DICIONÁRIO OFICIAL (Bíblico -Teológico) ...ENCICLOPÉDIA............ Apresentação ...Artigos ... Cronologia ...Bibliografia ... --- ... IdadeMédia ... HebraicoGrego ... Dicionários ... Wikipédia ...

AAA ... ACA ... ADR ... ALA ... AMP ... APA ... ARG ... ASC ... AUG ... BAA ... BAQ ... BEM ... BET ... BIA ... BOA ... CAA ... CAN ... CBA ... CLA ... CON ... COO ... CPA ... CRO ... DAA ... DEM ... DET ... DFA ... DIV ... EAA ... EL ... EMA ... ESA ... ESP ... ETA ... EXA ... FAA ... FEB ... FIA ... FOC ... GAA ... GEE ... GOA ... HAA ... HAS ... HEP ... HIL ... HOA ... IAA ... IMA ... INA ... INT ... JAA ... JEJ ... JET ... JPA ... KAA ... LAA ... LEI ... LIA ... LOI ... MAA ... MAO ... MEA ... MES ... MIL ... MOA ... MUL ... NAA ... NEA ... NIA ... OAA ... ONO ... PAA ... PAO ... PAS ... PEA ... PEO ... PIA ... POS ... PRO ... PSA ... QAA ... RAA ... REE ... REN ... REU ... SAA ... SAL ... SAN ... SAO ... SCA ... SEO ... SIB ... SMA ... TAA ... TEM ... TEO ... TFA ... TRE ... UAA ... VAA ... VIO ... WAA ... XAA ... YAA ... ZAA ... ZER ...


WAA

WALDENSTRÜM. PETER PAUL (1838-1917)

Teólogo pietista sueco cuja influência pode ser notada nas duas denominações norte-americanas de origem sueca, a Igreja Evangélica da Aliança (Evangelical Covenant Church) e a Igreja Evangélica Livre (Evangelical Free Church). Seu ensino mais controvertido foi uma variação da teoria da influência moral na expiação: a cruz reconcilia o homem com Deus e não Deus com o homem.

WARFIELD, BENJAMIN BRECKINRIDGE (1851-1921)

Professor de teologia no Seminário de Princeton conhecido por uma resoluta defesa do calvinismo ortodoxo, particularmente da doutrina da inspiração verbal e da inerrância da Bíblia.

WATTS, ISAAC (1674-1748)

Famoso autor de hinos sacros da Inglaterra.

WAY INTERNATIONAL (CAMINHO INTERNACIONAL)

Organização religiosa iniciada na metade dos anos 50, cujos seguidores negam a divindade de Cristo e sustentam que o verdadeiro culto a Deus está no falar em línguas.

WEISS, JOHANNES (1863-1914)

Erudito protestante alemão do Novo Testamento, cujo livro A proclamação do reino de Deus por Jesus Crista sustenta que a mensagem de Jesus tinha uma escatologia coerente. A obra de Weiss, junto com a de Albert Schweitzer, marcou o fim das biografias liberais de Jesus.

WESLEYANA, TRADIÇÃO

Crenças e práticas vindas desde John Wesley.

WESLEYANISMO

Teologia baseada nos ensinos de John Wesley. De orientação arminiana, sua ênfase está na graça preveniente, pela qual Deus restaura todas as pessoas a ponto de serem capazes de crer e na possibilidade da santificação total ou perfeição.

WESTCOTT, BROOKE FOSS (1825-1901)

Destacado erudito inglês do Novo Testamento que lecionou em Cambridge e atuou como bispo em Durham. Conservador em teologia e profundamente envolvido com as questões sociais, É mais conhecido por sua edição do texto do Novo Testamento Grego, produzido em cooperação com Fenton John Anthony Hort e pelos comentários do Evangelho de João, das Epistolas de João e da Epistola aos Hebreus.

WESTMINSTER, CATECISMO DE

Dois catecismos elaborados pela Assembléia de Westminster, juntamente com a Confissão de Fé de Westminster. Terminados em 1647, o Pequeno foi dirigido à juventude e o Grande aos ministros.

WESTMINSTER, CONFISSAO DE FE DE

Declaração de fé terminada em 1646 por um grupo de clérigos reunidos no decanato de Westminster. Elaborado para aproximar a Igreja Anglicana da Igreja da Escócia e de outros grupos reformados, acabou por se tornar a posição calvinista clássica. Embora orientasse a Igreja da Inglaterra por pouco tempo, a confissão tem sido amplamente usada como um padrão de fé para muitos grupos presbiterianos e reformados.

WESTMINSTER, SEMINÁRIO TEOLÓGICO

Seminário ligado à teologia presbiteriana calvinista ortodoxa. Foi fundado em Filadélfia em 1929, por um grupo composto por Robert Dick Wilson, Oswald T. Atlis e J. Gresbam Machen, anteriormente membros do corpo docente do Seminário Teológico de Princeton.

WHITBY, SÍNODO DE

Reunião eclesiástica acontecida em 664 para discutir algumas diferenças, especialmente a data da Páscoa, entre os grupos romano e celta do cristianismo inglês. O grupo romano prevaleceu e os perdedores se retiraram para a Escócia, mas não houve um cisma.

WHITE, ELLEN GOULD (1827-1915)

Líder do Adventismo do Sétimo Dia, cujos livros Testemunho dos séculos e Steps to Chnst exerceram uma grande influência sobre o movimento.

WHITEFIELD, GEORGE (1714-1770)

Evangelista metodista que fez grande sucesso ao ar livre. Ao contrário de Wesley, sua teologia era basicamente calvinista.

WHITEHEAD. ALFRED NORTH (1861-1947)

Matemático e filósofo cujas idéias se tornaram a matriz da filosofia e da teologia do processo.

WHITSUNDAY

Termo anglicano para Domingo de Pentecostes,

WILLIAM DE OCKHAM (c. 1300-1349)

Teólogo medieval inglês grandemente influenciado por John Duns Scotus. Ele se opôs à teologia de Tomás de Aquino, insistindo que a razão não nos pode levar ao conhecimento de Deus, o qual só pode ser obtido pelo caminho da revelação e da fé.

WISDOM, JOIIN (1904-)

Filósofo analítico britânico muito ligado a Ludwig Wittenstein.

WITTENBERG, FÓRMULA DE

Acordo firmado por luteranos e zwinglianos em 1536 sobre a questão da Ceia do Senhor.

WITTENBERG, UNIVERSIDADE DE

Escola onde Martinho Lutero obteve seu bacharelato em estudos bíblicos em 1509 e seu doutorado em 1512.

WITTGENSTEIN, LUDWIG (1889-1951)

Filósofo analítico nascido na Austria, cuja carreira docente se deu na Universidade de Cambridge. Sua obra exerceu grande influência sobre o positivismo lógico e sobre a análise linguística.

WOOLMAN, JOHN (1720-1772)

Quacre norte-americano defensor da abolição da escravidão.

WORLWIDE CHURCH QF GOD

Ver Igreja Mundial de Deus.

WORMS, DIETA DE

Encontro realizado em 1521 em Worms, Alemanha, no qual Martinho Lutero foi convidado mas se recusou a negar seus ensinos- O resultado desta dieta, convocada por Carlos V, o Sacro Imperador Romano, foi o banimento de Lutero da igreja católica.

WREDE, WILLIAM (1859-1906)

Erudito alemão do Novo Testamento que considerava Paulo o segundo fundador do cristianismo. Segundo Wrede, as doutrinas paulinas da encarnação, expiação e ressurreição mudaram a religião de Jesus.

WURTTEMBERG, CONFISSÃO DE

Documento produzido pelos teólogos protestantes em 155 1 para apresentar sua oposição ao Concilio de Trento.

WYCLIFFE, JOHN (c.l330- 1384)

Reformador inglês, cognominado a Esirela da Manhã da Reforma. A maior parte de sua vida ele a passou na Universidade de Oxford. Como conseqüência de sua critica à Igreja Católica, seus seguidores em Oxford foram exconiungados e em 1428 seu corpo foi exumado, queimado e suas cinzas lançadas no rio Swift As contribuições mais significativas de Wycliffe foram as Summa theologica e uma tradução da Vulgata para o inglês,