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JPA

JUBAL
Hebraico: Torrente, Região Úmida, Musica, Gn 4.21
JUBILEU
Hebraico: Sonido De Trombeta, Lc 25.12
Celebração do Antigo Testamento, realizada de 50 em 50 anos. No 49º e no 50º anos, a terra ficava sem produzir por dois anos consecutivos, os israelitas escravizados eram libertos e as propriedades eram devolvidas aos seus primeiros donos.
Chamava-se ano do Jubileu aquele que vinha depois de sete anos sabáticos (Lv 25.8 a 11). Levítico 25:10
Ver "Ano Jubilar".
JÚBILO
Grande alegria ou contentamento. 1 Samuel 4:6
JUCAL
Hebraico: Capaz, Jr 37.3
JUDA
Hebraico: Louvor Ou Louvado, Gn 29.35
JUDAICO
Que pertence ou está relacionado aos judeus ou ao judaísmo.
JUDAÍSMO
Religião e cultura do povo judeu.
JUDAIZANTES
Tentativa de impor os padrões e a lei judaica aos cristãos. Alguns dos cristãos, nos primórdios, por exemplo, exigiram dos gentios, quando de suas conversões, que fossem circuncidados e que guardassem as leis mosaicas. Em parte, a carta de Paulo aos Gálatas teve como objetivo contestar esta posição.
JUDAS
Hebraico: Forma Grega Da Palavra Hebraica Juda, Louvor, Mt 10.4
Há seis personagens bíblicos com este nome:
1. Judas, o terceiro filho de Matatias (1Macabeus 2,4), apelidado o Macabeu (maqqabah = martelo) por causa dos duros golpes infligidos aos inimigos do povo de Deus (1Macabeus 3-6).
2. Judas o Apóstolo, identificado como Tadeu (Mateus 10,3 Lucas 6,16). Nome mudado de Tadeu, filho de Tiago, Mt.10:3, Lc.6:16
3. Judas, "irmão de Jesus" (cf. Marcos 6,3 Mateus 12,46-50 e nota).
4. Judas, que morava em Damasco, com o qual Paulo se hospedou depois da conversão (Atos 9,11).
5. Judas Iscariotes, que traiu Jesus (Mateus 10,4).
6. Judas o Galileu, que provocou uma revolta contra Roma (Atos 5,37).
JUDAS ISCARIOTES
Judas De Cariote, Mt 26.14
JUDAS O ZELOTE
Hebraico: Judas O Zeloso, Jo 7.5
JUDAS-MACABEU
Hebraico: Associação De Dois Nomes Judas (louvor), Macabeu (martelo), 1 Mac 2.4
JUDEIA
Latim: Terra Dos Judeus, At 1.8
JUDÉIA
Denominação helenística e romana para a parte da Palestina habitada por judeus. No NT em geral é o distrito que, junto com a Samaria e a Iduméia, formava a província romana da Judéia (Lc 3,1). A capital era Jerusalém, mas os governadores romanos moravam habitualmente em Cesaréia Marítima (At 23,33). Ver mapa do NT.
JUDÉIA
Denominação helenística e romana para a parte da Palestina habitada por judeus. No Novo Testamento em geral é o distrito que, junto com a Samaria e a Iduméia, formava a província romana da Judéia (Lucas 3,1). A capital era Jerusalém, mas os governadores romanos moravam habitualmente em Cesaréia Marítima (Atos 23,33). Ver mapa do Novo Testamento.
JUDEU
Esse termo, derivado de Judá, a princípio denotou o pertencente dessa tribo, vindo mais tarde a ser empregado em referência a todos os descendentes de Abraão. Outras designações são: israelitas e hebreus.
JUDEU
Que diz respeito à Judéia ou aos judeus; hebreu, israelita. Qualquer pessoa da raça hebréia. 2 Reis 16:6
JUDEU
tanto pode ser um descendente dos hebreus quanto um seguidor praticante do judaísmo, ou, ainda, as duas situações.
JUDEU
Que diz respeito à Judéia ou aos judeus; hebreu, israelita. Qualquer pessoa da raça hebréia. 2 Reis 16:6
JUDEUS CRENTES
Pessoas descendentes de judeus que creram em Jesus como o Messias.
JUDI
Hebraico: Louvor Do Senhor, Js 36.45
JUDITE
louvada.
JUDITE
Hebraico: Digno De Louvor, Gn 26.34
JUGO
Peça de madeira, em geral pesada, criada para encaixar-se por cima do pescoço de dois animais (em geral dois bois) e ligada a um arado ou a um carro. Figura da escravidão e da opressão; ao contrário do “jugo” pesado da lei, o jugo de Jesus é fácil de suportar. Claramente expressado pelo apóstolo Paulo proibindo assim o jugo desigual (qualquer tipo de acordo, associação, principalmente o casamento) com os incrédulos.
JUGO
Agente opressivo que reduz à sujeição, submissão ou servidão. Gênesis 27:40
JUGO
Agente opressivo que reduz à sujeição, submissão ou servidão. Gênesis 27:40
JUIZ
Título dado aos líderes que libertaram Israel da opressão inimiga, ou o governaram entre Josué (1200 aC) e o início da monarquia (1030 aC). Ver a Introdução ao livro dos Juízes e as notas em Ex 18,13-27 e Jz 2,18.
JUIZ
Título dado aos líderes que libertaram Israel da opressão inimiga, ou o governaram entre Josué (1200 a.C.) e o início da monarquia (1030 a.C.). Ver Êxodo 18,13-27 e Juízes 2,18.
JUIZES
Livro Da Bíblia Que Narra O Período Dos Juízes
JUÍZO FINAL
Para uns teólogos, é o julgamento das pessoas que ocorrerá no final dos tempos após o retorno de Cristo. Para outros teólogos é a aplicação das sanções eternas, salvação ou perdição, para todos que já estão julgados conforme Jo.3:18
JUÍZO, TRONO DO
Estrado, ou plataforma, sobre o qual se assenta o magistrado civil durante uma audiência. O termo é usado para o julgamento final proferido por Cristo.
JULGAMENTO
Condenação ou decisão pela culpa ou inocência de alguém.
JULGAMENTO (JUÍZO)
As questões judiciais na sociedade israelita se resolviam diante de testemunhas (os anciãos) ou eram levadas à decisão de um juiz (Dt 1,16s). Podia-se também recorrer a um tribunal superior, seja ao templo (17,8-13), seja à decisão divina dada pelo ordálio (cf. Nm 5,11-31 e nota). O rei podia também julgar questões (1Rs 3,16-28). Para contornar os abusos nos julgamentos (cf. Sl 58; 94) foram estabelecidas normas legislativas (Ex 23,1-9; Dt 16,18s).
A ação de Deus na história é apresentada como um julgamento. Deus ora liberta seu povo ora o pune por causa das infidelidades (Dt 32,36; Jr 30,11-13). O julgamento de Israel e das nações se dará no dia do Senhor (cf. Am 5,18 e nota). No NT o julgamento é relacionado com Jesus (Jo 3,17-21; 8,15; 12,31). O cristão deve viver na expectativa do julgamento do último dia, que marcará o triunfo definitivo de Cristo (Mt 25,31; 1Ts 4,16; 2Ts 2,3-10). Ver "Parusia".
JULGAMENTO (JUÍZO)
As questões judiciais na sociedade israelita se resolviam diante de testemunhas (os anciãos) ou eram levadas à decisão de um juiz (Deuteronômio 1,16s). Podia-se também recorrer a um tribunal superior, seja ao templo (Deuteronômio 17,8-13), seja à decisão divina dada pelo ordálio (cf. Números 5,11-31 e nota). O rei podia também julgar questões (1Reis 3,16-28). Para contornar os abusos nos julgamentos (cf. Salmo 58 Salmo 94) foram estabelecidas normas legislativas (Êxodo 23,1-9 Deuteronômio 16,18s).
A ação de Deus na história é apresentada como um julgamento. Deus ora liberta seu povo ora o pune por causa das infidelidades (Deuteronômio 32,36 Jeremias 30,11-13). O julgamento de Israel e das nações se dará no dia do Senhor (cf. Amós 5,18 e nota). No Novo Testamento o julgamento é relacionado com Jesus (João 3,17-21 João 8,15 João 12,31). O cristão deve viver na expectativa do julgamento do último dia, que marcará o triunfo definitivo de Cristo (Mateus 25,31 1Tessalonicenses 4,16 2Tessalonicenses 2,3-10). Ver "Parusia".
JULGAMENTO DAS NAÇÕES
Sentença de Cristo ás nações gentias à época de sua segunda vinda. Os milenistas inclinam-se a usar este fato como parte do grande juízo final. Os pré-milenistas, especialmente os da corrente da pré--tribulação, tendem a transformá-lo em um julgamento à parte.
JULGAMENTO TEMPORAL
Punição aplicada através de eventos nesta vida. Contrapõe-se com o julgamento eterno que está por vir.
JULIA
Latim: Macia, Feminino De Júlio, Rm 16.15
JULIAN DE ECLANUM (c.380- -455)
O maior expoente do pelagianismo. Em alguns aspectos ele até mesmo suplantou a Pelágio.
JULIO
Latim: Macio, Grego: De Cabelos Macio, At 27.1
JUMENTO
Burro. Gênesis 12:16
JUMENTO
Burro. Gênesis 12:16
JUNCO
Planta herbácea que se usa para fazer móveis.
JUNCO
Típico da família das Juncáceas, que compreende plantas pantanosas das regiões temperadas, com caule cilíndrico, delgado e flexível, muitas vezes oco, com folhas glabras, comumente teretes ou sulcadas. Êxodo 2:3
JUNCO
Típico da família das Juncáceas, que compreende plantas pantanosas das regiões temperadas, com caule cilíndrico, delgado e flexível, muitas vezes oco, com folhas glabras, comumente teretes ou sulcadas. Êxodo 2:3
JUNCO
Hebraico: Gome, Papiro, Ex 2.3
JUNIAS
Grego: Moça Jovem, Rm 16.7
JUNÍPERO
Árvore; Juniperus Chinesis - Família das cupressácias. Origem: Ásia (China). Porte: árvore de 15 metros. Também possui uma outra espécie, que pode ser conhecido como Zimbro, mas aí é chamado de Juniperus Communis. Nesse caso junípero é um pinheiro nativo do norte da Europa, de regiões bem frias. É uma arbórea de pequeno porte, de tronco ereto e lignificado. Suas folhas são de coloração verde escuro, formando uma escama, parecida com as folhas da araucária. Seus frutos são verdes inicialmente, e à medida que vai amadurecendo vai se modificando para uma coloração anil, chegando até a cor preta. Este processo de amadurecimento pode chegar até três anos. O nome de zimbro, tem origem indo-européia, significando “junco”. Já o nome junípero, deriva da palavra holandesa genever, que acabou dando origem à palavra gin (a bebida).
JUNTAS
Ponto ou lugar de junção de objetos contíguos; junção, união. 1 Reis 22:34
JUNTAS
Ponto ou lugar de junção de objetos contíguos; junção, união. 1 Reis 22:34
JUPITER
Grego: Céu Limpo, Ou Pai De Ajuda, At 19.35
JURAMENTO
Afirmação ou negação explícita de alguma coisa, tomando a Deus por testemunha ou invocando coisa sagrada. Gênesis 24:8
JURAMENTO
Afirmação ou negação explícita de alguma coisa, tomando a Deus por testemunha ou invocando coisa sagrada. Gênesis 24:8
JURISDIÇÃO
Poder, direito ou autoridade legal para ouvir e determinar uma causa ou causas, considerados em geral ou com referência a um caso particular. Lucas 20:20
JURISDIÇÃO
poder, direito ou autoridade legal para ouvir e determinar uma causa ou causas, considerados em geral ou com referência a um caso particular. Lucas 20:20
JUSABE-HESEDE
Hebraico: Voltou A Misericórdia Ou Regresso Da Bondade, 1 Cr 3.20
JUSTIÇA
Cumprimento das exigências de um relacionamento correto, apagando a culpa e lhes creditando justiça, ajudando-os assim a dedicar-se em prol daquilo que ele declara justo.
JUSTIÇA
Fidelidade de Deus na administração de seu reino em conformidade com sua lei; sua justiça e a exigência da adesão do homem os padrões determinados por Deus. Na concepção humana, “vontade constante e perpétua de dar a cada um o que é seu”.
JUSTIÇA (JUSTO)
A justiça no AT não é apenas distributiva, que consiste em "dar a cada um o seu" (cf. Ex 23,6-8; Dt 25,15) ou cumprir os deveres cívicos, mas inclui também a perfeição moral religiosa. Ser justo é não cometer maldade (Sl 15,2), agir de acordo com a vontade de Deus (Gn 6,9; Ez 14,20; 18,5), respeitar o direito dos fracos e dos pobres (Is 28,6; Am 1,3-2,8; 5,7). Praticar a justiça é amar ao próximo (Mt 25,37.46; 1Jo 3,10). Sem a prática da justiça o culto perde seu significado (Sl 50; Is 1,10-20; Eclo 34-35). Só conhece a Deus quem pratica a justiça (Jr 22,16).
Deus é justo enquanto age de acordo com a sua própria natureza. Ele pune os inimigos do povo eleito (Dt 33,21) e os pecadores de Israel (Am 5,20; Is 5,16), mas também é fiel às suas promessas de salvação (Rm 1,17), tornando o homem agradável a Deus pela graça (3,5.20-30).
No NT são chamados "justos" os que no AT esperavam o Reino, observando a Lei (Mt 1,19; 21,32; Mc 6,20; Lc 23,50; At 10,22.35). A justiça cristã é ainda conformidade com a Lei (Ef 6,1; Rm 2,12-14.25s; Mt 5,20-6,1; 23,4-7; Fl 4,8; 1Ts 2,10). Devido ao pecado, a Lei torna-se insuficiente para conseguir a justiça (Rm 3,20s; 7,7-13; Gl 3,15-22).
Cristo é o único modelo desta justiça (Hb 1,8; 1Jo 3,7; 1Pd 2,21): realizando-a com a sua morte e ressurreição (1Pd 3,18-22; At 3,15; Rm 5,18; 1Cor 1,30; 2Cor 5,21).
A justiça cristã torna-se assim um dom de Deus através de Cristo (Rm 3,21-31; 5,1-10; Fl 3,9), é um estado novo e permanente (Ef 4,20-24; 2,15), é uma participação na filiação divina (1Jo 2,29; 3,7-10; Rm 8,28-30). O Espírito Santo substitui a Lei como princípio interior de retidão: é a Lei da liberdade (Rm 8,2-11; Tg 1,25; 2,12). E um estado de santidade (Rm 6,19; 1Cor 1,30; Rm 1,17; Fl 3,9s). Esta justiça tem como fruto as "obras da luz" (Ef 5,9-11; 6,14-18; Fl 1,9-11; 2Tm 2,22).
JUSTIÇA (JUSTO)
A justiça no Antigo Testamento não é apenas distributiva, que consiste em "dar a cada um o seu" (cf. Êxodo 23,6-8 Deuteronômio 25,15) ou cumprir os deveres cívicos, mas inclui também a perfeição moral religiosa. Ser justo é não cometer maldade (Salmo 15,2), agir de acordo com a vontade de Deus (Gênese 6,9 Ezequiel 14,20 Ezequiel 18,5), respeitar o direito dos fracos e dos pobres (Isaías 28,6 Amós 1,3-2,8 Amós 5,7). Praticar a justiça é amar ao próximo (Mateus 25,37 Mateus 25,46 1João 3,10). Sem a prática da justiça o culto perde seu significado (Salmo 50 Isaías 1,10-20 Eclesiástico 34-35). Só conhece a Deus quem pratica a justiça (Jeremias 22,16).
Deus é justo enquanto age de acordo com a sua própria natureza. Ele pune os inimigos do povo eleito (Deuteronômio 33,21) e os pecadores de Israel (Amós 5,20 Isaías 5,16), mas também é fiel às suas promessas de salvação (Romanos 1,17), tornando o homem agradável a Deus pela graça (3,5.20-30).
No Novo Testamento são chamados "justos" os que no Antigo Testamento esperavam o Reino, observando a Lei (Mateus 1,19 Mateus 21,32 Marcos 6,20 Lucas 23,50 Atos 10,22 Atos 10,35). A justiça cristã é ainda conformidade com a Lei (Efésios 6,1 Romanos 2,12-14 Romanos 2,25s; Mateus 5,20-6,1 Mateus 23,4-7 Filipenses 4,8 1Tessalonicenses 2,10). Devido ao pecado, a Lei torna-se insuficiente para conseguir a justiça (Romanos 3,20s; Romanos 7,7-13 Gálatas 3,15-22).
Cristo é o único modelo desta justiça (Hebreus 1,8 1João 3,7 1Pedro 2,21): realizando-a com a sua morte e ressurreição (1Pedro 3,18-22 Atos 3,15 Romanos 5,18 1Coríntios 1,30 2Coríntios 5,21).
A justiça cristã torna-se assim um dom de Deus através de Cristo (Romanos 3,21-31 Romanos 5,1-10 Filipenses 3,9), é um estado novo e permanente (Efésios 4,20-24 Efésios 2,15), é uma participação na filiação divina (1João 2,29 1João 3,7-10 Romanos 8,28-30). O Espírito Santo substitui a Lei como princípio interior de retidão: é a Lei da liberdade (Romanos 8,2-11 Tiago 1,25 Tiago 2,12). E um estado de santidade (Romanos 6,19 1Coríntios 1,30 Romanos 1,17 Filipenses 3,9s). Esta justiça tem como fruto as "obras da luz" (Efésios 5,9-11 Efésios 6,14-18 Filipenses 1,9-11 2Timóteo 2,22).
JUSTIÇA CIVIL
A realização de atos bons ou humanos que conquanto não sejam meritórios de si mesmos são recomendáveis Essas virtudes morais positivas são possuidas mesmo pelos não--cristãos. Muito embora tais atos e virtudes sejam bons e agradem a Deus, de forma alguma são considerados meritórios.
JUSTIÇA DE DEUS
Qualidade ou atributo de Deus, em virtude do qual ele faz o que é direito, ou aquilo que está de acordo com sua própria natureza, vontade e lei.
JUSTIÇA HUMANA
Virtude do ser humano como um predicado próprio. Aos olhos de Deus, no entanto, isto não é suficiente para qualificá-lo para a salvação.
JUSTIÇA ORIGINAL
O estado de inocência do ser humano anterior à queda.
JUSTIÇA PRÓPRIA
Avaliação que alguém faz de si mesmo, como sendo correto moralmente e justo em seus próprios procedimentos.
JUSTIFICACÃO
Justificar é declarar alguém inocente (Dt 25,1; Is 5,23). O plano de Deus é justificar a muitos homens por meio do sofrimento de seu Servo (Is 53,11). Jesus veio para justificar os pecadores (Mt 9,13). A justificação se obtém não pelas boas obras mas pela fé em Jesus Cristo (Rm 3,21-4,25; Gl 2,15s; Ef 2,1-12). É um dom gratuito de Deus em Cristo (Rm 3,23-25; 4,5-8; 5,9-11.18-21; Tt 3,7). É efeito da obediência, da morte e ressurreição de Cristo (Rm 5,19; 3,24s; Gl 2,21). Supõe um ato de fé (Rm 3,26-30; 5,1; 10,6; Gl 2,16-21; 3,6-12) e recebe-se no batismo (Tt 3,5-7; Rm 6,1-14; Ef 4,22-24). Justificado, o homem recebe o perdão dos pecados e participa da vida divina pela graça.
JUSTIFICAÇÃO
Ação divina por meio da qual o Senhor Deus nos faz entrar num relacionamento justo com Ele; declaração de inocência ou de justiça, libertação da culpa ou da reprovação.
JUSTIFICAÇÃO
Ato ou efeito de justificar ou de justificar-se. Causa, desculpa, fundamento, razão. Romanos 4:25
JUSTIFICAÇÃO
Na doutrina da salvação, a declaração de que o homem foi restaurado ã medida da justiça de Deus.
JUSTIFICAÇÃO
Justificar é declarar alguém inocente (Deuteronômio 25,1 Isaías 5,23). O plano de Deus é justificar a muitos homens por meio do sofrimento de seu Servo (Isaías 53,11). Jesus veio para justificar os pecadores (Mateus 9,13). A justificação se obtém não pelas boas obras mas pela fé em Jesus Cristo (Romanos 3,21-4,25 Gálatas 2,15s; Efésios 2,1-12). É um dom gratuito de Deus em Cristo (Romanos 3,23-25 Romanos 4,5-8 Romanos 5,9-11 Romanos 5,18-21 Tito 3,7). É efeito da obediência, da morte e ressurreição de Cristo (Romanos 5,19 Romanos 3,24s; Gálatas 2,21). Supõe um ato de fé (Romanos 3,26-30 Romanos 5,1 Romanos 10,6 Gálatas 2,16-21 Gálatas 3,6-12) e recebe-se no batismo (Tito 3,5-7 Romanos 6,1-14 Efésios 4,22-24). Justificado, o homem recebe o perdão dos pecados e participa da vida divina pela graça.
JUSTIFICAÇÃO
Ato ou efeito de justificar ou de justificar-se. Causa, desculpa, fundamento, razão. Romanos 4:25
JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ
Declaração de que é pela fé e crença na ação de Cristo que uma pessoa é restaurada a um estado de retidão perante Deus e não pelos seus próprios méritos.
JUSTIFICAR
Apagar os pecados de alguém; declarar justo.
JUSTIFICAR
Declarar justo, demonstrar ou reconhecer a inocência de, descarregar da culpa imputada. Gênesis 44:16
JUSTIFICAR
Declarar justo, demonstrar ou reconhecer a inocência de, descarregar da culpa imputada. Gênesis 44:16
JUSTINO MÁRTIR (c.IOO-165)
Apologista cristão que buscou demonstrar que o cristianismo expressa os mais nobres e significativos conceitos da filosofia grega, sendo, assim, a verdade suprema.
JUSTITIA CIVILIS
Ver Di-reitos Civis.
JUSTO
Conforme à justiça, à razão e ao direito. Gênesis 18:23
JUSTO
Conforme à justiça, à razão e ao direito. Gênesis 18:23
JUSTO
Latim: Reto, Licito, Perfeito, Moderado, At 1.23
JUTA
Hebraico: Extenso Ou Inclinado, Js 15.55
JUTA
Hebraico: Estendido, Js 15.55