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AUG

AUGUSTO
Nome do primeiro imperador romano, sob o qual nasceu Jesus (Lc 2,1). Significa "abençoado, sublime". Mais tarde passou a ser o nome comum dos imperadores reinantes, como expressão do sentido religioso da dignidade imperial. Por isso no Apocalipse se diz que o nome da "besta"é blasfemo (13,1; 17,3).
AUGUSTO
Nome do primeiro imperador romano, sob o qual nasceu Jesus (Lucas 2,1). Significa "abençoado, sublime". Mais tarde passou a ser o nome comum dos imperadores reinantes, como expressão do sentido religioso da dignidade imperial. Por isso no Apocalipse se diz que o nome da "besta" é blasfemo (Apocalipse 13,1 Apocalipse 17,3).
AUGUSTO
Latim: Venerável, Majestoso, Lc 2.1
AULEN, GUSTAF EMANUEL HILDEBRAND (L879-1978)
Teólogo e bispo sueco associado com a Escola de Teologia Lundense que dá ênfase à primazia do amor, Ele é melhor conhecido por sua obra Chrisgus Victor onde reafirma o que denominou de perspectiva clássica da expiação cuja forma primitiva é a teoria do resgate.
AUMAI
Hebraico: Irmão Da Água, Querido De Jeová, 1 Cr 4.2
AUSATE
Hebraico: Possessão, Gn 26.26
AUTENTICIDADE, CRITÉRIOS DA
Critérios utilizados pelos críticos da forma e críticos da redação para avaliar se as palavras atribuídas a Jesus nos Evangelhos realmente foram faladas por ele.
AUTENTICIDADE, QUESTÃO DA
Questão de determinar se as palavras atribuídas a Jesus procedem realmente dele.
AUTÊNTICO
Ou genuíno, diz-se de um escrito que é realmente do autor a quem se atribui, ou de um texto traduzido enquanto é fiel ao original. O fato de um livro da Bíblia ser falsamente atribuído a algum determinado personagem bíblico não lhe tira a autoridade de escrito inspirado e canônico.
AUTÊNTICO
Ou "genuíno", diz-se de um escrito que é realmente do autor a quem se atribui, ou de um texto traduzido enquanto é fiel ao original. O fato de um livro da Bíblia ser falsamente atribuído a algum determinado personagem bíblico não lhe tira a autoridade de escrito inspirado e canônico.
AUTÊNTICO
Ou "genuíno", diz-se de um escrito que é realmente do autor a quem se atribui, ou de um texto traduzido enquanto é fiel ao original. O fato de um livro da Bíblia ser falsamente atribuído a algum determinado personagem bíblico não lhe tira a autoridade de escrito inspirado e canônico.
AUTODETERMINAÇÃO
Referência á crença de que uma pessoa é livre para tomar suas próprias decisões, independentemente de qualquer influência externa.
AUTO-ESTIMA
Avaliação favorável que se tem de si mesmo.
Escrutar a si mesmo quanto às próprias virtudes e motivações.
AUTO-EXISTÊNCIA DE DEUS
Ver Deus, Vida Própria de,
AUTO-REVELAÇÃO
Exposição de si mesmo para Outros.
AUTORIDADE
Os israelitas conheceram apenas uma única forma de estado nacional : a monarquia. Na Bíblia havia uma corrente hostil à monarquia (1Sm 8,1-22; 10,18-27; Dt 17,14-20; Os 7,3-7; 13,9-11; Ez 34,1-10); e outra favorável (1Sm 9,1-10.16; 11,1-11.15; Sl 2; 20; 21).
Antes da monarquia havia juízes, salvadores das tribos em momentos críticos, chamados por isso "maiores" (Jz 3,9-10.15; 4,7; 8,22-23); ao lado deles havia os "juízes menores", ou governantes que se encarregavam de administrar a justiça (Jz 10,1-5; 12,8-15). Depois dela, após o exílio, são as autoridades locais, tradicionais (Esd 5,9; 6,7; 7,1-26; Lc 22,66-23,1). Entretanto, Deus é o único e o verdadeiro rei das nações (Ex 15,8; Jz 8,23; 1Rs 22,19; Is 6,5; 41,21; 43,15; 1Cr 17,14). Ele é também o dono de todas as nações (Is 14,21-23,18; 45,1-6; Pr 8,15-16; Eclo 10,1-4).
Os profetas criticam os abusos das autoridades civis e religiosas (Mq 3,1-4; Am 6,1-4; Os 4,1-5.14; 7,1-7; 13,10s; Is 3,1-15; 10,1-4; Ez 34), como Jesus o fará em relação aos escribas e fariseus (Mt 23). Anunciam o reino de Deus (Is 7,14; 9,5-6; 11,1-5; Jr 23,5; Mq 5,1; Zc 9,9-10; cf. Sl 47; 93; 96-99; Dn 10,13.20-21).
Jesus escolhe o caminho do Servo Sofredor e recusa a realeza temporal (Mt 4,8-11; Jo 6,14-15; At 1,6) Sua realeza não é deste mundo (Mt 21,1-9; Lc 17,20-21; Jo 12,12-19.31-32; 18,36-37; Ef 1,9-10.15-23).
Na Igreja, a autoridade está a serviço do próximo (Mc 9,33-35; Mt 23,11-12; Jo 13,12-17; Ef 4,11s).
O direito de orientar a fé e prática.
AUTORIDADE
Oséias israelitas conheceram apenas uma única forma de estado nacional : a monarquia. Na Bíblia havia uma corrente hostil à monarquia (1Samuel 8,1-22 1Samuel 10,18-27 Deuteronômio 17,14-20 Oséias 7,3-7 Oséias 13,9-11 Ezequiel 34,1-10); e outra favorável (1Samuel 9,1-10 1Samuel 9,16 1Samuel 11,1-11 1Samuel 11,15 Salmo 2 Salmo 20 Salmo 21).
Antes da monarquia havia juízes, salvadores das tribos em momentos críticos, chamados por isso "maiores" (Juízes 3,9-10 Juízes 3,15 Juízes 4,7 Juízes 8,22-23); ao lado deles havia os "juízes menores", ou governantes que se encarregavam de administrar a justiça (Juízes 10,1-5 Juízes 12,8-15). Depois dela, após o exílio, são as autoridades locais, tradicionais (Esdras 5,9 Esdras 6,7 Esdras 7,1-26 Lucas 22,66-23,1). Entretanto, Deus é o único e o verdadeiro rei das nações (Êxodo 15,8 Juízes 8,23 1Reis 22,19 Isaías 6,5 Isaías 41,21 Isaías 43,15 1Crônicas 17,14). Ele é também o dono de todas as nações (Isaías 14,21-23,18; 45,1-6; Provérbios 8,15-16 Eclesiástico 10,1-4).
Oséias profetas criticam os abusos das autoridades civis e religiosas (Miquéias 3,1-4 Amós 6,1-4 Oséias 4,1-5 Oséias 4,14 Oséias 7,1-7 Oséias 13,10s; Isaías 3,1-15 Isaías 10,1-4 Ezequiel 34), como Jesus o fará em relação aos escribas e fariseus (Mateus 23). Anunciam o reino de Deus (Isaías 7,14 Isaías 9,5-6 Isaías 11,1-5 Jeremias 23,5 Miquéias 5,1 Zacarias 9,9-10 cf. Salmo 47 Salmo 93 Salmo 96-99 Daniel 10,13 Daniel 10,20-21).
Jesus escolhe o caminho do Servo Sofredor e recusa a realeza temporal (Mateus 4,8-11 João 6,14-15 Atos 1,6) Sua realeza não é deste mundo (Mateus 21,1-9 Lucas 17,20-21 João 12,12-19 João 12,31-32 João 18,36-37 Efésios 1,9-10 Efésios 1,15-23).
Na Igreja, a autoridade está a serviço do próximo (Marcos 9,33-35 Mateus 23,11-12 João 13,12-17 Efésios 4,11s).
AUTORIDADE DA BÍBLIA
Ver Bíblia, Autoridade da.
AUTORIDADE DE IMPÉRIO
Poder de expedir decretos em razão do cargo ocupado.
AUTORIDADE HISTÓRICA
A sinceridade da Bíblia ao narrar aquilo que de fato ocorreu ou aquilo que era a prática do povo dos tempos bíblicos. Contrapõe-se com a autoridade normativa, direito que tem a Biblia de declarar o que é correto nos dias de hoje.
AUTORIDADE IMPERIAL
O direito de estabelecer um decreto em virtude da posição que o indivíduo ocupa.
AUTORIDADE JUDICIAL
Competência para decidir o mérito ou a veracidade em um processo. Contrasta com a autoridade legislativa que tem a competência de redigir o texto da constituição.
AUTORIDADE NORMATIVA
Autoridade a nós imposta em termos do que cremos ou fazemos. Contrapõe-se com a autoridade histórica; a confiança em nos dizer o que foi norma para outros, ou, ainda, o que ocorreu para outros em outras épocas.
AUTORITARISMO
Insistência forçada ou dogmática com a finalidade de obter-se uma adesão certa a determinada perspectiva ou prática.
AUZAM
Hebraico: A Sua Possessão, 1 Cr 4.2
AUZAO
Hebraico: Possessão, 1 Cr 4.2
AUZATE
Hebraico: Possessão, Gn 26.26
AVA
Hebraico: Religião, Virando, 2 Rs 17.24
AVARENTO
Mesquinhez. Salmos 10:3
AVARENTO
Mesquinhez. Salmos 10:3
AVARENTO
Mesquinhez. Salmos 10:3
AVEM
Hebraico: Vácuo, No Nada, Ídolo, Ez 30.17
AVEN
Hebraico: Vaidade, Ex 30.17
AVERRÔIS (1126-1198)
Filósofo islâmico que procurou recuperar a verdadeira essência do pensamento aristotélico independentemente de considerações teológicas.
AVERROÍSMO
perspectiva que parece implicar que uma proposição verdadeira na teologia pode contradizer outra que é verdadeira na filosofia e vice -versa.
AVERSÃO
Repulsa. Juízes 9:23
AVERSÃO
Repulsa. Juízes 9:23
AVERSÃO
Repulsa. Juízes 9:23
AVIM
Hebraico: Males Acumulados Ou Aldeões, Dt 2.23
AVITE
Hebraico: Ruínas, Iniqüidade, Gn 36.35
AVIVAMENTO
Ver Reavivamento
AZA
Hebraico: Forte, Minha Força, Nm 34.26
AZACA
Hebraico: Cercado, 1 Sm 17.1
AZAEL
Deus viu.
AZAI
Hebraico: Declínio, Separado Ou Nobre, Zc 14.5
AZALIAS
Hebraico: Jeová Pos De Parte, 2 Rs 22.3
AZANATE
Hebraico: Dedicado Ao Senhor, Gn 41.45
AZANIAS
Hebraico: Deus Ouviu, Ne 10.9
AZANOTE TABOR
Hebraico: Desfiladeiro De Tabor, Js 19.34
AZAREEL
Hebraico: Jeová Ajudou, 1 Cr 12.6
AZAREL
Hebraico: Deus Ajudou, 1 Cr 27.22
Hebraico: Demitido, Lv 16.8
AZARIAS
o Senhor ajudou.
Hebraico: A Quem Jeová Ajudou, 2 Rs 15.1
Consulte Abedenego (Dn.1:7) ou Uzias (2Cr.26:1, Jz.6:1, 2Rs.15:1)
AZAZ
Hebraico: Forte, 1 Cr 5.8
AZAZIAS
Hebraico: A Quem Jeová Fortalece, 1 Cr 15.21
AZBUQUE
Hebraico: Perdão, Ne 3.16
AZECA
Cidade de Judá, com aldeias independentes, situadas no Sefelá, uma rica planície agrícola. Josué, na perseguição dos cananeus, depois da batalha de Bete-Horom, foi até Azeca (Js 10.10, 11). os filisteus acamparam entre Azeca e Socó, antes da batalha, na qual Golias foi morto (1 Sm 17.1). Foi uma das cidades fortificadas pelo rei Roboão (2 Cr 11.9), e acha-se mencionada como lugar reocupado pelos judeus, depois da sua volta do cativeiro (Ne 11.30).
AZECA
Cidade de Judá, com aldeias independentes, situadas no Sefelá, uma rica planície agrícola. Josué, na perseguição dos cananeus, depois da batalha de Bete-Horom, foi até Azeca (Js 10.10, 11). os filisteus acamparam entre Azeca e Socó, antes da batalha, na qual Golias foi morto (1 Sm 17.1). Foi uma das cidades fortificadas pelo rei Roboão (2 Cr 11.9), e acha-se mencionada como lugar reocupado pelos judeus, depois da sua volta do cativeiro (Ne 11.30).
AZECA
Cidade de Judá, com aldeias independentes, situadas no Sefelá, uma rica planície agrícola. Josué, na perseguição dos cananeus, depois da batalha de Bete-Horom, foi até Azeca (Js 10.10, 11). os filisteus acamparam entre Azeca e Socó, antes da batalha, na qual Golias foi morto (1 Sm 17.1). Foi uma das cidades fortificadas pelo rei Roboão (2 Cr 11.9), e acha-se mencionada como lugar reocupado pelos judeus, depois da sua volta do cativeiro (Ne 11.30).
AZECA
Hebraico: Campo Cavado Com Enxada, Js 15.35
AZEL
Hebraico: Nobre, 1 Cr 8.37
AZEM
Hebraico: Fortaleza, Osso, Js 15.29
AZENATE
Hebraico: Dedicado Ao Senhor, Gn 41.45
AZGADE
Hebraico: Bem Afortunado, Ou E Forte O Deus Gade, Ed 2.12
AZI
Hebraico: Minha Força, Ne 11.22
AZIEL
Hebraico: Deus É Poder, 1 Cr 15.20
ÁZIMOS
São pães sem fermento que se comiam na semana da Páscoa. A festa dos Ázimos celebrava-se no princípio da colheita da cevada e do trigo (cf. Ex 12,15-20; Lv 23,5-8 e notas). Ver "Festa", “Asmos”.
ÁZIMOS
São pães sem fermento que se comiam na semana da Páscoa. A festa dos Ázimos celebrava-se no princípio da colheita da cevada e do trigo (cf. Êxodo 12,15-20 Levítico 23,5-8). Ver "Festa".
AZIZA
Filha de Zatu. (Esdras 10:27)
AZIZA
Filha de Zatu. (Esdras 10:27)
AZIZA
Filha de Zatu. (Esdras 10:27)
AZIZA
Hebraico: Robusto, Ed 10.27
AZMAVETE
Hebraico: A Morte E Valente, 2 Sm 23.31
AZMOM
Hebraico: Forte, Nm 34.4
AZMON
Lugar bíblico.( Números 34:4) – (Números 34:5) – (Josué 15:4)
AZMON
Lugar bíblico.( Números 34:4) – (Números 34:5) – (Josué 15:4)
AZMON
Lugar bíblico.( Números 34:4) – (Números 34:5) – (Josué 15:4)
AZMOTE
Hebraico: Desfiladeiro, Js 19.34
AZMOTE-TABOR
Hebraico: Desfiladeiro De Tabor, Js 19.34
AZOR
Filho de Eliaquim. (Mateus 1:13) . Pai de Sadoque (Mateus 1:14)
AZOR
Filho de Eliaquim. (Mateus 1:13) . Pai de Sadoque (Mateus 1:14)
AZOR
Filho de Eliaquim. (Mateus 1:13) . Pai de Sadoque (Mateus 1:14)
AZOR
Grego: Auxilio, Ou Auxiliador, Mt 1.13
AZORAQUE
Hebraico: Açoite, Chicote, Jo 2.15
AZOTO
Forma Grega De Asdode, Fortaleza, At 8.40
AZRIAL
Hebraico: Auxiliador Ou Auxilio De Deus, 1 Cr 5.24
AZRICA
Hebraico: Auxilio Contra O Inimigo, 1 Cr 3.23
AZRICAO
Hebraico: Auxilio Contra O Inimigo, 1 Cr 3.23
AZRIEL
Guerreiro valente, homens famosos, cabeças de família. (1 Crônicas 5:24)
AZRIEL
Guerreiro valente, homens famosos, cabeças de família. (1 Crônicas 5:24)
AZRIEL
Guerreiro valente, homens famosos, cabeças de família. (1 Crônicas 5:24)
AZRIEL
Hebraico: Auxilio De Deus, 1 Cr 27.19
AZUBA
Mulher de Calebe (1 Crônicas 2:18). Mãe de Josafá. (1 Reis 22:42)
AZUBA
Mulher de Calebe (1 Crônicas 2:18). Mãe de Josafá. (1 Reis 22:42)
AZUBA
Mulher de Calebe (1 Crônicas 2:18). Mãe de Josafá. (1 Reis 22:42)
AZUBA
Hebraico: Desolado, 1 Cr 2.19
AZUR
Hebraico: Proveitoso Ou Auxiliador, Jr 28.1
AZUSA STREET, ENCONTROS DA
Encontros mantidos em uma originariamente igreja metodista na Azusa Street, nº 312, em Los Angeles, em 1906, por um pregador negro chamado William J. Seymour. Esses encontros são, com freqüência, considerados o começo do pentecostalismo moderno.
Como todo movimento religioso, e muitas vezes fanáticos, era totalmente contrariado pelas igrejas bíblicas da época, indo de encontro a tudo que fosse de descente e ordeiro nos parâmetros das liturgias e doutrinas pregadas e vividas pelos cristãos bíblicos do tempo.