecidos pela Igreja como inspirados. Distinguem-se livros protocanônicos sobre cuja inspiração houve desde o início consenso em toda a Igreja, e livros deuterocanônicos, de cuja inspiração em determinadas igrejas locais duvidou-se durante algum tempo. Ver "Cânon". |
CANONIZAÇÂO | Processo de estabelecimento do cânon da Escritura: também na Igreja Católico Romana designa o processo pelo qual uma pessoa se torna um santo da Igreja. |
CÂNTARO | Jarro ou vaso grande para guardar líquidos. |
CÂNTARO | Jarro ou vaso grande para guardar líquidos. Gênesis 24:14 |
CÂNTARO | Jarro ou vaso grande para guardar líquidos. Gênesis 24:14 |
CÂNTARO | Jarro ou vaso grande para guardar líquidos. Gênesis 24:14 |
CANZIL | Canil; cada um dos paus presos aos tirantes ou por baixo da canga, entre os quais se meteo pescoço do boi ou do cavalo. |
CAPACIDADE (medidas de) | PARA SECOS Cabo (2Rs.6:25); correspondente bíblico: 1/18 do Efa ou 1/6 da medida; proporção: 1/18; equivalente atual: 1 litro Gômer (Ex.16:16); correspondente bíblico: 1/10 do Efa; proporção: 1/10; equivalente atual: 1,76 litro Alqueire ou Seá(2Rs.7:1), Charlice (Is.40:12), e Medida (Gn.18:6, em Ap.6:6 choinix é 1 litro); correspondente bíblico: 1/3 do Efa; proporção: 1/3; equivalente atual: 5,87 litro Efa (unidade básica, Lv.19:36); correspondente bíblico: 10 gômeres ou 1/10 do ômer; proporção: 1; equivalente atual: 17,62 litro Leteque (Os.3:2, um ômer e meio); correspondente bíblico: 5 Efas ou 1/10 do ômer; proporção: 5; equivalente atual: 88,1 litro Coro (Ed.7:22, ou Ômer, Ez.45:11); correspondente bíblico: 10 Efas; proporção: 10; equivalente atual: 176,2 litro PARA LÍQUIDOS Sextário ou Logue (Lv.14:10); correspondente bíblico: 1/12 do Him; proporção: 1/72; equivalente atual: 0,29 litro Him (Lv.19:36); correspondente bíblico: 1/6 do Bato; proporção: 1/6; equivalente atual: 3,47 litros Bato (unidade básica, Is.5:10) e Cado (Lc.16:6); correspondente bíblico: 1/10 do Coro; proporção: 1; equivalente atual: 20,82 litros (há quem acredite que seja 30 a 34 litros) (Alguns consideram a Metreta, Jo.2:6, igual ao Bato, mas é mais provável que ela fosse 30 a 40 litros) Coro (1Rs.5:11); correspondente bíblico: 10 Batos; proporção: 10; equivalente atual: 208,2 litros |
CAPADÓCIA | Província oriental da Ásia Menor, limitada ao sul e oriente pela cordilheira do Tauro, e pela corrente superior do Eufrates. (Atos 2:9 ) |
CAPADÓCIA | Província oriental da Ásia Menor, limitada ao sul e oriente pela cordilheira do Tauro, e pela corrente superior do Eufrates. (Atos 2:9 ) |
CAPADÓCIA | Província oriental da Ásia Menor, limitada ao sul e oriente pela cordilheira do Tauro, e pela corrente superior do Eufrates. (Atos 2:9 ) |
CAPITALISMO | Sistema econômico edificado sobre o conceito do direito privado de propriedade. |
CAPITALISMO LIBERAL | Capitalismo que inclui certos elementos do estado de bem-estar social ao invés de uma visão meramente cOmpetitiva. Há meios públicos de atendimento às necessidades do povo. |
CAPITEL | Coroamento do fuste (haste, cabo) duma coluna. |
CAPITEL | Coroamento do fuste (haste, cabo) de uma coluna. (1 Reis 7:17 ) |
CAPITEL | Coroamento do fuste (haste, cabo) de uma coluna. (1 Reis 7:17 ) |
CAPITEL | Coroamento do fuste (haste, cabo) de uma coluna. (1 Reis 7:17 ) |
CARÁTER ABSOLUTO DE DEUS | Ver Deus, Caráter Absoluto de. |
CARÁTER MORAL | Natureza básica das pessoas no que diz respeito a questões éticas, em torno do que é cerLo ou errado. |
CARBÚNCULO | Tumor gangrenoso e inflamatório; antraz; rubi de grande brilho. |
CARDEAL | Elevado oficial da Igreja Católica Romana. Os cardeais têm atribuições especiais, sendo a mais notável de todas a escolha coletiva do papa. |
CARDO | Planta espinhosa. Gênesis 3:18 |
CARDO | Planta espinhosa. Gênesis 3:18 |
CARDO | Planta espinhosa. Gênesis 3:18 |
CARECER | Faltar. Provérbios 15:21 |
CARECER | Faltar. Provérbios 15:21 |
CARECER | Faltar. Provérbios 15:21 |
CARIDADE | Não deve ser confundida com o simples dar esmolas. No AT a caridade ao próximo se restringia sobretudo ao povo israelita (cf. Lv 19,18; Eclo 12,1-17 e notas). Ver "Amor"e "Eucaristia". |
CARIDADE | Não deve ser confundida com o simples dar esmolas. No Antigo Testamento a caridade ao próximo se restringia sobretudo ao povo israelita (cf. Levítico 19,18 Eclesiástico 12,1-17). Ver "Amor"e "Eucaristia". |
CARISMA | Termo grego que significa um dom gratuito. É um dom especial do Espírito, dado ao cristão para o bem comum do próximo e a edificação da Igreja (Rm 12,8; 1Cor 12,4-10; Ef 4,11-13). Paulo fala longamente na 1Cor 12-15 dos carismas, cuja importância foi muito grande para a difusão do cristianismo. Menciona, entre outros, os dons da sabedoria, da cura, dos milagres, da pregação e do ensino. O mais importante de todos é a caridade. |
CARISMA | Termo grego que significa um dom gratuito. É um dom especial do Espírito, dado ao cristão para o bem comum do próximo e a edificação da Igreja (Romanos 12,8 1Coríntios 12,4-10 Efésios 4,11-13). Paulo fala longamente na 1Coríntios 12-15 dos carismas, cuja importância foi muito grande para a difusão do cristianismo. Menciona, entre outros, os dons da sabedoria, da cura, dos milagres, da pregação e do ensino. O mais importante de todos é a caridade. |
CARISMÁTICOS | Aqueles que crêem e praticam os dons carismáticos. |
CARLSTADT, ANDRAS RUDOLF BODENSTEIN von (c. 1480-1541) | Reformador protestante alemão. Depois de unir-se ao movimento de Reforma, Cartstadt levou algumas questões da Reforma mais além do que o próprio Lutem pretendeu, o que provocou uma divisão entre eles. |
CARMELO | Nome de uma cidade ao sul de Judá (Js 15,55; 1Sm 25,7.40). Nome também de uma serra de 20 km de comprimento, entre o mar Mediterrâneo e a planície de Jezrael (1Rs 18,42-46). Ali residiam as primeiras comunidades de profetas sob a direção de Elias e Eliseu (1Rs 18; 2Rs 2). |
CARMELO | Nome de uma cidade ao sul de Judá (Josué 15,55 1Samuel 25,7 1Samuel 25,40). Nome também de uma serra de 20 km de comprimento, entre o mar Mediterrâneo e a planície de Jezrael (1Reis 18,42-46). Ali residiam as primeiras comunidades de profetas sob a direção de Elias e Eliseu (1Reis 18 2Reis 2). |
CARMESIM | A palavra carmesim refere-se à fêmea do inseto cochonilha, que se pega à azinheira da Síria. Quando viva, a ninfa é quase tão grande como o caroço da cereja, tendo uma cor escura de amaranto - mas quando está morta, torna-se tão pequena como um grão de trigo. Vê-se muito na Palestina, e ainda por vezes se usa para tingir. A escarlate provém do mesmo inseto, mas nem sempre são essas cores exatamente distintas. |
CARNAL | Literalmente - ‘dc carne, dado á carne”- Adjetivo que comumente é aplicado para designar cristãos mundanos ou não-espirituais. |
CARNAP, RUDOLF (1891-1970) | Pensador positivista lógico do século 20. |
CARNE | Designa a natureza humana. Na Biblia, o termo tem tanto um sentido literal como figurado, E usado para fazer referência à natureza física e também à naLureza pecaminosa dos seres humanos. |
CARNE-ESPÍRITO | A antropologia bíblica não conhece a dicotomia grega: corpo-alma. O homem é visto como uma unidade vivente. O termo "carne"é usado simbolicamente para indicar muitas vezes a transitoriedade e a fraqueza do ser humano, mortal e pecador (Gn 3,3; Jr 17,15; Jó 10,4; Mt 26,40s; 2Cor 12,7-10; Is 40,3-8; Jo 17,2). O próprio Verbo de Deus assumiu esta carne frágil e mortal (Jo 1,14; 1Tm 3,16). Enquanto indica o ser humano na sua fragilidade, "carne"pode estar em oposição ao espírito (Is 31,3; Sl 56,5; 2Cr 32,8). Neste último sentido, nas epístolas de Paulo "carne"significa o homem natural, sem a graça, na sua fraqueza e tendência ao mal (Rm 9,6-13; Gl 6,12-15; Fl 3,2-5; Ef 2,11-13; Rm 8,12-15), em contraste com o espírito, força que recebe o homem purificado pelo batismo (Rm 7,14-25; 13,11-14; Ef 2,1-6; Cl 2,13-23). O cristão é aquele que não vive mais na "carne"mas no "espírito" (Rm 8,9). Por isso o cristão deve crucificar a carne com suas concupiscências (Rm 8,5-13; Gl 5,22-25; Cl 1,24-29). Oespírito, alento vital, sopro ou vento, indica a ação de Deus no ser humano (Gn 2,7; 6,17; 7,22; Rm 8,14-16; 1Cor 2,10-13; Gl 5,13-25; 6,8-10), opõe-se à carne, em sentido mais religioso que físico. |
CARNE-ESPÍRITO | A antropologia bíblica não conhece a dicotomia grega: corpo-alma. O homem é visto como uma unidade vivente. O termo "carne"é usado simbolicamente para indicar muitas vezes a transitoriedade e a fraqueza do ser humano, mortal e pecador (Gênese 3,3 Jeremias 17,15 Jó 10,4 Mateus 26,40s; 2Coríntios 12,7-10 Isaías 40,3-8 João 17,2). O próprio Verbo de Deus assumiu esta carne frágil e mortal (João 1,14 1Timóteo 3,16). Enquanto indica o ser humano na sua fragilidade, "carne"pode estar em oposição ao espírito (Isaías 31,3 Salmo 56,5 2Crônicas 32,8). Neste último sentido, nas epístolas de Paulo "carne"significa o homem natural, sem a graça, na sua fraqueza e tendência ao mal (Romanos 9,6-13 Gálatas 6,12-15 Filipenses 3,2-5 Efésios 2,11-13 Romanos 8,12-15), em contraste com o espírito, força que recebe o homem purificado pelo batismo (Romanos 7,14-25 Romanos 13,11-14 Efésios 2,1-6 Colossenses 2,13-23). O cristão é aquele que não vive mais na "carne"mas no "espírito" (Romanos 8,9). Por isso o cristão deve crucificar a carne com suas concupiscências (Romanos 8,5-13 Gálatas 5,22-25 Colossenses 1,24-29). O espírito, alento vital, sopro ou vento, indica a ação de Deus no ser humano (Gênese 2,7 Gênese 6,17 Gênese 7,22 Romanos 8,14-16 1Coríntios 2,10-13 Gálatas 5,13-25 Gálatas 6,8-10), opõe-se à carne, em sentido mais religioso que físico. |
CARNELL, EDWARD .JOHN (1919-1967) | Teólogo e apologeta cristão, um dos lideres do novo evangelicalismo, movimento que representou o ressurgimento da erudição evangélica após a II Guerra Mundial, Camnell gastou a maior parte de sua vida como professor no Seminário Fuiler. Suas mais conhecidas obras incluem Au introduction lo christian apologetics, Christian commitmenl, e The case for orthodox theology. |
CARTA ENCÍCLICA | Uma carta (e.g. Efésios) que deveria circular de uma congregação a outra, |
CASA DE DEUS | O tabernáculo ou o templo; o termo é também usado na era moderna, como sinônimo de igreja. |
CASAIAS | Hebraico: Canela, Jo 42.14 |
CASAMENTO | União de um homem com uma mulher num relacionamento físico, emocional e espiritual, segundo o cristianismo. |
CASEDE | Hebraico: Aumento De Prosperidade, Gn 22.22 |
CASERIM | Hebraico: Região Montanhosa, Tb 1.1 |
CASFEU | Hebraico: Confiança, Ousadia, 1 Mac 1.54 |
CASFIA | Hebraico: Prata Do Senhor, Ed 8.17 |
CASIA | Hebraico: Canela, Jo 42.14 |
CASILIA | Hebraico: Prata Do Senhor, Ed 8.7 |
CASLEIUM | Hebraico: Fortificador, Gn 10.14 |
CASLUIM | Hebraico: Fortificado, Gn 10.14 |
CASSIA | Hebraico: Canela, Latim: Irmã Dos Fortes E Valentes, Jo 42.14 |
CASTIDADE | Ver "Virgindade". |
CASTIDADE | Ver "Virgindade". |
CASTOR | Grego: Astro, Constelação Boreal Ou Deus Estrela, At 28.11 |
CASUÍSTICA | Aplicação de leis ou regras morais a casos específicos. |
CATA | Hebraico: Cidade Dupla, Ed 8.12 |
CATADUPA | Catarata; queda de grande porção de água corrente. |
CATADURA | Semblante; aspecto. Daniel 8:23 |
CATADURA | Semblante; aspecto. Daniel 8:23 |
CATADURA | Semblante; aspecto. Daniel 8:23 |
CATÁSTROFE, FILOSOFIA DA | Crença de que a história caminha para uma consumação catastrófica. |
CATATE | Hebraico: Pequeno, Js 19.15 |
CATECISMO | Manual popular contendo um sumário de doutrinas cristãs. |
CATECISMO DE GENEBRA | Catecismo elaborado por João Calvino e que foi publicado em Genebra em francês em 1537. A versão latina do catecismo só veio a lume em 1538. |
CATECISMO RACOVIANO | Catecismo redigido em Racow, Polônia. em 1605, pelos seguidores de Faustus Socinus. Adotou como exemplo a teoria da expiação e foi precursor do moderno unitarianismo. |
CATECÜMENO | Aquele que é instruído na fé cristã. |
CATHARI | Termo aplicado a vários e diferentes grupos na história da Igreja que enfatizavam a pureza devida. |
CATIVEIRO | Escravidão, local onde se é levado contra a vontade e onde você não tem direitos. |
CATIVEIRO | Houve dois cativeiros ou exílios na história do povo eleito. Em 722 aC foi deportada para a Assíria a população do reino do Norte, invadido e destruído pelos assírios (2Rs 17). Em 587 aC foi deportada para a Babilônia boa parte da população do reino do Sul, quando Nabucodonosor destruiu Jerusalém (2Rs 25). Durante o cativeiro da Babilônia os exilados foram confortados pelas palavras do profeta Ezequiel e de um profeta anônimo (Is 40-55). Eles reavivaram as esperanças de um retorno à pátria, o que aconteceu com o edito de Ciro (538 aC), o rei dos persas, que conquistou a Babilônia (Esd 1,1-4). A dura provação do exílio contribuiu para uma profunda revisão das crenças e renovação espiritual de Israel. O cativeiro da Babilônia é o símbolo do homem decaído e libertado pela graça de Jesus Cristo (Hb 2,14s). |
CATIVEIRO | Houve dois cativeiros ou exílios na história do povo eleito. Em 722 a.C.foi deportada para a Assíria a população do reino do Norte, invadido e destruído pelos assírios (2Reis 17). Em 587 a.C.foi deportada para a Babilônia boa parte da população do reino do Sul, quando Nabucodonosor destruiu Jerusalém (2Reis 25). Durante o cativeiro da Babilônia os exilados foram confortados pelas palavras do profeta Ezequiel e de um profeta anônimo (Isaías 40-55). Eles reavivaram as esperanças de um retorno à pátria, o que aconteceu com o edito de Ciro (538 a.C.), o rei dos persas, que conquistou a Babilônia (Esdras 1,1-4). A dura provação do exílio contribuiu para uma profunda revisão das crenças e renovação espiritual de Israel. O cativeiro da Babilônia é o símbolo do homem decaído e libertado pela graça de Jesus Cristo (Hebreus 2,14s). |
CATOLICIDADE | Universalidade ou inclusividade abrangente. |
CATOLICISMO CONVENCIONAL ROMANO | Catolicismo romano que se apega à posição convencional ou tradicional conforme enunciada pelo Concílio de Trento. |
CATOLICISMO LIBERAL | No catolicismo romano, um movimento crescente que destaca a crítica bíblica, a filosofia do processo e outras concepções modernas. |
CATOLICISMO ROMANO | Termo em uso geral desde a Reforma para identificar as crenças e práticas dos cris(ãos que aceitam o papa como cabeça da Igreja e autoridade suprema na terra. |
CATÓLICO | Universal ou ortodoxo (termo derivado da palavra grega katholikós que significa “geral”). |
CATÓLICOS PRIMITIVOS | Grupo de católicos romanos que se recusam a aceitar o decreto de infalibilidade papal enunciado pelo Concílio Vaticano 1. |
CAUDALOSOS | Rios que correm águas em abundância. Salmos 74:15 |
CAUDALOSOS | Rios que correm águas em abundância. Salmos 74:15 |
CAUDALOSOS | Rios que correm águas em abundância. Salmos 74:15 |
CAUSALIDADE, MÉTODO DA | Meio de se compreender Deus através da pesquisa da criação e atribuindo-se a èle a causalidade primária de tudo. |
CAVACO | Lasca de madeira. 1 Reis 17:12 |
CAVACO | Lasca de madeira. 1 Reis 17:12 |
CAVACO | Lasca de madeira. 1 Reis 17:12 |