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CAN

CANÁ
Cidade da Galiléia onde teve lugar o casamento ao qual foram convidados Jesus e os apóstolos (Jo 2,2) e onde foi curado o filho do oficial da corte (4,46). Era a terra natal de Natanael (21,2). Nas bodas de Caná, Cristo se manifesta como o Esposo da Igreja, no terceiro dia após seu batismo (Jo 2,1-11; Mt 22,1-14; Jo 3,29-30). A intercessão de Maria mostra a sua participação no milagre, mas também a independência de Cristo (Jo 2,3-5; Mc 3,20-35; Lc 11,27-28; 2,49).
A Hora de Jesus é a sua glorificação. Os milagres são a antecipação desta glória. São sete os milagres, "sinais", manifestadores de diversos aspectos do Cristo joanino (Jo 2,1-11; 4,46-50; 5,1-15; 6,1-15.16-21; 9,1-41; 11,33-44).
Jesus, a nova videira, muda em vinho a água das purificações rituais, pois é o seu sangue e a sua palavra o que purifica os homens (Jo 15,1-8; Mt 26,26-29; Is 5,1-4; 24,8-11; Mc 7,3-4; 1Jo 1,7; Ap 1,5; 7,14; 22,14).
CANÁ
Cidade da Galiléia onde teve lugar o casamento ao qual foram convidados Jesus e os apóstolos (João 2,2) e onde foi curado o filho do oficial da corte (4,46). Era a terra natal de Natanael (21,2). Nas bodas de Caná, Cristo se manifesta como o Esposo da Igreja, no terceiro dia após seu batismo (João 2,1-11 Mateus 22,1-14 João 3,29-30). A intercessão de Maria mostra a sua participação no milagre, mas também a independência de Cristo (João 2,3-5 Marcos 3,20-35 Lucas 11,27-28 Lucas 2,49).
A Hora de Jesus é a sua glorificação. Oséias milagres são a antecipação desta glória. São sete os milagres, "sinais", manifestadores de diversos aspectos do Cristo joanino (João 2,1-11 João 4,46-50 João 5,1-15 João 6,1-15 João 6,16-21 João 9,1-41 João 11,33-44).
Jesus, a nova videira, muda em vinho a água das purificações rituais, pois é o seu sangue e a sua palavra o que purifica os homens (João 15,1-8 Mateus 26,26-29 Isaías 5,1-4 Isaías 24,8-11 Marcos 7,3-4 1João 1,7 Apocalipse 1,5 Apocalipse 7,14 Apocalipse 22,14).
CANA AROMÁTICA
 Cálamo: Seu sumo era um dos ingredientes das ofertas de incensos.
CANAÃ
Terra ocupada pelos descendentes de Canaã, neto de Noé; Palestina; a terra bem ao sul da Fenícia ou Líbano, a oeste da Síria e ao noroeste da Arábia. (Josué 3:10)
CANAÃ
Terra ocupada pelos descendentes de Canaã, neto de Noé; Palestina; a terra bem ao sul da Fenícia ou Líbano, a oeste da Síria e ao noroeste da Arábia. (Josué 3:10)
CANAÃ
Terra ocupada pelos descendentes de Canaã, neto de Noé; Palestina; a terra bem ao sul da Fenícia ou Líbano, a oeste da Síria e ao noroeste da Arábia. (Josué 3:10)
CANAÃ
Terra ocupada pelos descendentes de Canaã, neto de Noé; Palestina; a terra bem ao sul da Fenícia ou Líbano, a oeste da Síria e ao noroeste da Arábia. (Josué 3:10)
CANANEU
Habitante de Canaã, terra prometida por Deus e conquistada pelos israelitas, situada entre o vale do rio Jordão e a costa do Mediterrâneo. No NT o termo aparece como nome de um partido político, chamado também dos zelotes. O apóstolo Simão era membro deste partido (Mc 10,4-11).
CANANEU
Habitante de Canaã, terra prometida por Deus e conquistada pelos israelitas, situada entre o vale do rio Jordão e a costa do Mediterrâneo. No Novo Testamento o termo aparece como nome de um partido político, chamado também dos zelotes. O apóstolo Simão era membro deste partido (Marcos 10,4-11).
CANDEEIRO
 Utensílio de várias formas, com ou de suspensão, utilizado para iluminação.
CANDEEIRO
Utensílio de várias formas, em que se coloca azeite, querosene ou gás inflamável para iluminação. Levítico 24:4
CANDEEIRO
Utensílio de várias formas, em que se coloca azeite, querosene ou gás inflamável para iluminação. Levítico 24:4
CANDEEIRO
Utensílio de várias formas, em que se coloca azeite, querosene ou gás inflamável para iluminação. Levítico 24:4
CANIÇO
Vara para pescar (bambu). Mateus 11:7
CANIÇO
Vara para pescar (bambu). Mateus 11:7
CANIÇO
Vara para pescar (bambu). Mateus 11:7
CÂNON
Lista dos livros do AT e NT inspirados por Deus e, conseqüentemente, normativos para a fé e vida moral dos fiéis. O cânon dos livros inspirados formou-se definitivamente já na era apostólica. Mas houve dúvidas sobre determinados livros do AT e do NT, sobretudo entre o II e o IV séculos, devido à proliferação de livros apócrifos. Tais livros são chamados deuterocanônicos, porque foram reconhecidos como canônicos pela Igreja universal num segundo momento. Os deuterocanônicos do NT são: Hebreus, 2Pedro, Judas, Tiago, 2-3João e Apocalipse; os do AT são: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc e 1-2Macabeus. Estes últimos não constam nas Bíblias editadas pelas Igrejas protestantes, que os consideram apócrifos. A Igreja Católica pronunciou-se definitivamente sobre o cânon no Concílio de Trento (1546).
CÂNON
 Coleção de livros reconhecidos como autoridade pela Igreja.
CÂNON
Lista dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento inspirados por Deus e, conseqüentemente, normativos para a fé e vida moral dos fiéis. O cânon dos livros inspirados formou-se definitivamente já na era apostólica. Mas houve dúvidas sobre determinados livros do Antigo Testamento e do Novo Testamento,sobretudo entre o II e o IV séculos, devido à proliferação de livros apócrifos. Tais livros são chamados deuterocanônicos, porque foram reconhecidos como canônicos pela Igreja universal num segundo momento. Oséias deuterocanônicos do Novo Testamento são: Hebreus, 2Pedro, Judas, Tiago, 2-3João e Apocalipse; os do Antigo Testamento são: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc e 1-2Macabeus. Estes últimos não constam nas Bíblias editadas pelas Igrejas protestantes, que os consideram apócrifos. A Igreja Católica pronunciou-se definitivamente sobre o cânon no Concílio de Trento (1546).
CÂNON DO ANTIGO TESTAMENTO
 Relação de livros aceitos pela igreja como sendo a revelação particular de Deus que antecedeu a vinda de Cristo.
CÂNON DO NOVO TESTAMENTO
 Relação final dos livros constantes no Novo Testamento.
CÂNON, LEI
 Ver Lei Canônica.
CANÔNICO
Em sentido ativo, diz-se da Sagrada Escritura, enquanto é critério de verdade, norma de fé e de costumes. Em sentido passivo é o livro que está incluído no cânon ou lista oficial dos livros reconhecidos pela Igreja como inspirados. Distinguem-se livros protocanônicos sobre cuja inspiração houve desde o início consenso em toda a Igreja, e livros deuterocanônicos, de cuja inspiração em determinadas igrejas locais duvidou-se durante algum tempo. Ver "Cânon".
CANÔNICO
Em sentido ativo, diz-se da Sagrada Escritura, enquanto é critério de verdade, norma de fé e de costumes. Em sentido passivo é o livro que está incluído no cânon ou lista oficial dos livros reconhecidos pela Igreja como inspirados. Distinguem-se livros protocanônicos sobre cuja inspiração houve desde o início consenso em toda a Igreja, e livros deuterocanônicos, de cuja inspiração em determinadas igrejas locais duvidou-se durante algum tempo. Ver "Cânon".
CANONIZAÇÂO
 Processo de estabelecimento do cânon da Escritura: também na Igreja Católico Romana designa o processo pelo qual uma pessoa se torna um santo da Igreja.
CÂNTARO
 Jarro ou vaso grande para guardar líquidos.
CÂNTARO
Jarro ou vaso grande para guardar líquidos. Gênesis 24:14
CÂNTARO
Jarro ou vaso grande para guardar líquidos. Gênesis 24:14
CÂNTARO
Jarro ou vaso grande para guardar líquidos. Gênesis 24:14
CANZIL
 Canil; cada um dos paus presos aos tirantes ou por baixo da canga, entre os quais se meteo pescoço do boi ou do cavalo.
CAPACIDADE (medidas de)
PARA SECOS
   Cabo (2Rs.6:25); correspondente bíblico: 1/18 do Efa ou 1/6 da medida; proporção: 1/18; equivalente atual: 1 litro
   Gômer (Ex.16:16); correspondente bíblico: 1/10 do Efa; proporção: 1/10; equivalente atual: 1,76 litro
   Alqueire ou Seá(2Rs.7:1), Charlice (Is.40:12), e Medida (Gn.18:6, em Ap.6:6 choinix é 1 litro); correspondente bíblico: 1/3 do Efa; proporção: 1/3; equivalente atual: 5,87 litro
   Efa (unidade básica, Lv.19:36); correspondente bíblico: 10 gômeres ou 1/10 do ômer; proporção: 1; equivalente atual: 17,62 litro
   Leteque (Os.3:2, um ômer e meio); correspondente bíblico: 5 Efas ou 1/10 do ômer; proporção: 5; equivalente atual: 88,1 litro
   Coro (Ed.7:22, ou Ômer, Ez.45:11); correspondente bíblico: 10 Efas; proporção: 10; equivalente atual: 176,2 litro
PARA LÍQUIDOS
   Sextário ou Logue (Lv.14:10); correspondente bíblico: 1/12 do Him; proporção: 1/72; equivalente atual: 0,29 litro
   Him (Lv.19:36); correspondente bíblico: 1/6 do Bato; proporção: 1/6; equivalente atual: 3,47 litros
   Bato (unidade básica, Is.5:10) e Cado (Lc.16:6); correspondente bíblico: 1/10 do Coro; proporção: 1; equivalente atual: 20,82 litros (há quem acredite que seja 30 a 34 litros)
      (Alguns consideram a Metreta, Jo.2:6, igual ao Bato, mas é mais provável que ela fosse 30 a 40 litros)
   Coro (1Rs.5:11); correspondente bíblico: 10 Batos; proporção: 10; equivalente atual: 208,2 litros
CAPADÓCIA
Província oriental da Ásia Menor, limitada ao sul e oriente pela cordilheira do Tauro, e pela corrente superior do Eufrates. (Atos 2:9 )
CAPADÓCIA
Província oriental da Ásia Menor, limitada ao sul e oriente pela cordilheira do Tauro, e pela corrente superior do Eufrates. (Atos 2:9 )
CAPADÓCIA
Província oriental da Ásia Menor, limitada ao sul e oriente pela cordilheira do Tauro, e pela corrente superior do Eufrates. (Atos 2:9 )
CAPITALISMO
 Sistema econômico edificado sobre o conceito do direito privado de propriedade.
CAPITALISMO LIBERAL
 Capitalismo que inclui certos elementos do estado de bem-estar social ao invés de uma visão meramente cOmpetitiva. Há meios públicos de atendimento às necessidades do povo.
CAPITEL
 Coroamento do fuste (haste, cabo) duma coluna.
CAPITEL
Coroamento do fuste (haste, cabo) de uma coluna. (1 Reis 7:17 )
CAPITEL
Coroamento do fuste (haste, cabo) de uma coluna. (1 Reis 7:17 )
CAPITEL
Coroamento do fuste (haste, cabo) de uma coluna. (1 Reis 7:17 )
CARÁTER ABSOLUTO DE DEUS
Ver Deus, Caráter Absoluto de.
CARÁTER MORAL
 Natureza básica das pessoas no que diz respeito a questões éticas, em torno do que é cerLo ou errado.
CARBÚNCULO
 Tumor gangrenoso e inflamatório; antraz; rubi de grande brilho.
CARDEAL
 Elevado oficial da Igreja Católica Romana. Os cardeais têm atribuições especiais, sendo a mais notável de todas a escolha coletiva do papa.
CARDO
Planta espinhosa. Gênesis 3:18
CARDO
Planta espinhosa. Gênesis 3:18
CARDO
Planta espinhosa. Gênesis 3:18
CARECER
Faltar. Provérbios 15:21
CARECER
Faltar. Provérbios 15:21
CARECER
Faltar. Provérbios 15:21
CARIDADE
Não deve ser confundida com o simples dar esmolas. No AT a caridade ao próximo se restringia sobretudo ao povo israelita (cf. Lv 19,18; Eclo 12,1-17 e notas). Ver "Amor"e "Eucaristia".
CARIDADE
Não deve ser confundida com o simples dar esmolas. No Antigo Testamento a caridade ao próximo se restringia sobretudo ao povo israelita (cf. Levítico 19,18 Eclesiástico 12,1-17). Ver "Amor"e "Eucaristia".
CARISMA
Termo grego que significa um dom gratuito. É um dom especial do Espírito, dado ao cristão para o bem comum do próximo e a edificação da Igreja (Rm 12,8; 1Cor 12,4-10; Ef 4,11-13). Paulo fala longamente na 1Cor 12-15 dos carismas, cuja importância foi muito grande para a difusão do cristianismo. Menciona, entre outros, os dons da sabedoria, da cura, dos milagres, da pregação e do ensino. O mais importante de todos é a caridade.
CARISMA
Termo grego que significa um dom gratuito. É um dom especial do Espírito, dado ao cristão para o bem comum do próximo e a edificação da Igreja (Romanos 12,8 1Coríntios 12,4-10 Efésios 4,11-13). Paulo fala longamente na 1Coríntios 12-15 dos carismas, cuja importância foi muito grande para a difusão do cristianismo. Menciona, entre outros, os dons da sabedoria, da cura, dos milagres, da pregação e do ensino. O mais importante de todos é a caridade.
CARISMÁTICOS
 Aqueles que crêem e praticam os dons carismáticos.
CARLSTADT, ANDRAS RUDOLF BODENSTEIN von (c. 1480-1541)
 Reformador protestante alemão. Depois de unir-se ao movimento de Reforma, Cartstadt levou algumas questões da Reforma mais além do que o próprio Lutem pretendeu, o que provocou uma divisão entre eles.
CARMELO
Nome de uma cidade ao sul de Judá (Js 15,55; 1Sm 25,7.40). Nome também de uma serra de 20 km de comprimento, entre o mar Mediterrâneo e a planície de Jezrael (1Rs 18,42-46). Ali residiam as primeiras comunidades de profetas sob a direção de Elias e Eliseu (1Rs 18; 2Rs 2).
CARMELO
Nome de uma cidade ao sul de Judá (Josué 15,55 1Samuel 25,7 1Samuel 25,40). Nome também de uma serra de 20 km de comprimento, entre o mar Mediterrâneo e a planície de Jezrael (1Reis 18,42-46). Ali residiam as primeiras comunidades de profetas sob a direção de Elias e Eliseu (1Reis 18 2Reis 2).
CARMESIM
 A palavra carmesim refere-se à fêmea do inseto cochonilha, que se pega à azinheira da Síria. Quando viva, a ninfa é quase tão grande como o caroço da cereja, tendo uma cor escura de amaranto - mas quando está morta, torna-se tão pequena como um grão de trigo. Vê-se muito na Palestina, e ainda por vezes se usa para tingir. A escarlate provém do mesmo inseto, mas nem sempre são essas cores exatamente distintas.
CARNAL
 Literalmente -  ‘dc carne, dado á carne”- Adjetivo que comumente é aplicado para designar cristãos mundanos ou não-espirituais.
CARNAP, RUDOLF (1891-1970)
 Pensador positivista lógico do século 20.
CARNE
 Designa a natureza humana. Na Biblia, o termo tem tanto um sentido literal como figurado, E usado para fazer referência à natureza física e também à naLureza pecaminosa dos seres humanos.
CARNE-ESPÍRITO
A antropologia bíblica não conhece a dicotomia grega: corpo-alma. O homem é visto como uma unidade vivente. O termo "carne"é usado simbolicamente para indicar muitas vezes a transitoriedade e a fraqueza do ser humano, mortal e pecador (Gn 3,3; Jr 17,15; Jó 10,4; Mt 26,40s; 2Cor 12,7-10; Is 40,3-8; Jo 17,2). O próprio Verbo de Deus assumiu esta carne frágil e mortal (Jo 1,14; 1Tm 3,16).
Enquanto indica o ser humano na sua fragilidade, "carne"pode estar em oposição ao espírito (Is 31,3; Sl 56,5; 2Cr 32,8). Neste último sentido, nas epístolas de Paulo "carne"significa o homem natural, sem a graça, na sua fraqueza e tendência ao mal (Rm 9,6-13; Gl 6,12-15; Fl 3,2-5; Ef 2,11-13; Rm 8,12-15), em contraste com o espírito, força que recebe o homem purificado pelo batismo (Rm 7,14-25; 13,11-14; Ef 2,1-6; Cl 2,13-23). O cristão é aquele que não vive mais na "carne"mas no "espírito" (Rm 8,9). Por isso o cristão deve crucificar a carne com suas concupiscências (Rm 8,5-13; Gl 5,22-25; Cl 1,24-29).
Oespírito, alento vital, sopro ou vento, indica a ação de Deus no ser humano (Gn 2,7; 6,17; 7,22; Rm 8,14-16; 1Cor 2,10-13; Gl 5,13-25; 6,8-10), opõe-se à carne, em sentido mais religioso que físico.
CARNE-ESPÍRITO
A antropologia bíblica não conhece a dicotomia grega: corpo-alma. O homem é visto como uma unidade vivente. O termo "carne"é usado simbolicamente para indicar muitas vezes a transitoriedade e a fraqueza do ser humano, mortal e pecador (Gênese 3,3 Jeremias 17,15 Jó 10,4 Mateus 26,40s; 2Coríntios 12,7-10 Isaías 40,3-8 João 17,2). O próprio Verbo de Deus assumiu esta carne frágil e mortal (João 1,14 1Timóteo 3,16).
Enquanto indica o ser humano na sua fragilidade, "carne"pode estar em oposição ao espírito (Isaías 31,3 Salmo 56,5 2Crônicas 32,8). Neste último sentido, nas epístolas de Paulo "carne"significa o homem natural, sem a graça, na sua fraqueza e tendência ao mal (Romanos 9,6-13 Gálatas 6,12-15 Filipenses 3,2-5 Efésios 2,11-13 Romanos 8,12-15), em contraste com o espírito, força que recebe o homem purificado pelo batismo (Romanos 7,14-25 Romanos 13,11-14 Efésios 2,1-6 Colossenses 2,13-23). O cristão é aquele que não vive mais na "carne"mas no "espírito" (Romanos 8,9). Por isso o cristão deve crucificar a carne com suas concupiscências (Romanos 8,5-13 Gálatas 5,22-25 Colossenses 1,24-29).
O espírito, alento vital, sopro ou vento, indica a ação de Deus no ser humano (Gênese 2,7 Gênese 6,17 Gênese 7,22 Romanos 8,14-16 1Coríntios 2,10-13 Gálatas 5,13-25 Gálatas 6,8-10), opõe-se à carne, em sentido mais religioso que físico.
CARNELL, EDWARD .JOHN (1919-1967)
 Teólogo e apologeta cristão, um dos lideres do novo evangelicalismo, movimento que representou o ressurgimento da erudição evangélica após a II Guerra Mundial, Camnell gastou a maior parte de sua vida como professor no Seminário Fuiler. Suas mais conhecidas obras incluem Au introduction lo christian apologetics, Christian commitmenl, e The case for orthodox theology.
CARTA ENCÍCLICA
 Uma carta (e.g. Efésios) que deveria circular de uma congregação a outra,
CASA DE DEUS
 O tabernáculo ou o templo; o termo é também usado na era moderna, como sinônimo de igreja.
 CASAIAS
Hebraico: Canela, Jo 42.14
CASAMENTO
União de um homem com uma mulher num relacionamento físico, emocional e espiritual, segundo o cristianismo.
 CASEDE
Hebraico: Aumento De Prosperidade, Gn 22.22
 CASERIM
Hebraico: Região Montanhosa, Tb 1.1
 CASFEU
Hebraico: Confiança, Ousadia, 1 Mac 1.54
 CASFIA
Hebraico: Prata Do Senhor, Ed 8.17
 CASIA
Hebraico: Canela, Jo 42.14
 CASILIA
Hebraico: Prata Do Senhor, Ed 8.7
 CASLEIUM
Hebraico: Fortificador, Gn 10.14
 CASLUIM
Hebraico: Fortificado, Gn 10.14
 CASSIA
Hebraico: Canela, Latim: Irmã Dos Fortes E Valentes, Jo 42.14
CASTIDADE
Ver "Virgindade".
CASTIDADE
Ver "Virgindade".
 CASTOR
Grego: Astro, Constelação Boreal Ou Deus Estrela, At 28.11
CASUÍSTICA
 Aplicação de leis ou regras morais a casos específicos.
 CATA
Hebraico: Cidade Dupla, Ed 8.12
CATADUPA
 Catarata; queda de grande porção de água corrente.
CATADURA
Semblante; aspecto. Daniel 8:23
CATADURA
Semblante; aspecto. Daniel 8:23
CATADURA
Semblante; aspecto. Daniel 8:23
CATÁSTROFE, FILOSOFIA DA
 Crença de que a história caminha para uma consumação catastrófica.
 CATATE
Hebraico: Pequeno, Js 19.15
CATECISMO
 Manual popular contendo um sumário de doutrinas cristãs.
CATECISMO DE GENEBRA
 Catecismo elaborado por João Calvino e que foi publicado em Genebra em francês em 1537. A versão latina do catecismo só veio a lume em 1538.
CATECISMO RACOVIANO
 Catecismo redigido em Racow, Polônia. em 1605, pelos seguidores de Faustus Socinus. Adotou como exemplo a teoria da expiação e foi precursor do moderno unitarianismo.
CATECÜMENO
 Aquele que é instruído na fé cristã.
CATHARI
 Termo aplicado a vários e diferentes grupos na história da Igreja que enfatizavam a pureza devida.
CATIVEIRO
 Escravidão, local onde se é levado contra a vontade e onde você não tem direitos.
CATIVEIRO
Houve dois cativeiros ou exílios na história do povo eleito. Em 722 aC foi deportada para a Assíria a população do reino do Norte, invadido e destruído pelos assírios (2Rs 17). Em 587 aC foi deportada para a Babilônia boa parte da população do reino do Sul, quando Nabucodonosor destruiu Jerusalém (2Rs 25). Durante o cativeiro da Babilônia os exilados foram confortados pelas palavras do profeta Ezequiel e de um profeta anônimo (Is 40-55). Eles reavivaram as esperanças de um retorno à pátria, o que aconteceu com o edito de Ciro (538 aC), o rei dos persas, que conquistou a Babilônia (Esd 1,1-4). A dura provação do exílio contribuiu para uma profunda revisão das crenças e renovação espiritual de Israel. O cativeiro da Babilônia é o símbolo do homem decaído e libertado pela graça de Jesus Cristo (Hb 2,14s).
CATIVEIRO
Houve dois cativeiros ou exílios na história do povo eleito. Em 722 a.C.foi deportada para a Assíria a população do reino do Norte, invadido e destruído pelos assírios (2Reis 17). Em 587 a.C.foi deportada para a Babilônia boa parte da população do reino do Sul, quando Nabucodonosor destruiu Jerusalém (2Reis 25). Durante o cativeiro da Babilônia os exilados foram confortados pelas palavras do profeta Ezequiel e de um profeta anônimo (Isaías 40-55). Eles reavivaram as esperanças de um retorno à pátria, o que aconteceu com o edito de Ciro (538 a.C.), o rei dos persas, que conquistou a Babilônia (Esdras 1,1-4). A dura provação do exílio contribuiu para uma profunda revisão das crenças e renovação espiritual de Israel. O cativeiro da Babilônia é o símbolo do homem decaído e libertado pela graça de Jesus Cristo (Hebreus 2,14s).
CATOLICIDADE
 Universalidade ou inclusividade abrangente.
CATOLICISMO CONVENCIONAL ROMANO
 Catolicismo romano que se apega à posição convencional ou tradicional conforme enunciada pelo Concílio de Trento.
CATOLICISMO LIBERAL
 No catolicismo romano, um movimento crescente que destaca a crítica bíblica, a filosofia do processo e outras concepções modernas.
CATOLICISMO ROMANO
 Termo em uso geral desde a Reforma para identificar as crenças e práticas dos cris(ãos que aceitam o papa como cabeça da Igreja e autoridade suprema na terra.
CATÓLICO
 Universal ou ortodoxo (termo derivado da palavra grega katholikós que significa “geral”).
CATÓLICOS PRIMITIVOS
 Grupo de católicos romanos que se recusam a aceitar o decreto de infalibilidade papal enunciado pelo Concílio Vaticano 1.
CAUDALOSOS
Rios que correm águas em abundância. Salmos 74:15
CAUDALOSOS
Rios que correm águas em abundância. Salmos 74:15
CAUDALOSOS
Rios que correm águas em abundância. Salmos 74:15
CAUSALIDADE, MÉTODO DA
 Meio de se compreender Deus através da pesquisa da criação e atribuindo-se a èle a causalidade primária de tudo.
CAVACO
Lasca de madeira. 1 Reis 17:12
CAVACO
Lasca de madeira. 1 Reis 17:12
CAVACO
Lasca de madeira. 1 Reis 17:12