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PIA

PI-BESETE

Egípicio: Habitação Da Deusa Bast, Ez 30.17

PIEDADE

Pena dos males alheios, compaixão, devoção, religiosidade.

PIEDADE

Compaixão pelos sofrimentos alheios; pena, dó. Deuteronômio 19:21

PIEDADE

Compaixão pelos sofrimentos alheios; pena, dó. Deuteronômio 19:21

PIEDADE INDIVIDUAL

Referência à ênfase do relacionamento pessoal com Deus ou com Jesus Cristo.

PIETISMO

Tipo de cristianismo que salienta a experiência pessoal.

PIETISMO ALEMÃO

Movimento iniciado no século 17 em reação à escolástica luterana e que destacava a fé pessoal e a vida devocional, tendendo por vezes ao antiintelectualismo. Philipp Spener e August Francke foram os grandes expoentes do movimento.

PIETISTAS

Cristãos que preconizam o compromisso pessoal com Cristo, bem como a dimensão experimental, o estudo pessoal, a santidade, a seriedade e a obediência na religião.

PI-HAIROTE

Egípicio: Lugar De Juncos Ou Cara De Carnicos, Ex 14.2

PILA

Hebraico: Servidão, Ne 10.24

PILADO

Que se pilou; esmagado com o pilão. 2 Samuel 17:19

PILADO

Que se pilou; esmagado com o pilão. 2 Samuel 17:19

PILAR

Simples coluna que sustenta uma construção. 1 Samuel 1:9

PILAR

Simples coluna que sustenta uma construção. 1 Samuel 1:9

PILATOS

armado de lança.

PILATOS

Latim: Armado Com Um Dardo De Chapéus Dois Escravos, Libertador, Mt 27.2

PILDAS

Hebraico: Lâmpada De Fogo, Gn 22.22

PILEIA

Hebraico: Servidão Ou Culto, Ne 10.24

PILHAR

Agarrar, pegar, deitar mãos . Gênesis 34:29

PILHAR

Agarrar, pegar, deitar mãos . Gênesis 34:29

PILHAS

Hebraico: Fatia, Ne 10.24

PILTAI

Libertação Do Senhor, Ne 12.17

PINOM

Hebraico: Distração, Gn 36.41

PIOLHO

Inseto ectoparasita, sugador de sangue de vertebrados. Êxodo 8:16

PIOLHO

Inseto ectoparasita, sugador de sangue de vertebrados. Êxodo 8:16

PIRA

Latim: Fogueira, Cadáveres, Is 10.33, Ez 24.10

PIRAO

Hebraico: Asno Montes, Js 10.3

PIRATOM

Grego: Vingança Justa Ou Juiz, Jz 12.15

PIRRO

Latim: Fogo, Grego: Que Tem Cabelo Avermelhado, At 20.4

PISGA

Hebraico: Divisão, Ou Rocha Fendida, Dt 34.1

PISIDIA

Grego: Pixe, At 13.14

PISON

Hebraico: Grande Difusão De Água, Gn 2.11

PISPA

Hebraico: Dispersão, 1 Cr 7.38

PISTÁCIA

Gênero ( Pistacia) de arbustos e árvores anacardiáceas do Sul da Europa e da Ásia Menor, com frutos secos ou polposos e sementes oleosas. Gênesis 43:11

PISTÁCIA

Gênero ( Pistacia) de arbustos e árvores anacardiáceas do Sul da Europa e da Ásia Menor, com frutos secos ou polposos e sementes oleosas. Gênesis 43:11

PITAGÓRICOS. PENSAMENTOS

Idéias de Pitágoras, nascido, provavelmente, no ano de 570 a.C. Dentre seus mais importantes conceitos estão: a alma é imortal, a filosofia é uma assimilação do divino, e o Universo está fundado em relações matemáticas. Muito da influência do pensamento pitagórico veio por sua assimilação pelo platonismo.

PITOLOMEU

Guerreiro, Religioso, 2 Mac 1.1, 5

PITOM

Egípicio: Morada De Tm (deus Egípcio) Ou Lugares Cercado, Ex 1.11

PLASMAR

Formar-se, modelar-se, organizar-se Jó 10:8

PLASMAR

Formar-se, modelar-se, organizar-se Jó 10:8

PLÁTANO

Gênero ( Platanus) de árvores típico da família das Platanáceas que compreende os olmos, nativos nas regiões temperadas; têm casca escamosa lustrosa, às vezes decídua, grandes folhas palmadamente lobadas e pequenas flores monóicas em capítulos globosos. Gênesis 30:37 - Ezequiel 31:8

PLÁTANO

Gênero ( Platanus) de árvores típico da família das Platanáceas que compreende os olmos, nativos nas regiões temperadas; têm casca escamosa lustrosa, às vezes decídua, grandes folhas palmadamente lobadas e pequenas flores monóicas em capítulos globosos. Gênesis 30:37 - Ezequiel 31:8

PLATÃO (427-347 a.C.)

Filósofo grego que atuou em Atenas. Discípulo de Sócrates, ao priorizar a realidade do ideal ao empírico, exerceu profunda influência sobre a filosofiaocidental e também sobre boa parte da teologia cristã.

PLATONISMO

Filosofia oriunda do pensamento de Platão que salienta a realidade dos ideais ou do conceito em contrário às existências empíricas.

PLATONISMO CRISTÃO

Tentativa de harmonizar a teologia cristã com a filosofia platônica.

PLATONISTAS DE CAMBRIDGE

Importante movimento filosófico e teológico inglês ocorrido no século 17. Interpretam o cristianismo a partir de umaperspectiva platônica geral, dando forte ênfase à primazia da razão sobre a experiência.

PLEBE

Classe de condição mais baixa da sociedade; povo, massa, populacho, ralé. Provérbios 22:29

PLEBE

Classe de condição mais baixa da sociedade; povo, massa, populacho, ralé. Provérbios 22:29

PLEIDES

Sete Estrela, Jo 38.3

PLEITEAR

Defender, sustentar em discussão. 1 Samuel 12:7

PLEITEAR

Defender, sustentar em discussão. 1 Samuel 12:7

PLENA, INSPIRAÇÃO

Ver Inspiração Plena.

PLENITUDE

Estado ou qualidade do que é pleno, cheio ou completo. Números 18:27

PLENITUDE

A vinda de Cristo constitui a plenitude dos tempos (Gl 4,4; Ef 1,10).

Pela sua ressurreição, Cristo torna-se Cabeça da Igreja e do Universo (Cl 1,15-19; 2,9-15; 1Cor 15,20s; Ef 5,25; Cl 2,9; Jo 1,14).

A Igreja é a plenitude de Cristo (Ef 1,22s; 1Cor 12,6; 15,28; Cl 3,11).

Os carismas, a fé e a caridade tornam os cristãos participantes da plenitude de Cristo (Ef 4,11-13; 1,17-19; 3,17-19; 4,10-13).

A caridade é a plenitude de todas as virtudes (Rm 13,8-10; Ef 1,10; Cl 3,14).

PLENITUDE

A vinda de Cristo constitui a plenitude dos tempos (Gálatas 4,4 Efésios 1,10).

Pela sua ressurreição, Cristo torna-se Cabeça da Igreja e do Universo (Colossenses 1,15-19 Colossenses 2,9-15 1Coríntios 15,20s; Efésios 5,25 Colossenses 2,9 João 1,14).

A Igreja é a plenitude de Cristo (Efésios 1,22s; 1Coríntios 12,6 1Coríntios 15,28 Colossenses 3,11).

Oséias carismas, a fé e a caridade tornam os cristãos participantes da plenitude de Cristo (Efésios 4,11-13 Efésios 1,17-19 Efésios 3,17-19 Efésios 4,10-13).

A caridade é a plenitude de todas as virtudes (Romanos 13,8-10 Efésios 1,10 Colossenses 3,14).

PLENITUDE

Estado ou qualidade do que é pleno, cheio ou completo. Números 18:27

PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO

A ocupação e controle do Espírito em relação à vida total do cristão. A plenitude do Espírito pode ser repetida e com freqüência há necessidade de que isso aconteça. Deve ser diferenciada do batismo do Espírito Santo, que ocorre por ocasião da regeneração.

PLENITUDE DOS TEMPOS

Referência à época da primeira vinda de Cristo (014.4); de modo geral, é considerada no duplo sentido do tempo estabelecido por Deus e das condições apropriadas do mundo para a vinda de Crista

PLENO, SENSAÇÃO

Ver Sensus Plenior.

PLEROMA

Palavra grega que significa plenitude ou perfeição.

PLÊRÓSIS

Palavra grega que significa plenitude.

PLOTINO (c.205-270)

Provavelmente o mais criativo e influente pensador neoplatônico. Ele ensinou que todas as coisas emanavam de Deus.

PNEUMATOMÁTICOS

Literalmente Combatentes do Espírito”, um grupo do 4° século que se opôs à doutrina de completa divindade do Espírito Santo. Também foram chamados de macedônios.

PNEUMOPSICOSSOMÁTICO

Diz respeito à idéia da unidade integral física, psicológica e espiritual do ser humano e de que um aspecto afeta os outros. Por conseguinte, deve-se ministrar à pessoa toda.

POBRE

"Pobre"na Bíblia traduz o termo grego ptochós que, por sua vez, é a tradução de vários termos hebraicos com conotações diferentes. Pobre pode significar alguém que é dependente, está a serviço, perdeu a propriedade fundiária por causa da injustiça e opressão; é também o fraco, sem peso social, o mendigo, o sem-teto, o indigente. O orante, nos salmos de lamentação individual (veja Introdução ao Livro dos Salmos), apresenta-se como "pobre e miserável", isto é, injustiçado por sua fidelidade a Deus e totalmente dependente de Deus, a quem implora auxílio.

Em Israel a propriedade tinha um fim eminentemente social. Por isso, a pobreza prolongada é vista como fruto da injustiça, uma desobediência a Deus que leva à falência da sociedade. O único proprietário da terra é Deus. Por isso o latifúndio de alguns, à custa da miséria de outros, é intolerável.

Para combater a pobreza e a ganância, criaram-se leis sociais humanitárias:

  1. a libertação, no sétimo ano, dos israelitas que caíram em servidão por causa de dívidas (Ex 21,2);
  2. no sétimo ano a terra não era cultivada pelos donos e as colheitas pertenciam aos pobres (23,10s);
  3. proibia-se a opressão e exploração dos pobres (22,22-26);
  4. condenava-se a manipulação da lei em prejuízo dos pobres (23,6-9).

O próprio Deus se apresenta como defensor dos pobres e oprimidos, ele que libertou Israel da opressão do Egito (22,21s; 23,9).

Os profetas Amós (2,7; 4,1; 5,11; 8,4), Isaías (3,14s; 5,8s; 10,2) e Miquéias (2,2; 3,2-4) denunciaram a opressão dos pobres e miseráveis, pecado que levou à ruína do reino de Judá (Ez 22,29).

No NT a mensagem de Jesus se dirige especialmente aos pobres (Mt 11,5; Lc 4,18). Chama-os de "bem-aventurados" (Mt 5,3; Lc 6,20), mas critica os ricos satisfeitos com sua riqueza (Lc 6,24-26; cf. Tg 2,2-7). Dos ricos exige desapego dos bens e o uso social dos mesmos (Mc 10,17-27; cf. Lc 19,8). No juízo final o cristão será julgado pela maneira como tratou os pobres e necessitados (Mt 25,31-46; Tg 2,13). Ver "Ano Jubilar".

POBRE

"Pobre" na Bíblia traduz o termo grego ptochós que, por sua vez, é a tradução de vários termos hebraicos com conotações diferentes. Pobre pode significar alguém que é dependente, está a serviço, perdeu a propriedade fundiária por causa da injustiça e opressão; é também o fraco, sem peso social, o mendigo, o sem-teto, o indigente. O orante, nos salmos de lamentação individual, apresenta-se como "pobre e miserável", isto é, injustiçado por sua fidelidade a Deus e totalmente dependente de Deus, a quem implora auxílio.

Em Israel a propriedade tinha um fim eminentemente social. Por isso, a pobreza prolongada é vista como fruto da injustiça, uma desobediência a Deus que leva à falência da sociedade. O único proprietário da terra é Deus. Por isso o latifúndio de alguns, à custa da miséria de outros, é intolerável.

Para combater a pobreza e a ganância, criaram-se leis sociais humanitárias:

1. a libertação, no sétimo ano, dos israelitas que caíram em servidão por causa de dívidas (Êxodo 21,2);

2. no sétimo ano a terra não era cultivada pelos donos e as colheitas pertenciam aos pobres (Êxodo 23,10s);

3. proibia-se a opressão e exploração dos pobres (Êxodo 22,22-26);

4. condenava-se a manipulação da lei em prejuízo dos pobres (Êxodo 23,6-9).

O próprio Deus se apresenta como defensor dos pobres e oprimidos, ele que libertou Israel da opressão do Egito (Êxodo 22,21s; Êxodo 23,9).

Oséias profetas Amós (Amós 2,7 Amós 4,1 Amós 5,11 Amós 8,4), Isaías (Isaías 3,14s; Isaías 5,8s; Isaías 10,2) e Miquéias (Miquéias 2,2 Miquéias 3,2-4) denunciaram a opressão dos pobres e miseráveis, pecado que levou à ruína do reino de Judá (Ezequiel 22,29).

No Novo Testamento a mensagem de Jesus se dirige especialmente aos pobres (Mateus 11,5 Lucas 4,18). Chama-os de "bem-aventurados" (Mateus 5,3 Lucas 6,20), mas critica os ricos satisfeitos com sua riqueza (Lucas 6,24-26 cf. Tiago 2,2-7). Dos ricos exige desapego dos bens e o uso social dos mesmos (Marcos 10,17-27 cf. Lucas 19,8). No juízo final o cristão será julgado pela maneira como tratou os pobres e necessitados (Mateus 25,31-46 Tiago 2,13). Ver "Ano Jubilar".

POBREZA

Escassez de condições mínimas para sobrevivência.

POBREZA EVANGÉLICA

Natureza: Mt 10,9; 1Cor 7,29-31; Fl 3,8; 1Tm 6,7s; vantagens: Ecl 5,14; Eclo 20,21; Mt 19,21-24; Lc 6,20; 14,33; 18,28-30; 1Cor 9,25; exemplos: Lc 5,11; At 2,44s; 4,32-35; 2Cor 6,10.

POBREZA EVANGÉLICA

Natureza: Mateus 10,9 1Coríntios 7,29-31; Filipenses 3,8 1Timóteo 6,7s; vantagens: Eclesiastes 5,14 Eclesiástico 20,21 Mateus 19,21-24 Lucas 6,20 Lucas 14,33 Lucas 18,28-30 1Coríntios 9,25; exemplos: Lucas 5,11 Atos 2,44s; Atos 4,32-35 2Coríntios 6,10.

PODER DE CRISTO

Capacidade de Cristo de aperfeiçoar o crente Ver e.g. 2Co 12.9).

PODER DE DEUS

Ver Deus, O Poder de.

PODER DE SER

Capacidade ou aptidão para viver. Na teologia de Paul Tillich, um sinônimo para os fundamentos do ser.

PODER DO PECADO

Controle do pecado sobre os incrédulos. De alguma forma, ele continua na vida dos crentes.

PODERES

Um difícil conceito paulino (Rm 8.38,39; Ef 6.12); no pensamento de Hendrikus Berkhof e John Yoder refere-se às estruturas da sociedade que formam o ambiente dentro do qual as pessoas atuam.

PODEROSO

Hebraico: Shadai, Forte, Gn 10.8

POLANUS, AMANDUS (1561- 1610)

Professor de teologia na Universidade de Basiléia e principal reformador teológico no período da ortodoxia protestante.

POLIDEMONISMO

Crença numa pluralidade de demônios ou de forças demoníacas.

POLIGAMIA

Ter mais de um cônjuge, ao mesmo tempo.

POLITEÍSMO

Crença em mais de um Deus.

POLUX

Grego: Astro, Constelação Boreal Ou Deus Estrela, At 28.11

PONCIO

Latim: Amante De Carne De Porco, Mt 27.2

PONCIO FESTO

Latim: Festivo, Alegre, Jubiloso, At 24.27

PONCIO PILATOS

Latim: Armado Com Um Dardo, Mt 27.2

PÔNCIO PILATOS

Foi governador (procurador) romano da Judéia do ano 26 a 36 dC. Pelo fato de ter usado do dinheiro do templo para construir um aqueduto (adutora), e pela violência com que reprimiu os samaritanos, acabou sendo deposto. Nos Evangelhos é conhecido como juiz no processo de Jesus (Mt 27; Jo 18-19; At 3,13; 1Tm 6,13).

PÔNCIO PILATOS

Foi governador (procurador) romano da Judéia do ano 26 a 36 d.C.. Pelo fato de ter usado do dinheiro do templo para construir um aqueduto (adutora), e pela violência com que reprimiu os samaritanos, acabou sendo deposto. Nos Evangelhos é conhecido como juiz no processo de Jesus (Mateus 27 João 18-19 Atos 3,13 1Timóteo 6,13).

PONDERA

Pesar no espírito; apreciar maduramente, examinar com atenção. Provérbios 5:6

PONDERA

Pesar no espírito; apreciar maduramente, examinar com atenção. Provérbios 5:6

PONTO

Grego: O Mar, At 2.9

POQUERETE

Hebraico: Que Enreda, Ed 2.57

POQUERETE-HAZEBAIM

Hebraico: Caçando Gazela, Ed 2.57

PORATA

Hebraico: Que Tem Muitos Carros Ou Ornamento, Et 9.8

PORFIA

Contenda de palavras; discussão. 2 Coríntios 12:20

PORFIA

Contenda de palavras; discussão. 2 Coríntios 12:20

PORNOGRAFIA

Material escrito ou visual que apela para a lascívia e que é contrário aos padrões aceitáveis pela comunidade.

PORTA

As cidades mais importantes eram cercadas por muralhas. A saída e a entrada da cidade eram controladas por uma ou mais portas. A porta, além de significar segurança (Sl 87,2), tornou-se também um lugar público onde se faziam negócios, decidiam-se questões judiciais (Rt 4). Em sentido simbólico, Jesus comparou-se à porta, pois somente por ele temos acesso às realidades celestes e recebemos os dons divinos (Jo 10,7).

PORTA

As cidades mais importantes eram cercadas por muralhas. A saída e a entrada da cidade eram controladas por uma ou mais portas. A porta, além de significar segurança (Salmo 87,2), tornou-se também um lugar público onde se faziam negócios, decidiam-se questões judiciais (Rute 4). Em sentido simbólico, Jesus comparou-se à porta, pois somente por ele temos acesso às realidades celestes e recebemos os dons divinos (João 10,7).

PORTENTOSA

Coisa rara; maravilha. Salmos 106:21

PORTENTOSA

Coisa rara; maravilha. Salmos 106:21

PORUDA

Hebraico: Espalhada, Ed 2.55