DICIONÁRIO OFICIAL (Bíblico -Teológico) ...ENCICLOPÉDIA............ Apresentação ...Artigos ... Cronologia ...Bibliografia ... --- ... IdadeMédia ... HebraicoGrego ... Dicionários ... Wikipédia ...

AAA ... ACA ... ADR ... ALA ... AMP ... APA ... ARG ... ASC ... AUG ... BAA ... BAQ ... BEM ... BET ... BIA ... BOA ... CAA ... CAN ... CBA ... CLA ... CON ... COO ... CPA ... CRO ... DAA ... DEM ... DET ... DFA ... DIV ... EAA ... EL ... EMA ... ESA ... ESP ... ETA ... EXA ... FAA ... FEB ... FIA ... FOC ... GAA ... GEE ... GOA ... HAA ... HAS ... HEP ... HIL ... HOA ... IAA ... IMA ... INA ... INT ... JAA ... JEJ ... JET ... JPA ... KAA ... LAA ... LEI ... LIA ... LOI ... MAA ... MAO ... MEA ... MES ... MIL ... MOA ... MUL ... NAA ... NEA ... NIA ... OAA ... ONO ... PAA ... PAO ... PAS ... PEA ... PEO ... PIA ... POS ... PRO ... PSA ... QAA ... RAA ... REE ... REN ... REU ... SAA ... SAL ... SAN ... SAO ... SCA ... SEO ... SIB ... SMA ... TAA ... TEM ... TEO ... TFA ... TRE ... UAA ... VAA ... VIO ... WAA ... XAA ... YAA ... ZAA ... ZER ...


PAS

PASA
Hebraico: Rasgado, 1 Cr 7.33
PASAQUE
Hebraico: Partidor, 1 Cr 7.33
PASCAL, APOSTA DE
Debate promovido por Blaise Pascal numa tentativa de sacudir a complacência ou indiferença quanto à questão da seriedade da decisão a favor ou contra Cristo. Estamos apostando se Deus existe ou não. Se incorretamente apostarmos que há um deus, não perdemos nada. Porém, se apostarmos corretamente que há um Deus, ganhamos infinitamente. Por outro lado, se corretamente apostarmos que não há um Deus, nada perdemos; mas se incorretamente apostarmos que não há nenhum Deus, perdemos infinitamente.
PASCAL, BLAISE (1623-1662)
Francês, matemático, cientista e pensador religioso. Suas idéias mais significativas foram registradas no livro póstumo Pensées (pensamentos sobre religião e alguns outros assuntos). Sustentava que Deus não é conhecido primeiramente pela razão, mas é recebido intuitivamente pelo coração. Em seu famoso argumento de aposta, ele sustentava que a prudência requer que assumamos o risco da fé em Deus.
PASCAL, CONTROVÉRSIA DE
Controvérsia com relação á determinação das datas para a sexta-feira da Paixão e Páscoa.
PASCOA
Hebraico: Passagem, Ex 12.23
PÁSCOA
A Páscoa Judaica é comemorada com o sentido de relembrar a saída do Egito, a libertação que o Senhor Deus trouxe. Eles comemoram o fato de terem, então, deixado de ser escravos. Com a vinda de Cristo, continuamos a comemorar a Páscoa e o sentido é o mesmo: a morte não conseguiu manter cativo a Cristo. Ele ressuscitou! Com isso, temos vida Nele e para Ele. Somos libertos da escravidão do pecado em Cristo e não por nós mesmos, uma vez que o bem que queremos, não consiguimos fazer, mas o mal que detestamos, esse acabamos fazendo. Com isso, a nossa Páscoa tem o mesmo sentido da judaica, de um modo geral: LIBERDADE DA ESCRAVIDÃO E VIDA COM O SENHOR!!!
PÁSCOA
É a festa instituída em lembrança da morte dos primogênitos do Egito (Êxodo 12:1-20)
PÁSCOA
Principal festa do judaísmo, que comemora a maravilhosa libertação dos hebreus do Egito, pela passagem do mar Vermelho (cf. as notas em Ex 12,1-13,16; Lv 23,5-8; Nm 9,1-14). A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus no domingo após o dia 14 de Nisã, data da Páscoa judaica (Lc 24,1; At 20,7; 1Cor 16,2; Ap 1,10). É a memória do sacrifício de Jesus na cruz, a nova vítima pascal (1Cor 5,6-8; 11,26), e de sua vitória sobre a morte pela ressurreição. Ver "Festa".
PÁSCOA
O evento que antecedeu ao Êxodo, quando o anjo da morte tomou o primogênito das famílias do Egito, mas poupou o primogênito dos hebreus que marcaram as ombreiras de suas portas com sangue. O evento é ainda hoje comemorado pelos judeus. Também domingo, no qual é celebrada a ressurreição de Cristo.
PÁSCOA
Festa em que os israelistas comemoram a libertação dos seus antepassados da escravidão no Egito. (Êxodo 12:1-20)
PÁSCOA
Principal festa do judaísmo, que comemora a maravilhosa libertação dos hebreus do Egito, pela passagem do mar Vermelho (cf. Êxodo 12,1-13,16; Levítico 23,5-8 Números 9,1-14). A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus no domingo após o dia 14 de Nisã, data da Páscoa judaica (Lucas 24,1 Atos 20,7 1Coríntios 16,2 Apocalipse 1,10). É a memória do sacrifício de Jesus na cruz, a nova vítima pascal (1Coríntios 5,6-8 1Coríntios 11,26), e de sua vitória sobre a morte pela ressurreição. Ver "Festa".
PÁSCOA
É a festa instituída em lembrança da morte dos primogênitos do Egito (Êxodo 12:1-20)
PÁSCOA
É a festa instituída em lembrança da morte dos primogênitos do Egito (Êxodo 12:1-20)
PAS-DAMIM
Grego: Costa De Damim, 1 Cr 11.13
PASEA
Hebraico: Coxo, Ne 3.6
PASEIA
Hebraico: Coxo: 1 Cr 4.12
PASMAR
Causar pasmo ou admiração. Juízes 20:41
PASMAR
Causar pasmo ou admiração. Juízes 20:41
PASSADIÇO
Passageiro, transitório. 2 Reis 16:18
PASSADIÇO
Passageiro, transitório. 2 Reis 16:18
PASTOR
A figura do pastor era muito familiar na Palestina e no Médio Oriente. Diariamente o pastor sai com suas ovelhas para conduzi-las às pastagens ou, em determinados momentos, às fontes. De tarde reconduz as ovelhas ao curral. Na literatura universal o pastor tornou-se a figura do guia, político ou religioso, de uma comunidade. Em Israel os reis (cf. Ez 34,2-6 e nota), os sacerdotes e os profetas são chamados pastores.
Diante da infidelidade destes pastores, Deus promete ele mesmo tomar conta de seu povo, por meio do pastor fiel, o descendente de Davi (Jr 23,1-6). Jesus se apresenta como o bom pastor, solícito pelas suas ovelhas a ponto de dar por elas a própria vida (Jo 10,1-18). Após a ressurreição, Jesus constitui Pedro como pastor para tomar conta de seus discípulos em seu lugar (21,17).
PASTOR
Ministro cristão que tem as funções de ensinar, nutrir espiritualmente e cuidar de uma congregação local. Equivale ao Bispo, Presbítero, Ancião ou outros títulos para um líder espiritual de uma igreja.
PASTOR
A figura do pastor era muito familiar na Palestina e no Médio Oriente. Diariamente o pastor sai com suas ovelhas para conduzi-las às pastagens ou, em determinados momentos, às fontes. De tarde reconduz as ovelhas ao curral. Na literatura universal o pastor tornou-se a figura do guia, político ou religioso, de uma comunidade. Em Israel os reis (cf. Ezequiel 34,2-6 e nota), os sacerdotes e os profetas são chamados pastores.
Diante da infidelidade destes pastores, Deus promete ele mesmo tomar conta de seu povo, por meio do pastor fiel, o descendente de Davi (Jeremias 23,1-6). Jesus se apresenta como o bom pastor, solícito pelas suas ovelhas a ponto de dar por elas a própria vida (João 10,1-18). Após a ressurreição, Jesus constitui Pedro como pastor para tomar conta de seus discípulos em seu lugar (João 21,17).
PASTOR
Latim: Homem Que Apascenta Rebanho De Ovelhas, Sl 23
PASTORES E MESTRES
Um dos dons espirituais (Ef 4.11). Os dois termos são freqüentemente entendidos como pertencentes à mesma função. Há quem argumente que Mestre seria o dom, capacidade dado por Deus, para usar alguém, sem a habilidade de sistematizar o ensino bíblico.
PASUR
Hebraico: Mui Nobre, Ed 2.38
PATARA
Hebraico: Pisado, At 21.1
PATEASTE
Reprovar. Ezequiel 25:6
PATEASTE
Reprovar. Ezequiel 25:6
PATENTE
Aberto, acessível, franco. Hebreus 4:13
PATENTE
Aberto, acessível, franco. Hebreus 4:13
PATERNIDADE DE DEUS
Uma referência ao feito de que Deus outorgou a vida a todos os seres humanos e se relaciona com eles muito mais na forma como um pai se relaciona com os seus filhos.
PÁTHOS
Emoção passional, especialmente de bondade, piedade ou compaixão.
PÁTIO
Recinto térreo ou calçado, murado e descoberto no interior de uma casa ou anexo a ela. Êxodo 8:13
PÁTIO
Recinto térreo ou calçado, murado e descoberto no interior de uma casa ou anexo a ela. Êxodo 8:13
PATMOS
Grego: Mortal, Ap 1.9
PATRIARCA
Pai de uma família ou chefe de uma tribo ou raça; antepassado dos israelitas.
PATRIARCA
Chefe de família entre os antigos, particularmente do povo judaico até a época dos juízes. João 7:22
PATRIARCA
Pai de uma família ou chefe de uma tribo. O titulo é usado para Abraão, Isaque e Jacó e para os filhos de Jacó, especialmente José. É também usado nas igrejas católica romana e ortodoxa oriental para bispos que foram exaltados sobre outros bispos. Especificamente, nas igrejas orientais ortodoxas, o patriarca é um bispo sediado em uma cidade importante.
PATRIARCA
Chefe de família entre os antigos, particularmente do povo judaico até a época dos juízes. João 7:22
PATRICIO
Latim: Conterrâneo, 2 Co 11.26
PATRIPASSIANISMO
Idéia de que o Filho foi verdadeiramente Deus, o Pai, manifestado em uma forma diferente e que, por conseguinte, o Pai sofreu e morreu na cruz, na pessoa do Filho.
PATRÍSTICO
O estudo da vida, e, principalmente, os ensinamentos dos pais da igreja.
PÁTROBAS
que deve a vida ao pai.
PATROBNAS
Grego: Paternal, Rm 16.14
PATRÕES
Devem usar de justiça (Lv 19,13; Dt 5,12-14; 24,12-15; Tb 4,15; Eclo 34,26-27; Ml 3,5; Mt 7,2; 10,10; Rm 4,4; Tg 5,4); devem respeitar os direitos humanos (Lv 25,43; Eclo 4,30; Ef 6,9; Cl 4,1).
PATRÕES
Devem usar de justiça (Levítico 19,13 Deuteronômio 5,12-14 Deuteronômio 24,12-15 Tobias 4,15 Eclesiástico 34,26-27 Malaquias 3,5 Mateus 7,2 Mateus 10,10 Romanos 4,4 Tiago 5,4); devem respeitar os direitos humanos (Levítico 25,43 Eclesiástico 4,30 Efésios 6,9 Colossenses 4,1).
PATROS
Hebraico: Casa Da Deusa Hator Sul, Jr 44.1
PATRUSIM
Hebraico: Habitantes De Patros, Gn 10.14
PAU
Hebraico: Balido Ou Gritando, Gn 36.39 Dn 36.36
PAULICIANO
Seita cristã oriental surgida no século 18. Seus adeptos repudiavam a mariolatria, a intercessão pelos santos, a hierarquia romana e o batismo infantil. Adocionistas em sua cristologia, valorizaram muito os textos de Paulo.
PAULINISMO
Teologia baseada mais nos escritos de Paulo do que em qualquer outro autor do Novo Testamento.
PAULO
de baixa estatura.
Grego: Pequeno, Pouco, At 13.1
Em hebraico Saulo, é um judeu de Tarso, da tribo de Benjamim, cidadão romano de nascença (Atos 16,21 Atos 16, Atos 22,25-29 Filipenses 3,5). Perseguiu os discípulos de Jesus, mas depois converteu-se (Atos 9,1-30), tornando-se o apóstolo dos pagãos. Empreendeu três grandes viagens missionárias (Atos 13-14 Atos 15-18 Atos 19-21). A ele são atribuídas catorze epístolas, havendo dúvidas quanto à autoria de algumas, como as epístolas aos Efésios, a Timóteo, a Tito e aos Hebreus (ver as respectivas introduções ). É inegável a influência da doutrina de Paulo nos outros escritos do Novo Testamento e na vida cristã em geral.
Nome mudado de Saulo, At.13:9
PAULO DE SAMÓSATA
Bispo de Antioquia, de 260 a 272, excomungado por um sínodo realizado em 268. Como monarquista dinâmico, acreditava que Deus agiu através de Cristo, mas que Jesus não foi a segunda pessoa da Trindade
PAUTAL
Hebraico: Obra Do Senhor, 1 Cr 26.5
PAVESES
Escudo grande. 1 Reis 10:16
PAVESES
Escudo grande. 1 Reis 10:16
PAVILHÃO
Habitação portátil; pequena edificação geralmente de madeira e de construção rápida e ligeira. 2 Samuel 22:12
PAVILHÃO
Habitação portátil; pequena edificação geralmente de madeira e de construção rápida e ligeira. 2 Samuel 22:12
PAVIMENTO
Revestimento do chão com cimento, pedras, mosaicos, asfalto etc., para trânsito de pedestres ou de veículos. Gênesis 6:16
PAVIMENTO
Revestimento do chão com cimento, pedras, mosaicos, asfalto etc., para trânsito de pedestres ou de veículos. Gênesis 6:16
PAZ
O conceito bíblico de paz tem na raiz o significado de “totalidade”, de “inteireza” ou de “perfeição”. Entre as importantes gradações de sentido, temos “realização”, “maturidade”, “saúde”, “integridade”, “harmonia”, “segurança”, “bem-estar” e “prosperidade”. Conota, também a ausência de guerra e de perturbação.
PAZ
O conceito "paz" (xalom em hebraico) é muito rico na Bíblia. Ter paz é ser completo, inteiro; é gozar de prosperidade material e espiritual; é manter boas relações entre pessoas, famílias e povos. Paz é o oposto de tudo quanto perturba a prosperidade e as boas relações. É um dom de Deus, concedido a Israel em virtude da aliança (Nm 25,12; cf. 6,22-26).
Quando Israel é fiel à aliança, goza de paz; quando é infiel, perde a paz, mas pode recuperá-la pela conversão (Lv 26). Em meio a tantas guerras, os profetas anunciam a paz para os tempos messiânicos, paz entre Deus e os homens, e entre os homens e animais (Is 2,2-4; 9,5s; 11,6-9; 60,17s; Os 2,20; Am 9,13s; Zc 8,9-13).
Para haver paz é preciso que haja fidelidade à aliança e justiça entre os homens (Sl 72,3-7). Cristo veio a este mundo para trazer a paz (Lc 2,14; 8,48; Mc 5,25-34), e reconciliar os homens com Deus (Jo 14,27; Fl 4,4-9; Ef 2,14-17). Unindo-se a Cristo, o homem participa desta paz (1Pd 5,14). Por isso o cristão deve não só desejar aos outros esta paz (Lc 10,5), mas promovê-la efetivamente (Mt 5,9).
PAZ
Na Bíblia, a idéia de plenitude, vigor e integridade. Pode significar saúde e prosperidade e ausência de lutas tanto intestinas quanto exteriores.
PAZ
O conceito "paz" (xalom em hebraico) é muito rico na Bíblia. Ter paz é ser completo, inteiro; é gozar de prosperidade material e espiritual; é manter boas relações entre pessoas, famílias e povos. Paz é o oposto de tudo quanto perturba a prosperidade e as boas relações. É um dom de Deus, concedido a Israel em virtude da aliança (Números 25,12 cf. Números 6,22-26).
Quando Israel é fiel à aliança, goza de paz; quando é infiel, perde a paz, mas pode recuperá-la pela conversão (Levítico 26). Em meio a tantas guerras, os profetas anunciam a paz para os tempos messiânicos, paz entre Deus e os homens, e entre os homens e animais (Isaías 2,2-4 Isaías 9,5s; Isaías 11,6-9 Isaías 60,17s; Oséias 2,20 Amós 9,13s; Zacarias 8,9-13).
Para haver paz é preciso que haja fidelidade à aliança e justiça entre os homens (Salmo 72,3-7). Cristo veio a este mundo para trazer a paz (Lucas 2,14 Lucas 8,48 Marcos 5,25-34), e reconciliar os homens com Deus (João 14,27 Filipenses 4,4-9 Efésios 2,14-17). Unindo-se a Cristo, o homem participa desta paz (1Pedro 5,14). Por isso o cristão deve não só desejar aos outros esta paz (Lucas 10,5), mas promovê-la efetivamente (Mateus 5,9).