ONO | Hebraico: Forte, 1 Cr 8.12 |
ONRI | Hebraico: Impetuoso, Grosseiro, 1 Rs 16.23 |
ONTOLOGIA | Estudo do ser. |
OOL | Hebraico: Tenda, 1 Cr 3.20 |
OOLA | Hebraico: Sua Tenda, Ez 23.4 |
OOLIABE | uma tenda é a divindade. |
OOLIBA | Hebraico: A Minha Tenda Está Nela, Ez 23.4 |
OOLIBAMA | Hebraico: A Minha Tenda Está Em Lugar Alto, Gn 36.2 |
OOLOBA | Hebraico: A Minha Tenda Está Nela, Ez 23.4 |
OPERÁRIOS | Submissão (Mt 8,9; Rm 13,5; Ef 6,5-8; 1Ts 4,11; 1Tm 6,1s; 2Tm 2,24; Tt 2,9s; 1Pd 2,18s. -O prêmio do operário (Eclo 10,27; Lc 12,43; Cl 3,22-24; 2Ts 3,10; 1Pd 2,18s). -Devem defender seus direitos com prudência (Eclo 8,1-4; 1Cor 6,1-9; 1Tm 6,8; Tg 4,1). -O sofrimento dos trabalhadores injustiçados é grande (Jó 24,1-12; Ecl 4,1-6; Mq 1,1s; Am 2,6-8). Ver "Patrões". |
OPERÁRIOS | Submissão (Mateus 8,9 Romanos 13,5 Efésios 6,5-8 1Tessalonicenses 4,11 1Timóteo 6,1s; 2Timóteo 2,24 Tito 2,9s; 1Pedro 2,18s. -O prêmio do operário (Eclesiástico 10,27 Lucas 12,43 Colossenses 3,22-24 2Tessalonicenses 3,10 1Pedro 2,18 s). -Devem defender seus direitos com prudência (Eclesiástico 8,1-4 1Coríntios 6,1-9 1Timóteo 6,8 Tiago 4,1). -O sofrimento dos trabalhadores injustiçados é grande (Jó 24,1-12 Eclesiastes 4,1-6 Miquéias 1,1s; Amós 2,6-8). Ver "Patrões". |
OPEROSIDADE | Qualidade de operoso; atividade, laboriosidade, produtividade. 1 Tessalonicenses 1:3 |
OPEROSIDADE | Qualidade de operoso; atividade, laboriosidade, produtividade. 1 Tessalonicenses 1:3 |
OPORTUNIDADE UNIVERSAL | Referência à doutrina segundo a qual todas as pessoas terão uma chance em alguma época na vida para responder positivamente a Jesus Cristo, tenham eles ouvido ou não consciente- mente o evangelho. |
OPORTUNIDADE UNIVERSAL EXPLICITA | Refere-se ao ponto de vista de que toda pessoa terá, em algum tempo, uma chance especifica de crer. Esta interpretação geralmente inclui a idéia de uma segunda chance de salvação após a morte. |
OPRESSÃO | Controle imoral exercido pelos poderosos sobre as classes despossuidas. Na teologia liberal, é O pecado em sua dimensão maior. |
OPRÓBRIO | Desonra; abjeção extrema; grande vergonha. |
OPULENTO | Abundante, copioso, rico. Salmos 22:29 |
OPULENTO | Abundante, copioso, rico. Salmos 22:29 |
OPUS OPERATUM | Ver “Ex Opere Operato”. |
ORAÇÃO | Algumas orações do AT (Gn 18,23-33; Ex 15,1-18; Nm 14,13-19; 1Sm 1,11; 2,1-10; 2Sm 7,18-29; 1Cr 16,8-36; 29,10-20; 1Rs 8,23-53; 2Rs 19,15-19; Esd 9,6-15; 2Mc 1,24-29; Tb 3,1-6.11-15; 8,7-10; 13,1-18; Jt 9,2-18; Est 4,12-30; Jr 17,12-18; 20,7-18; 32,7-15; Dn 3,26-45.52-90; Jn 2,3-10; Hab 3,1-19). Oração de Jesus (Lc 3,21; 5,16; 6,12; 9,29; 11,1; 22,32; Mc 1,35; 6,46; Mt 14,23; 26,36-46; Jo 11,41s; 17,1-26). Jesus ensinou a orar (Lc 11,1-13; 18,9-14; Mt 6,5-13; 7,7-11; 18,20). Oração da Igreja primitiva (At 2,42-47; 4,23-31; 12,5; 16,25; Rm 1,9; 1Cor 14,13-19;1Ts 1,2 ; 2Tm 1,3; Ef 5,20). Oração de louvor (Sl 34,2; 117,1; Dn 3,51s; Lc 19,37s). Oração de agradecimento (Sl 107,1; Ef 5,20; Cl 3,7; 1Ts 5,18). Oração de petição (2Cor 1,11; Cl 1,9; 1Ts 1,2; 5,25). Oração por si, sobretudo no sofrimento (Sl 50,15; 120,1; Mt 21,22; Tg 5,13). Pelas autoridades e superiores (At 12,5; Ef 6,19; 1Tm 2,1-3; Hb 13,18). Por todas as pessoas, sem distinção (Mt 5,44; Lc 6,28; Ef 6,18; 1Tm 2,1). |
ORAÇÃO | Dirigida a Deus na forma de louvor, petição e confissão. |
ORAÇÃO | Algumas orações do Antigo Testamento (Gênese 18,23-33 Êxodo 15,1-18 Números 14,13-19 1Samuel 1,11 1Samuel 2,1-10 2Samuel 7,18-29 1Crônicas 16,8-36 1Crônicas 29,10-20 1Reis 8,23-53 2Reis 19,15-19 Esdras 9,6-15 2Macabeus 1,24-29 Tobias 3,1-6 Tobias 3,11-15 Tobias 8,7-10 Tobias 13,1-18 Judite 9,2-18 Est 4,12-30 Jeremias 17,12-18 Jeremias 20,7-18 Jeremias 32,7-15 Daniel 3,26-45 Daniel 3,52-90 João 2,3-10 Habacuc 3,1-19). Oração de Jesus (Lucas 3,21 Lucas 5,16 Lucas 6,12 Lucas 9,29 Lucas 11,1 Lucas 22,32 Marcos 1,35 Marcos 6,46 Mateus 14,23 Mateus 26,36-46 João 11,41s; João 17,1-26). Jesus ensinou a orar (Lucas 11,1-13 Lucas 18,9-14 Mateus 6,5-13 Mateus 7,7-11 Mateus 18,20). Oração da Igreja primitiva (Atos 2,42-47 Atos 4,23-31 Atos 12,5 Atos 16,25 Romanos 1,9 1Coríntios 14,13-19 1Tessalonicenses 1,2 2Timóteo 1,3 Efésios 5,20). Oração de louvor (Salmo 34,2 Salmo 117,1 Daniel 3,51s; Lucas 19,37s). Oração de agradecimento (Salmo 107,1 Efésios 5,20 Colossenses 3,7 1Tessalonicenses 5,18). Oração de petição (2Coríntios 1,11 Colossenses 1,9 1Tessalonicenses 1,2 1Tessalonicenses 5,25). Oração por si, sobretudo no sofrimento (Salmo 50,15 Salmo 120,1 Mateus 21,22 Tiago 5,13). Pelas autoridades e superiores (Atos 12,5 Efésios 6,19 1Timóteo 2,1-3 Hebreus 13,18). Por todas as pessoas, sem distinção (Mateus 5,44 Lucas 6,28 Efésios 6,18 1Timóteo 2,1). |
ORAÇÃO COMUM, LIVRO DA | Ver Livro da Oração Comum. |
ORAÇÃO DA FÉ | Normalmente, uma oração completamente baseada na fé. Em Tiago 5.15 é a oração que trará a cura. |
ORAÇÃO DA NOITE, CÂNTICO DA NOITE | Na Igreja Anglicana, a expressão designa um culto vespertino. |
ORAÇÃO DO SENHOR, A | Oração proferida por Jesus que é um verdadeiro modelo ou paradigma (Mt 6.9-13). |
ORAÇÃO INTERCESSÓRIA | Oração em favor de outras pessoas. |
ORAÇÃO PELOS MORTOS | Prática de orar pelos que já faleceram. É encontrada no catolicismo romano e em outros tipos de cristianismo, |
ORAÇÃO SACERDOTAL DE JESUS | A intercessão de Jesus a seus seguidores em João 17. |
ORÁCULO | Resposta de um deus a quem o consultava. |
ORÁCULO | Resposta dada por uma divindade a quem a consultava. Ezequiel 21:21 - 1 Pedro 4:11 |
ORÁCULO | É a resposta recebida da divindade a uma consulta que o fiel fazia através de um sacerdote, profeta ou vidente (Dt 33,8; 1Sm 9,9; 28,6), sobre o futuro ou o êxito de alguma iniciativa. A expressão "oráculo do Senhor", freqüente nos livros proféticos, caracteriza o discurso em primeira pessoa, ou pronunciamento de Deus, do qual o profeta é o porta-voz junto ao povo. Ver "Palavra". |
ORÁCULO | É a resposta recebida da divindade a uma consulta que o fiel fazia através de um sacerdote, profeta ou vidente (Deuteronômio 33,8 1Samuel 9,9 1Samuel 28,6), sobre o futuro ou o êxito de alguma iniciativa. A expressão "oráculo do Senhor", freqüente nos livros proféticos, caracteriza o discurso em primeira pessoa, ou pronunciamento de Deus, do qual o profeta é o porta-voz junto ao povo. Ver "Palavra". |
ORÁCULO | Resposta dada por uma divindade a quem a consultava. Ezequiel 21:21 - 1 Pedro 4:11 |
ORÁCULO DE DELFOS | Maior dos santuários da profecia grega. Nele, vários métodos de adivinhação eram utilizados, inclusive a língua estranha parecida com o fenômeno do falar em línguas do cristianismo. |
ORDÁLIO | Rito para provar, na falta de testemunhas, a inocência ou a culpa de uma pessoa. Ver "Ciúme"e as notas em Ex 32,20 e Nm 5,11-31. |
ORDÁLIO | Rito para provar, na falta de testemunhas, a inocência ou a culpa de uma pessoa. Ver "Ciúme"e Êxodo 32,20 e Números 5,11-31. |
ORDEM COMUM, LIVRO DA | Ver Livro da Ordem Comum. |
ORDEM DA SALVAÇÃO | A seqüência tradicional de discussões dos diferentes aspectos da salvação como, por exemplo, a conversão, a regeneração, a justificação e a santificação. |
ORDEM FRANCISCANA | Ordem católica romana fundada por São Francisco de Assis no século 13. Os membros da ordem praticam voto de pobreza e ministram aos necessitados. Contrário ao espírito de Francisco de Assis, seus seguidores apoiaram a Inquisição. |
ORDENAÇÃO | O ato de colocar uma pessoa à parte para o serviço ministerial. Os sacramentalistas crêem que isto confere certos poderes de ministério. Outros a consideram um simples reconhecimento público daquilo que Deus já fez. |
ORDENANÇA | Ordem, lei, prescrição. Êxodo 12:43 - Jó 38:33 |
ORDENANÇA | Prática estabelecida por Jesus Cristo com a ordem de que deveria ser continuada. É vista hoje como um memorial ou um ato de obediência e não como um sacramento. O termo é usado por tradições não-sacramentalistas para se referir a certas práticas, especialmente o batismo e a Ceia do Senhor. |
ORDENANÇA | Ordem, lei, prescrição. Êxodo 12:43 - Jó 38:33 |
ORDENS MAIORES | A mais alta classe de clérigos ordenados. Na Igreja Católica Romana há três categorias: sacerdócio (incluindo o episcopado), diaconato e subdiaconato. |
ORDENS MENORES | No catolicismo romano e na Igreja Ortodoxa Oriental, os cargos de sacristão, leitor na igreja e porteiro. |
ORDENS SACRAS | Instituídas por Cristo (Lc 22,19); são conferidas pela imposição das mãos (At 6,6; 13,1-3; 14,22); conferem graças (1Tm 4,14; 2Tm 1,6). |
ORDENS SACRAS | Instituídas por Cristo (Lucas 22,19); são conferidas pela imposição das mãos (Atos 6,6 Atos 13,1-3 Atos 14,22); conferem graças (1Timóteo 4,14 2Timóteo 1,6). |
ORDO SALUTIS | Ver Ordem da Salvação. |
OREBE | Hebraico: Corvo, Jz 7.25 |
OREM | Hebraico: Pinheiro, Fortaleza, Alto, 1 Cr 2.25 |
ORFA | Hebraico: Pescoço, Juba, Vigor Juvenil, Rt 1.4 |
ORFANADO | De Órfãos (Que perdeu os pais ou um deles) 1 Tessalonicenses 2:17 |
ORFANADO | De Órfãos (Que perdeu os pais ou um deles) 1 Tessalonicenses 2:17 |
ORGANIZAÇÕES INTERECLESIASTICAS | Associação de pessoas e igrejas de várias denominações. |
ORGANIZAÇÕES PARA-ECLESIASTICAS | Organizações religiosas com finalidades específicas, dentre outras, de evangelização, ação social, ou de alcance da mocidade. Essas organizações não se reúnem para cultos dominicais, ministração dos sacramentos ou para cumprir outras conhecidas práticas de uma igreja organizada. Seus membros freqüentemente pertencem a várias denominações. |
ORGIA | Desordem, tumulto. Jeremias 3:23 - Lucas 21:34 |
ORGIA | Desordem, tumulto. Jeremias 3:23 - Lucas 21:34 |
ORGULHO | É o pecado de Adão (Gn 2,17; 3,3-6; Rm 5,19). O orgulho insinua-se nas pessoas de todas as classes sociais (Dt 17,12-20; 18,20; 32,15; Os 13,5s; Am 3,10-15; Mq 3,9-11; Is 3,16s; Jr 5,27s). O orgulho é o pecado capital dos pagãos (Is 10,13s; Gn 11,4-8; Sf 2,15). O Anticristo é a personificação do orgulho contra Deus (1Mc 1,59-61; 2,49; Dn 8,11; 9,27; 11,31; 2Ts 2,4; 1Jo 2,18; Ap 12-13; 17; 20). O orgulho é natural ao homem (2Tm 3,2; Mc 7,22; 10,37; Lc 18,11; 1Jo 2,16); mas este deve vencê-lo pondo-se ao serviço dos irmãos (Jo 13,12-17; Lc 1,48; 1Pd 5,5; Tg 4,6). |
ORGULHO | De um modo geral, amor-próprio em excesso, aliado a uma postura de desprezo para com o próximo. O termo pode, também, se referir ao amor-próprio no sentido de auto-estima e de satisfação pelo bem-estar e talento de alguém. |
ORGULHO | É o pecado de Adão (Gênese 2,17 Gênese 3,3-6 Romanos 5,19). O orgulho insinua-se nas pessoas de todas as classes sociais (Deuteronômio 17,12-20 Deuteronômio 18,20 Deuteronômio 32,15 Oséias 13,5s; Amós 3,10-15 Miquéias 3,9-11 Isaías 3,16s; Jeremias 5,27s). O orgulho é o pecado capital dos pagãos (Isaías 10,13s; Gênese 11,4-8 So 2,15). O Anticristo é a personificação do orgulho contra Deus (1Macabeus 1,59-61 1Macabeus 2,49 Daniel 8,11 Daniel 9,27 Daniel 11,31 2Tessalonicenses 2,4 1João 2,18 Apocalipse 12-13 Apocalipse 17 Apocalipse 20). O orgulho é natural ao homem (2Timóteo 3,2 Marcos 7,22 Marcos 10,37 Lucas 18,11 1João 2,16); mas este deve vencê-lo pondo-se ao serviço dos irmãos (João 13,12-17 Lucas 1,48 1Pedro 5,5 Tiago 4,6). |
ORIENTE | Nascentes, Gn 13.11 |
ORIGEM DA ALMA, QUESTAO DA | O problema de como cada alma individual é criada, se diretamente por Deus ou gerada junto como corpo no momento da concepção. |
ORIGEM DO HOMEM | O início da espécie humana. Entre teólogos e cientistas, o debate é como isto se deu, se pela criação direta de Deus ou por um processo evolutivo a partir de formas preexistentes de vida. |
ORIGEM DO UNIVERSO | O inicio do mundo físico. Teólogos e cientistas debatem os meios envolvidos, se foi por meio da criação direta de Deus ou de uma explosão de porção compacta da matéria ou por outra forma qualquer. |
ORIGENES(c.l85-254) | Principal teólogo da antiga igreja grega, Suas obras mais importantes foram: “Contra Celso” e “De principiis”. Ele cria que os cristãos são livres para especular sobre tudo, exceto as doutrinas centrais comidas nas Escrituras. Entre suas principais especulações estavam a crença na reencarnação e a restauração final de todos os seres, mesmo o demônio e seus anjos a Deus. Três séculos depois de sua morte, foi declarado herético pela igreja Católica. |
ORIGENISMO | Teologia relacionada aos ensinos de Orígenes, especialmente a crença numa possível restauração completa de todas as coisas. |
ORIOM | Hebraico: Homens Sem Juízo, Um Arado, Jo 9.9 |
ORIUNDO | Originário; procedente, proveniente, natural. 1 Reis 16:24 - Salmos 119:88 |
ORIUNDO | Originário; procedente, proveniente, natural. 1 Reis 16:24 - Salmos 119:88 |
ORNA | Hebraico: Grande Pinheiro, 1 Cr 21.15 |
ORNAMENTO | Tudo o que serve para ornar ou abrilhantar. Números 31:50 - Juízes 8:21 |
ORNAMENTO | Tudo o que serve para ornar ou abrilhantar. Números 31:50 - Juízes 8:21 |
ORONAIM | Hebraico: Cidade De Duas Cavernas, Is 15.5 |
ORR, JAMES (1844-1913) | Teólogo e apologeta escocês, adepto de um calvinismo moderado. Entre suas obras mais importantes estão: Theressurrection of Jesus; (Jod’simage in man, The problem of lhe O!d Teslainent, The chrisIjan view of God and lhe wo,’!d e The vi’gin birth ofChrist. |
ORTODOXIA | Conjunto de doutrinas transmitidas pelas Escrituras como: a divindade de Deus, a Trindade e a autoridade das Escrituras. 1mbém o segmento do cristianismo que esposa estas doutrinas. O termo é, ainda, usado para se referir ao ramo oriental do cristianismo, |
ORTODOXIA ORIENTAL | Designação das igrejas orientais ou gregas que se separaram das igrejas ocidentais em 1054 aD. |
ORTODOXO | Literalmente, “correto” ou “adequado”, que está de acordo com a doutrina ou prática correta como estabelecida por uma autoridade. O termo pode significar também “convencional” em oposição a “anticonvencional”. Pode se referir ainda ao ramo oriental do cristianismo que se separou da Igreja Católica Romana latina. |
ORVALHO | Pequeninas gotas que, por condensação do vapor de água ambiente, se depositam à superfície dos objetos e da vegetação, geralmente à noite ou de madrugada. Gênesis 27:28 |
ORVALHO | Pequeninas gotas que, por condensação do vapor de água ambiente, se depositam à superfície dos objetos e da vegetação, geralmente à noite ou de madrugada. Gênesis 27:28 |
OSCILAR | Mover-se alternadamente de um para outro lado. Amós 2:13 |
OSCILAR | Mover-se alternadamente de um para outro lado. Amós 2:13 |
OSCULO | Ósculo: Beijo, modo de cumprimentar muito comum entre muitos povos do oriente próximo. (Romanos 16:16) |
ÓSCULO | Beijo, modo de cumprimentar muito comum entre muitos povos do oriente próximo. (Romanos 16:16) |
ÓSCULO | Beijo, modo de cumprimentar muito comum entre muitos povos do oriente próximo. (Romanos 16:16) |
ÓSCULO | Beijo, modo de cumprimentar muito comum entre muitos povos do oriente próximo. (Romanos 16:16) |
ÓSCULO SANTO | Beijo de amizade. Sinal de mútuo respeito e confiança; o equivalente a um aperto de mãos ou abraço. |
OSEIAS | Hebraico: Salvação Ou Salvo, Nm 13.16 Deus salva. Nome mudado de Josué, Nm.13:16 |
OSIANDER, ANDREAS (1498-1552) | Teólogo alemão, reformador e seguidor de Martinho Lutero. Seu trabalho mais significativo, De jusilfica tione, publicado em 1550, causou a maior controvérsia. Seu entendimento quanto à justificação não se constituía em mera declaração forense de justiça, mas numa verdadeira revelação de justiça através da ação de Cristo no íntimo do’ coração do crente. Assim, Osiander cuidou da fusão da idéia tradicional da justificação com a da regeneração. |
OSIAS | (Ozias). |
OSNAPAR | Hebraico: Veloz, Ed 4.10 |
OSTENTAR | Fazer ostentação; mostrar-se com alarde e vanglória. Gálatas 6:12 |
OSTENTAR | Fazer ostentação; mostrar-se com alarde e vanglória. Gálatas 6:12 |
OTEL | Hebraico: Proveitoso, 1 Cr 9.4 |
OTIR | Hebraico: Quem Não Tem Medo, 1 Cr 25.4 |
OTNI | Hebraico: Leão De Deus, 1 Cr 26.7 |
OTNIEL | Hebraico: Deus É Força Ou Leão De Deus, Jz 1.13 |
OTONIEL | leão de Deus. |
OTTO, RUDOLE (1869-1937) | Teólogo alemão, cujo livro mais importante, A idéia do sagrado, enfatiza o numinoso, o “totalmente outro” com a experiência do divino. |
OURIVES | Fabricante ou vendedor de artefatos de ouro. Juízes 17:4 - Neemias 3:8 |
OURIVES | Fabricante ou vendedor de artefatos de ouro. Juízes 17:4 - Neemias 3:8 |
OUSAMA | Hebraico: Deus Ouve, 1 Cr 3.18 |
OUSIA | Palavra a ser usada particularmente para a natureza indivisível de Deus, |
OUTEIRO | Monte pouco elevado; colina. Êxodo 17:9 - Números 23:9 - Deuteronômio 33:15 |
OUTEIRO | Monte pouco elevado; colina. Êxodo 17:9 - Números 23:9 - Deuteronômio 33:15 |
OUTEIRO DE MIZAR | Hebraico: Pequeno, Sl 42.6 |
OUTEIRO-DE-AMA | Hebraico: Fundição, 2 Sm 2.24 |
OUTORGA | Autorização, concessão, permissão. Romanos 5:5 - 2 Coríntios 5:5 |
OUTORGA | Autorização, concessão, permissão. Romanos 5:5 - 2 Coríntios 5:5 |
OWEN, JOIIN (1616-1683) | Teólogo puritano inglês que se empenhou vivamente com o sistema congregacional para administração da igreja. Ele se tornou um não-conformista na década de l66 |
OXFORD, GRUPO DE | Ver Rearmamento Moral. |
OXFORD, MOVIMENTO DE | Importante movimento de reforma na Igreja da Inglaterra, no século 19. Em resposta ao racionalismo ou liberalismo e à imoralidade da época, enfatizava a volta à tradição e à piedade da Igreja Alta. |
OZA | (Uziel). |
OZA | Hebraico: 2 Sm 6.3 |
OZA | Hebraico: Forte, Nm 34.25 |
OZAZIAS | Hebraico: Jeová É Forte, 1 Cr 15.21 |
OZAZIU | Hebraico: Jeová É Forte, 1 Cr 15.21 Zc 14.5 |
OZEM | Hebraico: Forte, 1 Cr 2.15 |
OZIAS | uma das variantes de Azarias. |
OZIAS | Hebraico: Força Do Senhor, 1 Cr 26.5 |
OZIAU | Hebraico: Consolador Do Senhor, 1 Cr 24.26 |
OZIEL | variante de Uziel. |
OZMAN, AGNES | Estudante da Escola Bíblica de Topeka, Kansas, que sustentou ter recebido o Espírito Santo em 1º de janeiro de 1901, quando Charles Parham lhe impôs as mãos, Agnes, em seguida, orou sucessivamente em várias línguas desconhecidas para ela. Algumas vezes o fato é relacionado com o início do moderno movimento pentecostal. |
OZNI | Hebraico: Atento, Nm 26.16 |