DETENÇA | Demora, dilatação; Prisão. Ester 8:9 |
DETENÇA | Demora, dilatação; Prisão. Ester 8:9 |
DETENÇA | Demora, dilatação; Prisão. Ester 8:9 |
DETENTOR | Conforme 2Tessalonicenses 2.7, a pessoa ou grupo que e detém a força da ilegalidade. Aquele que detém o iníquo é, de várias formas, confundido como o Espírito Santo ou a igreja. |
DETERMINISMO | Crença de que tudo o que acontece já se encontra inflexivelmente determinado e fixa |
DETERMINISMO GENÉTICO | Referência à idéia de que as crenças e ações dos seres humanos são determinados por sua constituiçào genética. |
DETERMINISMO SOCIOLÓGICO | Crença que fatores sociológicos determinam a crença e a conduta dos seres humanos. |
DETERMINISMO TEOLÓGICO | Qualquer sistema que sustente que o comportamento humano é motivado por Deus (pelo menos em certa medida), como, por exemplo, a doutrina de que Deus predeterminou todas as coisas que acontecerãa |
DETRIMENTO | Dano, prejuízo. Atos 25:3 |
DETRIMENTO | Dano, prejuízo. Atos 25:3 |
DETRIMENTO | Dano, prejuízo. Atos 25:3 |
DETURPAR | Desfigurar; Estragar. 2 Pedro 3:16 |
DETURPAR | Desfigurar; Estragar. 2 Pedro 3:16 |
DETURPAR | Desfigurar; Estragar. 2 Pedro 3:16 |
DEUEL | Hebraico: Invocação De Deus, Nm 1.14 |
DEUS | Criador e Senhor de todas as coisas; o único que sempre existiu e existirá; o único Deus verdadeiro. (Gênesis 1:1) |
DEUS | Criador e Senhor de todas as coisas; o único que sempre existiu e existirá; o único Deus verdadeiro. (Gênesis 1:1) |
DEUS | Criador e Senhor de todas as coisas; o único que sempre existiu e existirá; o único Deus verdadeiro. (Gênesis 1:1) |
DEUS | Criador e Senhor de todas as coisas; o único que sempre existiu e existirá; o único Deus verdadeiro. (Gênesis 1:1) |
DEUS | Hebraico: Eloim, El, Jeová É Outros, Gn 1.1 |
DEUS FINITO | Referência à idéia de que Deus é limitado. Edgar 5. Brightman, entre outros, usou o conceito como uma solução para o problema do mal; o mal existe porque Deus é incapaz de preveni-lo. |
DEUS HOMEM | A segunda pessoa da Trindade, Jesus Cristo feito carne. |
DEUS PRIMITIVO | Ver Ser Primordial. |
DEUS TODO-PODEROSO | Tradução d’o nome hebraico EI Shaddai que designá o poder de Deus. |
DEUS TRANSCENDENTE | Um Deus separado e distante da natureza, da história e da humanidade. |
DEUS, ACIMA DE DEUS | Paul Tillich concebeu Deus não como um ser dentre muitos e nem até mesmo como o ser supremo, mas o fundamento de todos os seres, a força ou o poder dentro do qual todas as coisas são de sua autoria. |
DEUS, AMOR DE | O cuidado e ação de Deus visando o bem-estar de todas as suas criaturas. Muitos teólogos consideram o amor como o mais básico ou fundamental dos atributos de Deus, |
DEUS, AMORÁVEL BONDADE DE | O fiel e persistente amor de Deus para com todas as suas criaturas. |
DEUS, ASFIDADE DE | Referência ao fato de que a base da vida de Deus está nele próprio; ele não é causado por nada externa |
DEUS, ATOS DE | Designa as ações de Deus no contexto da história humana, O movimento bíblico-teológico, assim designado, considera virtualmente os eventos capitais, tais como o Exodo e o”eventocrjsto” comoo!ocusexclusivo da revelação divina. |
DEUS, ATRIBUTOS DE | Ver Atributos de Deus. |
DEUS, AUTO-EXISTÊNCIA DE | Aquele atributo de Deus segundo o qual ele existe apenas por si mesmo, sem necessitar de qualquer força ou causa externa. |
DEUS, BENEVOLÊNCIA DE | Um aspecto do amor de Deus, sua preocupação e desejo de fazer o bem para com todos os seus filhos. |
DEUS, BOM PRAZER DE | A vontade soberana de Deus ou sua ação de fazer o que ele deseja sem referência a considerações externas e sem nenhuma coação: em particular, sua vontade com reiação a todos os seres humanos (ver e.g., Ef 1.5; Fp 2.13). |
DEUS, BONDADE DE | o caráter moral de Deus, seus atributos morais tais como o amor e a fidelidade. A bondade de Deus contrasta com a sua grandeza, seu poder, conhecimento e eternidade. |
DEUS, CARÁTER ABSOLUTO DE | Referência à doutrina de que Deus é perfeito e, conseqüentemente, imutável. |
DEUS, COMPAIXÃO DE | o sentimento de Deus para com a condição de sua criação. E este sentimento que o leva a realizar ações misericordiosas em favor dos pecadores. |
DEUS, CONFIABILIDADE DE | A constância da natureza de Deus; como resultado, podemos confiar no que ele faz e promete. |
DEUS, CONHECIMENTO DE (como um atributo) | O conhecimento que Deus tem de toda a verdade (um resultado do fato que ele originou tudo o que exisle). |
DEUS, DOUTRINA DE | Ensinos a respeito da natureza e da obra do Ser Supremo, o Criador de tudo quanto existe. |
DEUS, ESPÍRITO DE | O Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade Divina. |
DEUS, ESPIRITUALIDADE DE | A natureza imaterial e não-física de Deus |
DEUS, ESPLENDOR DE | A majestade ou glória de Deus. |
DEUS, ESSÊNCIA DE | A natureza plena daquilo que Deus é. No pensamento de alguns teólogos, especialmente do passado, a essência era diferenciada dos atributos de Deus como se fora alguma espécie de substrato básico subjacente aos atributos. |
DEUS, ETERNIDADE DE | o fato de que Deus não tem principio e não terá fim. Ele sempre tem sido e sempre será, |
DEUS, FIDELIDADE DE | A fidelidade de Deus às suas promessas - ele sempre cumpre aquilo que prometeu fazer. |
DEUS, FILHOS DE | No Novo Testamento, designa os cristãos. Também designa um grupo sectário que se desenvolveu a partir de uma casa-igreja organizada por David Berg em Los Angeles em 1967. |
DEUS, FORMA DE | A natureza essencial de Deus que, de acordo com Filipenses 2.6, Jesus manifestou antes de sua encarnação. |
DEUS, GENUINIDADE DE | Referência ao fato deque Deus, diferentemente dos deuses falsos, é um ser vivo e real. |
DEUS, GLÓRIA DE | o esplendor, grandeza e magnificência de Deus. |
DEUS, GOVERNO DE | Aquele aspecto da providência de Deus que controla e dirige tudo quanto ocorre, |
DEUS, GRAÇA DE | A maneira de Deus relacionar-se com o seu povo não na base do merecimento mas simplesmente em termos de sua bondade e generosidade com relação às suas necessidades. |
DEUS, GRANDEZA DE | Os atributos naturais de Deus, tais como o seu poder, conhecimento e eternidade, |
DEUS, IMAGEM DE | Aquilo que diferencia os seres humanos de todas as demais criaturas. Alguns teólogos acreditam que a imagem faz referência às qualidades substantivas pertencentes à própria natureza humana; outros aconsideram uma espécie de relação na qual o ser humano entra; outros, ainda, a imaginam como algo, que o homem faz, |
DEUS, IMANÊNCIA DE | A presença e atividade de Deus no contexto do mundo da natureza criada. |
DEUS, IMATERIALIDADE DE | Referência ao fato de que Deus é espírito, não tendo qualquer natureza material ou física. |
DEUS, IMENSIDÃO DE | Transcendência de Deus de todas as limitações e localização espaciais. |
DEUS, IMUTABILIDADE DE | Referência ao fato de que não há mudança, quer de natureza quantitativa, quer de natureza qualitativa, em Deus. Ele do que sempre foi e o que sempre será. Em alguma forma de pensamento grego, esta doutrina tornou-se uma visão estática de Deus. Entendida de forma adequada, porém, é simplesmente uma ênfase acerca do caráter imutável de Deus. |
DEUS, INCOMENSURABILIDADE DE | Referência ao fato deque Deus, sendo infinito, excede todos os padrões e medidas finitos do ser humana |
DEUS, INCOMPREENSIBILIDADE DE | Referência ao fato deque a grandeza de Deus resulta no fato de o ser humano nunca ser capaz de compreendê-lo completamente. |
DEUS, INDEPENDÊNCIA DE | Referência ao fato de que Deus não necessila de nada além de si mesmo para sua existência. |
DEUS, INFINITUDE DE | A grandeza da natureza de Deus, que não tem limites e não pode ser limitada. |
DEUS, INTEGRIDADE DE | o conjunto dos atributos de Deus relacionados à sua fidedignidade. A integridade inclui a genuinidade (ser verdadeiro, a veracidade, o falar a verdade) e a fidelidade (a verdade provada). |
DEUS, INTERDEPENDÊNCIA DE | Ver Interdependência de Deus. |
DEUS, INVISIBILIDADE DE | Referência ao fato deque Deus, sendo espiritual, não pode ser visto, a menos que ele próprio decida manifestar-se em alguma forma. |
DEUS, IRA DE | A justa reação face da injustiça e o pecado. em termos de julgamento e de Deus em Se apressa punição. |
DEUS, JUSTIÇA DE | A administração que Deus faz de seu reino em consonância com a sua lei. |
DEUS, LEI DE | Aquilo que Deus estabeleceu como bem e mal. |
DEUS, MAJESTADE DE | A grandiosidade e glória de Deus. |
DEUS, MENINOS DE | Ver Deus, Filhos de. |
DEUS, MISERICÓRDIA DE | O cuidado compassivo de Deus para com o seu povo; seu terno tratamento das necessidades do ser humano. |
DEUS, NATUREZA CONSEQUENTE DE | No pensamento de Alfred North Whitehead, o fundador da teologia do processo, a expressão designa a ação concreta de Jesus no mundo - o caráter responsivo e a receptividade de Deus com relação aos processos existentes no mundo. |
DEUS, NATUREZA DE | O que Deus é contrastado com o que ele faz. |
DEUS, NATUREZA PRIMORDIAL DE | Na teologia de Alfred North Whitehead, a essência imutável e abstrata de Deus. |
DEUS, ONIPRESENÇA DE | Uma referência ao fato de que Deus está presente em todo lugar e tem acesso a todas as partes da realidade. (Nota do tradutor.- Alguns teólogos falam em termos de uma economia da onipresença de Deus segundo a qual é a capacidade que Deus tem de fazer-se presente onde quer que a sua presença se faça necessária. Esta teoria, segundo eles, se faz necessária a fim de se evitar os exageros do imanentismo, onde Deus se confunde com a natureza criada.) |
DEUS, ONISCIÊNCIA DE | O conhecimento que Deus tem de todas as coisas que sejam objetos adequados de conhecimento. |
DEUS, PATERNIDADE DE | Uma característica da relação especial de Deus para com seu povo escolhido, quer a referência seja feita a Israel, quer aos cristãos. Ele os trata como um pai terreno traIa os seus filhos. Contudo, se Deus é pai de todos os seres humanos, é uma questão aberta a debate. |
DEUS, PERFEIÇÃO DE | A plenitude e compleição absolutas de Deus. Nele não há qualquer imperfeição moral. Nada falta no ser de Deus. |
DEUS, PERSISTÊNCIA DE | o contínuo amor de Deus em seu relacionamento com todas as suas criaturas. Ele não as abandona qualquer que seja a circunstância. |
DEUS, PERSONALIDADE DE | Uma referência ao fato de que Deus não é uma força impessoal, mas um ser pessoal capaz de pensar, sentir e de interagir com as outras pessoas. |
DEUS, PLANO DE | Referência aos decretos de Deus determinando todas as coisas que devem ocorrer e o ato de trazê-las à realidade concreta, |
DEUS, PODER DE | A capacidade que Deus tem de fazer as coisas que são objetos apropriados de poder. |
DEUS, PRESCIÊNCIA DE | o conhecimento que Deus tem de ludo antes de sua ocorrência. O termo conota não um conhecimento meramente passivo, pelo contrário, significa Deus no exercicio de sua vontade ativa. |
DEUS, PUREZA MORAL DE | A liberdade que Deus desfruta de toda e qualquer forma de mal; sua pureza inclui as dimensões da santidade, retidão e justiça. |
DEUS, REINO DE | Ver Reino de Deus. |
DEUS, RETIDÃO DE | A santidade de Deus como aplicada em sua relação com outros seres. |
DEUS, SABEDORIA DE | o atributo de Deus segundo o qual ele sempre age com pleno conhecimento de causa, de acordo com valores corretos. |
DEUS, SANTIDADE DE | o fato de Deus ser separado de tudo o mais e, de forma particular, de toda a forma do mal. |
DEUS, SER DE | A essência de Deus ou aquilo que ele é. |
DEUS, SOBERANIA DE | A supremaciaecontrole de Deus sobre tudo o que acontece. |
DEUS, SOPRO DE | Referência ao ato de Deus outorgar a vida ao homem soprando o fôlego da vida nas narinas de Adão (Gn 27). |
DEUS, TRANSCENDÊNCIA DE | A separação e superioridade de Deus com relação à criação e à história. |
DEUS, TRIUN IDADE DE | Referência ao fato de que Deus é um Único Deus, não muitos deuses. |
DEUS, UNIDADE DE | O fato de que Deus, embora seja três pessoas, é apenas um em essência. |
DEUS, VERACIDADE DE | A invariável fidelidade de Deus ao apresentar as coisas como elas realmente são. |
DEUS, ViDA PRÓPRIA DE | Atributo de Deus segundo o qual ele existe de si mesmo, sem o concurso de qualquer agente externa |
DEUS, VONTADE DE | Genericamente falando, a intenção de Deus com relação a uma pessoa ou grupo particular de pessoas. |
DEUS, VONTADE ESPECÍFICA DE | A intenção e decisão de Deus com relação a algum assunto particular em contraste com sua vontade ou prazer genéticos. |
DEUS, VONTADE GERAL DE | O propósito geral de Deus, os valores básicos dos quais ele se agrada. |
DEUS, VONTADE IMPERIOSA DE | As decisões de Deus que, na realidade, fazem com que os eventos ocorram no plano histórico. |
DEUS, VONTADE PRESCRITIVA DE | Aquilo que deve ser feito de acordo com a ordem explícita de Deus. |
DEUS. ONIPOTÊNCIA DE | A capacidade que Deus tem de fazer todas as coisas que são objetos apropriados de poder. |
DEUS. VIDA DE | Referência ao fato de que Deus é um ser vivo, não um ídolo morto, e que ele próprio é a fonte ou causa de sua existência. |
DEUTEROCANÔNICO | Ver "Canônico". |
DEUTEROCANÔNICO | Ver "Canônico". |
DEUTERONOMIO | Grego: Repetição Da Lei |
DEVASSIDÃO | Libertinagem, depravação. 1 Pedro 4:4 |
DEVASSIDÃO | Libertinagem, depravação. 1 Pedro 4:4 |
DEVASSIDÃO | Libertinagem, depravação. 1 Pedro 4:4 |
DEVER | Muito que a pessoa é moralmente obrigada a fazer. |
DEVERAS | Verdadeiramente; Realmente. Gênesis 22:17 |
DEVERAS | Verdadeiramente; Realmente. Gênesis 22:17 |
DEVERAS | Verdadeiramente; Realmente. Gênesis 22:17 |
DEVOÇÃO MODERNA | Movimento devocional desenvolvido nos séculos IS e 16 dentro da Igreja Católica Romana. |
DEVOÇÕES PESSOAIS | Prática do estudo da Biblia, de meditação e da oração como um ato de adoração pessoal ou particular. |
DEWEY, JOHN (1859-1952) | Filósofo e formulador de uma teoria educacional. Foi um dos mais destacados pragmáticos de nossa era e o arquiteto primário da educação progressiva. |
DEWOLF, L. HAROLI) (1905-) | Teólogo metodista da Escola de Teologia da Universidade de Boston e do Wesley Theological Seminary que advogou o uso da razão na religião. |
DEZ ARTIGOS | Declaração doutrinal resultante da revolução religiosa do Rei Henrique VIII, da Inglaterra. Editado em 1536, os Dez Artigos representam o meio de tentar satisfazer um grupo de reformadores de orientação luterana. |
DEZ MANDAMENTOS, OS | A parte fundamental da lei dada por Deus a Israel, no Monte Sinai. Os dez mandamentos estão registrados em Êxodo 20 e em Deuteronômio 5. |