PI-BESETE | Egípicio: Habitação Da Deusa Bast, Ez 30.17 |
PIEDADE | Pena dos males alheios, compaixão, devoção, religiosidade. |
PIEDADE | Compaixão pelos sofrimentos alheios; pena, dó. Deuteronômio 19:21 |
PIEDADE | Compaixão pelos sofrimentos alheios; pena, dó. Deuteronômio 19:21 |
PIEDADE INDIVIDUAL | Referência à ênfase do relacionamento pessoal com Deus ou com Jesus Cristo. |
PIETISMO | Tipo de cristianismo que salienta a experiência pessoal. |
PIETISMO ALEMÃO | Movimento iniciado no século 17 em reação à escolástica luterana e que destacava a fé pessoal e a vida devocional, tendendo por vezes ao antiintelectualismo. Philipp Spener e August Francke foram os grandes expoentes do movimento. |
PIETISTAS | Cristãos que preconizam o compromisso pessoal com Cristo, bem como a dimensão experimental, o estudo pessoal, a santidade, a seriedade e a obediência na religião. |
PI-HAIROTE | Egípicio: Lugar De Juncos Ou Cara De Carnicos, Ex 14.2 |
PILA | Hebraico: Servidão, Ne 10.24 |
PILADO | Que se pilou; esmagado com o pilão. 2 Samuel 17:19 |
PILADO | Que se pilou; esmagado com o pilão. 2 Samuel 17:19 |
PILAR | Simples coluna que sustenta uma construção. 1 Samuel 1:9 |
PILAR | Simples coluna que sustenta uma construção. 1 Samuel 1:9 |
PILATOS | armado de lança. |
PILATOS | Latim: Armado Com Um Dardo De Chapéus Dois Escravos, Libertador, Mt 27.2 |
PILDAS | Hebraico: Lâmpada De Fogo, Gn 22.22 |
PILEIA | Hebraico: Servidão Ou Culto, Ne 10.24 |
PILHAR | Agarrar, pegar, deitar mãos . Gênesis 34:29 |
PILHAR | Agarrar, pegar, deitar mãos . Gênesis 34:29 |
PILHAS | Hebraico: Fatia, Ne 10.24 |
PILTAI | Libertação Do Senhor, Ne 12.17 |
PINOM | Hebraico: Distração, Gn 36.41 |
PIOLHO | Inseto ectoparasita, sugador de sangue de vertebrados. Êxodo 8:16 |
PIOLHO | Inseto ectoparasita, sugador de sangue de vertebrados. Êxodo 8:16 |
PIRA | Latim: Fogueira, Cadáveres, Is 10.33, Ez 24.10 |
PIRAO | Hebraico: Asno Montes, Js 10.3 |
PIRATOM | Grego: Vingança Justa Ou Juiz, Jz 12.15 |
PIRRO | Latim: Fogo, Grego: Que Tem Cabelo Avermelhado, At 20.4 |
PISGA | Hebraico: Divisão, Ou Rocha Fendida, Dt 34.1 |
PISIDIA | Grego: Pixe, At 13.14 |
PISON | Hebraico: Grande Difusão De Água, Gn 2.11 |
PISPA | Hebraico: Dispersão, 1 Cr 7.38 |
PISTÁCIA | Gênero ( Pistacia) de arbustos e árvores anacardiáceas do Sul da Europa e da Ásia Menor, com frutos secos ou polposos e sementes oleosas. Gênesis 43:11 |
PISTÁCIA | Gênero ( Pistacia) de arbustos e árvores anacardiáceas do Sul da Europa e da Ásia Menor, com frutos secos ou polposos e sementes oleosas. Gênesis 43:11 |
PITAGÓRICOS. PENSAMENTOS | Idéias de Pitágoras, nascido, provavelmente, no ano de 570 a.C. Dentre seus mais importantes conceitos estão: a alma é imortal, a filosofia é uma assimilação do divino, e o Universo está fundado em relações matemáticas. Muito da influência do pensamento pitagórico veio por sua assimilação pelo platonismo. |
PITOLOMEU | Guerreiro, Religioso, 2 Mac 1.1, 5 |
PITOM | Egípicio: Morada De Tm (deus Egípcio) Ou Lugares Cercado, Ex 1.11 |
PLASMAR | Formar-se, modelar-se, organizar-se Jó 10:8 |
PLASMAR | Formar-se, modelar-se, organizar-se Jó 10:8 |
PLÁTANO | Gênero ( Platanus) de árvores típico da família das Platanáceas que compreende os olmos, nativos nas regiões temperadas; têm casca escamosa lustrosa, às vezes decídua, grandes folhas palmadamente lobadas e pequenas flores monóicas em capítulos globosos. Gênesis 30:37 - Ezequiel 31:8 |
PLÁTANO | Gênero ( Platanus) de árvores típico da família das Platanáceas que compreende os olmos, nativos nas regiões temperadas; têm casca escamosa lustrosa, às vezes decídua, grandes folhas palmadamente lobadas e pequenas flores monóicas em capítulos globosos. Gênesis 30:37 - Ezequiel 31:8 |
PLATÃO (427-347 a.C.) | Filósofo grego que atuou em Atenas. Discípulo de Sócrates, ao priorizar a realidade do ideal ao empírico, exerceu profunda influência sobre a filosofiaocidental e também sobre boa parte da teologia cristã. |
PLATONISMO | Filosofia oriunda do pensamento de Platão que salienta a realidade dos ideais ou do conceito em contrário às existências empíricas. |
PLATONISMO CRISTÃO | Tentativa de harmonizar a teologia cristã com a filosofia platônica. |
PLATONISTAS DE CAMBRIDGE | Importante movimento filosófico e teológico inglês ocorrido no século 17. Interpretam o cristianismo a partir de umaperspectiva platônica geral, dando forte ênfase à primazia da razão sobre a experiência. |
PLEBE | Classe de condição mais baixa da sociedade; povo, massa, populacho, ralé. Provérbios 22:29 |
PLEBE | Classe de condição mais baixa da sociedade; povo, massa, populacho, ralé. Provérbios 22:29 |
PLEIDES | Sete Estrela, Jo 38.3 |
PLEITEAR | Defender, sustentar em discussão. 1 Samuel 12:7 |
PLEITEAR | Defender, sustentar em discussão. 1 Samuel 12:7 |
PLENA, INSPIRAÇÃO | Ver Inspiração Plena. |
PLENITUDE | Estado ou qualidade do que é pleno, cheio ou completo. Números 18:27 |
PLENITUDE | A vinda de Cristo constitui a plenitude dos tempos (Gl 4,4; Ef 1,10). Pela sua ressurreição, Cristo torna-se Cabeça da Igreja e do Universo (Cl 1,15-19; 2,9-15; 1Cor 15,20s; Ef 5,25; Cl 2,9; Jo 1,14). A Igreja é a plenitude de Cristo (Ef 1,22s; 1Cor 12,6; 15,28; Cl 3,11). Os carismas, a fé e a caridade tornam os cristãos participantes da plenitude de Cristo (Ef 4,11-13; 1,17-19; 3,17-19; 4,10-13). A caridade é a plenitude de todas as virtudes (Rm 13,8-10; Ef 1,10; Cl 3,14). |
PLENITUDE | A vinda de Cristo constitui a plenitude dos tempos (Gálatas 4,4 Efésios 1,10). Pela sua ressurreição, Cristo torna-se Cabeça da Igreja e do Universo (Colossenses 1,15-19 Colossenses 2,9-15 1Coríntios 15,20s; Efésios 5,25 Colossenses 2,9 João 1,14). A Igreja é a plenitude de Cristo (Efésios 1,22s; 1Coríntios 12,6 1Coríntios 15,28 Colossenses 3,11). Oséias carismas, a fé e a caridade tornam os cristãos participantes da plenitude de Cristo (Efésios 4,11-13 Efésios 1,17-19 Efésios 3,17-19 Efésios 4,10-13). A caridade é a plenitude de todas as virtudes (Romanos 13,8-10 Efésios 1,10 Colossenses 3,14). |
PLENITUDE | Estado ou qualidade do que é pleno, cheio ou completo. Números 18:27 |
PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO | A ocupação e controle do Espírito em relação à vida total do cristão. A plenitude do Espírito pode ser repetida e com freqüência há necessidade de que isso aconteça. Deve ser diferenciada do batismo do Espírito Santo, que ocorre por ocasião da regeneração. |
PLENITUDE DOS TEMPOS | Referência à época da primeira vinda de Cristo (014.4); de modo geral, é considerada no duplo sentido do tempo estabelecido por Deus e das condições apropriadas do mundo para a vinda de Crista |
PLENO, SENSAÇÃO | Ver Sensus Plenior. |
PLEROMA | Palavra grega que significa plenitude ou perfeição. |
PLÊRÓSIS | Palavra grega que significa plenitude. |
PLOTINO (c.205-270) | Provavelmente o mais criativo e influente pensador neoplatônico. Ele ensinou que todas as coisas emanavam de Deus. |
PNEUMATOMÁTICOS | Literalmente Combatentes do Espírito”, um grupo do 4° século que se opôs à doutrina de completa divindade do Espírito Santo. Também foram chamados de macedônios. |
PNEUMOPSICOSSOMÁTICO | Diz respeito à idéia da unidade integral física, psicológica e espiritual do ser humano e de que um aspecto afeta os outros. Por conseguinte, deve-se ministrar à pessoa toda. |
POBRE | "Pobre"na Bíblia traduz o termo grego ptochós que, por sua vez, é a tradução de vários termos hebraicos com conotações diferentes. Pobre pode significar alguém que é dependente, está a serviço, perdeu a propriedade fundiária por causa da injustiça e opressão; é também o fraco, sem peso social, o mendigo, o sem-teto, o indigente. O orante, nos salmos de lamentação individual (veja Introdução ao Livro dos Salmos), apresenta-se como "pobre e miserável", isto é, injustiçado por sua fidelidade a Deus e totalmente dependente de Deus, a quem implora auxílio. Em Israel a propriedade tinha um fim eminentemente social. Por isso, a pobreza prolongada é vista como fruto da injustiça, uma desobediência a Deus que leva à falência da sociedade. O único proprietário da terra é Deus. Por isso o latifúndio de alguns, à custa da miséria de outros, é intolerável. Para combater a pobreza e a ganância, criaram-se leis sociais humanitárias:
O próprio Deus se apresenta como defensor dos pobres e oprimidos, ele que libertou Israel da opressão do Egito (22,21s; 23,9). Os profetas Amós (2,7; 4,1; 5,11; 8,4), Isaías (3,14s; 5,8s; 10,2) e Miquéias (2,2; 3,2-4) denunciaram a opressão dos pobres e miseráveis, pecado que levou à ruína do reino de Judá (Ez 22,29). No NT a mensagem de Jesus se dirige especialmente aos pobres (Mt 11,5; Lc 4,18). Chama-os de "bem-aventurados" (Mt 5,3; Lc 6,20), mas critica os ricos satisfeitos com sua riqueza (Lc 6,24-26; cf. Tg 2,2-7). Dos ricos exige desapego dos bens e o uso social dos mesmos (Mc 10,17-27; cf. Lc 19,8). No juízo final o cristão será julgado pela maneira como tratou os pobres e necessitados (Mt 25,31-46; Tg 2,13). Ver "Ano Jubilar". |
POBRE | "Pobre" na Bíblia traduz o termo grego ptochós que, por sua vez, é a tradução de vários termos hebraicos com conotações diferentes. Pobre pode significar alguém que é dependente, está a serviço, perdeu a propriedade fundiária por causa da injustiça e opressão; é também o fraco, sem peso social, o mendigo, o sem-teto, o indigente. O orante, nos salmos de lamentação individual, apresenta-se como "pobre e miserável", isto é, injustiçado por sua fidelidade a Deus e totalmente dependente de Deus, a quem implora auxílio. Em Israel a propriedade tinha um fim eminentemente social. Por isso, a pobreza prolongada é vista como fruto da injustiça, uma desobediência a Deus que leva à falência da sociedade. O único proprietário da terra é Deus. Por isso o latifúndio de alguns, à custa da miséria de outros, é intolerável. Para combater a pobreza e a ganância, criaram-se leis sociais humanitárias: 1. a libertação, no sétimo ano, dos israelitas que caíram em servidão por causa de dívidas (Êxodo 21,2); 2. no sétimo ano a terra não era cultivada pelos donos e as colheitas pertenciam aos pobres (Êxodo 23,10s); 3. proibia-se a opressão e exploração dos pobres (Êxodo 22,22-26); 4. condenava-se a manipulação da lei em prejuízo dos pobres (Êxodo 23,6-9). O próprio Deus se apresenta como defensor dos pobres e oprimidos, ele que libertou Israel da opressão do Egito (Êxodo 22,21s; Êxodo 23,9). Oséias profetas Amós (Amós 2,7 Amós 4,1 Amós 5,11 Amós 8,4), Isaías (Isaías 3,14s; Isaías 5,8s; Isaías 10,2) e Miquéias (Miquéias 2,2 Miquéias 3,2-4) denunciaram a opressão dos pobres e miseráveis, pecado que levou à ruína do reino de Judá (Ezequiel 22,29). No Novo Testamento a mensagem de Jesus se dirige especialmente aos pobres (Mateus 11,5 Lucas 4,18). Chama-os de "bem-aventurados" (Mateus 5,3 Lucas 6,20), mas critica os ricos satisfeitos com sua riqueza (Lucas 6,24-26 cf. Tiago 2,2-7). Dos ricos exige desapego dos bens e o uso social dos mesmos (Marcos 10,17-27 cf. Lucas 19,8). No juízo final o cristão será julgado pela maneira como tratou os pobres e necessitados (Mateus 25,31-46 Tiago 2,13). Ver "Ano Jubilar". |
POBREZA | Escassez de condições mínimas para sobrevivência. |
POBREZA EVANGÉLICA | Natureza: Mt 10,9; 1Cor 7,29-31; Fl 3,8; 1Tm 6,7s; vantagens: Ecl 5,14; Eclo 20,21; Mt 19,21-24; Lc 6,20; 14,33; 18,28-30; 1Cor 9,25; exemplos: Lc 5,11; At 2,44s; 4,32-35; 2Cor 6,10. |
POBREZA EVANGÉLICA | Natureza: Mateus 10,9 1Coríntios 7,29-31; Filipenses 3,8 1Timóteo 6,7s; vantagens: Eclesiastes 5,14 Eclesiástico 20,21 Mateus 19,21-24 Lucas 6,20 Lucas 14,33 Lucas 18,28-30 1Coríntios 9,25; exemplos: Lucas 5,11 Atos 2,44s; Atos 4,32-35 2Coríntios 6,10. |
PODER DE CRISTO | Capacidade de Cristo de aperfeiçoar o crente Ver e.g. 2Co 12.9). |
PODER DE DEUS | Ver Deus, O Poder de. |
PODER DE SER | Capacidade ou aptidão para viver. Na teologia de Paul Tillich, um sinônimo para os fundamentos do ser. |
PODER DO PECADO | Controle do pecado sobre os incrédulos. De alguma forma, ele continua na vida dos crentes. |
PODERES | Um difícil conceito paulino (Rm 8.38,39; Ef 6.12); no pensamento de Hendrikus Berkhof e John Yoder refere-se às estruturas da sociedade que formam o ambiente dentro do qual as pessoas atuam. |
PODEROSO | Hebraico: Shadai, Forte, Gn 10.8 |
POLANUS, AMANDUS (1561- 1610) | Professor de teologia na Universidade de Basiléia e principal reformador teológico no período da ortodoxia protestante. |
POLIDEMONISMO | Crença numa pluralidade de demônios ou de forças demoníacas. |
POLIGAMIA | Ter mais de um cônjuge, ao mesmo tempo. |
POLITEÍSMO | Crença em mais de um Deus. |
POLUX | Grego: Astro, Constelação Boreal Ou Deus Estrela, At 28.11 |
PONCIO | Latim: Amante De Carne De Porco, Mt 27.2 |
PONCIO FESTO | Latim: Festivo, Alegre, Jubiloso, At 24.27 |
PONCIO PILATOS | Latim: Armado Com Um Dardo, Mt 27.2 |
PÔNCIO PILATOS | Foi governador (procurador) romano da Judéia do ano 26 a 36 dC. Pelo fato de ter usado do dinheiro do templo para construir um aqueduto (adutora), e pela violência com que reprimiu os samaritanos, acabou sendo deposto. Nos Evangelhos é conhecido como juiz no processo de Jesus (Mt 27; Jo 18-19; At 3,13; 1Tm 6,13). |
PÔNCIO PILATOS | Foi governador (procurador) romano da Judéia do ano 26 a 36 d.C.. Pelo fato de ter usado do dinheiro do templo para construir um aqueduto (adutora), e pela violência com que reprimiu os samaritanos, acabou sendo deposto. Nos Evangelhos é conhecido como juiz no processo de Jesus (Mateus 27 João 18-19 Atos 3,13 1Timóteo 6,13). |
PONDERA | Pesar no espírito; apreciar maduramente, examinar com atenção. Provérbios 5:6 |
PONDERA | Pesar no espírito; apreciar maduramente, examinar com atenção. Provérbios 5:6 |
PONTO | Grego: O Mar, At 2.9 |
POQUERETE | Hebraico: Que Enreda, Ed 2.57 |
POQUERETE-HAZEBAIM | Hebraico: Caçando Gazela, Ed 2.57 |
PORATA | Hebraico: Que Tem Muitos Carros Ou Ornamento, Et 9.8 |
PORFIA | Contenda de palavras; discussão. 2 Coríntios 12:20 |
PORFIA | Contenda de palavras; discussão. 2 Coríntios 12:20 |
PORNOGRAFIA | Material escrito ou visual que apela para a lascívia e que é contrário aos padrões aceitáveis pela comunidade. |
PORTA | As cidades mais importantes eram cercadas por muralhas. A saída e a entrada da cidade eram controladas por uma ou mais portas. A porta, além de significar segurança (Sl 87,2), tornou-se também um lugar público onde se faziam negócios, decidiam-se questões judiciais (Rt 4). Em sentido simbólico, Jesus comparou-se à porta, pois somente por ele temos acesso às realidades celestes e recebemos os dons divinos (Jo 10,7). |
PORTA | As cidades mais importantes eram cercadas por muralhas. A saída e a entrada da cidade eram controladas por uma ou mais portas. A porta, além de significar segurança (Salmo 87,2), tornou-se também um lugar público onde se faziam negócios, decidiam-se questões judiciais (Rute 4). Em sentido simbólico, Jesus comparou-se à porta, pois somente por ele temos acesso às realidades celestes e recebemos os dons divinos (João 10,7). |
PORTENTOSA | Coisa rara; maravilha. Salmos 106:21 |
PORTENTOSA | Coisa rara; maravilha. Salmos 106:21 |
PORUDA | Hebraico: Espalhada, Ed 2.55 |