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CLA

CLANGOR
Som rijo e estridente. (Êxodo 19:16)
CLANGOR
Som rijo e estridente. (Êxodo 19:16)
CLANGOR
Som rijo e estridente. (Êxodo 19:16)
CLANGOR
 Som estridente de trombeta.
 CLAUDA
Latim: Voz Quebrada, At 27.16
 CLAUDIA
Latim: Coxa, At 11.28, 2 Tm 4.21
 CLAUDIO
Latim: Coxo, At 11.28, 2 Tm 4.21
CLÁUDIO
Nome do imperador romano (41-54 dC) que sucedeu a seu primo Calígula. O profeta Ágabo anunciou uma fome que devia vir para o mundo inteiro sob seu governo (At 11,28). No ano 49 dC Cláudio decretou a expulsão dos judeus de Roma, entre os quais estavam Áqüila e Priscila (18,2).
CLÁUDIO
Nome do imperador romano (41-54 d.C.) que sucedeu a seu primo Calígula. O profeta Ágabo anunciou uma fome que devia vir para o mundo inteiro sob seu governo (Atos 11,28). No ano 49 d.C. Cláudio decretou a expulsão dos judeus de Roma, entre os quais estavam Áqüila e Priscila (18,2).
 CLAUDIO-LISIAS
Latim: Coxo De Lisias, At 23.26
CLEMÊNCIA
Disposição para perdoar. 2 Samuel 22:36
CLEMÊNCIA
Disposição para perdoar. 2 Samuel 22:36
CLEMÊNCIA
Disposição para perdoar. 2 Samuel 22:36
 CLEMENTE
Grego: Benigno, Misericordioso, Fl 4.3
CLEMENTE DE ALEXANDRIA (c.150-220)
 Teólogo grego, a primeira grande figura da Escola de Alexandria.
CLEMENTE DE ROMA (?c.l00 a.D)
 Presbítero e bispo, do final do primeiro século, em Roma, autor de uma carta primitiva à Igreja de Corinta
CLÉOFAS
Esposo da Maria que estava aos pés da cruz com a mãe de Jesus (Jo 19,25). Ele teria sido irmão de José, esposo de Maria, Mãe de Jesus; isto é, tio de Jesus. É distinto do outro Cléofas, um dos discípulos de Emaús (Lc 24,8).
CLÉOFAS
Esposo da Maria que estava aos pés da cruz com a mãe de Jesus (João 19,25). Ele teria sido irmão de José, esposo de Maria, Mãe de Jesus; isto é, tio de Jesus. É distinto do outro Cléofas, um dos discípulos de Emaús (Lucas 24,8).
 CLEOPAS
Grego: A Glória Inteira, Lc 24.18
 CLEOPATRA
Grego: Glória Do Pai, Gn 10.57
CLÉRIGO
 Designa aqueles que foram ordenados de forma especial ao serviço religioso em contraste aos leigos.
CLÉRIGO SECULAR
 Clérigos na Igreja Católica Romana que não têm compromisso com nenhuma comunidade ou ordem religiosa particular.
CLERO SECULAR
 Clérigos católicos romanos que não são membros de qualquer ordem religiosa particular.
 CLOE
Grego: 1 Rebento Das Ervas, 1 Co 1.11
CLOÉ
folhagem viçosa.
 CLOPAS
Grego: Glória Inteira, Js 19.25
 CNIDO
Grego: Urtiga Ou Dedicadora Vênus, At 27.7
 COA
Hebraico: Garanhão, Ez 23.23
COABITAÇÃO
 Designa a situação de pessoas que embora não casadas vivem juntas maritalmente.
 COATE
Hebraico: Assembléia, Gn 46.11
 COBAR
Hebraico: Abundantemente, Ez 1.1
COBIÇA
Desejo veemente de possuir; ambição de riquezas. Êxodo 20:17
COBIÇA
 Desejo forte ou ardente por alguma coisa. Muito embora. originalmente. a palavra pudesse ser entendida tanto positiva quanto negativamente, o termo hoje em dia tem conotação de desejo mau, especificamente de uma paixão sexual descontrolada.
COBIÇA
Desejo veemente de possuir; ambição de riquezas. Êxodo 20:17
COBIÇA
Desejo veemente de possuir; ambição de riquezas. Êxodo 20:17
COBRADOR DE IMPOSTOS
Ver "Publicano".
COBRADOR DE IMPOSTOS
Ver "Publicano".
COCCEIUS, JOHANNES (1603-1669)
 Teólogo reformado alemão que desenvolveu a idéia do pacto das obras e da graça.
COCU
 Ver Igreja Unida de Cristo.
CÓDICE
Inicialmente os livros eram escritos à mão, em rolos, isto é, em, tiras de papiro ou de pergaminho. Aos poucos surgiu uma nova técnica de fazer livros: as folhas avulsas de um documento escrito eram dobradas, colocadas uma sobre a outra e costuradas, dando origem ao "códice". Quatro folhas, cada uma dobrada ao meio, davam um caderno de oito folhas ou dezesseis páginas. Tal técnica, já conhecida no séc. II aC, tornou-se comum nos manuscritos cristãos. São famosos os códices gregos da Bíblia, conhecidos pelos nomes Vaticano, Alexandrino e Sinaítico. Ver "Manuscrito".
CÓDICE
Inicialmente os livros eram escritos à mão, em rolos, isto é, em, tiras de papiro ou de pergaminho. Aos poucos surgiu uma nova técnica de fazer livros: as folhas avulsas de um documento escrito eram dobradas, colocadas uma sobre a outra e costuradas, dando origem ao "códice". Quatro folhas, cada uma dobrada ao meio, davam um caderno de oito folhas ou dezesseis páginas. Tal técnica, já conhecida no séc. II a.C., tornou-se comum nos manuscritos cristãos. São famosos os códices gregos da Bíblia, conhecidos pelos nomes Vaticano, Alexandrino e Sinaítico. Ver "Manuscrito".
CÓDIGO ESCRITO
 Um conjunto de padrões reduzidos a um documento escrito. Geralmente trata de moralidade ou conduta.
CÓDIGO ÉTICO
 Regulamentos que definem o certo ou errado acerca de conduta, atitudes ou escolhas.
CODORNA
 Ave pequena, sarapintada, semelhante à perdiz; as codornas migravam da África do Norte através do Egito, do Sinai e da Palestina. Deus providenciou codornas junto com o maná como alimento para sustentar os israelitas nas peregrinações pelo deserto.
CODORNIZ
Uma pequena ave da família das perdizes. Êxodo 16:13
CODORNIZ
Uma pequena ave da família das perdizes. Êxodo 16:13
CODORNIZ
Uma pequena ave da família das perdizes. Êxodo 16:13
 COFE
Hebraico: 1ª Letra Do Alfabeto Hebraico, Macaco, Sl 119.81
CO-HERDEIROS DE CRISTO
Uma referência em Romanos 8.17 a um dos aspectos da união do crente com Cristo: “se padecemos com ele, também com ele seremos glorificados”.
CÓI)IGO MORAL
 Conjunto de regras de comportamento moral.
COITO
Cópula carnal. Êxodo 22:19
COITO
Cópula carnal. Êxodo 22:19
COITO
Cópula carnal. Êxodo 22:19
COKE, THOMAS (1747-1814)
 Importante pregador e líder metodista pertencente à geração que sucedeu John Wesley.
 COLAIAS
Hebraico: A Voz Do Senhor, Ne 11.7
COLCHETE
Pequeno gancho de fio de arame. Êxodo 26:6
COLCHETE
Pequeno gancho de fio de arame. Êxodo 26:6
COLCHETE
Pequeno gancho de fio de arame. Êxodo 26:6
COLEGIALISMO
Crença que a Igreja e o Estado são associações voluntárias mutuamente independentes criadas pelos seus membros.
COLÉRICO
Um dos quatro temperamentos humanos; é ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se auto-suficiente e muito independente.
Por ser ativo, estimula os que estão ao seu redor, não cede sobre pressões. Possui uma firmeza no que faz, o que o faz freqüentemente obter sucesso.
Não é dado as emoções, por ser pouco analista, não vê as armadilhas na sua trajetória.
Muitos líderes mundiais e grandes generais foram coléricos. São sempre bons gerentes, planejadores, produtores ou ditadores.
Partes positivas: energético, resoluto, independente, otimista, prático, eficiente, decidido, líder, audacioso,
Partes negativas: intolerante, vaidoso, auto-suficiente, insensível
Fraquezas e problemas causados pelo colérico
Fraquezas: É impaciente, não tem compaixão, é inflexível, impetuoso, incontrolável.
Problemas causados: Torna-se exigente com os seus, é uma pessoa de muitos argumentos, impiedoso nas decisões, ausência de bondade, cria padrões difíceis de serem alcançados, utiliza-se das situações.
Exemplo.... Paulo – O Colérico
Personagem bíblico que melhor ilustra o temperamento colérico é o apóstolo Paulo. Ele é de fato excelente exemplo da maneira como o Espírito Santo modifica uma pessoa de vontade férrea, após sua conversão. Saulo de Tarso era um colérico de aprimorada educação e muita religiosidade. Aparece no cenário bíblico, participando do apedrejamento de Estevão (At 7:54-58). As testemunhas deixaram suas vestes aos seus pés de um jovem chamado Saulo, o que indica ser ele o líder do grupo. Estudiosos afirmam que ele era membro do Sinédrio - o conselho dos setenta anciões de Israel. E Saulo que era jovem na época, isto seria um privilégio fora do comum.
Características do Paulo Colérico
Cruel – a Bíblia descreve Saulo como “respirando ameaças e morte contra os discípulos do Senhor”(At 9:1-2). A maioria dos coléricos tem forte tendência a astúcia e a ardilosidade quando motivados pelo ódio ou pela intolerância. Antes de sua conversão era por instinto um líder zeloso e ativo, implacavelmente cruel com os que o contrariavam.
Força de vontade – uma das maiores vantagens do indivíduo com este temperamento é sua força de vontade, o que pode fazer dele uma pessoa muito bem sucedida. Paulo se refere a isso em 1 Co 9:24-27. Suas atitudes tinham metas definidas, Paulo sabia o que queria e para onde ia. Ele sabia que autodisciplina começa ne mente. Se você não resolver em sua mente que faça determinada coisa, provavelmente jamais conseguirá fazê-la (2 Co 10). Esta imensa força de vontade fez dele um líder com capacidade de dirigir e motivar outras pessoas.
Agressivo – ira e agressividade são características deste temperamento. Vimos que tais sentimentos o influenciaram antes de sua conversão, mas depois desta, raramente aquelas aparecem. Um desses casos é relatado em At 15, sua discussão com Barnabé. Paulo mostrou-se intolerante e inflexível. Outra erupção de ira do apóstolo se encontra em At 23, ao ser levado preso perante o Sinédrio. Isto mostra que um colérico, mesmo cristão, tem na ira um problema.
A transformação de Paulo
Apesar do grande potencial, ele é, provavelmente por natureza, o mais carente das características proporcionadas pela plenitude do Espírito Santo do que qualquer dos outros temperamentos. A carta aos Gálatas 5:22-23 – revela-nos as características necessárias ao temperamento colérico. Todas elas se encontram na vida do apóstolo após sua conversão.
Amor – o Espírito Santo, de maneira maravilhosa, transformou um indivíduo irado, amargo e perseguidor, em uma pessoa calorosa e compassiva (Rm 10:1, 9:1-3).
Paz – O Espírito Santo de Deus fez com que Paulo compreendesse que a paz não depende de circunstâncias ideais. Quando o apóstolo foi encarcerado, um sentimento sobrenatural de paz tomou conta de seu ser (Fp 4:11-12; 6,7)
Humildade – O Espírito Santo conhecia bem a necessidade que Paulo tinha de humildade, pois após sua visão do céu relatada em 2 Co 12, foi-lhe posto um espinho na carne (Rm 8:28). Paulo tinha necessidade de sempre relembrar sua dependência de Deus.
Conclusão: Paulo entregou sua férrea vontade ao Senhor Jesus na estrada de Damasco. Quando tomou esta decisão parecia ter muito a perder, porém, sua vida é um exemplo claro das palavras de Jesus “Quem perder a sua vida por minha causa, achá-la há (Mt 10:39).
COLHEITAS
O que se colhe, o que se ajunta. Gênesis 47:24
COLHEITAS
O que se colhe, o que se ajunta. Gênesis 47:24
COLHEITAS
O que se colhe, o que se ajunta. Gênesis 47:24
 COLHOZE
Hebraico: Que Vê Tudo, Ne 3.15
COLOCÍNTIDA
 Coloquíntida; planta medicinal; espécie de pepino amargo e purgativo.
COLÔNIA
Povoação de colonos. Atos 16:12
COLÔNIA
Povoação de colonos. Atos 16:12
COLÔNIA
Povoação de colonos. Atos 16:12
 COLOSSENSES
Grego: Epístolas De Paulo Para Os Irmãos De Colossos
 COLOSSOS
Grego: Castigo, Correção, Cl 1.2
COMÉRCIO
Profissão perigosa porque leva facilmente à apropriação indébita dos frutos do trabalho alheio (Ez 26-28; Eclo 26,29; 27,1; Ap 18,15). Os abusos são denunciados e condenados (Dt 23,19; Pr 11,26; 20,10.23; Ez 18,18; Am 2,6s; 5,11s; 8,5s). Como proceder: Lv 19,35s; 25,14; Dt 23,13-16; Pr 11,1; 1Cor 7,30).
COMÉRCIO
Profissão perigosa porque leva facilmente à apropriação indébita dos frutos do trabalho alheio (Ezequiel 26-28 Eclesiástico 26,29 Eclesiástico 27,1 Apocalipse 18,15). Oséias abusos são denunciados e condenados (Deuteronômio 23,19 Provérbios 11,26 Provérbios 20,10 Provérbios 20,23 Ezequiel 18,18 Amós 2,6s; Amós 5,11s; Amós 8,5s). Como proceder: Levítico 19,35s; Levítico 25,14 Deuteronômio 23,13-16 Provérbios 11,1 1Coríntios 7,30).
COMINHO
É uma pequena e tenra semente,que era debulhada, batendo-a com uma vara . Isaías 28:25
COMINHO
É uma pequena e tenra semente,que era debulhada, batendo-a com uma vara . Isaías 28:25
COMINHO
É uma pequena e tenra semente,que era debulhada, batendo-a com uma vara . Isaías 28:25
COMISSAO, GRANDE
Ordem dada por Jesus aos seus discípulos para evangelizar o mundo (Mt 28.19-20).
COMPAIXÃO
Dor que nos causa o mal alheio; comiseração, dó, pena, piedade. Êxodo 2:6
COMPAIXÃO
Dor que nos causa o mal alheio; comiseração, dó, pena, piedade. Êxodo 2:6
COMPASSIVO
Que tem ou revela compaixão. Êxodo 34:6
COMPASSIVO
Que tem ou revela compaixão. Êxodo 34:6
COMPASSIVO
Que tem ou revela compaixão. Êxodo 34:6
COMPETÊNCIA MORAL
 Capacidade de interpretar e de julgar questões de moralidade.
COMPORTAMENTO HUMANO
 As atitudes do ser humano. -
COMPRAZ
Alegrar; deleitar-se. Levítico 19:15
COMPREENSÃO
 Conhecimento profundo de um assunto.
COMPRIMENTO (Medidas de)
Dedo (Jr.52:21); correspondente bíblico: ¼ de quatro dedos; proporção 1/24; equivalente atual: 1,8 cm
4Dedos (Ex.37:12); correspondente bíblico: 1/3 do palmo ou 1/6 do côvado; proporção 1/6; equivalente atual: 7,4 cm
   (medida da palma da mão, Ex.37:12, na base dos quatro dedos)
Palmo (Ex.28:16); correspondente bíblico: ¼ do côvado; proporção 1/2; equivalente atual: 22,2 cm
   (distância entre a ponta dos dedos extremos com a mão espalmada)
Côvado (unidade básica, Gn.6:15)); correspondente bíblico: 2 Palmos; proporção 1; equivalente atual: 44,4 cm
   (distância entre o cotovelo e a ponta do dedo médio; em Ez.43:13 equivale a 51,8 cm, é um côvado mais 4 dedos.)
   (a Cana, Ez.41:8, equivale a 3,11 m, pois é igual a seis côvados de Ezequiel)
Braça (At.27:28); correspondente bíblico: 4 Côvados; proporção 4; equivalente atual: 1,80 m
COMPUNGIR
 Magoar; afligir; arrepender; pesar profundo
COMUNHÃO
Ver "Eucaristia", "Participação".
COMUNHÃO
 Sentimento de comunidade que os cristãos compartilham ao ministrarem e orarem juncos, encorajando e confortando um ao outro. Também palavra usada para designar a Ceia do Senhor.
COMUNHÃO
Ver "Eucaristia", "Participação".
COMUNHÃO COM DEUS
 Relação entre o crente e Deus que envolve o compartilhar de preocupações, interesses, e valores comuns.
COMUNHÃO DOS SANTOS
 Referência à unidade de lodosos crentes. Pode também enfatizar a comunhão que há em Cristo entre os crentes vivos e aq ueles que já morreram.
COMUNHÃO ÍNTIMA
O relacionamento entre as três pessoas da Trindade.
COMUNHÃO SANTA
 A Ceia do Senhor.
COMUNICAÇÃO DE ATRIBUTOS
 Ensino encontrado especialmente na teologia escolástica luterana, de que os atributos da deidade dc Cristo são comunicados à humanidade e vice-versa, ou que os atributos de cada natureza são também atributos de uma das pessoas.
COMUNIDADE DO PACTO
 Um povo que veio a existir em virtude de um pacto divino, quer se faça referência à nação de Israel ou à Igreja.
COMUNISMO
 Ordem social, política e econômica na qual os meios de produção pertencem ao Estado e não a companhias particulares.
COMUNITARISMO
A partilha dos bens na igreja primitiva, prática que levou a algumas experiências posteriores devida comunitária e socialismo cristão.