REU | Hebraico: Amador, Gn 11.18 |
REUEL | Hebraico: Excelência Ou Amigo De Deus, Gn 36.4 Nome mudado de Jetro, Ex.2:18, 3:1, Nm.10:29; consulte Raquel |
REUL | Hebraico: Invocado De Deus, Nm 1.14 |
REUM | Hebraico: Amador, Ed 2.2, Ed 4.8 |
REUMA | Hebraico: Exaltada, Gn 22.24 |
REVELAÇÃO | Antes de Cristo (Hb.1:1-2) era a ação de Deus em fazer conhecidos, dos homens, a Sua Pessoas, os Seus Planos, e Suas açoes, considerando que aos poucos é que os escritores bíblicos foram compreendendo a profundidade de tudo que lhes eram revelados; esta revelação se concretiza em Jesus, Sua pessoa, Seus ensinos e Seu Ministério; a partir dEle Deus não tem mais nada a revelar. Agora a palavra revelação se assemelha à iluminação, quando o Senhor desvenda o que de oculto, ou não conhecido, nas revelações até Jesus, existem. Após o Filho, revelação se assemelha ao que acontecia com a negativa das antigas câmeras de fotografia, o oculto já estava registrado, difícil de ser compreendido nas imagens que continha, mas que depois de passarem por uma “revelação” no laboratório, tornavam-se nítidas e de fácil compreensão. Ação divina que comunica aos homens os desígnios de Deus. Manifestação, prova, testemunho. 2 Samuel 7:27 Tornar conhecido o que está oculto; desvendar o que está coberto. Existe uma revelação natural (At 15,17; 17,27s; Rm 1,18s). Deus invisível tornou-se visível em Cristo (Ef 1,9; Cl 1,15; 1Tm 1,17; Ex 33,11; Jo 15,14-15; 2Tm 1,10; Tt 3,4). Manifestou-se para vivermos em comunhão com ele (1Jo 1,2s; Ef 2,18; 2Pd 1,4). Cristo é o mediador e a plenitude da revelação (Mt 11,27; Jo 1,14.17; 14,6; 17,1-3; 2Cor 3,16; Ef 1,3-14; Hb 1,1s). Estrutura sacramental da revelação: Deus manifesta-se por palavras (Hb 1,1s; Jo 1,18; 10,34) e por obras (Rm 1,19s; Jo 5,36; 17,4). A Deus que se revela deve prestar-se a "obediência da fé" (Rm 1,5; 16,26; 2Cor 10,5s). A revelação é transmitida oralmente (Mt 28,19s; Mc 16,15; At 1,8; Hb 1,1s; 1Cor 15,3; 1Tm 3,16; 2Tm 1,13; 4,17; Gl 2,2) e posta por escrito sob a ação do Espírito Santo, segundo as necessidades litúrgicas, catequéticas e apologéticas da comunidade cristã (Jo 20,31; 2Tm 3,16; 2Pd 1,19-21; 3,15s; At 8,35; Lc 24,47). Existe uma revelação natural (Atos 15,17 Atos 17,27s; Romanos 1,18s). Deus invisível tornou-se visível em Cristo (Efésios 1,9 Colossenses 1,15 1Timóteo 1,17 Êxodo 33,11 João 15,14-15 2Timóteo 1,10 Tito 3,4). Manifestou-se para vivermos em comunhão com ele (1João 1,2s; Efésios 2,18 2Pedro 1,4). Cristo é o mediador e a plenitude da revelação (Mateus 11,27 João 1,14 João 1,17 João 14,6 João 17,1-3 2Coríntios 3,16 Efésios 1,3-14 Hebreus 1,1s). Estrutura sacramental da revelação: Deus manifesta-se por palavras (Hebreus 1,1s; João 1,18 João 10,34) e por obras (Romanos 1,19s; João 5,36 João 17,4). A Deus que se revela deve prestar-se a "obediência da fé" (Romanos 1,5 Romanos 16,26 2Coríntios 10,5s). A revelação é transmitida oralmente (Mateus 28,19s; Marcos 16,15 Atos 1,8 Hebreus 1,1s; 1Coríntios 15,3 1Timóteo 3,16 2Timóteo 1,13 2Timóteo 4,17 Gálatas 2,2) e posta por escrito sob a ação do Espírito Santo, segundo as necessidades litúrgicas, catequéticas e apologéticas da comunidade cristã (João 20,31 2Timóteo 3,16 2Pedro 1,19-21 2Pedro 3,15s; Atos 8,35 Lucas 24,47). |
REVELAÇÃO ANTRÓPICA | Revelação transmitida em forma humana ou de feitio familiar ao ser humano. |
REVELAÇÃO ANTROPOMÓRFICA | Revelação dada em forma humana ou em formas familiares aos seres humanos. |
REVELAÇÃO BÍBLICA | Revelação preservada nas Escrituras |
REVELAÇÃO ESPECIAL | Manifestações do próprio Deus em um determinado tempo e lugar através de eventos como o Êxodo e a visão de lsaías no capítulo 6; também as Escrituras. |
REVELAÇÃO GERAL | Revelação que está disponível a todas as pessoas de todas as eras, particularmente, através do universo físico, da história e da própria constituição da natureza humana. |
REVELAÇÃO INFORMATIVA | Idéia de que Deus se revela na comunicação objetiva e informal ou por meio de fatos em Lugar de um encontro pessoal. Também se refere, algumas vezes, à visão proposta da revelação. |
REVELAÇÃO NATURAL | Manifestação de Deus, independentemente de qualquer revelação especial. A revelação natural faz parte das manifestações de Deus, acessíveis a todas as pessoas, tais como seu poder no universo físico. |
REVELAÇÃO PROGRESSIVA | Referência á doutrina em que uma revelação tem como base a revelação anterior. Assim, ela contém verdades ainda não conhecidas. idéia de que Deus sempre se revelou por completo aos escritores bíblicos, mas estes, por vários motivos, tiveram uma seqüência progressiva de entender ao que Deus lhes revelava. Assim, o tempo de Davi, entendeu melhor a tal revelação, que o tempo de Moisés; o de Isaías, melhor que o de Davi; o de Esdras, melhor que o de Isaías, até tudo culminar no tempo e na pessoa de Cristo. |
REVELAÇÃO, ADAPTAÇÃO DA | Referência à idéia em que Deus, para fazer-se conhecido, adapta-se ao nível da compreensão do receptor. |
REVELAÇÃO, ASPECTO INTENCIONAL DA | Concepção de que Deus não revela verdades, mas se auto-revela. |
REVELAÇÃO, VISÃO OBJETIVA DA | Crença em que Deus comunica informações concretas sobre ele. |
REVERÊNCIA | Atitude de profundo respeito, honra e deferência. |
REVERÊNCIA A DEUS | Respeito, veneração e honra a Deus pelo que ele é. |
REVESES | Aspecto desfavorável com que alguma coisa pode apresentar-se. Salmos 60:3 |
REVESES | Aspecto desfavorável com que alguma coisa pode apresentar-se. Salmos 60:3 |
REVESTIMENTO | Aquilo que reveste ou serve para revestir. Êxodo 38:19 |
REVESTIMENTO | Aquilo que reveste ou serve para revestir. Êxodo 38:19 |
REVOGAÇÃO DA LEI | Ver Lei, Revogação da. |
REVOLUÇÃO | Conseqüências Jz 12,1-6; 2Sm 15,10-19,8; Mc 15,7; At 5,36s; 19,23-40Nm 16,1-35). Jesus respeita as instituições (Mt 5,17; 17,24; 23,2s); não se compromete com as autoridades (Mc 12,13-17; Lc 13,32; 20,1); prevê perseguições (Mt 10,16); repele a resistência armada (Mt 26,52; Lc 22,38.49); luta contra a desordem estabelecida (Mc 3,1; 11,15; Mt 23,5-38). O que importa é a reforma interior (Lc 6,27;1Cor 7,17.29; Rm 12,2; 13,1). |
REVOLUÇÃO | Conseqüências Juízes 12,1-6 2Samuel 15,10-19,8 Marcos 15,7 Atos 5,36s; Atos 19,23-40 NM 16,1-35). Jesus respeita as instituições (Mateus 5,17 Mateus 17,24 Mateus 23,2s); não se compromete com as autoridades (Marcos 12,13-17 Lucas 13,32 Lucas 20,1); prevê perseguições (Mateus 10,16); repele a resistência armada (Mateus 26,52 Lucas 22,38 Lucas 22,49); luta contra a desordem estabelecida (Marcos 3,1 Marcos 11,15 Mateus 23,5-38). O que importa é a reforma interior (Lucas 6,27 1Coríntios 7,17 1Coríntios 7,29 Romanos 12,2 Romanos 13,1). |
REXE | 20ª Letra Do Alfabeto Hebraico, Cabeça, Sl 119.153 |
REZE | Hebraico: Firme, Estável, 2 Rs 15.37 |
REZEFE | Hebraico: Pavimento Ou Pedra Do Lar Que Servia De Fogão, 1 Rs |
REZIA | Hebraico: Satisfação, 1 Cr 7.39 |
REZIM | Hebraico: Firme, Estável, Ed 2.48 |
REZOM | Hebraico: Importância, 1 Rs 11.23 |
RIBAI | Hebraico: Contencioso, 2 Sm 23.29 |
RIBLA | Fertilidade, 2 Rs 23.33 |
RICO (RIQUEZA) | A riqueza no AT é considerada como um bem relativo. Era apreciada porque dava prestígio e poder e era um dom dado por Deus aos homens justos e sábios (Pr 8,18; 10,22; 22,4; Jó 1,1-3; 42,10-17). Mas o homem pode adquiri-la pelo próprio esforço (Pr 10,5; 13,11; Eclo 11,18); por isso ela é fonte de orgulho (Jó 31,25; Pr 11,28) e torna difícil a convivência com o rico (cf. Eclo 13,1-24 e nota). A riqueza torna-se perigosa quando adquirida por meios injustos (Pr 28,6.22; 30,7-9) e causa muito sofrimento aos pobres (Am 2,6s; 4,1-3; 8,4-6; Mq 2,1s). O rico deve lembrar-se de que a riqueza é passageira, pois com a morte perde tudo (Pr 11,4; 23,4s; Eclo 11,19s). No NT Jesus tomou posição frente à riqueza (Mc 10,17-31; Lc 12,13-24; 18,24s). Ela é um dom de Deus, mas pode causar decepções (Ecl 5,9-6,6; Mt 13,22) e colocar em perigo a salvação do homem (6,19.24; 19,24). Jesus condenava a avareza (Lc 12,13-15) e exige dos que o querem seguir mais de perto a renúncia a todos os bens (Mt 19,18-30). As riquezas devem servir para ajudar os pobres (Dt 15,7s; Tb 4,8s; Eclo 29,1-13; Lc 16,9; 12,33; 2Cor 8-9; 1Tm 6,17-19; Gl 2,10; 1Jo 3,17). Ver "Pobre". |
RICO (RIQUEZA) | A riqueza no Antigo Testamento é considerada como um bem relativo. Era apreciada porque dava prestígio e poder e era um dom dado por Deus aos homens justos e sábios (Provérbios 8,18 Provérbios 10,22 Provérbios 22,4 Jó 1,1-3 Jó 42,10-17). Mas o homem pode adquiri-la pelo próprio esforço (Provérbios 10,5 Provérbios 13,11 Eclesiástico 11,18); por isso ela é fonte de orgulho (Jó 31,25 Provérbios 11,28) e torna difícil a convivência com o rico (cf. Eclesiástico 13,1-24 e nota). A riqueza torna-se perigosa quando adquirida por meios injustos (Provérbios 28,6 Provérbios 28,22 Provérbios 30,7-9) e causa muito sofrimento aos pobres (Amós 2,6s; Amós 4,1-3 Amós 8,4-6 Miquéias 2,1s). O rico deve lembrar-se de que a riqueza é passageira, pois com a morte perde tudo (Provérbios 11,4 Provérbios 23,4s; Eclesiastes 11,19s). No Novo Testamento Jesus tomou posição frente à riqueza (Marcos 10,17-31 Lucas 12,13-24 18,24s). Ela é um dom de Deus, mas pode causar decepções (Eclesiastes 5,9-6,6 Mateus 13,22) e colocar em perigo a salvação do homem (6,19.24; 19,24). Jesus condenava a avareza (Lucas 12,13-15) e exige dos que o querem seguir mais de perto a renúncia a todos os bens (Mateus 19,18-30). As riquezas devem servir para ajudar os pobres (Deuteronômio 15,7s; Tobias 4,8s; Eclesiástico 29,1-13 Lucas 16,9 Lucas 12,33 2Coríntios 8-9 1Timóteo 6,17-19 Gálatas 2,10 1João 3,17). Ver "Pobre". |
RIFA | Hebraico: Um Terror, Gn 10.3 |
RIFADIM | Hebraico: Escoras, Largura, Ex 17.8 |
RIFATE | Hebraico: Um Terror, Gn 10.3 |
RIFIDIM | Hebraico: Escoras, Largueza, Ex 17.8 |
RIMOM | Hebraico: Trovejador, Muito Alto, Js 15.32 |
RIMOM-PEREZ | Hebraico: Roma Da Fenda, Nm 33.19 |
RINA | Hebraico: Grito Selvagem, 1 Cr 4.20 |
RIPA | Hebraico: Um Terror, Gn 10.3 |
RISPA | Pedra Quente, Orvalho, 2 Sm 21.8 |
RISSA | Hebraico: Orvalho, Chuva, Nm 33.21 |
RITMA | Hebraico: Vassoura, Nm 33.18 |
RITSCHL, ALBRECHT (1822- 1889) | Teólogo protestante alemão que a partir da obra de Immanuel Kant cons truiu uma forma de liberalismo centrada mais no juízo de valor do que nas doutrinas teóricas com ênfase especial nas responsabilidades éticas e sociais dos crentes. |
RITSCHLIANISMO | Conjunto de idéias relacionadas ao nome de Albrecht Ritschl; a ênfase recai mais sobre o juízo de valor do que sobre as doutrinas teóricas. |
RITUAL DE PURIFICAÇÃO | Atos cerimoniais de purificação que a mulher fazia após o nascimento de seu filho (Lv 12; 1 ‘ 22.39). |
RIXOSA | Barulhenta; brigona. |
RIZIA | Hebraico: Deleite, 1 Cr 7.39 |
ROBAO | Hebraico: Ele Faz O Povo Aumentar Ou O Povo Cresce 1 Rs |
ROBOÃO | o povo dilatou-se. |
RODAMIM | Hebraico: Chefe, Gn 10.3 |
RODE | rosa. |
RODE | Grego: Roseira, At 12.13 |
RODES | Grego: Rosa, At 21.1, 1 Mac 15.23 |
ROEGA | Hebraico: Chuva Abundante, 1 Cr 7.34 |
ROGA | Hebraico: Clamor, 1 Cr 7.34 |
ROGEL | Hebraico: Fonte, Js 15.7 |
ROGELIM | Hebraico: Fonte Do Pisoeiros Ou Espias, 2 Sm 17.27 |
ROIIINSON, HENRY WHEELER (1872-1945) | Pastor batista inglês, erudito no Antigo Testamento, foi o reitor do Regent’s Park College de 1920 a 1942. Durante seu mandato, o colégio foi transferido de Londres para Oxford. |
ROLO | Um livro nos tempos antigos constava de uma simples tira de papiro ou de pergaminho, que usualmente se conservava enrolado em duas varas - e se desenrolava quando qualquer pessoa desejava lê-lo. |
ROLO | As folhas escritas de um documento antigo podiam ser emendadas umas nas outras em tiras e depois enroladas num bastão, formando um rolo ou "livro enrolado" (cf. Ez 2,9 e nota; Zc 5,1s). Ver "Manuscrito", "Códice". |
ROLO | As folhas escritas de um documento antigo podiam ser emendadas umas nas outras em tiras e depois enroladas num bastão, formando um rolo ou "livro enrolado" (cf. Ezequiel 2,9 e nota; Zacarias 5,1s). Ver "Manuscrito", "Códice". |
ROMA | Grego: Força, At 18.2 |
ROMANOS | Habitantes De Roma (carta De Paulo), At 2.10 |
ROMANTI-EZER | Hebraico: Prestei Alto Auxilio, 1 Cr 25.4 |
ROMANTISMO | Movimento literário e artístico que enfatizou o sentimento sobre a razão. Foi especialmente popular no final do século 18 e no principio do século 19. |
ROMELIA | Deus seja sublime. |
ROMELIA | Hebraico: Adornador Do Senhor, 2 Rs 15.25 |
ROODIA | Hebraico: Jeová É Compreensivo, 1 Cr 24.31 |
ROS | Hebraico: Príncipe Ou Chefe, Gn 46.21 |
ROTOS | Rasgados. |
RUAMA | Ela Alcançou Misericórdia, Os 2.1 |
RUBEM | eis um filho. |
RUBEM | Hebraico: Eis Um Filho Ou Leão Egípicio: Sol Brilhante, Latim: Avermelhado, Gn |
RUBRO | Latim: Vermelho Vivo, Mt 16.2 |
RUDIMENTOS | Na Bíblia, designa os princípios fundamentais de qualquer sistema ou corpo de conhecimento, especialmente as letras do alfabeto. |
RUFINO (c.345-4l0) | Presbítero palestino que desenvolveu uma teoria da redenção da expiação. |
RUFO | o ruivo. |
RUFO | Latim: Vermelho, Mc 15.21 |
RUMA | Hebraico: Altura, 1 Rs 23.36 |
RUTE | plena de beleza ou amiga. |
RUTE | Hebraico: Vistosa, Beleza, Amiga, Rt 1.4 |
RUTURA | Ação ou feito de romper. Mateus 9:16 |
RUTURA | Ação ou feito de romper. Mateus 9:16 |