JUBAL | Hebraico: Torrente, Região Úmida, Musica, Gn 4.21 |
JUBILEU | Hebraico: Sonido De Trombeta, Lc 25.12 Celebração do Antigo Testamento, realizada de 50 em 50 anos. No 49º e no 50º anos, a terra ficava sem produzir por dois anos consecutivos, os israelitas escravizados eram libertos e as propriedades eram devolvidas aos seus primeiros donos. Chamava-se ano do Jubileu aquele que vinha depois de sete anos sabáticos (Lv 25.8 a 11). Levítico 25:10 Ver "Ano Jubilar". |
JÚBILO | Grande alegria ou contentamento. 1 Samuel 4:6 |
JUCAL | Hebraico: Capaz, Jr 37.3 |
JUDA | Hebraico: Louvor Ou Louvado, Gn 29.35 |
JUDAICO | Que pertence ou está relacionado aos judeus ou ao judaísmo. |
JUDAÍSMO | Religião e cultura do povo judeu. |
JUDAIZANTES | Tentativa de impor os padrões e a lei judaica aos cristãos. Alguns dos cristãos, nos primórdios, por exemplo, exigiram dos gentios, quando de suas conversões, que fossem circuncidados e que guardassem as leis mosaicas. Em parte, a carta de Paulo aos Gálatas teve como objetivo contestar esta posição. |
JUDAS | Hebraico: Forma Grega Da Palavra Hebraica Juda, Louvor, Mt 10.4 Há seis personagens bíblicos com este nome: 1. Judas, o terceiro filho de Matatias (1Macabeus 2,4), apelidado o Macabeu (maqqabah = martelo) por causa dos duros golpes infligidos aos inimigos do povo de Deus (1Macabeus 3-6). 2. Judas o Apóstolo, identificado como Tadeu (Mateus 10,3 Lucas 6,16). Nome mudado de Tadeu, filho de Tiago, Mt.10:3, Lc.6:16 3. Judas, "irmão de Jesus" (cf. Marcos 6,3 Mateus 12,46-50 e nota). 4. Judas, que morava em Damasco, com o qual Paulo se hospedou depois da conversão (Atos 9,11). 5. Judas Iscariotes, que traiu Jesus (Mateus 10,4). 6. Judas o Galileu, que provocou uma revolta contra Roma (Atos 5,37). |
JUDAS ISCARIOTES | Judas De Cariote, Mt 26.14 |
JUDAS O ZELOTE | Hebraico: Judas O Zeloso, Jo 7.5 |
JUDAS-MACABEU | Hebraico: Associação De Dois Nomes Judas (louvor), Macabeu (martelo), 1 Mac 2.4 |
JUDEIA | Latim: Terra Dos Judeus, At 1.8 |
JUDÉIA | Denominação helenística e romana para a parte da Palestina habitada por judeus. No NT em geral é o distrito que, junto com a Samaria e a Iduméia, formava a província romana da Judéia (Lc 3,1). A capital era Jerusalém, mas os governadores romanos moravam habitualmente em Cesaréia Marítima (At 23,33). Ver mapa do NT. |
JUDÉIA | Denominação helenística e romana para a parte da Palestina habitada por judeus. No Novo Testamento em geral é o distrito que, junto com a Samaria e a Iduméia, formava a província romana da Judéia (Lucas 3,1). A capital era Jerusalém, mas os governadores romanos moravam habitualmente em Cesaréia Marítima (Atos 23,33). Ver mapa do Novo Testamento. |
JUDEU | Esse termo, derivado de Judá, a princípio denotou o pertencente dessa tribo, vindo mais tarde a ser empregado em referência a todos os descendentes de Abraão. Outras designações são: israelitas e hebreus. |
JUDEU | Que diz respeito à Judéia ou aos judeus; hebreu, israelita. Qualquer pessoa da raça hebréia. 2 Reis 16:6 |
JUDEU | tanto pode ser um descendente dos hebreus quanto um seguidor praticante do judaísmo, ou, ainda, as duas situações. |
JUDEU | Que diz respeito à Judéia ou aos judeus; hebreu, israelita. Qualquer pessoa da raça hebréia. 2 Reis 16:6 |
JUDEUS CRENTES | Pessoas descendentes de judeus que creram em Jesus como o Messias. |
JUDI | Hebraico: Louvor Do Senhor, Js 36.45 |
JUDITE | louvada. |
JUDITE | Hebraico: Digno De Louvor, Gn 26.34 |
JUGO | Peça de madeira, em geral pesada, criada para encaixar-se por cima do pescoço de dois animais (em geral dois bois) e ligada a um arado ou a um carro. Figura da escravidão e da opressão; ao contrário do “jugo” pesado da lei, o jugo de Jesus é fácil de suportar. Claramente expressado pelo apóstolo Paulo proibindo assim o jugo desigual (qualquer tipo de acordo, associação, principalmente o casamento) com os incrédulos. |
JUGO | Agente opressivo que reduz à sujeição, submissão ou servidão. Gênesis 27:40 |
JUGO | Agente opressivo que reduz à sujeição, submissão ou servidão. Gênesis 27:40 |
JUIZ | Título dado aos líderes que libertaram Israel da opressão inimiga, ou o governaram entre Josué (1200 aC) e o início da monarquia (1030 aC). Ver a Introdução ao livro dos Juízes e as notas em Ex 18,13-27 e Jz 2,18. |
JUIZ | Título dado aos líderes que libertaram Israel da opressão inimiga, ou o governaram entre Josué (1200 a.C.) e o início da monarquia (1030 a.C.). Ver Êxodo 18,13-27 e Juízes 2,18. |
JUIZES | Livro Da Bíblia Que Narra O Período Dos Juízes |
JUÍZO FINAL | Para uns teólogos, é o julgamento das pessoas que ocorrerá no final dos tempos após o retorno de Cristo. Para outros teólogos é a aplicação das sanções eternas, salvação ou perdição, para todos que já estão julgados conforme Jo.3:18 |
JUÍZO, TRONO DO | Estrado, ou plataforma, sobre o qual se assenta o magistrado civil durante uma audiência. O termo é usado para o julgamento final proferido por Cristo. |
JULGAMENTO | Condenação ou decisão pela culpa ou inocência de alguém. |
JULGAMENTO (JUÍZO) | As questões judiciais na sociedade israelita se resolviam diante de testemunhas (os anciãos) ou eram levadas à decisão de um juiz (Dt 1,16s). Podia-se também recorrer a um tribunal superior, seja ao templo (17,8-13), seja à decisão divina dada pelo ordálio (cf. Nm 5,11-31 e nota). O rei podia também julgar questões (1Rs 3,16-28). Para contornar os abusos nos julgamentos (cf. Sl 58; 94) foram estabelecidas normas legislativas (Ex 23,1-9; Dt 16,18s). A ação de Deus na história é apresentada como um julgamento. Deus ora liberta seu povo ora o pune por causa das infidelidades (Dt 32,36; Jr 30,11-13). O julgamento de Israel e das nações se dará no dia do Senhor (cf. Am 5,18 e nota). No NT o julgamento é relacionado com Jesus (Jo 3,17-21; 8,15; 12,31). O cristão deve viver na expectativa do julgamento do último dia, que marcará o triunfo definitivo de Cristo (Mt 25,31; 1Ts 4,16; 2Ts 2,3-10). Ver "Parusia". |
JULGAMENTO (JUÍZO) | As questões judiciais na sociedade israelita se resolviam diante de testemunhas (os anciãos) ou eram levadas à decisão de um juiz (Deuteronômio 1,16s). Podia-se também recorrer a um tribunal superior, seja ao templo (Deuteronômio 17,8-13), seja à decisão divina dada pelo ordálio (cf. Números 5,11-31 e nota). O rei podia também julgar questões (1Reis 3,16-28). Para contornar os abusos nos julgamentos (cf. Salmo 58 Salmo 94) foram estabelecidas normas legislativas (Êxodo 23,1-9 Deuteronômio 16,18s). A ação de Deus na história é apresentada como um julgamento. Deus ora liberta seu povo ora o pune por causa das infidelidades (Deuteronômio 32,36 Jeremias 30,11-13). O julgamento de Israel e das nações se dará no dia do Senhor (cf. Amós 5,18 e nota). No Novo Testamento o julgamento é relacionado com Jesus (João 3,17-21 João 8,15 João 12,31). O cristão deve viver na expectativa do julgamento do último dia, que marcará o triunfo definitivo de Cristo (Mateus 25,31 1Tessalonicenses 4,16 2Tessalonicenses 2,3-10). Ver "Parusia". |
JULGAMENTO DAS NAÇÕES | Sentença de Cristo ás nações gentias à época de sua segunda vinda. Os milenistas inclinam-se a usar este fato como parte do grande juízo final. Os pré-milenistas, especialmente os da corrente da pré--tribulação, tendem a transformá-lo em um julgamento à parte. |
JULGAMENTO TEMPORAL | Punição aplicada através de eventos nesta vida. Contrapõe-se com o julgamento eterno que está por vir. |
JULIA | Latim: Macia, Feminino De Júlio, Rm 16.15 |
JULIAN DE ECLANUM (c.380- -455) | O maior expoente do pelagianismo. Em alguns aspectos ele até mesmo suplantou a Pelágio. |
JULIO | Latim: Macio, Grego: De Cabelos Macio, At 27.1 |
JUMENTO | Burro. Gênesis 12:16 |
JUMENTO | Burro. Gênesis 12:16 |
JUNCO | Planta herbácea que se usa para fazer móveis. |
JUNCO | Típico da família das Juncáceas, que compreende plantas pantanosas das regiões temperadas, com caule cilíndrico, delgado e flexível, muitas vezes oco, com folhas glabras, comumente teretes ou sulcadas. Êxodo 2:3 |
JUNCO | Típico da família das Juncáceas, que compreende plantas pantanosas das regiões temperadas, com caule cilíndrico, delgado e flexível, muitas vezes oco, com folhas glabras, comumente teretes ou sulcadas. Êxodo 2:3 |
JUNCO | Hebraico: Gome, Papiro, Ex 2.3 |
JUNIAS | Grego: Moça Jovem, Rm 16.7 |
JUNÍPERO | Árvore; Juniperus Chinesis - Família das cupressácias. Origem: Ásia (China). Porte: árvore de 15 metros. Também possui uma outra espécie, que pode ser conhecido como Zimbro, mas aí é chamado de Juniperus Communis. Nesse caso junípero é um pinheiro nativo do norte da Europa, de regiões bem frias. É uma arbórea de pequeno porte, de tronco ereto e lignificado. Suas folhas são de coloração verde escuro, formando uma escama, parecida com as folhas da araucária. Seus frutos são verdes inicialmente, e à medida que vai amadurecendo vai se modificando para uma coloração anil, chegando até a cor preta. Este processo de amadurecimento pode chegar até três anos. O nome de zimbro, tem origem indo-européia, significando “junco”. Já o nome junípero, deriva da palavra holandesa genever, que acabou dando origem à palavra gin (a bebida). |
JUNTAS | Ponto ou lugar de junção de objetos contíguos; junção, união. 1 Reis 22:34 |
JUNTAS | Ponto ou lugar de junção de objetos contíguos; junção, união. 1 Reis 22:34 |
JUPITER | Grego: Céu Limpo, Ou Pai De Ajuda, At 19.35 |
JURAMENTO | Afirmação ou negação explícita de alguma coisa, tomando a Deus por testemunha ou invocando coisa sagrada. Gênesis 24:8 |
JURAMENTO | Afirmação ou negação explícita de alguma coisa, tomando a Deus por testemunha ou invocando coisa sagrada. Gênesis 24:8 |
JURISDIÇÃO | Poder, direito ou autoridade legal para ouvir e determinar uma causa ou causas, considerados em geral ou com referência a um caso particular. Lucas 20:20 |
JURISDIÇÃO | poder, direito ou autoridade legal para ouvir e determinar uma causa ou causas, considerados em geral ou com referência a um caso particular. Lucas 20:20 |
JUSABE-HESEDE | Hebraico: Voltou A Misericórdia Ou Regresso Da Bondade, 1 Cr 3.20 |
JUSTIÇA | Cumprimento das exigências de um relacionamento correto, apagando a culpa e lhes creditando justiça, ajudando-os assim a dedicar-se em prol daquilo que ele declara justo. |
JUSTIÇA | Fidelidade de Deus na administração de seu reino em conformidade com sua lei; sua justiça e a exigência da adesão do homem os padrões determinados por Deus. Na concepção humana, “vontade constante e perpétua de dar a cada um o que é seu”. |
JUSTIÇA (JUSTO) | A justiça no AT não é apenas distributiva, que consiste em "dar a cada um o seu" (cf. Ex 23,6-8; Dt 25,15) ou cumprir os deveres cívicos, mas inclui também a perfeição moral religiosa. Ser justo é não cometer maldade (Sl 15,2), agir de acordo com a vontade de Deus (Gn 6,9; Ez 14,20; 18,5), respeitar o direito dos fracos e dos pobres (Is 28,6; Am 1,3-2,8; 5,7). Praticar a justiça é amar ao próximo (Mt 25,37.46; 1Jo 3,10). Sem a prática da justiça o culto perde seu significado (Sl 50; Is 1,10-20; Eclo 34-35). Só conhece a Deus quem pratica a justiça (Jr 22,16). Deus é justo enquanto age de acordo com a sua própria natureza. Ele pune os inimigos do povo eleito (Dt 33,21) e os pecadores de Israel (Am 5,20; Is 5,16), mas também é fiel às suas promessas de salvação (Rm 1,17), tornando o homem agradável a Deus pela graça (3,5.20-30). No NT são chamados "justos" os que no AT esperavam o Reino, observando a Lei (Mt 1,19; 21,32; Mc 6,20; Lc 23,50; At 10,22.35). A justiça cristã é ainda conformidade com a Lei (Ef 6,1; Rm 2,12-14.25s; Mt 5,20-6,1; 23,4-7; Fl 4,8; 1Ts 2,10). Devido ao pecado, a Lei torna-se insuficiente para conseguir a justiça (Rm 3,20s; 7,7-13; Gl 3,15-22). Cristo é o único modelo desta justiça (Hb 1,8; 1Jo 3,7; 1Pd 2,21): realizando-a com a sua morte e ressurreição (1Pd 3,18-22; At 3,15; Rm 5,18; 1Cor 1,30; 2Cor 5,21). A justiça cristã torna-se assim um dom de Deus através de Cristo (Rm 3,21-31; 5,1-10; Fl 3,9), é um estado novo e permanente (Ef 4,20-24; 2,15), é uma participação na filiação divina (1Jo 2,29; 3,7-10; Rm 8,28-30). O Espírito Santo substitui a Lei como princípio interior de retidão: é a Lei da liberdade (Rm 8,2-11; Tg 1,25; 2,12). E um estado de santidade (Rm 6,19; 1Cor 1,30; Rm 1,17; Fl 3,9s). Esta justiça tem como fruto as "obras da luz" (Ef 5,9-11; 6,14-18; Fl 1,9-11; 2Tm 2,22). |
JUSTIÇA (JUSTO) | A justiça no Antigo Testamento não é apenas distributiva, que consiste em "dar a cada um o seu" (cf. Êxodo 23,6-8 Deuteronômio 25,15) ou cumprir os deveres cívicos, mas inclui também a perfeição moral religiosa. Ser justo é não cometer maldade (Salmo 15,2), agir de acordo com a vontade de Deus (Gênese 6,9 Ezequiel 14,20 Ezequiel 18,5), respeitar o direito dos fracos e dos pobres (Isaías 28,6 Amós 1,3-2,8 Amós 5,7). Praticar a justiça é amar ao próximo (Mateus 25,37 Mateus 25,46 1João 3,10). Sem a prática da justiça o culto perde seu significado (Salmo 50 Isaías 1,10-20 Eclesiástico 34-35). Só conhece a Deus quem pratica a justiça (Jeremias 22,16). Deus é justo enquanto age de acordo com a sua própria natureza. Ele pune os inimigos do povo eleito (Deuteronômio 33,21) e os pecadores de Israel (Amós 5,20 Isaías 5,16), mas também é fiel às suas promessas de salvação (Romanos 1,17), tornando o homem agradável a Deus pela graça (3,5.20-30). No Novo Testamento são chamados "justos" os que no Antigo Testamento esperavam o Reino, observando a Lei (Mateus 1,19 Mateus 21,32 Marcos 6,20 Lucas 23,50 Atos 10,22 Atos 10,35). A justiça cristã é ainda conformidade com a Lei (Efésios 6,1 Romanos 2,12-14 Romanos 2,25s; Mateus 5,20-6,1 Mateus 23,4-7 Filipenses 4,8 1Tessalonicenses 2,10). Devido ao pecado, a Lei torna-se insuficiente para conseguir a justiça (Romanos 3,20s; Romanos 7,7-13 Gálatas 3,15-22). Cristo é o único modelo desta justiça (Hebreus 1,8 1João 3,7 1Pedro 2,21): realizando-a com a sua morte e ressurreição (1Pedro 3,18-22 Atos 3,15 Romanos 5,18 1Coríntios 1,30 2Coríntios 5,21). A justiça cristã torna-se assim um dom de Deus através de Cristo (Romanos 3,21-31 Romanos 5,1-10 Filipenses 3,9), é um estado novo e permanente (Efésios 4,20-24 Efésios 2,15), é uma participação na filiação divina (1João 2,29 1João 3,7-10 Romanos 8,28-30). O Espírito Santo substitui a Lei como princípio interior de retidão: é a Lei da liberdade (Romanos 8,2-11 Tiago 1,25 Tiago 2,12). E um estado de santidade (Romanos 6,19 1Coríntios 1,30 Romanos 1,17 Filipenses 3,9s). Esta justiça tem como fruto as "obras da luz" (Efésios 5,9-11 Efésios 6,14-18 Filipenses 1,9-11 2Timóteo 2,22). |
JUSTIÇA CIVIL | A realização de atos bons ou humanos que conquanto não sejam meritórios de si mesmos são recomendáveis Essas virtudes morais positivas são possuidas mesmo pelos não--cristãos. Muito embora tais atos e virtudes sejam bons e agradem a Deus, de forma alguma são considerados meritórios. |
JUSTIÇA DE DEUS | Qualidade ou atributo de Deus, em virtude do qual ele faz o que é direito, ou aquilo que está de acordo com sua própria natureza, vontade e lei. |
JUSTIÇA HUMANA | Virtude do ser humano como um predicado próprio. Aos olhos de Deus, no entanto, isto não é suficiente para qualificá-lo para a salvação. |
JUSTIÇA ORIGINAL | O estado de inocência do ser humano anterior à queda. |
JUSTIÇA PRÓPRIA | Avaliação que alguém faz de si mesmo, como sendo correto moralmente e justo em seus próprios procedimentos. |
JUSTIFICACÃO | Justificar é declarar alguém inocente (Dt 25,1; Is 5,23). O plano de Deus é justificar a muitos homens por meio do sofrimento de seu Servo (Is 53,11). Jesus veio para justificar os pecadores (Mt 9,13). A justificação se obtém não pelas boas obras mas pela fé em Jesus Cristo (Rm 3,21-4,25; Gl 2,15s; Ef 2,1-12). É um dom gratuito de Deus em Cristo (Rm 3,23-25; 4,5-8; 5,9-11.18-21; Tt 3,7). É efeito da obediência, da morte e ressurreição de Cristo (Rm 5,19; 3,24s; Gl 2,21). Supõe um ato de fé (Rm 3,26-30; 5,1; 10,6; Gl 2,16-21; 3,6-12) e recebe-se no batismo (Tt 3,5-7; Rm 6,1-14; Ef 4,22-24). Justificado, o homem recebe o perdão dos pecados e participa da vida divina pela graça. |
JUSTIFICAÇÃO | Ação divina por meio da qual o Senhor Deus nos faz entrar num relacionamento justo com Ele; declaração de inocência ou de justiça, libertação da culpa ou da reprovação. |
JUSTIFICAÇÃO | Ato ou efeito de justificar ou de justificar-se. Causa, desculpa, fundamento, razão. Romanos 4:25 |
JUSTIFICAÇÃO | Na doutrina da salvação, a declaração de que o homem foi restaurado ã medida da justiça de Deus. |
JUSTIFICAÇÃO | Justificar é declarar alguém inocente (Deuteronômio 25,1 Isaías 5,23). O plano de Deus é justificar a muitos homens por meio do sofrimento de seu Servo (Isaías 53,11). Jesus veio para justificar os pecadores (Mateus 9,13). A justificação se obtém não pelas boas obras mas pela fé em Jesus Cristo (Romanos 3,21-4,25 Gálatas 2,15s; Efésios 2,1-12). É um dom gratuito de Deus em Cristo (Romanos 3,23-25 Romanos 4,5-8 Romanos 5,9-11 Romanos 5,18-21 Tito 3,7). É efeito da obediência, da morte e ressurreição de Cristo (Romanos 5,19 Romanos 3,24s; Gálatas 2,21). Supõe um ato de fé (Romanos 3,26-30 Romanos 5,1 Romanos 10,6 Gálatas 2,16-21 Gálatas 3,6-12) e recebe-se no batismo (Tito 3,5-7 Romanos 6,1-14 Efésios 4,22-24). Justificado, o homem recebe o perdão dos pecados e participa da vida divina pela graça. |
JUSTIFICAÇÃO | Ato ou efeito de justificar ou de justificar-se. Causa, desculpa, fundamento, razão. Romanos 4:25 |
JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ | Declaração de que é pela fé e crença na ação de Cristo que uma pessoa é restaurada a um estado de retidão perante Deus e não pelos seus próprios méritos. |
JUSTIFICAR | Apagar os pecados de alguém; declarar justo. |
JUSTIFICAR | Declarar justo, demonstrar ou reconhecer a inocência de, descarregar da culpa imputada. Gênesis 44:16 |
JUSTIFICAR | Declarar justo, demonstrar ou reconhecer a inocência de, descarregar da culpa imputada. Gênesis 44:16 |
JUSTINO MÁRTIR (c.IOO-165) | Apologista cristão que buscou demonstrar que o cristianismo expressa os mais nobres e significativos conceitos da filosofia grega, sendo, assim, a verdade suprema. |
JUSTITIA CIVILIS | Ver Di-reitos Civis. |
JUSTO | Conforme à justiça, à razão e ao direito. Gênesis 18:23 |
JUSTO | Conforme à justiça, à razão e ao direito. Gênesis 18:23 |
JUSTO | Latim: Reto, Licito, Perfeito, Moderado, At 1.23 |
JUTA | Hebraico: Extenso Ou Inclinado, Js 15.55 |
JUTA | Hebraico: Estendido, Js 15.55 |