DICIONÁRIO OFICIAL (Bíblico -Teológico) ...ENCICLOPÉDIA............ Apresentação ...Artigos ... Cronologia ...Bibliografia ... --- ... IdadeMédia ... HebraicoGrego ... Dicionários ... Wikipédia ...

AAA ... ACA ... ADR ... ALA ... AMP ... APA ... ARG ... ASC ... AUG ... BAA ... BAQ ... BEM ... BET ... BIA ... BOA ... CAA ... CAN ... CBA ... CLA ... CON ... COO ... CPA ... CRO ... DAA ... DEM ... DET ... DFA ... DIV ... EAA ... EL ... EMA ... ESA ... ESP ... ETA ... EXA ... FAA ... FEB ... FIA ... FOC ... GAA ... GEE ... GOA ... HAA ... HAS ... HEP ... HIL ... HOA ... IAA ... IMA ... INA ... INT ... JAA ... JEJ ... JET ... JPA ... KAA ... LAA ... LEI ... LIA ... LOI ... MAA ... MAO ... MEA ... MES ... MIL ... MOA ... MUL ... NAA ... NEA ... NIA ... OAA ... ONO ... PAA ... PAO ... PAS ... PEA ... PEO ... PIA ... POS ... PRO ... PSA ... QAA ... RAA ... REE ... REN ... REU ... SAA ... SAL ... SAN ... SAO ... SCA ... SEO ... SIB ... SMA ... TAA ... TEM ... TEO ... TFA ... TRE ... UAA ... VAA ... VIO ... WAA ... XAA ... YAA ... ZAA ... ZER ...


DFA


DIA
 Na Escritura designa as horas da luz do dia, uma era longa ou um período específico.
Também, consulte TEMPO, medidas de
DIA DA EXPIAÇÃO
Ver as notas em Lv 16,1-34 e At 27,9; ver também " Expiação", "Bode Expiatório".
DIA DA EXPIAÇÃO
Ver Levítico 16,1-34 e Atos 27,9; ver também "Expiação", "Bode Expiatório".
DIA DA IRA
 O dia do juízo do Senhor.
DIA DA PREPARAÇÃO
O dia anterior à Páscoa. Recebeu esse nome pelo fato de serem feitos muitos preparativos para a festa. (Mateus 27:62-64)
DIA DA PREPARAÇÃO
O dia anterior à Páscoa. Recebeu esse nome pelo fato de serem feitos muitos preparativos para a festa. (Mateus 27:62-64)
DIA DA PREPARAÇÃO
O dia anterior à Páscoa. Recebeu esse nome pelo fato de serem feitos muitos preparativos para a festa. (Mateus 27:62-64)
DIA DA PREPARAÇÃO
O dia anterior à Páscoa. Recebeu esse nome pelo fato de serem feitos muitos preparativos para a festa. (Mateus 27:62-64)
DIA DA PREPARAÇÃO
 O dia anterior à Páscoa. Recebeu esse nome pelo fato de serem feitos muitos preparativos para a festa.
DIA DO SENHOR
É o dia em que Deus vem para julgar. Este dia em geral é visto como um dia de punição para os pagãos, para os inimigos de Deus e de seu povo, e de salvação para Israel (cf. Is 13; Ez 7,1-27 e nota; Jl 4,9-14). Mais tarde os profetas anunciaram o dia do Senhor como punição também para Israel, para quem a eleição divina não é uma garantia incondicional (cf. Am 3,1s; 5,18 e nota). Segundo o NT este dia vai coincidir com o da vinda gloriosa de Cristo, para o qual se volta toda a esperança cristã (1Cor 1,8; 1Ts 5,2-4).
No NT, o primeiro dia da semana, por ser o dia da Ressurreição do Senhor Jesus Cristo, foi chamado "Dia do Senhor" (Ap 1,10). Ver "Parusia", "Culto"e "Sábado".
DIA DO SENHOR
 Um dia de julgamento futuro identificado no Novo Testamento com a segunda vinda de Cristo. Também o primeiro dia da semana, o domingo.
DIA DO SENHOR
É o dia em que Deus vem para julgar. Este dia em geral é visto como um dia de punição para os pagãos, para os inimigos de Deus e de seu povo, e de salvação para Israel (cf. Isaías 13 Ezequiel 7,1-27 e nota; Joel 4,9-14). Mais tarde os profetas anunciaram o dia do Senhor como punição também para Israel, para quem a eleição divina não é uma garantia incondicional (cf. Amós 3,1s; Amós 5,18 e nota). Segundo o Novo Testamento este dia vai coincidir com o da vinda gloriosa de Cristo, para o qual se volta toda a esperança cristã (1Coríntios 1,8 1Tessalonicenses 5,2-4).
No Novo Testamento,o primeiro dia da semana, por ser o dia da Ressurreição do Senhor Jesus Cristo, foi chamado "Dia do Senhor" (Apocalipse 1,10). Ver "Parusia", "Culto"e "Sábado".
DIA DO SENHOR
 Conceito do Antigo Testamento referente à ocasião em que Deus agirá para fazer justiça aos retos e condenar os ímpios. O Novo Testamento relaciona-o mais especificamente com a Segunda Vinda de Jesus. O Dia do Senhor era um momento tanto de salvação quanto de condenação.
DIABO
 Satanás o ser espiritual supremo do mal que rebelou-se contra Deus e agora está engajado numa ação que se opõe a ele. Nos últimos tempos o diabo será finalmente subjugado.
 DIABO
Grego: Caluniado, 1 P 5.8
DIABO
 Por sua etimologia, Demônio, de dia-ballo = dividir, o caluniador, e Satã (do hebraico: adversário), o acusador. É o mesmo sujeito com esses e outros muitos nomes (Dragão, Maligno, Belial, Inimigo, Tentador).
DIÁCONO
O termo significa "assistente", alguém que serve à mesa (Jo 2,5.9). Foram chamados "diáconos"os cristãos escolhidos pelos apóstolos para servirem aos pobres da Igreja de Jerusalém (At 6,1-7). Mas estes diáconos logo começaram a dedicar-se também à pregação do Evangelho (6,8-7,53; 8,5-13). Eles são os auxiliares dos "epíscopos" (cf. At 20,28 e nota) na direção das jovens comunidades cristãs (Fl 1,1; 1Tm 3,8-13). Ver "Anciãos", "Bispo"e "Culto".
DIÁCONO
O termo significa "assistente", alguém que serve à mesa (João 2,5 João 2,9). Foram chamados "diáconos"os cristãos escolhidos pelos apóstolos para servirem aos pobres da Igreja de Jerusalém (Atos 6,1-7). Mas estes diáconos logo começaram a dedicar-se também à pregação do Evangelho (Atos 6,8-7,53 Atos 8,5-13). Eles são os auxiliares dos "epíscopos" (cf. Atos 20,28 e nota) na direção das jovens comunidades cristãs (Filipenses 1,1 1Timóteo 3,8-13). Ver "Anciãos", "Bispo"e "Culto".
DIÁCONO, DIACONISA
 Designa um oficial da igreja local. O termo deriva de um verbo que significa “servir”, As qualificações para exercer a função cuja Origem aparentemente se encontra registrada em Atos 6,1-6, são encontradas em ITimóteo 3.8-13. Que mulheres serviam como diaconisas éindicado em Romanos 16.1 e lTimóleo 3.11.
DIADEMA
 Umacoroa; símbolo de realeza.
 DIAMANTE
Grego: Adamas, Pedra Preciosa Indomável, Ex 28.18
 DIAMANTE
Hebraico: Galabom, Ex 28.18
 DIANA
Latim: Nome Latino Da Deusa, Luminosa, Perfeita, Deusa Da Caça, At 19.24
DIAS-FIGURADOS, TEORIA DOS
 Interpretação da contagem dos seis dias da criação (Gênesis l)como mais lógica que a representação cronológica. A consequência, então, não necessariamente está relacionada com a geologia.
DIÁSPORA
Ou "dispersão", é o termo aplicado aos judeus espalhados pelo mundo pagão do Império Romano (Jo 7,35). Na era apostólica a população do Império Romano era de aproximadamente 55 milhões, dos quais 4,5 milhões (8%) eram judeus da diáspora.
DIÁSPORA
 Termo usado para fazer referênciaàs comunidades judais localizadas fora da Palestina.
DIÁSPORA
Ou "dispersão", é o termo aplicado aos judeus espalhados pelo mundo pagão do Império Romano (João 7,35). Na era apostólica a população do Império Romano era de aproximadamente 55 milhões, dos quais 4,5 milhões (8%) eram judeus da diáspora.
 DIBLA
Hebraico: Massa Esférica, Bolo, Ez 6.14
 DIBLAIM
Hebraico: Bolos, Gêmeos Ou Abraço Duplo, Os 1.3
 DIBLATAIM
Hebraico: Escondido No Pé De Figo, Nm 33.46
 DIBOM
Hebraico: Caminho Devastado, Nm 21.30
 DIBOM-GADE
Hebraico: Caminho Devastado De Gade, Nm 21.30
 DIBRI
Hebraico: Promessa, Eloqüente, Lv 24.11
 DICLA
Hebraico: Palmeira, Gn 20.27
DICO1OMISMO
 Interpretação que considera a natureza humana como constituída de duas partes, usualmente de um elemento material e outro espiritual (Le., corpo e alma).
DICOTOMIA
 A divisão de qualquer coisa em duas partes. Ver também Dicotomismo.
DIDAQUÊ
 Manual primitivo de instrução cujo conteúdo abordava a vida cristã co governo da igreja.
 DIDIMO
Grego: Gêmeo, Jo 11.16
Nome mudado de Tomé, Jo.11:16, (20:24, 21:2)
DIDRACMA
consulte MOEDAS
DIFAMAR
Tirar a boa fama ou o crédito a; caluniar. Tito 2:5
 DIFATE
Hebraico: Um Terror, Gn 10.3
DIFERENCIAÇÃO DE ESPÍRITOS
 Ver Discernimento de Espíritos.
DIGNIDADE
Modo de proceder que infunde respeito. 1 Reis 15:13
DIGNITÁRIO
Indivíduo que exerce um cargo elevado ou goza de um título proeminente. Marcos 6:21
 DILA
Hebraico: Campo De Pepinos, Ou Uma Grande Abóbora, Js 15.38
DILATAR
Aumentar(-se) o volume de. Deuteronômio 19:8
 DILEA
Hebraico: Campos De Pepinos, Ou Uma Grande Abóbora, Js 15.38
DILETO
Preferido na estima e no afeto. Romanos 16:8
DILIGENTE
Zeloso, cuidadoso. Êxodo 19:5
DILÚVIO
Tempo quando Deus cobriu a terra com água para destruir todo o mundo, exceto Noé, sua família e os animais que estavam na arca. (Gênesis 7:7)
DILÚVIO
 A grande inundação narrada em Gênesis 7. No tempo de Noé, a grande inundação que durou quarenta dias e quarenta noites, resultando na morte de todas as criaturas vivas, exceto aquelas que estavam na Arca. Alguns eruditos afirmam que as águas do dilúvio cobriram o mundo todo (Teoria do dilúvio universal) ao passo que outros defendem a idéia deque o dilúvio ocorreu apenas na área na qual Noé viveu (teoria localizada). Evidências bíblicas e outras, de vários tipos, são citadas como suporte de cada teoria.
DILÚVIO
A narrativa de Gênese 6,5-9,19 descreve uma inundação catastrófica, chamada dilúvio, do qual salvaram-se apenas Noé, sua família e os animais que o acompanhavam na arca. Muitos povos antigos falam de extraordinárias inundações que em épocas muito remotas destruíram a terra. As narrativas mais próximas ao Gênese são as da Mesopotâmia. É possível que no fundo destas narrativas esteja a lembrança remota de inundações catastróficas mas de proporções limitadas (cf. Gênese 7,19s e nota).
DILÚVIO, TEORIA DO
Crença de que o grande dilúvio criou condições geológicas inusitadas que, por sua vez, dão base para alguns afirmarem a aparentemente grande idade da Terra.
 DIMNA
Hebraico: Monte De Lixo, Nm 21.35
 DIMON
Hebraico: Monte De Lixo, Is 15.9
 DIMONA
Hebraico: Descanso Seguro, Js 15.22
 DINA
Hebraico: Julgado, Ou Julgamento, Gn 30.21
DINA OU DINÁ
a julgada.
 DINABA
Hebraico: Pronunciou Julgamento, Gn 36.32
DIOCESE
 Nas igrejas católica romana, ortodoxa oriental e anglicana, designa uma unidade geográfica que se encontra sob a direção de um bispo.
 DIOMEDES
Grego: Claro A Divindade, 1 Mac 4.45
 DIONISIO
Grego: Pertence A Baco, At 17.34
DIONÍSIO
filho de zeus (o deus do vinho).
DIONÍSIO O AREOPAGITA, PSEUDO
 Um escritor que provavelmente viveu na Sina no século 5 ou 6. Inicialmente identificado com Dionisio, o Areopagita (At 17.34); o pseudo Dionisio procurou amalgamar a teologia cristã com o pensamento neoplaLônico.
 DIOSCORO
Grego: Filho De Júpiter, 1 Mac 11.22
DIÔSÇORUS
 Patriarca de Alexandria de 444 a 451, destacou-se como oponente do nestorianismo e apoiador de Eutiques.
 DIOSCUROS
Grego: Navio Que Paulo Viajou De Malta Para Regio, Filho De Zeus,
 DIOTREFES
Grego: Nutrido Por Zeus, Deuses Da Mitologia, 3 Jo 9.11
DIÓTREFES
alimentado por Zeus.
 DIREITA
Grego: Destra, Gazeta, At 9.11
DIREITOS CIVIS
 Direitos fundamentais que o Estado tem o dever de garantir aos seus cidadãos.
 DISA
Hebraico: Pigarga, Ave, Gn 36.21
DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS
 A capacidade de avaliar aquilo que é dito pelos profetas (ICo t4.29).
DISCERNIMENTO ESPIRITUAL
 Habilidade em julgar com sabedoria questões de ordem espiritual.
DISCIPLINA
 Instrução particular que envolve correção.
DISCIPLINA DA IGREJA
 Ver Igreja, Disciplina da.
DISCÍPULO
 Um aprendiz ou seguidor de outro. O termo é usado para designar de modo especial os doze seguidores mais íntimos de Jesus.
 aluno ou seguidor; partidário de determinado mestre ou escola de pensamento. No Novo Testamento, discípulo em geral se refere a um seguidor de Jesus.
Para ser de Discípulo de Jesus basta ser convertido (conbinação de arrependimento pessoal e a fé salvadora, que é dom de Deus a todo arrependido); a partir da conversão, a Graça de Deus opera no salvo, fazendo-o um discípulo em crescimento. Ef.2:8-10, Tt.2:11-14
DISCÓRDIA
Deve ser evitada (Provérbios 6,19 1Coríntios 3,3 1Coríntios 6,7 1Coríntios 11,16 Filipenses 2,3 2Timóteo 2,14 Tiago 4,1. Tem conseqüências funestas (Eclesiástico 28,12 Mateus 12,25 Marcos 3,24s; ; Tiago 3,14-17).
DISCORRER
Difundir-se, espalhar-se. Atos 19:9
DISCRIÇÃO
Qualidade de quem sabe guardar segredo; reserva. 2 Crônicas 2:12
DISCRIMINAÇÃO
 Tratar certas pessoas de modo não digno eia virtude de pertencerem a determinado grupo racial ou social.
DISENTERIA
Infecção, bacilar ou amebiana, dos intestinos, de que resultam evacuações freqüentes; diarréia. Atos 28:8
 DISOM
Hebraico: Antílope, 1 Cr 1.38
DISPENSAÇÃO
Concessão de graças divinas. Dispensa, licença Efésios 3:2
DISPENSAÇÃO
 O termo faz referência à mordomia ou à administração de tarefas. No sistema teológico conhecido como dispensacionalismo refere-se a um período de tempo no qual Deus lida com a raça humana de um modo distinto.
DISPENSAÇÃO DA INOCÊNCIA
 No dispensacionalismo designa o período de relacionamento de Deus com Adão e Eva antes da queda.
DISPENSAÇÃO DA LEI
 No dispensacionalismo designa o período das ações de Deus na história desde a outorga da Lei a Moisés no Sinai até a era do Novo Testamento.
DISPENSACIONALISMO
 Sistema de interpretação bíblica e teológica que divide a ação de Deus na história em diferentes períodos que são por ele administrados em bases diferentes. Envolve uma interpretação literal da Escritura, uma distinção entre Israel e a Igreja e uma escatologia pré-milenista e pré-tribulacionista.
DISPERSÃO
Ato ou efeito de dispersar. Dispersar = disseminar, espalhar. Sofonias 3:10
DISPOR
Ficar a disposição. Gênesis 34:10
DISPUSERA
Ficaram à disposição. Gênesis 42:20
DISSEMINAR
Difundir, divulgar. Gênesis 10:32
DISSERTANDO
Exposição argumentada. Atos 19:8
DISSIMULAÇÃO
Disfarce; ocultar-se. Gálatas 2:13
DISSOLUÇÃO
 Viver somente para prazer próprio; esbanjar a vida em prazeres tolos ou perversos.
DISSOLUTO
Devasso; libertino. Deuteronômio 21:20
DISSUADIR
Convencer Jó 23:13
DISTÂNCIA (medida de)
Tiro de Pedra (Lc.22:41); equivalente atual: 20 a 30 m
Tiro de Arco (Gn.21:16); Correspondente bíblico: 100 a 150 m
Jornada de um Sábado (At.1:12); correspondente bíblico: 2.000 Côvados; Equivalente atual: 888m
Jornada de um Dia (Gn.31:23); correspondente bíblico: 30 a 40 Km;
Estádio (romano, Lc.24:13); correspondente bíblico: 185 m
Milha (romano, Mt.5:41; correspondente bíblico: 8 Estádios; Equivalente atual: 1.479 m
DISTELEOLÓGICO
Aparentemente designa aquilo que não contribui para um propósito racional ou construtivo.
DISTINÇÃO
Diferença, separação. Êxodo 8:23
DISTINÇÃO QUALITATIVA
 Diferença de espécie e não de grau. De acordo com o pensamento de Sõren Kierkegaard, existe uma infinita distinção qualitativa entre Deus e o ser humano.
DISTINTIVO, CARÁTER DIFERENCIADOR DE
 Critério de autenticidade no estudo critico dos Evangelhos. O termo é usado por Reginald Fuller para fazer referência aos ensinos que não são encontrados nojudaismo ou na Igreja, e assim são assumidos como ensinos autênticos de Jesus.
DITADO VERBAL, TEORIA DO
 Ver Inspiração Verbal, Teoria da.
DITOS DE JESUS
 As verdadeiras palavras de Jesus.
DITOSO
Venturoso; feliz. (Salmos 112:5 )